Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

+47
Marlim
SILVIAO
Normando Neto
Raul S.
HenriqueBessa
BigBoy
thom_m
santos_t
GRRS
pedrohenrique.astronauta
CG
rodolphoal
Kennynp
DDC
Tarcísio Caetano
Stormbringer
ed sanches
Groovin
fheliojr
Vinicius F
allexcosta
JullianoLobao
Dpaulo
gregorybarbosa
Zubrycky
edumoraes
monteirofn
Juninho Sampaio
Claudio Mengarda
johny leandro
Rui Lima
campos
Fernando Zadá
joabi
Willian Casagrande
Franco_bass
patriciofernandes
Rico
JAZZigo
AndréBurger
Tiago Fernando Andreola
arturbmallmann
Breno_Barnabe
NeyBass
Mauricio Luiz Bertola
Coder
John Music
51 participantes

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por John Music Qui Jan 26, 2017 3:47 pm

Aqui em Sorocaba tem uma banda chamada MariaMadame. Uma banda excelente e respeitada na região, que toca covers (maioria de música brasileira (às vezes fazem um especial Chico Buarque incrível)) e tem um trabalho autoral muito bem estruturado (com dvd e tudo). A banda é MUITO boa, o autoral tem uma cozinha muito responsa, cheia da rítmica brasileira bem trabalhada. Enfim, uma banda estruturada que só toca em lugares bons.
Pois bem, o cara das fotos é o baixista deles, Leonardo Ortega. O cara toca muito bem, os graves da banda são ponta firme, groove e swing. E dentre Fender, N. Zaganin, Warwicks cabulosos e outros que já vi (e MarkBass, GK e Hartke), dentre tudo isso...usa um SX.

É algo que eu penso há muito tempo: sem tirar o mérito de grandes instrumentos de alto valor, mas um baixo barato, de linha, mas de construção razoável, com um tensor funcional, bem regulado, com elétrica revisada, encordoamento em dia, é um instrumento com que se pode ir longe, até podendo trabalhar profissionalmente. O músico, essa pecinha que fica entre a correia e o instrumento, é o que mais pesa na equação. Mas, como eu disse: sem tirar o mérito de grandes instrumentos de alto valor. Sei que muitos aqui entendem isso e já chegaram a essa conclusão há um bom tempo também.

Claro, não sei dizer se o SX tem alguma mod ou se é original. Mesmo que tenha vários upgrades, ainda é um SX, que viajou mais de 16 mil km da China até aqui.
Fiz o tópico pra mostrar um caso real disso, de uma banda de responsa, uma banda profissional, com um baixista que toca muito, utilizando um baixo barato em meio a equipos bem mais caros.

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Image
Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Tc3
Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Tc4
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Coder Qui Jan 26, 2017 4:54 pm

Os dedos também ajudam muito...

Depois que vi um carinha aqui do forum fazendo um tagima chorar, penso duas vezes antes de fazer qualquer upgrade...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jan 26, 2017 5:01 pm

Coder escreveu:Os dedos também ajudam muito...

Depois que vi um carinha aqui do forum fazendo um tagima chorar, penso duas vezes antes de fazer qualquer upgrade...
Eu até acho que certos "up-grades" são legais e necessários, mas, se os dedos (e o resto...) não funcionam bem...
Acho os SX a combinação perfeita de custo e qualidade.
Já de outras marcas ou "tosqueiras" notórias(Tonante, Innsbruck, Magnum, Gianócas, Golden, Sonneli, etc...), aí não dá pra fazer muita coisa não...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por NeyBass Qui Jan 26, 2017 5:17 pm

Acho bacana o cara ter um bass de responsa, grife e tal, mas como vc disse um baixo bem regulado com cordas boas faz o mesmo que o top de linha.

Penso que é melhor chegar numa gig com um tagima, SX, e tirar um som de deixar a galera de boca aberta do que chegar com um fodera e não sair nada.

Eu não sei o que os outros pensam, mas quando chego em um lugar e vejo o cara com instrumento top, já espero muito do cara, já espero sair algo de alto nível dele, daí a maioria das vezes me decepciono.

Mas se o cara pode e quer investir alto, nada contra.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Jan 26, 2017 6:09 pm

Aqui já apareceram vários exemplos aqui no Forum.. baixista do Roupa Nova com um Strimberg, baixista do Viper com um Tagima, o Nando Vasques mesmo usando um SX numa gig grande... Também já vi várias bandas da noite de SP usando instrumentos mais humildes, SX, Squier, Yamaha das linhas menos nobres, Gianninis, etc.

Aliás, na minha última Gig tinham 2 músicos na platéia (acabei ficando amigo deles depois) que tocam com o Rick (da ex-dupla com o Rener). Um deles se surpreendeu ao ver que eu estava usando um SX, de longe ele achava que era um Fender (nesse caso, o baixo e o ampli ajudaram, mas não o baixista =D).

No fim, é aquilo que sempre é falado aqui: a peça principal é o músico.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por arturbmallmann Qui Jan 26, 2017 7:03 pm

Totalmente de acordo com o post! Não por ser meu, mas sinto o certo orgulho do meu tagima e a boa impressão que ele passa para outros baixistas que conheci. Muitas vezes pode ser aquela coisa do baixa premiado, mas temos que admitir existem muitos instrumentos humildes muito bem construídos e que vão longe, algumas vezes sem upgrades. E por fim: regulagem! sempre mantendo-a em dia é essencial e faz a diferença.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Tiago Fernando Andreola Qui Jan 26, 2017 7:20 pm

E dali pessoal, tudo tri?
Realmente concordo com tudo citado anteriormente. Instrumento mais barato em excelentes condições, com um cabo bom, num amplificador bom rende muito bem sim. Só que com o passar do tempo o critério sobe e um instrumento melhor vai aparecer pela exigência do próprio músico. É como o Ayrton Senna, que ganhou com a Lotus, mas só foi campeão com a McLaren.
Tiago Fernando Andreola
Tiago Fernando Andreola
Membro

Mensagens : 21
Localização : Garibaldi - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por AndréBurger Qui Jan 26, 2017 8:12 pm

Na época que comprei meu baixo, o Squier JB VM, vi que o baixista do Jack Bruce (pois é..) usava um Squier
O som que ele tira é muito legal.
https://www.youtube.com/watch?v=txCQxfNN_UU
Enquanto Bruce não entra ele faz os graves. Não sei o nome dele.

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Coder Qui Jan 26, 2017 8:52 pm

Esse SX dele ta legal... O meu tinha uma tremenda piscina em baixo do escudo... Crying or Very sad
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por JAZZigo Qui Jan 26, 2017 9:45 pm

Breno_Barnabe escreveu:Aqui já apareceram vários exemplos aqui no Forum.. baixista do Roupa Nova com um Strimberg, baixista do Viper com um Tagima, o Nando Vasques mesmo usando um SX numa gig grande...
Jonas Hellborg, baixista solo sueco, ex-Mahavishnu Orchestra etc., com seu baixolão Crafter...

JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Rico Qui Jan 26, 2017 9:59 pm

Ninguém precisa de instrumentos de US$ 10.000 pra soar bem.

Se você pode ter o instrumento dos seus sonhos, ok, mas o que vai te transformar num bom músico são outras coisas.

As pessoas precisam de bons instrumentos, bem regulados, num amp bom e num PA bem operado, não apenas de instrumentos caros.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por patriciofernandes Sex Jan 27, 2017 8:39 am

Eu fico triste porque aqui na minha região as pessoas parecem não entender isso.
Parece que para ser um baixista virtuoso você tem que obrigatoriamente ter um instrumento "à altura".

Toco na noite e vivo da música hoje. E meus colegas de trabalham vivem me enchendo o saco para eu trocar meus baixos (2 modestos modelos de um Luthier aqui da minha cidade e um Deoliveira), falam que eu devia ter os TRB's e Stingray da vida porque "onde eu chegasse seria RESPEITADO". E realmente baixos de griff como os citados são ótimos baixos. Já toquei neles e sei o que podem fazer.
Mas eu me sinto muito satisfeito com meu set atual, caras. E confesso que enquanto eu não ganhar na mega sena, eu não estou muito disposto a desembolsar de 8 à 11.000,00 num baixo desses para ter uma "marca" para mostrar onde eu estiver tocando.

Sei também que muitos produtores e diretores musicais são chatos em relação a isso.
Conheço músicos famosos que tem convicção de que se você não tiver um fender, um Musicman, ou algo assim, você não vai obter o timbre que "o mercado pede".
Me pergunto sobre esse tipo de "lenda"
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Coder Sex Jan 27, 2017 8:54 am

patriciofernandes escreveu:E meus colegas de trabalham vivem me enchendo o saco para eu trocar meus baixos (2 modestos modelos de um Luthier aqui da minha cidade e um Deoliveira), falam que eu devia ter os TRB's e Stingray da vida porque "onde eu chegasse seria RESPEITADO".

Seus colegas não sabem de nada...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Franco_bass Sex Jan 27, 2017 9:02 am

patriciofernandes escreveu:Eu fico triste porque aqui na minha região as pessoas parecem não entender isso.
Parece que para ser um baixista virtuoso você tem que obrigatoriamente ter um instrumento "à altura".

Toco na noite e vivo da música hoje. E meus colegas de trabalham vivem me enchendo o saco para eu trocar meus baixos (2 modestos modelos de um Luthier aqui da minha cidade e um Deoliveira), falam que eu devia ter os TRB's e Stingray da vida porque "onde eu chegasse seria RESPEITADO". E realmente baixos de griff como os citados são ótimos baixos. Já toquei neles e sei o que podem fazer.
Mas eu me sinto muito satisfeito com meu set atual, caras. E confesso que enquanto eu não ganhar na mega sena, eu não estou muito disposto a desembolsar de 8 à 11.000,00 num baixo desses para ter uma "marca" para mostrar onde eu estiver tocando.

Sei também que muitos produtores e diretores musicais são chatos em relação a isso.
Conheço músicos famosos que tem convicção de que se você não tiver um fender, um Musicman, ou algo assim, você não vai obter o timbre que "o mercado pede".
Me pergunto sobre esse tipo de "lenda"


Infelizmente é a coletividade da ignorância. Nosso país é isso. Basta ver a quantidade de gente pobre que mora em periferias e casas muito simples e que ostentando carros e celulares da atualidade.

Sabe o mais triste, é que cedo ou tarde por parte do seu trabalho como músico profissional, ou vc troca de instrumentos ou troca de país. Pode fazer que nem alguns raspando headstock e colocando aquela marca famosa. Muitos só irão ler e olhar ali mesmo. Daí o som vira o que eles imaginam de Fender, MM, etc...
Franco_bass
Franco_bass
Membro

Mensagens : 361
Localização : RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jan 27, 2017 9:03 am

Coder escreveu:
patriciofernandes escreveu:E meus colegas de trabalham vivem me enchendo o saco para eu trocar meus baixos (2 modestos modelos de um Luthier aqui da minha cidade e um Deoliveira), falam que eu devia ter os TRB's e Stingray da vida porque "onde eu chegasse seria RESPEITADO".

Seus colegas não sabem de nada...
2
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Rico Sex Jan 27, 2017 9:16 am

Que tipo de musica você toca?
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Willian Casagrande Sex Jan 27, 2017 9:52 am

Toco por lazer desde sempre e me concentrei a vida toda em tocar pelo menos aceitavelmente antes de investir em equipamentos excelentes. Acho que um bom baixo e um bom amp dão bastante entusiasmo, o que acho que conta também, mas não tanto quanto treino e dedicação. Se fosse assim, que não tem dinheiro para ter um baixo caro e de alta qualidade não se tornaria um bom músico, e a história mostra justamente o contrário. O número de músicos consagrados que nasceram pobres e começaram tocando com instrumentos baratos é enorme.
Agora, não é por isso que eu vou ficar a vida inteira com um Austin pau velho. Acho imprescindível ter um instrumento tocável, regulado periodicamente, com cordas decentes, até pra tirar um som que não seja broxante. Não precisa ser um jogo de cordas de 300 reais, cordas mais baratas trocadas com mais frequência já ajudam...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por joabi Sex Jan 27, 2017 9:55 am

patriciofernandes escreveu:...E meus colegas de trabalham vivem me enchendo o saco para eu trocar meus baixos (2 modestos modelos de um Luthier aqui da minha cidade e um Deoliveira)...

Mantenha seus baixos e troque de colegas. Pensando melhor, arrume amigos mesmo. rsrsrs



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Fernando Zadá Sex Jan 27, 2017 10:06 am

O único problema que um baixo barato se não tiver alguns cuidados pode dar é na hora de gravar para tocar ao vivo tem menos stress.
Baixo sem blindagem adequada e alguns cuidados pode dar muito ruido numa gravação mas fora isso não vejo porque um baixo simples pode te atrapalhar em alguma coisa.
Mais importante é a pecinha atrás dele
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por campos Sex Jan 27, 2017 10:10 am

Ter um baixo barato é ótimo. Sair de noite, andar de ônibus, deixar no estúdio sem se preocupar ...
A verdade é que hoje em dia tem plug in para a gravação e no palco a diferença é pouco relevante.
Se afinar e não desafinar e for confortável, braço decente, está ótimo.
Meu tagima woodstock novo é excelente. Não pode ser comparado aos tonantes do passado.
Mais confortável e mais leve que meu Warwick alemão, que custa 10 vezes mais e pesa uns 10 Kg.
Mesmo com tudo isso, a vontade de comprar, alterar ou trocar alguma coisa sempre permanece, por motivos obscuros e inexplicáveis, levando a perdas financeiras homéricas.

campos
Membro

Mensagens : 675
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Fernando Zadá Sex Jan 27, 2017 10:13 am

JAZZigo escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:Aqui já apareceram vários exemplos aqui no Forum.. baixista do Roupa Nova com um Strimberg, baixista do Viper com um Tagima, o Nando Vasques mesmo usando um SX numa gig grande...
Jonas Hellborg, baixista solo sueco, ex-Mahavishnu Orchestra etc., com seu baixolão Crafter...


Posso saber por que esse preconceito com a Crafter?
Na minha opinião essa marca sempre fez instrumentos bem acima da média não tem tradição com baixos mas os violões e as guitarras semi acústicas são instrumentos muito bons. Tenho uma hollow body Crafter que não troco por nenhuma Ibanez Artcore ou semelhantes.
A marca sempre fez violões de tampo maciços muito bons e de alta qualidade.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Willian Casagrande Sex Jan 27, 2017 10:19 am

campos escreveu:Ter um baixo barato é ótimo. Sair de noite, andar de ônibus, deixar no estúdio sem se preocupar ...

Certeza. Cada vez que leio isso fico grilado. Se roubassem qualquer um dos meus 2 baixos, seria uma catástrofe tanto afetiva quanto financeira...

Mesmo com tudo isso, a vontade de comprar, alterar ou trocar alguma coisa sempre permanece, por motivos obscuros e inexplicáveis, levando a perdas financeiras homéricas.

De fato Rolling Eyes
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por John Music Sex Jan 27, 2017 10:47 am

patriciofernandes escreveu:

Toco na noite e vivo da música hoje. E meus colegas de trabalham vivem me enchendo o saco para eu trocar meus baixos (2 modestos modelos de um Luthier aqui da minha cidade e um Deoliveira), falam que eu devia ter os TRB's e Stingray da vida porque "onde eu chegasse seria RESPEITADO".

Sei também que muitos produtores e diretores musicais são chatos em relação a isso.
Conheço músicos famosos que tem convicção de que se você não tiver um fender, um Musicman, ou algo assim, você não vai obter o timbre que "o mercado pede".
Me pergunto sobre esse tipo de "lenda"

Pior que em muitos casos isso é verdade. Infelizmente. O pessoal não conhece o músico...a primeira impressão que vão ter dele vai ser quando ele abrir o hardcase (e se não for um hardcase essa primeira impressão já vai ter sido obtida, hahahaa). Complicado. Triste, mas verdadeiro em muitos casos!
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Jan 27, 2017 10:47 am

campos escreveu:Mesmo com tudo isso, a vontade de comprar, alterar ou trocar alguma coisa sempre permanece, por motivos obscuros e inexplicáveis, levando a perdas financeiras homéricas.
Que frase!!!
Sensacional!
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por arturbmallmann Sex Jan 27, 2017 10:55 am

patriciofernandes escreveu:...E meus colegas de trabalham vivem me enchendo o saco para eu trocar meus baixos (2 modestos modelos de um Luthier aqui da minha cidade e um Deoliveira)...
Não sei quanto aos baixos de luthier(duvido serem ruins), mas desfazer assim um deoliveira é pracabá! Além de quererem pagar de entendidos falam M#rd@,
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jan 27, 2017 11:12 am

Fernando Zadá escreveu:O único problema que um baixo barato se não tiver alguns cuidados pode dar é na hora de gravar para tocar ao vivo tem menos stress.
Baixo sem blindagem adequada e alguns cuidados pode dar muito ruido numa gravação mas fora isso não vejo porque um baixo simples pode te atrapalhar em alguma coisa.
Mais importante é a pecinha atrás dele
Para isso existem meus colegas luthiers...
Smile
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Rui Lima Sex Jan 27, 2017 11:26 am

Bem, eu toco mal mesmo. Ou seja, por muito barato que seja o modelo que eu tenha em mãos eu não tiro um proveito total dele. De facto só a vontade inexplicável de comprar, como disse o Campos, é que me leva a ter vários baixos. Nós podemos "arranjar" muitas razões para ter vários baixos, mas a razão verdadeira é só uma - ter dinheiro para poder comprá-los. Se não existisse o dinheiro eu estaria grato por ter unicamente o pior dos meus baixos (na realidade nem sei muito bem porque é pior já que quando vejo outro tocando nele fico muito impressionado).
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Fernando Zadá Sex Jan 27, 2017 11:32 am

E o principal:

Baixo barato não significa baixo ruim!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por campos Sex Jan 27, 2017 5:27 pm

Se o problema não for o nome no headstock, basta usar uma dessas pedaleiras digitais modeladoras.
O som do baixo vira o som da pedaleira e fica tudo igual.

campos
Membro

Mensagens : 675
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Rico Sex Jan 27, 2017 6:31 pm

^Se for um instrumento razoável e bem regulado, num amp decente, até deve rolar.

Se for um Tonante num multiuso Ciclotron, não tem jeito.

Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Convidado Sex Jan 27, 2017 6:59 pm

Acredito que quando se quer adquirir um específico timbre, só contrabaixos com um componentes mais caros e melhor elaborados podem proporcionar. Mas isso tambem varia de acordo com a marca. A Sire por exemplo consegue vender baixos de timbres fantásticos a preços amigáveis (em se tratando de dólar e mercado americano pelo menos...).

Mas sou contra a ideia de que instrumento de qualidade tem que ser caro e que o baxista profissional tem que tocar com baixos de 4k, 8k, 12k para ser "respeitado".

Existem ótimos instrumentos à preços acessíveis.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por JAZZigo Sex Jan 27, 2017 7:24 pm

Fernando Zadá escreveu:Posso saber por que esse preconceito com a Crafter?
Na minha cabeça, neunhum, Zadá, e na sua? Baixo barato, coreano, fabricado em série. Quis apenas ilustrar/reforçar o argumento do amigo John no post inicial.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por johny leandro Sex Jan 27, 2017 9:13 pm

O baixista do escalene e tira um p#$% som de um Giannini formigão .
johny leandro
johny leandro
Membro

Mensagens : 112
Localização : fortaleza, ceara

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jan 28, 2017 1:33 pm

JAZZigo escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Posso saber por que esse preconceito com a Crafter?
Na minha cabeça, neunhum, Zadá, e na sua? Baixo barato, coreano, fabricado em série. Quis apenas ilustrar/reforçar o argumento do amigo John no post inicial.

Ah bom! Kkkk
Sou fã dos instrumentos Crafter apesar de serem simples e junto com alguns Cort acho que são instrumentos acima da média e muito subestimados as vezes.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Convidado Sáb Jan 28, 2017 3:13 pm

O problema são os timbres mais modernos e dos MM. Jazz Bass e Precision, você pega um de qualidade sem gastar rios de dinheiro, e sem dever nada aos renomados e caros. E fazendo um pequeno up, melhor ainda.

Mas quando partimos para os timbres ativos de Music Man Sterling, ou aquele som mais moderno e bem definido de humbuckers de qualidade aliados à prés que alcançam quase todas as frequências existentes, aí fica complicado. Um baixo de 2k, 2,5k por exemplo fica devendo bastante.

Daí entram em cena os upgrades e os luthiers de menos renome que as grande lutherias.

Sobre os upgrades, na minha opinião não vale a pena quando o que você quer investir é equivalente ao preço do baixo ou próximo disso, mesmo que o resultado agrade muito.

Sobre os luthier de menos renome, aí sim você consegue timbres de qualidade, por um preço mais em conta,e com qualidade de construção,mas já fora dessa filosofia de "baixos baratos".Ou seja, um meio termo..

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jan 28, 2017 3:37 pm

Fernando Zadá escreveu:
JAZZigo escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Posso saber por que esse preconceito com a Crafter?
Na minha cabeça, neunhum, Zadá, e na sua? Baixo barato, coreano, fabricado em série. Quis apenas ilustrar/reforçar o argumento do amigo John no post inicial.

Ah bom! Kkkk
Sou fã dos instrumentos Crafter apesar de serem simples e junto com alguns Cort acho que são instrumentos acima da média e muito subestimados as vezes.

Já regulei uns violões Crafter de qualidade e sonoridade superior a alguns (insensados) Takamines...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por patriciofernandes Sáb Jan 28, 2017 3:47 pm

Max Payne escreveu:
Sobre os upgrades, na minha opinião não vale a pena quando o que você quer investir é equivalente ao preço do baixo ou próximo disso, mesmo que o resultado agrade muito.

Eu discordo. Por exemplo: Um SX é bom e barato, e um upgrade de captadores sai por mais da metade do preço do baixo facinho. Mas fica um p#$% baixo com qualidade e por um custo relativamente baixo.

Eu acho que todo upgrade é válido a partir do momento em que você tem um instrumento que gosta muito, e busca melhorar possíveis deficiências.
Mas lembrando sempre que o conceito de "upgrade" nesse caso é relativo. Nem sempre captadores novos e circuito é upgrade, as vezes é downgrade
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por JAZZigo Sáb Jan 28, 2017 4:18 pm

Fernando Zadá escreveu:
JAZZigo escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Posso saber por que esse preconceito com a Crafter?
Na minha cabeça, neunhum, Zadá, e na sua? Baixo barato, coreano, fabricado em série. Quis apenas ilustrar/reforçar o argumento do amigo John no post inicial.

Ah bom! Kkkk
Sou fã dos instrumentos Crafter apesar de serem simples e junto com alguns Cort acho que são instrumentos acima da média e muito subestimados as vezes.
up
Concordo, Zadá! Cogito pegar novamente um baixolão, quando tiver espaço físico em casa para guardá-lo. E deverá ser um Crafter, já pensando na onda das modificações que o Hellborg fez no dele!
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Claudio Mengarda Sáb Jan 28, 2017 4:20 pm

Tenho um SX e posso dizer que sou totalmente satisfeito, uma vez toquei em um Fender Precision MIM em uma apresentação, claro é fender, mas custou 4.8k, em compensação meu sx véio de guerra veio por 600 temers. Ter um fender é sonho? É claro que é, mas será que eu realmente preciso disto pra satisfazer minha musicalidade ao invés do meu ego? Acho que não. Por este motivo foquei meus principais investimentos no amp e caixa, acredito que ai que o bixo pega, onde preço reflete bastante a qualidade de som e durabilidade.
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Jan 28, 2017 4:25 pm

Certa feita fui fazer um som num evento e o cara olhou o head escrito Fender...
Ficou falando com um outro cara como se fosse grande coisa!

Fender é tão legal...que quando vou tocar com meu irmão tenho que tocar com washburn que foi modificado pelo Jacimário.

Ele fala...se não puder levar o washburn me avise que vou chamar Matheus (outro Baixista). É brincadeira?

O head não diz nada...mas o som!!!! Aff demais!

Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12059
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Jan 28, 2017 4:26 pm

Claudio Mengarda escreveu:Tenho um SX e posso dizer que sou totalmente satisfeito, uma vez toquei em um Fender Precision MIM em uma apresentação, claro é fender, mas custou 4.8k, em compensação meu sx véio de guerra veio por 600 temers. Ter um fender é sonho? É claro que é, mas será que eu realmente preciso disto pra satisfazer minha musicalidade ao invés do meu ego? Acho que não. Por este motivo foquei meus principais investimentos no amp e caixa, acredito que ai que o bixo pega, onde preço reflete bastante a qualidade de som e durabilidade.

É um precision?
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12059
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por monteirofn Sáb Jan 28, 2017 5:37 pm

Em todos os lugares que vou tocar me perguntam quem é Maurício Bertola...kkkkkk
monteirofn
monteirofn
Membro

Mensagens : 233
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jan 28, 2017 5:46 pm

monteirofn escreveu:Em todos os lugares que vou tocar me perguntam quem é Maurício Bertola...kkkkkk
hide
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Convidado Sáb Jan 28, 2017 7:12 pm

patriciofernandes escreveu:
Max Payne escreveu:
Sobre os upgrades, na minha opinião não vale a pena quando o que você quer investir é equivalente ao preço do baixo ou próximo disso, mesmo que o resultado agrade muito.

Eu discordo. Por exemplo: Um SX é bom e barato, e um upgrade de captadores sai por mais da metade do preço do baixo facinho. Mas fica um p#$% baixo com qualidade e por um custo relativamente baixo.

Eu acho que todo upgrade é válido a partir do momento em que você tem um instrumento que gosta muito, e busca melhorar possíveis deficiências.
Mas lembrando sempre que o conceito de "upgrade" nesse caso é relativo. Nem sempre captadores novos e circuito é upgrade, as vezes é downgrade
Você deve ter lido errado rs... Quando o up passa da metade do preço, na minha opinião ainda é válido. Só não faria um up que passasse do preço do baixo (mas só minha opinião mesmo).

No caso do SX SJB 75 mesmo, que custa entre 1,2k à 1,4k, se põe um par de Dimarzio Ultrajazz nele, no máximo alcança o preço do instrumento. Sendo que um par de EMG sai ainda mais barato. Mas tem opções mais baratas ainda como Malagoli ou Cabrera.

Mas é só minha opinião mesmo, pois depende do gosto/apego de cada um ao instrumento Smile

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Claudio Mengarda Dom Jan 29, 2017 12:56 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Claudio Mengarda escreveu:Tenho um SX e posso dizer que sou totalmente satisfeito, uma vez toquei em um Fender Precision MIM em uma apresentação, claro é fender, mas custou 4.8k, em compensação meu sx véio de guerra veio por 600 temers. Ter um fender é sonho? É claro que é, mas será que eu realmente preciso disto pra satisfazer minha musicalidade ao invés do meu ego? Acho que não. Por este motivo foquei meus principais investimentos no amp e caixa, acredito que ai que o bixo pega, onde preço reflete bastante a qualidade de som e durabilidade.

É um precision?

Não amigo, é o JB mesmo.
Eu pretendo fazer um upgrade nele colocando aqueles caps da Malagoli Vintage 60.Vai ser um investimento de 400 temers, mas acho justo, a qualidade dos caps dele é ótima.

Quanto ao valor do upgrade eu acredito que investir mais do que a metade do custo do instrumento também não é valido. No caso do SX, o custo do instrumento é de 1.2k se investir mais 1.2k daria pra encontrar baixos renomados e com bom valor de revenda.
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Convidado Dom Jan 29, 2017 3:04 pm

^Sim, quando se gasta o mesmo valor ou mais que o valor do baixo em upgrades, tem essa questão de você preterir um baixo "pronto" e com maior valor de revenda que o seu "tunado".

Na mesma medida em que o seu "tunado" possa ter um som melhor apesar da revenda prejudicada...

Daí vai de gosto...

Vi um review desse Malagoli Custom 60 e gostei muito!

A marca Cabrera deu uma turbinada MONSTRA no som do Bass Collection que eu tinha, com um pré e caps. Já comprei ele assim e quando vi reviews dele original, o som era simplesmente outra coisa. Incrível!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Claudio Mengarda Dom Jan 29, 2017 11:37 pm

^Eu adquiri a um tempo atrás caps malagoli para minha tele, o som dela depois do upgrade melhorou demais, parecia outro instrumento, realmente valeu a pena.
Eles tem outra linha, jb Hot, mas não consigo entender bem como funciona a questão de ganho de saida dos caps no contra baixo, por este motivo ia de vintage 60, que são mais "tradicionais".
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por edumoraes Seg Jan 30, 2017 12:20 am

Neste último sábado dia 28/01/17 no altas horas o baixista do Sidney Magal estava tocando com um Yamaha BB424 que podemos achar usado por um preço muito bom.

edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por NeyBass Seg Jan 30, 2017 8:18 am

^ teve outro sábado no Altas Horas que o baixista do Pepeu Gomes estava com um eagle JB 4c, vermelho.
Parece que a galera mais antiga, não se importa muito com marcas e preço.

Eu acho que essa onda do "sertanejo" universitário, que deu uma levantada nas grifes, nesse meio se vê muito KS, TRB, Fender e alguns luthieres renomados.

A galera amadora também eu acho que se preocupa mais com isso.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Claudio Mengarda Seg Jan 30, 2017 8:31 am

Uma vez estava assistindo o programa do Fabio Porchat e o baixista do Pedra Letícia estava usando um SX SJB75, meu bixim se sentiu menos desvalorizado naquele momento haha
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos baratos - Podemos ir longe com eles! Empty Re: Baixos baratos - Podemos ir longe com eles!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos