Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida em relação a cabeçote + caixa

+2
joabi
Leo Caobelli
6 participantes

Ir para baixo

Dúvida em relação a cabeçote + caixa Empty Dúvida em relação a cabeçote + caixa

Mensagem por Leo Caobelli Ter Abr 03, 2018 1:03 pm

Oi gente, tudo bom?
Fiquei muito tempo sem tocar e aos poucos estou voltando aos grooves.
Comprei um Cheruti modelo Arthur Maia, feito pelo próprio Alex em 2002.
Um primor de instrumento, dois MM Seymour Duncan, circuito feito pelo próprio Cheruti (já li os tópicos polêmicos aqui no fórum).
A questão é a seguinte: tinha um cabeçote Palmer PB-210 aqui com uma caixa handmade com 2 falantes de 15 polegadas e, óbvio, ela dá drive quando se abre muito o grave, especialmente com volumes maiores que 1/4, 2/4 do conjunto.
Comecei a pesquisar algumas opções de usados aqui no sul e cheguei em um cabeçote GK 400RB (dos antigos) + uma caixa de 4x10 montada pelo Dahm (4 falantes de 10 polegadas (150wrms cada totalizando os 600wrms em 4 ohms falantes selenium, Os 2 falantes de cima são em câmaras separadas, como se fossem 2 caixas 2x10. Caixa baseada nos modelos da Ampeg, mesmas dimensões, cone de papelão).
O valor está dentro da verba que tenho, mas não sei se essa config segura bem o coice que é esse baixo.
Os amigos mais experientes podem me ajudar com essa dúvida?
Claro que levarei o bass pra testar cabeçote e caixa (embora seja uma coisa de um dono, outro de outra) e, caso fique com eles, me comprometo a gravar e mandar o resultado aqui para os amigos.
Leo Caobelli
Leo Caobelli
Membro

Mensagens : 6
Localização : porto alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a cabeçote + caixa Empty Re: Dúvida em relação a cabeçote + caixa

Mensagem por joabi Ter Abr 03, 2018 5:57 pm


Um amp deste porte sempre dá conta do baixo, basta ajustar o gain stage corretamente.

A questão é se este sistema vai dar conta das situações de palco que você enfrenta. O 400RB pode ser fraco para algumas situações, e caixa construída é sempre uma incógnita. O lance da caixa ser 4Ω não te permite ligar outra caixa junto, então é um fator limitante que você deve levar em conta.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a cabeçote + caixa Empty Re: Dúvida em relação a cabeçote + caixa

Mensagem por allexcosta Ter Abr 03, 2018 6:08 pm

Amps não seguram baixos. Se um baixo tem saída tão alta cujo ganho de entrada de um amp não pegue regulagem, é problema do baixo, não do amp.

O 400RB não precisa provar mais nada. Essa caixa aí eu não conheço.

O lance de ser cópia da Ampeg só funciona se usar os mesmos falantes que a Ampeg usa, senão ser cópia é um atributo ruim. Caixas precisam ser construídas pra necessidade dos falantes que nela serão utilizados, não pra copiar um fabricante famoso. E as 4x10 da Ampeg não são exatamente umas maravilhas.

Enfim, não dá pra ajudar muito.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54496
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a cabeçote + caixa Empty Re: Dúvida em relação a cabeçote + caixa

Mensagem por Leo Caobelli Qua Abr 04, 2018 7:35 pm

Valeu gente.
Fiz a compra e o set ficou redondo para o que quero.
Como o Allex colocou, o 400RB realmente não tem nada a provar.
Queria esse cabeçote desde a adolescência, lá pelo meio dos 90. Demorou mas veio. O som característico dele, a definição dos graves, o brilho dos médios, tudo isso veio muito bem na caixa montada pelo Dahm. Acho que o fato de ter a Ampeg como parâmetro de construção deve ser por gosto deles (é um pessoal mais do Metal, do Trash, ele fez uma caixa igual para o Steve Digiorgio, um baixista de metal que eu não conhecia antes e que, por coincidência era uma referência tanto pro cara que me vendeu a caixa, quanto para quem me vendeu o Cheruti). Como ele usou falantes da sellenium semelhantes aos especificados na Ampeg, usou o mesmo modelo de construção.
Nunca toquei na Ampeg, então não sei como são as 4x10 deles, mas essa ficou na medida para usar com o 400RB. Uma caixa 4Ω que já me dá os 200watts nela. Entendo a limitação de não poder colocar outra caixa, por exemplo, uma ou duas de 15, mas para o que tenho feito (ensaios e trilhas de filme para projeção e trilha ao vivo) me resolve que é uma beleza.

Quanto ao set anterior, talvez tenha me expressado mal, mas não quis dizer que segurava o baixo, mas não dava conta dos graves sem gerar drive. Esse set segurou e deu uma profundidade no médios que não tinha antes, então era uma necessidade de Set mesmo, de ter um equipamento mais bem construído e de qualidade.

Acabei juntando uma série de bons negócios nesse set:
Cheruti Custom Bass Arthur Maia 5 cordas: R$ 1800,00 (só em captador e tarrachas já se chega nesse valor)
GK 400RB: R$ 900,00
Dahm 4x10: R$ 900,00
R$3.600,00 que resolveram minha vida por um bom tempo.
Leo Caobelli
Leo Caobelli
Membro

Mensagens : 6
Localização : porto alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a cabeçote + caixa Empty Re: Dúvida em relação a cabeçote + caixa

Mensagem por allexcosta Qua Abr 04, 2018 8:07 pm

Leo Caobelli escreveu:Nunca toquei na Ampeg, então não sei como são as 4x10 deles, mas essa ficou na medida para usar com o 400RB.

Eu toquei várias vezes nas Ampeg. Essa caixa sua deve soar melhor.

Leo Caobelli escreveu:R$3.600,00 que resolveram minha vida por um bom tempo.

Isso que importa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54496
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a cabeçote + caixa Empty Re: Dúvida em relação a cabeçote + caixa

Mensagem por joabi Qua Abr 04, 2018 9:44 pm


O preço desse GK foi de pai para filho, hein! Qual a geração dele, sabe dizer? Que bom que deu tudo certo.

Comentei a respeito dos 4Ω da caixa porque muita gente não percebe isso, faz planos de comprar outra caixa, e só descobre esse "detalhe" depois de fechar o negócio. Se a caixa responde bem e você não tem planos de expandir seu set, trabalhar em 4Ω é tranquilo.

Parabéns pela compra! Conta mais sobre como é esse trabalho de tocar em projeção de filme aí!
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a cabeçote + caixa Empty Re: Dúvida em relação a cabeçote + caixa

Mensagem por Leo Caobelli Qua Abr 04, 2018 9:49 pm

joabi escreveu:
O preço desse GK foi de pai para filho, hein! Qual a geração dele, sabe dizer? Que bom que deu tudo certo.

Foi totalmente! Achei no OLX e não botei fé. Levei até o baixo pra testar e ter certeza de que estava tudo bem com o GK.
As trilhas ao vivo tenho feito em projetos de cinema ao vivo (ou live cinema). Um videomaker vai disparando uma sequência de cenas com uma controladora midi como as MPD da Akai (e trabalhando a opacidade das cenas para fazer passagens e criar climas visuais) e vou entrando com a construção de frases, acordes e melodias que criem uma paisagem sonora. Vou ver se registro a próxima dessas gigs pra mostras (é mais fácil do que explicar).

Abraço!
Leo Caobelli
Leo Caobelli
Membro

Mensagens : 6
Localização : porto alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a cabeçote + caixa Empty Re: Dúvida em relação a cabeçote + caixa

Mensagem por joabi Qua Abr 04, 2018 10:13 pm


Grande! Ernesto Nazareth dos tempos modernos! rsrs

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a cabeçote + caixa Empty Re: Dúvida em relação a cabeçote + caixa

Mensagem por heenrique_bass Sex Abr 06, 2018 11:01 am

cara, tu pagou muito barato por tudo, passa um pouco desse mel ai pra gente achar bons negócios como você achou Very Happy Very Happy
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a cabeçote + caixa Empty Re: Dúvida em relação a cabeçote + caixa

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Abr 06, 2018 11:34 am

Realmente, um achado esse preço do GK.
Quem bom que está feliz com set!
Parabens!
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5324
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a cabeçote + caixa Empty Re: Dúvida em relação a cabeçote + caixa

Mensagem por Leo Caobelli Sex Abr 06, 2018 12:13 pm

heenrique_bass escreveu:cara, tu pagou muito barato por tudo, passa um pouco desse mel ai pra gente achar bons negócios como você achou Very Happy Very Happy

Fiquei rato de OLX e páginas de usados no facebook.
Dá pra checar sempre a procedência, ver que é alguém idôneo, que tem o equipamento há algum tempo, porque aparece muita "barbada" e "torrando" que é produto de roubo.
Mas tem aparecido muita coisa quente de gente se desfazendo pra fechar o orçamento do mês. Meio triste, mas proporciona esses achados.
Agora tenho que me aquietar, porque senão eu que vou ter que vender equipo pra pagar as contas Very Happy
Leo Caobelli
Leo Caobelli
Membro

Mensagens : 6
Localização : porto alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a cabeçote + caixa Empty Re: Dúvida em relação a cabeçote + caixa

Mensagem por Claudio Mengarda Sex Abr 06, 2018 12:46 pm

E eu achando barato o 1300 no meu Ha2500 haha

Parabéns!
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a cabeçote + caixa Empty Re: Dúvida em relação a cabeçote + caixa

Mensagem por Leo Caobelli Sex Abr 06, 2018 12:49 pm

Claudio Mengarda escreveu:E eu achando barato o 1300 no meu Ha2500 haha

Parabéns!
Mas foi! HA2500 eu não achei por menos de 1800.
Esse GK que foi um achado mesmo.
Leo Caobelli
Leo Caobelli
Membro

Mensagens : 6
Localização : porto alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a cabeçote + caixa Empty Re: Dúvida em relação a cabeçote + caixa

Mensagem por joabi Sex Abr 06, 2018 9:22 pm


Época de crise é isso... gente vende o almoço para comprar a janta.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em relação a cabeçote + caixa Empty Re: Dúvida em relação a cabeçote + caixa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos