Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

+25
Marcos Caio C. Gomes
Guga Ramone
campos
Thales_Sr
ct.colela
adriano.cardoso2
carimbass
Normando Neto
SILVIAO
Stormbringer
rodsom
Rico
Mauricio Luiz Bertola
Fernando Zadá
Breno_Barnabe
rafacar
arturbmallmann
Claudio
Coder
joabi
Claudio Mengarda
allexcosta
Willian Casagrande
rafael.buzzi.andrade
JuniorMello
29 participantes

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por arturbmallmann Ter Jan 17, 2017 3:14 pm

Normando Neto escreveu:

(...) Regardless, the Wall’s noise-cancelling microphone system dampened backing bleed into the vocal mics from what had grown by 1973 into monolithic line arrays designed to control dispersion at all frequencies. The physics of it worked by matching the height of the speaker columns with acoustical wavelengths, and made for exceptionally low intermodulation distortion. It’s a quality Turner remembered as having the effect of a large pipe organ.

“Whatever you wanted in the PA was what was in the PA,” he said. “What you didn’t want in the PA wasn’t there.”

That’s because the Wall was a PA of PAs—six independent PAs, one for each instrument. Lead guitar, rhythm guitar, vocals, bass, drums, and piano each had a dedicated PA, according to the official Deadheads Newsletter No. 19, published in December 1974. This did away with having to mix everything through a single set of speakers. The “single biggest thing besides the true line array aspect” of the Wall, as Wiz told me, was how there was no need for panning, or adjusting various sound levels on a mixing console.(...)"

Que loucura! imagina, nada mixado e sem monitores! hahaha



Sei que é um tiro de bazuca pra matar uma formiga, mas devia ser algo totalmente impar.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 17, 2017 3:23 pm

Grateful Dead é a bandinha mais tosca que já existiu. O som dos caras não tinha clareza nem no estúdio, jamais ia ter ao vivo. Essa bomba aí foi uma maneira que eles acharam pra aparecer.

Pura papagaiada de caras que tocavam mal mas se achavam a última gota de água do deserto.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Stormbringer Ter Jan 17, 2017 4:00 pm

Allex, a galera não estava sóbria naquela época
Laughing

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 4302050
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por arturbmallmann Ter Jan 17, 2017 4:06 pm

Eu ia comentar sobre o ácido e coisas do tipo hahahah /\
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Willian Casagrande Ter Jan 17, 2017 4:09 pm

^ Eu os acho músicos ruins, se comparados ao nível das bandas de rock realmente interessantes da época. Assim como os Stones também são bem meia-boca.
(Obs: Escrevi e saí correndo!  notme haha)
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Rico Ter Jan 17, 2017 4:15 pm

Grateful Dead teve sua importância. Phil Lesh era legal, e segundo li, foi o primeiro a utilizar um baixo ativo. O batera era ok e a voz do Garcia me agradava, mas não posso me considerar um fã. Trucking, A Touch of Grey e mais algumas poucas coisas são o que sei deles.

Passou um filme bacaninha outro dia, e rolava som deles. Em português é "A Música Nunca Parou".

Marcaram território no pais deles.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Stormbringer Ter Jan 17, 2017 5:23 pm

Uma banda ser ruim(argumento que, sozinho, já é subjetivo) e fazer sucesso é discutir o sexo dos anjos.
Eu gosto de Stones, mas nunca os achei "os ases da música", tem muitas coisas que não da pra medir com régua.
Até hoje não entendi o "fenômeno" Nirvana, e eu era adolescente na época.

Da mesma forma tem muito músico bom vendendo o almoço pra pagar a janta. O "bom" também é relativo.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Willian Casagrande Ter Jan 17, 2017 6:24 pm

^ Concordo com tudo. Tocar mal ou marromenos e fazer sucesso é perfeitamente possível, assim como o inverso também.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por carimbass Ter Jan 17, 2017 9:16 pm

allexcosta escreveu:
Stormbringer escreveu:
allexcosta escreveu:
Um trio profissional carrega 120.000W de som
Pergunta de quem nunca subiu num desses (Eu só toquei em caminhão com umas caixinhas do lado): Esses trios tem vários motores dedicados à geração de energia elétrica, ou é um gerador comum alimentando uma bateria gigante?

Qualquer trio de hoje tem dois geradores de 250kva ou mais, normalmente um pra luz, outro pra som. Não há baterias. Se acabar o diesel, acaba o som.

Há normalmente uma sala de amp climatizada.

Alex

Essa galera dos trios de salvador estudaram fora do Brasil ou é só no instinto mesmo? Pergunto pois são pessoas aparentemente de origem humilde mas que faz coisas de cair o queixo..l

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Qua Jan 18, 2017 12:19 am

carimbass escreveu:Alex

Essa galera dos trios de salvador estudaram fora do Brasil ou é só no instinto mesmo? Pergunto pois são pessoas aparentemente de origem humilde mas que faz coisas de cair o queixo..l

Nego vem de fora do Brasil pra Bahia pra aprender a fazer som.

Tecnologia de trio elétrico foi desenvolvida lá mesmo. Começou em 1950, houve bastante tempo.

Dodô, do trio elétrico Dodô e Osmar, fabricava instrumentos maciços antes de Leo Fender. Carlos Correia inventou algumas caixas pra trio que são utilizadas hoje em vários países. O grupo Tapajós também desenvolveu muita coisa e ensinou muita gente a fazer trio.

Áudio na Bahia é assunto sério. 2 dias antes do Carnaval começar os trios ficam em áreas abertas tocando pink noise por horas e mais horas. Os caras andam com analisadores pra cima e pra baixo regulando o som. Não é brincadeira.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Normando Neto Qua Jan 18, 2017 12:24 pm

allexcosta escreveu:Grateful Dead é a bandinha mais tosca que já existiu. O som dos caras não tinha clareza nem no estúdio, jamais ia ter ao vivo. Essa bomba aí foi uma maneira que eles acharam pra aparecer.

Pura papagaiada de caras que tocavam mal mas se achavam a última gota de água do deserto.

Na sua humilde opinião, claro.

Smile
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1104
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Normando Neto Qua Jan 18, 2017 12:30 pm

Sou baiano e tenho orgulho de tudo que foi conseguido na Bahia em termos de inovação de som, especialmente porque as condições financeiras nem se comparam com a dos americanos, mas isso não significa desprezar o que se fez fora ou achar que somos a última bolacha do pacote.

Dodô e Osmar pesquisaram e inovaram na construção de um instrumento sólido elétrico, mas não "inventaram" a guitarra. Ou, até podem ter inventado, por não saber que já existia e terem feito uma por conta própria.

O fato dos trios elétricos serem geniais não significa que não se fez pesquisa e inovação fora da Bahia, ou que somos os melhores em tudo...

Tem um ditado engraçado na Bahia quando queremos elogiar algo: "Melhor do mundo, não: da Bahia.". A Bahia é maior que o mundo.
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1104
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Claudio Qua Jan 18, 2017 3:57 pm

^ Concordo integralmente. As vezes, em certas conversas fica a sensação de o baiano acha que a música e o pró-áudio não existiam antes da Bahia, que o que se faz lá é o princípio de tudo... meio complicado isso, mas enfim...

EDIT: Só um detalhe técnico:

Armandinho nasceu em 1953. Buddy Guy introduziu a guitarra elétrica no Blues na mesma década em que Armandinho nasceu!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Rico Qua Jan 18, 2017 4:12 pm

^ Só pra complementar: George Beuachamp e Adolph Rickenbacher criaram seu pickup e o puseram numa guitarra havaiana em 1931.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jan 18, 2017 4:40 pm

Claudio escreveu:^
EDIT: Só um detalhe técnico:

Armandinho nasceu em 1953. Buddy Guy introduziu a guitarra elétrica no Blues na mesma década em que Armandinho nasceu!

Charlie Christian já usava na década de 40 com o Benny Goodman.....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14253

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Willian Casagrande Qua Jan 18, 2017 5:25 pm

Rico escreveu:^ Só pra complementar: George Beuachamp e Adolph Rickenbacher criaram seu pickup e o puseram numa guitarra havaiana em 1931.

Estranho. Pensei que o fato de a Rickenbacker ter inventado a guitarra elétrica fosse um consenso...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Qua Jan 18, 2017 10:27 pm

Normando Neto escreveu:Dodô e Osmar pesquisaram e inovaram na construção de um instrumento sólido elétrico, mas não "inventaram" a guitarra.

Eu não escrevi que Dodô e Osmar inventaram a guitarra, escrevi? Escrevi que resolveram o problema de microfonia fazendo um instrumento maciço antes de Leo Fender, que também não é o inventor da guitarra, tampouco do baixo.

Normando Neto escreveu:O fato dos trios elétricos serem geniais não significa que não se fez pesquisa e inovação fora da Bahia, ou que somos os melhores em tudo...

Também não escrevi isso.

Os melhores sistemas do mundo são europeus.

A Bahia é referência em áudio em termos de Brasil, tipo disparado. Uma coisa é um cara rico de SP fundar a Gabisom ou outra empresa qualquer e comprar tudo de fora e montar. Outra coisa é nego às vezes de maneira empírica encontrar soluções ousadas para os problemas únicos de palcos móveis.

E, em termos de som móvel, não sei se há algum lugar no mundo que chegue perto do que se faz na Bahia. E olhe que conheço trio elétrico desde criança e algo do mundo. E não é de ouvir falar.

Claudio escreveu:^ Concordo integralmente. As vezes, em certas conversas fica a sensação de o baiano acha que a música e o pró-áudio não existiam antes da Bahia, que o que se faz lá é o princípio de tudo... meio complicado isso, mas enfim...

O áudio profissional na Bahia é muito mais avançado que em qualquer lugar do Brasil. Posso afirmar porque já toquei no Brasil todo e não há comparação.

Claudio escreveu:EDIT: Só um detalhe técnico:

Armandinho nasceu em 1953. Buddy Guy introduziu a guitarra elétrica no Blues na mesma década em que Armandinho nasceu!

E? Que que isso tem a ver com o tópico?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por SILVIAO Qua Jan 18, 2017 11:11 pm

Kkkk será que estou no tópico certo point
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Coder Qui Jan 19, 2017 9:30 am

^ rsrs
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Claudio Qui Jan 19, 2017 4:48 pm

allexcosta escreveu:
O áudio profissional na Bahia é muito mais avançado que em qualquer lugar do Brasil. Posso afirmar porque já toquei no Brasil todo e não há comparação.

Pois é... essa é uma afirmação com a qual não tenho como concordar... mas tudo bem, deixa pra lá, é certo que não vou entrar nessa seara!

allexcosta escreveu:

Claudio escreveu:EDIT: Só um detalhe técnico:

Armandinho nasceu em 1953. Buddy Guy introduziu a guitarra elétrica no Blues na mesma década em que Armandinho nasceu!

E? Que que isso tem a ver com o tópico?

Com o tópico em si, nada.. tem a ver apenas com a passagem onde você diz que o Armandinho criou a guitarra elétrica antes do Leo Fender. Quando o Armandinho nasceu, Buddy Guy tocava guitarra elétrica há  tempos!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 19, 2017 4:58 pm

Claudio escreveu:Pois é... essa é uma afirmação com a qual não tenho como concordar... mas tudo bem, deixa pra lá, é certo que não vou entrar nessa seara!


Ué, evitar discussão em um fórum de discussão?

O Nando é técnico de som do Rio com experiência em Portugal e EUA. Se um dia lembrar, pergunte pra ele o que ele acha.

Claudio escreveu:tem a ver apenas com a passagem onde você diz que o Armandinho criou a guitarra elétrica antes do Leo Fender.

Eu jamais disse isso. Nem sequer mencionei o nome do Armandinho.

Você deve estar confundindo com outro tópico.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por arturbmallmann Qui Jan 19, 2017 5:09 pm

Pobre Armandinho (A), se soubesse as guerras que andou causando hahahahhah
Ri Muito
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jan 19, 2017 5:14 pm

Ué, mas o Armandinho não tava láá na "Miscelânea"? Eu acho que a coisa aqui tá meio bagunçada.. scratch
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Rico Qui Jan 19, 2017 5:33 pm

Deu nó porque o Armandinho do outro tópico e filho do Osmar citado nesse tópico.

Já vi reportagens toscas dizendo que o Osmar inventou a guitarra elétrica. Talvez num universo paralelo...


Última edição por Rico em Qui Jan 19, 2017 5:35 pm, editado 1 vez(es)
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 19, 2017 5:40 pm

Rico escreveu:Já vi reportagens toscas dizendo que o Osmar inventou a guitarra elétrica. Talvez num universo paralelo...

Não é Osmar, é Dodô.

Nenhum dos dois inventou a guitarra, mas o Dodô construiu instrumento maciço livre de microfonia antes do Leo Fender.


Última edição por allexcosta em Qui Jan 19, 2017 5:42 pm, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jan 19, 2017 5:41 pm

^ Pois é rsrs
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por arturbmallmann Qui Jan 19, 2017 5:56 pm

Pau elétrico para ser mais exato, inspirada no bandolim! correto? com certeza foi algo revolucionário. Lembro que fiquei fascinado pela guitarra baiana quando vi um vídeo do Armandinho no programa altas horas, se me lembro bem(até então, ambos desconhecidos para mim).
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Jan 19, 2017 6:09 pm

allexcosta escreveu:
Rico escreveu:Já vi reportagens toscas dizendo que o Osmar inventou a guitarra elétrica. Talvez num universo paralelo...

Não é Osmar, é Dodô.

Aproveitando o link com o outro tópico, você acha que o futebolista Dodô (também conhecido com o artilheiro dos gols bonitos) deveria ter pensado em outro nome quando incinou na carreira de jogador, pra evitar essa confusão?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5325
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 19, 2017 6:12 pm

^ Não. Esse Dodô não é consagrado e além disso não exercia a mesma atividade que o jogador.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jan 19, 2017 6:15 pm

A Volks devia ter declinado na hora de escolher o nome do Santana por causa do Carlos Santana... Very Happy
(Brincadeira, Breno. Eu amo vocês I love you )
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Jan 19, 2017 6:19 pm

allexcosta escreveu:^ Não. Esse Dodô não é consagrado e além disso não exercia a mesma atividade que o jogador.
Consagrado não é. Mas há de concordar que fazer os 5 gols daquele memorável Cruzeiro 0 x 5 São Paulo, em pleno Mineirão, no Campeonato Brasileiro de 1997 não é feito pra ser desmerecido não...
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5325
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 19, 2017 10:45 pm

Breno_Barnabe escreveu:
allexcosta escreveu:^ Não. Esse Dodô não é consagrado e além disso não exercia a mesma atividade que o jogador.
Consagrado não é. Mas há de concordar que fazer os 5 gols daquele memorável Cruzeiro 0 x 5 São Paulo, em pleno Mineirão, no Campeonato Brasileiro de 1997 não é feito pra ser desmerecido não...

Se você ler de novo a parte "não exercia a mesma atividade que o jogador" perceberá que estou falando do músico e inventor já falecido.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 19, 2017 11:23 pm

Conversei com o Nando...

Pergunta: Qual sua história com áudio?

Resposta: Baixista e técnico de PA e de palco desde meados dos anos 80.

Pergunta: Onde já fez som?

Resposta: Teatros e casas de show de Nova Friburgo e região, 4 anos em Portugal e 4 anos nos EUA.

Pergunta: Como é aquela história de uma banda de baile do interior da Bahia?

Resposta: Final dos anos 80, uma banda de baile Baiana foi tocar em Nova Friburgo. Chegaram num ônibus velho e começaram a tirar uns equipamentos feitos por eles, uns amps caseiros e outros tantos da marca Cygnus modificados em fundo de quintal. As caixas também eram projetos desenvolvidos por lá. Foi a primeira vez que vi uma caixa de grave escorregadeira. Todo o equipamento tinha aparência de sucata. Quando ligaram eu e meus amigos que mexiam com áudio ficamos boquiabertos.

Pergunta: Alguma outra observação?

Resposta: Gostaria de conhecer mais, porém pelo que já me informei há muita coisa na Bahia que é única de lá, como os projetos de caixas de grave pra suportar o som seco de bumbo que se usa naquele estado em volumes muito altos. Isso exige muita potência e caixas muito bem construídas. Mas não adianta tentar explicar pra quem nunca ouviu um trio elétrico de perto.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Coder Sex Jan 20, 2017 10:23 am

^ O que seria uma caixa escorregadeira?
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Willian Casagrande Sex Jan 20, 2017 11:14 am

^ Acho que uma dessa tem que ficar amarrada no palco...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Jan 20, 2017 11:20 am

Coder escreveu:^ O que seria uma caixa escorregadeira?

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 13166747_1787831848103521_211881914_n.jpg?ig_cache_key=MTI0NDI5ODM5NDQyMDE2NzcxOA%3D%3D
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5325
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por adriano.cardoso2 Sex Jan 20, 2017 11:28 am

Breno_Barnabe escreveu:
Coder escreveu:^ O que seria uma caixa escorregadeira?

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 13166747_1787831848103521_211881914_n.jpg?ig_cache_key=MTI0NDI5ODM5NDQyMDE2NzcxOA%3D%3D

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

adriano.cardoso2
Membro

Mensagens : 28
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Coder Sex Jan 20, 2017 11:31 am

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esse Breno! Razz

Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Coder Sex Jan 20, 2017 11:39 am

A curiosidade foi mais forte..

Crianças, hoje vamos aprender o que é uma caixa tipo escorregadeira:

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 15dnfxh
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 20, 2017 12:18 pm

Normando Neto escreveu:Sou baiano e tenho orgulho de tudo que foi conseguido na Bahia em termos de inovação de som, especialmente porque as condições financeiras nem se comparam com a dos americanos, mas isso não significa desprezar o que se fez fora ou achar que somos a última bolacha do pacote.

Dodô e Osmar pesquisaram e inovaram na construção de um instrumento sólido elétrico, mas não "inventaram" a guitarra. Ou, até podem ter inventado, por não saber que já existia e terem feito uma por conta própria.

O fato dos trios elétricos serem geniais não significa que não se fez pesquisa e inovação fora da Bahia, ou que somos os melhores em tudo...

Claudio escreveu:Concordo integralmente. As vezes, em certas conversas fica a sensação de o baiano acha que a música e o pró-áudio não existiam antes da Bahia, que o que se faz lá é o princípio de tudo... meio complicado isso, mas enfim...

Gostaria, se me permitem, de isolar esses dois comentários e tentar me aprofundar no argumento.

Normando mora no interior da Bahia, correto? Assim, sem buscar no Google e tal, qual desses nomes te diz algo? Oliveira, Lordão, Tapajós, Valneijós, Carlos Correia? Se conhece algum deles, já esteve em um dos galpões? Já esteve em uma sala de som de um trio elétrico dos 10 melhores da Bahia? Qual? O que você viu lá?

Cláudio conhece algo disso, conhece a realidade do áudio no estado da Bahia? Ou conhece do Rio e pra você não pode existir nada melhor?

O argumento não é "eu sei mais que alguém". Longe disso...

Mas eu conheço isso que citei acima, assim como conheço a realidade das empresas de áudio de SP, do Rio, do Mato Grosso (Norte e Sul), Goiás, Boston, NY, Miami, Belém (p^%$ estrutura por sinal), Curitiba...

E assim, conheço o que há de melhor em cada lugar. Ajudei um amigo meu que trabalhava na maior empresa de Boston, assim como uma das maiores de Miami.

Seria legal se vocês falassem "olha, o áudio na Bahia é como em outro lugar qualquer, por esse e esse motivo, porque as caixas são assim, os amps são assado, etc...", mas parem pra pensar, o que ajuda na discussão dizer "não concordo e ponto" ou "não somos a última bolacha do pacote"?

Ainda mais em um espaço que é feito pra isso?

Eu seria capaz de gerar um lero-lero com os motivos detalhados pelos quais digo que o áudio profissional na Bahia e alguns outros lugares do Norte e Nordeste é f^%$ pra ca^%#.

Se estou errado, me eduquem.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por arturbmallmann Sex Jan 20, 2017 12:41 pm

Coder escreveu:A curiosidade foi mais forte..

Crianças, hoje vamos aprender o que é uma caixa tipo escorregadeira:

Aqui no sul elas eram beeeem populares, eram feitas artesanalmente. Ultimamente desapareceram com a invasão das caixas prontas. :/
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por carimbass Sex Jan 20, 2017 12:46 pm

Relaxa Tio, carioca admitir derrota para nordestino é difícil visto que eles moram na melhor e mais bela cidade do mundo , são os mais "eshhpertos" e malandroshh... Rolling Eyes

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Coder Sex Jan 20, 2017 12:50 pm

arturbmallmann escreveu:
Coder escreveu:A curiosidade foi mais forte..

Crianças, hoje vamos aprender o que é uma caixa tipo escorregadeira:

Aqui no sul elas eram beeeem populares, eram feitas artesanalmente. Ultimamente desapareceram com a invasão das caixas prontas. :/

Eu já tinha visto esse tipo de caixa, mas não sabia que o nome eram chamadas assim! hehehe

Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Rico Sex Jan 20, 2017 4:52 pm

Ja tinha visto essas caixas. Acho que a Fender, Ampeg ou a Traynor teve umas no passado.

Esses projetos são da época do ronca (como se diz por aqui).

Não vejo problemas com a Bahia ter desenvolvido grandes projetos para sonorização e o RJ não, como brincaram aí em cima. O grande lance aqui sempre foi escola de samba. Centenas de instrumentos tocados juntos, não banda em cima de caminhão.

Pra mim, nada de mais.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 20, 2017 5:06 pm

carimbass escreveu:Relaxa Tio, carioca admitir derrota para nordestino é difícil visto que eles moram na melhor e mais bela cidade do mundo , são os mais "eshhpertos" e malandroshh... Rolling Eyes

Não é questão de ganhar ou perder. Quero ouvir o argumento.

Uma pessoa que conhece acerola e pitomba dizer que prefere acerola não tem problema algum. Agora, se ela não conhece pitomba, como que prefere acerola?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Rico Sex Jan 20, 2017 6:02 pm

Trios elétricos aliás não pegaram aquí. Certa vez uma prefeitura contratou pra uma inauguração. Era um centro de esportes. Chegando lá, era um caminhão velho, com som rachado e com lugar pra 3 ou 4 pessoas. Não cabia uma banda. Fora que era cabo pra tudo quanto é lado.

Imagino que em Salvador, a galera teria espasmos musculares de tanto rir daquela aberração.

Abandonamos o evento.

Aqui no RJ o lance não vingou e pelo tanto que eu gosto do pouquissimo que conheço de música de trio em Salvador, amém.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 20, 2017 6:50 pm

Lá a gente chama isso de caminhão de som.

E trio não precisa tocar música de trio. É um palco móvel que serve pra eventos, inaugurações e qualquer coisa que precise de áudio e iluminação práticos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 20, 2017 10:31 pm

allexcosta escreveu:Se estou errado, me eduquem.

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 1304618376_tumbleweed-gif
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Coder Sex Jan 20, 2017 10:53 pm

Allex, já passou por imprevistos em cima do trio? tipo, de enroscar em algo, chover, etc?
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 20, 2017 11:05 pm

Coder escreveu:Allex, já passou por imprevistos em cima do trio? tipo, de enroscar em algo, chover, etc?

Sim, tudo isso é corriqueiro.

Chato mesmo é quando morre contra-regra eletrocutado ou o diesel acaba e o público tenta virar o caminhão.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 4 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos