Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[TIMBRE] Como conseguir este timbre?

+3
allexcosta
JAZZigo
Sonikado
7 participantes

Ir para baixo

[TIMBRE] Como conseguir este timbre? Empty [TIMBRE] Como conseguir este timbre?

Mensagem por Sonikado Dom Jul 05, 2015 9:17 pm

Essa música me chamou a atenção pelo timbre do contrabaixo.... se isso for de fato um contrabaixo e não um synth ou similar.

Eu gostaria de saber se alguém tem alguma noção de que tipo de contrabaixo/equipamento/efeitos seriam necessários para ~pelo menos~ aproximar este timbre? Não sou grande conhecedor (ainda) então perdoem-me se esse tipo de dúvida for meio estúpida.

A música:


Link: https://www.youtube.com/watch?v=HFMWJx5Smdc

O contrabaixo entra nos 0:50.

Pela natureza da música é complicado achar qualquer informação sobre quem fez ou quem gravou(mesmo em inglês), então venho pedir ajuda a vocês.


Última edição por Sonikado em Dom Jul 05, 2015 9:18 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Arrumar erros de PT.)

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

[TIMBRE] Como conseguir este timbre? Empty Re: [TIMBRE] Como conseguir este timbre?

Mensagem por JAZZigo Dom Jul 05, 2015 9:48 pm

^
IMO, as únicas coisas que não têm "cheiro" de som digital nessa música são justamente o baixo, as guitarras e as vozes. Não notei nada de especial no som do baixo.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

[TIMBRE] Como conseguir este timbre? Empty Re: [TIMBRE] Como conseguir este timbre?

Mensagem por allexcosta Dom Jul 05, 2015 10:34 pm

Nada de especial, realmente...

Se tivesse que chutar, diria que é um 5 cordas com escala super-longa, tipo 35" e um pouco de compressão.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

[TIMBRE] Como conseguir este timbre? Empty Re: [TIMBRE] Como conseguir este timbre?

Mensagem por Sonikado Seg Jul 06, 2015 4:26 pm

IMO, as únicas coisas que não têm "cheiro" de som digital nessa música são justamente o baixo, as guitarras e as vozes.
Por isso mesmo eu levanto a bandeira da possibilidade do baixo ser digital também xD

Vocês dizem nada de especial, mas isso é meio vago... Isso, aos meus ouvidos, não é som de JB e também não consegui aproximar muito usando meu Squier PJ. Isso plugando direto em interface e indo pro fone de ouvido.

Eu não me lembro de outras músicas com timbre similar, por isso essa me chamou a atenção.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

[TIMBRE] Como conseguir este timbre? Empty Re: [TIMBRE] Como conseguir este timbre?

Mensagem por Coder Seg Jul 06, 2015 4:46 pm

Eu diria que é um 5 cordas, ativo com captação soap bar! Apenas um chute.
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[TIMBRE] Como conseguir este timbre? Empty Re: [TIMBRE] Como conseguir este timbre?

Mensagem por Cayo Castro Seg Jul 06, 2015 5:38 pm

O trabalho que existe em cima desses baixos de J-ROCK e J-POP são fenomenais...
Já ouvi muita coisa boa...
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

[TIMBRE] Como conseguir este timbre? Empty Re: [TIMBRE] Como conseguir este timbre?

Mensagem por NeyBass Ter Jul 07, 2015 9:39 am

Sendo música japonesa, chuto que seja um TRB, tb não vi nada demais, apenas um baixo bem timbrado e tocado.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

[TIMBRE] Como conseguir este timbre? Empty Re: [TIMBRE] Como conseguir este timbre?

Mensagem por allexcosta Ter Jul 07, 2015 9:55 am

Sonikado escreveu:Vocês dizem nada de especial, mas isso é meio vago... Isso, aos meus ouvidos, não é som de JB e também não consegui aproximar muito usando meu Squier PJ. Isso plugando direto em interface e indo pro fone de ouvido.

Ninguém disse que era JB, simplesmente não é algo diferente. É um timbre comum de baixo de 5 cordas bem gravado. Tirei um som similar com um Dingwall Afterburner 5 uma vez em um preamp Millennia TD-1. Fodera também pode caminhar nessa direção. Ou um Lakland 55-94. Pode ser outro baixo qualquer e o cara do estúdio manipulou o som com um bom preamp pra chegar nesse timbre.

Pra mim definitivamente é um baixo tocado sem muito processamento. Talvez uma leve compressão, pois o sustain está bem longo.

Acho que o setup da gravação abaixo tocado pelo mesmo baixista e mixado pelo mesmo técnico ficaria bem similar.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

[TIMBRE] Como conseguir este timbre? Empty Re: [TIMBRE] Como conseguir este timbre?

Mensagem por Marcondes_ Ter Jul 07, 2015 10:33 am



Tb n achei nada de mais no timbre... no caso desse baixista com J H J, acho que ficou até melhor e mais definido o som dq nos vídeos que encontrei do anime... o som é embolado, sem definição.. se bem q achei um pouquinho magro o som do cover, se desse um pitaco de agudo talvez ia ficar mais legal.. enfim... mas pelo vídeo do cover dá pra ver q n tem mto segredo, se tivesse aumentado um poquinho o grave e utilizado mais vol do humbucker, teria chegado ao timbre original, se é, q ele qria isso hehehe.. mas, qr saber exatamente oq aconteceu, vá pro google: "Toki Tsukasadoru Juuni no Meiyaku"+"Yui Sakakibara".. se encontrar algo tão específico hehehe.. se não procura qm é o baixista q segue o(a) artista e seus instrumentos..

Ps: Aposto num soap dual do braço aberto, 5 cordas, zerado no agudo, bastante médios e graves moderados..

[]'s
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

[TIMBRE] Como conseguir este timbre? Empty Re: [TIMBRE] Como conseguir este timbre?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos