Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

+64
NewtonJunior
Claudio Mengarda
Tonante
elson.arcos
Lubrothers
Vitor Pantano
Eduardo Henrique
jeferson prado
MarcosBassLab
Diogo Kurz
Tucone
arthur.souza.9847
talita.alana
CLEBER CLEMENTE DE LIMA
NandoRondelli
fheliojr
Felipe Viana Parayba
PatYegros
Everton Bass
luizclaudiobarboza
Boss2K
mlchagas
Ugo
Carlos Ssyba
cristian mohamed
fagnerbass
gabrielpb
srlinux
nando.filho
Danilo Lima
rafael.buzzi.andrade
ouphir
galegonobaixo
Voila Marques
Roit
davidcemin
dnielbomfim
camilom
gleissonjoaquin
danielcastrobp
hugobass90
Cristiano Brum
eltonpereira22
nivea
thorian-maskier
ettore.bass
raonirodrigues
bettosouza
Lucas Jagersbacher
Luizão
RenanDias
Gustavofilippe
JR_BASS
Áureo Lopes
Caio_Parish
tom.petronella
edumalta
jaopiao
Mayo Pamplona
LuCaSbass
Filipe Castro
Claudio
luizribeiro
Ivanov_br
68 participantes

Página 5 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por nando.filho Dom Mar 03, 2013 10:52 pm

^ pow Voila, valeu mesmo pela ajuda. Fico no aguardo do retorno.

Muito obrigado!
nando.filho
nando.filho
Membro

Mensagens : 342
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Seg Mar 04, 2013 12:03 pm

nando.filho escreveu:^ pow Voila, valeu mesmo pela ajuda. Fico no aguardo do retorno.

Muito obrigado!
De nada, Nando.filho. up
Os contatos do luthier Wellington, de João Pessoa, estão sendo passados para você por MP.
O colega que me passou esses contatos - que é também aqui do Fórum -, o Murilo Ciza, escreveu também que tem um luthier em Recife, chamado João Batista.
Ele não sabe a situação atual de trabalho dele, e ficou de procurar os contatos.
O Murilo está restaurando o seu contrabaixo e encriando os arcos no luthier Wellington, que atende aos contrabaixistas de Recife, Natal e João Pessoa.

Obrigada, Murilo! Abraços contrabaixísticos procê Amigos





____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Danilo Lima Seg Mar 04, 2013 12:25 pm

Fazia um tempinho que eu não entrava aqui no fórum....só queria agradecer demais a ajuda da Voila, que me passou o contato de um excelente luthier aqui em Americana e que com certeza irei utilizar dos seus serviços quando já tiver comprado meu acústico....então, muitissimo obrigado pela força Voila!!! abração!!!!

Danilo Lima
Membro

Mensagens : 5
Localização : Americana/ SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Seg Mar 04, 2013 3:02 pm

Voila Marques escreveu:
nando.filho escreveu:^ pow Voila, valeu mesmo pela ajuda. Fico no aguardo do retorno.

Muito obrigado!
De nada, Nando.filho. up
Os contatos do luthier Wellington, de João Pessoa, estão sendo passados para você por MP.
O colega que me passou esses contatos - que é também aqui do Fórum -, o Murilo Ciza, escreveu também que tem um luthier em Recife, chamado João Batista.
Ele não sabe a situação atual de trabalho dele, e ficou de procurar os contatos.
O Murilo está restaurando o seu contrabaixo e encriando os arcos no luthier Wellington, que atende aos contrabaixistas de Recife, Natal e João Pessoa.

Obrigada, Murilo! Abraços contrabaixísticos procê Amigos

Nando e André, enviei para vocês os contatos, por MP, dos luthiers Wellington Fernando Barbosa e Fêlix Gonçalves, e do archetier Pedro Lima, todos de João Pessoa, enviados pelo colega Murilo Ciza.

http://www.funesc.pb.gov.br/cultura/index.php?option=com_content&view=article&id=59&Itemid=66

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Seg Mar 04, 2013 3:06 pm

Danilo Lima escreveu:Fazia um tempinho que eu não entrava aqui no fórum....só queria agradecer demais a ajuda da Voila, que me passou o contato de um excelente luthier aqui em Americana e que com certeza irei utilizar dos seus serviços quando já tiver comprado meu acústico....então, muitissimo obrigado pela força Voila!!! abração!!!!
^De nadinha, Danilo Lima! Very Happy
Espero que o luthier Eloízio e seu contrabaixo tenham uma sempre ótima e eventual parceria, hahaha!
Abração contrabaixístico procê! Amigos

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Mar 05, 2013 3:49 pm

Meu "grilo" está a caminho :O)
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por nando.filho Qua Mar 06, 2013 1:47 pm

Bom pessoal, queria agradecer a todos aqui que, de alguma forma, me deram um apoio e me ajudaram na minha tomada de decisão. Fechei um CB com o Luthier mesmo. Agora a "bronca" é esperar 30 dias para ele chegar... Segura ansiedade...heheheh
nando.filho
nando.filho
Membro

Mensagens : 342
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Qua Mar 06, 2013 2:56 pm

^ 30 DIAS???? bronca por 30 DIAS???

Pô velho, se servir de ajuda, eu esperei 10 MESES pelo meu!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por nando.filho Qua Mar 06, 2013 3:17 pm

Pow Cláudio eu sei que eh relativamente pouco tempo hehehe eh que eu to numa GÁS danada... Foi mal a vergonha que passei heheheh
nando.filho
nando.filho
Membro

Mensagens : 342
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Qua Mar 06, 2013 3:55 pm

^ Que nada, vergonha nenhuma... 30 dias passam voando! up

Só uma dúvida!

Em 30 dias ele vai te entregar um baixo que já existia, com algumas reformas e ajustes, ou em 30 dias ele prometeu te entregar um baixo novo, feito do zero?

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por nando.filho Qua Mar 06, 2013 4:01 pm

Então, 30 dias para Reformar e ajustar um que já existia.
nando.filho
nando.filho
Membro

Mensagens : 342
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Qui Mar 07, 2013 1:51 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:Meu "grilo" está a caminho :O)
^Boa viagem para o seu "Grilo Gigante", rumo ao novo lar , Rafael! Very Happy

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Mar 07, 2013 2:02 pm

Voila Marques escreveu:^Boa viagem para o seu "Grilo Gigante", rumo ao novo lar , Rafael! Very Happy
Hehe... Obrigado Voila
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por srlinux Seg Abr 01, 2013 6:39 pm

E a galera aew que queria comprar um acústico desses mas o recurso tava mais curto que short de piriguete... 2 k pra um baixo acustico é muito pouco, né... mas eu estou nessa também, e ta difícil de arrumar ate os 2 conto... :s
mas vcs conseguiram ? compraram esse cremona/ concert ? eu fiquei apaixonado em uns do atelier do Eliel mas ainda não dou conta... Sad
srlinux
srlinux
Membro

Mensagens : 15
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Abr 01, 2013 8:06 pm

Olha... eu comprei o Stagg EDB mesmo

1.8K no mercado livre...

Não me arrependi...
Ele vai bem em gigs e tal...

Vou guardar granha pra mandar fazer um "de verdade" pra mim no futuro, mas pro que eu preciso/sei no momento... ele tá indo super bem

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por ouphir Ter Abr 02, 2013 10:40 am

Comprei meu Baixo Brescia Estudante no atelier do Leandro Mombach aqui em Curitiba já regulado (excelente trabalho) por R$ 2300,00 com desconto com arco, capa e breu.

Recomendo muito, excelente atendimento e dedicação do Atelie, acima de qualquer luthier e loja que já fui. Virei cliente com certeza e recomendo muito.

Comprei também a captação Germano muito boa também, recomendo muito só falta colocar umas cordas melhores, mas isso eu deixo para o mês que vem.

Se alguém tiver interesse eu passo o contato.

ouphir
Membro

Mensagens : 23
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por gabrielpb Sex Abr 05, 2013 9:56 pm

Eu toco baixo eletrico e gostaria de tocar um acustico ou vertical , se vcs tiverem dicas aonde comprar um vertical...

eu achei um Baixo acustico no site da Magazine luiza(por incrivel que pareça) a 2000 reais e queria saber se a marca é boa ou se vcs conhecem a marca é "Concert"... vejam pelo link...
http://www.magazineluiza.com.br/contrabaixo-acustico-4-cordas-concert-sb1-3-4-1-2-natural/p/2040322/im/iicb/

gabrielpb
Membro

Mensagens : 9
Localização : Salto de Pirapora

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por srlinux Sáb Abr 06, 2013 8:47 pm

Galera... ja procurei aqui no forum e não achei nada parecido, aqueles baixos acústicos que tem o braço pra encaixar... ja vi uns luthiers renomados que fabricam eles... a idéia é genial... poe num case fik so o tamanho do corpo tals... mas a duvida! além do fato de ter que tirar as cordas toda vez que for "desmontar" o contrabaixo... e como fica a questão do cavalete? e a alma? eu assisti o Workshop do Cláudio (modera aqui), aliás (Parabens em Claudio, aprendi muito com seu workshop, ri muito da história do povo assustado com o "gigante!") e vi la que ele aconselha, sempre que for trocar as cordas levar num luthier tals pra negada não fazer caquinha tals... motivos óbvios, concordo plenamente... mas e esse "desmontável" como fica? a alma é colada? (não riem se falei besteira) sei lá tem um "dotted line" escrito coloque o cavalete aqui Razz ??
srlinux
srlinux
Membro

Mensagens : 15
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Dom Abr 07, 2013 12:39 am

^ Certa vez questionei o Bruce Henry sobre a questão da Alma. Ele disse que o baixo tem um mecanismo de "molas" que mantém a pressão do tampo quando o instrumento é desmotado, e não permite que a Alma caia!

Quanto as cordas, não tem fórmula mágica e nem mecanismos... a cada montagem e desmontagem do baixo, haverá a adição e a perda de tensão... e isso considero ruim.

Tanto Paulo Gomes quanto Andrea Spada são referências de primeira linha pra te dar mais informações sobre o assunto. Por se tratar de algo que eu não curti a idéia, acabei não me aprofundando muito no assunto. Carregar um baixo acústico não me causa nenhum incômodo, pra mim é tão simples quanto carregar uma gaita!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Dom Abr 07, 2013 3:47 pm

srlinux escreveu:Galera... ja procurei aqui no forum e não achei nada parecido, aqueles baixos acústicos que tem o braço pra encaixar... ja vi uns luthiers renomados que fabricam eles... a idéia é genial... poe num case fik so o tamanho do corpo tals... mas a duvida! além do fato de ter que tirar as cordas toda vez que for "desmontar" o contrabaixo... e como fica a questão do cavalete? e a alma? eu assisti o Workshop do Cláudio (modera aqui), aliás (Parabens em Claudio, aprendi muito com seu workshop, ri muito da história do povo assustado com o "gigante!") e vi la que ele aconselha, sempre que for trocar as cordas levar num luthier tals pra negada não fazer caquinha tals... motivos óbvios, concordo plenamente... mas e esse "desmontável" como fica? a alma é colada? (não riem se falei besteira) sei lá tem um "dotted line" escrito coloque o cavalete aqui Razz ??

Olá, Srlinux!
Ontem, após ler o seu post, liguei para o luthier Andrea Spada, mas ele está viajando.
Aí, escrevi para o Bruce Henri, mas só pude pegar a resposta dele agora:

"-------- Mensagem original --------
Assunto: Re: Bruce, tenho umas perguntinhas...
Data: Sun, 7 Apr 2013 14:20:23 -0300
De: bruce henri
Para: Voila Marques

Em 06 Apr, 2013, às 9:25 PM, Voila Marques escreveu:

> Bruce, fizeram uma pergunta lá no Fórum Contrabaixo BR a respeito de contrabaixo com o braço desmontável, e gostaria de saber se você poderia ajudar na resposta.
> a) Tem que tirar ou só afrouxar as cordas toda vez que for "desmontar" o contrabaixo? Só afrouxar.
> Isso compromete muito a afinação? Quanto tempo é preciso para o contrabaixo sustentar a afinação depois de colocar o braço de volta? Um minuto apenas.
> b) Como fica a questão do cavalete e da alma? Você marca com um lápis o local do cavalete? Marca com lápis.
> E se a alma cair? Fodeu, lolol mas nunca caiu.
> c) Esse sistema de braço desmontável é bem antigo, não é? Você tem ideia de quando começou a ser usado e onde? Sei não....."

Bem, eu assisti uma ótima apresentação do Bruce no CCBB, no ano passado.
Ele tocou com um contrabassetto de braço desmontável, feito pelo Andrea Spada, que sou maravilhosamente bem, e se tornou um dos meus sonhos contrabaixísticos de consumo.


____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por srlinux Seg Abr 08, 2013 12:36 am

Voila...
Obrigado pelo carinho e preocupação!
É realmente interessante esse tipo de instrumento pra transporte... e fiquei muito curioso com essa questão. No more! Smile
Obrigado! mesmo!
srlinux
srlinux
Membro

Mensagens : 15
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Seg Abr 08, 2013 9:43 pm

srlinux escreveu:Voila...
Obrigado pelo carinho e preocupação!
É realmente interessante esse tipo de instrumento pra transporte... e fiquei muito curioso com essa questão. No more! Smile
Obrigado! mesmo!
^De nadinha, Srlinux! Wink
Sim, contrabaixo com braço demontável é muito útil, especialmente para viagens de avião, já que viajar com o acústico é quase impossível, por causa da burocracia atual das companhias aéreas nacionais...
Abs cbxtkos

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Danilo Lima Qua Abr 10, 2013 12:37 pm

Olá a todos!!!

Como estou a procura de um contrabaixo legal e com um preço acessível, gostaria que voces me ajudassem nesta questão: alguém conhece os contrabaixos da marca Ronsani? Encontrei um por R$ 2665,00 com as seguintes configurações:

Baixo Acústico Ronsani 3/4 com Arco de Crina ANIMAL, Breu e Capa Luxo, completo.

Acompanha:
- BAG LUXO em Nylon Resistente com Alça de Mão, Bolso para Arco, Bolso para Acessórios.
- Arco em madeira Sólida e Crina Animal Genuína.
- 1 Breu para Baixo Acústico.
- Jogo de Cordas.
- Cavalete, Standarte e Afinadores.
- Completo para Tocar.

Especificações;
Madeira do tampo: Basswood
Madeira das laterais e fundo: Basswood
Madeira do Standarte: Black Maple
Madeira das Cravelhas: Black Maple
Madeira do espelho: Black Maple
Breu: Light para Double Bass
Arco: Crina animal Genuína
Pintura: Verniz Brilho Natural
Capa reforçada em nylon resistente para Transporte com bolso para Arco e Bolso para Cavalete e Breu

Será que vale a pena ou é tiro no pé??

abraço a todos!!!!

Danilo Lima
Membro

Mensagens : 5
Localização : Americana/ SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Sex Abr 12, 2013 9:53 am

Danilo Lima escreveu:Olá a todos!!!

Como estou a procura de um contrabaixo legal e com um preço acessível, gostaria que voces me ajudassem nesta questão: alguém conhece os contrabaixos da marca Ronsani? Encontrei um por R$ 2665,00 com as seguintes configurações:

Baixo Acústico Ronsani 3/4 com Arco de Crina ANIMAL, Breu e Capa Luxo, completo.

Acompanha:
- BAG LUXO em Nylon Resistente com Alça de Mão, Bolso para Arco, Bolso para Acessórios.
- Arco em madeira Sólida e Crina Animal Genuína.
- 1 Breu para Baixo Acústico.
- Jogo de Cordas.
- Cavalete, Standarte e Afinadores.
- Completo para Tocar.

Especificações;
Madeira do tampo: Basswood
Madeira das laterais e fundo: Basswood
Madeira do Standarte: Black Maple
Madeira das Cravelhas: Black Maple
Madeira do espelho: Black Maple
Breu: Light para Double Bass
Arco: Crina animal Genuína
Pintura: Verniz Brilho Natural
Capa reforçada em nylon resistente para Transporte com bolso para Arco e Bolso para Cavalete e Breu

Será que vale a pena ou é tiro no pé??

abraço a todos!!!!
Danilo, não conheço essa marca, mas também não entendo nada de marca de contrabaixos chineses, pois tenho uma dificuldade enorme para decorar nomes.
Contrabaixo chinês, só sei se presta para mim ou não na hora em que toco com ele, hahaha!

Acho que este contrabaixo deve vir desmontado, porque é muito estranho colocarem que ele vem com "cavalete, estandarte e afinadores".
Penso que é óbvio que um contrabaixo venha com isso - tirando os afinadores, que os violinos e violoncelos é que usam -, e não haveria necessidade de especificar isso.
Vale a pena saber se o contrabaixo vem montado, porque senão, tem ainda que pagar alguém para montar e aí acho que não compensa.

Sobre a resina e as cordas, você depois terá que comprar outras, porque as que vêm nos contrabaixos chineses não prestam.
É necessário saber qual modelo de arco vem, se francês ou alemão, porque são pegadas diferentes e técnicas diferentes.

Resumindo, esse contrabaixo aí não tem nada diferente do que normalmente vem nos contrabaixos chineses: contrabaixo, capa e arco.
É que escrevem um monte de coisa, só para encher os olhos do consumidores.
Só a resina é que não costuma vir, mas também a que vem é tão ruim, que podemos considerá-la como quase inútil.

Como não tem nada de diferente, acho que talvez fosse bom você também pesquisar os preços de mais contrabaixos chineses.
Tem gente que vende contrabaixo usado por esse preço aí ou menor, até com captador e banco e, às vezes, até com cordas boas.
Talvez você ache contrabaixos com mais facilidade em São Paulo.

Conselho se fosse bom... Sugiro que você vá com algum contrabaixista para escolher o seu contrabaixo e que evite compras de instrumentos pela internet, porque você não pode escolher o instrumento e, se tiver problemas com ele, vai ter muito trabalho para conseguir a troca ou o seu dinheiro de volta...

Boa sorte e abraços contrabaixísticos!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Sex Abr 12, 2013 10:04 am

Voila Marques escreveu:
Vale a pena saber se o contrabaixo vem montado, porque senão, tem ainda que pagar alguém para montar e aí acho que não compensa.

Todos os baixos chineses que vi vendendo em lojas, eles vêm num caixa gigante de papelão, e o cavalete não vem montado. As cordas ficam presas na voluta e no estandarte. Em geral, o vendedor da loja diz que "monta" o baixo pra você. Ele coloca o cavalete onde acha que deve, e começa a apertar as cordas para fixar o cavalete. Isso *não* é regulagem!!! é melhor até pedir pra não fazer isso!

Os cavalete de baixo chineses costumam vir rigorosamente como saem de fábrica, ou seja, precisam passar por um luthier para fazer o corte/desgaste da altura, e as guias para as cordas. Algumas poucas lojas aqui do centro, têm contatos com Luthiers que já preparam os instrumentos pra ficar nas vitrines e showrooms... estes podem já sair da loja com uma regulagem bem próxima do correto. Mas, via de regra, você vai precisar levar o china a um Luthier para fazer a regulagem!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Sex Abr 12, 2013 10:17 am

Cláudio, então eles já vêm com o estandarte, rabicho e cordas no lugar e só precisa ajeitar o cavalete?
Resumindo, o estandarte não vem solto, certo? E as cordas já vêm colocadas?

Se for isso, delícia!
Então é só levar no luthier para regular o cavalete (altura das cordas), ver a curvatura do espelho (distância das cordas) e, se precisar, afinar o braço.

Ainda bem que tem luthier bom em Americana!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Sex Abr 12, 2013 10:27 am

^ Isso, as cordas já vêm colocadas, e o rabicho preso em volta da base do espigão... mas qualquer descuido ele solta, pois não está tensionado!


____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Sex Abr 12, 2013 11:53 am

E a alma consegue ficar no lugar com as cordas frouxas?
Deve ser mais uma coisa prá ajeitar no luthier...

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Quase se metendo num ching-ling

Mensagem por srlinux Sex Abr 12, 2013 1:23 pm

Pois é gente... eu estou adoecido por um gigantão :p mas pense... além de músico autodidata, (e apenas um rapaz latino-americano) ainda sou acadêmico... o que reduz meu poder de compra pra algo abaixo de 0 Razz... Estou apaixonadíssimo por aqueles baixos do Eliel... mas o dinheiro não vai dar mesmo... aqui em Goiânia tem uma loja que vende esses chinesinhos e .. so tem nessa loja ainda... até pra comprar um xing-ling é dificil :p então amigos, vocês que tem mais experiência... comprar um desse pela metade do preço de um baixo do Eliel, compensa? a marca que vende por aqui é essa mesma que vende na magazine luiza e playtech... "Concert" . Estou ciente que é feito de compensado... vou ter que tomar muito cuidado na hora de escolher e ainda tem o fator que se comprar da internet não tem essa de escolher kk se comprar aqui também não tem muitos a se escolher... na última vez que fui na loja so tinha 1 :S... e o mais importante disso tudo! Alguém conhece algum luthier de acústico em Goiânia?
Abraços!
srlinux
srlinux
Membro

Mensagens : 15
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Novato

Mensagem por fagnerbass Sex Abr 12, 2013 4:38 pm

Pessoal, sou um aprendiz de baixista, porem amo esse instrumento, por esse dias venho a imensa vontade de adquirir um baixo acústico,pois ja tenho um eletrico e um baixolao, os quais me identifico muito ao meu jeito de tocar, sou de BH/MG, alguma dica, valores, marcas, o que olhar quando for comprar ...

Desde já agradeço o apoio.
fagnerbass
fagnerbass
Membro

Mensagens : 2
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Sáb Abr 13, 2013 10:50 am

Voila Marques escreveu:E a alma consegue ficar no lugar com as cordas frouxas?

Alma no lugar em baixo chinês sem o cavalete assentado, é a prova que Deus existe Very Happy

Mas... na realidade, eles fazem uma jogada "malandra"... colocam um pingo de cola branca em cada ponta. O Afonso me mostrou isso num chinês que ele estava regulando, quando fiz a mesma pergunta!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Sáb Abr 13, 2013 11:25 am

ClaudioBass escreveu:
Voila Marques escreveu:E a alma consegue ficar no lugar com as cordas frouxas?

Alma no lugar em baixo chinês sem o cavalete assentado, é a prova que Deus existe Very Happy

Mas... na realidade, eles fazem uma jogada "malandra"... colocam um pingo de cola branca em cada ponta. O Afonso me mostrou isso num chinês que ele estava regulando, quando fiz a mesma pergunta!
point
^Eles só não devem fazer o mesmo com o cavalete, porque ele no lugar ocupa mais espaço e teria que embalar muito bem a região do cavalete, hahaha!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Dom Abr 14, 2013 8:41 am

fagnerbass escreveu:Pessoal, sou um aprendiz de baixista, porem amo esse instrumento, por esse dias venho a imensa vontade de adquirir um baixo acústico,pois ja tenho um eletrico e um baixolao, os quais me identifico muito ao meu jeito de tocar, sou de BH/MG, alguma dica, valores, marcas, o que olhar quando for comprar ...

Desde já agradeço o apoio.
Seja bem-vindo, Fagnerbass! Wink

^Primeiramente, caso você ainda não tenha feito, sugiro que dê uma olhadinha neste tópico todo. study
Depois, que dê uma passadinha de olhos por aqui (os textos do contrabaixista Vito Liuzzi estão em Italiano, mas há a opção de passar para o Português pelo Google Tradutor):

IL PRIMO CONTRABBASSO da STUDIO: modalità!!

ALTA LIUTERIA: Piccoli consigli su come comprare il primo contrabbasso in "compensato"

Os textos abaixo estão em Português.

Nesse aqui, as palavras são do luthier Andrea Spada:
Escolha do contrabaixo: aspectos importantes

Aqui, as palavras são minhas (Embarassed):
Contrabaixo não vai pro céu: aspectos importantes sobre compra & venda do contrabaixo

Boa sorte contrabaixística procê!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Dom Abr 14, 2013 9:06 am

srlinux escreveu:Pois é gente... eu estou adoecido por um gigantão :p mas pense... além de músico autodidata, (e apenas um rapaz latino-americano) ainda sou acadêmico... o que reduz meu poder de compra pra algo abaixo de 0 Razz... Estou apaixonadíssimo por aqueles baixos do Eliel... mas o dinheiro não vai dar mesmo... aqui em Goiânia tem uma loja que vende esses chinesinhos e .. so tem nessa loja ainda... até pra comprar um xing-ling é dificil :p então amigos, vocês que tem mais experiência... comprar um desse pela metade do preço de um baixo do Eliel, compensa? a marca que vende por aqui é essa mesma que vende na magazine luiza e playtech... "Concert" . Estou ciente que é feito de compensado... vou ter que tomar muito cuidado na hora de escolher e ainda tem o fator que se comprar da internet não tem essa de escolher kk se comprar aqui também não tem muitos a se escolher... na última vez que fui na loja so tinha 1 :S... e o mais importante disso tudo! Alguém conhece algum luthier de acústico em Goiânia?
Abraços!
^Olá, Srlinux! Smile
Uma ideia: você já procurou por algum contrabaixista na Orquestra Sinfônica de Goiânia ou por algum aluno de contrabaixo da professora Sonia Ray, na UFG?
De repente, tem alguém querendo vender um contrabaixo, sei lá...

Certamente, eles poderão te indicar (ou não) um luthier em Goiânia ou nas proximidades.
Em Brasília, tinha o Alberto Viegas. A última notícia que soube dele, é que ele estava morando em São Paulo, mas também não sei se essa notícia ainda está valendo...

Sobre a compra do contrabaixo, penso que - se a grana tá curta, muito curta ou totalmente curta -, não vale a pena se endividar com a compra de um contrabaixo caro.
Você não está precisando de um contrabaixo barato?
Pode ter certeza de que você não é a única pessoa nessa situação, o que aumenta a sua chance de vender o quase lindo quando precisar.

Aqui vai um texto meu sobre o assunto:
http://www.voilamarques.com/2012/03/109-contrabaixo-nao-vai-pro-ceu-aspectos-importantes-sobre-compra-venda-de-contrabaixo/

Abraços contrabaixísticos procê!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por srlinux Qua Abr 17, 2013 10:34 am

Obrigado Voila! Smile
Você é sempre muito atenciosa ^^.
Então, vou deixar minha timidez de lado e fazer contato com alguém da orquestra...
Eu ja li seu artigo no blog, muito bom!

Por falar nisso ontem passei em uma loja aqui em Gyn e pra minha surpresa o povo tinha comprado logo 2 modelos (acho que leram aqui no blog), um 3/4 e outro 4/4... Segundo o vendedor os baixos eram da Eagle, e minhas impressões deles foram não lá muito boas... rsrs nem vou falar sobre a questão estética que o acabamento é péssimo em todos os pontos, também deixa pra lá sobre a altura das cordas que da uns 3 cm!!! o 3/4 estava com o espelho empenado :s ... deixando tudo isso de lado ainda tem a questão que o instrumento simplesmente não dava som! o 4/4 até que um pouquinho já o 3/4 meu baixo elétrico desplugado da mais som que ele... Tenso! rsrs
Ah eu fiz o vendedor buscar uma trena la pra medir os "giant" me utilizando das dicas de vocês Smile vlw!!! porque nem isso ele sabia informar sobre o instrumento :s

Mas eh isso então... vou continuar a saga rsrsrs ... Ouvi falar muito bem de um tal de Cremona tals vou ver se consigo me aproximar de algum por aew... Smile
Sem dúvida vou seguir primeiro sua dica amiga Voila! procurar alguem aqui e ver isso.

Abraços contrabaixísticos! Smile
srlinux
srlinux
Membro

Mensagens : 15
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Sáb Abr 20, 2013 4:06 pm

srlinux escreveu:Obrigado Voila! Smile
Você é sempre muito atenciosa ^^.
Então, vou deixar minha timidez de lado e fazer contato com alguém da orquestra...
Eu ja li seu artigo no blog, muito bom!

Por falar nisso ontem passei em uma loja aqui em Gyn e pra minha surpresa o povo tinha comprado logo 2 modelos (acho que leram aqui no blog), um 3/4 e outro 4/4... Segundo o vendedor os baixos eram da Eagle, e minhas impressões deles foram não lá muito boas... rsrs nem vou falar sobre a questão estética que o acabamento é péssimo em todos os pontos, também deixa pra lá sobre a altura das cordas que da uns 3 cm!!! o 3/4 estava com o espelho empenado :s ... deixando tudo isso de lado ainda tem a questão que o instrumento simplesmente não dava som! o 4/4 até que um pouquinho já o 3/4 meu baixo elétrico desplugado da mais som que ele... Tenso! rsrs
Ah eu fiz o vendedor buscar uma trena la pra medir os "giant" me utilizando das dicas de vocês Smile vlw!!! porque nem isso ele sabia informar sobre o instrumento :s

Mas eh isso então... vou continuar a saga rsrsrs ... Ouvi falar muito bem de um tal de Cremona tals vou ver se consigo me aproximar de algum por aew... Smile
Sem dúvida vou seguir primeiro sua dica amiga Voila! procurar alguem aqui e ver isso.

Abraços contrabaixísticos! Smile
^Obrigada, Srlinux!
O contrabaixo que você viu poderia estar sem som, por causa da alma caída ou não colada (macete chinês passado pelo Cláudio).
As cordas altas precisam de ajuste no cavalete - e de um luthier - para ficarem mais baixas e "tocáveis".
Se você puder optar por um contrabaixo 3/4, penso ser melhor.
Boa sorte e abraços contrabaixísticos procê!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por cristian mohamed Seg Abr 29, 2013 3:25 pm

para iniciantes qual o melhor contrabaixo, para quem quer tocar desde o popular até o classico 1/2,1/4,3/4 ou 4/4 e quais as suas medidas.

cristian mohamed
Membro

Mensagens : 2
Localização : assunção do piauí

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por cristian mohamed Dom maio 05, 2013 8:56 am

por favor estou querendo comprar um contrabaixo e preciso dessa resposta, qual o melhor para mim o 1/2, 1/4,3/4 ou 4/4 e quais as medidas deles, eu tenho 1.65m e quero iniciar qual o melhor para mim a julgar pela minha estatuta, quem souber me responda o mais rapido possivel, para que eu possa comprar meu instrumento.

cristian mohamed
Membro

Mensagens : 2
Localização : assunção do piauí

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg maio 06, 2013 9:09 am

Bom dia Cristian.

Qualquer coisa que eu diga será mais para o chute (ainda estou iniciando no vertical), mas já que você pede uma resposta para logo...

Acredito que você pode compra um 3/4 por dois motivos:
- É uma medida mais comum de se encontrar. É pouco prático você aprender em um 1/2 e, na hora do sufoco (se estiver fora de casa), ter de se virar nos 30 com um 3/4;
- A Voila, como ela mesma diz, é baixinha e usa 3/4;

Mas não se baseie apenas na minha opinião. Nesse mesmo tópico há posts relacionados a esse tipo de escolha. Leia a discussão toda e (creio eu) você encontrará a resposta.

Eu iria na página 3, mas posso estar enganado.

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por srlinux Dom maio 19, 2013 2:08 am

Olá pessoal boa noite!
amigos ainda estou à luta pra comprar um... andei muito por aqui encontrei varios baixos... so que um me chamou a atenção, um 4/4 de um carinha aqui. O baixo é usado mas é massa, fabricado por um luthier, achei o instrumento bacana e com um som que eu procurava... Ainda nao comprei e estou com uma dúvida...
Amiga Voila (beijos), me indicastes o 3/4, e eu também estava a procura de um 3/4, que pretendo tocar estilo popular e jass e tal... so que esse 4/4 está uma tetéia, agora meu medo é comprar e eu nao der conta dele depois tipo, pra fazer isso aqui ---> https://www.youtube.com/watch?v=YjAU5upk9lo
tipo, notei que a ergonomia desse baixo aqui ajuda pakas... e talvez no 4/4 poderia se tornar impossível essa tocabilidade... agora uma coisa eu realmente curti o grandalhão... eu que sou um baixinho meio exagerado ele meio que preencheu meu ego kkk -O que você me diz amiga (ou amigos) levo o 4/4 mesmo ou espero por um 3/4?
srlinux
srlinux
Membro

Mensagens : 15
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por srlinux Dom maio 19, 2013 9:24 am

Obs:
A altura dele não me incomodou, minha preocupação é o espaçamento das notas...
srlinux
srlinux
Membro

Mensagens : 15
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Dom maio 19, 2013 11:11 am

srlinux escreveu:
O que você me diz amiga (ou amigos) levo o 4/4 mesmo ou espero por um 3/4?

Espera o 3/4.

Até porque, em Jazz e Popular, o 4/4 raramente é utilizado, vai ser um baixo até difícil de revender futuramente, já que a maior parte sempre procura por um 3/4 pra essa finalidade.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Dom maio 19, 2013 12:14 pm

cristian mohamed escreveu:para iniciantes qual o melhor contrabaixo, para quem quer tocar desde o popular até o classico 1/2,1/4,3/4 ou 4/4 e quais as suas medidas.
cristian mohamed escreveu:por favor estou querendo comprar um contrabaixo e preciso dessa resposta, qual o melhor para mim o 1/2, 1/4,3/4 ou 4/4 e quais as medidas deles, eu tenho 1.65m e quero iniciar qual o melhor para mim a julgar pela minha estatuta, quem souber me responda o mais rapido possivel, para que eu possa comprar meu instrumento.
rafael.buzzi.andrade escreveu: (...)
Acredito que você pode compra um 3/4 por dois motivos:
- É uma medida mais comum de se encontrar. É pouco prático você aprender em um 1/2 e, na hora do sufoco (se estiver fora de casa), ter de se virar nos 30 com um 3/4;
(...)

O tamanho do contrabaixo não tem ligação com a utilização do instrumento em estilos de música, ou seja, tanto faz se o contrabaixista vai tocar música popular, música erudita ou jazz, etc.
A única ressalva que faço nesse sentido é que, especialmente para passagens virtuosísticas, um contrabaixo com posições menores (5/8 ou 3/4) facilita um pouquinho mais a execução de notas muito rápidas, porque a mão não precisa abrir tanto, e os deslocamentos são um pouco menores.
Pode parecer pouco mas, um dedinho de diferença nessas horas, faz muita diferença.

Os tamanhos do contrabaixo têm a seguinte "indicação":
1/8 e 1/4 são utilizados por crianças - o tamanho ideal é indicado pelo professor porque, como depende muito do tamanho e da compleição física da criança, não há indicação padronizada por faixa etária;
1/2 é usado por adolescentes ou por crianças mais altas. Eventualmente, pode ser usada por adultos bem baixos, embora isso não seja comum;
5/8, 3/4, 7/8 e 4/4 são utilizados por adultos.

As posições no contrabaixo 4/4 são maiores que no contrabaixo 7/8, que são maiores que no contrabaixo 3/4, que são maiores que no contrabaixo 5/8, etc, ou seja, quanto maior o contrabaixo, mais a mão esquerda precisará abrir para tocar as notas.

Para um contrabaixista adulto, a escolha de um contrabaixo 3/4 é uma opção mais sensata, caso ele apresente um ou mais destas opções:
a) Tenha mão pequena e/ou dedos curtos;
b) Apresente dificuldade em afastar bem os dedos;
c) Apresente dificuldade para manter a mão e/ ou o corpo relaxados ao tocar;
d) Tenha uma compleição física frágil, com pouco tônus muscular;
e) Não tenha professor e/ou vá estudar sem a orientação de um professor.

O importante é evitar tensionamentos e problemas de saúde por causa do contrabaixo, como tendinites e bursites.
Quanto mais tensão, maiores as chances de problemas de saúde, e até mesmo de problemas técnicos e/ou musicais no futuro.

Outra coisa, como o Rafael.buzzi.andrade bem lembrou, é que se você toca num contrabaixo 1/2, os outros contrabaixos quase todos serão 3/4 ou 4/4.
Logicamente, a adaptação faz parte do treinamento do contrabaixista, porque é muito difícil encontrar um contrabaixo igual ao da gente.
Por exemplo: o tamanho pode até ser igual, mas muitas vezes as posições não estão no mesmo lugar, ou a corda pode estar bem mais alta, o espaçamento entre elas pode ser bem diferente, a emissão do som, etc.
Mas se você estuda sempre num contrabaixo 1/2, a adaptação para os outros tamanhos será um pouco ou bem mais sofrida.
Talvez você possa ter também um pouco mais de dificuldade em vendê-lo, porque você vai esbarrar com muita gente que ainda acha que contrabaixo, prá ser bom, tem que ser grandão...

Já toquei em quase todos os "modelitos" de contrabaixo: 1/2, 5/8, 3/4 e 4/4.
A indicação mais "neutra" e consciente que posso te dar é: compre um 3/4.
Mas se conselho fosse bom, a gente não dava, não é mesmo?
Eu mesma passei anos com um 4/4, porque foi a oportunidade que tive de comprar.
Caso isso aconteça, intensifique o trabalho de tocar relaxado, ok?

E boa sorte contrabaixística!


Última edição por Voila Marques em Dom maio 19, 2013 1:09 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : revisão do texto)

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Dom maio 19, 2013 1:03 pm

srlinux escreveu:Olá pessoal boa noite!
amigos ainda estou à luta pra comprar um... andei muito por aqui encontrei varios baixos... so que um me chamou a atenção, um 4/4 de um carinha aqui. O baixo é usado mas é massa, fabricado por um luthier, achei o instrumento bacana e com um som que eu procurava... Ainda nao comprei e estou com uma dúvida...
Amiga Voila (beijos), me indicastes o 3/4, e eu também estava a procura de um 3/4, que pretendo tocar estilo popular e jass e tal... so que esse 4/4 está uma tetéia, agora meu medo é comprar e eu nao der conta dele depois tipo, pra fazer isso aqui ---> https://www.youtube.com/watch?v=YjAU5upk9lo
tipo, notei que a ergonomia desse baixo aqui ajuda pakas... e talvez no 4/4 poderia se tornar impossível essa tocabilidade... agora uma coisa eu realmente curti o grandalhão... eu que sou um baixinho meio exagerado ele meio que preencheu meu ego kkk -O que você me diz amiga (ou amigos) levo o 4/4 mesmo ou espero por um 3/4?
srlinux escreveu:Obs:
A altura dele não me incomodou, minha preocupação é o espaçamento das notas...
Olá, Srlinux!
^Assim como eu mesma e o Cláudio te indicamos, continuo indicando o 3/4. Smile
Mas realmente, o problema de oferta e procura de contrabaixo existe, especialmente em algumas cidades.

Como escrevi no post anterior a este aqui, eu mesma comprei um 4/4 - que usei durante muitos anos -, porque foi a chance que tive.
Mas tenho consciência de que não sou uma pessoa tensa ao tocar, de que tenho uma mão flexível, com boa abertura de dedos e que - importantíssimo - tive excelentes professores (Sandrino Santoro e Antônio Arzolla).
Com isso, minimizei os riscos de lesões, mas não fiquei imune a elas.
Tive temporadas com tendinites seguidas, por causa da programação intensa da orquestra em que eu tocava, problema compartilhado com muitos colegas da orquestra na época.
Os problemas advindos do estudo do contrabaixo nem sempre aparecem logo.
Muitas vezes demoram tempos para aparecer.

Qual a medida do diapasão do contrabaixo que você quer comprar?

A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Sobre tamanhos de contrabaixo

Uma solução seria colocar uma pestana nele, para diminuir o tamanho das posições, como eu acabei fazendo com o meu.

Portanto, a gente indica um tamanho de contrabaixo, aconselha a tocar sob a orientação de um bom professor, a tocar sem fazer uso da força, etc, mas a realidade vai ser sua, assim como a responsabilidade pela escolha e pelas consequências dela... É a vida contrabaixística.

Sobre o vídeo, repare que o contrabaixista Per-Ola Gadd toca de forma bem relaxada e o contrabaixo parece ter um tamanho bem cômodo e macio, pois ele não precisa abrir muito os dedos, sem contar que ele não trabalha com a mão aberta o tempo todo.

Os contrabaixos usados costumam ser muito valorizados, porque a madeira já está mais seca e eles estão com o som mais "assentado".

Sobre o lance de você escrever "sou um baixinho meio exagerado ele meio que preencheu meu ego kkk", só cuidado para não deixar o ego decidir por você porque, mal ou bem, terminamos todos nos escondendo atrás do contrabaixo para tocar, sendo ele grande ou pequeno, hahaha!

Beijocas contrabaixísticas procê!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por srlinux Dom maio 19, 2013 9:27 pm

Obrigado pela atenção Voila Very Happy

Então o lance do ego aew foi so uma brincadeira rsrs na verdade o que me tentou foi o preço! Razz mas obrigado pelo conselho... que tipo... eu não sou tenso na hora de tocar mas também sou preguiçoso :s tipo ate no elétrico tenho um precision aqui que quase nao uso pq o jass bass eh mais macio e ergonômico... Razz
Acho que o melhor pra min e continuar economizando pra comprar um 3/4 do Eliel Smile

Abraços contrabaixísticos para todos!
srlinux
srlinux
Membro

Mensagens : 15
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Dom maio 19, 2013 10:24 pm

Srlinux, quando você puder, vá até a casa do colega que está vendendo o contrabaixo, munido com uma trena ou fita métrica, e meça o diapasão do contrabaixo.

De repente, ele nem é um 4/4, e você pode estar perdendo uma oportunidade...

Se você tiver dúvida de como fazer isso, coloquei um vídeo no post anterior, em que mostro como tirar a medida, ok?

Como escrevi, se ele for mesmo um 4/4, é só colocar uma pestana, uma reles pestaninha no braço do contrabaixo, ou seja, uma tirinha de madeira ridícula, que não deve chegar nem a 8 cm.
E se não tiver um luthier na sua cidade, isso é tão simples que até um marceneiro pode fazer, e aí o contrabaixo pode virar um 7/8 ou até mesmo um 3/4.
^Movimente-se, porque a vida não é um jazz bass! hyper

Aguardo aqui a sua resposta... Dormindo
Abs cbxtkos


____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Baixo acustico

Mensagem por Carlos Ssyba Qua Jun 12, 2013 7:14 pm

Ola gente, acabo de me registrar no forum, muito bom. Eu toco baixo eletrico, ja tive algumas bandas de rock n roll e blues. No momento estou morando na Suecia e estou muito interessado em comprar um baixo acustico para aprender a tocar. Quero montar um projeto com minha namorada ela è cantora e toca piano. A ideia è fazer algo relacionado a jazz, soul e blues.

Nao sei nada sobre baixo acustico, encontrei uns anuncios de instrumentos usados. Vou precisar da ajuda de vcs. 

È muito dificil aprender as posicoes? Estou com muitas interrogacoes. 

Espero uma luz de vcs!

Abraco a todos!

Carlos Ssyba
Membro

Mensagens : 1
Localização : Estocolmo

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Qua Jun 12, 2013 10:28 pm

Seja bem-vindo Carlos...

Depois vou te passar os contatos de um cara aí na Suécia chamado Dan Berglund, ele era baixista de uma banda chamada Esbjorn Svensson Trio, ele dá aulas de contrabaixo acústico aí em Estocolmo.

Aqui no Fórum tem muitas informações úteis, inclusive com ilustrações sobre todas as posições. Utilize a busca lá na página inicial.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por srlinux Dom Jul 14, 2013 10:39 pm

Ah, vcs tem idéia da alegria que anuncio que comprei meu gigante!!! não é um Hossony (by Eliel) mas eh um Parrot bem regulado e conservado que o ilustríssimo Sr Alvaro Taborda tocava aki em gyn.... não sei se conhecem, e um bom músico e excelente pessoa!
Então é um 3/4! eu tinha que dar a notícia, estou muito feliz e grato a vcs aki do fórum pela preocupação e carinho! vlw Voila, Claudio e todos amigos Smile
Um grande abraço contrabaixístico pra todos!
srlinux
srlinux
Membro

Mensagens : 15
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Dom Jul 14, 2013 11:50 pm

Opa! Parabéns!

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 5 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos