Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Instrumento de luthier. Há preconceito?

+46
klaus.coelho
santana.ma
André Souza
ManiacBiffs
Silvio_Anestesio
rafael.buzzi.andrade
Marlim
Edu Fettermann
Andremoura
Fabio Linhares
AndréBurger
Cantão
Rico
Victorpsilva
Aionius
Breno_Barnabe
Uchoa
vinibassplayer
fheliojr
Sentinela
Mauricio Luiz Bertola
siodoni
Luiz Velhinho
Tarcísio Caetano
Nelson Bass
Juninho Sampaio
mum
Stormbringer
bodhan
Groovin
Dennis Messa
WHead
JAZZigo
Jãozeiro
BLZENI
tfk
Fernando Zadá
Davi Motta
Zubrycky
patriciofernandes
Pz123
vcrz
Maurício_Expressão
gloliveira
allexcosta
CG
50 participantes

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por CG Ter Jul 14, 2020 5:18 pm

Notei que algumas pessoas, não gostam de comprar instrumentos feitos por luthier, vejo isso muito no mercado livre onde alguns vendedores colocam em seus anúncios que não aceitam esses tipos de instrumento na troca.
Noto também que quando vc vai vender um instrumento feito por luthier, é bem mais dificil.

Gostaria de saber de vocês o por que?
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por allexcosta Ter Jul 14, 2020 5:30 pm

É um assunto multi-facetado.

Fodera é "de luthier" e tem alta desejabilidade.

Instrumentos "de luthier" muitas vezes são encomendados com características únicas, que poucos baixistas buscam.

Tem também a incerteza quanto ao controle de qualidade, enquanto uma marca grande pode garantir grande precisão de cortes e processos de construção.

Além disso, no Brasil, onde tudo é muito caro, o baixo "de luthier" muitas vezes é uma cópia mais barata de um baixo de uma marca qualquer, sendo que o comprador realmente busca aquela marca e não um similar. "De luthier" e "custom made" não andam de mãos dadas no Brasil, como andam em outros países, onde bens de consumo personalizados têm grande valor.

Há vários outros fatores, mas isso é o básico.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por gloliveira Ter Jul 14, 2020 5:44 pm

Concordo com o Allex Costa. O problema tem várias dimensões.

Todos os instrumentos geram insatisfação àqueles que compram. Se não fosse assim, não haveria tantos para revenda.

Mas o problema do instrumento saído das mãos do luthier está no peso das marcas. As pessoas preferem comprar um instrumento "Made in China" ou "Made in Indonesia" porque sabem que conseguirão vender (ainda que muito barato, na pior das hipóteses) pois as marcas têm aceitação no mercado. Elas têm voz, repercussão entre as pessoas; não é o caso dos anônimos, que não têm, ou se têm, não conseguem ser ouvidos.

Nesse ponto de vista, é melhor arriscar no controle de qualidade da marca do que no controle de qualidade do luthier.

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por CG Ter Jul 14, 2020 5:46 pm

Eu pergunto porque, por exemplo, temos luthiers de qualidade como o samuel, jacimario, zaganin, mas na hora da revenda, baixos feitos por esses luthiers encalham...
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por allexcosta Ter Jul 14, 2020 5:52 pm

CG escreveu:Eu pergunto porque, por exemplo, temos luthiers de qualidade como o samuel, jacimario, zaganin, mas na hora da revenda, baixos feitos por esses luthiers encalham...

A maioria dos baixistas são amadores, que começaram a tocar por causa do cara que toca na banda favorita e terminam desejando o mesmo logotipo presente no baixo que aquele ídolo toca.

E mesmo músicos mais experientes não conseguem encontrar baixos de luthier em lojas para testá-los e passar a desejá-los.

E os instrumentos de linha fornecem milhares de opções de timbre, visual, etc, sendo muitas vezes desnecessário um instrumento custom. E modelo normal por modelo normal, pega de marca, até pela revenda mais fácil.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Jul 14, 2020 5:59 pm

Eu tenho apenas 1 guitarra de luthier. Mas a tenho devido ao acaso, e não porque eu a quis. E eu não compraria uma guitarra ou um baixo de luthier novamente.

A não ser que fosse um violão e que o luthier fosse bem conhecido com Sugiyama ou Sergio Abreu, por exemplos.

Já um baixo Fodera ou Zaganin eu teria.

Fica difícil explicar, mas instrumentos como violões Sergio Abreu e Sugiyama e baixos Fodera e Zaganin não são ao meu ver instrumentos feitos sob medida para alguém que os encomendou. Ou seja, instrumentos customizados, feitos para atender especificamente alguém com gosto peculiar e que pode ser diferente do meu.

Ou cópias ou versões de instrumentos que alguém não pode comprar, então encomenda com o luthier algo similar e mais barato.

Me parece que esses luthieres (Fodera, Zaganin) fazem instrumentos de grande qualidade que você sabe o que vai achar neles. E não uma caixinha de surpresas, sabe?

Isso te dá seguranca na hora de comprar e de uma possível venda depois. São instrumentos que todos desejam e não apenas uma pessoa específica.

Sei lá se me fiz entender...
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por allexcosta Ter Jul 14, 2020 6:07 pm

E ainda...

Qual o diferencial da Fodera, por exemplo? Tocabilidade, né?
Te garanto que 95% das pessoas que compram Fodera compram por outros motivos que não esse. Maioria é por status, pela beleza, pela borboleta em madrepérola, pra tirar onda entre os amigos e colegas de instrumento.

Aliás, muitas decisões de compra das pessoas são baseadas nisso: tirar onda. Ela pode gostar mais de dirigir um Corolla, mas compra uma Beemer porque tira mais onda, apesar dos famigerados e frequentes problemas com sensores.

Desejar um bem passa por processos psicológicos profundos, muitas vezes arraigados a fatos da infância ou adolescência, quando os hormônios estão em overdrive.

Qual era o baixo da banda que você mais ouvia quando tinha 13 anos de idade? É esse baixo que você, num nível subconsciente, quer comprar. E acho que não será um S.Martyn ou Mlaghus, correto?

Instrumento de luthier. Há preconceito? A83VNgd_460s
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Silvio_Anestesio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por CG Ter Jul 14, 2020 6:58 pm

O interessante é que o cara torce o nariz antes de ver o baixo...

Ta certo que tem vários baixos estranhos feito por luthiers para agradar gostos específicos.

Mas o que me causa mais estranheza são aqueles com caracteristicas desejáveis, tipo JB com captador dimarzio, ponte gotoh, tarraxa hipshot, corpo em alder, braço maple bidseye ou seja tudo que todo mundo quis...mas o cara prefere um squier.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por CG Ter Jul 14, 2020 7:02 pm

Maurício_Expressão escreveu:E eu não compraria uma guitarra ou um baixo de luthier novamente.

Não entendi o porque? Qual defeito o seu baixo de luthier tem que te faz ter essa opinião
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por vcrz Ter Jul 14, 2020 7:24 pm

Eu sou roleiro de natureza, não pego baixo de luthier, apesar de ter tido 2 e um entrou ontem.

Não pego pq demorar pra vender, demora pra encontrar uma troca, o valor tem que baixar muito pra ter mais "interessados". Vc sofre mais pra fazer negócio, pelo menos no meu caso.

Uma coisa, os dois que eu tive de luthier, dois Precision por sinal, eram ÓTIMOS instrumentos, o Di castellis era incrível, o último que entrou, um Pavel Precision Pro 4, é o melhor Precision que já toquei/ouvi, mas custa a mesma coisa que um Music Man, Fender MIA e baixos de media alta gama no México, somente alguns poucos músicos do Forum de baixo mexicano conhecem e respeitam, a grande maioria nem perde tempo, vê um anúncio de um precision de marca estranha por 5/6 mil reais (preço México) nem perde tempo, prefere o Fendereco garantizado por 7k. Eu mesmo trocaria de olhos fechados esse Pavel num Fender ou Music Man na primeira proposta, apesar de ter gostado demais do baixo e ter experimentado um tocabilidade surpreendente.

Agora não gosto de Custom? Nada disso, meu projeto quando voltar pro Brasil é um S.Martin, que já tenho as características que eu gostaria num baixo, mas é o baixo pra ficar pra sempre, como meu chinês velho de guerra.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por CG Ter Jul 14, 2020 7:56 pm

Ai entra na situação que eu tô tentando entender...

Eu sei que o instrumento de luthier é dificil de revender, até ai isso é claro.

Quem já está bem iniciado no mundo da música sabe que geralmente um instrumento custom é em tese melhor que um fabricado em série. Principalmente de alguns luthiers mais renomados. Isso tambem me parece claro.

Tem gente que prefere a marca no headstock, que vai fazer o cara tocar bem melhor.

As questões:

Não existe um nicho específico que valorize de fato esse tipo de trabalho em termos de mercado?

Quando o musico fala " não compro baixo de luthier" é pensando em revenda? Qualidade do instrumento? Qual o medo? Tudo isso junto?

CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Pz123 Ter Jul 14, 2020 8:02 pm

CG escreveu:O interessante é que o cara torce o nariz antes de ver o baixo...

Ta certo que tem vários baixos estranhos feito por luthiers para agradar gostos específicos.

Mas o que me causa mais estranheza são aqueles com caracteristicas desejáveis, tipo JB com captador dimarzio, ponte gotoh, tarraxa hipshot, corpo em alder, braço maple bidseye ou seja tudo que todo mundo quis...mas o cara prefere um squier.

Pois é.. Foi o que falei lá no outro tópico.
Parece que a galera prefere pagar 5k num Classic Vibe do que num PB de um bom luthier..

E to falando de PB.. nem to inventando modelo custom “diferentão”..
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por CG Ter Jul 14, 2020 8:10 pm

Pz123 escreveu:
Parece que a galera prefere pagar 5k num Classic Vibe do que num PB de um bom luthier.

É isso que eu estou tentando entender, o por que disso?
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por patriciofernandes Ter Jul 14, 2020 8:14 pm

Pra mim o problema do instrumento de luthier é que a maioria dos caras vai lá e compra esperando uma coisa e não é aquilo que ele esperava... talvez ele esperasse um Ken Smith, um Fodera, um Sadowsky, ou um Fender e, olha só, não era um.
Tenho quase certeza que é por isso que vejo muita gente vendendo pouco depois que recebe o instrumento
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por CG Ter Jul 14, 2020 8:18 pm

patriciofernandes escreveu:Pra mim o problema do instrumento de luthier é que a maioria dos caras vai lá e compra esperando uma coisa e não é aquilo que ele esperava... talvez ele esperasse um Ken Smith, um Fodera, um Sadowsky, ou um Fender e, olha só, não era um.
Tenho quase certeza que é por isso que vejo muita gente vendendo pouco depois que recebe o instrumento

Aí eu te pergunto, quantos desses caras tiveram uma experiência com essas marcas tirando a Fender? É rarissimo ver um Fodera, um Sadowsky ou um KS por aí. O jacimario faz baixos do mesmo nivel da Fodera.

Outra, quando o cara quer um Fender, enquanto ele não tiver o logotipo magico no head, ele nunca ficará satisfeito. Ele pode ter em mãos um baixo muito melhor que um fender mas ele não será feliz... É outra situação.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Zubrycky Ter Jul 14, 2020 8:29 pm

CG escreveu:
Pz123 escreveu:
Parece que a galera prefere pagar 5k num Classic Vibe do que num PB de um bom luthier.

É isso que eu estou tentando entender, o por que disso?

Nesse tipo de caso, pelo visto há trouxas gente disposta a queimar dinheiro só para ver um certo conjunto de letras no headstock.

Nunca subestime o poder de uma grife.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Zubrycky Ter Jul 14, 2020 8:30 pm

CG escreveu:
patriciofernandes escreveu:Pra mim o problema do instrumento de luthier é que a maioria dos caras vai lá e compra esperando uma coisa e não é aquilo que ele esperava... talvez ele esperasse um Ken Smith, um Fodera, um Sadowsky, ou um Fender e, olha só, não era um.
Tenho quase certeza que é por isso que vejo muita gente vendendo pouco depois que recebe o instrumento

Aí eu te pergunto, quantos desses caras tiveram uma experiência com essas marcas tirando a Fender? É rarissimo ver um Fodera, um Sadowsky ou um KS por aí. O jacimario faz baixos do mesmo nivel da Fodera.

Nunca tive a chance de espancar testar baixos dessas marcas.

CG escreveu:
Outra, quando o cara quer um Fender, enquanto ele não tiver o logotipo magico no head, ele nunca ficará satisfeito. Ele pode ter em mãos um baixo muito melhor que um fender mas ele não será feliz... É outra situação.

A felicidade, para alguns,é ver o que está escrito no headstock.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Zubrycky Ter Jul 14, 2020 8:35 pm

CG escreveu:Eu pergunto porque, por exemplo, temos luthiers de qualidade como o samuel, jacimario, zaganin, mas na hora da revenda, baixos feitos por esses luthiers encalham...

Uma coisa é o valor que esses instrumentos têm e outra, o valor que as pessoas lhe atribuem. No final das contas, é uma questão de percepção (distorcida, mais ainda assim uma percepção ).
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Davi Motta Ter Jul 14, 2020 8:53 pm

patriciofernandes escreveu:Pra mim o problema do instrumento de luthier é que a maioria dos caras vai lá e compra esperando uma coisa e não é aquilo que ele esperava... talvez ele esperasse um Ken Smith, um Fodera, um Sadowsky, ou um Fender e, olha só, não era um.
Tenho quase certeza que é por isso que vejo muita gente vendendo pouco depois que recebe o instrumento

Tem aqueles que acham os baixos de marca famosa o sonho de consumo. Compram e percebem que não é tudo aquilo que pensavam.
Também tem aqueles que passam a vida toda sem saber o que querem.
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Zubrycky e patriciofernandes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por gloliveira Ter Jul 14, 2020 9:02 pm

Eu posso falar por mim.

Queria muito um Precision 54-57. Vi um Garcia's nesse modelo por 2.500; e tinha o Squier, já subindo de preço. Era o que eu podia pagar.

No caso do Garcia's, além do prazo de 90 dias, pesou negativamente na minha decisão comentários negativos (aqui no FCBR) e a experiência do CG na "história" do baixo dele.

Mas o Squier também pode sofrer de uma série de concepções negativas: produção em série, linha de montagem, falta de controle de qualidade, defeitos no acabamento, etc.

Então o que pesou na escolha do Squier?

Não sei dizer exatamente, mas tem um lance psicológico aí: é possível que a marca (ainda que segunda linha da Fender), mas sem dúvida alguma, o sentimento de frustração e decepção de encontrar num baixo "de luthier" os mesmos problemas num baixo "de marca".

Sem dúvida nenhuma, ficaria menos decepcionado de encontrar falhas num Squier do que num baixo "de luthier".

Isso não significa que não deseje um baixo produzido por um mestre artesão; pelo contrário. Um dia ainda terei um, ainda que seja baseado num modelo de marca.

Mas tenho consciência de que esses fatores que relatei podem aparecer em qualquer situação: o colega aqui do fórum relatou o posicionamento inadequado de um Jazz Bass Garcia's; eu mesmo, comprei um Tagima TJB-4 com um dos captadores tortos (na hora, inexperiente, nem percebi).

Livrei-me do Tagima facilmente, sem ressentimentos.

Se fosse um baixo feito a pedido, ficaria extremamente decepcionado se isso acontecesse.

É isso. Uma opinião pessoal.

Obrigado a todos pelo alto nível da discussão.

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Zubrycky Ter Jul 14, 2020 9:17 pm

Davi Motta escreveu:
patriciofernandes escreveu:Pra mim o problema do instrumento de luthier é que a maioria dos caras vai lá e compra esperando uma coisa e não é aquilo que ele esperava... talvez ele esperasse um Ken Smith, um Fodera, um Sadowsky, ou um Fender e, olha só, não era um.
Tenho quase certeza que é por isso que vejo muita gente vendendo pouco depois que recebe o instrumento

Tem aqueles que acham os baixos de marca famosa o sonho de consumo. Compram e percebem que não é tudo aquilo que pensavam.
Também tem aqueles que passam a vida toda sem saber o que querem.

Isso também é verdade.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por CG Ter Jul 14, 2020 9:45 pm

gloliveira escreveu:

No caso do Garcia's, além do prazo de 90 dias, pesou negativamente na minha decisão comentários negativos (aqui no FCBR) e a experiência do CG na "história" do baixo dele.
.
O meu baixo, apesar das falhas de acabamento, em termos de som e pegada é muito melhor que um squier, e o Guerra não é um luthier no mesmo nivel de um Ravazoli, Samuel, Jacimario, Benedetti Tiguez ou Ladessa. Foi uma aposta. Tanto que os problemas de acabamento foram resolvidos.

Eu não tenho o perfil de roleiro, os equipamentos que vendi, vendi porque precisava de grana. Eu faria um baixo com o Ravazoli hoje com certeza.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jul 14, 2020 10:09 pm

vcrz escreveu: o último que entrou, um Pavel Precision Pro 4, é o melhor Precision que já toquei/ouvi, mas custa a mesma coisa que um Music Man, Fender MIA e baixos de media alta gama no México, somente alguns poucos músicos do Forum de baixo mexicano conhecem e respeitam, a grande maioria nem perde tempo, vê um anúncio de um precision de marca estranha por 5/6 mil reais (preço México) nem perde tempo, prefere o Fendereco garantizado por 7k. Eu mesmo trocaria de olhos fechados esse Pavel num Fender ou Music Man na primeira proposta, apesar de ter gostado demais do baixo e ter experimentado um tocabilidade surpreendente.

Agora não gosto de Custom? Nada disso, meu projeto quando voltar pro Brasil é um S.Martin, que já tenho as características que eu gostaria num baixo, mas é o baixo pra ficar pra sempre, como meu chinês velho de guerra.

Ai eu já juro que não entendo...
Se é o melhor que já ouviu e tocou trocaria num de marca por quê?? Rentabilidade? Ai estaria pensando mais como comerciante do que músico e eu já me assusto com isso....

S Martyn é o baixo. Nem Fodera me dá GAS mais mas S Martyn eu teria fácil um de cada modelo.... Rsssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Alberto Ribeyro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por tfk Ter Jul 14, 2020 10:32 pm

^Zadá, tem gente que é dealer e músico no mesmo nível (talvez mais dealer) e ai a questão comercial é mais importante. Outro ponto é que brasileiro na média gosta de um glamour, gosta de se achar....então fica muito mais fácil de se achar com um baixo de marca de renome mundial do que um baixo de luthier regional. Além disso, é capaz que tirem uma onda da cara do sujeito porque ele pagou o mesmo valor de um Fender em um baixo de luthier que imita Fender. Então na cabeça da gurizada fica aquilo, gasto x mil reais e compro o Fender Americano que todo mundo vai pagar um pau ou vai gastar algo similar e ter um baixo de luthier que vão tirar ele de burro e que fez um negócio ruim.

No Brasil não adianta o baixo ser bom, para ele ter o espaço ao sol tem que ter aquele nome de sempre no headstock do instrumento.
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Zubrycky Ter Jul 14, 2020 10:39 pm

Nada contra, mas pelo visto tem gente por aí que quer ter o baixo de marca para impressionar os coleguinhas. notme
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por BLZENI Ter Jul 14, 2020 11:13 pm

Atualmente o único baixo de luthier que eu teria eh um S. Martyn. Tenho uma ideia ja quase pronta na cabeça, agora eh esperar o dolar baixar para comprar o captador e ponte que quero ter e falar com o Samuel se ele topa a ideia, pois nao eh muito usual. De resto, nao compraria um Garcia, por nao me inspirar confiança, alem de achar que ele exagera no visual das madeiras exoticas com ferragens douradas, e tb nao teria um M Laghus, pelos baixos deles nao fazerem meu estilo, apesar de achar extremamente bem acabados e construidos.
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Jãozeiro Ter Jul 14, 2020 11:19 pm

Acho que além do fator mercadológico, da revenda (que fala alto demais), tem outra coisa, a que se não me engano o Allex Costa fez menção: o fator psicológico.
 
O cara pensa em fazer um baixo customizado, com tudo pensado pra atender aos gostos dele, tem uma sensação (verdadeira) de exclusividade. Um instrumento com tudo do bom e do melhor e tal, todo pra ele.

Aí passam os meses (ou algumas semanas)...e ele vê os amigos com baixos caros de marcas lendárias que todo mundo conhece e paga pau, vê as bandas que ele curte e  se dá conta de que os baixistas não usam instrumentos custom de luthier...no Youtube vê que em tudo quanto é vídeo review de equipamento é utilizando os tais baixos de marca, vê a propaganda e marketing imenso que envolvem esses instrumentos e o tanto de assunto e interesse eles geram. 
A pessoa percebe que todo mundo conhece esses baixos de marca e ninguém precisa justificar o porquê de ter um, enquanto ele, quando perguntado que baixo tem, se dá conta de ter que explicar que baixo é, quem o fez, e tudo o mais...

Enfim, acho que o cara acaba chegando à seguinte conclusão: "caramba, eu tenho um baixo que ninguém conhece, que ninguém tem vontade de ter, que não tem a história e popularidade que têm os de marca e que não desperta desejo de ninguém".

Aí, a essa altura o psicológico já dominou o ser humano e ele quer simplesmente se desfazer daquilo e pegar algo que, mesmo sendo um downgrade, vai colocá-lo dentro do clube e então ele se sentirá bem.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3076
Localização : Doha - Qatar

Alberto Ribeyro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por vcrz Ter Jul 14, 2020 11:22 pm

Fernando Zadá escreveu:
Ai eu já juro que não entendo...
Se é o melhor que já ouviu e tocou trocaria num de marca por quê?? Rentabilidade? Ai estaria pensando mais como comerciante do que músico e eu já me assusto com isso....

O mundo e seus mistérios.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por CG Qua Jul 15, 2020 12:35 am

Jãozeiro escreveu:

Aí passam os meses (ou algumas semanas)...e ele vê os amigos com baixos caros de marcas lendárias que todo mundo conhece e paga pau, vê as bandas que ele curte e  se dá conta de que os baixistas não usam instrumentos custom de luthier..
Até usam instrumentos custom de luthier, mas com a marca X no head, pois essa marca paga ele por isso.


Jãozeiro escreveu:
Enfim, acho que o cara acaba chegando à seguinte conclusão: "caramba, eu tenho um baixo que ninguém conhece, que ninguém tem vontade de ter, que não tem a história e popularidade que têm os de marca e que não desperta desejo de ninguem
Nesse caso penso que o cara não estava preparado para ter um instrumento customizado, como o Davi disse acima: "tem gente que não sabe o que quer"
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por JAZZigo Qua Jul 15, 2020 12:52 am

Zen

Instrumento de luthier. Há preconceito? IMG-2847
Instrumento de luthier. Há preconceito? DSC07098
Achiles/Fender American Deluxe Precision Bass Triplex Custom (Brazil/USA - 2016) Achiles Guitar Network Custom Chambered Mahogany Natural Satin Finished Body w/ Spalted Maple Top, Fender American Deluxe Maple Neck w/ Rosewood Scale, Nordstrand Power Blade P/P/P Pickup Set, Noll Electronic B2041 TCM 3P Active/Passive 3-Band Semiparametric EQ Preamp, Fender 5-Way Pickup Switch, Fender HiMass Vintage Thru-Body Bass Bridge, Schaller Original F-Series BM Light Tuners, Fender American Deluxe 4-String Neck Plate, Schaller Strap-Lock Buttons, Fender Stealth String Retainer (on A & E strings), Hipshot String Ferrules, Rotosound RB45 Roto Bass 45 Nickel on Steel Roundwound Strings.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por WHead Qua Jul 15, 2020 1:24 am

Tenho a impressão de que não existe preconceito contra instrumentos de luthier mas, devido ao próprio princípio,  esses instrumentos servem para atender necessidades bem específicas de forma bem pessoal. Isso os tornam quase que uma extensão de quem os encomendou. Se você adicionar a essa condição todas as variáveis de mercado (de marketing à disponibilidade e preço) dá pra imaginar que eles, apesar de apresentarem diferenciais que quase sempre agregam valor real ao item, não desfrutem de um apelo tão forte quanto modelos mais famosos - tal como uma peça de alfaiataria.

Em tempo: tantos instrumentos desses, de segunda-mão, a venda geram, em mim, uma certa dúvida sobre o que levou essas pessoas a investirem tempo e dinheiro nesses projetos. Tanto quanto querer saber os motivos pelos quais esses instrumentos não encontram tanto mercado gostaria de entender as razões que fizeram esses proprietários desejar e construir um item sob medida que - no final das contas - não atendeu às expectativas (ou atendeu parciamente/momentaneamente). Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2746
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por patriciofernandes Qua Jul 15, 2020 8:29 am

Existe um outro problema também: que não basta impressionar os coleguinhas, tem que impressionar os produtores também. Afinal, chegar num estúdio com um baixo desconhecido entorta o nariz de muita gente. Aí entra o fator psicológico: entrar com baixo de marca faz vc ser respeitado pelo menos de alguma forma
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Davi Motta Qua Jul 15, 2020 10:05 am

Jãozeiro escreveu:
Enfim, acho que o cara acaba chegando à seguinte conclusão: "caramba, eu tenho um baixo que ninguém conhece, que ninguém tem vontade de ter, que não tem a história e popularidade que têm os de marca e que não desperta desejo de ninguém".

O meu baixo HMZ, feito pelo Zé Eduardo, "se sentia deslocado" (rsrs) nos encontros aqui do fórum que frequentei.
Apesar do Zé ser conhecido da maioria e já ter ido a um ou dois encontros aqui do Rio.

Quase o tempo todo só se ouvia e via o pessoal testando os baixos de marca.
Os de luthiers, um ou outro pegava somente para olhar, poucos ligavam para testar.

Instrumento de luthier. Há preconceito? 56260410

EDIT: foto do III Encontro ContrabaixoBR RJ em Abril 2012.


Última edição por Davi Motta em Qua Jul 15, 2020 10:17 am, editado 1 vez(es)
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Pz123 Qua Jul 15, 2020 10:06 am

E isso que vocês estão apenas no mérito do músico que tem um único baixo..

Aqui no fórum temos vários colecionadores..
Pessoal que não é profissional mas que é apaixonado por música e por contrabaixo, que tem 10 baixos em casa porque é aficionado.

Será que não cabe um S Martyn, um M Laghus, um Zaga nessa coleção aí?
Eu acho que falta valorização e incentivo da nossa parte (me incluo aqui) pra esse pessoal tão talentoso que temos aqui no Brasil..
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Dennis Messa Qua Jul 15, 2020 10:14 am

Jãozeiro escreveu:Acho que além do fator mercadológico, da revenda (que fala alto demais), tem outra coisa, a que se não me engano o Allex Costa fez menção: o fator psicológico.
 
O cara pensa em fazer um baixo customizado, com tudo pensado pra atender aos gostos dele, tem uma sensação (verdadeira) de exclusividade. Um instrumento com tudo do bom e do melhor e tal, todo pra ele.

Aí passam os meses (ou algumas semanas)...e ele vê os amigos com baixos caros de marcas lendárias que todo mundo conhece e paga pau, vê as bandas que ele curte e  se dá conta de que os baixistas não usam instrumentos custom de luthier...no Youtube vê que em tudo quanto é vídeo review de equipamento é utilizando os tais baixos de marca, vê a propaganda e marketing imenso que envolvem esses instrumentos e o tanto de assunto e interesse eles geram. 
A pessoa percebe que todo mundo conhece esses baixos de marca e ninguém precisa justificar o porquê de ter um, enquanto ele, quando perguntado que baixo tem, se dá conta de ter que explicar que baixo é, quem o fez, e tudo o mais...

Enfim, acho que o cara acaba chegando à seguinte conclusão: "caramba, eu tenho um baixo que ninguém conhece, que ninguém tem vontade de ter, que não tem a história e popularidade que têm os de marca e que não desperta desejo de ninguém".

Aí, a essa altura o psicológico já dominou o ser humano e ele quer simplesmente se desfazer daquilo e pegar algo que, mesmo sendo um downgrade, vai colocá-lo dentro do clube e então ele se sentirá bem.

Exatamente! Essa é a mentalidade de uma parcela enorme de consumidores. Isso vale pra quase tudo. Uma boa analogia: Baixos Ledur (madeiras nobres, tarrachas Gotoh, par de caps e elétrica seymour duncan) são vendidos em valores abaixo de Fender Mexicano.
Dennis Messa
Dennis Messa
Membro

Mensagens : 151
Localização : Novo Hamburgo, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Jãozeiro Qua Jul 15, 2020 10:34 am

Pz123 escreveu:E isso que vocês estão apenas no mérito do músico que tem um único baixo..

Aqui no fórum temos vários colecionadores..
Pessoal que não é profissional mas que é apaixonado por música e por contrabaixo, que tem 10 baixos em casa porque é aficionado.

Será que não cabe um S Martyn, um M Laghus, um Zaga nessa coleção aí?
Eu acho que falta valorização e incentivo da nossa parte (me incluo aqui) pra esse pessoal tão talentoso que temos aqui no Brasil..

Pode crer. Nesse caso realmente fica irrelevante e até inválido o argumento da revenda. 

Agora, o cabra que tem somente um ou dois baixos, que pra adquirir um novo precisa necessariamente vender algum que já tem, aí cai nesse negócio chato de revenda. Isso acaba desvalorizando os instrumentos de luthier.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3076
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por allexcosta Qua Jul 15, 2020 10:37 am

Dennis Messa escreveu:Uma boa analogia: Baixos Ledur (madeiras nobres, tarrachas Gotoh, par de caps e elétrica seymour duncan) são vendidos em valores abaixo de Fender Mexicano.

Só que madeiras, tarraxas, captação e elétrica não fazem necessariamente um bom instrumento.

E, eu mesmo, que vivo na música há mais de 30 anos, só vi um Ledur ao vivo nesse tempo todo, enquanto Fender eu devo ter tocado em uns 500. Mesmo não sendo o supra-sumo da magia baixística, eu sei mais ou menos o que é...

Às vezes por isso você vê mais músicos locais às lutherias usando esses instrumentos. No início da Fodera, a gente os via nas mãos do Wooten e do AJ, que moravam em NYC e frequentavam a Fodera regularmente. Uma boa parcela dos usuários de Mlaghus são de Salvador. Uns tantos usuários dos D'Oliveira são baixistas de forró onde esse estilo predomina, numa região específica do nordeste.

O músico muitas vezes tem o sonho de algo custom e a crença completamente equivocada de que tal instrumento vai mudá-lo enquanto músico. Não vai... Você vai saber as mesmas escalas, ter a mesma escolha de notas, as mesmas frases no dedo, etc... E ao perceber que você continua tendo os mesmos problemas como músico, um baixo custom ou mesmo um premium carão deixa de fazer sentido.

Como eu digo aqui há 12 anos. Se trancar no quarto com o baixo muitas horas por dia por alguns meses ou anos melhorará seu som muito mais que sair de um Squier pra um Fodera, ou de um SX pra um Ritter.

E, sinceramente, não vejo tanto baixo de luthier à venda assim. Talvez chamem a atenção de vocês porque são instrumentos feitos pra pessoa, mas eles seguem mercado como qualquer outro baixo, com suas peculiaridades, é óbvio.

Tenho imensa dificuldade em entender essa estranheza que alguns, como o CG e tantos outros, sentem em relação a essas coisas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Alberto Ribeyro, Silvio_Anestesio e gloliveira gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por gloliveira Qua Jul 15, 2020 10:50 am

allexcosta escreveu:
Dennis Messa escreveu:Uma boa analogia: Baixos Ledur (madeiras nobres, tarrachas Gotoh, par de caps e elétrica seymour duncan) são vendidos em valores abaixo de Fender Mexicano.

Só que madeiras, tarraxas, captação e elétrica não fazem necessariamente um bom instrumento.

E, eu mesmo, que vivo na música há mais de 30 anos, só vi um Ledur ao vivo nesse tempo todo, enquanto Fender eu devo ter tocado em uns 500. Mesmo não sendo o supra-sumo da magia baixística, eu sei mais ou menos o que é...

Às vezes por isso você vê mais músicos locais às lutherias usando esses instrumentos. No início da Fodera, a gente os via nas mãos do Wooten e do AJ, que moravam em NYC e frequentavam a Fodera regularmente. Uma boa parcela dos usuários de Mlaghus são de Salvador. Uns tantos usuários dos D'Oliveira são baixistas de forró onde esse estilo predomina, numa região específica do nordeste.

O músico muitas vezes tem o sonho de algo custom e a crença completamente equivocada de que tal instrumento vai mudá-lo enquanto músico. Não vai... Você vai saber as mesmas escalas, ter a mesma escolha de notas, as mesmas frases no dedo, etc... E ao perceber que você continua tendo os mesmos problemas como músico, um baixo custom ou mesmo um premium carão deixa de fazer sentido.

Como eu digo aqui há 12 anos. Se trancar no quarto com o baixo muitas horas por dia por alguns meses ou anos melhorará seu som muito mais que sair de um Squier pra um Fodera, ou de um SX pra um Ritter.

E, sinceramente, não vejo tanto baixo de luthier à venda assim. Talvez chamem a atenção de vocês porque são instrumentos feitos pra pessoa, mas eles seguem mercado como qualquer outro baixo, com suas peculiaridades, é óbvio.

Tenho imensa dificuldade em entender essa estranheza que alguns, como o CG e tantos outros, sentem em relação a essas coisas.


claps

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 15, 2020 11:01 am

vcrz escreveu:
Fernando Zadá escreveu:
Ai eu já juro que não entendo...
Se é o melhor que já ouviu e tocou trocaria num de marca por quê?? Rentabilidade? Ai estaria pensando mais como comerciante do que músico e eu já me assusto com isso....

O mundo e seus mistérios.

Não me entenda mal. Não foi uma critica a você e sim um questionamento mesmo....
O que nos move? Música, equipamento? Marca no headstock?
Preferem uma boa ferramenta conhecida a uma excelente feita por alguém sem renome?

Ok estúdio e produtores tem um certo fetiche por marcas mesmo, principalmente os menos esclarecidos mas o ponto central deveria ser a música e a diferenciação nesse sentido...

Não sei se é o mundo ou o ser humano que tem essa fixação por mistério! Rssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Groovin Qua Jul 15, 2020 11:15 am

Aqui na região onde moro, um luthier cobra quase o dobro de um instrumento feito em linha (JB, PB, MM).
E ainda não faz com o hardware específico que o cliente deseja.
Por mais caprichoso que seja, para mim não justifica.
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por bodhan Qua Jul 15, 2020 11:22 am

Tenho preferência por instrumentos de luthier, mas como bem disse o Allex, o interessante é estar por perto do luthier para confabular sobre o assunto. Eu adquiri este costume lá pelo fim dos anos 70 quando conheci um luthier aqui em SP (Sr. Vitorio).
Naquela época os instrumentos importados de marca eram muito caros. Eu tinha uma guitarra modificada por ele, uma Snake com um braço feito por ele e ferragens e captação Gibson. Desde então, prefiro estar ao lado de um luthier.
O Jazzigo, aqui do forum, também tem uma parceria com luthier, vejam a quantidade de instrumentos customizados interessantes que ele tem.
Talvez o momento, com o empobrecimento generalizado e a alta dos preços, favoreça o crescimento dos instrumentos de luthier.
No universo do violão erudito, por exemplo, pouco se diz sobre violões industriais, quando falam é para falar mal!
Abraços!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por CG Qua Jul 15, 2020 11:51 am

allexcosta escreveu:

Tenho imensa dificuldade em entender essa estranheza que alguns, como o CG e tantos outros, sentem em relação a essas coisas.

Deixe eu tentar ser mais claro tio.
A situação que eu acho estranha:

Baixista A: Voce viu esse baixo precision feito pela SMartyn?
Baixista B: Não, não gosto de baixo de luthier.
Baixista A: Já tocou nos Smartyn?
Baixista B: nunca toquei.
Baixista A: se vc nunca tocou, porque não gosta deles?
Baixista B: sei lá, é que eu toquei em um Baixo feito pelo guerra uma vez e achei ruim, peguei ranço de baixo de luthiê...

Acredite, essa situação é mais comum do que se pensa... O cara pega um preconceito sem ao menos experimentar

Aqui no fórum nos últimos dois dias, teve outro tópico o Juninho afirmando que jamais compraria instrumento de luthier e o Maurício afirmando o mesmo ai em cima. Me soa meio estranho essa afirmação definitiva. Uma coisa é o cara não considerar o principal foco dele a compra desse tipo de instrumento, outra é fechar as portas totalmente.

Não sei se fui claro.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por allexcosta Qua Jul 15, 2020 11:59 am

CG escreveu:A situação que eu acho estranha:

Baixista A: Voce viu esse baixo precision feito pela SMartyn?
Baixista B: Não, não gosto de baixo de luthier.
Baixista A: Já tocou nos Smartyn?
Baixista B: nunca toquei.
Baixista A: se vc nunca tocou, porque não gosta deles?
Baixista B: sei lá, é que eu toquei em um Baixo feito pelo guerra uma vez e achei ruim, peguei ranço de baixo de luthiê...

Acredite, essa situação é mais comum do que se pensa... O cara pega um preconceito sem ao menos experimentar.

Nem todo diálogo e raciocínio humano satisfaz padrões mínimos de cognição e lógica.

CG escreveu:Não sei se fui claro.

Agora foi. Mas é dar importância a idéias sem sentido, o que no fim das contas é uma perda de tempo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Stormbringer Qua Jul 15, 2020 12:05 pm

O lance é que um baixo de "série" conhecido você meio que sabe o que esperar.
Um baixo "de luthier" acabar sendo um P Bass amarelo Mítico tem um alto poder de gerar preconceito, né?

mo meu set atual só tem baixo "de luthier", e todos do mesmo, por que eu não tenho coragem de arriscar nem os "famosinhos de Goiania", tipo SJ, por que "vai que"... e é puro preconceito, reconheço.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por CG Qua Jul 15, 2020 12:09 pm

Só para complementar, entendo que negociar um instrumento de luthier é dificil, nem todo mundo conhece o luthier, na maioria das vezes não tem como testar, geralmente são caros devido ao hardware utilizado.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Jul 15, 2020 12:09 pm

CG escreveu:
Maurício_Expressão escreveu:E eu não compraria uma guitarra ou um baixo de luthier novamente.

Não entendi o porque? Qual defeito o seu baixo de luthier tem que te faz ter essa opinião

Não é baixo. É uma guitarra. Ela foi feita para um cara. Esse cara não sou eu. Por isso. É um instrumento específico.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por allexcosta Qua Jul 15, 2020 12:23 pm

É preciso falar do elefante na sala...

Tem (e sempre teve) muito luthier mamão por aí também.

Erros crassos, como madeira verde, nut com espaçamento equivocado, problemas básicos de centralização, colocação equivocada da ponte, cortes com rebarbas, fretwork abaixo do mínimo, trastes afiados cortando a mão, casas mais graves menores que as mais agudas. já vi tudo isso...

E pesa na imagem, mesmo na dos profissionais mais sérios e caprichosos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por mum Qua Jul 15, 2020 12:31 pm

allexcosta escreveu:É preciso falar do elefante na sala...

Tem (e sempre teve) muito luthier mamão por aí também.

Erros crassos, como madeira verde, nut com espaçamento equivocado, problemas básicos de centralização, colocação equivocada da ponte, cortes com rebarbas, fretwork abaixo do mínimo, trastes afiados cortando a mão, casas mais graves menores que as mais agudas. já vi tudo isso...

E pesa na imagem, mesmo na dos profissionais mais sérios e caprichosos.

Também acho que um fator importante tem que contar: Luthiers mais reconhecidos como o Zaganin, Samuel, Jacimario, tem a sua linha de instrumentos (baseados em modelos consagrados, e modelos originais) e permitem alguma customização sobre estes instrumentos. Estes são instrumentos que são reconhecidos no mercado e tem um fator de revenda mais elevado (o que quero dizer com isso é que quem está comprando sabe que terá um instrumento de qualidade, bem construido). Estes instrumentos eu teria.

Também tem luthiers que "saem" fazendo. Tem muito baixista que não sabe o que quer. Quer precision com som de music man. Music man com som de warwick. E na minha visão, não planejar essa construção realmente como um projeto, e inclusive questionando decisões que o proprietário toma, leva a instrumentos muito mais, digamos, pitorescos, e com algumas decisões de design duvidosas (alguem mais sente aflição quando ve aqueles baixos singlecut com 83 knobs e 23 chavinhas?). Estes são instrumentos que eu não teria de jeito nenhum.

E tem os luthiers pilantras. Não faz muito tempo, vi uns baixos Giannini de uma série bem de entrada sendo anunciados como instrumentos de luthier. E o anuncio era do próprio "luthier". Estes instrumentos são os que nem deveriam existir.
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Alberto Ribeyro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Jul 15, 2020 12:34 pm

allexcosta escreveu:É preciso falar do elefante na sala...

Tem (e sempre teve) muito luthier mamão por aí também.

Erros crassos, como madeira verde, nut com espaçamento equivocado, problemas básicos de centralização, colocação equivocada da ponte, cortes com rebarbas, fretwork abaixo do mínimo, trastes afiados cortando a mão, casas mais graves menores que as mais agudas. já vi tudo isso...

E pesa na imagem, mesmo na dos profissionais mais sérios e caprichosos.

Verdade. Já vi baixos de luthier que não valiam o hardware...
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por CG Qua Jul 15, 2020 12:42 pm

allexcosta escreveu:É preciso falar do elefante na sala...

Tem (e sempre teve) muito luthier mamão por aí também.

Erros crassos, como madeira verde, nut com espaçamento equivocado, problemas básicos de centralização, colocação equivocada da ponte, cortes com rebarbas, fretwork abaixo do mínimo, trastes afiados cortando a mão, casas mais graves menores que as mais agudas. já vi tudo isso...

E pesa na imagem, mesmo na dos profissionais mais sérios e caprichosos.
Isso tem mesmo ... Será que essa "má fama" dos instrumentos de luthier não vem daí?
Queira ou não, o Jacimario, o Samuel são bem conhecidos aqui no fórum... Não sei se são reconhecidos no mercado em geral. Peguemos um exemplo os zaganins, tem um valor mais alto porque são mais famosões...


CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumento de luthier. Há preconceito? Empty Re: Instrumento de luthier. Há preconceito?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos