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Instrumento de luthier. Há preconceito?

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Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 3 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jul 19, 2020 11:48 am

Zubrycky escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Achei ele arrogante!

O saudoso Pedro de Lara disse certa vez uma frase da qual nunca me esquecerei: "Tem gente que é tão pobre, mas tão pobre que só tem o dinheiro". Rolling Eyes
Uma das frases mais inteligentes e verazes que já ouvi em toda a minha vida...
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Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 3 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Jãozeiro Dom Jul 19, 2020 1:03 pm

Zubrycky escreveu:Independentemente do instrumento que se tem em mãos, ninguém escapa de si mesmo.

Excelente fala!
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Mensagem por Jãozeiro Dom Jul 19, 2020 1:04 pm

allexcosta escreveu:A verdade é que 99% dessa história toda de instrumento é fetiche.

A imensa maioria de nós tem instrumentos melhores que nós somos como músicos. Quem aqui hoje deixa de fazer uma frase, de colar num bumbo com bom gosto, ou de tocar Teen Town com boa musicalidade e sotaque adequado porque tem um SX, Squier ou Tagima? Venhamos e convenhamos, ninguém...

Se música fosse o mais importante pra gente, a seção "Técnica e Teoria" seria a mais movimentada do fórum.

Igualmente excelente!
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Mensagem por CG Dom Jul 19, 2020 3:10 pm

Sentinela escreveu:Existem instrumentos ruins por ai porque nem os musicos as vezes sabem o que pedir pro luthier e condenam o instrumento por nao ter ficado do jeito que ele esperava. É isso.

Nop... Tambem pode existir instrumentos ruins porque luthiers podem errar ou se denominam luthiers e deixam trastes com rebarbas ou tróculos mal feitos. Inclusive até a Fender wue faz instrumentos em série também pode errar...


Última edição por CG em Dom Jul 19, 2020 3:49 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 3:33 pm

CG escreveu:


Sentinela escreveu:Existem instrumentos ruins por ai porque nem os musicos as vezes sabem o que pedir pro luthier e condenam o instrumento por nao ter ficado do jeito que ele esperava. É isso.

Nop... Também pode existir instrumentos ruins porque luthiers podem errar ou se denominam luthiers e deixam trastes com rebarbas ou tróculos mal feitos. Inclusive até a Fender wue faz instrumentos em série também pode errar...

Bom, mas ai, quem escolheu o luthier errrado para construir o instrumento foi o musico. Trastes com rebarbas é o fim da picada.
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Mensagem por CG Dom Jul 19, 2020 3:48 pm

Sentinela escreveu:

Bom, mas ai, quem escolheu o luthier errrado para construir o instrumento foi o musico. Trastes com rebarbas é o fim da picada.

Acredite, existem até instrumentos de marcas famosas com tais rebarbas.
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Mensagem por Zubrycky Dom Jul 19, 2020 3:55 pm

Sentinela escreveu:
CG escreveu:


Sentinela escreveu:Existem instrumentos ruins por ai porque nem os musicos as vezes sabem o que pedir pro luthier e condenam o instrumento por nao ter ficado do jeito que ele esperava. É isso.

Nop... Existem instrumentos ruins porque luthiers podem errar ou se denominam luthiers e deixam trastes com rebarbas ou tróculos mal feitos. Inclusive até a Fender wue faz instrumentos em série também pode errar...

Bom, mas ai, quem escolheu o luthier errrado para construir o instrumento foi o musico. Trastes com rebarbas é o fim da picada.

Com o perdão da expressão, jogar a culpa da imperícia do luthier nas costas do músico que o escolheu é um argumento tão cretino quanto responsabilizar, em um caso de erro médico, o doente ao invés do profissional da saúde que o atendeu ou dizer que o cliente lesado por um estabelecimento comercial é o culpado pelo mal atendimento recebido ali ou dizer que a vítima é a culpada por não ter sido capaz de se desviar da bala...

Tudo bem que certas situações podem ser evitadas contratando o melhor luthier do Brasil, mas daí a culpar justamente quem encomendou o instrumento parece-me uma perspectiva um tanto quanto incorreta para este tipo de situação...
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Mensagem por Zubrycky Dom Jul 19, 2020 3:59 pm

Isso sem contar que, quando se encomenda um instrumento que ainda não existe, não há como saber, antecipadamente, dos problemas que ele apresentará somente depois de feito...
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Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 4:03 pm

Zubrycky escreveu:Isso sem contar que, quando se encomenda um instrumento que ainda não existe, não há como saber, antecipadamente, dos problemas que ele apresentará somente depois de feito...


Pra isso, existe a garantia, o certificado de autenticidade, a responsabilidade do luthier em reparar o tal problema.
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Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 4:07 pm

Zubrycky escreveu:
Sentinela escreveu:
CG escreveu:


Sentinela escreveu:Existem instrumentos ruins por ai porque nem os musicos as vezes sabem o que pedir pro luthier e condenam o instrumento por nao ter ficado do jeito que ele esperava. É isso.

Nop... Existem instrumentos ruins porque luthiers podem errar ou se denominam luthiers e deixam trastes com rebarbas ou tróculos mal feitos. Inclusive até a Fender wue faz instrumentos em série também pode errar...

Bom, mas ai, quem escolheu o luthier errrado para construir o instrumento foi o musico. Trastes com rebarbas é o fim da picada.

Com o perdão da expressão, jogar a culpa da imperícia do luthier nas costas do músico que o escolheu é um argumento tão cretino quanto responsabilizar, em um caso de erro médico, o doente ao invés do profissional da saúde que o atendeu ou dizer que o cliente lesado por um estabelecimento comercial é o culpado pelo mal atendimento recebido ali ou dizer que a vítima é a culpada por não ter sido capaz de se desviar da bala...

Tudo bem que certas situações podem ser evitadas contratando o melhor luthier do Brasil, mas daí a culpar justamente quem encomendou o instrumento parece-me uma perspectiva um tanto quanto incorreta para este tipo de situação...

Tem gente que toca jazz e vai pedir madeiras, captadores, etc....com setup de um instrumento que é pro estilo rock n roll, por exemplo, só porque ouviu falar que a madeira é boa, o captador é bom com um amigo ou foruns da vida. O luthier orienta.....mas, se o cliente insiste e assina o contrato, o problema depois é somente dele.
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Mensagem por Zubrycky Dom Jul 19, 2020 4:09 pm

Sentinela escreveu:
Zubrycky escreveu:Isso sem contar que, quando se encomenda um instrumento que ainda não existe, não há como saber, antecipadamente, dos problemas que ele apresentará somente depois de feito...


Pra isso, existe a garantia, o certificado de autenticidade, a responsabilidade do luthier em reparar o tal problema.

Existindo tais coisas, então por qual motivo o músico pode ser culpado por erros de outrem? scratch
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Mensagem por allexcosta Dom Jul 19, 2020 4:15 pm

Sentinela escreveu:Tem gente que toca jazz e vai pedir madeiras, captadores, etc....com setup de um instrumento que é pro estilo rock n roll, por exemplo, só porque ouviu falar que a madeira é boa, o captador é bom com um amigo ou foruns da vida. O luthier orienta.....mas, se o cliente insiste e assina o contrato, o problema depois é somente dele.

Jovem, na boa...

Venhamos e convenhamos, é muito claro que você considera fóruns o lixo da informação musical, especialmente sobre instrumentos, enquanto luthiers sabem tudo e podem fornecer a melhor orientação possível. Você já disse umas 30 vezes que tem acesso ao melhor luthier do Brasil, um dos melhores do mundo.

Então, que mal pergunte, o que te traz a esse calabouço baixístico repleto de informações equivocadas proferidas por pessoas inferiores que não têm a mínima idéia do que estão falando?
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Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 4:17 pm

Zubrycky escreveu:
Sentinela escreveu:
Zubrycky escreveu:Isso sem contar que, quando se encomenda um instrumento que ainda não existe, não há como saber, antecipadamente, dos problemas que ele apresentará somente depois de feito...


Pra isso, existe a garantia, o certificado de autenticidade, a responsabilidade do luthier em reparar o tal problema.

Existindo tais coisas, então por qual motivo o músico pode ser culpado por erros de outrem? scratch

Porque ele pediu. Ele quis que o instrumento fosse daquele jeito, com aquela sonoridade. Agora, se o instrumento apresentar algum problema tecnico, ai sim cabe ao luthier consertar. Mas, isso é normal.
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Mensagem por JAZZigo Dom Jul 19, 2020 4:18 pm

allexcosta escreveu:
Sentinela escreveu:Tem gente que toca jazz e vai pedir madeiras, captadores, etc....com setup de um instrumento que é pro estilo rock n roll, por exemplo, só porque ouviu falar que a madeira é boa, o captador é bom com um amigo ou foruns da vida. O luthier orienta.....mas, se o cliente insiste e assina o contrato, o problema depois é somente dele.

Jovem, na boa...

Venhamos e convenhamos, é muito claro que você considera fóruns o lixo da informação musical, especialmente sobre instrumentos, enquanto luthiers sabem tudo e podem fornecer a melhor orientação possível. Você já disse umas 30 vezes que tem acesso ao melhor luthier do Brasil, um dos melhores do mundo.

Então, que mal pergunte, o que te traz a esse calabouço baixístico repleto de informações equivocadas proferidas por pessoas inferiores que não têm a mínima idéia do que estão falando?
Pois é! Pensei o mesmo! scratch

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Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 4:29 pm

allexcosta escreveu:
Sentinela escreveu:Tem gente que toca jazz e vai pedir madeiras, captadores, etc....com setup de um instrumento que é pro estilo rock n roll, por exemplo, só porque ouviu falar que a madeira é boa, o captador é bom com um amigo ou foruns da vida. O luthier orienta.....mas, se o cliente insiste e assina o contrato, o problema depois é somente dele.

Jovem, na boa...

Venhamos e convenhamos, é muito claro que você considera fóruns o lixo da informação musical, especialmente sobre instrumentos, enquanto luthiers sabem tudo e podem fornecer a melhor orientação possível. Você já disse umas 30 vezes que tem acesso ao melhor luthier do Brasil, um dos melhores do mundo.

Então, que mal pergunte, o que te traz a esse calabouço baixístico repleto de informações equivocadas proferidas por pessoas inferiores que não têm a mínima idéia do que estão falando?

Nunca falei que fórum é o lixo da informacao musical, ate porque nesse forum tenho amigos de mais de 10 anos e que conheco pessoalmente. E sim, tenho acesso, pelo menos no momento, ao luthier que mais tem visao e know-how na construcao de guitarras e baixos do Brasil ( do mundo é voce que esta falando, mas quem sabe o Zaganin pode estar mesmo, ja que os intrumentos dele sao vendidos pra fora ). Isso é um fato, que nem eu e nem voce podemos contestar.

E eu participo do forum para pedir OPINIOES de voces. Só que voces as vezes elocubram demais uma simples pergunta e as vezes respondem com ironia. Isso é falta de respeito. Muitas pessoas aqui, respondem com educacao, quando pergunto. Agora ser "especialista" na area que é dos outros e ser ironico no topico do colega que pediu uma simples opiniao é falta de educacao. Eu acesso aqui só pra passar o tempo e QUANDO tenho duvida. Sou musico (nao profissional) há 35 anos e nao fico respondendo com ironia ninguem aqui do forum porque estou sempre aprendendo e nunca vou saber tudo. Dou minha opiniao e deixo a pessoa escolher. É isso.
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Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 4:32 pm

JAZZigo escreveu:
allexcosta escreveu:
Sentinela escreveu:Tem gente que toca jazz e vai pedir madeiras, captadores, etc....com setup de um instrumento que é pro estilo rock n roll, por exemplo, só porque ouviu falar que a madeira é boa, o captador é bom com um amigo ou foruns da vida. O luthier orienta.....mas, se o cliente insiste e assina o contrato, o problema depois é somente dele.

Jovem, na boa...

Venhamos e convenhamos, é muito claro que você considera fóruns o lixo da informação musical, especialmente sobre instrumentos, enquanto luthiers sabem tudo e podem fornecer a melhor orientação possível. Você já disse umas 30 vezes que tem acesso ao melhor luthier do Brasil, um dos melhores do mundo.

Então, que mal pergunte, o que te traz a esse calabouço baixístico repleto de informações equivocadas proferidas por pessoas inferiores que não têm a mínima idéia do que estão falando?
Pois é! Pensei o mesmo! scratch

poke

Pensou o mesmo por que ? Voce me ajudou na questao do Eden em outro topico. Inclusive te agradeco pela resposta e educacao. Valeu !
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Mensagem por allexcosta Dom Jul 19, 2020 4:35 pm

Sentinela escreveu:E eu participo do forum para pedir OPINIOES de voces. Só que voces as vezes elocubram demais uma simples pergunta e as vezes respondem com ironia. Isso é falta de respeito.

Se você já traz a opinião de um cara que, segundo você mesmo, sabe muito mais que todos nós aqui, no momento que você pede nossa opinião só pra zombar é você que tá faltando com o respeito.

Sentinela escreveu:Muitas pessoas aqui, respondem com educacao, quando pergunto. Agora ser "especialista" na area que é dos outros e ser ironico no topico do colega que pediu uma simples opiniao é falta de educacao. Eu acesso aqui só pra passar o tempo e QUANDO tenho duvida. Sou musico (nao profissional) há 35 anos e nao fico respondendo com ironia ninguem aqui do forum porque estou sempre aprendendo e nunca vou saber tudo. Dou minha opiniao e deixo a pessoa escolher. É isso.

Ninguém te tratou com ironia. Algumas pessoas simplesmente discordaram de opiniões suas ou do seu luthier, isso acontece. Ironia é dizer "vocês acham mesmo que fulano de tal ia falar algo errado?" ou "tem gente que pega informação de fóruns da vida, aí só pode ter problema mesmo". Não sei se deu pra perceber, isso aqui é um "fórum da vida" e no momento que você diz que informação daqui não presta, bate a curiosidade do que você faz num domingo de tarde por essas bandas virtuais.
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Mensagem por vcrz Dom Jul 19, 2020 4:36 pm

Rebarba em traste... Se vc construiu un instrumento "novo" pode acontecer até com custom shop.

Eu tive que trocar a escala de um dos meus baixos, mudei para um deserto em outro país, a escala que tinha menos de 1 anos, secou mais do que o luthier esperava e apareceram as rebarbas.... O conserto foi em Curitiba e vim pro centro do México.

O luthier que fez o serviço eu confio de olhos fechados, melhor que teve rebarba do que se faltasse traste na hora dessa secagem forçada. E esse Luthier eu indico de olhos fechados, Osni da Artwood em Curitiba.

Agora, imaginar que esse luthier, nunca teve problema, que nunca errou, que é o melhor do Brasil, que tem KNOW HOW de anos é besteira....

Tem uma foto do Carl Thompson com um lixo desse gigante com um monte Braço aparentemente bons, todos feitos com trocentas madeiras caras, todos no lixo, pq foram feitos errados.
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Mensagem por allexcosta Dom Jul 19, 2020 4:38 pm

vcrz escreveu:E esse Luthier eu indico de olhos fechados, Osni da Artwood em Curitiba.

No Cajuru né? Moro pertinho...
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Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 4:41 pm

allexcosta escreveu:
Sentinela escreveu:E eu participo do forum para pedir OPINIOES de voces. Só que voces as vezes elocubram demais uma simples pergunta e as vezes respondem com ironia. Isso é falta de respeito.

Se você já traz a opinião de um cara que, segundo você mesmo, sabe muito mais que todos nós aqui, no momento que você pede nossa opinião só pra zombar é você que tá faltando com o respeito.

Sentinela escreveu:Muitas pessoas aqui, respondem com educacao, quando pergunto. Agora ser "especialista" na area que é dos outros e ser ironico no topico do colega que pediu uma simples opiniao é falta de educacao. Eu acesso aqui só pra passar o tempo e QUANDO tenho duvida. Sou musico (nao profissional) há 35 anos e nao fico respondendo com ironia ninguem aqui do forum porque estou sempre aprendendo e nunca vou saber tudo. Dou minha opiniao e deixo a pessoa escolher. É isso.

Ninguém te tratou com ironia. Algumas pessoas simplesmente discordaram de opiniões suas ou do seu luthier, isso acontece. Ironia é dizer "vocês acham mesmo que fulano de tal ia falar algo errado?" ou "tem gente que pega informação de fóruns da vida, aí só pode ter problema mesmo". Não sei se deu pra perceber, isso aqui é um "fórum da vida" e no momento que você diz que informação daqui não presta, bate a curiosidade do que você faz num domingo de tarde por essas bandas virtuais.

Nao tem nada a ver de zombar. Cara, voce viaja hein....rss. Se voce se sentiu zombado ai, desculpe, o problema nao é meu. Minha intencao quando abro QUALQUER topico nao é zombar de ninguem.

E sim, aqui é um forum da vida, que tem gente boa, gente ruim e maria vai com as outras. Alias, como em todo lugar. Eu foco, nas pessoas que agregam. Apesar de me falarem que nem interagem mais como antigamente (justamente pelos motivos que ja te falei), eu continuo aqui. Só filtrar as informacoes, que o forum é bom sim.
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Mensagem por vcrz Dom Jul 19, 2020 4:42 pm

allexcosta escreveu:
vcrz escreveu:E esse Luthier eu indico de olhos fechados, Osni da Artwood em Curitiba.

No Cajuru né? Moro pertinho...

Ele mesmo.
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Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 4:47 pm

vcrz escreveu:Rebarba em traste... Se vc construiu un instrumento "novo" pode acontecer até com custom shop.

Eu tive que trocar a escala de um dos meus baixos, mudei para um deserto em outro país, a escala que tinha menos de 1 anos, secou mais do que o luthier esperava e apareceram as rebarbas.... O conserto foi em Curitiba e vim pro centro do México.

O luthier que fez o serviço eu confio de olhos fechados, melhor que teve rebarba do que se faltasse traste na hora dessa secagem forçada. E esse Luthier eu indico de olhos fechados, Osni da Artwood em Curitiba.

Agora, imaginar que esse luthier, nunca teve problema, que nunca errou, que é o melhor do Brasil, que tem KNOW HOW de anos é besteira....

Tem uma foto do Carl Thompson com um lixo desse gigante com um monte Braço aparentemente bons, todos feitos com trocentas madeiras caras, todos no lixo, pq foram feitos errados.

Nao falei que nunca errou, que nunca teve problemas e tal. Mas, sim, HOJE, ele tem mais experiencia que antigamente. Acho que voce tambem é assim. Hoje voce esta melhor do que ha alguns anos atras na sua profissao. Certo ? Chega uma hora que "respiramos" nosso oficio e temos o know-how. Isso se chama experiencia.
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Mensagem por allexcosta Dom Jul 19, 2020 4:54 pm

Sentinela escreveu:E sim, aqui é um forum da vida, que tem gente boa, gente ruim e maria vai com as outras. Alias, como em todo lugar. Eu foco, nas pessoas que agregam.

No momento em que você, indo de encontro ao que um especialista te falou, afirma que essa ou aquela pintura afeta o som, você está simplesmente "indo com as outras".

Porque acho que você não vai ter coragem de vir aqui e dizer que testou dois baixos idênticos, um de cor sólida, outro de cor mágica e dizer pra gente que ouviu diferença no som provocada pela tinta, vai?
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Mensagem por bodhan Dom Jul 19, 2020 5:21 pm

... baixo para jazz ou rock? Madeira para rock ou jazz? Isso existe, Arnaldo?
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Mensagem por allexcosta Dom Jul 19, 2020 5:27 pm

bodhan escreveu:... baixo para jazz ou rock? Madeira para rock ou jazz? Isso existe, Arnaldo?

A gente lê cada coisa nesses fóruns... Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito
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Zubrycky gosta desta mensagem

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Mensagem por Zubrycky Dom Jul 19, 2020 9:31 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Zubrycky escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Achei ele arrogante!

O saudoso Pedro de Lara disse certa vez uma frase da qual nunca me esquecerei: "Tem gente que é tão pobre, mas tão pobre que só tem o dinheiro". Rolling Eyes
Uma das frases mais inteligentes e verazes que já ouvi em toda a minha vida...

O saudoso Pedro era um sábio.
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Mensagem por Zubrycky Dom Jul 19, 2020 9:37 pm

Sentinela escreveu: (...)
Voce é luthier ou pinta instrumentos musicais ?

Ainda não.
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Mensagem por vinibassplayer Dom Jul 19, 2020 9:56 pm

allexcosta escreveu:
bodhan escreveu:... baixo para jazz ou rock? Madeira para rock ou jazz? Isso existe, Arnaldo?

A gente lê cada coisa nesses fóruns... Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito

fórum da vida tem disso né kkkk será q o luthier renomado com know how pensa isso tbm? "ah vou fazer esse jazz aki com tal madeira mágica pq o kra q pediu vai tocar rock progressivo místico do himalaia e precisa do som dessa madeira"
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Mensagem por allexcosta Dom Jul 19, 2020 10:02 pm

vinibassplayer escreveu:fórum da vida tem disso né kkkk será q o luthier renomado com know how pensa isso tbm?

Claro pô, senão ele não seria renomado. Esportes 4 :viva: weed Ideia
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Mensagem por Zubrycky Dom Jul 19, 2020 10:13 pm

Sentinela escreveu:
Ele possui diversos instrumentos musicais ( guitarra e baixo ) com pintura em Sparkle. Entre no site da N Zaganin e veja. Voce é luthier ou pinta instrumentos musicais ?

Não vivo debaixo de uma pedra, apesar de parecer. Conheço o nome, a fama (merecida) e também esses instrumentos, pois pude espancar tocar vários deles ao longo dos anos. Além disso, o baixista de uma de minhas bandas tem um desses (antigo), instrumento que foi usado nos dois discos mais recentes que gravamos. Gostei muito do timbre dele naqueles discos. Ah sim, por duas vezes, ele me fez a gentileza de me emprestar esse baixo para que eu pudesse usá-lo ao vivo. Adorei a experiência.

Se teria um? Claro, se algum dia eu achar um que goste por um bom preço (Como colecionador, nunca digo não para uma boa oportunidade).

Mas devo confessar que essa não é, nem de longe, a minha prioridade e tampouco encomendaria um instrumento com ele porque, francamente, os designs dele não são a minha praia (Nada contra, é só uma questão de gosto pessoal). Além disso, já tenho em minha cabeça uma lista de profissionais com os quais desejo encomendar meus próprios designs em um futuro que espero que seja próximo.

De qualquer forma, segui o seu conselho, fui ao site, vi os instrumentos, percebi que alguns são oferecidos com pintura sparkle e justamente por isso estranhei ainda mais saber que o seu baixo não pôde ser pintado com a cor sparkle que você queria e ainda mais espantado com a desculpa idiota que lhe foi dada para isso.

Desculpe a franqueza, mas a frase "a pintura sparkle muda o timbre do instrumento devido ao esforço em fazer a pintura" é uma idiotice completa quando falamos de instrumentos sólidos e essa imbecilidade que se torna ainda maior quando dita por um luthier tão renomado quanto o Marcio Zaganin.
 
Numa relação músico-luthier, assim como em várias outras, há uma assimetria de informação (Ou seja, um dos lados, o do luthier, sabe muito mais da construção de instrumentos musicais do que o outro lado). Sendo assim, o luthier deve orientar o músico e não se valer de sua experiência para engambelá-lo com ideias sem fundamento.

Não me leve a mal por dizer isso de forma tão direta, mas infelizmente, nessa, você foi tapeado. Você queria um instrumento com um tipo de pintura e seu luthier, ao invés de simplesmente atender ao seu pedido, lhe contou uma história da carochinha sem o menor fundamento para fazer você mudar de ideia.

Lamento muito que isso tenha acontecido.


Última edição por Zubrycky em Dom Jul 19, 2020 11:01 pm, editado 3 vez(es)
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Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 3 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Jãozeiro Dom Jul 19, 2020 10:14 pm

allexcosta escreveu:
Sentinela escreveu:E eu participo do forum para pedir OPINIOES de voces. Só que voces as vezes elocubram demais uma simples pergunta e as vezes respondem com ironia. Isso é falta de respeito.

Se você já traz a opinião de um cara que, segundo você mesmo, sabe muito mais que todos nós aqui, no momento que você pede nossa opinião só pra zombar é você que tá faltando com o respeito. 

Pois é, parece que faz de propósito.
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Mensagem por Jãozeiro Dom Jul 19, 2020 10:16 pm

Sentinela, engraçado que no outro tópico você disse que consultou um especialista renomado em pintura de instrumentos e ele disse que o Zaganin tava viajando.

Por curiosidade, que resposta você deu a ele?
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Mensagem por Jãozeiro Dom Jul 19, 2020 10:21 pm

Zubrycky escreveu:
Sentinela escreveu:
Ele possui diversos instrumentos musicais ( guitarra e baixo ) com pintura em Sparkle. Entre no site da N Zaganin e veja. Voce é luthier ou pinta instrumentos musicais ?
De qualquer forma, segui o seu conselho, fui ao site, vi os instrumentos, percebi que alguns são oferecidos com pintura sparkle e justamente por isso estranhei ainda mais saber que o seu baixo não pôde ser pintado com a cor sparkle que você queria e ainda mais espantado com a desculpa idiota que lhe foi dada para isso.

Talvez o Sentinela não seja um cliente tão especial assim para o Zaganin quanto ele quer acreditar que é. 

Ele não queria fazer um instrumento com pintura sparkle pra você, Sentinela.
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Mensagem por allexcosta Dom Jul 19, 2020 10:26 pm

Zubrycky escreveu:Desculpe a franqueza, mas dizer que "a pintura sparkle muda o timbre do instrumento devido ao esforço em fazer a pintura" é uma idiotice completa, uma imbecilidade que se torna ainda maior quando dita por um luthier tão renomado quanto o Marcio Zaganin.
 
Não me leve a mal por dizer isso de forma tão direta, mas infelizmente, nessa, você foi tapeado. Você queria um instrumento com um tipo de pintura e seu luthier, ao invés de simplesmente atender ao seu pedido, lhe contou uma história da carochinha sem o menor fundamento para fazer você mudar de ideia.

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Mensagem por Zubrycky Dom Jul 19, 2020 10:38 pm

Sentinela escreveu:
É verdade, por isso que não fico elocubrando e confiando em tantas bobagens que se escrevem na internet.

Ainda que a internet possa estar repleta de bobagens, vale lembrar que muitas bobagens que também são ditas no mundo real. Também não é bom confiar nelas.

Sentinela escreveu: O que vale é o instrumento musical ter a tocabilidade e a sonoridade boa pra voce.

Concordo, mas, se eu for pagar alguém para fazer um instrumento para mim, além disso tudo, a cor do instrumento tem que ser a que eu quero. Para mim, isso é inegociável.

Sentinela escreveu:Existem instrumentos ruins por ai porque nem os musicos as vezes sabem o que pedir pro luthier e condenam o instrumento por nao ter ficado do jeito que ele esperava. É isso.

Nem sempre comunicação entre músico e luthier é a ideal, verdade. Instrumentos feitos nessas circunstâncias muitas vezes não ficam como s músicos queriam, verdade. Entretanto, isso não faz com que tais instrumentos sejam ruins.  

Veja, instrumentos ruins de luthier são instrumentos que são mal feitos, construídos com material inadequado, que não afinam direito, que não aceitam regulagem, que não conseguem ter as oitavas afinadas, com problemas estruturais, com problemas de acabamento, etc.

Esses sim são instrumentos ruins.  

O resto são instrumentos que podem soar melhores em outras mãos.


Última edição por Zubrycky em Dom Jul 19, 2020 10:40 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Uchoa Dom Jul 19, 2020 10:39 pm

Zubrycky escreveu:

Desculpe a franqueza, mas a frase "a pintura sparkle muda o timbre do instrumento devido ao esforço em fazer a pintura" é uma idiotice completa quando falamos de instrumentos sólidos e essa imbecilidade que se torna ainda maior quando dita por um luthier tão renomado quanto o Marcio Zaganin.
 
Não me leve a mal por dizer isso de forma tão direta, mas infelizmente, nessa, você foi tapeado. Você queria um instrumento com um tipo de pintura e seu luthier, ao invés de simplesmente atender ao seu pedido, lhe contou uma história da carochinha sem o menor fundamento para fazer você mudar de ideia.

Lamento muito que isso tenha acontecido.

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Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 11:29 pm

Zubrycky escreveu:
Sentinela escreveu:
Ele possui diversos instrumentos musicais ( guitarra e baixo ) com pintura em Sparkle. Entre no site da N Zaganin e veja. Voce é luthier ou pinta instrumentos musicais ?

Não vivo debaixo de uma pedra, apesar de parecer. Conheço o nome, a fama (merecida) e também esses instrumentos, pois pude espancar tocar vários deles ao longo dos anos. Além disso, o baixista de uma de minhas bandas tem um desses (antigo), instrumento que foi usado nos dois discos mais recentes que gravamos. Gostei muito do timbre dele naqueles discos. Ah sim, por duas vezes, ele me fez a gentileza de me emprestar esse baixo para que eu pudesse usá-lo ao vivo. Adorei a experiência.

Se teria um? Claro, se algum dia eu achar um que goste por um bom preço (Como colecionador, nunca digo não para uma boa oportunidade).

Mas devo confessar que essa não é, nem de longe, a minha prioridade e tampouco encomendaria um instrumento com ele porque, francamente, os designs dele não são a minha praia (Nada contra, é só uma questão de gosto pessoal). Além disso, já tenho em minha cabeça uma lista de profissionais com os quais desejo encomendar meus próprios designs em um futuro que espero que seja próximo.

De qualquer forma, segui o seu conselho, fui ao site, vi os instrumentos, percebi que alguns são oferecidos com pintura sparkle e justamente por isso estranhei ainda mais saber que o seu baixo não pôde ser pintado com a cor sparkle que você queria e ainda mais espantado com a desculpa idiota que lhe foi dada para isso.

Desculpe a franqueza, mas a frase "a pintura sparkle muda o timbre do instrumento devido ao esforço em fazer a pintura" é uma idiotice completa quando falamos de instrumentos sólidos e essa imbecilidade que se torna ainda maior quando dita por um luthier tão renomado quanto o Marcio Zaganin.
 
Numa relação músico-luthier, assim como em várias outras, há uma assimetria de informação (Ou seja, um dos lados, o do luthier, sabe muito mais da construção de instrumentos musicais do que o outro lado). Sendo assim, o luthier deve orientar o músico e não se valer de sua experiência para engambelá-lo com ideias sem fundamento.

Não me leve a mal por dizer isso de forma tão direta, mas infelizmente, nessa, você foi tapeado. Você queria um instrumento com um tipo de pintura e seu luthier, ao invés de simplesmente atender ao seu pedido, lhe contou uma história da carochinha sem o menor fundamento para fazer você mudar de ideia.

Lamento muito que isso tenha acontecido.

Amigo, se voce acha que isso é estoria da carochinha, ligue na N Zaganin e converse com o proprio Marcio. Melhor ele te explicar sobre a mudanca de sonoridade final no instrumento que é pintado em sparkle do que as outras. Eu nao sou luthier e nem pintor. E nao fui tapeado. A diferenca seria algo em torno de 200 ou 300 reais, ele que me falou isso. Pra mim nao teria problema algum de pagar essa diferenca. O que me fez mudar foi a explicacao TECNICA dele sobre tal pintura. E, como voce viu no site, ele tem varios instrumentos pintados em sparkle, entao nao teria o porque ele nao fazer o bass pintado pra mim com tal estilo de pintura, caso eu desejasse. Pra ele nao faz e nao faria diferenca alguma isso, entendeu ? Foi EU que decidi.
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Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 11:34 pm

Zubrycky escreveu:
Sentinela escreveu:
É verdade, por isso que não fico elocubrando e confiando em tantas bobagens que se escrevem na internet.

Ainda que a internet possa estar repleta de bobagens, vale lembrar que muitas bobagens que também são ditas no mundo real. Também não é bom confiar nelas.

Sentinela escreveu: O que vale é o instrumento musical ter a tocabilidade e a sonoridade boa pra voce.

Concordo, mas, se eu for pagar alguém para fazer um instrumento para mim, além disso tudo, a cor do instrumento tem que ser a que eu quero. Para mim, isso é inegociável.

Sentinela escreveu:Existem instrumentos ruins por ai porque nem os musicos as vezes sabem o que pedir pro luthier e condenam o instrumento por nao ter ficado do jeito que ele esperava. É isso.

Nem sempre comunicação entre músico e luthier é a ideal, verdade. Instrumentos feitos nessas circunstâncias muitas vezes não ficam como s músicos queriam, verdade. Entretanto, isso não faz com que tais instrumentos sejam ruins.  

Veja, instrumentos ruins de luthier são instrumentos que são mal feitos, construídos com material inadequado, que não afinam direito, que não aceitam regulagem, que não conseguem ter as oitavas afinadas, com problemas estruturais, com problemas de acabamento, etc.

Esses sim são instrumentos ruins.  

O resto são instrumentos que podem soar melhores em outras mãos.

Te garanto que no mundo real as bobagens são ditas, mas eu nao caio mais em nenhuma delas. E dizer que o Marcio Zaganin me falou uma bobagem, seria melhor, voce ligar la e conversar com ele. Ele é o especialista na area.

E sim, voce tem razao, a cor do instrumento quem escolhe é o musico. Foi o que eu fiz. E nao me arrependo.

A comunicacao entre luthier e musico nem sempre é a ideal, porque o luthier imprime no instrumento o que ele faz. Alguns sao musicos ( o que pra mim nao é interessante num luthier ) e isso acaba fazendo o que voce disse. O instrumento sai mais a cara do luthier do que o que musico queria. Só lamento se isso acontece. Não é o caso da N Zaganin, sendo que o Marcio nao toca nem guitarra e nem baixo.

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Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 11:36 pm

Jãozeiro escreveu:
Zubrycky escreveu:
Sentinela escreveu:
Ele possui diversos instrumentos musicais ( guitarra e baixo ) com pintura em Sparkle. Entre no site da N Zaganin e veja. Voce é luthier ou pinta instrumentos musicais ?
De qualquer forma, segui o seu conselho, fui ao site, vi os instrumentos, percebi que alguns são oferecidos com pintura sparkle e justamente por isso estranhei ainda mais saber que o seu baixo não pôde ser pintado com a cor sparkle que você queria e ainda mais espantado com a desculpa idiota que lhe foi dada para isso.

Talvez o Sentinela não seja um cliente tão especial assim para o Zaganin quanto ele quer acreditar que é. 

Ele não queria fazer um instrumento com pintura sparkle pra você, Sentinela.

Queria sim. Eu que decidi e optei em nao fazer. A diferenca de valor era muito pouca. Pra ele nao tem essa de cliente especial. Se tiver duvidas, ligue na N Zaganin e peça um bass em pintura sparkle, que ele faz pra voce.
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Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 11:39 pm

Jãozeiro escreveu:Sentinela, engraçado que no outro tópico você disse que consultou um especialista renomado em pintura de instrumentos e ele disse que o Zaganin tava viajando.

Por curiosidade, que resposta você deu a ele?

Nao falei que consultei um especialista renomado. Alias, nem sei se é. Lembro que pintava instrumentos musicais. Nao dei resposta nenhuma a ele, pois percebi que no fundo, ele queria apenas mais um trabalho. E de pessoas assim, eu caio fora.
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Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 11:41 pm

Zubrycky escreveu:
Sentinela escreveu: (...)
Voce é luthier ou pinta instrumentos musicais ?

Ainda não.


Ahh......rsss. Entendi...hehehe
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Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 11:48 pm

allexcosta escreveu:
Sentinela escreveu:E sim, aqui é um forum da vida, que tem gente boa, gente ruim e maria vai com as outras. Alias, como em todo lugar. Eu foco, nas pessoas que agregam.

No momento em que você, indo de encontro ao que um especialista te falou, afirma que essa ou aquela pintura afeta o som, você está simplesmente "indo com as outras".

Porque acho que você não vai ter coragem de vir aqui e dizer que testou dois baixos idênticos, um de cor sólida, outro de cor mágica e dizer pra gente que ouviu diferença no som provocada pela tinta, vai?

Nao estou "indo com as outras" porque ele é um luthier e com experiencia de varios anos nessa área. É diferente de decidir porque meia duzia de pessoas de um forum, falaram porque acham isso ou aquilo sem ao menos ter conhecimento tecnico na area. Ai sim, eu seria um "maria vai com as outras".

Claro que, tenho coragem de vir aqui e dizer que senti diferenca na sonoridade de um tipo de pintura da outra. Qual o problema ? Eu acho que a falta de coragem é de alguns aqui entrarem em contato com a N Zaganin e perguntar se a tal diferenca existe e serem humildes de acatar isso vindo de quem respira todo dia isso no dia-dia do trabalho.
Como eu digo....se voce quer trocar de carro, nao pergunte a um medico, advogado, etc só porque ele dirige e tem carro....pergunte a um taxista ou um mecanico sobre o carro que voce quer. Certo ? É isso....rss


Última edição por Sentinela em Dom Jul 19, 2020 11:50 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Zubrycky Dom Jul 19, 2020 11:48 pm

Jãozeiro escreveu:
Zubrycky escreveu:
Sentinela escreveu:
Ele possui diversos instrumentos musicais ( guitarra e baixo ) com pintura em Sparkle. Entre no site da N Zaganin e veja. Voce é luthier ou pinta instrumentos musicais ?
De qualquer forma, segui o seu conselho, fui ao site, vi os instrumentos, percebi que alguns são oferecidos com pintura sparkle e justamente por isso estranhei ainda mais saber que o seu baixo não pôde ser pintado com a cor sparkle que você queria e ainda mais espantado com a desculpa idiota que lhe foi dada para isso.

Talvez o Sentinela não seja um cliente tão especial assim para o Zaganin quanto ele quer acreditar que é. 

Ele não queria fazer um instrumento com pintura sparkle pra você, Sentinela.

Imagino o PJ do Jota Quest chegando na Zaganin e pedindo um baixo com pintura sparkle. Será que ele ouviria a explicação técnica história da carochinha de que cor muda o timbre de um instrumento sólido e seria aconselhado a desistir desse tipo de pintura porque ela muda a sonoridade ou será que, ao invés disso, ele simplesmente seria atendido sem ter que ouvir esse tipo de consultoria técnica idiotice? Pergunta

É algo a se pensar...
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Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 11:57 pm

Zubrycky escreveu:
Jãozeiro escreveu:
Zubrycky escreveu:
Sentinela escreveu:
Ele possui diversos instrumentos musicais ( guitarra e baixo ) com pintura em Sparkle. Entre no site da N Zaganin e veja. Voce é luthier ou pinta instrumentos musicais ?
De qualquer forma, segui o seu conselho, fui ao site, vi os instrumentos, percebi que alguns são oferecidos com pintura sparkle e justamente por isso estranhei ainda mais saber que o seu baixo não pôde ser pintado com a cor sparkle que você queria e ainda mais espantado com a desculpa idiota que lhe foi dada para isso.

Talvez o Sentinela não seja um cliente tão especial assim para o Zaganin quanto ele quer acreditar que é. 

Ele não queria fazer um instrumento com pintura sparkle pra você, Sentinela.

Imagino o PJ do Jota Quest chegando na Zaganin e pedindo um baixo com pintura sparkle. Será que ele ouviria a explicação técnica história da carochinha de que cor muda o timbre de um instrumento sólido e seria aconselhado a desistir desse tipo de pintura porque ela muda a sonoridade ou será que, ao invés disso, ele simplesmente seria atendido sem ter que ouvir esse tipo de consultoria técnica idiotice? Pergunta

É algo a se pensar...

Inclusive o PJ tem um Zaganin PJ, se nao me engano. E com certeza, o Marcio iria falar isso a ele, ainda mais o PJ que sabe o que quer. E quem disse que o Marcio me aconselhou a desistir da pintura em sparkle ?? Acho que voce ja deve ter tido um bass Zaganin e nao soube o que queria e se decepcionou né ?? Ta parecendo viu....rs....Amigo, o que voce pedir e assinar ele faz. O instrumento é seu, voce vai pagar. Mas, ele orienta em tudo. Se voce acha idiotice, ligue la e converse com ele. Tenha um pouco mais de trabalho e tire sua duvida. Depois venha aqui e nos conte.
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Mensagem por Zubrycky Seg Jul 20, 2020 12:09 am

Sentinela escreveu: E quem disse que o Marcio me aconselhou a desistir da pintura em sparkle ??

scratch

Você mesmo disse. Quem mais poderia ter dito? scratch

Vamos relembrar?

Sentinela escreveu:Ola, pessoal !

Pretendo construir um baixo com luthier e estou pensando na cor.

Me interessei e achei muito bonito essa cor: https://www.music-man.com/pdn/starry-night

Mas, meu luthier orientou que SPARKLE muda o timbre do instrumento devido a todo esforco em fazer a pintura e tal.

O baixo que irei construir é um modelo baseado no Jazz Bass anos 75, com escudo preto e a escala clara.

Obrigado !

Sentinela escreveu:Pessoal, eu pretendo construir o baixo com o Marcio Zaganin. Voces tem certeza, que ele falaria isso pra mim por preguiça ? Ate porque ele me falou que o custo aumenta com tal pintura. Acredito que pra ele seja indiferente. Ouvindo novamente o que ele me explicou:

"O Sparkle voce tem que dar o dobro de verniz, do que numa pintura normal, o que implica um pouco no som. Vai o dobro de material do que uma pintura convencional e quanto mais material no instrumento, menos som. Nao é que vai matar o som do instrumento, mas, em teoria, perde do que uma pintura mais fina. Eu tenho feito a pintura nos instrumentos cada vez mais fina para eles timbrarem mais. O Sparkle vai o dobro disso para poder nivelar."

Sentinela escreveu: (...)
Terceiro, o projeto que eu e ele estamos quase desenvolvendo é para uma baixo com som de Marcus Miller. Por isso que pedi a opiniao de voces tambem sobre a tal cor sparkle. Porque a orientação que obtive dele é que o sparkle altera o timbre do instrumento. Pra quem procura um som de Marcus Miller, como eu, nao posso arriscar a ter a sonoridade alterada por causa de tipo de cor  ainda que esta seja bonita. Baixo dos sonhos pra mim tem que ter som e nao headstock escrito fender ou fodera.

Sentinela escreveu:
(...) Confio no trabalho e experiencia do Marcio. Optei por nao fazer em Sparkle. Acho bonito, mas confio no que ele me falou. Valeu!

(Os grifos são meus e as palavras, suas)

https://www.contrabaixobr.com/t42855p50-pintura-do-tipo-sparkle
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Mensagem por Jãozeiro Seg Jul 20, 2020 12:19 am

Sentinela escreveu:Amigo, se voce acha que isso é estoria da carochinha, ligue na N Zaganin e converse com o proprio Marcio. Melhor ele te explicar sobre a mudanca de sonoridade final no instrumento que é pintado em sparkle do que as outras. Eu nao sou luthier e nem pintor. 

Mas aí que tá. Você não precisa ser luthier e nem pintor. Você é músico, dispõe da melhor ferramenta pra julgar essa coisa toda: o ouvido.

Um músico experiente, lúcido e crítico tem toda propriedade pra tirar conclusões sobre diferenças sonoras e timbrísticas de instrumentos que ele experimenta, provavelmente mais do que um luthier. 

Aqui poucos são luthiers e/ou pintores, mas 99% são músicos, e alguns com MUITA experiência com instrumentos musicais. Coisa de a pessoa durante décadas ter tocado em mais de centena de instrumentos diferentes. Você acha que essas pessoas têm menos propriedade em falar sobre diferenças tonais entre madeiras e pinturas dentre os inúmeros instrumentos que passaram por suas mãos do que o Zaganin?
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Mensagem por Sentinela Seg Jul 20, 2020 12:43 am

Zubrycky escreveu:
Sentinela escreveu: E quem disse que o Marcio me aconselhou a desistir da pintura em sparkle ??

scratch

Você mesmo disse. Quem mais poderia ter dito? scratch

Vamos relembrar?

Sentinela escreveu:Ola, pessoal !

Pretendo construir um baixo com luthier e estou pensando na cor.

Me interessei e achei muito bonito essa cor: https://www.music-man.com/pdn/starry-night

Mas, meu luthier orientou que SPARKLE muda o timbre do instrumento devido a todo esforco em fazer a pintura e tal.

O baixo que irei construir é um modelo baseado no Jazz Bass anos 75, com escudo preto e a escala clara.

Obrigado !

Sentinela escreveu:Pessoal, eu pretendo construir o baixo com o Marcio Zaganin. Voces tem certeza, que ele falaria isso pra mim por preguiça ? Ate porque ele me falou que o custo aumenta com tal pintura. Acredito que pra ele seja indiferente. Ouvindo novamente o que ele me explicou:

"O Sparkle voce tem que dar o dobro de verniz, do que numa pintura normal, o que implica um pouco no som. Vai o dobro de material do que uma pintura convencional e quanto mais material no instrumento, menos som. Nao é que vai matar o som do instrumento, mas, em teoria, perde do que uma pintura mais fina. Eu tenho feito a pintura nos instrumentos cada vez mais fina para eles timbrarem mais. O Sparkle vai o dobro disso para poder nivelar."

Sentinela escreveu: (...)
Terceiro, o projeto que eu e ele estamos quase desenvolvendo é para uma baixo com som de Marcus Miller. Por isso que pedi a opiniao de voces tambem sobre a tal cor sparkle. Porque a orientação que obtive dele é que o sparkle altera o timbre do instrumento. Pra quem procura um som de Marcus Miller, como eu, nao posso arriscar a ter a sonoridade alterada por causa de tipo de cor  ainda que esta seja bonita. Baixo dos sonhos pra mim tem que ter som e nao headstock escrito fender ou fodera.

Sentinela escreveu:
(...) Confio no trabalho e experiencia do Marcio. Optei por nao fazer em Sparkle. Acho bonito, mas confio no que ele me falou. Valeu!

(Os grifos são meus e as palavras, suas)

https://www.contrabaixobr.com/t42855p50-pintura-do-tipo-sparkle

Cara, voce é muito bolha....rss. Liga la e tire suas duvidas. Eu nao sou especialista no assunto e muito menos "especialista".
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Mensagem por JAZZigo Seg Jul 20, 2020 12:53 am

Sentinela escreveu:Cara, voce é muito bolha.
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Mensagem por Sentinela Seg Jul 20, 2020 12:53 am

Jãozeiro escreveu:
Sentinela escreveu:Amigo, se voce acha que isso é estoria da carochinha, ligue na N Zaganin e converse com o proprio Marcio. Melhor ele te explicar sobre a mudanca de sonoridade final no instrumento que é pintado em sparkle do que as outras. Eu nao sou luthier e nem pintor. 

Mas aí que tá. Você não precisa ser luthier e nem pintor. Você é músico, dispõe da melhor ferramenta pra julgar essa coisa toda: o ouvido.

Um músico experiente, lúcido e crítico tem toda propriedade pra tirar conclusões sobre diferenças sonoras e timbrísticas de instrumentos que ele experimenta, provavelmente mais do que um luthier. 

Aqui poucos são luthiers e/ou pintores, mas 99% são músicos, e alguns com MUITA experiência com instrumentos musicais. Coisa de a pessoa durante décadas ter tocado em mais de centena de instrumentos diferentes. Você acha que essas pessoas têm menos propriedade em falar sobre diferenças tonais entre madeiras e pinturas dentre os inúmeros instrumentos que passaram por suas mãos do que o Zaganin?

Sim, eu sou musico. Mas, concorda que tenho que ouvir tambem a orientacao do luthier que ira construir o instrumento pra mim ?

Ahhh....agora voce chegou aonde eu queria. Aqui 99% sao apenas musicos....hehehe. Exatamente. Elas podem ate ter experiencias com instrumentos. Mas, cada instrumento fala diferente e as vezes muitas coisas passam batido pra nós. Eu sou musico, nao sou luthier. E nem quero entender da area. Por isso existem esses profissionais. Musicos tocam musica e luthiers constroem instrumentos todos os dias. O piloto de formula 1 tem que ser bom na dirigibilidade do carro e a equipe ( dezenas e dezenas de pessoas competentes que ele confia) estao ali para cuidar do carro. Se o Senna ficasse querendo dar uma de "entendido" ( apesar que ele entendia um pouco ) de mecanica, ele seria o campeao do mundo ? Claro que nao. Se eu quiser "manjar" de tudo que envolve a musica, eu nao toco mais. Eu vou ser um Regis Tadeu da vida que serve pra comentar sobre musica. É isso.
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Instrumento de luthier. Há preconceito? - Página 3 Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Zubrycky Seg Jul 20, 2020 1:02 am

Sentinela escreveu:Acho que voce ja deve ter tido um bass Zaganin e nao soube o que queria e se decepcionou né ?? Ta parecendo viu....rs....

scratch

"A Raposa e as Uvas" não estão aqui, asseguro-lhe.

Bom, como eu já disse antes, não é esse o caso (mesmo porque, além de nunca ter sido dono de um Zaganin, uma coisa - que eu fiz - é chamar uma concepção idiota pelo nome e outra coisa - que não fiz - é dizer que os instrumentos feitos pelo Zaga são ruins).

Dito isso, há algo que lhe garanto: Posso até não saber o que eu quero ao mandar fazer um baixo mas que ele sai na cor que eu decidir, ah, isso ele sai...
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