Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Instrumento de luthier. Há preconceito?

+46
klaus.coelho
santana.ma
André Souza
ManiacBiffs
Silvio_Anestesio
rafael.buzzi.andrade
Marlim
Edu Fettermann
Andremoura
Fabio Linhares
AndréBurger
Cantão
Rico
Victorpsilva
Aionius
Breno_Barnabe
Uchoa
vinibassplayer
fheliojr
Sentinela
Mauricio Luiz Bertola
siodoni
Luiz Velhinho
Tarcísio Caetano
Nelson Bass
Juninho Sampaio
mum
Stormbringer
bodhan
Groovin
Dennis Messa
WHead
JAZZigo
Jãozeiro
BLZENI
tfk
Fernando Zadá
Davi Motta
Zubrycky
patriciofernandes
Pz123
vcrz
Maurício_Expressão
gloliveira
allexcosta
CG
50 participantes

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Convidado Seg Jul 27, 2020 11:45 am

Oi Gente,

Como o debate está acalorado e desconexo, tomei a liberdade de contactar o Arthur Faria (cuja biografia nos encantará pelos próximos milênios) para dirimir nossas dúvidas em relação a esse assunto, ao que prontamente respondeu meu e-mail com os seguintes esclarecimentos:

Ifi iú finqui Zaga is the bést instrument maker... see the trúfi of this quéstion

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Captur84
Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Captur85

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por vinibassplayer Seg Jul 27, 2020 1:07 pm

Sentinela escreveu:
vinibassplayer escreveu:o mais legal de tudo é q o sujeito nao cansa de tentar provar o proprio ponto e o amor platônico q tem pelo seu luthier, msm todo mundo nem lembrando mais o assunto principal do topico... rlx kra, leva na brincadeira, quebra seus dogmas e se declara logo pro Zaga!

Nao tenho amor platonico nenhum. E nao sou igual a vc que curte homem. Apenas admiro a competência e sucesso de quem conquistou tudo na base da experiência e esforço. Hoje, nao existe ninguém melhor no Brasil. Com o sucesso dele nao. Gente que constrói instrumentos muito bons sim, tem. Mas, só isso.

esse argumento definitivamente me quebrou as pernas, acho q agr vo ser obrigado a começar a gostar msm.. vo começar me declarando pro melhor luthier do brasil, o mestre Zaga, o luthier com toque de midas e o p** de ouro que conquistou mais um!
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Jul 27, 2020 2:12 pm

Tanta coisa engraçada que leio aqui....
Zaganni ser o melhor do brasil. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nunca pegou um baixo do Samuel e nem um do Jacimário.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12074
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por allexcosta Seg Jul 27, 2020 3:43 pm

Juninho Sampaio escreveu:Nunca pegou um baixo do Samuel e nem um do Jacimário.

Eu vi uns projetos de violão clássico na Mlaghus em dezembro que o queixo caiu. E ele comprou umas 400 ferramentas manuais japonesas só pra essa nova fase. Não que ele vá parar com instrumento elétrico, mas tá numa vibe diferente agora.

E aquele 5 cordas Blaze Fanned que toquei na S.Martyn... Deu vontade de sair correndo com ele e atravessar a baía nadando.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Fabio Linhares Seg Jul 27, 2020 4:20 pm

Já toquei em baixos dos tres luthiers (Zaganin, Samuel e Jacimário). No momento tenho um de cada tb: Asema, Freedom e Genesis.
Quem acha que o Zaganin é o melhor do Brasil tem razão. Que acha que o Samuel é também tem. E quem acha que é o Jacimário, tá certo também. Diminuir qualquer um desses frente aos outros é um erro.
Os três tem um nível de construção absurdo. Zaganin tá a mais tempo nos holofotes nacionais, principalmente pelas guitarras, e seus primeiros instrumentos costumavam ser bem pesados (na época era sinal de "qualidade", conheci a verdade e a verd...).
E o som é difícil falar, baixos customs tem o som que o cliente deseja.
Nunca conversei com o marcio, mas quando precisei de informações do Samuel e Jacimário fui atendido com excelência.
Obs: nenhum dos baixos que tenho encomendei, peguei-os de terceiros. Se fosse encomendar, ficaria tranquilo em fazer com qualquer um desses.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Fabio Linhares Seg Jul 27, 2020 4:23 pm

Ah. Meu S.Martyn Freedom tem acabamento natural fosco, p#$% som. Tive um jb fanned com pintura sparkle, p#$% som tb.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Marlim Seg Jul 27, 2020 4:38 pm

O Sentinela deve ta querendo ser endorse do Zaganin depois vai imprimir o topico e levar pro mestre ficar orgulhoso dele
Marlim
Marlim
Membro

Mensagens : 489
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por AndréBurger Seg Jul 27, 2020 6:07 pm

Pessoal que zoou o Cartman se automedica? Ou pede ajuda pra algum médico e se apaixona quando ele recomenda algo?
Pois ele tá só dizendo que nas conversas dele com o Zagannin, ao fazer o instrumento dele, o Zagannin recomendou X.

Vai saber, a pandemia tá deixando todo mundo meio doido. Até eu que achei que nunca veria uma zoeira 8a série ser tão insistente por aqui hehehe.

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por CG Seg Jul 27, 2020 6:41 pm

AndréBurger escreveu:Pessoal que zoou o Cartman se automedica? Ou pede ajuda pra algum médico e se apaixona quando ele recomenda algo?.

No no no... Ele tá dizendo que o médico dele é o melhor médico do Brasil, e que nenhum outro médico tem a reputação e o destaque do médico dele, aí que mora a paixão.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Marlim Seg Jul 27, 2020 7:33 pm

CG escreveu:
AndréBurger escreveu:Pessoal que zoou o Cartman se automedica? Ou pede ajuda pra algum médico e se apaixona quando ele recomenda algo?.

No no no... Ele tá dizendo que o médico dele é o melhor médico do Brasil, e que nenhum outro médico tem a reputação e o destaque do médico dele, aí que mora a paixão.

E que ele conhece vários outros médicos famosos que riem das nossas opiniões
Marlim
Marlim
Membro

Mensagens : 489
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Zubrycky Seg Jul 27, 2020 7:38 pm

AndréBurger escreveu:Pessoal que zoou o Cartman se automedica? Ou pede ajuda pra algum médico e se apaixona quando ele recomenda algo?
Pois ele tá só dizendo que nas conversas dele com o Zagannin, ao fazer o instrumento dele, o Zagannin recomendou X.

Não, meu caro. A situação não é exatamente essa.

Maiores detalhes no link abaixo.

https://www.contrabaixobr.com/t42855-pintura-do-tipo-sparkle
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Zubrycky Seg Jul 27, 2020 7:55 pm

Zubrycky escreveu:O Arthur poderia ensinar aos candidatos exercícios secretos e mortíferos de calejamento e prepará-los para uma emocionante prova na qual os candidatos terão que cortar os pedaços de madeira e plekar os instrumentos usando apenas as mãos...

(Adendo)

Além disso, o Arthur poderia ensinar aos candidatos como lixar o corpo de um baixo usando um kimono, como cortar os trastes usando o golpe chamado Shuto Uchi e como colocar os trastes no baixo de um contrabaixo usando apenas a força dos polegares.

Ah, sim, uma das provas do Reality Show "O Melhor Luthier do Brasil" também poderia envolver a construção de um contrabaixo seguindo instruções escritas no idioma do Arthur.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Edu Fettermann Seg Jul 27, 2020 9:49 pm

Um baixo de luthier que nem sei se dá pra chamar mais de baixo de luthier porque a marca meio que deu uma sumida era o Ledur. Tive um e era animal, extremamente bem construído, som do jeito que eu queria, até o semi-case era de primeira.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por CG Seg Jul 27, 2020 10:10 pm

A Ledur fechou em 2017.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Fabio Linhares Seg Jul 27, 2020 10:32 pm

QUal era o nome que tinha antes? Quando o arthur maia era endorser?
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por CG Seg Jul 27, 2020 10:45 pm

Fabio Linhares escreveu:QUal era o nome que tinha antes? Quando o arthur maia era endorser?

Cheruti
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por ManiacBiffs Seg Jul 27, 2020 11:39 pm

Sei lá... Na minha opinião, cordas, captadores e circuito influenciam 70% do som de um instrumento sólido... Ponte, pestana e tarraxas uns 20%, madeira uns 10%. Se a pintura influenciar na madeira, vai ser coisa de uns 10% (o que no total daria 1% de influência no som geral do instrumento). Se o instrumento for ativo, pior ainda, influencia menos ainda. Sinceramente acho que a tentativa de dissuasão ao sparkle que rolou lá foi mais provavelmente devido ao trabalho que dá pra pintar. Eu NUNCA deixaria de escolher uma cor em um instrumento que ESTOU PAGANDO pra ficar do jeito que eu quero por uma remota possibilidade de influenciar o som.

Maaas, como o colega lá falou que queria o som EXATAMENTE igual ao do marcus miller e por isso não quis o sparkle, apesar de achar meio forçado, não falo nada. Mas lembre-se de utilizar exatamente todo o resto do set dele. Não adianta fazer um baixo idêntico pra ter um som igual e plugar em uma zoom com cabo que vem grátis e botar a culpa na pintura.
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagens : 184
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por CG Ter Jul 28, 2020 9:06 am

Vc esqueceu o principal... Ter o dedo do Marcus Miller. O pessoal esquece que não adianta ter o mesmo equipamento do seu ídolo, tem que ter dedo.

Se me derem o equipamento do Geddy Lee ou do Steve Harris, eu não coseguirei o mesmo som.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por André Souza Sáb Ago 01, 2020 12:56 am

Eu uso instrumentos de luthier, feitos pra mim e comprados usados. Comprados pelos instrumentos, pra usar e por isso sem preocupação na revenda. Como sou de Salvador, optei por conhecer o trabalho de Jorge Marinho e da Jacimário. Estar perto e ter o suporte posterior a compra é importante pra mim.

Sou amador e não gosto de vender meus instrumentos. Não recomendo “aventuras” com luthiers. Eles não fazem milagre, principalmente com nós músicos. Seus instrumentos continuam sendo um meio pro músico que é se expressar.

O nosso mercado de instrumentos reflete o que somos como compradores e vendedores. O experto vendedor... O experto comprador... O roleiro... O pessoal de ocasião e os profissionais. Eu procuro comprar instrumento usado de um vendedor de ocasião. Não tenho paciência com quem abusa na compra e na venda. Sou da área comercial e já trato com muitos expertos no meu trabalho... kkk

Acredito que se o mercado nacional de instrumentos de luthier se profissionalizar teremos melhora de qualidade, suporte e de experiência do consumidor. Por exemplo... Ter instrumentos pra teste na oficina é básico. Entregar no prazo... Informar sobre o processo de construção... E precificar profissionalmente. E mesmo com estas melhoras a proposta de aquisição de um instrumento único e seu nunca será comparável com a compra de um instrumento de série. Diferente, não digo pior ou melhor, isso é pessoal.

O processo de compra é emocional e usamos o racional pra justificar a emoção. Envolve muita coisa... E a maioria tem lógica própria do comprador. Com instrumentos não seria diferente. E independente do bem, uma compra não preenche o que te falta de fato. Bacana é equilibrar o ser com o ter. E curtir a jornada.

Uma sugestão é opinar sobre o que já testou, o que conhecemos. Dar parecer sem ter pego na mão e ligado é injusto, independente de você ser amador, profissional. E lembrar que damos a nossa opinião, que pode ou não ter aderência a opinião de outros. Vamos testar mais instrumentos nacionais de nossa luthieria, conhecer esses caras e depois dar a opinião. Se quer opinar com base no que acha, ok, mas deixa isso claro.

Fico feliz quando vejo o trabalho de profissionais como Jacimário, Samuel, Eliezer, Márcio e Aquiles. Fora o pessoal da guitarras e violões. Muita gente boa, pra todos os gostos e bolsos. Está aí um tipo de turismo bacana... Eu costumo visitar luthierias quando estou viajando. #ficaadica
André Souza
André Souza
Membro

Mensagens : 2168
Localização : Salvador; Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Convidado Sáb Ago 01, 2020 8:38 am

^
Só li verdades. Boa, André!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Marlim Seg Ago 17, 2020 7:51 am

Dias depois,

Alguem que tentou contato com o Zaganin chegou a obter resposta dele sobre a questão ?

Pensei em eu mesmo entrar em contato, porem outros aqui ja haviam manifestado que iriam fazê-lo, então resolvi esperar um pouco
Marlim
Marlim
Membro

Mensagens : 489
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por CG Seg Ago 17, 2020 8:00 am

Marlim escreveu:Dias depois,

Alguem que tentou contato com o Zaganin chegou a obter resposta dele sobre a questão ?

Pensei em eu mesmo entrar em contato, porem outros aqui ja haviam manifestado que iriam fazê-lo, então resolvi esperar um pouco

Pode entrar em contato....
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por santana.ma Seg Ago 17, 2020 1:28 pm

Já tive condor, squier deluxe V e agora tenho um jb de luthier, WG custom ativo/passivo. Som e tocabilidade excelentes. Smile Smile

santana.ma
Membro

Mensagens : 19
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Sentinela Qui Ago 27, 2020 1:56 am

CG escreveu:Notei que algumas pessoas, não gostam de comprar instrumentos feitos por luthier, vejo isso muito no mercado livre onde alguns vendedores colocam em seus anúncios que não aceitam esses tipos de instrumento na troca.
Noto também que quando vc vai vender um instrumento feito por luthier, é bem mais dificil.

Gostaria de saber de vocês o por que?

Porque não tem valor de mercado. Anuncia um Fender ou Yamaha que em 1 semana ja tem pessoas interessadas. E outra, instrumento de luthier é dificil vender ? Pois é, menos Fodera, Sadowsky, Ken Smith, etc.....e são de luthier. Agora de luthier brasileiro, realmente as pessoas que trabalham com isso não costumam aceitar baixos nacionais pra comprar no rolo mesmo. O unico que ainda tem nome aqui é a N Zaganin porque o Marcio já fez o nome dele. Os que vieram depois dele nesses anos, são cópia da cópia.
Sentinela
Sentinela
Membro

Mensagens : 150
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Sentinela Qui Ago 27, 2020 2:02 am

vinibassplayer escreveu:o mais legal de tudo é q o sujeito nao cansa de tentar provar o proprio ponto e o amor platônico q tem pelo seu luthier, msm todo mundo nem lembrando mais o assunto principal do topico... rlx kra, leva na brincadeira, quebra seus dogmas e se declara logo pro Zaga!

Nao meu filho. Nao ganho nada da N Zaganin falando bem deles. Tenho um instrumento deles ha 14 anos. Encomendei outro, porque o trampo deles é bom mesmo. Nao sou endorser. Ate porque sempre achei isso, meio que gozar com o pau dos outros. Por isso que tambem nem compraria um instrumento signature. Sou fâ do trabalho do Marcio Zaganin. Nada mais. Quando aparecer outro melhor que ele, sem problemas. Vou admirar do mesmo jeito e quem sabe fazer um instrumento tambem. Mas, independentemente, de eu ter ou nao um instrumento da N Zaganin, reconheco que eles ainda estao no alto do "pedestal". Isso é fato !
Sentinela
Sentinela
Membro

Mensagens : 150
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Ago 27, 2020 8:38 am

Sentinela escreveu:O unico que ainda tem nome aqui é a N Zaganin porque o Marcio já fez o nome dele. Os que vieram depois dele nesses anos, são cópia da cópia.

Bicho!
Pare com isso. Ta feio!

Você é um cara bonito, de família, inteligente, maduro, etc... deixe de falar essas coisas.
think
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12074
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por klaus.coelho Seg Abr 04, 2022 3:13 am

Ninguém aqui fala do Rodrigo de Freitas? Que faz baixos Condor EVO Custom Shop

Eu tive um jazzbass s martyn , e achei lindo e péssimo baixo, peguei ele numa troca a distância, amei o visual, mas o braço era tão fino que sempre desregulava (característica que mais abomino em instrumento, depois do trastejamento persistente), além do som dos big singles s martyn que não gostei nada, era um peido na farofa. Eu acabei trocando esse baixo numa loja em BH especializada em furar o olho das pessoas kkkk, , troquei esse baixo s martyn por um baixo de entrada da ibanez, feito em algum lugar do oriente... Não sei qual era pior...

Tive Fender japonês década de 80 que tinha péssimo som, tive fender americano pbass comemorativo 60th aniversário, que nunca desregulava, tinha muito som e era robustamente construído além de lindo.

Tive Ken smith bsr American que era maravilhoso em todos aspectos. Só não era melhor do que o Roscoe LG ( disparado o melhor baixo que toquei na vida,em todos aspectos)

Warwick alemão é excelente, construção, som , visual acabamento. Não costuma ter erro, a não ser se.for madeiras específicas suscetíveis a mudança de temperatura ou muito pesadas como bubinga.

O baixo condor evo do Rodrigo de Freitas, achei nível altíssimo, todos aspectos, mas to vendendo pois peguei como parte de pagamento, é modelo SingleCut estilo Richard Bona, 5 cordas , não me vestiu bem, sou mais afeito a 4 cordas.

Enfim, citei alguns exemplos de baixos que tive, com intuito de no fim das contas dizer que tem baixos bons e ruins feitos tanto por fábricas em linha, quanto feito por luthiers.
klaus.coelho
klaus.coelho
Membro

Mensagens : 156
Localização : BH

Marcio Azzarini e jorge.ibs gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por fheliojr Seg Abr 04, 2022 11:46 pm

klaus.coelho escreveu:Ninguém aqui fala do Rodrigo de Freitas?...

Eu sei lá quem é ele.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Christian Ter Abr 05, 2022 6:25 am

^ ele esta próximo a Brasília foi o luthier que assumiu a condor quando teve aquele problema, hoje esta com aqueles condor EVO, toquei em um jazz bass e um 6 cordas excelente, o cara tem a maior parte daquele material que foi apreendido pela condor, muitas peças importadas e um excelente estoque de madeiras, esta construindo baixos maravilhosos.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3780
Localização : Brasilia

Marcio Azzarini e fheliojr gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Marcio Azzarini Ter Abr 05, 2022 11:35 am

O Rodrigo de Freitas está fazendo um trabalho de altíssimo nível...

____________________________
Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Icon_rr Let´s groove!!!
https://www.youtube.com/marcioazzarini
Marcio Azzarini
Marcio Azzarini
Membro

Mensagens : 1130
Localização : Sorocaba

http://www.marciobasspage.cjb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por allexcosta Ter Abr 05, 2022 12:06 pm

klaus.coelho escreveu:Ninguém aqui fala do Rodrigo de Freitas? Que faz baixos Condor EVO Custom Shop

Ele é pouco comentado por aqui, talvez por ter trabalhado por muitos anos como ajudante e pelo fórum ter visitado outros luthiers conhecidos, ofuscando um pouco alguns. Isso é natural, até porque não temos como visitar todos os luthiers que existem no Brasil (até gostaríamos). Seria legal se membros do fórum pudessem visitar luthiers das suas cidades ou regiões e postassem vídeos aqui.

Até entrei em contato com dois de Curitiba que tiveram pouco interesse...

klaus.coelho escreveu:O baixo condor evo do Rodrigo de Freitas, achei nível altíssimo, todos aspectos, mas to vendendo pois peguei como parte de pagamento, é modelo SingleCut estilo Richard Bona, 5 cordas , não me vestiu bem, sou mais afeito a 4 cordas.

Pessoal daqui costuma achar que quando a pessoa está vendendo um instrumento é porque não gostou dele, especialmente se for de luthier. E não adianta argumentar contra isso. É tipo uma pedra fundamental entre os baixistas brasileiros.

klaus.coelho escreveu:Enfim, citei alguns exemplos de baixos que tive, com intuito de no fim das contas dizer que tem baixos bons e ruins feitos tanto por fábricas em linha, quanto feito por luthiers.

Correto. Em contrapartida à famigerada frase "7ender é 7ender" costumo dizer "baixo bom é baixo bom". Acho que faz muito mais sentido...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Marcio Azzarini gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Zubrycky Qui Abr 07, 2022 7:30 am

Da mesma forma que há muitos luthiers desconhecidos do grande público que fazem um ótimo trabalho, há alguns luthiers conhecidos que fazem - usarei um eufemismo gentil aqui - instrumentos pra lá de mequetrefes.... notme
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

patriciofernandes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Alex BHT Sex Abr 15, 2022 2:16 pm

Acho que o fórum tem um poder de influenciar muito grande.

Eu mesmo já fui influenciado por alguns equipamentos onde vários foristas amam e me decepcionei.

Acho exagerada algumas recomendações feitas aqui, não que sejam ruins, mas acho supervalorizado, isso digo em relação a Lakland Skyline, S martyn, M Laghus, Teksound, enfim... cada um tem uma opinião e algumas opiniões aqui são tratadas como uma verdades absolutas, e não aceitam uma argumentação contra, isso me afastou bastante do Fórum.

Em relação ao Rodrigo de Freitas, como sou de Brasília, pude conhecer a fábrica e testar alguns instrumentos, e ver outros em processo de fabricação. O trabalho dele é impressionante, não só na construção mas também nos reparos. Pelo que vejo ele usa materiais de altíssimo nível, logo os instrumentos não são baratos, as madeiras de um projeto básico dele já seriam opcionais na maioria das luthierias brasileiras. Se tiver a oportunidade testar um Condor Evo feito por ele eu recomendo fortemente.
Alex BHT
Alex BHT
Membro

Mensagens : 793
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por allexcosta Sex Abr 15, 2022 4:11 pm

Alex BHT escreveu:cada um tem uma opinião e algumas opiniões aqui são tratadas como uma verdades absolutas, e não aceitam uma argumentação contra, isso me afastou bastante do Fórum.

Gostaria de algum exemplo de onde isso tenha acontecido, se não for pedir muito...

Aceitar argumentação contrária é condição sine qua non para participação em um ambiente do tipo fórum.

É bom lembrar também que o fórum em si não tem opiniões e que uma preferência de alguém com tag de admin, mod ou colaborador técnico continuam sendo preferências, mesmo quando uma pessoa dessas tem um pouco mais de experiência ou estrada. O que alguém acha não deveria substituir o que você acha, a não ser que seja alguma recomendação sobre equipamento que você não conseguirá testar antes de comprar. E, mesmo tirando o "noves fora" da opinião de vários membros experientes, é possível que você simplesmente odeie o equipamento quando comprá-lo.

Isso é o óbvio do óbvio e nem sequer precisa ser explicado.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por tfk Sex Abr 15, 2022 6:19 pm

Alex BHT escreveu:Acho que o fórum tem um poder de influenciar muito grande (...)

Acho que isso depende de como lemos a informação. No lugar de influência eu vejo como intercâmbio de informação, com total espaço para minha decisão final. Vc tem todo direito de não gostar de um negócio que outros gostam (isso é extremamente comum na vida) e não acho que seja super valorização de nada. Pegando os Laklands Skyline como exemplo, não vejo nenhuma hype ou algo desproporcional no fórum, basta ver a popularidade na gringa e nos tópicos do Talkbass. O que ocorre é que no início do FCBR pouca gente no Brasil conhecia a marca ou tinha tido chance de tocar em um Lakland e esse assunto ficou para trás. Não vejo ninguém "forçando a barra" até hoje (o mesmo pode se aplicar para caixas Bergantino, Schroeder, etc.). As Teksound começaram chamando atenção pelo preço atrativo, inclusive o Rogério participou aqui do fórum, mas desde o início via gente que tinha outras preferências e expunha isso aqui normalmente, sem falar nas discussões técnicas sobre como as caixas são construídas.

O que eu acho que acontece é que muita gente vai no embalo e compra na emoção (ou sem testar) e depois acaba se decepcionando porque não era aquilo que esperava. No final das contas eu acho que pode rolar uma super valorização da opinião de outros, do tipo "ah, vou comprar um Lakland porque um cara do fórum que é músico profissional, que já morou fora e que teve tudo quanto é baixo falou que em termos de 5 cordas é um bom custo/benefício e que na opinião dele a tocabilidade é superior aos Fender 5 cordas, sendo assim não tem como o Lakland ser ruim...", quando na verdade eu já li aqui centenas de vezes "teste antes", "veja se lhe agrada", "se vc gostou/está feliz, é o que importa", etc etc etc.
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Fernando Zadá e rafael.buzzi.andrade gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por allexcosta Qua Abr 20, 2022 8:34 am

allexcosta escreveu:Gostaria de algum exemplo de onde isso tenha acontecido, se não for pedir muito...

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Giphy

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Pedro Cavalcanti Qua Abr 20, 2022 9:13 pm

Deixa isso para lá... o cara fica constrangido em ter que apontar.
Mas há quem trata opiniões como verdades absolutas e quem acha que é o dono da verdade absoluta.
Isso é normal e existe em todo lugar.
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 6 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos