Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

+25
Marcos Caio C. Gomes
Guga Ramone
campos
Thales_Sr
ct.colela
adriano.cardoso2
carimbass
Normando Neto
SILVIAO
Stormbringer
rodsom
Rico
Mauricio Luiz Bertola
Fernando Zadá
Breno_Barnabe
rafacar
arturbmallmann
Claudio
Coder
joabi
Claudio Mengarda
allexcosta
Willian Casagrande
rafael.buzzi.andrade
JuniorMello
29 participantes

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Coder Sex Jan 20, 2017 11:31 pm

allexcosta escreveu:
Coder escreveu:Allex, já passou por imprevistos em cima do trio? tipo, de enroscar em algo, chover, etc?

Sim, tudo isso é corriqueiro.

Chato mesmo é quando morre contra-regra eletrocutado ou o diesel acaba e o público tenta virar o caminhão.
Nossa! Shocked
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por joabi Sex Jan 20, 2017 11:38 pm


E tem artista que só se apresenta descalço. Que loucura...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Normando Neto Sáb Jan 21, 2017 1:15 am

allexcosta escreveu:
Normando Neto escreveu:Sou baiano e tenho orgulho de tudo que foi conseguido na Bahia em termos de inovação de som, especialmente porque as condições financeiras nem se comparam com a dos americanos, mas isso não significa desprezar o que se fez fora ou achar que somos a última bolacha do pacote.

Dodô e Osmar pesquisaram e inovaram na construção de um instrumento sólido elétrico, mas não "inventaram" a guitarra. Ou, até podem ter inventado, por não saber que já existia e terem feito uma por conta própria.

O fato dos trios elétricos serem geniais não significa que não se fez pesquisa e inovação fora da Bahia, ou que somos os melhores em tudo...

Claudio escreveu:Concordo integralmente. As vezes, em certas conversas fica a sensação de o baiano acha que a música e o pró-áudio não existiam antes da Bahia, que o que se faz lá é o princípio de tudo... meio complicado isso, mas enfim...

Gostaria, se me permitem, de isolar esses dois comentários e tentar me aprofundar no argumento.

Normando mora no interior da Bahia, correto? Assim, sem buscar no Google e tal, qual desses nomes te diz algo? Oliveira, Lordão, Tapajós, Valneijós, Carlos Correia? Se conhece algum deles, já esteve em um dos galpões? Já esteve em uma sala de som de um trio elétrico dos 10 melhores da Bahia? Qual? O que você viu lá?

E assim, conheço o que há de melhor em cada lugar. Ajudei um amigo meu que trabalhava na maior empresa de Boston, assim como uma das maiores de Miami.

Seria legal se vocês falassem "olha, o áudio na Bahia é como em outro lugar qualquer, por esse e esse motivo, porque as caixas são assim, os amps são assado, etc...", mas parem pra pensar, o que ajuda na discussão dizer "não concordo e ponto" ou "não somos a última bolacha do pacote"?

Ainda mais em um espaço que é feito pra isso?

Eu seria capaz de gerar um lero-lero com os motivos detalhados pelos quais digo que o áudio profissional na Bahia e alguns outros lugares do Norte e Nordeste é f^%$ pra ca^%#.

Se estou errado, me eduquem.

Sem buscar no Google: O nome de Lordão eu conheço de ouvir falar, lembro até de um mote "Super Som Lordão". Não creio que tenha ouvido ao vivo, nunca estive em galpões. Tapajós e Valneijós conheço como sendo trios elétricos das antigas. Provavelmente já encontrei o Tapajós nas ruas de minha cidade mesmo (sou meio venho). Valneijós acho que não.

A minha questão fica por conta de você simplesmente desqualificar o projeto do "Wall of Sound", pra mim sem argumentos, aparentemente porque acha que isso diminuiria o que foi feito na Bahia na indústria do trio elétrico. Não vejo essa oposição. Acho que foi feito um trabalho sério nos dois lados, com recursos e talvez objetivos diferentes. Por que é preciso diminuir um lado pra louvar o outro? Me parece aquela velha birra com roqueiros.

Também tem outra coisa que não está clara para mim, que é a linha do tempo dessas evoluções. No momento estou viajando e o notebook não tá ajudando muito. Vai ficar pra depois esse questionamento.

Abraço.
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 21, 2017 7:44 am

Normando Neto escreveu:A minha questão fica por conta de você simplesmente desqualificar o projeto do "Wall of Sound", pra mim sem argumentos, aparentemente porque acha que isso diminuiria o que foi feito na Bahia na indústria do trio elétrico. Não vejo essa oposição. Acho que foi feito um trabalho sério nos dois lados, com recursos e talvez objetivos diferentes. Por que é preciso diminuir um lado pra louvar o outro? Me parece aquela velha birra com roqueiros.

Ah tá, faz sentido...

Não imaginei que fosse relacionado ao Wall of Sound. Por um momento passou pela minha cabeça que eu poderia, aparentemente, ter desqualificado o que se faz lá fora, o que não é o caso.

Sim, é aquela velha birra com roqueiros. Não, não conheço o Wall of Sound de perto, mas PA atrás da banda não existe. Na minha opinião, isso é uma artimanha infantil de marketing de uma banda que mal conseguia tocar. Péssima banda formada por péssimos músicos, que tentam compensar o fato de tocarem mal com um sistema de som que é um elefante branco. Comparo isso a politicos religiosos Brasileiros que costroem um templo judaico do tamanho de uma cidade pra compensar sua falta de embasamento filosófico. Mas deixa isso pra lá.

Não estou diminuindo um lado para louvar o outro. São coisas independentes. Estou diminuindo um lado E louvando o outro. Tenho motivos separados para fazer as duas coisas, apesar de um dos motivos ser muito menos razoável que o outro, devo admitir. Digo isso porque conheço muito bem um lado, porém não tenho nenhuma experiência real com o outro, além das minhas observações por fotos, vídeos, o que já li e um longo histórico do rock de fazer coisa só pra aparecer, sem o mínimo sentido técnico.

A meu ver, se o Wall of Sound tivesse sido algo revolucionário em termos de áudio, teria evoluído e seria copiado mundo afora. Não foi, não é...

As tecnologias de áudio móvel desenvolvidas no carnaval de Salvador são.

Hoje em dia há estruturas com 10 ou 20x o tamanho do PA do Grateful Dead e nenhuma delas usa qualquer conceito utilizado naquele PA. Isso por si já nos diz bastante.

Entendo se você disser que continuo sem argumentos razoáveis para desqualificar o Wall of Sound. Posso até concordar com isso. Assim como posso elaborar sobre o assunto ou pesquisar um pouco mais.

Mas se você entende um pouco de áudio, basta olhar uma foto que já torce o nariz.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Normando Neto Sáb Jan 21, 2017 8:58 am

Ok. Agora estamos dialogando.

E sobre o fato de eles terem antecipado a idéia do line array? Você discorda?

Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 21, 2017 9:26 am

Normando Neto escreveu:E sobre o fato de eles terem antecipado a idéia do line array? Você discorda?

O conceito de line array é bem mais antigo que o Wall of Sound. Vem dos anos 30 mais especificamente.

Me recuso a acreditar que os sistemas line array de hoje são filhos ou netos de algo que, pra mim, foi mais fruto de viagens de LSD do que de conceitos reais de áudio.

Sim, era inovativo colocar speakers em colunas, mas um sistema line array não é só isso e eles não foram os primeiros.

Leia mais:

"After first being researched, tested and documented by Olson and Baranek in the 1930's-1950's, the practical implementation of line array behavior was restricted to columnar devices utilizing 8"-12" woofers or "fullrange" drivers that were commonly available back then. A few slightly more innovative ideas were marketed including columns utlizing 6"x9" oval auto-sound drivers.

One of the more uniquely innovative ideas put to test was by David Klepper who used graduated thicknesses of loose cotton fibers placed in front of the fullrange drivers in his column loudspeakers. This cotton acted as a mechanical low pass filter and, as arranged, providied primitive (but effective) frequency shading that improved the performance of his columns quite a lot.

Due primarily to the poor quality of the drivers available, column loudspeakers lost favor as bigger, louder and wider-range loudspeakers and systems were developed primarily by (and for) the rock&roll market. These were almost always restricted to point source type systems.

Throughout the 1970's-1990's there were some small numbers of line array systems, mostly custom designed & installed systems for auditoria and stadii, that came about and were documented in AES, SynAudCon and other publications or organizations. They all seemed to focus on one need or another and (also seemed to) barely accomplish the stated goal and fell way short in other areas of performance. At least this as how I observed them.

And (as everyone is well aware) Christian Heil sort of "rocked the boat" by figuring out how to implement line array theory in a multi-way fullrange R&R system that to this day has considerable (huge, actually) impact on how we do sound.

At the same time, however, there were other clever but smaller profile innovations in adapting line array theory for various other markets. EAW and Frazier were designing passive column loudspeakers with frequency shading. Intellavox/Duran brought to market the first digitally steered line array system that works very well for spoken word and especialy in acoustically challenged spaces. Then EAW and Renkus Heinz took the availability of those technologies and adapated them to systems that (can be) smaller, can be used for music reinforcement, and can also do other "tricks".

Variations of line array physics, specifically that create beam shaping through phase cancellation and that are of great benefit have come about such as cardioid subwoofers systems and various controlled dispersion fullrange horns (Danley, EAW, Renkus Heinz, JBL, etc) utlizing driver spacing and passive (or active) phase manipulation, etc.

I hope this helps a bit. I am not aware of a similar history that includes the other, non R&R stuff. Obviuously, this is extremely brief and should be expanded on by digging deeply into what has been published in greater depth."


Tom Young
(Electroacoustic Design Services)
Oxford CT
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Claudio Sáb Jan 21, 2017 9:29 pm

allexcosta escreveu:
Cláudio conhece algo disso, conhece a realidade do áudio no estado da Bahia? Ou conhece do Rio e pra você não pode existir nada melhor?
Se estou errado, me eduquem.

É, você tem razão, me faltam argumentos, "concordar integralmente" com algo que não tenho conhecimento é no mínimo insano da minha parte. Mas nem de longe eu tenho conhecimento ou parâmetros pra julgar o nível do áudio profissional que se pratica aqui no Rio, e nem tenho conhecimento do tema em outros estados. Não esqueça eu sou um mero Analista de Sistemas que tem a música como um hobby.

allexcosta escreveu:
Se estou errado, me eduquem.

Eu??? educar Allex Costa? nossa, não teria nunca essa pretensão. Até porque Allex Costa e "errado" na mesma frase não combina.

A questão não é não querer discutir, apenas me falta tempo para pesquisar e formar uma opinião, como disse antes eu não sou um profissional da música, prefiro ler e ficar com suas opiniões sempre bem embasadas.

Vamos deixar o tópico seguir seu fluxo normal, continuarei lendo e aprendendo.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 21, 2017 10:24 pm

Claudio escreveu:Eu??? educar Allex Costa? nossa, não teria nunca essa pretensão. Até porque Allex Costa e "errado" na mesma frase não combina.

São duas atitudes opostas e nenhuma delas acrescenta à discussão. A primeira é discordar sem argumentos, a segunda é concordar de maneira irônica.

Mas fazer o quê?

Bom domingo!
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Claudio Sáb Jan 21, 2017 10:36 pm

^ Pois é, vida que segue, também acho que não vai levar a nada, deixa o tópico rolar, o assunto é bom!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Stormbringer Dom Jan 22, 2017 6:33 pm

Por causa do Grateful Dead esse tópico ficou totalmente alucinógeno Ri Muito
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Rico Dom Jan 22, 2017 9:06 pm

Stormbringer escreveu:Por causa do Grateful Dead esse tópico ficou totalmente alucinógeno Ri Muito

Incrível o poder dessas bandas. Décadas depois de seu fim, num país onde não "pegaram", ainda são objeto de discussão. Me pergunto quantos serão assim no futuro...

E isso porque no seu auge nao existiam internet, cd, dvd ou qualquer coisa semelhante.


Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Normando Neto Dom Jan 22, 2017 10:04 pm

Eu não sou fã do GD, nem conheço a banda, a não ser de nome. Só queria discutir o assunto "Wall of Sound".

Enfim, poderia até propor outros questionamentos no tópico, não agora, como disse, porque estou em viagem, mas acho que já ficou estabelecido que o problema é a banda, quando a discussão, pra mim, é sobre áudio.

Quem sabe em outra ocasião.

Abraço.

Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Stormbringer Dom Jan 22, 2017 10:44 pm

O problema não é a banda em si, é que se é uma banda de rock e o Allex está no assunto, se você não levar pelo lado anedótico, ja era Razz.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Rico Seg Jan 23, 2017 7:04 am

Daqui a 30 anos muita gente ainda vai ouvi-los. O Rock lisergico da segunda metade dos 60 ainda é fruto de admiração. Filmes, festivais, bandas cover, moda, tendências das mais diversas...

Outro dia vi um show do Skank na tv, os caras só usavam equipos comuns dos anos 60/ início dos 70. Era aquele climão rock rural antigo... Daí entrou o gênio Lô Borges e eu fui transportado uns 40 anos no tempo.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Willian Casagrande Seg Jan 23, 2017 10:18 am

Eu acho que o Wall of Sound, sobre o qual eu nunca li muita coisa, aliás, é uma jogada de marketing dos caras. Não que não funcionasse, mas era desnecessário enquanto um sistema de som para uma banda de rock, mesmo que se apresentasse para um número expressivo de pessoas.
Vamos pensar que uma banda bem barulhenta como o Yes, que, em 1972 ou até antes, fazia shows com uma quantidade bem menor de amplificadores no palco. O Chris Squire tocava com 2 Marshall Super Bass 1969 e um par de caixas 4x12" e isso bastava. Não tinha nenhuma parafernalha enorme atrás de ninguém.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Stormbringer Seg Jan 23, 2017 10:40 am

O lance é que no palco voce precisa se ouvir e ouvir sua banda, ponto.
Nao precisa mais que isso.

O lance do wall of sound é que servia os dois propósitos, palco e PA. Teoricamente a banda tinha controle do que o publico ouvia sempre(que esta no escopo inicial do tópico). Jogada de marketing "simplesmente"? Não acho, mas como eu ja disse, 50% do rock é teatro, e o teatro precisa de cenário. Esse cenário do Wall of Sound é muito legal
Cool
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Willian Casagrande Seg Jan 23, 2017 10:55 am

Cara, escuto Grateful Dead ao vivo e não acho nada demais no som, se compararmos com shows ao vivo de outras bandas da época. Esse negócio, pra mim, é só um sistema de som enorme e pouco funcional, que deve demorar uns 3 dias pra montar.
Pode ser legal e tal. Faz parte. Mas, estou falando do som: qual é o benefício a mais que isso traz além de promover a banda?
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por rodsom Seg Jan 23, 2017 11:24 am

^até porque, a intençao é ficar cada vez mais pratico, caixas cada vez menores e tal
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Stormbringer Seg Jan 23, 2017 8:54 pm

Willian Casagrande escreveu:Cara, escuto Grateful Dead ao vivo e não acho nada demais no som...
Bom, mas pensemos: ouvir "ao vivo" gravado não da pra ter ideia do que era a tal parede deles, só quem estava presente mesmo...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por arturbmallmann Seg Jan 23, 2017 9:29 pm

acho que até devia ficar bom, com exceção dos microfones com fazes invertidas para impedir microfonias. Cantar em apenas um deles sem o outro captar devia ser f*** e mesmo assim ficar zoado.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Coder Seg Jan 23, 2017 10:06 pm

Aquele monte de falantes atrás não gerava microfonias? scratch
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por ct.colela Seg Jan 23, 2017 10:47 pm

99% dos sons de baixo no P.A. do brasil é uma m$%&
devido a forma de pensar do brasileiro
Brasileiro usa caixa de subgrave de 18 com corte de 160hz,usa caixa de sub para responder frequencias graves,ai na parte alta enche de falantes pequenos falando medio agudo para cima
Os sons de bumbo e voz sempre ficam "bons" e o resto mais ou menos
Resultado um buraco enorme de frequencia onde fica a definição do baixo
Podem reparar os sons de baixo sempre ficam entubados sem definição,porque a região dos 100hz onde deveriam estar sendo reproduzidas por falantes de 10 ou 12 estão direcionadas para os 18 polegadas
Brasileiro usa falante errado e corte de crossover errado,e baixista sempre leva na tarraqueta por isso
Vai assistir show de gringo famoso ,o baixo vem do P.A quase igual ao que vc escuta em ampli
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por joabi Seg Jan 23, 2017 11:00 pm


^Pura verdade.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por joabi Seg Jan 23, 2017 11:04 pm

arturbmallmann escreveu:acho que até devia ficar bom, com exceção dos microfones com fazes invertidas para impedir microfonias. Cantar em apenas um deles sem o outro captar devia ser f*** e mesmo assim ficar zoado.

Coder escreveu:Aquele monte de falantes atrás não gerava microfonias? scratch

Não gera por conta desta técnica de inversão de fase que o Arthur citou, mas é um risco gigantesco. Isso é usado ainda hoje. Eu não diria que é corriqueiro, mas é usado, principalmente em arenas fechadas.

Desculpem pelo post duplo.



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Coder Seg Jan 23, 2017 11:47 pm

^ Desculpe, nem me atentei no post do Arthur! facepalm

Não sabia desse lance de fase invertida... Quais seriam os riscos?
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por joabi Seg Jan 23, 2017 11:52 pm


Riscos? Um dos mics parar, por exemplo. Laughing

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Rico Ter Jan 24, 2017 6:36 am

ct.colela escreveu:99% dos sons de baixo no P.A. do brasil é uma m$%&
devido a forma de pensar do brasileiro
Brasileiro usa caixa de subgrave de 18 com corte de 160hz,usa caixa de sub para responder frequencias graves,ai na parte alta enche de falantes pequenos falando medio agudo para cima
Os sons de bumbo e voz sempre ficam "bons" e o resto mais ou menos
Resultado um buraco enorme de frequencia onde fica a definição do baixo
Podem reparar os sons de baixo sempre ficam entubados sem definição,porque a região dos 100hz onde deveriam estar sendo reproduzidas por falantes de 10 ou 12 estão direcionadas para os 18 polegadas
Brasileiro usa falante errado e corte de crossover errado,e baixista sempre leva na tarraqueta por isso
Vai assistir show de gringo famoso ,o baixo vem do P.A quase igual ao que vc escuta em ampli

Interessante esse comentário... Eu que não entendo porcaria menhuma do assunto, costumava culpar a acústica dos locais pelo som embolado e sem baixo...

Vivendo e aprendendo...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por arturbmallmann Qua Jan 25, 2017 4:58 pm

Também totalmente de acordo com o ct.colela. Até comentei sobre este lance do som ruim na página 3.
Sei lá, também sinto um laco gigantesco de frequências nos PA`s que toco e assisto aqui no sul. Principalmente no médio grave(ao menos em nossa realidade do sul), muita pouca definição de notas do contrabaixo, com o som achatado e os harmônicos simplesmente desaparecendo. Quase certeza que é mau planejamento do uso das caixas e cortes de frequência mal aplicados.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Normando Neto Qui Jan 26, 2017 12:59 pm

Alguém se ligou que o "Wall of Sound" é um projeto do final da década de 1960, usado apenas até o início da década de 1970?

Falar em PA pequeno, leve, etc., é fácil hoje em dia. Na época a tecnologia era outra, quase nenhuma para concertos de grande porte. Quem gerou a necessidade de sonorização para platéias gigantes nos Estados Unidos foi o Rock. Concertos gigantes ao ar livre também foi algo que começou com o rock por lá.

Então, os caras estavam experimentando, tentando conseguir tirar um som que estava na cabeça deles (não é o que todos nós queremos?). Contrataram engenheiros (alguns até eram da Alembic), compraram equipamentos caros (nos artigos que li falam que eram os amps mais potentes da épocas, ligados em caixas JBL e tweeters ElectroVoice, e fizeram o PA mais potente de então). Tão grande que não dava tempo desmontar e remontar a tempo para o próximo show, por isso tinhas DOIS PAs para alternar.

Pouco prático? Claro que era, e foi por isso e não pela qualidade do som, que abandonaram a idéia. Os únicos relatos que achei falando de problemas diziam respeito a shows em locais fechados (indoors) e aos microfones de voz.

Deu errado? De certo modo, sim, mas há relatos de sucesso também. Tem gente que diz que o som era muito bom.

Agora, comparar o sistema com a tecnologia de hoje, mais de 40 anos depois, sem falar na experiência acumulada em se fazer som em grandes eventos nesse período, não é justo.

E condenar os caras por tentarem, investindo uma grana preta, tendo um trabalho monstro, desqualificando o trabalho por que os caras eram do meio do rock e usavam LSD faz ficar difícil manter uma discussão. Em lógica isso é considerado uma falácia ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Fal%C3%A1cia ) do tipo Argumento Ad Hominem ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_hominem ).
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Rico Qui Jan 26, 2017 3:55 pm

^Estou tentado a concordar. Era uma coisa ainda experimental. Provavelmente muito se aprendeu com tentativas como essa...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por arturbmallmann Qui Jan 26, 2017 4:30 pm

/\ É interessante, mas um pouco foi equivocado querer separar tudo sem mixar. Hoje sabemos que é muito mais interessante mixar e separar as frequências e despejar cada qual em caixas e falantes projetados para cada intervalo.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jan 26, 2017 5:37 pm

É, Normando, os caras tentaram. Na mesma época outras bandas tocavam para públicos enormes com menos equipo, mas, se a Wall of Sound funcionava (e muita gente dizia que funcionava), então ok.
Ah, a parte sobre o ad hominem é a mais pura verdade.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por SILVIAO Qui Jan 26, 2017 8:14 pm

Mas e o Armandinho ,onde foi parar... Twisted Evil Twisted Evil
De fato 99% dos  shows  que fui, o baixo tinha tinha som  de bumbo de corda .Nas igrejas  isso é padrão ,tanto que aconteceu várias vezes comigo de rolar algum mau contato em cabos ,gerar aquele som de corda trovão no PA ,os diaconos me pedirem para desligar /abaixar o baixo ...isso me irritava muito . Mad
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Stormbringer Qui Jan 26, 2017 9:05 pm

^Regra pessoal: pediu pra abaixar o baixo, eu vou pra casa.

Hahah, zueira, mas tem um limite aceitavel. Pelo menos me ouvir.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Willian Casagrande Sex Jan 27, 2017 9:22 am

Stormbringer escreveu:^Regra pessoal: pediu pra abaixar o baixo, eu vou pra casa.

Hahah, zueira, mas tem um limite aceitavel. Pelo menos me ouvir.

Eu toquei muitas vezes na vida, quando era adolescente pra adulto, num bar de uma cidade vizinha onde os garçons viviam pedindo pra gente abaixar o som. Eu tocava com o meu "finado" BS-150 no 2 e eles já reclamavam, mas se eu baixasse mais um pouco o timbre ficava um lixo. Complicado.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por arturbmallmann Sex Jan 27, 2017 11:01 am

SILVIAO escreveu:Mas e o Armandinho ,onde foi parar... Twisted Evil Twisted Evil
De fato 99% dos shows que fui, o baixo tinha tinha som de bumbo de corda .Nas igrejas isso é padrão ,tanto que aconteceu várias vezes comigo de rolar algum mau contato em cabos ,gerar aquele som de corda trovão no PA ,os diaconos me pedirem para desligar /abaixar o baixo ...isso me irritava muito . Mad
Exato.
Stormbringer escreveu:^Regra pessoal: pediu pra abaixar o baixo, eu vou pra casa.

Hahah, zueira, mas tem um limite aceitavel. Pelo menos me ouvir.
Willian Casagrande escreveu:
Eu toquei muitas vezes na vida, quando era adolescente pra adulto, num bar de uma cidade vizinha onde os garçons viviam pedindo pra gente abaixar o som. Eu tocava com o meu "finado" BS-150 no 2 e eles já reclamavam, mas se eu baixasse mais um pouco o timbre ficava um lixo. Complicado.

Ah, se me pedem para baixar além dos limites do bom senso geralmente só alivio a dedada por uns instantes e depois volto ao modo normal.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Jan 27, 2017 11:50 am

Ah, eu faço muito lugar pequeno, pub, bar, etc. Se tiver alto demais, ninguem aguenta. Se o pessoal da casa pede pra baixar (com educação), abaixo sem problemas.
Fica melhor pra eles (mais clientes dentro do bar, mais consumo) e pros músicos (mais gente curtindo a banda) sem contar que é bom pra relação da banda com o bar.

Já aconteceu algumas vezes de pedirem pra dar uma maneirada, e eu entendo completamente.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5324
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Willian Casagrande Sex Jan 27, 2017 11:55 am

Breno_Barnabe escreveu:Ah, eu faço muito lugar pequeno, pub, bar, etc. Se tiver alto demais, ninguem aguenta. Se o pessoal da casa pede pra baixar (com educação), abaixo sem problemas.
Fica melhor pra eles (mais clientes dentro do bar, mais consumo) e pros músicos (mais gente curtindo a banda) sem contar que é bom pra relação da banda com o bar.

Já aconteceu algumas vezes de pedirem pra dar uma maneirada, e eu entendo completamente.

Eu também. Sempre fizemos enquanto banda, aliás, mas dá pra saber quando estão brincando com a sua cara.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por joabi Sex Jan 27, 2017 12:05 pm


97,483% das vezes que pedem para baixar é para não arrumar briga com a vizinhança. Very Happy

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Coder Sex Jan 27, 2017 2:51 pm

Depende, não tem coisa mais chata do que ir em um restaurante/barzinho e a música estar tão alta a ponto de não conseguir conversar com os amigos/família... Tem bom senso é sempre bom... Tem músico que exagera, acha que está em um rock in rio...

Isso é ruim tanto para o músico (que vai se queimar) quanto para o estabelecimento que pode ser multado pelo som alto... Muitas vezes o dono recclama com razão...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Stormbringer Sex Jan 27, 2017 4:00 pm

Breno_Barnabe escreveu:Ah, eu faço muito lugar pequeno, pub, bar, etc. Se tiver alto demais, ninguem aguenta. Se o pessoal da casa pede pra baixar (com educação), abaixo sem problemas.
Fica melhor pra eles (mais clientes dentro do bar, mais consumo) e pros músicos (mais gente curtindo a banda) sem contar que é bom pra relação da banda com o bar.

Já aconteceu algumas vezes de pedirem pra dar uma maneirada, e eu entendo completamente.

Sim, óbvio. Mas a gente que toca com bom senso tambem ja regula tudo direitinho pra nao sobrar nem faltar. Batera tocar pianinho em rock também deve ser difícil, a gente se empolga hahaha...
As vezes o som mecanico que o proprio bar coloca é mais alto que o da banda Razz. Tem bar que nasceu pra cajon, voz e violão.

Bateria... bateria é complicado Razz
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Thales_Sr Qua Fev 01, 2017 8:34 pm

Stormbringer escreveu:^Regra pessoal: pediu pra abaixar o baixo, eu vou pra casa.

Hahah, zueira, mas tem um limite aceitavel. Pelo menos me ouvir.
Minha regra é um pouco diferente: Me pagando, fico até fazendo figuração lá no palco. Laughing
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por campos Ter Mar 28, 2017 5:57 pm

Tenho um pré-amp sem saída balanceada (um Tech 21 Liverpool).
Se eu ligar o pré em um DI e depois na mesa, seria o equivalente a um pré de saída balanceada?
Em termos de timbre, faz alguma diferença com ou sem DI?

campos
Membro

Mensagens : 675
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Ter Mar 28, 2017 7:24 pm

^ Sim, é a mesma coisa. O timbre termina ficando melhor quando é um equipamento que pede sinal balanceado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Guga Ramone Ter Mar 28, 2017 7:25 pm

A saída da maioria dos pedais já é de baixa impedância e pode ser ligada diretamente na mesa sem perda de sinal. O DI seria útil para dividir o sinal e poder mandá-lo tanto pra mesa quanto pro amp.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Marcos Caio C. Gomes Qua Mar 29, 2017 10:00 am

SILVIAO escreveu:Mas e o Armandinho ,onde foi parar... Twisted Evil Twisted Evil
De fato 99% dos  shows  que fui, o baixo tinha tinha som  de bumbo de corda .Nas igrejas  isso é padrão ,tanto  que aconteceu  várias  vezes  comigo  de rolar  algum mau  contato em cabos ,gerar aquele som de corda trovão no PA ,os diaconos me pedirem  para desligar /abaixar  o baixo ...isso me  irritava  muito . Mad

isso quando não é um peido de corda nas igrejas... huahuauha
Marcos Caio C. Gomes
Marcos Caio C. Gomes
Membro

Mensagens : 393
Localização : Curitiba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Mar 29, 2017 10:09 am

Marcos Caio C. Gomes escreveu:
SILVIAO escreveu:Mas e o Armandinho ,onde foi parar... Twisted Evil Twisted Evil
De fato 99% dos  shows  que fui, o baixo tinha tinha som  de bumbo de corda .Nas igrejas  isso é padrão ,tanto  que aconteceu  várias  vezes  comigo  de rolar  algum mau  contato em cabos ,gerar aquele som de corda trovão no PA ,os diaconos me pedirem  para desligar /abaixar  o baixo ...isso me  irritava  muito . Mad

isso quando não é um peido de corda nas igrejas... huahuauha


Isso reflete uma dose cavalar de amadorismo, visto que a maioria (praticamente todos) daqueles que cuidam do som na igreja não possui conhecimento e nem experiência em sonorização.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9114
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por campos Qua Mar 29, 2017 10:10 am

http://www.tech21nyc.com/products/sansamp/bassflyrig.html

para os poderosos de plantão.

campos
Membro

Mensagens : 675
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Stormbringer Qua Mar 29, 2017 10:16 am

^eu tenho um... Ele nem é tudo isso Sad

Mas é um bom quebra galho quando vou fazer uma Gig longe e o espaço de uma pedal board faz diferença no carro da banda.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Marcos Caio C. Gomes Qua Mar 29, 2017 10:47 am

pedrohenrique.astronauta escreveu:
Marcos Caio C. Gomes escreveu:
SILVIAO escreveu:Mas e o Armandinho ,onde foi parar... Twisted Evil Twisted Evil
De fato 99% dos  shows  que fui, o baixo tinha tinha som  de bumbo de corda .Nas igrejas  isso é padrão ,tanto  que aconteceu  várias  vezes  comigo  de rolar  algum mau  contato em cabos ,gerar aquele som de corda trovão no PA ,os diaconos me pedirem  para desligar /abaixar  o baixo ...isso me  irritava  muito . Mad

isso quando não é um peido de corda nas igrejas... huahuauha


Isso reflete uma dose cavalar de amadorismo, visto que a maioria (praticamente todos) daqueles que cuidam do som na igreja não possui conhecimento e nem experiência em sonorização.

Fui tocar em um evento ano passado. Tinha retorno de tudo menos de baixo. Baixo e batera tinha que ouvir no fone. O baixista da banda anterior estava estático num canto bem nada a ver. palco bem estranho... Daí quando eu fui tocar eu vi q se eu mexesse a cabeça, cortava o som do retorno. Daí toquei tentando me ouvir pelo PA mesmo e me baseando no resto da banda hahahaha... Very Happy Very Happy Very Happy

O som do PA estava tão ruim, mas TÃO ruim, que se eu tivesse cordas de 10 anos e tocasse num tonante empenado não iria fazer a menor diferença hauhuahauhaha.... mas eu acho q n era só o tecnico de som, acho que a igreja tinha q investir num novo PA. E não era pequena a igreja não... Shocked

Eu achava q o primeiro baixista estava com cordas de 1000 anos hahahaha... mas daí quando eu toquei e as outras bandas tocaram eu percebi que era o PA zoado mesmo... Mal tinha grave naquele troço.
Marcos Caio C. Gomes
Marcos Caio C. Gomes
Membro

Mensagens : 393
Localização : Curitiba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 5 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos