Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

+64
NewtonJunior
Claudio Mengarda
Tonante
elson.arcos
Lubrothers
Vitor Pantano
Eduardo Henrique
jeferson prado
MarcosBassLab
Diogo Kurz
Tucone
arthur.souza.9847
talita.alana
CLEBER CLEMENTE DE LIMA
NandoRondelli
fheliojr
Felipe Viana Parayba
PatYegros
Everton Bass
luizclaudiobarboza
Boss2K
mlchagas
Ugo
Carlos Ssyba
cristian mohamed
fagnerbass
gabrielpb
srlinux
nando.filho
Danilo Lima
rafael.buzzi.andrade
ouphir
galegonobaixo
Voila Marques
Roit
davidcemin
dnielbomfim
camilom
gleissonjoaquin
danielcastrobp
hugobass90
Cristiano Brum
eltonpereira22
nivea
thorian-maskier
ettore.bass
raonirodrigues
bettosouza
Lucas Jagersbacher
Luizão
RenanDias
Gustavofilippe
JR_BASS
Áureo Lopes
Caio_Parish
tom.petronella
edumalta
jaopiao
Mayo Pamplona
LuCaSbass
Filipe Castro
Claudio
luizribeiro
Ivanov_br
68 participantes

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg maio 25, 2015 1:19 pm

ClaudioBass escreveu:^ Olha, na base do "achismo", creio que o modelo 4/4 tenha mais força no meio erudito em função de ter um bojo maior, e consequentemente mais volume, uma vez em que dentro das orquestras eu nunca vi ninguém utilizando captação.
Olha... acho que há mais problemas em usar um arco frances numa orquetra que usa arco alemão do que chegar com um baixo 3/4 num orquestra que usar 4/4.

Quanto ao volume... nada que um encordamento Eva Pirazzi não resolva.... rsrs.

Concordo com o Claudio também na questão de revenda... pega o modelo mais "padrão" possível.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Seg Jun 01, 2015 10:10 am

Durante os 17 anos em que dei aulas na Escola de Música Villa-Lobos, constatei que aproximadamente 90% dos meus alunos já tinham contrabaixo quando começavam as aulas e, desse percentual, os que tinham 4/4 haviam comprado sem saber sobre a diferença de tamanhos, porém, a grande maioria comprava porque "queria um contrabaixo grandão, para tirar mais som"...

Ao longo desses meus jurássicos anos contrabaixísticos, vi que meus colegas de orquestra têm, na maioria das vezes, contrabaixos 3/4. Como professora, vi que a grande maioria dos contrabaixistas e estudantes de contrabaixo sem orientação prévia - ou "contemporânea" - é que compra um contrabaixo 4/4, por achar que ele sendo grandão terá um mega sonzão mas, na realidade, isso é muito relativo...

Primeiro, porque nem sempre o tamanho quer dizer que ele tenha um sonzão com volume, assim como não quer dizer que o volume grandão tenha uma qualidade compatível, sem contar que a qualidade também depende da utilização do contrabaixo - e vice-versa. Um instrumento bojudão, grandão e maravilhosão pode ter como rima uma tremenda reverberação de graves e escangalhar ou emporcalhar aquela sua gravação de CD tão sofrida e sonhada, por exemplo.

E a qualidade do som não depende só do instrumento: depende também da qualidade do contrabaixista (e/ou do técnico de som). Já vi instrumentos grandões e bons com som de pulga tísica ou de formiga fanha, nas mãos de alguns contrabaixistas...

E depois, porque não adianta ter um instrumento grandão se você tem uma ou nenhuma orientaçãozinha, já que instrumento grande requer abertura grande de dedos e relaxamento grande para conseguir abrir os dedos sem tensionar a mão esquerda.

Um instrumento 4/4, além de um dono sem tensionamentos, requer um dono com bom tônus muscular. Parece pouca coisa, mas a diferença de um a quatro centímetros a mais no tamanho das posições faz muuuuita diferença no corpo do instrumentista.

No final das contas, o contrabaixista pode ter um instrumentão e não saber como usá-lo, ou pode achar que tem um instrumentão, mas com resultados reais diminutos, ou ter só um instrumentão e seus problemas aumentados...

Um contrabaixo 4/4 deveria ter uma etiqueta de compra: "cuidado, perigo!", e não deveria ser usado somente por quem quer ter um, mas sim por quem pode ter um (+ aulas com um bom professor), ou somente por quem sabe usá-lo.

Bem, essa é minha opinião, ok?

Abraços contrabaixísticos procês...


Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Seg Jun 01, 2015 10:36 am

^ Opinião de quem sabe o que está dizendo, com embasamento up

Voila Marques escreveu:
som de pulga tísica ou de formiga fanha

Ri muito Ri Muito
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Eduardo Henrique Qui Jun 11, 2015 3:00 pm

Boa tarde Senhores
Quero comprar um Acústico, vejo que diferenças entre os modelos e marcas. Vejo também marcas com valores bem altos e importados da china por valores menores. O que devo fazer com pouca grana ? muito obrigado desde já. EH
Eduardo Henrique
Eduardo Henrique
Membro

Mensagens : 1
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Qui Jun 11, 2015 4:42 pm

Boa tarde Eduardo.

Bem, depende do que você chama de "pouca grana". Pode ser que valha a pena pra você investir num instrumento modelo estudante, de tampo maciço e construção honesta, do que investir num chinês laminado.

É o seu primeiro contato com acústico?
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Vitor Pantano Ter Jun 23, 2015 12:42 pm

Ola, somente para ter uma ideia, iniciei os estudos no acústico esse ano.
Comprei um Michael VBM30, troquei as cordas por um jogo Mauro Calixto, regulei o cavalete (o mesmo que veio no contrabaixo) e comprei um arco alemão prelúdio novo, pois o que veio no instrumento é francês e onde estudo a escola é alemão. Em tudo, gastei aproximadamente R$ 3.350,00.
Achei um ótimo instrumento para iniciar os estudo, tão mesmo aprovado e elogiado pelo meu professor.

Tome como referência.
Vitor Pantano
Vitor Pantano
Membro

Mensagens : 1
Localização : Sorocaba/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty opinião

Mensagem por nivea Sáb Set 12, 2015 5:17 pm

Olá,

pretendo comprar um contrabaixo 3/4 e, nas minhas pesquisas, achei um usado com corpo reduzido. Qual a diferença prática disto? (fora ser mais facil para carregar)?

Obrigada
nivea
nivea
Membro

Mensagens : 10
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sáb Set 12, 2015 7:24 pm

Boa Noite nivea.

Se for um baixo bem construído, com tampo sólido, deve ter pouca influencia no volume. Sabes dizer mais informações sobre o baixo?
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Dom Set 13, 2015 12:39 am

^ Se for na base da captação, a diferença não é tão perceptível, porém na base do som puramente acústico, o de corpo reduzido perde bastante em volume e peso dos graves!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por nivea Dom Set 13, 2015 1:37 pm

É um instrumento usado na verdade, mas como é do Eliel Marcos - li que é recomendado - pensei que pode ser uma boa opção. Claro que também fico pensando o que leva uma pessoa a encomendar de um luthier e depois vender. Justamente por ter o corpo reduzido achei que poderia ter alguma influência negativa. Se puderem dar uma olhada, o link para o anúncio é essse:

http://mg.olx.com.br/regiao-de-uberlandia-e-uberaba/instrumentos-musicais/contrabaixo-acustico-luthier-eliel-marcos-108496647

E aqui no site do Eliel, é o modelo 3:
http://elielmarcos-luthier.blogspot.com.br/p/baixos.html


Achei a procedência boa e o valor dentro do que procuro. É muito tiro no escuro comprar assim?
Minha outra opção seria um Michael (em media 3k) e mandar regular, que no total ficaria um valor próximo a esse usado.

Obrigada!
nivea
nivea
Membro

Mensagens : 10
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Dom Set 13, 2015 1:57 pm

ClaudioBass escreveu:(...)na base do som puramente acústico, o de corpo reduzido perde bastante em volume e peso dos graves!
Sim... se você pegar dois baixo feitos com exatamente a mesma madeira e a mesma técnica... o de corpo reduzido vai "perder" um pouco...

Porém, esses dias meu professor (que toca em sinfônica) comentou estar decidido a fazer um baixo 3/4 com corpo de 2/4... Isso depois que ele tocou em um assim de uma colega. O percentual de mudança em volume e timbre pareceu não incomodá-lo.

No caso aqui... entre um michael standard e um Elie de corpo reduzido e tampo sólido... eu ia fácil no do Eliel... Sorte sua, nivea, que estou longe... hehehehe
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por nivea Dom Set 13, 2015 3:24 pm

Então um corpo reduzido tem o som de um 2/4, é isso?
nivea
nivea
Membro

Mensagens : 10
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Dom Set 13, 2015 10:55 pm

Nívea. Entre um Michael e um instrumento produzido pelo Eliel, não há nem como comparar as duas coisas. Se você vai utilizar captação, pode ir nesse modelo do Eliel tranquilo, e aproveite que o preço está ótimo... esse baixo vai vender rápido!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por nivea Seg Set 14, 2015 4:37 pm

Então um corpo reduzido só serve para facilitar o transporte no fim das contas? Já que o ideal seria usar captação para este modelo. Comparando os preços, esse a venda que coloquei o link para voces está 1300 reais mais barato do que comprando do Eliel, e é de terceira mão em 1 ano e meio da compra. Também vi no site do Eliel um modelo estudante, tampo maciço fundo plano a 4800, entrega em 40 dias, modelo strad (não sei o que significa na prática, mas já perguntei). Por 800 a mais, estou tendendo ao modelo estudante 3/4 - o que define um modelo estudante? Qual opinião de vocês? Agradeço desde já!
nivea
nivea
Membro

Mensagens : 10
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Set 14, 2015 5:11 pm

Na época eu só não mandei fazer o meu com o Eliel porque não podia esperar 1 ano (era o tamanho da fila na época).. se a fila dele é de 40 e você dispõe de orçamento pra isso, vai fundo.

Modelos estudante são geralmente baixos feitos todos em compensado. Alguns luthieres não fazem isso, e botam seus modelos "estudante" ao menos com o tampo sólido. O que já faz bastante diferença.

O fato te der uma medida "padrão" vai facilitar quando você for querer vendê-lo, pois não gera essa estranheza de "poxa, mas é corpo reduzido".

Entre o Michael e o Reduzido, vai de Reduzido. Mas se você pode encomendar um novo... acho melhor.

se (SE) você conseguir esticar teu orçamento e comprar com o fundo maciço também... aí você tem um baixo pra grande parte da tua vida... mas aí já estamos falando de valores bem maiores

EDIT: "Strad", pelo que vi, e só o modelo do baixo... ele fala em Stradssony... eu aaacho que é uma referência a Stradvarius, mas é só especulação.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por nivea Seg Set 14, 2015 5:14 pm

40 dias apenas para esse modelo estudante, os demais ficam a partir de jun/16 ( muito tempo heheh). Mas na descrição do site do Eliel, e por isso perguntei a ele, outros de linhas profissionais também tem apenas o tampo maciço, por isso minha dúvida. Quando ele responder, escrevo aqui também
nivea
nivea
Membro

Mensagens : 10
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por nivea Seg Set 14, 2015 5:16 pm

Mesmo esse do link que está a venda na olx tem apenas o tampo maciço.
nivea
nivea
Membro

Mensagens : 10
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Set 14, 2015 5:27 pm

Estava lendo no site.. realmente agora ele tem esse anúncio de 40 dias para o modelo 01A. Pena que não tinha quando eu fui comprar um pra mim... hehe

O modelo profissional 04 já tem tampo e fundo maciços. Se fosse encomendar hoje, creio que seria esse que eu compraria (@Claudio.. o fato o espelho desse ser em ipê e dos modelos superiore em ébano muda muita coisa na sonoridade?)

É... se o do olx só tem o tampo maciço.. eu esperaria 40 dias por um de corpo normal.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Seg Set 14, 2015 8:08 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:
Entre o Michael e o Reduzido, vai de Reduzido. Mas se você pode encomendar um novo... acho melhor.

Eu já tenho um pensamento diferente... pra mim quanto mais usado for o baixo, melhor. Gostaria muito de poder comprar um acústico com 50 ou 60 anos de construção. Aquele 7/8 da Voila tem 150 anos, um som maravilhoso!

Som de contrabaixo acústico novinho em folha é uma joça, ninguém merece What a Face


rafael.buzzi.andrade escreveu:(@Claudio.. o fato o espelho desse ser em ipê e dos modelos superiore em ébano muda muita coisa na sonoridade?)[/b][/i]

Eu já tive um Nhureson com espelho em Ipê, e o meu atual é com espelho em Ébano. Ipê é um pouco mais "macio", mas no fundo eu acho apenas uma questão de estética. Se há uma influência na sonoridade, pra mim foi imperceptível.

Sonoridade de um acústico é algo complicado de se falar, você pode construir dois instrumentos com rigorosamente as mesmas madeiras, baseados no mesmo projeto, dificilmente eles terão a mesma sonoridade. O processo é pelo menos 90% manual, uma meia-dúzia de lascas a mais ou a menos que o Luthier tire de um tampo, já será o suficiente para fazer vibrar em frequências diferentes, fora outros fatores como clima, umidade, colas, harmonização do tampo, maturação da madeira e etc.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Set 15, 2015 7:39 am

ClaudioBass escreveu:(...)pra mim quanto mais usado for o baixo, melhor. Gostaria muito de poder comprar um acústico com 50 ou 60 anos de construção. Aquele 7/8 da Voila tem 150 anos, um som maravilhoso!
Ah, mas aí é covardia também... hehe... tu elevou a conversa pra outro nível ($$$)

Bom saber sobre o trimbre... pq muda bastante o preço... hehe. Meu porquinho não vai precisar encher tanto então
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Ter Set 15, 2015 8:49 am

^ Sim, muda muito o preço até por que com o valor atual do dólar, importar Ébano é algo fora de cogitação! Ipê você acha em qualquer esquina!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Set 15, 2015 10:14 am

ClaudioBass escreveu:(...) o valor atual do dólar, importar Ébano é algo fora de cogitação!
importar qualquer coisa está fora de cogitação... sorte que eu consegui trazer cordas novas e um captador underwood pouco antes do final de 2014... se tivesse esperado 2 meses, tinha me lascado.

Apenas para constar... o Eagle BA280 (contrabaixo acústico maciço) estava aprox. R$7.500,00 ano passado. Agora, no mercado livre, está R$10.500,00. 40% de aumento. Enquanto os baixos do Eliel aumentaram em torno de 14%
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Ter Set 15, 2015 1:29 pm

^ Esse baixo, pelas fotos, me dá a impressão de ser mal construído. E esse espelho não tem cara de ser Ébano, está parecendo um Ipê escurecido!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Qua Out 28, 2015 10:57 am

ClaudioBass escreveu:
rafael.buzzi.andrade escreveu:
Entre o Michael e o Reduzido, vai de Reduzido. Mas se você pode encomendar um novo... acho melhor.

Eu já tenho um pensamento diferente... pra mim quanto mais usado for o baixo, melhor. Gostaria muito de poder comprar um acústico com 50 ou 60 anos de construção. Aquele 7/8 da Voila tem 150 anos, um som maravilhoso!  

Som de contrabaixo acústico novinho em folha é uma joça, ninguém merece  What a Face  
 
Sim, Cláudio, obrigada! O meu 7/8 tem um som maravilhoso, muito embora tenha sofrido recentemente um lamentável acidente... Sad
O luhier Andrea Spada deu perda total no tampo, que terá que ser refeito...
Na palestra aqui pro Contrabaixo BR, usei meu contrabaixo pequeno, a Margueritta, meu 5/8 de estimação.
Os dois contrabaixos são pertencentes à "terceira idade" e, no caso dos instrumentos da família dos violinos (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) parafrasearei o filme da Marilyn: quanto mais velho, melhor!
E, realmente, o som de um contrabaixo novo precisa "assentar" e "abrir", e isso pode levar um bom tempo pra acontecer... What a Face
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por ouphir Ter Jul 19, 2016 11:17 am

Bom dia Contrabaixistas.

Após três anos tocando um chinesinho, comprado do Luthier Mombach aqui em Curitiba, após conversar bastante com o pessoal aqui do fórum, quais eu devo muitos agradecimentos por terem me ajudar a entrar no mundo dos baixos, resolvi que preciso melhorar meu investimento.

Retorno então ao fórum.

Uso meu baixo para música folclórica, toco com arco e pizzicato e acabo viajando com ele, toco com orquestra com cerca de 25 instrumentistas e eu utilizo captação.

Vi os preços do baixo gota do Fonterrada, do contrabasseto do Spada e dos baixos do Eliel. Surgem então minhas dúvidas;

- Não preciso de um baixo voltado para o erudito nem para o jazz, penso que para música folclórica os instrumentos tendem a ser mais típicos ou simples.

- Não sei nada de madeiras, nada mesmo. O que me falarem vou acreditar, mas baseado no comentário acima, gostaria de saber madeiras que sejam boas e não tão caras.

- Por causa das viagens seria bom um instrumento reduzido, e por ser folclórico não existe tanto a questão do estilo e da escola, mas os valores são parecidos, por isso tenho dúvidas entre os instrumentos reduzidos ou do tamanho normal.

Fico no aguardo da ajuda de vocês, indicações de luthiers, madeiras, projetos e etc...

Se ajudar eu posto um vídeo de nossa ultima apresentação.



ouphir
Membro

Mensagens : 23
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Jul 19, 2016 3:15 pm

Honestamente não sei se há realmente diferença entre um instrumento pra música foclórica ou erudita... digo no sentido de construção. Eu não me baseara nisso pra mandar fazer um contrabaixo, afinal você não sabe o dia de amanhã. Mas enfim...

Em minhas buscas, o luthier que mais me agradou ($$) foi o Eliel

Madeira: Os baixos mais "em conta" são os de madeira nacional. Se você quer um baixo com linhas mais simples, podes pedir um "gamba" (no caso do eliel).

Eu sugiro pedir, via e-mail, a lista de preços dele(s).

Quanto ao tamanho: o gota (fonterraba) e o contrabasseto (spada) são realmente bonitos. O modelo reduzido do Eliel não acho tanto, mas agora ele está fazendo o modelo "czech ease". Pode ser interssante.

E, se você toca com captação. Sempre podes pedir pra fazerem um baixo 3/4 com corpo de 1/2, por exemplo. Fica interessante também
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Lubrothers Ter Ago 23, 2016 1:20 pm

Olá a todos,

Estou me programando para comprar um baixo ( daqui uns 2 anos No ) , apenas para tocar em casa nada profissional (Gosto de instrumentos de cordas , já tenho um violino e uma viola Laughing ), agora quero partir para os grandes.

Estava inclinado a comprar um chinês compensado e pedir para regularem ( Um modelo que estava de olho, um Mavis Compensado R$ 3600,00 no mercado livre). Os preços que vi por aí de baixos decentes já partia para casa dos R$ 7500,00.

Pela experiência de vocês, como só vou tocar em casa compensa partir para o chinês ou demorar mais um pouco e pegar um mais decente Rolling Eyes

fico agradecido pela atenção



Lubrothers
Membro

Mensagens : 1
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Ago 23, 2016 3:18 pm

Lubrothers escreveu:Pela experiência de vocês, como só vou tocar em casa compensa partir para o chinês ou demorar mais um pouco e pegar um mais decente
Olá e seja bem-vindo.

Eu (ainda) toco com um "chinezão"... nos apresentamos final de semana passado com orquestra sem problemas.

Um instrumento bem regulado, mesmo de compensado, ainda pode ser um bom instrumento. Claro... nem se compara a um instrumento maciço (bem feito, diga-se de passagem), mas tocar em um baixo de compensado não é necessariamente uma experiência ruim.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por elson.arcos Ter Ago 23, 2016 6:59 pm

Ola Ouphir! Até onde sei, contrabaixo é contrabaixo. Acredito que não tem necessidade de você ter um baixo "específico" para música folclórica. Penso até que construir um instrumento diferenciado vai até lhe exigir mais financeiramente. Se a grana esta curta, minha dica é regula-lo de acordo com sua necessidade, capta-lo ou não entendeu? Eu toco em um duo de música regional e para isso utilizo dois Cellos super "eruditos" um francês e outro alemão. A Orquestra da escola aonde dou aula de baixo utiliza baixos CHINOS.
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por elson.arcos Ter Ago 23, 2016 7:02 pm

Ah já ia esquecendo, fiquei curioso sobre o estilo de música que tu faz. Se puder manda um videozinho ae!!
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Seg Nov 14, 2016 8:57 am

Não sei quem é o dono, mas achei muito boa a relação custo x composição de madeiras.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-766722661-contrabaixo-acustico-made-in-czechoslovakia-_JM
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Tonante Sex Set 29, 2017 9:45 am

Pessoal,

Como estão as opções de chineses e preços atualmente? Tenho a impressão que os Michael melhoraram bastante, isso procede?

Em relação ao custo benefício, está valendo a pena os chineses ou compensa mais encomendar um baixo com luthier?

Estou com um baixo que precisa de muitos reparos, e muito provavelmente não valera a pena o reparo..
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Set 29, 2017 2:32 pm

Tonante escreveu:Como estão as opções de chineses e preços atualmente?
Eu tive a impressão de que deram uma baixada. no grupo de contrabaixo acústico do facebook sempre tem uns aparentemente interessantes:
https://www.facebook.com/groups/148112595373024/

Tonante escreveu:Tenho a impressão que os Michael melhoraram bastante, isso procede?
Das poucas vezes que eu toquei, não gostei. Mas isso faz um tempo... Eu não compraria sem experimentar.

Tonante escreveu:Em relação ao custo benefício, está valendo a pena os chineses ou compensa mais encomendar um baixo com luthier?
Tudo depende da tua pressa. O preço inicial de baixos do Eliel não está tão longe dos chineses. Sendo que todos os baixos dele tem ao menos o tampo maciço.
O detalhe é a data de entrega. o meu está programado para outubro... de 2018. E já tem duas pessoas depois de mim na fila. Creio que se for encomendar um a entrega vai pra 2019.

Tonante escreveu:Estou com um baixo que precisa de muitos reparos, e muito provavelmente não valera a pena o reparo..
Tudo depende do luthier.
Às vezes tu não precisa resolver todos os reparos. Talvez compense dar uma ageitada no teu e encomendar um com o Eliel. Só uma ideia.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Tonante Sex Set 29, 2017 2:35 pm

Bakana!

Já deu pra dar uma boa clareada nas idéias...
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Mengarda Sex Set 29, 2017 3:28 pm

Rafael, encontrei um Michel 3/4 aqui por 1.250,00. O cara tocava em orquestra no passado e desistiu, agora voltou a tocar elétrico e o acustico está encostado no canto.
Achei o preço muito legal e as cordas pelas fotos parecem impecáveis, provavelmente não são mais originais e pelo menos uma vez na vida esse bixinho foi regulado por um luthier.
Tem marcas de uso, até porque o cara devia tocar bastante.
Estou esperando entrar uma grana vou la arrematar ele, avistinha vai rolar até um desconto Very Happy
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Set 29, 2017 4:05 pm

Claudio Mengarda escreveu:Rafael, encontrei um Michel 3/4 aqui por 1.250,00. O cara tocava em orquestra no passado e desistiu, agora voltou a tocar elétrico e o acustico está encostado no canto.(...)
Quando você diz "aqui" significa que você e tem acesso a experimentar o baixo? Por esse preço até eu gostaria de ter um Michael desse como backup. Isso caso ele não esteja muito zoado.

Claudio Mengarda escreveu:(...)Achei o preço muito legal e as cordas pelas fotos parecem impecáveis, provavelmente não são mais originais e pelo menos uma vez na vida esse bixinho foi regulado por um luthier.(...)
Nunca vou entender o que o fato das cordas de um contrabaixo (elétrico ou acústico) serem originais tem de importante.
No caso dos acústico - inclusive - é até bom que não sejam, pois as cordas originais geralmente são uma bela porcaria. Embora, por esse preço, eu não esperaria muita coisa das cordas atuais.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Mengarda Sex Set 29, 2017 4:10 pm

Sim, bem perto, acho que em 30min posso estar na casa dele.

Sobre as cordas é justamente o fato de não serem originais. Você colocaria em um instrumento tão caro cordas tão ruins quanto as que vieram nele originalmente? Creio que não
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sáb Set 30, 2017 6:18 pm

Claudio Mengarda escreveu:Sim, bem perto, acho que em 30min posso estar na casa dele.
Legal! Ta aí então um instrumento que vale a pena ir atrás
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Mengarda Sáb Set 30, 2017 8:43 pm

^Sim! to agorando aquele baixo de todos os jeitos possíveis haha tem que ser meu Cool
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por NewtonJunior Qua Dez 13, 2017 1:57 pm

Alguém conhece esses chineses Brescia? Pelas especificações estão com o preço muito bom. Tem um no mercado livre com espelho e estandarte em ébano, tampo spruce e fundo maple por 4899.
Obrigado.
Newton

NewtonJunior
Membro

Mensagens : 4
Localização : Rio Claro/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Qua Dez 13, 2017 3:54 pm

ˆ Maple + Ébano + Construção do instrumento... estou achando barato demais pra ser isso. Além do que, Maple não é uma madeira muito recomendada pra tampo e fundo.

Spruce pra ser maciço, teria que vir escrito Solid Spruce, é um equivalente ao Abeto. Se for isso, tornaria o preço maior!

Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por NewtonJunior Qua Dez 13, 2017 4:46 pm

Pois o anúncio é exatamente esse:
Especificação Técnica:
Dark Antique Finishing
Tampo em Solid Spruce
Faixas em Maple
Fundo em Solid Maple Flame
Tarraxas
Estandarte e Espelho de Ébano
01 Arco de Crina animal
Acompanha Capa Luxo Almofadada
Estou achando bem barato o preço pra essas especificações, mas o vendedor garante as especificações.

NewtonJunior
Membro

Mensagens : 4
Localização : Rio Claro/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por NewtonJunior Qua Dez 13, 2017 4:49 pm

Sem contar que as referências são do vendedor são boas e já tem produtos vendidos

NewtonJunior
Membro

Mensagens : 4
Localização : Rio Claro/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por afonsodecampos Qua Dez 13, 2017 5:01 pm

Newton, o que o Cláudio tá tentando te dizer é que a conta não bate, você deve decidir entre palavras de um vendedor e palavras de um consumidor. Dá uma olhada neste tópico, pode ajudar.

https://www.contrabaixobr.com/t39256-sobre-restauracao-baixos-chineses-e-luthier
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Qui Dez 14, 2017 9:43 am

Newton, tenho algumas considerações aqui:

NewtonJunior escreveu:
Tampo em Solid Spruce

OK, Solid Spruce como falei antes, é um tampo em madeira maciça equivalente a um Abeto Classe C (não é barato).

NewtonJunior escreveu:
Faixas em Maple

Não mudaria muito em termos de valor, em geral esses baixos de procedência chinesa utilizam Basswood na faixa, chapam verniz e na especificação dizem que é Maple, por ser uma madeira bem conhecida.


NewtonJunior escreveu:
Fundo em Solid Maple Flame

Solid Maple Flame é pura enganação. Isso é laminado prensado em altas temperaturas, produz um som bastante opaco.



NewtonJunior escreveu:
Estandarte e Espelho de Ébano

Pois é... Uma peça inteira genuína em Ébano não custa menos de 3.000 Reais.


NewtonJunior escreveu:
01 Arco de Crina animal

Um Arco com crina animal não custa menos de 1.500 Reais


NewtonJunior escreveu:
Acompanha Capa Luxo Almofadada
Estou achando bem barato o preço pra essas especificações, mas o vendedor garante as especificações.

Veja bem... só de Tampo Maciço + Espelho + Estandarte + Arco, o vendedor estará te entregando aproximadamente 5.500 Reais. Isso sem considerar os valores dos outros componentes, como Tarraxas, Espigão, Cordas, Cavalete, Alma e Voluta (sim, a Voluta é construída separadamente do braço e pode influenciar no valor do instrumento)

Qual a fórmula mágica?

Acompanho o dito popular de que não existe "almoço grátis". Vendedor de loja garantido especificações de um baixo chinês é algo bem temeroso.

Dá uma pesquisada nas considerações que fiz, e chegue você mesmo a conclusão se vale a pena ou não investir no instrumento.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por NewtonJunior Qui Dez 14, 2017 1:20 pm

Boa tarde Claudio
Fiz uma cotação com o Eliel de um contrabaixo com as mesmas especificações e sai por 12900. A diferença é que o Eliel faz de Abeto inteiro. Abeto classe C, porque o classe A tá 23000. Muito provável que não seja mesmo, por isso resolvi perguntar aqui pra pessoas com maiores conhecimentos como você. Acho que prefiro investir em um do Eliel com madeira nacional mesmo do que investir numa compra de olhos fechados. Obrigado pelos esclarecimentos.

NewtonJunior
Membro

Mensagens : 4
Localização : Rio Claro/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Qui Dez 14, 2017 3:20 pm

NewtonJunior escreveu:
(... ) Acho que prefiro investir em um do Eliel com madeira nacional mesmo do que investir numa compra de olhos fechados. Obrigado pelos esclarecimentos.

Boa decisão, eu também faria o mesmo.

Peça pro Eliel produzir um instrumento 100% em Marupá com tampo e fundo harmonizado em Abeto, e acabamento em Nitrocelulose ou Elastano fosco. Com certeza você não vai se arrepender, e terá um baita instrumento em mãos!

Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por caiovotta Seg Abr 20, 2020 1:44 am

Ola pessoal.
Estudo baixo eletrico no conservatorio de Tatui.
A tempos que estou na ideia de comecar no acustico. Tive algumas poucas experiencias estudando no instrumento do conservatorio. Estou quase decidido a usar esse tempo da quarentena para estudar e comprar meu primeiro acustico.

Vou tocar música popular. Tenho duvida se devo comprar um arco ou não é necessario e caso eu compre como escolher a escola? No conservatorio tem as duas escolas.

Tenho duvida quanto a qual comprar tambem. Se eu compro um chines ja regulado em um bom preco para comecar e ver se da certo;
https://sp.olx.com.br/regiao-de-bauru-e-marilia/instrumentos-musicais/contra-baixo-acustico-cremona-3-4-rabecao-725993045

Ou se eu ja gasto as economias e vou em um Nhureson. Tem duas opcoes no momento.

https://sp.olx.com.br/regiao-de-bauru-e-marilia/instrumentos-musicais/contra-baixo-acustico-nhureson-3-4-rabecao-725990714

Conversei com o vendedor e ele comentou que o instrumento foi comprado de uma escola de música e foi levado ao luthier Sandro de Bauru; foi trocado o verniz e o braço. O instrumento é de 2008. As cordas sao Mauro Calixto.

e outro no facebook que nao consegui compartilhar o link, mas a descrição é essa:

Contra Baixo Acústico Nhureson tamanho ¾

Madeira maciça nacional/Verniz natural original

Fabricado em 2004 NS - 14111

Totalmente Revisado/Regulado pelo Atelier de Luteria Paulo Gomes:

- ESPELHO Refeito / Cavalete /Alma/Espigão/Cordas Thomastik.

- Ação baixa e confortável para tocar.

- Foram gastos 3000 entre revisão de luthier e cordas.

Pra quem quiser ouvir o som do Baixo segue link no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=wNV2zzRh718



Sera que os baixos são os mesmos ou um é superior ao outro quando saiu de fabrica?

Agradeçio desde ja!

caiovotta
caiovotta
Membro

Mensagens : 163
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Seg Abr 20, 2020 6:20 am

caiovotta escreveu:
Vou tocar música popular. Tenho duvida se devo comprar um arco  ou não (...)

Você mesmo já deu a resposta na formulação da pergunta!
Se vai tocar música popular,  o arco não é necessário!  

Eu até estudei arco numa escola erudita somente para ter uma noção e não ser um completo ignorante no assunto. Mas de fato nunca utilizei o arco em nenhum trabalho, e hoje em dia nem o tenho mais!

Quanto o contrabaixo, onde está escrito Nhureson leia-se Eliel Marcos. Não é coincidência Eliel e Nhureson serem da mesma cidade (Taquarituba), mesma rua e mesmo CEP (e mesma família).

Entre pegar um Nhureson e  um Cremona, não tem nem o que pensar. Ainda mais o Nhureson tendo passado por revisão e ajustes do Paulo Gomes!  fora o preço que está excelente.

EDIT:

Revendo as fotos do Cremona, esse baixo vai ter dar um problema sério. Ele está sem o apoio do suporte ao cavalete, o cabo de sustentação está direto na madeira. Em breve isso vai começar (se já não estiver) causar rachaduras no tampo e de quebra vai danificar a faixa, e pra corrigir isso vai ficar bem caro. Esqueça esse baixo!

Outro detalhe: O contrabaixo Nhureson que está anunciado no OLX, não é o mesmo instrumento do vídeo!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Abr 20, 2020 9:42 am

Faço coro com o Claudio.

Quanto ao arco: Deixa essa preocupação pra quando (se) o momento chegar. Não coloque isso como peso pra decidir o baixo.

Não sei o preço do 3o, mas eu teria uma tendência a ir nele, já que deve ser bem construído (o meu baixo feito pelo Eliel é perfeito para mim) e foi revisado pelo Paulo Gomes.

O 1o é um grande NÃO-NÃO. Salvo se você tiver um Luthier de acústico que vá, dê uma olhada e diga que vale. o preço dele está tão convidativo que é de ficar com os dois pés atrás. Ou o cara não sabe o que tem em mãos ou sabe exatamente.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 8 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos