Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

+23
ffc4852
Tucone
Sonikado
SILVIAO
gsfteodoro
Paulo Penna
fheliojr
carimbass
Alexandre Correa
Eliezer (Zé)
Guilé
Zubrycky
arturbmallmann
Claudio
Coder
Juninho Sampaio
JAZZigo
joabi
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
Fernando Zadá
Willian Casagrande
Breno_Barnabe
27 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jan 05, 2016 10:30 am

E aí caros colegas,

Já tem um tempo que eu estou entrando em contato com diversos estabelecimentos que tocam músicas ao vivo em São Paulo e região (aqui um adendo, são casas dedicadas ao pop rock, que contratam somente bandas covers, não autoral) para enviar material da minha banda e tentar marcar uma apresentação.

Alguns deles são super receptivos, outros não respondem, ok, faz parte.

Mas tem um grupo cada vez mais forte que funciona da seguinte maneira: O cara do bar que joga a TODA responsabilidade de trazer público para a banda.

E isso vem de todas as formas:
- "lista da banda". Por exemplo, a casa te paga somente sobre os convidados da banda, se entrarem pessoas que não estão na tal "lista da banda", a banda não ganha.
- querem saber de que região a banda é e se não for de perto do bar, não chamam pra tocar (acreditando que a por ser da região a banda vai levar mais gente no bar)
- e a mais nova, ontem o cara me disse "quantas pessoas você garante?". Sequer falou quanto cobra de entrada e que dia/hora seria pra tocar, como se eu pudesse apontar um revolver na cabeça das pessoas que conheço e obrigar elas a irem no show. Very Happy


Na minha humilda opinião:
As bandas tem que divulgar e tentar levar pessoas pro show sim, mas os bares não podem se omitir e achar que isso é responsabilidade exclusiva das bandas. Os dois tem que trabalhar nisso e acho que o bar tem que ter uns atrativos bacanas, como atendimento, preço, etc.

Se a responsabilidade de trazer público tiver que ser exclusivamente minha, melhor abrir um bar então né? e
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Willian Casagrande Ter Jan 05, 2016 10:42 am

Cara, venho amadurecendo um ponto de vista sobre bares e seus respectivos donos que é o seguinte: é um tipo ruim de lidar, na grande maioria dos casos.
Aqui em Londrina é parecido. Os donos de bar racham de vender bebidas e ganham metade do cachê na entrada, deixando a banda com umas migalhas. Estou há um tempo sem tocar frequentemente, mas o jogo ainda é o mesmo. Já saí perdendo de bar várias vezes e os próprios músicos profissionais, amigos meus, dizem que tudo continua da mesma forma.
Outra: isso de a banda garantir público é bizarro. Nunca vi por aqui, mas deve ter também. É o mesmo que jogar nas costas da banda toda a responsabilidade e simplesmente se lixar para a banda, os integrantes, o público e tudo mais. Mad
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jan 05, 2016 10:53 am

Pois é.
Eu sei que o bar tem varias despesas, funcionarios, som, impostos, AVCB, etc...
Mas acho que eles estão perdendo uma essência, que pelo menos aqui em São Paulo tinha muito: as pessoas que frequentavam AQUELE bar, por que gostavam!

Durante um tempo eu frequentei os mesmos locais, por varias vezes seguidas, po que gostava da lá, do clima, do atendimento, do preço. E tinha sempre um pessoal fiel que encontrava nesses locais. Pra mim não importava quem tava tocando, raras vezes deixei de ir lá por conta da banda. Até fiquei fã de banda que tocavam lá, mas quando essa banda ia tocar num lugar muito longe eu não podia ir, pois não era comodo pra mim.

Sei que muitas bandas cover tradicionais aqui de SP possuem um publico fiel, mas isso foi construído ao longo de muitos anos e eu duvido que, apesar do publico fiel, o cara se dispõe a ir num show em Guarulhos quando o cara mora no extremo sul... acho que ele vai esperar uma oportunidade mais próxima pra ir mais perto.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jan 05, 2016 11:07 am

Acho ridículo isso até porque as melhores bandas tocam mais e consequentemente tem mais dificuldade de levar público. Ou alguém acredita que uma banda amadora de cover que toca 3 vezes por semana consegue levar público em todos os cerca de 12 shows que fazem por mês?
A banda é só mais um dos atrativos que compõe o bar e que servem de chamariz pra tirar alguém de casa e se dispor a gastar seu suado dinheiro ao invés de ficar no conforto da sua casa bebendo a mesma cerveja por um terço do preço.
Ainda existem donos que tem alguma noção de como a coisa funciona mas onde eles andam? Do que se alimentam e como se reproduzem pouco se sabe...
Por isso ando cada vez com menos vontade de sair de casa para tocar em bar.
Se o cara tem um casa capenga e acha que a banda vai fazer seu bar virar sucesso ele devia mudar de ramo já que não tem a minima noção de planejamento e deixa o seu sucesso na mão de terceiros ou do acaso.
Parte da imensa culpa é nossa mesma do músico que se sujeita a ir tocar em locais com essa mentalidade e que brinca de disputar lugar nesses bares com amadores que vão lá tocar de curtição por meia dúzia de cervejas sem ter nenhum compromisso com nada.
É um saco mas eu sinceramente virei o ano cortando esse tipo de gig da minha agenda.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 05, 2016 11:56 am

A banda é só mais um dos atrativos que compõe o bar e que servem de chamariz pra tirar alguém de casa e se dispor a gastar seu suado dinheiro ao invés de ficar no conforto da sua casa bebendo a mesma cerveja por um terço do preço.
Penso exatamente assim...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Willian Casagrande Ter Jan 05, 2016 12:04 pm

Fernando Zadá escreveu:Do que se alimentam e como se reproduzem pouco se sabe...

Como se reproduzem nós sabemos... ( ͡° ͜ʖ ͡°)
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jan 05, 2016 1:02 pm

Chegou mais um.
Casa com 20 anos de funcionamento, bairro nobre.
Perguntando se vou levar o público. Sequer fala o dia que seria a GIG, ou quanto custa pra entrar, se tem algum atrativo, promoção, etc.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 05, 2016 1:06 pm

Lei da oferta e procura. Bares são negócios que visam o lucro.

Preciso escrever algo além disso?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jan 05, 2016 1:14 pm

allexcosta escreveu:Lei da oferta e procura. Bares são negócios que visam o lucro.

Preciso escrever algo além disso?
Claro que visam lucro, qualquer negócio visa, eu entendo esse ponto.

Mas o que chama atenção é que parece que eles dependem exclusivamente da banda que vai tocar. Se ninguém tocar, o bar fecha?

Tem lugar bombando aqui em Sampa de quarta-feira a noite (que aliás, paga muito bem e é super concorrido pra tocar) mas vai ver o que os caras fazem.. é promoção de bebida, comidas temáticas, esporte no telão, musica ao vivo, preço justo.

Aí tem lugar que nem tem como enxugar a mão e que cobra uma facada só pra entrar e sorrir, e se não lota a culpa é da banda?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por joabi Ter Jan 05, 2016 1:16 pm

A coisa tá difícil pra todo mundo... muitos bares fechando as portas e ninguém quer correr o risco de abrir a casa, ter todos os gastos e não ter público, pois a conta é grande. Acabam dividindo ou transferindo a responsabilidade pra banda. Se essa é a tendência, vale a pena investir em formação de público (aliás, isso sempre foi importante).

As bandas são prestadoras de serviço, e é normal que contratantes procurem quem oferece o melhor serviço. Querem evitar prejuízos. É mais ou menos como o UBER... o jeito é se adaptar pra continuar na concorrência.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 05, 2016 1:17 pm

Breno_Barnabe escreveu:Claro que visam lucro, qualquer negócio visa, eu entendo esse ponto.

E o outro ponto?

Uma banda leva clientes, outra não leva. Qual toca?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jan 05, 2016 1:19 pm

joabi escreveu:As bandas são prestadoras de serviço, e é normal que contratantes procurem quem oferece o melhor serviço.
Aí eu discordo um pouco. Tem bandas aqui em SP com 18 anos de estrada, que tem um baita público. Mas vai ver se os bares querem pagar o cachê deles?

Agora, referente a formação de público, eu concordo 100%.
E tenho pensando muito em como criar isso.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 05, 2016 1:23 pm

allexcosta escreveu:Lei da oferta e procura. Bares são negócios que visam o lucro.

Preciso escrever algo além disso?

Claro que os bares são um negócio como outro qualquer.
A questão é que vários donos de bar EXIGEM que a banda que toque leve público.
E eu não estou falando da banda fazer sua própria divulgação, mas sim levar pessoas mesmo, como se, além de tocar (e, no mais das vezes não receber nada...), tivesse que "arrebanhar" gente pra encher o bar do sujeito.
Acho (IMHO) que isso é extrapolar a questão do mero (e necessário) lucro...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 05, 2016 1:26 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:A questão é que vários donos de bar EXIGEM que a banda que toque leve público.

Que questão?

De quem é o bar? Alguém é obrigado a tocar lá?


Última edição por allexcosta em Ter Jan 05, 2016 1:57 pm, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por joabi Ter Jan 05, 2016 1:29 pm

Alex, entendo o questionamento do Breno. No estado de SP a lógica nem sempre é clara.

Tem várias casas que abraçam estilos alternativos, mesmo sabendo que não terão muito lucro e sofrerão pra manter as portas abertas. Se fosse só pelo lucro todo mundo só tocaria sertanejo, que é a única coisa que leva público grande por aqui.

Felizmente não percebo essa exigência na minha região, mas acho que em SP capital tem uma oferta muito grande de bandas. É mais complicado que aqui em Campinas.







joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 05, 2016 1:34 pm

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:A questão é que vários donos de bar EXIGEM que a banda que toque leve público.

Que questão?

De quem é o bar? Alguém é obrigado a tocar lá?

Refere-se à isso que o Fernando Zadá disse e eu concordei:
A banda é só mais um dos atrativos que compõe o bar e que servem de chamariz pra tirar alguém de casa e se dispor a gastar seu suado dinheiro ao invés de ficar no conforto da sua casa bebendo a mesma cerveja por um terço do preço.
Penso exatamente assim...


Assim, tenho a opinião de que exigir préviamente, para tocar neste ou naquele bar, que a banda obrigatóriamente leve público, é extrapolar.
Uma atitude mais sensata seria o dono do bar, depois de decidir abrir o seu bar para esta ou aquela banda (e é ele que tem essa responsabilidade, mediante informações, pedidos, etc), se a mesma não se houve bem, inclusive na questão de "levar público", não mais chamar a mesma...
Se eu fosse dono de bar (o que não sou...) é dessa forma que eu agiria...


Última edição por Mauricio Luiz Bertola em Ter Jan 05, 2016 1:40 pm, editado 1 vez(es)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jan 05, 2016 1:37 pm

allexcosta escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:Claro que visam lucro, qualquer negócio visa, eu entendo esse ponto.

E o outro ponto?

Uma banda leva clientes, outra não leva. Qual toca?
Aí que tá, o que tem acontecido é que estão selecionando a esmo, sem pesquisar e sem critério.

Não acho que perguntar pra uma banda "Oi, vc tem publico?" seja lá muito criterioso. O cara pode mentir, falar que tem, chegar na hora, não vai ninguém e o bar teve prejuízo.

Como disse na resposta do Joabi, tem bandas aqui bastante tradicionais que levam um bom público sim aonde vão. Mas custam caro.
Todos querem pagar o mínimo e lucrar o máximo, mas os caras estão nivelando por baixo.

Eu adoraria pagar 20 mil num Celta e ter o conforto de uma X5 que custa umas 10x mais. Mas não dá.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por JAZZigo Ter Jan 05, 2016 1:39 pm

Acho que é simples assim, como o Alex disse. Toquei na noite em Sampa, do início de 1998 ao final de 2004, mas, pelo visto, nada mudou e, com certeza, não vai mudar. Ser banda fixa em uma casa com público cativo é para muito poucos... também, ninguém disse que viver de música seria "levar a vida na flauta" ou disse?! Rolling Eyes
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Willian Casagrande Ter Jan 05, 2016 1:46 pm

De antemão, se um dono de bar pede que uma banda leve público, sob condição de não tocar, já é estranho. Bandas prestam serviço, então vamos inverter os papeis. Imaginem um integrante negociando com o dono do bar: "Seu bar costuma atrair muitos clientes? Se você não me garantir isso, não toco". Pra mim, não faz o menor sentido.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jan 05, 2016 1:54 pm

^ Hahahahahaha, boa!

Eu imagino fazer isso quando o cara vier com aquele papo de "vamos tocar a primeira vez de graça pra ver como é e depois a gente marca outra". Minha resposta vai ser "Vou aí no seu bar beber e comer, a primeira vez vai ser de graça e depois a gente marca outra".
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 05, 2016 2:00 pm

Willian Casagrande escreveu:De antemão, se um dono de bar pede que uma banda leve público, sob condição de não tocar, já é estranho. Bandas prestam serviço, então vamos inverter os papeis. Imaginem um integrante negociando com o dono do bar: "Seu bar costuma atrair muitos clientes? Se você não me garantir isso, não toco". Pra mim, não faz o menor sentido.

Não é bem assim... Nada disso é preto no branco. Já toquei em banda grande que não subiu no palco porque havia pouco público.

As coisas não fazem sentido. Pessoas fazem coisas por dinheiro e poder e as variáveis são inúmeras.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Jan 05, 2016 2:11 pm

Essa cobrança de levar público é chata, mas faz parte do negócio. Pois, se você tocar para as moscas, ele (dono de bar) não vai perder nada e ninguém entra em um negócio pra perder.

Eu mesmo não levo ninguém! Ainda dou preju na cozinha! snax

Saudade de quando tocava num restaurante aqui em Salvador....em 1998. Quando faltava 15 minutos para o final, já pedia ao garçom coligado..."Pode fazer meu APARMEGIANA".
Ri Muito

Quer ser bem tratado, faz amizade com um garçom!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12056
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Willian Casagrande Ter Jan 05, 2016 2:31 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Eu mesmo não levo ninguém! Ainda dou preju na cozinha! snax

Saudade de quando tocava num restaurante aqui em Salvador....em 1998. Quando faltava 15 minutos para o final, já pedia ao garçom coligado..."Pode fazer meu APARMEGIANA".
Ri Muito

Quer ser bem tratado, faz amizade com um garçom!

Rapaz, quando eu era "di menor", vira e mexe tocava num bar em Rio Claro/SP que nunca ia ninguém. Era caro pra burro e o dono só chamava a gente porque éramos todos tontos e novos, então tudo bem tocar por 50 reais por cabeça quando não tinha mais nenhuma banda que se submetia a isso. Mas, um coisa que eu fazia toda vez era comer demais. Sempre chorava umas porções no fim do show...
Eu me doutorei em tocar pra ninguém naquele bar.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 05, 2016 2:36 pm

Cês viaja... Laughing
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 05, 2016 3:06 pm

allexcosta escreveu:
Willian Casagrande escreveu:De antemão, se um dono de bar pede que uma banda leve público, sob condição de não tocar, já é estranho. Bandas prestam serviço, então vamos inverter os papeis. Imaginem um integrante negociando com o dono do bar: "Seu bar costuma atrair muitos clientes? Se você não me garantir isso, não toco". Pra mim, não faz o menor sentido.

Não é bem assim... Nada disso é preto no branco. Já toquei em banda grande que não subiu no palco porque havia pouco público.

As coisas não fazem sentido.Pessoas fazem coisas por dinheiro e poder e as variáveis são inúmeras

Como não é assim?
As suas "intervenções" acima são nesse sentido... O sentido de que um dono de bar exigir que uma banda que vá tocar no bar dele leve público previamente é lógico.
Quando o William Casagrande inverteu a lógica você diz que "...Não é bem assim..."
"...As coisas não fazem sentido..."
A lógica "allexcostiana" não faz sentido (nesse caso...).
Pessoas fazem coisas por dinheiro e poder e as variáveis são inúmeras
Sim. Eu completaría: Pessoas sem escrúpulos fazem coisas por dinheiro e poder e as variáveis são inúmeras...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 05, 2016 3:13 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Como não é assim?
As suas "intervenções" acima são nesse sentido... O sentido de que um dono de bar exigir que uma banda que vá tocar no bar dele leve público previamente é lógico.
Quando o William Casagrande inverteu a lógica você diz que "...Não é bem assim..."
"...As coisas não fazem sentido..."
A lógica "allexcostiana" não faz sentido (nesse caso...).
Pessoas fazem coisas por dinheiro e poder e as variáveis são inúmeras
Sim. Eu completaría: Pessoas sem escrúpulos fazem coisas por dinheiro e poder e as variáveis são inúmeras...

O exemplo dele faz sentido.

Pessoas, grupos, bandas acham que alguém deve algo pra elas. Ninguém deve...

Bares negam bandas por diversos motivos, assim como bandas negam contratantes por diversos motivos. Todas as instâncias estão relacionadas à mais simples lei da nossa sociedade: oferta e procura.

Pessoas, países, políticos, bandas, hospitais, laboratórios que produzem remédios, donos de bares, etc... Todos fazem coisas por dinheiro e poder. Nossa sociedade sempre foi assim. Qual a novidade?

Como agem pessoas com escrúpulos? Olha, sua banda não traz ninguém e a do vizinho traz 300 pessoas que consomem 100 Reais cada, como eu tenho escrúpulos, vou deixar de colocar 30 mil no bolso pra contratar vocês... É isso que é ter escrúpulos? Em que mundo vocês vivem? scratch
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por joabi Ter Jan 05, 2016 3:16 pm


Não existe casa vazia, só existe público seleto. Very Happy

- Vocês trazem público?
- Não, só tocamos para público seleto. Cool
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 05, 2016 3:25 pm

^Eu vivo num mundo do dono do bar em que eu toquei no sábado passado que nos chamou pra tocar pela 4ª vez sem ficar nos cobrando de "levar público"... E a casa ficou cheia... Sem que eu levasse ninguém, exceto munha esposa (que aliás, como eu, bebeu e não pagou nada)
Quando ele quer ou precisa, ou não qualquer outra razão, tá numa de "fazer dinheiro" (coisa, aliás, que qualquer um de nós precisa fazer), ele chama uma banda de "cover" do Guns & Roses. Simples assim...
Pessoas, países, políticos, bandas, hospitais, laboratórios que produzem remédios, donos de bares, etc... Todos fazem coisas por dinheiro e poder. Nossa sociedade sempre foi assim. Qual a novidade?
Todos fazemos. E todos temos os limites sociais, morais e éticos para isso...
Olha, sua banda não traz ninguém e a do vizinho traz 300 pessoas que consomem 100 Reais cada, como eu tenho escrúpulos, vou deixar de colocar 30 mil no bolso pra contratar vocês... É isso que é ter escrúpulos?
Não, você está argumentando erradamente.
Se uma banda traz 300 pessoas que gastam R$ 100. Contrato ela (se sou o dono do bar).
Se a outra banda não trouxe ninguém, não a contrato mais.
Mas isso não dá o direito de préviamente exigir de ninguém que traga público.
Pela sua lógica, uma pessoa armada tem o direito prévio de atirar em quem quer que seja, em qualquer situação, porque achou que aquela pessoa préviamente iria cometer um crime...
Isso não faz sentido.
A sua defesa da atitude de um dono de bar que faz isso (préviamente cobrar de uma banda que leve público) portanto não tem lógica...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 05, 2016 3:29 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:(...)

Não vou ficar discutindo mal entendido. Por favor leia de novo e perceba que não existe nenhuma falta de lógica:

https://www.contrabaixobr.com/t35960-levar-publico-responsabilidade-das-bandas-ou-dos-bares#739239
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 05, 2016 3:30 pm

up
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 05, 2016 3:32 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Mas isso não dá o direito de préviamente exigir de ninguém que traga público.

A propósito, dá sim...

O bar é dele e ele faz o que quiser.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 05, 2016 3:35 pm

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Mas isso não dá o direito de préviamente exigir de ninguém que traga público.

A propósito, dá sim...

O bar é dele e ele faz o que quiser.
Beleza...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Jan 05, 2016 3:38 pm

Aqui em ssa ta assim...se trouxer vem tocar, se não...
vá vender miçanga na praia!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12056
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 05, 2016 3:45 pm

Por favor, ninguém fique butthurt com o que vou escrever, mas fico incrivelmente perplexo em como alguns de vocês raciocinam.

Parece realmente que acreditam que o dono de um estabelecimento particular lhes deve alguma coisa, algum tipo de satisfação de como eles administram seus estabelecimentos, como se vocês e suas bandas tivessem o direito de serem abordadas de determinada maneira pelo mercado. Desculpem, mas não tem...

Agora, sabe quais são os seus direitos? Ruas sem buracos e limpas, postos de saúde abastecidos e com pronto atendimento, direito de ir e vir sem ser parado por blitz, segurança, etc...

Qual a última vez que um de vocês ligou pra ouvidoria da prefeitura de sua cidade para reclamar de um desses direitos? Agora, o dono do bar que não te contrata porque você não garante um público está violando seu direito, hein?

Ok...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jan 05, 2016 3:47 pm

Se o cara quer garantia de público cheio, que traga alguém consagrado então, a preço justo pra regiao/tipo do bar.

Mais vale investir cachê um cachê mais alto de uma banda com certeza de público e lucrar com a entrada, venda de bebida, etc, do que abrir a casa com uma banda que você não tem certeza se vai atrair um bom público, IMHO.

Mas continuarei sem entender a lógica de comprar um Whiskey vagabundo e esperar sabor de Blue Label.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Willian Casagrande Ter Jan 05, 2016 3:52 pm

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Mas isso não dá o direito de préviamente exigir de ninguém que traga público.

A propósito, dá sim...

O bar é dele e ele faz o que quiser.

Isso parece o caso de uma empresa de transporte coletivo daqui de Londrina. Conseguiu, na Justiça, o direito de uma taxa de lucro de 7,5% no valor da tarifa. Não sabem nem ser capitalistas, já que garantia de lucro não existe, não tem fundamento nenhum. Se não deu certo, você, empresário, simplesmente perde dinheiro e pronto. É o tal do "correr riscos", né?
E essa lógica só faz sentido porque os músicos estão numa relação de poder desfavorável com os donos de bar. Quantos músicos profissionais rejeitam shows nos quais ganham muito mal? A grande maioria faz porque vive disso, poucos rejeitam, assim como a grande maioria dos assalariados que fala "ah, eu não trabalho abaixo do piso porque rebaixa a classe" não sabe o que é estar sem emprego e receber uma proposta indecente, risível, e aceitar porque precisa da grana. Ou até sabe, só que diz que não sabe.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 05, 2016 3:53 pm

Breno_Barnabe escreveu:Se o cara quer garantia de público cheio, que traga alguém consagrado então, a preço justo pra regiao/tipo do bar.

Quem administra o bar, você ou ele?

Existem bandas não consagradas cobrando cachês baixos e que levam pessoas. Essas trarão maior lucro e é dessas que os bares vão atrás.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Jan 05, 2016 3:59 pm

^sim...concordo!

Os donos de bar quer alguém que leve mais gente e que cobre barato.
Não quer um pé rapado como nós!

Que só vai comer e ainda dá prejuízo!
akakakakkaka
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12056
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Coder Ter Jan 05, 2016 4:09 pm

Dono de bar não contrata pensando: "- Nossa, aqueles garotos tocam muito bem, são afinados, investiram tempo e dinheiro em instrumentos e estudo!". Esqueçam isso!

Dono de bar visa lucro, dinheiro, bufunfa, cascalho, cash, prata, tutu, capital......

Já cansei de perder oportunidades em lugares bons, verdadeiras "vitrines" para bandas que estão começando por causa de publico. Infelizmente (para nós músicos) isso é bem comum e só tende a piorar...

Os caras descobriram que podem ganhar muito dinheiro e não vão deixar de encher os bolsos com a "melhor banda da cidade" que só trazem as esposas e ainda deixam despesas com bebidas...

Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jan 05, 2016 4:10 pm

allexcosta escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:Se o cara quer garantia de público cheio, que traga alguém consagrado então, a preço justo pra regiao/tipo do bar.

Quem administra o bar, você ou ele?

Existem bandas não consagradas cobrando cachês baixos e que levam pessoas. Essas trarão maior lucro e é dessas que os bares vão atrás.
Posso estar errado no meu pensamento. Mas desde que alguns bares vierem com esse papo que mencionei no começo do tópico, andei acessando o site e redes sociais de e todos esses bares.

Curiosamente, as bandas não se repetem. Nunca. Será que estão lucrando mesmo?

Inclusive um desse donos de bares me disse que havia uma banda que tocava quinzenalmente na casa com lucros exorbitantes e quando fui ver, nunca achei essa banda na agenda deles.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 05, 2016 4:10 pm

Aleluia, Coder...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 05, 2016 4:25 pm

Breno_Barnabe escreveu:Posso estar errado no meu pensamento. Mas desde que alguns bares vierem com esse papo que mencionei no começo do tópico, andei acessando o site e redes sociais de e todos esses bares.

Curiosamente, as bandas não se repetem. Nunca. Será que estão lucrando mesmo?

É irrelevante para a discussão. Se o lucro esperado não vier, eles adotarão outra estratégia, assim como toda empresa faz.

Breno_Barnabe escreveu:Inclusive um desse donos de bares me disse que havia uma banda que tocava quinzenalmente na casa com lucros exorbitantes e quando fui ver, nunca achei essa banda na agenda deles.

Já passou pela sua cabeça que talvez o cara simplesmente não quis contratar sua banda por um motivo ou outro e falou isso para suavizar a informação?

Se vocês querem mesmo tocar vão arrumar um lugar, um público, etc...

O mercado muda, tudo muda. Perdi a graça de tocar quando vi DJ's apertadores de PLAY ganhando mais que uma banda inteira. É tudo muito estranho, mas não chegarei ao absurdo de dizer que alguém tem que agir desse ou daquele jeito.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jan 05, 2016 4:44 pm

allexcosta escreveu:Já passou pela sua cabeça que talvez o cara simplesmente não quis contratar sua banda por um motivo ou outro e falou isso para suavizar a informação? .

Em outros casos com certeza, mas nesses que estou falando, afirmo com certeza: NÃO.

Você não está entendendo o que eu quero dizer, quando digo que os caras estão selecionando a esmo:

Olha o print da conversa abaixo, tenho mais 4 aqui iguaizinhas.

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Conversa

Eu sequer mandei um vídeo ou mencionei o nome da banda, só falei o estilo e olhe lá.

Se eu respondo "Bicho, garanto 50 nego aí em qualquer dia" eu já estava com uma data marcada sem o cara conhecer a banda.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 05, 2016 4:50 pm

^ Aí é ridículo mesmo, Breno... Me parece que a pessoa em questão é um pouco limitada e incompetente. Ou recebe muitas mensagens dessas todo dia e está meio de saco cheio.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Willian Casagrande Ter Jan 05, 2016 4:53 pm

^ Responde assim: "Cara, preciso consultar minha bola de cristal. Já já respondo."
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Claudio Ter Jan 05, 2016 5:05 pm

No caso específico do tipo de gig que faço, ter público ou não, é 100% responsabilidade da casa! Nós até criamos eventos no facebook, chamamos as pessoas, e se for o caso vendemos ingressos, mas o cachê é previamente combinado, independente de ter público ou não.

Mas, estou falando de um "circuito" de casas que tradicionalmente recebem bandas como o meu Quarteto, o público é cativo, independe do dia e do horário são casas que estão sempre cheias. Já toquei por exemplo no Vinícius Piano Bar num domingo com show começando às 21:00 e a casa lotada até o teto, com couvert a R$ 80,00. Pelo menos 90% do público vêm de turistas hospedados nos hotéis da orla da zona sul.

Por isso decidi sair dessa vida de barzinho e brigas por cachê e público. Prefiro até tocar em locais onde não recebemos nada, do que entrar nessa neurose de ficar "contabilizando" gente pra no final ter que me estressar com o dono da casa.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Coder Ter Jan 05, 2016 5:09 pm

ClaudioBass escreveu:com couvert a R$ 80,00.
Shocked
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Jan 05, 2016 5:24 pm

^Não ache esquisito não....
O pessoal de fora acha é barato 20 dolares! Pra ver um show de bossa no nível que o Cláudio faz!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12056
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Coder Ter Jan 05, 2016 5:29 pm

^ É que estou acostumado a frequentar os botequins daqui com couvert de 2,00 kkkk

Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Jan 05, 2016 5:31 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12056
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares? Empty Re: Levar público - Responsabilidade das bandas ou dos bares?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos