Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

+25
Marcos Caio C. Gomes
Guga Ramone
campos
Thales_Sr
ct.colela
adriano.cardoso2
carimbass
Normando Neto
SILVIAO
Stormbringer
rodsom
Rico
Mauricio Luiz Bertola
Fernando Zadá
Breno_Barnabe
rafacar
arturbmallmann
Claudio
Coder
joabi
Claudio Mengarda
allexcosta
Willian Casagrande
rafael.buzzi.andrade
JuniorMello
29 participantes

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por JuniorMello Qui Jan 12, 2017 11:00 am

Turma, o título do tópico é esse porque nas situações mais comuns, geralmente o som que vai pra galera é aquela massa grave genérica do baixo cru ligado em linha. Certo (ou errado)? Então tenho algumas dúvidas:

1) De verdade, pergunto por realmente não saber: qual o preconceito/dificuldade em se microfonar um amplificador de baixo? Mesmo em alguns eventos com palcos grandes, com uma estrutura razoável, ou em bons bares, etc., parece que existe uma certa resistência em se colocar um microfone em frente a um falante de um amp de bass. Por quê?

2) Se eu uso um Octaver, um Fuzz, um Chorus, (seja lá o que mais for) e o DI ou Line Out do Amp são pré-eq, esse baixo com efeitos não vai chegar ao público. É mesmo essa a tristeza do negócio?

3) Estou estudando a compra de um pedal preamp. É uma boa solução utilizar este preamp como último pedal da cadeia, utilizando a função DI post-eq dele para que assim o som dos pedais de efeito possa ir para o P.A.? Assim eu teria um timbre de baixo no P.A. parecido com o timbre de baixo do palco?

Sei que a gente não tem esse controle todo do P.A., mas, pô, você lá com um baixo passivo, sem preamp, aí vão e puxam seu baixo cru pra linha. Aí no P.A. fica aquela massa grave sem personalidade e fica por isso mesmo. Os baixistas de modo geral não são muito conformados com isso?
JuniorMello
JuniorMello
Membro

Mensagens : 48
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Jan 12, 2017 11:11 am

^ pra tudo o que você falou existe uma regra de ouro que ajuda em boa parte do problema:

Fique amigo do operador de som.

Nunca se esqueça disso.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por JuniorMello Qui Jan 12, 2017 11:16 am

Mas Rafael, tratar o profissional com respeito e com educação já não é suficiente? Tem que ficar "amigo" do cara pra ele poder microfonar um amp, pra ter um pouco mais de critério com o baixo no P.A.?

Entendo o que você disse, mas, pô, até onde vai esse "fique amigo" do cara? Neutral

JuniorMello
JuniorMello
Membro

Mensagens : 48
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por JuniorMello Qui Jan 12, 2017 11:20 am

Até porque eu não me vejo tocando fora da cidade num lugar pela primeira vez, vendo um cara pela primeira vez e tendo que pagar cerveja pra ele + tapinha nas costas para ele poder fazer um serviço técnico decente, ao qual ele é designado e pago para fazer.
JuniorMello
JuniorMello
Membro

Mensagens : 48
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jan 12, 2017 11:22 am

JuniorMello escreveu:qual o preconceito/dificuldade em se microfonar um amplificador de baixo? Mesmo em alguns eventos com palcos grandes, com uma estrutura razoável, ou em bons bares, etc., parece que existe uma certa resistência em se colocar um microfone em frente a um falante de um amp de bass. Por quê?

Eu acho que é má vontade, preguiça, lei do menor esforço, sei lá. Se o PA trabalha bem na frequência que precisa, não tem problema algum em ligar. Não me lembro de ter tocado em um show grande a não ser com o baixo em linha e, realmente, lá na frente o som muda bastante. Cê não tem controle de nada e tem que depender do humor e da boa vontade do técnico.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por JuniorMello Qui Jan 12, 2017 11:52 am

^ Exatamente, Willian! Essa é a situação!
JuniorMello
JuniorMello
Membro

Mensagens : 48
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 12, 2017 11:59 am

Isso que você quer não existe.

O som do seu amp fica do jeito que você quer, o som do amp dele, que no caso é o PA, fica do jeito que ele quer.

Agora, se você ganhar a simpatia do cara e for com jeitinho, ele pode tentar tirar lá o que você tira cá, mas espere sentado.

O técnico de PA é o responsável pela forma como soa na frente. Se algo não ficar legal, quem responde é ele. Quem julga o que é legal ou o que não é também é ele. Quem mais seria?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por JuniorMello Qui Jan 12, 2017 12:11 pm

allexcosta escreveu:O técnico de PA é o responsável pela forma como soa na frente. Se algo não ficar legal, quem responde é ele. Quem julga o que é legal ou o que não é também é ele. Quem mais seria?

Sei lá, talvez o público que vai pagar e curtir o show, não?
Não é incomum o som estar lindo no palco e estar uma b&¨%$ pra galera lá embaixo. A galera não pensa, "puts, esse técnico de som é um lixo, vamo pegar ele", mas pensam "que som ruim, essa banda é horrível".
Ou seja, a banda acaba levando pela incompetência de outrem.

Não estou dizendo pra o P.A. ter um som do jeito lindo e maravilhoso que eu quero nos mínimos detalhes. Isso é utópico, mas, pô...que trabalho que o cara se dá ligando o baixo cru em linha? Não é o jeito que ele quer, Allex, provavelmente é o jeito que ele sabe.


Última edição por JuniorMello em Qui Jan 12, 2017 12:12 pm, editado 1 vez(es)
JuniorMello
JuniorMello
Membro

Mensagens : 48
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Claudio Mengarda Qui Jan 12, 2017 12:12 pm

Em um show que fizemos em setembro o técnico do som fodeu nossa banda, retornos baixos, meu amp estava com a luz do clip ligada o tempo todo, som todo rachado, psicológico abalou bastante.
O pessoal que tava na plateia disse que o som tava bom, mas dificilmente estava como nós queríamos que estivesse.
Detalhe, viramos amigo do cara do som, e o Maledeto Berlinazzi ainda não teve capacidade de auxiliar.
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por joabi Qui Jan 12, 2017 12:14 pm

Contrate um técnico de confiança para sua banda e leve o cara em todo show. É a única forma de fazer o cara trabalhar realmente para vocês, e olhe lá...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por JuniorMello Qui Jan 12, 2017 12:16 pm

Sim, galera, a intenção do tópico nem era essa da velha polêmica do técnico de som. Acabou indo inevitavelmente pra esse lado por causa da minha pergunta. Mas, as minhas principais dúvidas ainda são:

2) Se eu uso um Octaver, um Fuzz, um Chorus, (seja lá o que mais for) e o DI ou Line Out do Amp são pré-eq, esse baixo com efeitos não vai chegar ao público. É mesmo essa a tristeza do negócio?

3) Estou estudando a compra de um pedal preamp. É uma boa solução utilizar este preamp como último pedal da cadeia, utilizando a função DI post-eq dele para que assim o som dos pedais de efeito possa ir para o P.A.? Assim eu teria um timbre de baixo no P.A. parecido com o timbre de baixo do palco?

Se alguém puder me dar um toque a respeito disso, por favor. Rolling Eyes
JuniorMello
JuniorMello
Membro

Mensagens : 48
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Coder Qui Jan 12, 2017 12:18 pm

joabi escreveu:Contrate um técnico de confiança para sua banda e leve o cara em todo show. É a única forma de fazer o cara trabalhar realmente para vocês, e olhe lá...
(2)

Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por joabi Qui Jan 12, 2017 12:26 pm

JuniorMello escreveu:
2) Se eu uso um Octaver, um Fuzz, um Chorus, (seja lá o que mais for) e o DI ou Line Out do Amp são pré-eq, esse baixo com efeitos não vai chegar ao público. É mesmo essa a tristeza do negócio?

3) Estou estudando a compra de um pedal preamp. É uma boa solução utilizar este preamp como último pedal da cadeia, utilizando a função DI post-eq dele para que assim o som dos pedais de efeito possa ir para o P.A.? Assim eu teria um timbre de baixo no P.A. parecido com o timbre de baixo do palco?

É só usar o DI após os efeitos. É recomendável sempre usar um DI separado do amp, por segurança.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Coder Qui Jan 12, 2017 12:26 pm

Ué, cadê o microfone?  scratch
http://www.pains.mg.gov.br/component/k2/item/download/491_b8c1235fcaef5ade8337d9b44353203b

Obs: um dos melhores timbres de contra-baixo que já ouvi (ao vivo)  up
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 12, 2017 12:32 pm

JuniorMello escreveu:pô...que trabalho que o cara se dá ligando o baixo cru em linha? Não é o jeito que ele quer, Allex, provavelmente é o jeito que ele sabe.

É que você nunca fez PA, já fez?

Músico não é uma raça muito fácil. Eu entendo o lado do técnico em várias situações que ele parece ranzinza e mente fechada.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jan 12, 2017 12:36 pm

Coder escreveu:Ué, cadê o microfone?  scratch
http://www.pains.mg.gov.br/component/k2/item/download/491_b8c1235fcaef5ade8337d9b44353203b

Obs: um dos melhores timbres de contra-baixo que já ouvi (ao vivo)  up

É possível ligar em linha e ficar bom se o técnico fizer um bom trabalho. No entanto, a maioria não microfona porque não quer/não sabe/ tem preguiça. Aí, prefere jogar o som lá na frente meio de qualquer jeito. Pode ser inexperiência da minha parte, mas é o que eu já tive de experiência que me leva a dizer isso.
Uma vez, toquei num palco até grande, num carnaval alternativo de rock. Meu baixo ficou parecendo um sopro grave, indefinido. Eu estava tocando com um stack GK e o som pra mim tava ótimo, enquanto lá embaixo os meus amigos só faziam aquelas caras de "wtf?". Se eu tivesse com um mic no amp, poderia ter sido melhor, pelo menos.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Coder Qui Jan 12, 2017 12:41 pm

Willian Casagrande escreveu:
Coder escreveu:Ué, cadê o microfone?  scratch
http://www.pains.mg.gov.br/component/k2/item/download/491_b8c1235fcaef5ade8337d9b44353203b

Obs: um dos melhores timbres de contra-baixo que já ouvi (ao vivo)  up

Se eu tivesse com um mic no amp, poderia ter sido melhor, pelo menos.

Como você sabe que seria melhor?
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por joabi Qui Jan 12, 2017 12:43 pm

Usar microfones no palco envolve alguns riscos, que alguns preferem não correr:

- Se seu amp começar a distorcer, a frente também irá distorcer.
- Se seu amp resolver parar no meio do show, a frente também fica sem baixo.
- Microfones podem gerar microfonias indesejadas.
- Se alguém chutar seu microfone o baixo some do PA.
- Se alguém esbarrar e tirar o mic da posição, aquele timbre lindo que você conseguiu na passagem de som vai pro espaço.

A maioria dessas coisas é difícil de se resolver no meio do show, com tudo rolando. Um DI é a forma mais segura de mandar o sinal para a frente, além disso é bem fiel ao timbre original do baixo. Basicamente é o mesmo sinal que vai para seu amp.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Glauber Labata gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 12, 2017 12:44 pm

Willian Casagrande escreveu:a maioria não microfona porque não quer/não sabe/ tem preguiça.

Desculpe, mas não é isso não.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jan 12, 2017 12:46 pm

Coder escreveu:
Como você sabe que seria melhor?

Tenho a impressão de que a textura do som seria mais fiel ao que sairia do amplificador. Nesse caso em específico, seria realmente estranho não ficar melhor, segundo me contaram.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jan 12, 2017 12:49 pm

allexcosta escreveu:
Desculpe, mas não é isso não.

Ok. O que o Joabi falou realmente faz sentido pra facilitar a vida do técnico. Então, fui convencido, apesar de ter me dado mal umas par de vezes rs.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Coder Qui Jan 12, 2017 12:53 pm

Willian Casagrande escreveu:
Coder escreveu:
Como você sabe que seria melhor?

Tenho a impressão de que a textura do som seria mais fiel ao que sairia do amplificador. Nesse caso em específico, seria realmente estranho não ficar melhor, segundo me contaram.

Bom, pode até ter aquela falsa impressão, mas não é bem assim. Não adianta nada tocar em uma estrutura podre, com um baixo tosco e principalmente um operador sem experiência e querer jogar a culpa no baixo em linha (não digo que seja o seu caso, Willian. Apenas um geral que vejo acontecer por aí)... São N variáveis e mesmo com o melhor microfone do mundo o som continuaria ruim. E digo mais, se microfone fosse sinônimo de sucesso, todo mundo abandonaria os DI's e partiriam para microfonação. Assim como é feito nas guitarras.

Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Claudio Qui Jan 12, 2017 12:55 pm

No meu caso, essa pergunta é bem fácil de responder.

Peço ao "mesário" pra deixar meu canal todo flat. Envio o sinal com o timbre já pronto através do meu pré. Graças a Deus nunca tive problemas com mesários, conheço vários que atuam no Rio, e são todos gente boa!

Já ouvi de muitos deles que sou o baixista mais fácil e simples de se trabalhar que eles já viram, que consegue passar o som do instrumento em menos de 10 minutos com zero de stress!

Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Glauber Labata gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por JuniorMello Qui Jan 12, 2017 12:57 pm

joabi escreveu:Usar microfones no palco envolve alguns riscos, que alguns preferem não correr:

- Se seu amp começar a distorcer, a frente também irá distorcer.
- Se seu amp resolver parar no meio do show, a frente também fica sem baixo.
- Microfones podem gerar microfonias indesejadas.
- Se alguém chutar seu microfone o baixo some do PA.
- Se alguém esbarrar e tirar o mic da posição, aquele timbre lindo que você conseguiu na passagem de som vai pro espaço.

A maioria dessas coisas é difícil de se resolver no meio do show, com tudo rolando. Um DI é a forma mais segura de mandar o sinal para a frente, além disso é bem fiel ao timbre original do baixo. Basicamente é o mesmo sinal que vai para seu amp.


Mas esses são riscos que vocalistas e outros que usam microfones também correm, joabi...e aí, tira o microfone deles? rs
A questão é só mais um microfone (para o baixo). Tá uma galera com microfones correndo esses riscos numa boa, mas se for no baixo..."ah, melhor não, esse mic vai ser chutado daí"...rsrs

(p.s.: entendi o que você disse).
JuniorMello
JuniorMello
Membro

Mensagens : 48
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por joabi Qui Jan 12, 2017 12:57 pm

Geralmente o som ruim na frente é resultado de equipamento mal dimensionado para o local, falta de alinhamento, equipamentos de baixa qualidade, acústica ruim, inexperiência do técnico, etc. No fim das contas, a forma como a gente manda o baixo para o PA não é tão relevante assim. Se essas coisas que eu comentei estiverem bem resolvidas, aí sim faz sentido se preocupar com as sutilezas. Fora isso, é preferível escolher o que é mais seguro (confiável), para garantir que o show vai rolar.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 12, 2017 12:58 pm

Claudio escreveu:Peço ao "mesário" pra deixar meu canal todo flat.

O problema é que flat na mesa não significa que o timbre está flat.

Todo PA tem sua coloração, seus picos e vales. E mesmo que ele tenha deixado flat na sua frente, te garanto com 100% de certeza: lá na frente vai soar exatamente do jeito que ele quer.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Coder Qui Jan 12, 2017 12:59 pm

Claudio escreveu:No meu caso, essa pergunta é bem fácil de responder.

Peço ao "mesário" pra deixar meu canal todo flat. Envio o sinal com o timbre já pronto através do meu pré. Graças a Deus nunca tive problemas com mesários, conheço vários que atuam no Rio, e são todos gente boa!

Já ouvi de muitos deles que sou o baixista mais fácil e simples de se trabalhar que eles já viram, que consegue passar o som do instrumento em menos de 10 minutos com zero de stress!


Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Ca368fc7-ad57-424f-a615-5288b1d4e591
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por JuniorMello Qui Jan 12, 2017 1:01 pm

allexcosta escreveu:
JuniorMello escreveu:pô...que trabalho que o cara se dá ligando o baixo cru em linha? Não é o jeito que ele quer, Allex, provavelmente é o jeito que ele sabe.

É que você nunca fez PA, já fez?

Músico não é uma raça muito fácil. Eu entendo o lado do técnico em várias situações que ele parece ranzinza e mente fechada.

Claro, Allex, entendo. Têm músicos e músicos.
Mas você tem que admitir que também existem técnicos e técnicos, assim como existem mecânicos e mexanicos.
JuniorMello
JuniorMello
Membro

Mensagens : 48
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por joabi Qui Jan 12, 2017 1:04 pm

JuniorMello escreveu:
Mas esses são riscos que vocalistas e outros que usam microfones também correm, joabi...e aí, tira o microfone deles? rs
A questão é só mais um microfone (para o baixo). Tá uma galera com microfones correndo esses riscos numa boa, mas se for no baixo..."ah, melhor não, esse mic vai ser chutado daí"...rsrs

(p.s.: entendi o que você disse).

Olha, se desse para espetar um plug na garganta do canário seria ótimo! hahaha Mas a gente economiza onde pode... o que não tem solução, solucionado está. Very Happy

Em geral, microfones de PAzeiros são bem zoados... caem no chão o tempo todo, levam baquetadas. Na estrada é bem mais fácil achar um mic com defeito do que um DI com pau. E nem todo mic é bom para microfonar baixo, e nem toda caixa é boa para ser microfonada. Uma boa saída é mandar os dois sinais para a frente, mic e DI, mas isso envolve outros problemas...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Claudio Qui Jan 12, 2017 1:05 pm

^ Eu não utilizo amplificador no palco, essa fórmula pra mim tem dado certo nos lugares onde tenho tocado. Eu sempre tenho a preocupação de perguntar para algumas pessoas que estão assistindo se o som do baixo está bom pro lado de fora. Como disse antes, nunca tive problemas com técnicos de P.A. e também não fico alimentando vaidades e guerras de egos com profissional nenhum.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Glauber Labata gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 12, 2017 1:06 pm

joabi escreveu:Uma boa saída é mandar os dois sinais para a frente, mic e DI

Trabalhei assim muitos anos, mas era um técnico dedicado que também era meu amigo de infância.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por arturbmallmann Qui Jan 12, 2017 1:26 pm

JuniorMello escreveu:
2) Se eu uso um Octaver, um Fuzz, um Chorus, (seja lá o que mais for) e o DI ou Line Out do Amp são pré-eq, esse baixo com efeitos não vai chegar ao público. É mesmo essa a tristeza do negócio?
Onde você está ligando os pedais!? ligue-os antes do DI! Se quiser manter um pouco das características do pré do cubo aí sim o pos Eq é o ideal.

Claudio escreveu:No meu caso, essa pergunta é bem fácil de responder.

Peço ao "mesário" pra deixar meu canal todo flat. Envio o sinal com o timbre já pronto através do meu pré.\\
Algo próximo do ideal, nestas horas ter um pré ativo ajuda bastante, totalmente de acordo.


Última edição por arturbmallmann em Qui Jan 12, 2017 1:38 pm, editado 1 vez(es)
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por JuniorMello Qui Jan 12, 2017 1:36 pm

Eu, por exemplo, só quero que meu som seja bom pra galera, que faça jus aos equipamentos e musicalidade que tenho. Nesse sentido não vejo problema algum em ser exigente. Pô, é o nome da banda que tá em jogo. Como eu disse aí pra cima, se o som sai ruim por culpa do técnico, logo, a banda é ruim, não o técnico. O público não vai procurar o técnico de som. Se bobear o público sequer sabe que tem um cara responsável pelo som. Então, a banda tem tudo a perder. Mas aí você não pode ser exigente, não pode falar educadamente para o cara arrumar, voltar atrás, fazer assim e não assado. Não pode porque o cara vai achar você um chato e vai lá e puf...cortar seu som. Legal, né?

Por isso falei lá no meu segundo comentário em resposta ao Rafael: o quão amigo tem que ser do técnico de som pra ele se esforçar em fazer um bom som pra platéia? Tem que pagar cerveja, dar tapinha nas costas? Acho que tratar com respeito, educação e paciência é suficiente.

JuniorMello
JuniorMello
Membro

Mensagens : 48
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por JuniorMello Qui Jan 12, 2017 1:39 pm

joabi escreveu:
JuniorMello escreveu:
2) Se eu uso um Octaver, um Fuzz, um Chorus, (seja lá o que mais for) e o DI ou Line Out do Amp são pré-eq, esse baixo com efeitos não vai chegar ao público. É mesmo essa a tristeza do negócio?

3) Estou estudando a compra de um pedal preamp. É uma boa solução utilizar este preamp como último pedal da cadeia, utilizando a função DI post-eq dele para que assim o som dos pedais de efeito possa ir para o P.A.? Assim eu teria um timbre de baixo no P.A. parecido com o timbre de baixo do palco?

É só usar o DI após os efeitos. É recomendável sempre usar um DI separado do amp, por segurança.


Valeu, joabi!
JuniorMello
JuniorMello
Membro

Mensagens : 48
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por JuniorMello Qui Jan 12, 2017 1:40 pm

arturbmallmann escreveu:
JuniorMello escreveu:
2) Se eu uso um Octaver, um Fuzz, um Chorus, (seja lá o que mais for) e o DI ou Line Out do Amp são pré-eq, esse baixo com efeitos não vai chegar ao público. É mesmo essa a tristeza do negócio?
Onde você está ligando os pedais!? ligue-os antes do DI! Se quiser manter um pouco das características do pré do cubo aí sim o pos Eq é o ideal.

Certíssimo, Artur. Muito obrigado!
JuniorMello
JuniorMello
Membro

Mensagens : 48
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por rafacar Qui Jan 12, 2017 1:42 pm

JuniorMello escreveu:, geralmente o som que vai pra galera é aquela massa grave genérica do baixo cru ligado em linha. Certo (ou errado)?


Entendo que o seu problema é o contrabaixo.
Se o contrabaixo é bom, com captadores legais e cordas novas, ele vai dar um timbre bom, sem ser necessariamente grave e genérico, mesmo que por Direct-Box.

rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jan 12, 2017 2:18 pm

Coder escreveu:
Bom, pode até ter aquela falsa impressão, mas não é bem assim. Não adianta nada tocar em uma estrutura podre, com um baixo tosco e principalmente um operador sem experiência e querer jogar a culpa no baixo em linha (não digo que seja o seu caso, Willian. Apenas um geral que vejo acontecer por aí)... São N variáveis e mesmo com o melhor microfone do mundo o som continuaria ruim. E digo mais, se microfone fosse sinônimo de sucesso, todo mundo abandonaria os DI's e partiriam para microfonação. Assim como é feito nas guitarras.

Entendo. Concordo que são muitos fatores. De qualquer forma, é bom poder contar com tudo funcionando bem (estutura, PAs, técnico rsrs...).
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Coder Qui Jan 12, 2017 2:43 pm

Willian Casagrande escreveu:
Coder escreveu:
Bom, pode até ter aquela falsa impressão, mas não é bem assim. Não adianta nada tocar em uma estrutura podre, com um baixo tosco e principalmente um operador sem experiência e querer jogar a culpa no baixo em linha (não digo que seja o seu caso, Willian. Apenas um geral que vejo acontecer por aí)... São N variáveis e mesmo com o melhor microfone do mundo o som continuaria ruim. E digo mais, se microfone fosse sinônimo de sucesso, todo mundo abandonaria os DI's e partiriam para microfonação. Assim como é feito nas guitarras.

Entendo. Concordo que são muitos fatores. De qualquer forma, é bom poder contar com tudo funcionando bem (estutura, PAs, técnico rsrs...).

Ih, meu amigo... Quando tudo funciona é a maior alegria! Da até gosto!

Mas isso não é apenas com músicos amadores não. Já cansei de ir em show de artistas famosos e o som do baixo estava aquela verdadeira caca, sem definição alguma... Mas também já fui em outros eram um espetáculo de timbres (o caso do Jota Quest que citem logo acima)...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jan 12, 2017 2:46 pm

Coder escreveu:
Ih, meu amigo... Quando tudo funciona é a maior alegria! Da até gosto!

Mas isso não é apenas com músicos amadores não. Já cansei de ir em show de artistas famosos e o som do baixo estava aquela verdadeira caca, sem definição alguma... Mas também já fui em outros eram um espetáculo de timbres (o caso do Jota Quest que citem logo acima)...

É vero. Eu até compartilhei dia desses no Clube do Rock Progressivo um show do Yes de 1975, no Queens Park Rangers, no qual o som tava um verdadeiro desastre.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Jan 12, 2017 5:01 pm

joabi escreveu:Usar microfones no palco envolve alguns riscos, que alguns preferem não correr:

- Se seu amp começar a distorcer, a frente também irá distorcer.
- Se seu amp resolver parar no meio do show, a frente também fica sem baixo.
- Microfones podem gerar microfonias indesejadas.
- Se alguém chutar seu microfone o baixo some do PA.
- Se alguém esbarrar e tirar o mic da posição, aquele timbre lindo que você conseguiu na passagem de som vai pro espaço.

A maioria dessas coisas é difícil de se resolver no meio do show, com tudo rolando. Um DI é a forma mais segura de mandar o sinal para a frente, além disso é bem fiel ao timbre original do baixo. Basicamente é o mesmo sinal que vai para seu amp.

Joabi, mas no caso das guitarras, eles não são microfonados geralmente? Não correm esse risco também?

Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5322
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por joabi Qui Jan 12, 2017 5:39 pm


Breno, tem os mesmos riscos, só que o amp é tão importante no timbre da guitarra que não dá para deixar de fora. Se o guitarrista usar a distorção do amp, mais ainda. Guitarristas de jazz até que usam o som em linha, mas é uma concepção bem diferente.

O lance é que o baixo fica bom das duas formas, então dá pra escolher o que é mais prático e seguro. Guitarra só fica legal microfonada. Minha opinião, claro.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

WHead gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Jan 12, 2017 5:42 pm

^ up

Só vi guitarrista usar em linha uma vez... o cara nem ampli usou no palco, era da pedaleira pro retorno e pro PA...
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5322
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por joabi Qui Jan 12, 2017 5:50 pm


O pessoal que usa semi-acústica liga bastante só em linha. Depende muito do estilo do cara... se ele usa somente som limpo, com muitos efeitos em estéreo, delays, modulacões, etc, faz mais sentido usar em linha do que microfonar um amp mono. Drive de pedaleira é que complica. Geralmente é aquela caixa de abelha... rsrs

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jan 12, 2017 5:56 pm

Breno_Barnabe escreveu:^  up

Só vi guitarrista usar em linha uma vez... o cara nem ampli usou no palco, era da pedaleira pro retorno e pro PA...

Alguns bares em Sampa aderiaram a esse esquema mas se não tiver um bom pré ficaum lixo ainda mais com efeitos. Guitarra em linha é um pesadelo geralmente para pop e rock que exigem efeitos fica um lixo.
Mas de guitarra gorda e um bom DI já tirei sons de guitarra lindos em linha.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jan 12, 2017 6:41 pm

Ligar guitarra em linha requer um equipamento (caro) que inclui simulador de amps e principalmente de caixas acústicas. Ademais, o P.A precisa ser de qualidade, com retornos dedicados. Ou seja: Em 90% das situações isso não existe aqui no RJ. Tem que ter o amp.
Quanto a ligar baixo em linha, a mesma coisa. Resultado: Quem não tem um amp de potência suficiente vai se dar mal, e raramente no P.A e retornos tem algo mais que as vozes.
Quanto a técnicos de som: Infelizmente nunca me deparei com um que sequer merecesse esse nome, com apenas uma exceção quando minha banda tocou na Lona Cultural de Realengo. Fora isso eram apenas caras que giravam botões. Mais grave: Se achavam profundos entendedores daquilo que não sabiam fazer.
Eu, sinceramente ignoro tais questões: Subo no palco, timbro meu amp, peço para alguém conferir lá fora (do palco), e vou à luta.
Outra coisa: O público não se interessa por isso também não. Se o som está minimamente inteligível; ponto final.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

WHead gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por arturbmallmann Qui Jan 12, 2017 7:26 pm

/\ falando nisto, uma v-amp da vida mesmo não sendo o equipamento dos sonhos faz um trabalho legal e pode ser usado como uma alternativa quando se for usar bastante em linha, bem configurada dá para tirar um bom leite de pedra.

joabi escreveu:Depende muito do estilo do cara... se ele usa somente som limpo, com muitos efeitos em estéreo, delays, modulacões, etc, faz mais sentido usar em linha do que microfonar um amp mono.

Muito bem lembrado, muitos efeitos ficam muito interessantes em stereo: phaser, rotary, flanger, delay, até mesmo chorus.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jan 12, 2017 8:22 pm

Pra ser sincero até o DI Behringuer aquele vermelhinho de guitarra funciona bem que tem simulador de caixa e já consegui bons timbres com ele.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por arturbmallmann Qui Jan 12, 2017 8:40 pm

A Behringer quebra bastante paradigmas, quando ninguém queria saber de audio digital ela já vinha tentando. Muita gente duvidou e ainda duvida do potencial da marca. Pergunte para a grande maioria dos mesários oque eles acham da mesa x32 por exemplo. Eles adoram, pois a marca pensou na interface, no usuário, no custo e principalmente na inovação. Exemplo de inovação, não sei se foi a behringer quem realmente começou, mas fez a aposta: A função de equalização remota, foi tão bem aceita que hj já fazem estas mesas(e outras) em forma de Rack e sem o botões de mixer(é possível usar um mixer externo via midi tbm).

Eu sei fugi do assunto... Razz
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por joabi Qui Jan 12, 2017 9:10 pm

JuniorMello escreveu:
Por isso falei lá no meu segundo comentário em resposta ao Rafael: o quão amigo tem que ser do técnico de som pra ele se esforçar em fazer um bom som pra platéia? Tem que pagar cerveja, dar tapinha nas costas? Acho que tratar com respeito, educação e paciência é suficiente.

Esse ponto é interessante. Vou falar o que eu penso, por favor não me crucifixem (muito) Very Happy

Acho que não precisa dessa história de virar o amigo do cara ou pagar coisas para ter o empenho dele. Ter uma postura profissional já basta.
Percebo que a maioria das bandas que reclama do técnico também não fazem o dever de casa. Quem daqui entra em contato com antecedência, pergunta para ele como é o esquema, o que a banda precisa levar que a casa não disponibiliza, pega o email e envia Rider técnico, mapa de palco, input list? Aposto que são poucos, e quem faz isso não tem tantos problemas. Minha última banda costumava até deixar com o técnico uma cópia do repertório, para o cara saber o que ia rolar. Se isso não resolver, pelo menos dá a chance de cobrar o cara com propriedade, reclamando até mesmo com a direção da casa ou empresa de locação, se a postura dele prejudicar a banda.

Acho que, por mais que a gente tenha má impressão de alguns profissionais, a verdade é que ninguém quer queimar o filme e o nome, principalmente diante de uma platéia. Assim como a banda leva convidados e quer tocar direito, eles também levam amigos, familiares, pretendentes... A falta de comunicação entre as duas partes é o que prejudica a realização de um show. Penso diferente de quem acha que é só preguiça ou má vontade. Às vezes é... assim como em algumas bandas, onde os integrantes não estudam, não ensaiam, não planejam e depois não sabem porque o som não rola.

Para um técnico, chegar no dia do show sem conhecer a banda, às vezes sem conhecer os equipamentos e o estado de funcionamento, sem saber como é a acústica do local, já é um desafio (e uma responsabilidade) e tanto, mesmo para quem é experiente. Esperar que esse cara se disponha, na hora do pau comendo, a buscar o timbre que cada um da banda acha bonito, não vai acontecer. Se acontecer é porque o cara é bom... contratem ele. Very Happy Em geral ele só vai fazer o que se sente seguro fazendo.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 12, 2017 10:15 pm

arturbmallmann escreveu:Pergunte para a grande maioria dos mesários oque eles acham da mesa x32 por exemplo.

Mesário eu não sei, mas técnico de áudio realmente já vi uns que gostam e outros tantos que odeiam. Os prés das mesas Behringer em geral são muito ruins.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos