Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

+64
NewtonJunior
Claudio Mengarda
Tonante
elson.arcos
Lubrothers
Vitor Pantano
Eduardo Henrique
jeferson prado
MarcosBassLab
Diogo Kurz
Tucone
arthur.souza.9847
talita.alana
CLEBER CLEMENTE DE LIMA
NandoRondelli
fheliojr
Felipe Viana Parayba
PatYegros
Everton Bass
luizclaudiobarboza
Boss2K
mlchagas
Ugo
Carlos Ssyba
cristian mohamed
fagnerbass
gabrielpb
srlinux
nando.filho
Danilo Lima
rafael.buzzi.andrade
ouphir
galegonobaixo
Voila Marques
Roit
davidcemin
dnielbomfim
camilom
gleissonjoaquin
danielcastrobp
hugobass90
Cristiano Brum
eltonpereira22
nivea
thorian-maskier
ettore.bass
raonirodrigues
bettosouza
Lucas Jagersbacher
Luizão
RenanDias
Gustavofilippe
JR_BASS
Áureo Lopes
Caio_Parish
tom.petronella
edumalta
jaopiao
Mayo Pamplona
LuCaSbass
Filipe Castro
Claudio
luizribeiro
Ivanov_br
68 participantes

Página 4 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por dnielbomfim Ter 12 Jun 2012 - 19:17

camilom, mto obrigado falei com mombach ele tem um brescia, apesar de ser laminado tenho interesse e está perfeitamente em meu orçamento. Espero ter a sorte de ter um instrumento que me atenda, alguém conhece essa marca? e qual transportadora que vc's já usaram? recomendam alguma?


dnielbomfim
Membro

Mensagens : 13
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por camilom Qua 13 Jun 2012 - 12:21

dnielbomfim, eu tenho um brescia só que com tampo maciço. Também comprei com o mombach e usei a transportadora que eles estavam acostumados a trabalhar que é a reunidas. O baixo veio dentro de um caixa de papelão com uma estrutura de madeira por fora protegendo as quinas e chegou inteiro, mas a distância Curitiba-Porto Alegre é bem menor que a distância Curitiba-Manaus.
Os contrabaixos disponíveis para os alunos lá na universidade onde faço o curso de extensão em contrabaixo são da marca Brescia também, mas são de madeira laminada. A principal diferença que noto entre o meu e os da universidade é a largura (profundidade?) do braço, o braço do meu é um pouco mais fino e mais confortável para tocar. Claro há as diferenças mais óbvias, o acabamento do meu é melhor, as peças são de melhor qualidade. Quanto ao som, não notei muita diferença, tanto o meu quanto os da universidade estão com cordas boas, mas os da universidade estão com um som mais aberto (acho que isso se deve ao fato de o meu contrabaixo ser novo e os da universidade já terem uns quatro anos de uso).
camilom
camilom
Membro

Mensagens : 112
Localização : Santa Maria -RS

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por dnielbomfim Qua 13 Jun 2012 - 17:29

pois é, esse é meu medo, pesquisei mto sobre transportadora, e cheguei a conclusão que no Brasil, não tem nenhuma confiável, todas são indiferentes ao cliente, é uma roleta-russa... agora decidi que vou comprar esse ai, vou falar com ele pra ver se tem como ele fazer uma estrutura mais ''pesada'', pra proteger o instrumento por completo principalmente o cavalete e o braço.
mto obrigado pela atenção camilom, não quero ser chato, mas ainda mais uma pergunta Embarassed
qual corda soa bem no brescia? (tó planejando estudar com arco mas quero tbm ter uma dinâmica pra tocar com pizzicato de vez em quando)

dnielbomfim
Membro

Mensagens : 13
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por camilom Qua 13 Jun 2012 - 18:03

Eu estou usando cordas Pirastro Obligato. No que eu uso nas aulas as cordas são Jargar. Colocar cordas boas é uma necessidade, pois as cordas que vem de fábrica nesses baixos chineses são bem ruins, não afinam direito e às vezes arrebentam ao afinar.
Sugiro que também peças opinião ao teu professor a respeito da compra do contrabaixo e das cordas.
camilom
camilom
Membro

Mensagens : 112
Localização : Santa Maria -RS

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por davidcemin Qui 21 Jun 2012 - 16:22

Olá pessoal, preciso de uma opinião. Estou olhando contrabaixos em luthiers e percebi que o Eliel Marcos tem um preço super justo. Provavelmente vou mandar fazer um com ele ... Ele tem diversos modelos que podem ser vistos no link abaixo:

http://elielmarcos-luthier.blogspot.com.br/p/baixos.html

Os que me chamaram a atenção, pelo modelo e preço (não tem ordem de preferencia, ainda):

- Codigo 01;
- Codigo 02;
- Codigo 04;
- Codigo 08;

Quando comparamos o 1 com o 2 percebo que eles diferem em cor, talvez no braço (ele não menciona o braço do segundo) mas o que mais me chamou a atenção foi o "tampo maciço harmonizado" que só tem no primeiro. Todos os outros tem um "tampo maciço filetado harmonizado". Voces saberiam dizer o que é esta diferença? Ou ainda como isso afeta o timbre do instrumento ?

E quando comparamos com os outros, o que voces acham das diferenças ?


Tamanho:
Voces sugerem um 3/4 ou um 4/4 ? As diferenças são basicamente as dimensões do instrumento bem como a escala. Tem alguma diferença de timbre ? A caixa sendo maior faz com que o som tenha algum tipo de reverberação .. ?
Em relação a cordas: é mais facil achar cordas para um 3/4 ou para um 4/4 ?

Obrigado!


davidcemin
Membro

Mensagens : 12
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por dnielbomfim Qui 2 Ago 2012 - 2:01

quando estava pensando em encomendar um contrabaixo do eliel liguei e tirei minhas duvidas com ele, sugiro que faça o mesmo quanto a suas duvidas com relação aos baixos dele.
pra inicio o 3/4 é recomendável pois as distancias das notas são menores, a mão esta se fortalecendo, desenvolvendo uma abertura e etc. Com o amadurecimento dá pra decidir qual tamanho se sente mais confortável. Ou se a pessoa tiver uma mão bem grande possa ser interessante para ele um 4/4, mas msmo assim ainda acho o 3/4 mais indicado pelo menos por um momento. A maioria das pessoas encontrara dificuldades bem maiores de se iniciar num 4/4, e pra muitos não dá mesmo. As diferenças de um 4/4 e um 3/4 são bem relativas pois não é só o tamanho que influi nas caractesticas do cntrbxo, tais fatores como a construção, regulagem e etc's devem ser levados em consideração, portanto um 3/4 não é inferior ao 4/4 ou vice-versa é questão de tamanho msmo, toque no que vc sente + confortavel. As cordas vc acha dos dois tamanhos, evite as mauro carlixto, meu professor me indicou a d'addario hibryd. E tem muita informação sobre cordas no fórum suficiente para tirar um conclusão e acho essencial que peça opnião do teu professor, se não tem ainda procure! um professor ajuda e muito pra esclarecer essas duvidas, serve como guia nessa jornada da compra de um "rabecão".

dnielbomfim
Membro

Mensagens : 13
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Um novato com novas velhas dúvidas

Mensagem por Roit Qui 1 Nov 2012 - 0:49

Saudações aos colegas do Fórum! Sou novo por aqui, portanto já peço desculpas de antemão caso eu poste no tópico errado!

Toco contrabaixo elétrico há alguns anos, mas desde pequeno eu sempre fui um apaixonado pelo contrabaixo acústico, me emocionando ao ver vídeos do Ron Carter, Dave Holland, Charles Mingus, Paul Chambers, Ray Brown... Após muitos anos de planejamentos, suor e trabalho árduo, decidi comprar um acústico! Entretanto, no momento não disponho de capital suficiente para investir em um contrabaixo feito por um Luthier. Indo direto ao ponto, como um bom operário, posso gastar no máximo R$ 2500. Um bom instrumento chinês com boa regulagem já satisfaria minhas necessidades momentâneas, que envolvem estudar bastante e posteriormente comprar um instrumento de melhor qualidade. Tive a oportunidade de comprar alguns instrumentos pela internet, mas preferi a prudência a "atirar no escuro", sem analisar bem de perto o produto que vou adquirir. Sou de Campinas, interior do Estado de São Paulo, e pretendo comprar meu instrumento diretamente em uma loja na capital.

O instrumento que mais me chamou atenção pelo custo/benefício foi um Mavis modelo MB6072, 3/4, no valor de R$2100, com as seguintes características (segundo a loja):

"Tampo em Abeto sólido prensado.
Laterais e fundo em Átilo sólido prensado.
Escala em Abeto pintado na cor preta.
Estandarte de metal.
Arco com crina animal."

Mas, confesso a vocês que a minha experiência em contrabaixo acústico, numa escala de 0 a 10, seria -50 (menos cinquenta). E infelizmente, não poderei levar um luthier ou ao menos um contrabaixista experiente até a loja onde pretendo adquirir meu contrabaixo. É por esse motivo que eu gostaria de tirar algumas dúvidas com os senhores que possuem e tocam esse maravilhoso instrumento há muito tempo. Quais características eu devo observar no momento da compra? Desculpe a ignorância mas (seguindo a linha de pensamento do filósofo Aristóteles que dizia que 'a dúvida é o princípio da sabedoria'), o que seria o tal do "F", cuja posição deve ser observada? Deve me atentar a quais outros "detalhes" no momento em que for avaliar o instrumento? O que os senhores acham do instrumento em questão? (Em relação a marca. Sei que é complicado falar de um instrumento simplesmente pela foto[shopada] ) Nada como ouvir colegas mais experientes antes de tomar qualquer decisão.

Sem mais, peço desculpas por qualquer incômodo.
Espero daqui a algum tempo poder compartilhar experiências e ideias com os senhores em relação ao contrabaixo acústico!
Grande abraço!
Roit
Roit
Membro

Mensagens : 11
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Qui 1 Nov 2012 - 8:02

Roit escreveu:
O instrumento que mais me chamou atenção pelo custo/benefício foi um Mavis modelo MB6072, 3/4, no valor de R$2100, com as seguintes características (segundo a loja):
Alguns usuários aqui do Fórum têm ou já tiveram baixos Mavis, e em geral os comentários são bons. Eu vi um anúncio desse Mavis com essa descrição que você passou, e eu acho uma baita sacanagem algumas coisas que os comerciantes fazem no sentido de enganar a quem não conhece detalhes técnicos sobre acústicos. Me refiro a isso abaixo...

Roit escreveu:
"Tampo em Abeto sólido prensado.
O Abeto é uma madeira alemã, com classificações A, B C. Um kit de Abeto Classe C custa algo em torno de 6 mil Reais... Segundo a última consulta que fiz ao Luthier Andrea Spada, um kit de Abeto Classe A pode chegar a custar 16 mil Reais. Só por aí você já repara que tem algo errado né?

Outra coisa é esse termo "Sólido prensado"... de onde nêgo tira essas coisas? Ou o tampo é sólido, ou é feito de madeira prensada, também conhecida como compensado, ou quando especificado de forma explícita pode ser também um laminado prensado. Dessa forma, onde está escrito "Sólido prensado", lê-se COMPENSADO!  o que eu acho estranho é uma chapa de compensado feita de Abeto. Isso soa +ou- como moer diamantes pra fazer cerol de pipa. O Abeto laminado é comumente utilizado para fazer as faixas.

Roit escreveu:
Escala em Abeto pintado na cor preta.
Por quanto tempo uma escala em Abeto resistiria num instrumento? nunca vi um instrumento com escala em Abeto. O mais comum é o que eles chamam de Black Rosewood, uma madeira com rigidez próxima ao Ébano, onde eles passam um selante e pintam de preto. Essa tinta descasca com o tempo de uso do instrumento. Essas falhas podem ser corrigidas com tinta automotiva fosca.

Roit escreveu:
Arco com crina animal."
Como diz o Padre Quevedo: "Isso non ecxiste". Um arco com crina animal legítimo custa pelo menos o valor desse baixo... só o arco! Isso é crina sintética mesmo.

Se o vendedor te disser que esse arco é feito como a mais pura crina de um Corcel Negro da Mongólia, então não compre esse baixo, fuja dessa loja... se ele foi capaz de te dizer isso, poderá vir a fazer coisas bem piores!

Roit escreveu:
Mas, confesso a vocês que a minha experiência em contrabaixo acústico, numa escala de 0 a 10, seria -50 (menos cinquenta). E infelizmente, não poderei levar um luthier ou ao menos um contrabaixista experiente até a loja onde pretendo adquirir meu contrabaixo.
Pois é... pra quem não conhece o instrumento, isso seria de grande importância!


Roit escreveu:
Quais características eu devo observar no momento da compra?
Vou tentar descrever algumas coisa que observo num acústico.

1- De cara você deve observar se tampo e fundo estão perfeitamente colados, sem nenhuma parte com aberturas, ou trechos dando sinais de que podem vir a descolar em breve.

2 - Procure também por sinais de rachaduras e mossas na faixa. Mesmo sendo laminada, a faixa pode apresentar rachaduras.

3 - Leve um pedaço de barbante com pelo menos 1,5m. Primeiro, coloque uma ponta do barbante no nut, e estique a outra ponta até atingir o fim do espelho. O barbante deve tocar em toda a extensão do espelho, caso contrário o espelho está irregular. Se isso acontecer, não compre o baixo, vai dar trabalho pra arrumar isso!

4 - Ainda com o barbante, coloque uma ponta no nut e leve a segunda ponta até o cavalete. Se a distância entre o barbante e o espelho ultrapassar 2cm, provavelmente o braço está empenado. Neste caso, esqueça esse instrumento!

5 - Observe também se a Alma está alinhada com o Cavalete. Alma é uma peça roliça em madeira que fica dentro do bojo, que liga o Tampo ao Fundo. Você pode observá-la através do corte do "F" pelo lado agudo do instrumento. A princípio, o Cavalete deve estar alinhado com os centros dos cortes dos "F". Em hipótese alguma retire o Cavalete do instrumento, isso irá fazer com que a Alma caia. Regulagem de Cavalete é trabalho para Luthier!

6 - Retire toda a haste do Espigão e coloque novamente. Observe se em algum momento existe folga, ou se a haste está empenada. Se até aqui estiver tudo OK com o Espigão, então toque forte as notas SOL, LÁ, DÓ e RÉ na região grave, e veja se há algum som indesejado de vibração vindo do bojo. Caso isso aconteça, é porque existe uma folga no Espigão, e com o tempo isso tende a piorar.

7 - Dê duas voltas completas nos dois sentidos nas 4 tarraxas, e observe se alguma delas apresenta resistência, folgas ou giros irregulares (esse último é difícil explicar com palavras).

8 - Na junção do corpo com o braço, repare se o encaixe está perfeito, e se não há rachaduras.

9 - Veja as condições do rabicho que prende o Estandarte ao Espigão. Em geral esses baixos chineses vêm com um rabicho de borracha, um material bem safado que arrebeta em pouco tempo. Se for esse o caso, tenha em mente que quando você for levar o baixo para regular o Cavalete, peça ao Luthier para trocar o rabicho de borracha por uma peça em cabo de aço.

10 - Para ter certeza de que o baixo anunciado é um 3/4, leve uma trena e veja a medida que vai do nut até o Cavalete, área de livre vibração da corda (conhecido como Diapasão). Se essa medida estiver entre 104 e 106 cm, o baixo é de fato um 3/4.

Roit escreveu:
o que seria o tal do "F", cuja posição deve ser observada?
Cortes dos "F" são aquelas aberturas laterais no Tampo. Elas permitem que você consiga observar o interior instrumento. A "posição que deve ser observada", é com relação ao alinhamento dos cortes com o Cavalete e Alma.

Roit escreveu:
Deve me atentar a quais outros "detalhes"
Um detalhe importante é o seguinte. Via de regra, todos os Cavaletes de instrumentos novos saem de fábrica com o corte/tamanho original. Com isso, na loja você verá que as cordas estarão muito... muito altas, e o instrumento com péssima tocabilidade. De forma alguma você deve retirar as cordas, ou tentar você mesmo regular o Cavalete, afirmo que você não vai conseguir fazer isso. Assim que possível, leve o instrumento para regulagem num Luthier habilitado para fazer o serviço. Ele fará o desgaste do Cavalete pelas pernas e pelo raio de encaixe das cordas, e dessa forma ele irá colocar as cordas na altura que você deseja.

No mais, espero que esse texto longo sirva pra alguma coisa... seja bem-vindo ao nosso Fórum e ao mundo dos acústicos.


Última edição por ClaudioBass em Ter 26 Nov 2013 - 9:15, editado 1 vez(es)
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Roit Qui 1 Nov 2012 - 10:45

Sua resposta me ajudou bastante Claudio! Obrigado pela atenção e pela recepção. Me atentarei para todos esses 'detalhes' quando for até a loja.
Fico decepcionado com essa "propaganda enganosa" ao tratarmos de instrumentos musicais. Uma falta de respeito sem tamanhos com os músicos. No

Esse site mostra especificações diferentes das que foram me passadas pela loja: http://www.embmusic.com/ENGLISH/enhtml/enMAVIS4.html

Mavis MB6071: Laminated Spruce Top/Laminted Linden Back & Sides/Strong Tailpiece Hangers/Maple Black Dyed Fingerboard & Tailpiece
Mavis MB6072: Carved Solid Spruce Top/Laminated Linden Back & Sides/Extra Support On Ribs

E essas são as especificações passadas pela loja:

Mavis MB6071: Tampo de Abeto (Spruce) laminado/Fundo e laterais de Linden laminado/Escala e estandarte de Maple pintado preto.
Mavis MB6072: Tampo em Abeto sólido prensado/Laterais e fundo em Átilo sólido prensado/Escala em Abeto pintado na cor preta/Estandarte de metal/Arco com crina animal

A loja possui tanto o MB6071 e quanto o MB6072, ambos novos e no tamanho 3/4. E os dois estão custando o mesmo preço. Se, teoricamente, o modelo MB6071 possui tampo prensado e o MB6072 possui tampo sólido, por qual motivo eles custariam o mesmo?

Continuarei pesquisando e me informando antes de adquirir o instrumento. Nesse momento toda informação é mais do que valiosa.


____________________________
"A dúvida é o princípio da sabedoria." Aristóteles (384 a.C - 322 a.C).
"Não estamos perdidos se não tivermos desaprendido de aprender." Rosa Luxemburgo (1871-1919).
Roit
Roit
Membro

Mensagens : 11
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Qui 1 Nov 2012 - 11:00

Bem-vindo ao Fórum, Roit!
Aproveitarei o ótimo texto do Cláudio para acrescentar algumas coisitas, ok?

ClaudioBass escreveu:
Roit escreveu:
Escala em Abeto pintado na cor preta.
Por quanto tempo uma escala em Abeto resistiria num instrumento? nunca vi um instrumento com escala em Abeto. O mais comum é o que eles chamam de Black Rosewood, uma madeira com rigidez próxima ao Ébano, onde eles passam um selante e pintam de preto. Essa tinta descasca com o tempo de uso do instrumento. Essas falhas podem ser corrigidas com tinta automotiva fosca.
As lojas de contrabaixo estão cheias de contrabaixo com espelho "moreno de farmácia".
Se você der uma arranhadinha discretíssima, na lateral do espelho, você descobrirá que é tudo louro.
Pelo menos, escreveram que o espelho é pintado, porque já fui numa conceituda loja de instrumentos aqui no Rio, em que o vendedor insistia porque insistia em me dizer que o espelho era de ébano, até que mostrei para ele que o "ébano" era um louraço legítimo.
Essa pintura tem que ter um fixador porque, senão, quem vai ficar pretinha é a sua mão esquerda toda vez que tocar o contrabaixo.
Olha, e esse tipo de tinta sem fixador entranha nas unhas, que só atacando de lavadeira para clarear, ou seja, só sai se você for lavar umas roupas com sabão em pó.
Aí sim, as unhas e dedos vão voltar ao original.

ClaudioBass escreveu:
Roit escreveu:
Arco com crina animal."
Como diz o Padre Quevedo: "Isso non ecxiste". Um arco com crina animal legítimo custa pelo menos o valor desse baixo... só o arco! Isso é crina sintética mesmo.
Se o vendedor te disser que esse arco é feito como a mais pura crina de um Corcel Negro da Mongólia, então não compre esse baixo, fuja dessa loja... se ele foi capaz de te dizer isso, poderá vir a fazer coisas bem piores!
Pode ter certeza de que o animal está é na loja, não no arco.
Nunca vi arco chinês vendido junto com o contrabaixo chinês de fábrica ser de crina de cavalho legítima.
Mas não se preocupe, é crina genérica, e é uma bosta porque a aderência à corda é uma ..., porque gasta mais resina, porque o som fica fosco mas, mesmo assim dá para você sobreviver com ela até você conseguir um arco melhor.
Eu não perderia o meu tempo trocando a crina de uma arco ruim. Prefiro juntar dinheiro e trocar o arco.
Sobre o arco é que é um tiro no escuro, já que você, Roit, não poderá testá-lo.
Conheci uns poucos arcos chineses desses que eram bem razoáveis, mas já peguei uns que só serviam para atirar flechas, sem curvatura nenhuma na madeira, sem flexibilidade, desequilibrados, com o talão pesadíssimo e a ponta muito leve, enfim... Nesse caso, o melhor é rezar para aparecer grana logo para você comprar um arco melhor, ou torcer para você não precisar usar o lindo, tipo: já viu como o pizzicato desse contrabaixo tem um som bem interessante? Como vem o Natal, quem sabe uma avó, um tio ou o próprio Papai Noel não te salvam do arco e flecha, né?

ClaudioBass escreveu:
Roit escreveu:
Mas, confesso a vocês que a minha experiência em contrabaixo acústico, numa escala de 0 a 10, seria -50 (menos cinquenta). E infelizmente, não poderei levar um luthier ou ao menos um contrabaixista experiente até a loja onde pretendo adquirir meu contrabaixo.
Pois é... pra quem não conhece o instrumento, isso seria de grande importância!
Uma sugestão, seria você procurar por algum aluno de contrabaixo adiantado em escolas de música da sua cidade.
Normalmente, eles são bem acessíveis e não costumam se incomodar de ajudar um colega necessitado.

ClaudioBass escreveu:
Vou tentar descrever algumas coisa que observo num acústico.

1- De cara você deve observar se tampo e fundo estão perfeitamente colados, sem nenhuma parte com aberturas, ou trechos dando sinais de que podem vir a descolar em breve.

2 - Procure também por sinais de rachaduras e mossas na faixa. Mesmo sendo laminada, a faixa pode apresentar rachaduras.
Se você puder, veja o contrabaixo de dia, contra a luz, se possível do sol.
Aberturas e rachaduras têm "fotofobia" e aparecem logo.
Basta você olhar o contrabaixo contra a luz, mas pelos "efes".
Se você enxergar raios de luz por dentro do seu contrabaixo, pode ter certeza de que não está diante de um contrabaixo "iluminado": você está diante de um contrabaixo descolado, trincado, quebrado, mal remendado ou mal feito mesmo, hahaha!
Tive um colega que comprou um contrabaixo pela internet, e quando fez o teste da luz, o contrabaixo dele parecia uma peneira. Foi o ó para ele conseguir a devolução do dinheiro, mas depois de muito perrengue, conseguiu.

ClaudioBass escreveu:
3 - Leve um pedaço de barbante com pelo menos 1,5m. Primeiro, coloque uma ponta do barbante no nut, e estique a outra ponta até atingir o fim do espelho. O barbante deve tocar em toda a extensão do espelho, caso contrário o espelho está irregular. Se isso acontecer, não compre o baixo, vai dar trabalho pra arrumar isso!

4 - Ainda com o barbante, coloque uma ponta no nut e leve a segunda ponta até o cavalete. Se a distância entre o barbante e o espelho ultrapassar 2cm, provavelmente o braço está empenado. Neste caso, esqueça esse instrumento!
Acho que os contrabaixistas de elétrico sabem o que é o "nut". Como eu não uso esse termo, talvez fosse útil até para quem não toca instrumento nenhum e quer comprar um contrabaixo acústico, ao ler este post, saber que nut é a pestana, na parte superior do braço:

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcRwHYvZ4l-9raI5FSoKcJ_qCRNk3TpAD3TmkyqMdAj30IpeMn9e
Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcT4WhPVCRonmWQ4nHRIRQrO-lr2oqRIEMwsyT0i9f-MdGD6QjufKA

ClaudioBass escreveu:
5 - Observe também se a Alma está alinhada com o Cavalete. Alma é uma peça roliça em madeira que fica dentro do bojo, que liga o Tampo ao Fundo. Você pode observá-la através do corte do "F" pelo lado agudo do instrumento. A princípio, o Cavalete deve estar alinhado com os centros dos cortes dos "F". Em hipótese alguma retire o Cavalete do instrumento, isso irá fazer com que a Alma caia. Regulagem de Cavalete é trabalho para Luthier!
A alma parece um cabo de vassoura.
Se ela estiver bem assentada no instrumento, pode ser que ela não caia, se você fizer movimentos suaves com contrabaixo, até levá-lo a um luthier, mas quase sempre ela cai. Escrevo isso, porque já vi contrabaixo chinês em loja sem o cavalete, e o cavalete é quem "prende" as cordas, com a pressão das cordas sobre ele.
Logicamente, experimentar um instrumento assim é quase impossível, porque teria que ter uma noção aproximada de onde ele deve ficar, mas nem sempre o melhor som está aí, porque pode haver variação.
A alma também é responsável pela variação do timbre do instrumento.
Se o contrabaixo estiver sem alma, e você o estiver experimentando sem luthier, desista do contrabaixo.
Já comprei um contrabaixo tcheco "desalmado", mas eu tinha experiência suficiente para sentir que ele era maravilhoso e, felizmente, não fui enganada pela aparência e pelo preço tentador do fofo. Ele ficou comigo por longos e longos anos.
Uma vez, levei meu contrabaixo para o Andrea Spada colocar a alma que tinha caído quando fui colocar um captador Realist, que fica embaixo do cavalete. Afrouxei as cordas com o contrabaixo deitado, de duas em duas, com todo o cuidado, mas a alma do meu baixo era muito curta e eu não sabia. Caiu sem dó.
O Andrea recolocou a alma dentro do contrabaixo, no local "convencional". Testei e ficou bom.
Foi só eu descer de elevador e, como o contrabaixo estava sem capa, testar de novo, para subir o elevador de novo, porque o som do baixo estava horroroso.
Aí, o Andrea mexeu de novo, e está até hoje assim.
Portanto, contrabaixo sem alma e/ou sem cavalete, a gente só deve comprar se tiver com algum contrabaixista ou luthier de contrabaixo para ajudar, ou se tiver muita certeza do que está fazendo. Nesse último caso, a sorte deve estar junto.

Só consegui, na pressa, achar essa imagem de almas de violoncelos:

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcSMrHh-vNHUzpHCIRkh-K9ditWQtcaiY5oBZSBgmoBJQ6Gr0-1Y

ClaudioBass escreveu:
6 - Retire toda a haste do Espigão e coloque novamente. Observe se em algum momento existe folga, ou se a haste está empenada. Se até aqui estiver tudo OK com o Espigão, então toque forte as notas SOL, LÁ, DÓ e RÉ na região grave, e veja se há algum som indesejado de vibração vindo do bojo. Caso isso aconteça, é porque existe uma folga no Espigão, e com o tempo isso tende a piorar.
Para afinar o contrabaixo, sugiro a ajuda do aluno de contrabaixo que citei lá em cima, ou de um afinador.
O som do espigão, é um trepidar grave e metálico, muito estranho mesmo. Ele também pode acontecer quando o espigão é muito comprido, e a parte comprida fica para dentro do contrabaixo.
Mas a vibração também pode vir do "lobo", que é o batimento entre as notas próximas, ou seja, o contrabaixo vibra estranhamente ao tocar a corda lá, por exemplo, porque a corda sol também vibra, ou a corda mi vibra junto com a corda ré. Ao tocar com o arco uma corda em nota longa, você não ouve um som contínuo, mas sim uma série de "soquinhos" na nota, e parece que a corda fica com o som não claro, misturado. Os harmônicos da corda ficam se chocando entre si: é o lobo!
Isso pode ser resolvido com uma mudança de posição da alma, mas também pode ser um problema de construção do instrumento, e aí, nem a Chapeuzinho Vermelho dá jeito...
O lobo mau pode ser para sempre, e o melhor é não comprar um contrabaixo que esteja nessas condições.

ClaudioBass escreveu:
9 - Veja as condições do rabicho que prende o Estandarte ao Espigão. Em geral esses baixos chineses vêm com um rabicho de borracha, um material bem safado que arrebeta em pouco tempo. Se for esse o caso, tenha em mente que quando você for levar o baixo para regular o Cavalete, peça ao Luthier para trocar o rabicho de borracha por uma peça em cabo de aço.
Isso é importante, porque se a pressão das cordas não forem "controladas", o estandarte pode quebrar.
Quando esse problema está para acontecer, o contrabaixo começa discretamente a não sustentar a afinação, até que você afina e ele desafina com mais frequência, e você começa a achar que não sabe mais afinar contrabaixo, aí você perde a paciência e vai subindo mais a afinação, até que quebra o estandarte.

ClaudioBass escreveu:
Roit escreveu:
o que seria o tal do "F", cuja posição deve ser observada?
Cortes dos "F" são aquelas aberturas laterais no Tampo. Elas permitem que você consiga observar o interior instrumento. A "posição que deve ser observada", é com relação ao alinhamento dos cortes com o Cavalete e Alma.

Os "efes" são isso aqui:

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcTmuym2JcO2QSRZ1iIbimpLe5dEgqP3UJmiaMrIICBf4aQUgar6rQ

ClaudioBass escreveu:
Roit escreveu:
Deve me atentar a quais outros "detalhes"

Um detalhe importante é o seguinte. Via de regra, todos os Cavaletes de instrumentos novos saem de fábrica com o corte/tamanho original. Com isso, na loja você verá que as cordas estarão muito... muito altas, e o instrumento com péssima tocabilidade. De forma alguma você deve retirar as cordas, ou tentar você mesmo regular o Cavalete, afirmo que você não vai conseguir fazer isso. Assim que possível, leve o instrumento para regulagem num Luthier habilitado para fazer o serviço. Ele fará o desgaste do Cavalete pelas pernas e pelo raio de encaixe das cordas, e dessa forma ele irá colocar as cordas na altura que você deseja.
O braço do contrabaixo muitas das vezes também é muito grosso, o que causa tensionamento ao tocar, porque a mão esquerda precisa ficar muito "aberta".
Aproveite a ida a luthier para ver isso também.
Se não for possível fazer o serviço nessa hora, lembre-se de que ele será uma prioridade, se você quiser ser um contrabaixista com saúde.
A outra coisa é sobre as cordas.
As cordas que vêm nos contrabaixos chineses são de péssima qualidade.
Juntar dinheiro para comprar um encordoamento melhor ou pedi-lo de Páscoa para o coelho, já que o Papai Noel vai estar incumbido de trocar o seu arco (lembrou?), é outra prioridade.

Boa sorte e abraços contrabaixísticos procê!


Última edição por Voila Marques em Qui 1 Nov 2012 - 13:37, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acrescentei algumas coisas e consertei outras)

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por galegonobaixo Qui 1 Nov 2012 - 11:04

ClaudioBass escreveu:
Roit escreveu:
"Tampo em Abeto sólido prensado.




Por quanto tempo uma escala em Abeto resistiria num instrumento? nunca vi um instrumento com escala em Abeto. O mais comum é o que eles chamam de Black Rosewood, uma madeira com rigidez próxima ao Ébano, onde eles passam um selante e pintam de preto. Essa tinta descasca com o tempo de uso do instrumento. Essas falhas podem ser corrigidas com tinta automotiva fosca.

Roit escreveu:
Arco com crina animal."

Como diz o Padre Quevedo: "Isso non ecxiste". Um arco com crina animal legítimo custa pelo menos o valor desse baixo... só o arco! Isso é crina sintética mesmo.

Se o vendedor te disser que esse arco é feito como a mais pura crina de um Corcel Negro da Mongólia, então não compre esse baixo, fuja dessa loja... se ele foi capaz de te dizer isso, poderá vir a fazer coisas bem piores!

Então, desculpa passar aqui já metendo o bedelho, mas....

Cláudio e Roit:

Abeto sólido prensado é uma técnica de fábricação, fica estranho pois a tradução é mal feita mesmo.
O que acontece é o tampo não é escavado, a madeira é aquecida à uma temperatura bizarramente alta e é prensada no formato do contrabaixo.
Isso não quer dizer que o tampo é de abeto ou é sólido...


Sobre o Arco, bem , meu arco é de madeira de boa qualidade, no caso Ipê, com crina Animal de boa qualidade e custou-me R$500,00 no site do Paulo Gomes.
Por R$300,00 a mais eu pegaria um de Pau-Brasil.
O arco chinês sempre é feito com "crina" de Nylon, mas não precisa pagar R$2.000,00 por um arco de boa qualidade, claro, pensando em um nível estudante/intermediário...


Edit: Um Oi pra Voila, ví só agora que ela tinha postado também Very Happy
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Qui 1 Nov 2012 - 12:20

Antes de mais nada, agradeço a Voila pelas informações complementares, foram muito enriquecedoras para tornar esse tópico uma excelente fonte de orientações. Achei interessante a dica de colocar o baixo contra a luz do sol, essa eu não conhecia!

Como o Roit disse que não conhecia nada de acústico, mas já toca elétrico, preferi usar o termo "Nut" pra faciltar a compreensão.

Roit escreveu:
Esse site mostra especificações diferentes das que foram me passadas pela loja: http://www.embmusic.com/ENGLISH/enhtml/enMAVIS4.html
Mavis MB6071: Laminated Spruce Top/Laminted Linden Back & Sides/Strong Tailpiece Hangers/Maple Black Dyed Fingerboard & Tailpiece
Mavis MB6072: Carved Solid Spruce Top/Laminated Linden Back & Sides/Extra Support On Ribs

Ahhhhh, Laminated é o termo que conheço. Aí sim... temos o Laminated Spruce e o Solid Spruce. Alguns Luthiers dizem que Spruce e Abeto são equivalentes!

galegonobaixo escreveu:
Cláudio e Roit:

Abeto sólido prensado é uma técnica de fábricação, fica estranho pois a tradução é mal feita mesmo.
O que acontece é o tampo não é escavado, a madeira é aquecida à uma temperatura bizarramente alta e é prensada no formato do contrabaixo.

Huuuumm, ok! mais uma informação que eu não conhecia que vai pro caderno. Eu achava que o processo de fabricação era igual ao de um compensado comum.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Qui 1 Nov 2012 - 12:54

galegonobaixo escreveu:
(...)
O arco chinês sempre é feito com "crina" de Nylon, mas não precisa pagar R$2.000,00 por um arco de boa qualidade, claro, pensando em um nível estudante/intermediário...
Sim, e ainda tem a possibilidade de comprar um arco usado, que costuma ter um valor mais acessível. up

Roit, vi agora que você é de Campinas.
Acho que aí não será difícil você arranjar alguém que possa te ajudar na compra do seu contrabaixo.
Depois, vou procurar o contato de um contrabaixista que talvez possa te ajudar nisso.
Se eu achar, te passo por MP.

galegonobaixo escreveu:
Edit: Um Oi pra Voila, ví só agora que ela tinha postado também Very Happy
Oi procê, Galego!
Obrigada pela lembrancita! Very Happy

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Roit Qui 1 Nov 2012 - 13:00

Voila Marques escreveu:

Roit, vi agora que você é de Campinas.
Acho que aí não será difícil você arranjar alguém que possa te ajudar na compra do seu contrabaixo.
Depois, vou procurar o contato de um contrabaixista que talvez possa te ajudar nisso.
Se eu achar, te passo por MP.


Seria maravilhoso, Voila!
Sem palavras para o espírito de fraternidade que paira sobre esse Fórum.
Vocês estão de parabéns!

____________________________
"A dúvida é o princípio da sabedoria." Aristóteles (384 a.C - 322 a.C).
"Não estamos perdidos se não tivermos desaprendido de aprender." Rosa Luxemburgo (1871-1919).
Roit
Roit
Membro

Mensagens : 11
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Qui 1 Nov 2012 - 13:12

ClaudioBass escreveu:Antes de mais nada, agradeço a Voila pelas informações complementares, foram muito enriquecedoras para tornar esse tópico uma excelente fonte de orientações.

Eu que agradeço o seu ótimo texto, Cláudio!
Ele está bastante claro e esclarecedor, e acho que vai ajudar muita gente na hora de comprar o seu "gigantinho"! claps

ClaudioBass escreveu:Achei interessante a dica de colocar o baixo contra a luz do sol, essa eu não conhecia!
Sobre o lance do sol (vou colocar isso aqui naquele post- e mais outras coisas que escrevi com pressa e sem revisar), basta você olhar o contrabaixo contra a luz, mas pelos "efes".
Se você enxergar raios de luz por dentro do seu contrabaixo, pode ter certeza de que não está diante de um contrabaixo "iluminado": você está diante de um contrabaixo descolado, trincado, quebrado, mal remendado ou mal feito mesmo, hahaha!

ClaudioBass escreveu:Como o Roit disse que não conhecia nada de acústico, mas já toca elétrico, preferi usar o termo "Nut" pra faciltar a compreensão.
Eu até achei que baixista elétrico soubesse isso, mas pensei mais no pessoal que não conhece instrumento nenhum, por isso escrevi "Como eu não uso esse termo "nut", talvez fosse útil até para quem não toca instrumento nenhum e quer comprar um contrabaixo acústico, ao ler este post, saber que nut é a pestana, na parte superior do braço".

galegonobaixo escreveu:
Cláudio e Roit:

Abeto sólido prensado é uma técnica de fábricação, fica estranho pois a tradução é mal feita mesmo.
O que acontece é o tampo não é escavado, a madeira é aquecida à uma temperatura bizarramente alta e é prensada no formato do contrabaixo.
ClaudioBass escreveu:Huuuumm, ok! mais uma informação que eu não conhecia que vai pro caderno. Eu achava que o processo de fabricação era igual ao de um compensado comum.
^Eu também não sabia disso, mas também não sei nada sobre madeiras, hahaha! Embarassed

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Roit Seg 5 Nov 2012 - 22:04

Agradeço as informações! Estão me ajudando muito nesse primeiro momento.
Ainda restam algumas dúvidas.
Pode parecer ridículo, mas, na prática, qual a diferença da sonoridade de um instrumento todo laminado para um instrumento que possui apenas o tampo maciço/sólido ? (não sei a terminologia correta)
E o mais importante: como faço para me certificar de que o tampo é realmente maciço e não laminado no momento da compra, antes de leva-lo a um Luthier?

____________________________
"A dúvida é o princípio da sabedoria." Aristóteles (384 a.C - 322 a.C).
"Não estamos perdidos se não tivermos desaprendido de aprender." Rosa Luxemburgo (1871-1919).
Roit
Roit
Membro

Mensagens : 11
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Ter 6 Nov 2012 - 11:58

Roit escreveu:Agradeço as informações! Estão me ajudando muito nesse primeiro momento.
Ainda restam algumas dúvidas.
Pode parecer ridículo, mas, na prática, qual a diferença da sonoridade de um instrumento todo laminado para um instrumento que possui apenas o tampo maciço/sólido ? (não sei a terminologia correta)
E o mais importante: como faço para me certificar de que o tampo é realmente maciço e não laminado no momento da compra, antes de leva-lo a um Luthier?
A diferença de sonoridade entre um contrabaixo de compensado e de um com o tampo maciço está no timbre.
O tampo é uma parte muito importante do contrabaixo, tanto que quando acontece alguma avaria a ele, muitas das vezes o contrabaixo é desvalorizado financeiramente ou pode nem ter mais jeito, só mesmo trocando o tampo.
Os contrabaixos de compensado costumam ter, a grosso modo, um timbre mais "vira-lata", que os de tampo maciço e, principalmente, que os de madeira maciça.
Detalhe: a diferença de preço entre os contrabaixos de compensado e os de tampo maciço costumam ser grandes.
Um contrabaixo chinês de compensado está em torno de 2 mil e quinhentos; um chinês de tampo maciço está em torno de 5 a 7 mil; um não chinês todo de madeira maciça está em torno de 9 mil prá cima.
Como eu não sei diferenciar madeiras, antes de comprar, peço a opinião de um luthier.
Se for comprar o contrabaixo de alguém conhecido, combine levá-lo a um luthier antes da compra, para uma avaliação; se for comprar em loja, leve o luthier até a loja.
Se for comprar pela internet, não compre. Mas se insistir nisso mesmo assim, só mesmo com muita fé e muita reza forte nessa hora...

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por gleissonjoaquin Seg 19 Nov 2012 - 17:34

Vcs tem conhecimento se a corda para acustico CALIXTO são boas??
gleissonjoaquin
gleissonjoaquin
Membro

Mensagens : 61
Localização : RIO DE JANEIRO

http://twittter.com/gleissonjoaquin

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por galegonobaixo Seg 19 Nov 2012 - 18:07

gleissonjoaquin escreveu:Vcs tem conhecimento se a corda para acustico CALIXTO são boas??


Boas? Não...

Se puder Daddario prelude são bens legais!

Se tiver dinheiro, Eva Pirazzi são as minhas favoritas!
Thomastik Belcanto também são maravilhosas.

Isso tudo na minha opnião...
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por gleissonjoaquin Ter 20 Nov 2012 - 20:37

Hum...vlw
gleissonjoaquin
gleissonjoaquin
Membro

Mensagens : 61
Localização : RIO DE JANEIRO

http://twittter.com/gleissonjoaquin

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Roit Sáb 24 Nov 2012 - 16:51

Olá amigos.
Depois de tanta espera e tantas pesquisas, comprei finalmente o contrabaixo!
É um Mavis 3/4 laminado com tampo maciço, com arco de crina "animal" (o que não me parece ser verdade).
Comprei também um breu da Thomastik (devo guarda-lo na geladeira? ou em temperatura ambiente?)
Fiz todas as verificações no instrumento antes de comprar. Agradeço a ajuda de vocês, em especial as informações compartilhadas pelo Claudio e pela Voila. Amanhã mesmo encaminharei o instrumento para um luthier fazer as regulagens necessárias.
Mais uma vez agradeço a ajuda de vocês!


____________________________
"A dúvida é o princípio da sabedoria." Aristóteles (384 a.C - 322 a.C).
"Não estamos perdidos se não tivermos desaprendido de aprender." Rosa Luxemburgo (1871-1919).
Roit
Roit
Membro

Mensagens : 11
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Sáb 24 Nov 2012 - 17:43

Legal Roit, depois posta umas fotos aqui pra nós!

Quanto ao Breu, não é necessário colocá-lo na geladeira!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por gleissonjoaquin Sex 7 Dez 2012 - 15:39

Meu baixo CHEGOU !!!!!!
FINALMENTE FUI PEGA-LO NO LUTHIER HJ TA NO ESQUEMA !!
É UM MAVIS 3/4 SÓ QUE COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES JA FEITAS PELO LUTHIER PRA DAR UMAS MELHORIAS E ETC...
SÓ ESTOU ESTRANHANDO UM SOM AINDA METALIZADO DAS CORDAS POR SEREM AINDA NOVAS...
ISSO É NORMAL MESMO??
PROMETO POSTAR NOVAS FOTOS.
gleissonjoaquin
gleissonjoaquin
Membro

Mensagens : 61
Localização : RIO DE JANEIRO

http://twittter.com/gleissonjoaquin

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Sex 28 Dez 2012 - 17:16

Roit escreveu:Olá amigos.
Depois de tanta espera e tantas pesquisas, comprei finalmente o contrabaixo!
É um Mavis 3/4 laminado com tampo maciço, com arco de crina "animal" (o que não me parece ser verdade).
Comprei também um breu da Thomastik (devo guarda-lo na geladeira? ou em temperatura ambiente?)
Fiz todas as verificações no instrumento antes de comprar. Agradeço a ajuda de vocês, em especial as informações compartilhadas pelo Claudio e pela Voila. Amanhã mesmo encaminharei o instrumento para um luthier fazer as regulagens necessárias.
Mais uma vez agradeço a ajuda de vocês!
^ Vida contrabaixística longa prá você e seu Mavis, Roit! hyper
E, como o Cláudio já escreveu, nada de geladeira prá sua resina, ok?

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Sex 28 Dez 2012 - 17:24

gleissonjoaquin escreveu:Meu baixo CHEGOU !!!!!!
FINALMENTE FUI PEGA-LO NO LUTHIER HJ TA NO ESQUEMA !!
É UM MAVIS 3/4 SÓ QUE COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES JA FEITAS PELO LUTHIER PRA DAR UMAS MELHORIAS E ETC...
SÓ ESTOU ESTRANHANDO UM SOM AINDA METALIZADO DAS CORDAS POR SEREM AINDA NOVAS...
ISSO É NORMAL MESMO??
PROMETO POSTAR NOVAS FOTOS.
Olá Gleissonjoaquin!
Parabéns pelo seu Mavis! Smile
O som das cordas novas fica metálico e esquisito por quase um mês, assim como a afinação também costuma abaixar durante este período, ok?
Não desanime porque, na maioria das vezes, isso passa...
Mas se o seu contrabaixo insistir em ficar na "minoria", um dia ele também passa... prá outro contrabaixista... up
Boa sorte aí procê!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Sex 28 Dez 2012 - 17:50

Eu não gosto muito de dar essa dica, porque é um processo que eu não tenho hábito de usar.... alguns baixistas, pra acelerar a perda do brilho metálico das cordas novas, costumam ficar esfregando uma flanela nova e seca nas cordas, em toda a extensão, da pestana ao cavalete, fazem isso por vários minutos, e várias vezes ao dia. O Giffoni é um que utiliza essa técnica....

Vejo isso como solução pro cara que troca as cordas de manhã, e precisa ir pra gig a noite. Se não for esse o seu caso, acho que vale mais a pena aguardar o processo natural.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por gleissonjoaquin Seg 31 Dez 2012 - 15:18

Sim Viola Marques,tenho estudado no contrabaixo quase todos os dias,ele ja não esta com aquele som metalizado.
Agora pintou outro problema "BREU".
O que uso é o Thomastik,que é muito rigido sei la...não consigo tirar um som descente por conta do breu q estou usando no momento,ja me falaram muito bem do Nyman (não sei ao certo como se escreve...).
Vcs me recomendam algum aqui no rio de janeiro??
gleissonjoaquin
gleissonjoaquin
Membro

Mensagens : 61
Localização : RIO DE JANEIRO

http://twittter.com/gleissonjoaquin

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por ouphir Seg 11 Fev 2013 - 9:13

Alguém conhece a marca Benson? Seria um bom contrabaixo nessa linha do "chineses"?

ouphir
Membro

Mensagens : 23
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Seg 11 Fev 2013 - 14:30

gleissonjoaquin escreveu:
Agora pintou outro problema "BREU".
me falaram muito bem do Nyman (não sei ao certo como se escreve...).
Vcs me recomendam algum aqui no rio de janeiro??

O Nyman-Harts suporta o calor do Rio de Janeiro sem nenhum problema... não amolece e nem derrete. Tenho um há 3 anos, e está íntegro até hoje! Aqui no Rio você não vai conseguir comprar Nyman em loja nenhuma... o máximo que vai conseguir é comprar pelo site do Paulo Gomes. Na minha opinião, o ideal é importar através de sites como a Lemur Music.

ouphir escreveu:Alguém conhece a marca Benson? Seria um bom contrabaixo nessa linha do "chineses"?

Tem algum link de referência, que contenha fotos e especificações do baixo? só encontrei referências sobre beixos elétricos desta marca!


____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por ouphir Seg 11 Fev 2013 - 15:31



ouphir escreveu:Alguém conhece a marca Benson? Seria um bom contrabaixo nessa linha do "chineses"?

Tem algum link de referência, que contenha fotos e especificações do baixo? só encontrei referências sobre beixos elétricos desta marca!

[/quote]

Pior que quem me repassou essa marca, é um amigo que tem loja de instrumentos, disse que o 3/4 está R$ 2100,00, mas que precisaria encomendar. Vou ver se consigo mais informações com ele.

Valeu pela resposta rápida.

ouphir
Membro

Mensagens : 23
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg 18 Fev 2013 - 8:31

Bom dia.

Semana passada comecei a pegar aulas (finalmente!).

Como estou sem instrumentos no momento, creio que o jeito vai ser os "chineses".

Até onde eu sei, aqui em Joinville (SC), só tem uma loja onde posso comprar "em pessoa".

Pretendo levar o professor junto, claro, mas gostaria de saber opiniões sobre os modelos abaixo:
BAIXO ACUSTICO MICHAEL 3/4 C/ CAPA VBM 30
Minha experiência com essa marca sempre foi ruim em se tratando de baixo elétrico e guitarras. Alguém já teve um desses? (Me refiro a durabilidade)

Pelo que li nos tópicos anteriores, a marca Brescia pode ser uma boa opção de "baixo" custo.

BAIXO ACUSTICO BRESCIA ESTUDANTE 3/4 NICOLA AMATI DB 3/4

BAIXO ACUSTICO BRESCIA ESTUDANTE NICOLA AMATI DB 1/2

O 1/2 me chama atenção no quesito logística (leia-se "levar junto no carro com esposa e filho de 8 meses... hehehe)

Fora a escala provavelmente ser menor (certo?), alguma "desvantagem"? (ter menos potência sonora não é um problema no momento)
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Seg 18 Fev 2013 - 9:14

^ Por R$ 2.300,00

> Baixo Acustico de nível estudante

Concordo!

> Especificação Técnica:
> Tendo em sua construção Tampo em Puro Spruce,


Meia-verdade... não é maciço, é laminado!

> faixa e Fundo em Maple.

Também laminados, nenhuma parte maciça!

> Escala e partes em Maple pintado em preto.

Compre também um Colorgin Automotivo preto-fosco. As escalas pintadas desses chineses, descacam muito rápido!

> Arco com crina animal estudante

Mentira, é crina sintética mesmo!

> Estandarte com 04 fix

Não faço idéia do que seja isso!

Quanto ao tamanho, 3/4 ou 1/2, é importante observar que o diapasão tem medidas diferentes, o que interfere na afinação. As distâncias num 1/2 são menores do que num 3/4. Pra quem toda baixo elétrico, o 1/2 é mais confortável, porém o 3/4 é o mais utilizado.

Na minha opinião, investir num 1/2 chinês só é bom pra quem está vendendo!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg 18 Fev 2013 - 11:35

Valeu Claudio! vou ver se consigo um 10x sem juros no 3/4
hehe

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por gleissonjoaquin Qua 20 Fev 2013 - 19:07

Pessoal em conversa por email com o pessoal do Atelier do Paulo Gomes,solicitei o breu NYMAN-HARTS esses eles não tem em estoque.
Foi me oferecido o breu Kolstein soft.Alguem conheçe este breu?ja usou ??
gleissonjoaquin
gleissonjoaquin
Membro

Mensagens : 61
Localização : RIO DE JANEIRO

http://twittter.com/gleissonjoaquin

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Qua 20 Fev 2013 - 22:46

gleissonjoaquin escreveu:Pessoal em conversa por email com o pessoal do Atelier do Paulo Gomes,solicitei o breu NYMAN-HARTS esses eles não tem em estoque.
Foi me oferecido o breu Kolstein soft.Alguem conheçe este breu?ja usou ??
Usei durante um bom tempo a Kolstein All-Weather, que é de dureza média.
Para mim, a Nyman é melhor, por ser mais macia, aderir bem na crina e durar muito.
No site da Lemur está escrito que a Kolstein soft é bem mais firme que a Pop's.

Esse lance de resina é incrivelmente subjetivo.
Em São Paulo, muitos contrabaixistas usam a Pop's e alguns a Nyman.
No Rio, muitos usam a Nyman e alguns usam a Pop´s.
Eu não gosto da Pop´s, porque derrete com muita facilidade no calor do Rio, e também porque não gostei do meu som com ela.

A Edna te deu alguma previsão sobre uma nova remessa de Nyman no Ateliê do Paulo Gomes?
Se não for demorar muito, talvez valha a pena esperar um pouco...
Aqui vão uns links da Lemur, com uma rápida descrição das resinas:

http://www.lemurmusic.com/Kolstein-Ultra-Bass-Rosin-All-Weather-Double-Bass-Rosin/productinfo/A1207/
http://www.lemurmusic.com/Nymans-Swedish-Double-Bass-Rosin-for-Bowing/productinfo/A1212/

Boa sorte contrabaixística!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Danilo Lima Qui 21 Fev 2013 - 12:29

Fala ai pessoal!!!

Sou Americana/ SP e estou procurando um Luthier em Campinas (mas pode ser em Americana tbm...rsrs)....

Vi que o Cláudio comentou que é essencial levar o acústico em um luthier depois da compra para ele fazer alguns ajustes....ainda não comprei o meu, estou pesquisando algum que tenha um bom custo x benefício, mas já queria me adiantar nesse lance de achar um bom luthier...

abraço a todos

Danilo Lima
Membro

Mensagens : 5
Localização : Americana/ SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Qui 21 Fev 2013 - 13:45

Danilo Lima escreveu:Fala ai pessoal!!!

Sou Americana/ SP e estou procurando um Luthier em Campinas (mas pode ser em Americana tbm...rsrs)....

Vi que o Cláudio comentou que é essencial levar o acústico em um luthier depois da compra para ele fazer alguns ajustes....ainda não comprei o meu, estou pesquisando algum que tenha um bom custo x benefício, mas já queria me adiantar nesse lance de achar um bom luthier...

abraço a todos
^Seja bem-vindo, Danilo! Very Happy
Perguntei sobre luthier em Campinas e/ou Americana para alguns colegas, e estou esperando pela resposta.
Enquanto ela não chega - e já que sequer sei se chegará -, passei para você por MP os contatos do maravilhoso luthier Paulo Ramos, de Bragança Paulista.
Vi no mapa que ela fica a 104km de Americana.
O contrabaixista piracicabano Álvaro Damazzo, que dá aulas na Escola de Música de Piracicaba, acho que também dava aulas em Americana ou tocava na orquestra de lá.
Como não sei se você o conhece ou se já perguntou sobre luthiers para ele, fica a minha sugestão, ok?
Abs cbxtkos

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui 21 Fev 2013 - 16:48

Garimpando um pouco no yahoo respostas (aqui)

achei essa tal de Shoppingk que trabalha (aparentementes eles fazem) com a marca Rolim.

No catálogo não consta, mas através do contato por e-mail a mulher respondeu (em menos de 3 horas, o que é praticamente um milagre) que eles fazem sob encomenda (não me passou o preço... estou esperando essa resposta).

Alguém já ouviu falar dessa marca/loja???
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Qui 21 Fev 2013 - 17:04

Voila Marques escreveu:
Danilo Lima escreveu:Fala ai pessoal!!!

Sou Americana/ SP e estou procurando um Luthier em Campinas (mas pode ser em Americana tbm...rsrs)....

Vi que o Cláudio comentou que é essencial levar o acústico em um luthier depois da compra para ele fazer alguns ajustes....ainda não comprei o meu, estou pesquisando algum que tenha um bom custo x benefício, mas já queria me adiantar nesse lance de achar um bom luthier...

abraço a todos
^Seja bem-vindo, Danilo! Very Happy
Perguntei sobre luthier em Campinas e/ou Americana para alguns colegas, e estou esperando pela resposta.
Enquanto ela não chega - e já que sequer sei se chegará -, passei para você por MP os contatos do maravilhoso luthier Paulo Ramos, de Bragança Paulista.
Vi no mapa que ela fica a 104km de Americana.
O contrabaixista piracicabano Álvaro Damazzo, que dá aulas na Escola de Música de Piracicaba, acho que também dava aulas em Americana ou tocava na orquestra de lá.
Como não sei se você o conhece ou se já perguntou sobre luthiers para ele, fica a minha sugestão, ok?
Abs cbxtkos
Danilo, um colega do grupo contrabaixobrasil, Clovis Camargo, me respondeu que ele não conhece, mas que teve boas referências do luthier Eloisio, de Americana.
Estou te enviando o contato dele por MP, ok?
Abs cbxtkos

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Qui 21 Fev 2013 - 18:38

Voila Marques escreveu:
Voila Marques escreveu:
Danilo Lima escreveu:Fala ai pessoal!!!

Sou Americana/ SP e estou procurando um Luthier em Campinas (mas pode ser em Americana tbm...rsrs)....

Vi que o Cláudio comentou que é essencial levar o acústico em um luthier depois da compra para ele fazer alguns ajustes....ainda não comprei o meu, estou pesquisando algum que tenha um bom custo x benefício, mas já queria me adiantar nesse lance de achar um bom luthier...

abraço a todos
^Seja bem-vindo, Danilo! Very Happy
Perguntei sobre luthier em Campinas e/ou Americana para alguns colegas, e estou esperando pela resposta.
Enquanto ela não chega - e já que sequer sei se chegará -, passei para você por MP os contatos do maravilhoso luthier Paulo Ramos, de Bragança Paulista.
Vi no mapa que ela fica a 104km de Americana.
O contrabaixista piracicabano Álvaro Damazzo, que dá aulas na Escola de Música de Piracicaba, acho que também dava aulas em Americana ou tocava na orquestra de lá.
Como não sei se você o conhece ou se já perguntou sobre luthiers para ele, fica a minha sugestão, ok?
Abs cbxtkos
Danilo, um colega do grupo contrabaixobrasil, Clovis Camargo, me respondeu que ele não conhece, mas que teve boas referências do luthier Eloisio, de Americana.
Estou te enviando o contato dele por MP, ok?
Abs cbxtkos
Danilo, o Álvaro Damazzo me escreveu dizendo que ele sempre faz serviços com o Eloísio (de Americana), e que o trabalho dele "é muito bom, com um preço bem acessível e totalmente de confiança".
Estou te enviando por MP os contatos atualizados do Eloísio que o Álvaro me passou, pois o telefone dele não é mais aquele que te enviei, ok?
^Acho que agora você nem precisará mais sair de Americana para consertar o seu contrabaixo, hahaha! hyper
Abs cbxtkos,
Voila
...
Danilo, o Walter Valentini, contrabaixista de Campinas de longa data, me escreveu dizendo que conhece o Eloisio pessoalmente, que ele é gente finissima, que constrói violas caipiras prá uns caras famosos do Brasil, e que mexe bem com contrabaixo também.
A dica dele é que é sempre bom estar perto (de qualquer luthier) prá poder acompanhar o trabalho, dar uns pitacos pessoais, etc...
Mesmo que você ainda não tenha experiência com o contrabaixo acústico para isso, com o tempo você adquirirá esse "dom" de acompanhar o trabalho dos luthiers, ok?
Acho que o Eloísio está mais do que bem indicado hoje, heim?
A orelha direita dele - a que fica vermelha quando se fala bem da pessoa - deve estar parecendo uma cereja, hahaha! cherry
Não se esqueça de levar, além do contrabaixo, a listinha com os nomes dos colegas "indicantes" prá ele: Clovis Camargo, Álvaro Damazzo e Walter Valentini! Book
Abs cbxtkos,
Voila
...
Danilo, se você precisar de luthier em Campinas, lá tem o Germano M., um luthier muito competente e gentil, com uma luteria muito bem equipada, e que também é parceiro aqui do Fórum, ok?
O Germano continua competente, gentil e com uma luteria bem equipada, mas o Claudio escreveu que ele só faz regulagem em elétricos e uprights, ok?


Última edição por Voila Marques em Sex 22 Fev 2013 - 8:58, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Atualização de informação)

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Sex 22 Fev 2013 - 8:14

Voila, o Germano trabalha só com Elétricos e Uprights, ele não tem conhecimento prático sobre regulagens de acústicos. O máximo que ele tem feito é instalar o captador no cavalete!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Sex 22 Fev 2013 - 8:53

ClaudioBass escreveu:Voila, o Germano trabalha só com Elétricos e Uprights, ele não tem conhecimento prático sobre regulagens de acústicos. O máximo que ele tem feito é instalar o captador no cavalete!
Delícia, Cláudio! silent
Achei que ele fazia regulagem de cavalete de acústico também, além de instalar o captador... drunken
De qualquer forma, a informação que me passaram sobre o Germano então estava incorreta, mas já editei a mensagem que postei. Obrigada!
Então, Danilo, fica valendo só o contato do Eloísio que, felizmente, fica na sua cidade, hahaha!
Abs cbxtkos

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por nando.filho Ter 26 Fev 2013 - 8:46

Senhores, Bom dia!

Estou começando minha saga para compra do meu primeiro baixo acústico e já pude ver que esta tarefa é bastante árdua. Este tópico aqui tem me ajudado bastante!

Pois bem, como a maioria aqui, já toco contra-baixo elétrico e estou enveredando para esta área dos acústicos. Já comecei a ter aulas e estou gostando muito deste instrumento. Acho que logo, logo vou mudar essa minha foto do avatar... Cool

Não pretendo comecar com um instrumento muito bom, até pq não tenho essa bala toda pra comprar tal instrumento, mas tb não quero comecar com um instrumento imprestável. Tenho lido a respeito disso aqui no fórum e me assustei com a discrepância de qualidade dos isntrumentos disponíveis no mercado. Quero comecar a estudar efetivamente com um instrumento tocável, bem regulado e que me estimule a aprender cada vez mais.

Bom diante de tal introdução ( me desculpem o texto longo), tenho visto que muitos instrumentos chineses disponíveis no mercado, estão muito caros! alguns chegam a custar 3K, 4K. Isto sem contar nos custos já mencionados aqui neste tópico de Luthier, regulagem, cordas novas, troca de alguma peça... etc. Ou seja esse custo pode ainda aumentar mais! chegando facilmente a uns 4K, 4,5K. Estou certo?

Soma-se a isto o fato de que, aqui em Recife, simplesmente não existe Contra-baixo para venda no comércio. Nas lojas, teria que mandar trazer e, mesmo assim é um tiro no escuro, pois não vou poder ver (na verdade meu professor iria) o instrumento. É complicado.

Diante disto, cotei com um atelier de luthieria bastante conhecido daí de SP. A maioria de vcs saberá quem é, mas vou me ater a não colocar o seu nome aqui. Eles trabalham com um contra-baixo chines mas fazem uma modificada geral no instrumento. O tampo é maciço, o espelho é trocado, o cavalete é alemão, as cordas são importadas e é feita ma regulagem geral no instrumento por este luthier. O preço gira em torno de 6k. Entretanto demora cerca de 50 dias para o mesmo ficar pronto. O que pesa um pouco devido ao fato de estar comecando a aprender e ter que praticar com o instrumento.

A pergunta que faço para vcs é: Esta diferença de preço é justificável? Vale mais a pena "arriscar" em um desses chineses (que vou ter de comprar as cegas e depois mandar para um luthier aqui) ou já ir em um desses deste famoso Luthier (que até agora não vi nenhuma reclamação e, inclusive meu professor tem um desses)? Alguém tem uma outra sugestão para me dar? Alguém conhece um luthier daqui de Recife (ou redondezas) que poderia me ajudar a tentar achar um instrumento a venda por aqui?

O negócio tá difícil....


nando.filho
nando.filho
Membro

Mensagens : 342
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Claudio Ter 26 Fev 2013 - 8:55

^ Existem baixos chineses com tampo maciço, que possuem razoável qualidade de som. O problema é que se você gostar do instrumento e resolver criar raízes, vai acabar sentindo a necessidade de partir pra um outro nível de instrumento. Aí você vai perceber que o seu chinês vale menos do que quando você o comprou. Esses baixos perdem valor assim que saem das lojas. Já um bom baixo construído por Luthier faz o caminho inverso!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sáb 2 Mar 2013 - 22:12

nando.filho
Tenho o exato mesmíssimo problema que você.

E meu professor também tem um baixo chinês regulado pelo "luthier-que-não-queres-falar-o-nome-mas-todos-conhecemos-bem".

Baseado nessa mesma questão de não poder experimentar (a única loja que tinha, que eu postei algum tempo aí em cima, não tem em estoque) e no post de review do Stagg EDB 3/4 ( post aqui )

Eu decidi comprar esse elétrico mesmo.
Pelo menos se eu me arrepender não vou ter um "trambolho" em casa... hehehe.

Aproveit e faço uma pergunta:
Vi arcos vendidos como "4/4" especificamente.

Violino, Viola, Cello e Contrabaixo terem arcos diferente eu entendo (e é até óbvio)

mas há realmente diferença entre um de "3/4" e "4/4"?

Quanto a valores x marcas? Serve qualquer um? (pra eu que estou iniciando)?

Pergunto por causa desse anúncio no ml.

E sobre as crinas:

coisas desse e desse tipo.

É pra levar a sério ou os caras tão vendendo gato por lebre?

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Sáb 2 Mar 2013 - 23:57

nando.filho escreveu:

Bom diante de tal introdução ( me desculpem o texto longo), tenho visto que muitos instrumentos chineses disponíveis no mercado, estão muito caros! alguns chegam a custar 3K, 4K. Isto sem contar nos custos já mencionados aqui neste tópico de Luthier, regulagem, cordas novas, troca de alguma peça... etc. Ou seja esse custo pode ainda aumentar mais! chegando facilmente a uns 4K, 4,5K. Estou certo?

Diante disto, cotei com um atelier de luthieria bastante conhecido daí de SP. (...) O preço gira em torno de 6k. Entretanto demora cerca de 50 dias para o mesmo ficar pronto.

A pergunta que faço para vcs é: Esta diferença de preço é justificável? Vale mais a pena "arriscar" em um desses chineses (que vou ter de comprar as cegas e depois mandar para um luthier aqui) ou já ir em um desses deste famoso Luthier (que até agora não vi nenhuma reclamação e, inclusive meu professor tem um desses)? Alguém tem uma outra sugestão para me dar? Alguém conhece um luthier daqui de Recife (ou redondezas) que poderia me ajudar a tentar achar um instrumento a venda por aqui?
^Seja bem-vindo, Nando.filho! Very Happy
Os contrabaixos chines de tampo maciço são muuuuito diferentes dos de compensado.
Vou procurar me informar sobre valores desse tipo de contrabaixo aqui no Rio, para te dar uma posição mais detalhada, ok?

A regulagem deve estar em torno de, no máximo, 150 reais.
As cordas tem preços diferentes, tanto de uma marca para outra, quanto de uma loja para outra.
Na Lemurmusic.com, a D'Addario Helicore está a U$ 123.50 (R$ 245,06) e a Thomastik Spirocore está a 218.99 (R$ 434,54), mais o frete.
Se você tiver quem traga para você, o frete pode chegar a custo zero.
Dificilmente você gastará mil reais entre regulagem, cordas e troca de alguma peça.
Se o serviço for somente regulagem do cavalete e a troca de cordas (já com o frete), isso deve ficar entre 400 e 650 reais, talvez até menos do que isso.
Aqui no Rio, os contrabaixos de compensado estão em torno de 2 mil e 2,5 mil.
Costumam ser para iniciantes. Alguns são bem razoáveis e outros são bem sofríveis.
O arco que costuma acompanhar o contrabaixo também sofre com esse "desnível" de qualidade, mas costuma ser mais sofrível que o contrabaixo.

Escrevi para alguns colegas perguntando sobre luthier e contrabaixo à venda em Recife.
Espero que respondam...
Caso não consigamos uma resposta, entre os chineses, a melhor opção é o de madeira maciça.
Já vi alguns com o som muito bonito e de qualidade.
Tenho colegas contrabaixistas profissionais, que tocam em orquestra, que têm contrabaixos chineses de madeira maciça e não querem se desfazer deles de jeito nenhum.
Eu mesma sou completamente apaixonada por um contrabaixo desses de um colega meu (isso parece até música: estou amando loucamente o contrabaixinho de um amigo meu.. jocolor ).
Não sei se os contrabaixos maciços vêm com arco e com capa, como costumam vir os de compensado, ok?
Comprar contrabaixo às cegas não é recomendável nem se for instrumento de luthier, e menos ainda se for um contrabaixo de compensado.

O importante na hora de comprar o contrabaixo é pagar por ele o preço, no máximo, justo, porque na hora de vendê-lo sem pressa, você consegue o mesmo valor da loja.
Você pode até perder um pouquinho por causa da facilidade da loja em dividir o valor (em até 6X), coisa que você não fará nem mesmo em duas vezes para alguém, ainda mais para desconhecidos, não é mesmo?
Mas essa pequena desvalorização, independe de ser contrabaixo chinês ou não e, dependendo das referências do futuro comprador, pode nem acontecer.
Por exemplo: se ele só souber os preços das lojas mais caras, as chances de você conseguir que ele compre o seu contrabaixo pelo valor justo e bem mais em conta que você comprou são todas.
Se você comprar um contrabaixo, qualquer que seja, por um valor acima de mercado, na hora de vendê-lo haverá uma perda grande, especialmente se você estiver com pressa em vendê-lo, pois quanto maior a pressa, mais barato fica o contrabaixo.

Aqui vai o link de um texto que escrevi sobre compra & venda de contrabaixo:
http://www.voilamarques.com/2012/03/109-contrabaixo-nao-vai-pro-ceu-aspectos-importantes-sobre-compra-venda-de-contrabaixo/

Bem, é isso...
No mais, estou aguardando por notícias de luthiers em Recife. up
Abraços contrabaixísticos


Última edição por Voila Marques em Dom 3 Mar 2013 - 10:24, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : O texto e o link esquecidos e agora lembrados...)

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Dom 3 Mar 2013 - 1:04

rafael.buzzi.andrade escreveu:
(...)
Vi arcos vendidos como "4/4" especificamente.

Violino, Viola, Cello e Contrabaixo terem arcos diferente eu entendo (e é até óbvio)

mas há realmente diferença entre um de "3/4" e "4/4"?

Quanto a valores x marcas? Serve qualquer um? (pra eu que estou iniciando)?
(...)

E sobre as crinas:
(...)
É pra levar a sério ou os caras tão vendendo gato por lebre?
^Bem-vindo, Rafael.buzzi.andrade! Very Happy
Realmente, o violino, viola, cello e contrabaixo têm arcos diferentes.
Só que o que não é tão óbvio e que chega a ser até surpreendente, é que o tamanho do arco é inversamente proporcional ao tamanho do instrumento: o violino - aquele filhote de contrabaixo - usa um arco bem maior que o contrabaixo, hahaha! Isso é um claro exemplo de poste mijando no cachorro... Suspect

Sobre tamanhos de arco, eu nunca havia visto o lindo especificado em 3/4 ou 4/4. Fui descobrir isso hoje, também pelo ML, antes de ler o seu post.
Mas as diferenças de tamanho existem. Alguns arcos são um pouco mais longos, mas a diferença não é notável para quem está começando a estudar o contrabaixo.
Isso dá para sentir melhor quando se toca em orquestra, por exemplo, e o seu chefe de naipe insiste em tocar notas longas e lentas em uma só direção do arco, e você quase entra em pânico quando o arco vai chegando ao fim e ainda falta nota...
Depois de um período de "experiências", com direito a som quase inaudível e muita mímica, você aprende a dividir o arco melhor, e a aturar as arcadas tísicas do seu chefe de naipe...
Até hoje, só vi um arco realmente mais curto, bem antigo, que foi o arco mais maravilhoso que eu já peguei.

Embora o arco pareça uma vareta como outra qualquer, é uma vareta como nenhuma outra, pois assim como o instrumento, ele também modifica a emissão de som.
É muito impressionante ouvir testes de arco, em que um mesmo contrabaixista toca um mesmo trecho musical com o mesmo contrabaixo, mas com arcos diferentes.
O resultado pode ser um som mais aberto ou mais fechado, com mais volume ou menos volume, com mais ataque na nota ou com menos ataque, com mais clareza em passagens rápidas ou embolação, mais flexível ou menos flexível, etc.

Sobre marcas de arco, prefiro os de luthiers e NUNCA os que vêm junto com os contrabaixos chineses de compensado...
No Brasil, temos bons archetiers. Se você precisar de alguma indicação, te passo por MP, ok?

Sobre os valores, você pode conseguir arcos usados a partir de 300 reais e arcos novos a partir de mil reais (talvez você consiga até por 800 reais).
Agora, se o seu contrabaixo chinês tiver vindo com arco, e esse arco for bem ruinzinho e você, ainda por cima, estiver sem grana para se livrar dele de vez, paciência.
O jeito é colocar um arco novo entre os seus objetivos futuros, e um dia realizá-lo, nem que seja pedindo pro Papail Noel, pro coelho da Páscoa ou mesmo pro Rei Momo...

Vi aqui um post do Galego, de novembro de 2012:
galegonobaixo escreveu:
(...) Sobre o Arco, bem , meu arco é de madeira de boa qualidade, no caso Ipê, com crina Animal de boa qualidade e custou-me R$500,00 no site do Paulo Gomes.
Por R$300,00 a mais eu pegaria um de Pau-Brasil.
O arco chinês sempre é feito com "crina" de Nylon, mas não precisa pagar R$2.000,00 por um arco de boa qualidade, claro, pensando em um nível estudante/intermediário...
(...)

Sobre as crinas, há diferença entre elas também.
Umas, não pegam resina direito nem por decreto, outras não duram, etc.
Só compro crinas (bow hair) na lemurmusic.com ou em luthier de muita confiança, para evitar problemas.
Entre o gato e a lebre, fico com o lêmure, hahaha!

Aqui neste link tem um artigo bem interessante sobre arco, escrito pelo archetier italiano, Giovanni Lucchi (1942- 2012), e traduzido por Vinicius Frate:
http://arquivoscontrabaixo.blogspot.com.br/2009/05/como-escolher-um-arco.html
Abs cbxtkos

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Dom 3 Mar 2013 - 8:56

Muito. Muito obrigado Voila Smile

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Dom 3 Mar 2013 - 10:05

rafael.buzzi.andrade escreveu:Muito. Muito obrigado Voila Smile
^Muito de nadinha, Rafael! Very Happy

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Voila Marques Dom 3 Mar 2013 - 22:12

Voila Marques escreveu:
nando.filho escreveu:

(...) Alguém conhece um luthier daqui de Recife (ou redondezas) que poderia me ajudar a tentar achar um instrumento a venda por aqui?

Escrevi para alguns colegas perguntando sobre luthier e contrabaixo à venda em Recife.
Espero que respondam...
(...)
Bem, é isso...
No mais, estou aguardando por notícias de luthiers em Recife. up
Abraços contrabaixísticos
Nando.filho, o prof. Joelson Miguel respondeu que João Pessoa fica a 120 km de Recife e que lá tem um luthier que trabalha bem. cheers
Ele escreveu também que vai entrar em contato com um aluno dele, porque parece que ele quer vender um contrabaixo.
Quando ele me passar os contatos deles, te envio uma MP, ok?
Abs cbxtkos

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas - Página 4 Empty Re: Comprando um Acústico: Tópico de dúvidas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos