Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Contrabaixo acustico Duvidas

+2
Victor
jorjão
6 participantes

Ir para baixo

Contrabaixo acustico  Duvidas  Empty Contrabaixo acustico Duvidas

Mensagem por jorjão Sex Ago 05, 2011 10:03 am

Olá galera Bom dia...


Sou baixista de elétrico ..aliás um simples e humilde baixista caseiro...mas que curte o GRAVE em toda sua essência.Alguns ensinamentos vieram pelo esforço na pesquisa sobre o baixo ,e um pouco de tecnica
com alguns parceiros.Enfim. estou aqui postando pela prima vez !! Afim de aprender cada vez mais ..Quero agora descobrir a mitologia do baixo Acústico..Não importa a nacionalidade ..Ser for um chinês ..ótimo.....preciso de umas dicas de compra ..pelo que já li...ele é o caminho para uma faixa de preço entre 3 mil reais é isso mesmo??..
Aguardo as dicas nobres dos foristas e obrigado pela oportunidade..
Jorjaõ

____________________________
Assim caminha a humanidade ........
jorjão
jorjão
Membro

Mensagens : 8
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico  Duvidas  Empty Re: Contrabaixo acustico Duvidas

Mensagem por Victor Sáb Ago 06, 2011 8:45 pm

quem bom cara!!!
olha esse link, que vc vai achar um material Book (mauricio da silva lago) nesse material tem abordado um pouco a respeito da grande historia
do contrabaixo... e outras coisas que são muito importantes tambem...
pelo o que eu entendi vc vai começar a se aventurar no gigante...
bem as primeiras coisas de que se precisa saber é que em aspectos físicos
é um instrumento totalmente diferente do baixo eletrico.
entao não da pra chegar tocar musicas de cara como muitos pensam,
e tambem o arco que é um instrumento a parte...

https://www.contrabaixobr.com/t17505-dissertacao-de-mestrado-assunto-muito-bom-coloquei-uma-pessoal

eu começei com eletrico como a maioria dos que tocam acústico...
antes de comprar meu instrumento pesquisei no forum e lhe garanto que fez toda a diferença...

bem o primeiro instrumento depende de quanto vc quer investir, vc pode encontrar por menos de 3000 reais um bom intrumento é o contrabaixo mavis que custa em media 2200 reias. se vc não conseguir achar um michael da pra quebrar o galho, mas tenho qua acresentar uma coisa sobre os chineses
todos eles precisam de uma boa regulagem antes de começar a tocar mas, nada que um bom luthier não resolva...

os baixos chineses não são os melhores, mas são instrumentos que vc pode aprender a tocar tranquilo... o meu instrumento é chines e a única coisa que me arrependo é de ter comprado 4/4 ... eu recomendo 3/4
mais isso é pessoal... esse assunto sobre os tamanhos vc pode se informar no forum https://www.contrabaixobr.com/t8406-duvidas-sobre-os-tamanhos-3-4-e-4-4-me-ajudem-por-favor

mas acho que o 3/4 é mais interessante pra se começar heehee
cara seja bem vindo.... esse forum é OTIMO! qualquer dúvida sobre a resposta pode perguntar !
abraço cara.
qual estilo vc pretende tocar no gigante ???
Victor
Victor
Membro

Mensagens : 41
Localização : joão pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico  Duvidas  Empty Re: Contrabaixo acustico Duvidas

Mensagem por jorjão Dom Ago 07, 2011 11:40 pm

Ok brigadu ai...legal vou ver se consigo correr atrás de um chinês...
Abs

____________________________
Assim caminha a humanidade ........
jorjão
jorjão
Membro

Mensagens : 8
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico  Duvidas  Empty Re: Contrabaixo acustico Duvidas

Mensagem por Claudio Seg Ago 08, 2011 6:15 am

jorjão escreveu:
preciso de umas dicas de compra ..pelo que já li...ele é o caminho para uma faixa de preço entre 3 mil reais é isso mesmo??..
Aguardo as dicas nobres dos foristas e obrigado pela oportunidade..

Na faixa de 3 mil você consegue comprar um Guarnieri (Chinês) ali na Rua da Carioca, se não me engano, na Sax de Ouro. Porém, com um pouco mais de esforço, você consegue comprar na faixa de 4 mil um modelo 3/4 estudante do Luthier Eliel Marcos, com madeiras de boa qualidade e tampo maciço.

Tem outras dicas sobre isso aqui nesse sub-fórum...

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico  Duvidas  Empty Re: Contrabaixo acustico Duvidas

Mensagem por jorjão Ter Ago 09, 2011 10:19 pm

Galera um guarniere R$ 2.160.00 em Sp carana istrumentos em catanduvas..ELe vem dentro de um siena tranquilo??????

____________________________
Assim caminha a humanidade ........
jorjão
jorjão
Membro

Mensagens : 8
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico  Duvidas  Empty Re: Contrabaixo acustico Duvidas

Mensagem por Claudio Qua Ago 10, 2011 6:49 am

Tranquilo ele vem dentro até de um Fusca... mas você vai comprar esse baixo sem fazer uma inspeção no instrumento, ou ter alguém que faça isso pra você?

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico  Duvidas  Empty Re: Contrabaixo acustico Duvidas

Mensagem por diamagneto Qua Ago 10, 2011 5:11 pm

Olá pessoal sou novo no fórum, e estou louco para comprar meu baixo acustico 3/4. Atualmente toco baixo elétrico, e gostaria de saber se ha muita diferença entre um e outro ??? Qual a maior dificuldade nessa mudança, alem da mudança física. Sei q o baixo acustico é tocado verticalmente e tambem com arco. Espero que vcs me ajudem.

Um forte abraço atodos.

diamagneto
Membro

Mensagens : 5
Localização : rj

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico  Duvidas  Empty Re: Contrabaixo acustico Duvidas

Mensagem por Claudio Qua Ago 10, 2011 6:03 pm

diamagneto escreveu:Olá pessoal sou novo no fórum, e estou louco para comprar meu baixo acustico 3/4. Atualmente toco baixo elétrico, e gostaria de saber se ha muita diferença entre um e outro ??? Qual a maior dificuldade nessa mudança, alem da mudança física. Sei q o baixo acustico é tocado verticalmente e tambem com arco. Espero que vcs me ajudem.

Sim, existem várias diferenças entre Elétrico e Acústico. Pegada, afinação, técnicas de mão direita, mão esquerda, altura e tensão das cordas, enfim... é praticamente tudo diferente, trata-se de um outro instrumento, As duas únicas semelhanças com o Elétrico são: som grave e clave de Fá.

A maior dificuldade na mudança de um Elétrico pra um Acústico, é com relação a afinação, principalmente se você só tocou até hoje baixos com (arghhh) trastes! A postura imponente do instrumento e as dificuldades iniciais com afinação, fazem com que os iniciantes desistam do Acústico logo na primeira semana... é importante ter persistência. Se você conseguir sobreviver a essas etapas/dificuldades iniciais, se o Acústico gostar de você, e você dele, aí você terá um "grande" amigo pro resto da vida, e é pouco provável que você volte a tocar elétrico.

Como diz o sábio Salomão Schvartzman, "Domine um Acústico e seja feliz!".


____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico  Duvidas  Empty Re: Contrabaixo acustico Duvidas

Mensagem por eltonpereira22 Qui Ago 11, 2011 1:23 pm

ClaudioBass escreveu: Se você conseguir sobreviver a essas etapas/dificuldades iniciais, se o Acústico gostar de você, e você dele, aí você terá um "grande" amigo pro resto da vida, e é pouco provável que você volte a tocar elétrico.

É Claudio, essa frase resume bem o que eu senti do acustico. Acho que é bem assim quando voce começa a estudar: Ame ou odeie

____________________________
"Se voce pensa que a vida é fácil, a vida não é facil não. E se voce acha que ser músico é mole man, ser músico não é mole não" (Arthur Maia)
eltonpereira22
eltonpereira22
Membro

Mensagens : 630
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico  Duvidas  Empty Re: Contrabaixo acustico Duvidas

Mensagem por mauriciolago Sáb Nov 05, 2011 12:40 pm

Boa tarde Graves Amigos,

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer muito sobre as mensagens sobre minha Tese de Mestrado. Penso que essa é a melhor parte do trabalho; onde os colegas possam manisfestar pensamentos e a utilidade ou não dele.

Acabo de me inscrever nesse forum que entendo ser de utilidade pública. A utilidade de compartilharmos informações sobre nosso instrumento indica que a evolução técnica terá uma velocidade muito maior daqui em diante.

Deixo um abraço enorme a todos e seria um grande prazer trocar idéias e trabalhos sobre o assunto!

Maurício Lago

mauriciolago
Membro

Mensagens : 3
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico  Duvidas  Empty Re: Contrabaixo acustico Duvidas

Mensagem por eltonpereira22 Seg Dez 19, 2011 2:53 pm

mauriciolago escreveu:Boa tarde Graves Amigos,

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer muito sobre as mensagens sobre minha Tese de Mestrado. Penso que essa é a melhor parte do trabalho; onde os colegas possam manisfestar pensamentos e a utilidade ou não dele.

Acabo de me inscrever nesse forum que entendo ser de utilidade pública. A utilidade de compartilharmos informações sobre nosso instrumento indica que a evolução técnica terá uma velocidade muito maior daqui em diante.

Deixo um abraço enorme a todos e seria um grande prazer trocar idéias e trabalhos sobre o assunto!

Maurício Lago

Legal que voce esta aqui, Mauricio. Seja bem vindo

Falei sobre sua tese com o meu professor (Kiko, de Curitiba) e ele, pra minha surpresa, te conhecia pessoalmente.... hehe

Nosso forum anda cada vez mais bem frequentado

cheers

____________________________
"Se voce pensa que a vida é fácil, a vida não é facil não. E se voce acha que ser músico é mole man, ser músico não é mole não" (Arthur Maia)
eltonpereira22
eltonpereira22
Membro

Mensagens : 630
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico  Duvidas  Empty Re: Contrabaixo acustico Duvidas

Mensagem por mauriciolago Ter Dez 20, 2011 1:24 am

Olá Elton,

Muito obrigado pela lembrança. O Kiko além de um grande músico é um grande amigo e ele já havia me falado de você. Eu estive já 2 meses atrás em curitiba e dei algumas aulas na Belas Artes.

Se precisar de algo é dizer!
Saudações,

mauriciolago
Membro

Mensagens : 3
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico  Duvidas  Empty Re: Contrabaixo acustico Duvidas

Mensagem por mauriciolago Ter Dez 20, 2011 1:26 am

Olá Elton,

Muito obrigado pela lembrança. O Kiko além de um grande músico é um grande amigo e ele já havia me falado de você. Eu estive há 2 meses atrás em curitiba e dei algumas aulas na Belas Artes.

Se precisar de algo é dizer!
Saudações,

mauriciolago
Membro

Mensagens : 3
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico  Duvidas  Empty Re: Contrabaixo acustico Duvidas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos