Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

+8
arturbmallmann
rodrigo.ildefonso
monteirofn
LucioPhP
URSOBHZ
allexcosta
Alexandre Lima (MioJ0)
Rafael_Esp
12 participantes

Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por Rafael_Esp Seg Fev 01, 2010 6:31 pm

E ai pessoal?
Fiquei um bom tempo apenas acompanhando os topicos sem postar nada, mas agora surgiu uma duvida aqui...
Tenho um amplificador daqueles Meteoro de 30W que uso pra estudo em casa, e onde tocavamos e ensaiavamos sempre tinha algum amplificador e nao precisava levar o meu, mas agora comecamos a tocar em alguns lugares maiores e estou conseguindo juntar uma grana aqui e quero comprar um ampli melhor... Very Happy
Comecei a dar uma olhada em algumas coisas, li muito, e me surgiu uma duvida (de iniciante, eu sei... hehe), sei que nao tem problema se a potencia da caixa for maior que a do cabecote, mas e o contrario? Se o cabecote for mais potente que a caixa podemos ligar mesmo assim e soh manerar no volume ou pode dar problema na caixa? Por exemplo, se um cabecote mandar 350 Watts, a caixa tem que ter no minimo 350 W??
Mais uma duvida (uma opiniao na verdade), o que voces me dizem dos cabecotes Hartke LH500 e GK 700RB II??

Obrigado,
abraço

____________________________
Abraços,
Rafael

Clube Cort - #006

"Sem música para decorar, tempo é só a monotonia de prazos de entregas e contas à pagar." - Frank Zappa
Rafael_Esp
Rafael_Esp
Membro

Mensagens : 160
Localização : São Carlos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Seg Fev 01, 2010 7:26 pm

Você já deu uma procurada no fórum, Rafael? Há muita coisa no fórum a respeito!

Por exemplo: GK 700RB-II ou Hartke LH500?

Abraço.

____________________________
Brinquedos: *Music Man StingRay 5 cordas, ano 2000 *Ledur Power Bass 5 cordas - *Gallien-Krueger 1001RB-II - *EST SYSTEM SX410 600w *EST SYSTEM SX210 300w *Hand Made 1x12" 300w <br>
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por Rafael_Esp Seg Fev 01, 2010 7:41 pm

Olhei sim, inclusive li esse seu topico, mas foi depois que eu tinha feito o meu... hehehe Da primeira vez que procurei nao tinha achado deu topico mas depois eu li sim, mas e em relaçao a pergunta da potencia da caixa??

____________________________
Abraços,
Rafael

Clube Cort - #006

"Sem música para decorar, tempo é só a monotonia de prazos de entregas e contas à pagar." - Frank Zappa
Rafael_Esp
Rafael_Esp
Membro

Mensagens : 160
Localização : São Carlos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Seg Fev 01, 2010 7:47 pm

^Cara, pelo que vi as caixas geralmente tem potência igual ou maior que o amplificador. Mas não sei se isso é uma regra. Já já aparece alguém com mais conhecimento no assunto e esclarece essa dúvida.

____________________________
Brinquedos: *Music Man StingRay 5 cordas, ano 2000 *Ledur Power Bass 5 cordas - *Gallien-Krueger 1001RB-II - *EST SYSTEM SX410 600w *EST SYSTEM SX210 300w *Hand Made 1x12" 300w <br>
Alexandre Lima (MioJ0)
Alexandre Lima (MioJ0)
Membro

Mensagens : 593
Localização : Rio Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por allexcosta Seg Fev 01, 2010 8:23 pm

Amp com potencia entre 0.5x e 1.5x da capacidade RMS das caixas e o mais recomendado. 2x funciona mas tem que ter cuidado.
Existe um mito infundado de que trabalhar com amp com menor potencia que as caixas pode queimar algo, mas isso e lenda...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por URSOBHZ Seg Fev 01, 2010 9:41 pm

cara. se tem uma coisa que mata qualquer falante chama-se "onda quadrada", e isso ocorre quando o amp começa a "clipar", normalmente quando usado perto de sua capacidade máxima. E isso pode fazer com que um amp de 30watts detone com uma caixa de 300.

é muito difícil um amp de boa qualidade, mesmo com capacidade acima da das caixas trazer algum malefício
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por allexcosta Seg Fev 01, 2010 9:52 pm

URSOBHZ escreveu:cara. se tem uma coisa que mata qualquer falante chama-se "onda quadrada", e isso ocorre quando o amp começa a "clipar", normalmente quando usado perto de sua capacidade máxima. E isso pode fazer com que um amp de 30watts detone com uma caixa de 300.

é muito difícil um amp de boa qualidade, mesmo com capacidade acima da das caixas trazer algum malefício

Cara, o que queima falante e receber mais energia do que ele aguenta.
Um amp de 50W quando clipado vai gerar no maximo algo em torno 300W, se voce estiver usando uma caixa que suporta 500W nao acontece nada.
Ja um amp de 300W gera 1500W ou mais quando clipado, o que pode danificar uma caixa de 500W.
Em geral, quando voce trabalha com 2x ou mais, e bom entender como funciona um limiter.
Ver um PA profissional trabalhando com os amps mandando 4x a potencia das caixas e relativamente comum, mas pode ter certeza de que o limite foi bem calculado...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por Rafael_Esp Qua Fev 03, 2010 7:03 pm

Obrigado pelas respostas pessoal, entao pelo que eu entendi nao tem probema que a caixa seja com menos potencia que o ampli, so tomando cuidado claro... E isso mesmo?

____________________________
Abraços,
Rafael

Clube Cort - #006

"Sem música para decorar, tempo é só a monotonia de prazos de entregas e contas à pagar." - Frank Zappa
Rafael_Esp
Rafael_Esp
Membro

Mensagens : 160
Localização : São Carlos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty potências de Amplificador x caixa

Mensagem por LucioPhP Sex Jun 02, 2017 3:59 pm

1.Acho que ninguém vai definitivamente responder essa pergunta.
2.Pesquisei sobre o assunto e encontrei opiniões controversas de pessoas que entendem do assunto.
3.Há uma informação oficial no site da JBL que informa que o amplificador pode enviar a mesma até 2 vezes mais a potência RMS da caixa, considerando as impedâncias, é claro. Por exemplo, um amplificador tem capacidade de 200W RMS @ 8 ohms, pode ser utilizado em uma caixa de 100W RMS @ 8 ohms.
Eles alegam que a sobra de potência do amplificador em relação à caixa (chamada de "headroom") assegura que os falantes emitam um som limpo e livre de distorções.
4.Na prática, se o amplificador está clipando, significa que o som está distorcendo e seu amplificador e caixa podem queimar.
Mas o que vemos no mercado é exatamente o contrário! Eu mesmo comprei ano passado, por sugestão do vendedor, uma caixa mais potente do que o amplificador. Agora penso em trocar os falantes para reduzir a potência da caixa.
Esse é um assunto polêmico... só vou fazer a troca dos falantes pois já toquei com uma caixa menos potente e achei que o som ficou com qualidade bem melhor.
Abraço.

LucioPhP
Membro

Mensagens : 1
Localização : Rio das Ostras / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por allexcosta Sex Jun 02, 2017 4:02 pm

LucioPhP escreveu:1.Acho que ninguém vai definitivamente responder essa pergunta.

Qual pergunta? Li sua mensagem toda e não achei um ponto de interrogação.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por monteirofn Seg Jun 05, 2017 10:39 pm

allexcosta escreveu:
LucioPhP escreveu:1.Acho que ninguém vai definitivamente responder essa pergunta.

Qual pergunta? Li sua mensagem toda e não achei um ponto de interrogação.

2
monteirofn
monteirofn
Membro

Mensagens : 233
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por rodrigo.ildefonso Sex Nov 24, 2017 2:12 pm

Alguém poderia ter uma resposta conclusiva sobre o assunto? Por exemplo, se compro um cabeçote com 260w de potência e tenho que tocar em um grande palco, com caixas grandes, até que ponto esse cabeçote influenciaria negativamente no som ou no retorno?
Grato.
rodrigo.ildefonso
rodrigo.ildefonso
Membro

Mensagens : 8
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por arturbmallmann Sex Nov 24, 2017 2:21 pm

Influenciará negativamente na hora que começar a clipar Razz. Sobre a relação caixa e amp o que primeiramente deve ser observado é a impedância. Em relação a potência se o amp é mais forte ou mais fraco que a caixa em volumes intermediários isto não causara problemas em qualquer hipótese.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por allexcosta Sex Nov 24, 2017 2:26 pm

rodrigo.ildefonso escreveu:Alguém poderia ter uma resposta conclusiva sobre o assunto?

Que assunto? Qual a conclusão que você busca?

rodrigo.ildefonso escreveu:Por exemplo, se compro um cabeçote com 260w de potência e tenho que tocar em um grande palco, com caixas grandes, até que ponto esse cabeçote influenciaria negativamente no som ou no retorno?Grato.

O som começa a perder qualidade quando você exige algo que o sistema não pode oferecer. Isso, obviamente, depende de inúmeros fatores.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por SILVIAO Sex Nov 24, 2017 7:30 pm

LucioPhP sobre sua duvida,é mais comum que voce imagia.Acredito que herdamos este modelo dos primeiros amplificadores,os valvulados.Amplificadores valvulados,não geram ondas quadradas ao serem usados em altos volumes,ao contrário são usados justamente assim ,principalmente por guitarristas,o famoso drive valvulado.Por ser normal esse abuso nos valvulados,deve ter se tornado comum fazer as caixas mais potentes.
Em amplificadores transistorizados o ideal é usar o ampli com 1,5 a 2 vezes a potencia das caixas, afim de se obter o melhor rendimento sem distorções indesejadas.Os PAzeiros tem até uma expressão popular para isso que meesqueci agora.
Na realidade amplificadores de baixo e de guitarra estão um pouco defasados em relação a projetos de caixas,proteção eletronica dos amplis de potencia,alinhamento entre outras coisas.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por SILVIAO Sex Nov 24, 2017 7:36 pm

Rodrigo sua pergunta esta vaga;260 watts em uma boa 8x10 pode resolver muita coisa e 1000 watts em uma caixa ruim pode não resolver nada dependendo da gig.
Descreva sua situação com detalhes que com certeza te ajudaremos.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Gravidade gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por Rico Sex Nov 24, 2017 10:48 pm

Eu não li tudo, mas concordo com 90% do que lí que foi postado.

A exceção são os valvulados,  que muita gente (eu) deseja clipar.

Esse jogo da minha foto possui 400 watts em 8x6550 limpos. Quando eu saturo, sem usar o pré, o cara vai pro espaço de tão alto. Ja usei (em termos de amp de baixo, exclusivamente) os GK's 700 e 1001, e meu Marshall ainda fala mais alto.

O problema??? Essa caixa dele tem 400 watts. Eu deveria ter duas  pra não danificar os falantes, porque vai muita potência pra eles.

Certa vez eu sem passar som, engoli toda a banda, incluindo um famosíssimo Marshall Plexi 100 watts no talo, com os também famosos 4x12 greenback Celestion. Deu nem pro cheiro. Me tiraram do PA e eu ainda sacudia a arquibancada que era distante do palco.

Sei que a relação não é exata, mas eu tava usando 5 de ganho e 5 de master. Tinha um pouco de saturação de pré, sim.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por rodrigo.ildefonso Sáb Nov 25, 2017 11:59 am

Perdoem-me a ignorância mas vou tentar explicar através de exemplos. Supondo que meu cabeçote pessoal seja um eden wtx 264 260w 4ohms e que eu o leve para os mais diversos shows. Em que situação é seguro utilizá-lo sem risco de dano? Poderia usá-lo em palcos médios com caixas de até 350w? E em caso de grandes shows em torres de por exemplo 800 ou 1000w? Pergunto isso pois um amigo que aluga som afirmou de forma vaga que o cabeçote necessariamente tem que possuir potência igual ou acima das caixas. O fato é que acho interessante ter seu próprio cabeçote para identificação do seu som mas não tenho conhecimento para saber utilizá-lo em situações diversas.
Obrigado a todos.
rodrigo.ildefonso
rodrigo.ildefonso
Membro

Mensagens : 8
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 25, 2017 12:31 pm

rodrigo.ildefonso escreveu:Perdoem-me a ignorância mas vou tentar explicar através de exemplos. Supondo que meu cabeçote pessoal seja um eden wtx 264 260w 4ohms e que eu o leve para os mais diversos shows. Em que situação é seguro utilizá-lo sem risco de dano? Poderia usá-lo em palcos médios com caixas de até 350w? E em caso de grandes shows em torres de por exemplo 800 ou 1000w?

Sim pra todos os casos.

rodrigo.ildefonso escreveu:Pergunto isso pois um amigo que aluga som afirmou de forma vaga que o cabeçote necessariamente tem que possuir potência igual ou acima das caixas.

Besteira. O velho mito do underpowering. Se isso danificasse o sistema, usar o amp no volume 1 traria danos, e não traz.

O que não pode é clipar, pois aí você gera bem mais energia que o normal e pode fritar alguma coisa. O problema é quando nego leva um sistema de 200W pra uma aplicação que exige 2000 e quer se ouvir bem. Aí ele vai exigir demais e terminar danificando algo. GK400RB com caixa 8x10 é uma combinação bem comum e não dá problema.

Caixas não "puxam" energia, como algumas pessoas pensam. Elas simplesmente suportam a energia mandada pelo amp. Um amp de 500W, por exemplo, fica mandando durante o show uns 180 a 200W de maneira contínua, com alguns picos próximos de 300 ou algo assim. Pode colocar um amp desses numa caixa que suporta até 2000W sem problema algum. Ela suporta ATÉ 2000W, ou seja, suporta 100, 200, 300 também.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por joabi Sáb Nov 25, 2017 3:53 pm

rodrigo.ildefonso escreveu:...o cabeçote necessariamente tem que possuir potência igual ou acima das caixas.

Eu prefiro pensar da seguinte forma: você precisa de um sistema (amp+caixa) que dêem conta de produzir o volume que você precisa, sem saturação e com boa folga. Nem sempre é fácil determinar isso, mas é fundamental para não sair por aí queimando equipamentos.

Eu gosto de amplificadores potentes, pois assim você nunca passa aperto, e em situações normais ele trabalha sem abuso. Depois disso você escolhe a caixa adequada para o amp, mas em qualquer sistema é importante saber como funciona a estrutura de ganho e saber reconhecer sinais de stress.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Ligar um TH350 em um stage dragon 4 ohms 140 w

Mensagem por ArthurDMBass Hoje à(s) 2:49 pm

Tenho um staner Bx 200 140 w com saída para cabeçote a impedância de 4 ohms. Se ligar um cabeçote aguilar TH350 de 350 w posso ter algum prejuízo?
Há possíveis cuidados nos ajustes de controle que deve-se ter pra usar?
ArthurDMBass
ArthurDMBass
Membro

Mensagens : 6
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por allexcosta Hoje à(s) 3:00 pm

ArthurDMBass escreveu:Tenho um staner Bx 200 140 w com saída para cabeçote a impedância de 4 ohms. Se ligar um cabeçote aguilar TH350 de 350 w posso ter algum prejuízo?
Há possíveis cuidados nos ajustes de controle que deve-se ter pra usar?

Saída pra cabeçote? É um line out? Se sim, você pode fazer o que quiser com esse sinal que não vai afetar a impedância de coisa alguma. Saída pra cabeçote com impedância não existe.

Agora, se for saída pra outra caixa passiva, precisa consultar o manual pra ver se desliga o falante interno, impedância mínima do amp, que deve ser 4ohm. Ou esperar alguém aqui que saiba ou lembre de como funciona isso.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas Empty Re: Relacao entre a potencia do cabecote e das caixas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos