Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

+12
Igor Canavarro
Fernando Zadá
Zubrycky
JAZZigo
Edão
Nando Vasques
patriciofernandes
RBORCARI
Christian
vinibassplayer
allexcosta
Jonathan O.
16 participantes

Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Jonathan O. Dom Jan 12, 2020 8:15 pm

Boa noite !, é meu primeiro post aqui e espero que vocês possam me ajudar um pouco Wink
Estou prestes a comprar um Samick koreano 6 cordas, o custom valley arts guitar, e será meu primeiro baixo.
Optei por ele porque aqui na minha região, um baixo zero de 4 cordas está saindo mais caro que ele, e os usados estão quase o mesmo preço. Sei que vou ter um pouco de desconforto até acostumar com o braço, mas por outro lado, sei que aprender a tocar em um de 6 cordas vai ser ótimo, pois futuramente vou ter experiência o bastante pra adquirir e tocar qualquer baixo com menos cordas. Mas gostaria da opinião de vocês que já tocam, estou fazendo besteira de comprar e estudar em um Samick 6 cordas??. Aparentemente o instrumento é muito bem cuidado, e vou mandar regular assim que eu chegar com ele aqui, mas o que vocês acham, é um bom baixo pelo preço de 800 reais ?

Jonathan O.
Membro

Mensagens : 1
Localização : Caratinga - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Convidado Dom Jan 12, 2020 9:01 pm

^
Saudações meu caro. Bem vindo ao Fórum.

Não existe uma regra em relação a isso. Comece com o instrumento que tiver a disposição. A dinâmica de um seis cordas é diferente em relação a um quatro cordas, mas tudo é uma questão de adaptação. Tenho ambos e gosto de ambos igualmente.

Não tenho propriedade pra falar sobre os Samicks, mas logo mais o pessoal te responde. Boa sorte e um abraço.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por allexcosta Dom Jan 12, 2020 9:12 pm

Jonathan O. escreveu:Optei por ele porque aqui na minha região, um baixo zero de 4 cordas está saindo mais caro que ele

Isso não é motivo pra se comprar um baixo.

Jonathan O. escreveu:Sei que vou ter um pouco de desconforto até acostumar com o braço, mas por outro lado, sei que aprender a tocar em um de 6 cordas vai ser ótimo, pois futuramente vou ter experiência o bastante pra adquirir e tocar qualquer baixo com menos cordas.

Não sei exatamente o que te leva a pensar assim, mas não é isso não.

Jonathan O. escreveu:Mas gostaria da opinião de vocês que já tocam, estou fazendo besteira de comprar e estudar em um Samick 6 cordas??

Sou um daqueles que não acha nada demais começar com 5 ou 6 cordas, só achei estranho o motivo "mais barato". Se sua mente musical busca sons e frases de um 6 cordas, compre mesmo e seja feliz. Mas só pelo preço não sei... Eu mesmo não gosto de 6 cordas e não sinto necessidade de notas mais agudas que um 4 ou 5 cordas pode proporcionar.

Pra quem tá meio perdidão (e é normal estar pra um iniciante), muitas vezes 4 cordas é mais conveniente pra molhar os pés.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por vinibassplayer Dom Jan 12, 2020 11:45 pm

bem vindo ao forum!
essa sua duvida é muito, se nao, a mais comum aki no forum, essa pergunta "ajuda pra comprar baixo" sempre surge por aki.. entao;
se vc é um iniciante, seu primeiro baixo, é importante vc ter em mente que tipo de som vc pretende tocar ou aprender, quais seriam suas referencias e a partir daí decidir os parametros tipo, numero de cordas, tipo da captação...
para todo iniciante, normalmente falamos mto em um baixo passivo de 4cordas; é o mais básico que tem e acha facil uma variedade enorme de modelos e preços.

só tenha em mente que qualquer baixo que vc comprar, sendo usado ou novo, vai precisar de cordas novas e uma regulagem basica feita por um profissional. se o baixo nao estiver bem regulado vc nao vai extrair o que ele pode oferecer e pode se frustrar no seu aprendizado.

em relação ao modelo, nessa faixa de 800,0 q vc falou vc pode ir nos tagima woodstock, nos eagle, PHX, sao baixos bons de entrada, que vao durar por um bom tempo até vc ter ouvido e gostos formados para escolher um que se adeque ao teu gosto. procure pelos modelos jazzbass que é sempre tiro certo na versatilidade e tocabilidade se bem regulado.

espero ter ajudado!
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Christian Seg Jan 13, 2020 6:13 am

Este modelo não é grande coisa, minha humilde opinião: baixo de 6 cordas é como o Allex falou escolher porque é aquilo que você busca mas deve ser um bom baixo pois o conforto e tocabilidade tem de estar muito acima de um 4 cordas ainda mais pra um iniciante, coloca na balança o custo das cordas que 6 cordas esta caro aqui no Brasil. E comprar baixo zero não é extremamente necessário ´de repente com o teu valor tu compra um condor bx12, um amplificador pra estudo e cordas novas e regula o que será bem melhor que ter um trambolho de 6 cordas. Coloca aí os sons que tu curte e a necessidade de se colocar um B e um C

Lembro de um colega de adolescência falando: Vou estudar violão clássico porque quando eu for pra guitarra vou destruir, eu sempre falava cara são mundos distintos uma coisa ou outra pode ajudar mas achar que vai ter vantagem não mesmo.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3776
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por RBORCARI Seg Jan 13, 2020 10:09 am

Bem Vindo ao Forum Jonathan...

Pelo valor que voce apontou , acredito que esse seja um investimento melhor:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1197997425-baixo-tagima-tw-73-woodstock-jazz-bass-branco-tw73-tw-73-nfe-_JM?searchVariation=34321819582&quantity=1&variation=34321819582#position=7&type=item&tracking_id=8dc36747-486f-437f-a247-13e80faf11c0
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por patriciofernandes Seg Jan 13, 2020 1:49 pm

Estar acostumado a um instrumento com mais cordas não implica dizer que você estará apto a tocar nos que têm menos. Aprendi num baixo de 5, e tive alguma dificuldade nos 4 cordas até me acostumar com eles (e ainda tenho muita dificuldade nos de 6, que raramente aparecem por aqui)
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Convidado Ter Jan 14, 2020 4:12 pm

patriciofernandes escreveu:Estar acostumado a um instrumento com mais cordas não implica dizer que você estará apto a tocar nos que têm menos. Aprendi num baixo de 5, e tive alguma dificuldade nos 4 cordas até me acostumar com eles (e ainda tenho muita dificuldade nos de 6, que raramente aparecem por aqui)
Exato. Passo pelo mesmo quando pego um 4c ou um 6c.

---------------------------------------------------

Jonathan O.


Bom, sobre quantidade de cordas:

Tudo depende de qual sua visão sobre a música, de preferências musicais ,se quer ser profissional um dia ou se é apenas por hobbie e de quais estilos quer tocar.

5 cordas: pra mim o que une a praticidade com a versatilidade. Mais indicado aos iniciantes que os de 6 cordas. E até onde eu percebo, o mais usado por profissionais nos palcos.
Muitos estilos musicais pedem o "gravão" da corda B. Sobretudo na R&B, Soul, Reggae, Jazz Fusion, vários estilos brasileiros, estilos caribenhos e nos estilos mais modernos de Metal.

4 cordas: Muito usado no Funk Music e Disco Music, vários estilos de Rock, Samba "raiz"... Enfim, ele tem diversos fins, inclusive para estilos que se usa mais o 5 cordas. Porém, apesar de poder ser usado normalmente, nesses estilos que pedem a corda B, o 4c fica "devendo". Muitos baixistas dos 4c acabam migrando para o 5c.

6 cordas: aqui no Brasil é muito usado pela galera do Pagode RJ, do Pagode Baiano e até mesmo do Sertanejo e Forró Vanerão (apesar de que apenas no Pagode RJ/SP e baiano ele é mais requisitado). Muitos baixistas de Jazz também o preferem por causa das notas agudas da corda C. Soube que ele também é bem quisto por um dos estilos de Metal, mas não sei dizer muito sobre.
O aspecto negativo do 6c é que em relação a técnica, ele dá um pouco mais de trabalho para dominar. Principalmente slap. Só que vc tem uma corda aguda a mais e obviamente mais notas agudas, mais possibilidades de acordes e até de timbres de algumas notas.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Convidado Ter Jan 14, 2020 4:34 pm

Max Payne escreveu:
patriciofernandes escreveu:Estar acostumado a um instrumento com mais cordas não implica dizer que você estará apto a tocar nos que têm menos. Aprendi num baixo de 5, e tive alguma dificuldade nos 4 cordas até me acostumar com eles (e ainda tenho muita dificuldade nos de 6, que raramente aparecem por aqui)
Exato. Passo pelo mesmo quando pego um 4c ou um 6c.
Bacana trocar experiências forísticas.

Tenho atualmente 4 e 6 cordas no set e já possuí baixos de 5. No meu caso o baixo 4 cordas me deixa bem mais "bicho solto".

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Convidado Ter Jan 14, 2020 4:59 pm

^ O 4 cordas que eu teria definitivamente seria o Rickenbacker! Se Deus permitir, um dia pego um (nem que seja um da Gianinni hahaha) hail

O 5 cordas me completa muito. Me sinto muito à vontade mesmo tocando. E tem aquela coisa da corda B que supre todos os estilos. Talvez eu até descobrisse algum dia que o 4c me proporciona mais liberdade se eu praticasse em um, mas até o momento to de boa kk...

Eu penso em ter um 6c (sem me desfazer do de 5), mas um 6c "tenor", com a sexta corda afinada em E. Pra fazer umas brincadeiras aqui com as notas agudas em gravações hehe

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por allexcosta Ter Jan 14, 2020 5:13 pm

Max Payne escreveu:^ O 4 cordas que eu teria definitivamente seria o Rickenbacker! Se Deus permitir, um dia pego um (nem que seja um da Gianinni hahaha)

Se ele for da Giannini não pode ser um Rickenbacker, por definição...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Convidado Ter Jan 14, 2020 5:29 pm

^É... Mas cê entendeu rsrs...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por patriciofernandes Ter Jan 14, 2020 6:30 pm

Eu fico curioso com essa frase que ouço muito de que "determinado estilo pede uma corda B". Afinal... são só 5 notas mais graves... sei lá... parece estranho pensar que essas 5 notas possam fazer toda essa diferença.
Minha preferência pela corda B não é pelo grave, mas sim, pela facilidade de poder usar ela pra aumentar a extensão do uso do instrumento. Fazer arpegio, escala, arranjo, e acompanhamento no geral, fica mais fácil pra mim com ela. É um recurso... meu professor dizia que gostava do 6 cordas por esse mesmo motivo, mas eu já acho 6 cordas mais chato... exagerado... 5 cordas já nao é aquela maravilha de limpar o som quando você tá começando. 6 cordas então, até hoje meu som não sai limpo com elas...
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por allexcosta Ter Jan 14, 2020 6:52 pm

patriciofernandes escreveu:Eu fico curioso com essa frase que ouço muito de que "determinado estilo pede uma corda B". Afinal... são só 5 notas mais graves... sei lá... parece estranho pensar que essas 5 notas possam fazer toda essa diferença.

A diferença é justamente a existência dessas notas.

Muitos estilos utilizam exatamente essas notas em situações de dramaticidade ou de fraseado em uma oitava abaixo que a existência dessa corda proporciona.

Escute música gospel americana e me diga se a vibe das linhas de baixo seria a mesma num 4 cordas.

Ou, numa analogia apropriada, escute um bom samba de escola de samba e me diga se seria a mesma coisa com um violão de 6 cordas.

Aliás, escute aí (de preferência com fone) e monte sua opinião:





allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Nando Vasques Qui Jan 16, 2020 8:55 am

Jóvi gafanhoto,primeiro aprender andar,depois aprender correr...
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por patriciofernandes Qui Jan 16, 2020 9:36 am

Nando Vasques escreveu:Jóvi gafanhoto,primeiro aprender andar,depois aprender correr...

+1

aliás... cadê o cara? sumiu 😂
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por allexcosta Qui Jan 16, 2020 10:05 am

Sobre começar com 6 cordas, o deus mor do baixo elétrico e nosso ídolo maior, o venerável Anthony Jackson, defende a idéia de que o "bass guitar" ou "guitarra baixo" é da mesma família da guitarra elétrica (não do double bass) e deveria assim, ter 6 cordas.

Foi essa a idéia que o motivou a criar o baixo elétrico de 6 cordas.

É um assunto controverso. Eu não vejo mal algum em começar a tocar com mais de 4 cordas, tampouco obrigação nenhuma do nosso instrumento ter 4 cordas.

Lembrando que existem baixos de orquestra com 5 cordas desde o século XIX, o que leva abaixo qualquer possível argumento de tradição, puritanismo ou algo assim.

E se formos para o mérito do mais comum ou mais usado, baixos de 5 cordas estão mais presentes em estúdios e palcos do mundo que qualquer outro tipo de baixo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Christian Qui Jan 16, 2020 11:02 am

Sobre a 5ª corda eu vi diferença agora quando estou estudando linhas de samba, uns samba funk do Djavan vi o quanto a dinâmica do grave e do agudo tem importância no sotaque destes ritmos
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3776
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Convidado Qui Jan 16, 2020 11:15 am

Pra mim baixo é baixo... 4, 5 ou 6 cordas são apenas condições diferentes que o instrumento lhe apresenta.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Edão Qui Jan 16, 2020 11:35 am

Jonathan O. escreveu:Mas gostaria da opinião de vocês que já tocam, estou fazendo besteira de comprar e estudar em um Samick 6 cordas??.

Na minha opinião, não. Compra o baita e estuda. Dará tudo certo! Mas agora, que aprender e tocar num baixo de 4 cordas é mais simples, ah! isso é!

Se você tiver um professor legal que te ensine a usar esse instrumento de 6 cordas ou for um autodidata aplicado, também, essa diferença de cordas pouco importará.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1966
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por vinibassplayer Qui Jan 16, 2020 12:19 pm

ah galera, uma semana de topico e o kra nem lembra q o forum existe kkkkkk sabe-se la se ta vendo as respostas
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Convidado Qui Jan 16, 2020 3:15 pm

Edão escreveu:Na minha opinião, não. Compra o baita e estuda. Dará tudo certo! Mas agora, que aprender e tocar num baixo de 4 cordas é mais simples, ah! isso é!

Isso é muito relativo. Se ele sentir falta de um 5 cordas, mais pra frente vai ter um problema pra se adaptar, algo chato pra caramba, e o contrário (um cara que toca 5 cordas sentir falta de um 4c) não ocorre, porque é algo ilógico. O de 5 supre.

Sem dúvidas o de 5 é a escolha mais sensata entre os 3.

É o mais versátil, é o mais usado, enfim.

Não tem porque um iniciante começar com um 4c. Pra mim é só um obstáculo pra depois o cara ter o trabalho de ir pro de 5 kkkkk




Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por vinibassplayer Qui Jan 16, 2020 3:22 pm

Max Payne escreveu:
Edão escreveu:Na minha opinião, não. Compra o baita e estuda. Dará tudo certo! Mas agora, que aprender e tocar num baixo de 4 cordas é mais simples, ah! isso é!

Isso é muito relativo. Se ele sentir falta de um 5 cordas, mais pra frente vai ter um problema pra se adaptar, algo chato pra caramba, e o contrário (um cara que toca 5 cordas sentir falta de um 4c) não ocorre, porque é algo ilógico. O de 5 supre.

Sem dúvidas o de 5 é a escolha mais sensata entre os 3.

É o mais versátil, é o mais usado, enfim.

Não tem porque um iniciante começar com um 4c. Pra mim é só um obstáculo pra depois o cara ter o trabalho de ir pro de 5 kkkkk



se o kra dominar um baixo com 4c conhecendo o braço, ele vai ter minimo de trabalho pra identificar as notas em uma ou duas cordas a mais. e adaptar a mao pra trabalhar nessas cordas vai ser o de menos. pra mim nao faz diferença se o kra entender e aprender os fundamentos. isso pra pratica.

só faz diferença qdo o kra chegar no nivel de sair so das esclas e do 1234 e começar a tirar musica, ai sim dependendo da musica ele vai saber se precisa de uma ou duas cordas a mais. mas com 4c da pra tocar a grande maioria das musicas.
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Convidado Qui Jan 16, 2020 3:32 pm

vinibassplayer escreveu:só faz diferença qdo o kra chegar no nivel de sair so das esclas e do 1234 e começar a tirar musica, ai sim dependendo da musica ele vai saber se precisa de uma ou duas cordas a mais.
Mas pra que esperar chegar até esse nível, se ele poderia ter logo escolhido um de 5, que não ia atrapalhar ele em absolutamente NADA? Cortar caminho não seria mais inteligente? rsrs..

Se for pela estética do de 4c, eu até entendo. "Ah, eu acho mais legal a estética do 4c". Respeito.

Mas dizer: "o 5c pode me atrapalhar". Aí, pra mim isso não existe Se não existe, não precisa dessa obrigatoriedade de começar num 4c. Eu acho que isso e mais puritanismo que qualquer coisa rs...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por JAZZigo Qui Jan 16, 2020 3:44 pm

Se o cara aprendesse de cara com um baixo de 18 cordas oitavadas [6 x (8ª + 8ª + tônica)], ele tocaria o resto com as mãos nas costas!  Twisted Evil

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Images?q=tbn:ANd9GcSI4AJX7ROgDn4hGMK6yRYtd5KXzf-pOxB64dFpEIofhUnUuXn5&s
Modulus 18-String Bass and Allen Woody
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Nando Vasques Qui Jan 16, 2020 5:17 pm

Acho muito mais legal o iniciante começar com um baixo simples de 4 cordas,com cordas novas,de preferência bem reguladinho,´sem mencionar o preço abusivo de um encordoamento novo,quiça (essa foi pro Bertola) um de 6 cordas,portanto na minha opinião,esse baixo barato vai sair caro,deve estar precisando de regulagens,manutenção em luthier,coisa q ninguém sabe até q chegue o orçamento.

E que eu saiba Sr. AlexGoza,o Bass God não é AJ,e sim Billy the great Sheehan hail

E quem não concorda pq tem inveja.... up
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por vinibassplayer Qui Jan 16, 2020 5:27 pm

Max Payne escreveu:
vinibassplayer escreveu:só faz diferença qdo o kra chegar no nivel de sair so das esclas e do 1234 e começar a tirar musica, ai sim dependendo da musica ele vai saber se precisa de uma ou duas cordas a mais.
Mas pra que esperar chegar até esse nível, se ele poderia ter logo escolhido um de 5, que não ia atrapalhar ele em absolutamente NADA? Cortar caminho não seria mais inteligente? rsrs..

Se for pela estética do de 4c, eu até entendo. "Ah, eu acho mais legal a estética do 4c". Respeito.

Mas dizer: "o 5c pode me atrapalhar". Aí, pra mim isso não existe Se não existe, não precisa dessa obrigatoriedade de começar num 4c. Eu acho que isso e mais puritanismo que qualquer coisa rs...

Ah sim, eu nao falei q mais cordas nao pode, eu comecei com 5 depois mudei pra 4 e nao tive nenhuma dificuldade, ele compra o q achar e aprende em qqr um do msm jeito, a dificuldade é sempre a msm, tanto faz qtas cordas tiver.
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Zubrycky Qui Jan 16, 2020 9:07 pm

Comecei no 4 cordas e, pelo frigir dos ovos, por lá permanecerei. No dia em que realmente precisar de um baixo de 5 ou 6 cordas (Algo que nunca aconteceu até hoje) compro um. Até lá...

Em tempo: Durante todos estes anos nesta indústria vital até experimentei baixos de 5 e de 6 cordas. Até gostei, mas nunca precisei realmente de um. Por outro lado, tenho uma GAS danada em baixos de 8 cordas... notme
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19008
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Fernando Zadá Sex Jan 17, 2020 11:44 am

5 cordas EADGC

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Igor Canavarro Sex Jan 17, 2020 12:50 pm

allexcosta escreveu:
Max Payne escreveu:^ O 4 cordas que eu teria definitivamente seria o Rickenbacker! Se Deus permitir, um dia pego um (nem que seja um da Gianinni hahaha)

Se ele for da Giannini não pode ser um Rickenbacker, por definição...

Muitos dizem que os instrumentos atuais da Traquillo Giannini são muito ruins. Bem aquém dos que a empresa fazia entre as décadas 1960 e 1980. Há algum fundo de verdade nisso? Porque pelo menos nos violões só dá Giannini nas mãos da maioria dos instrumentistas profissionais.
Igor Canavarro
Igor Canavarro
Membro

Mensagens : 492
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Igor Canavarro Sex Jan 17, 2020 12:52 pm

Zubrycky escreveu:Comecei no 4 cordas e, pelo frigir dos ovos, por lá permanecerei. No dia em que realmente precisar de um baixo de 5 ou 6 cordas (Algo que nunca aconteceu até hoje) compro um. Até lá...

Em tempo: Durante todos estes anos nesta indústria vital até experimentei baixos de 5 e de 6 cordas. Até gostei, mas nunca precisei realmente de um. Por outro lado, tenho uma GAS danada em baixos de 8 cordas... notme

Como eu sou da turma do pop e do rock, 4strings bass vai ser minha escolha por um bom tempo. A não ser que no decorrer da minha vida de músico-hobbysta eu troque de estilo.
Igor Canavarro
Igor Canavarro
Membro

Mensagens : 492
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jan 17, 2020 7:19 pm

Nando Vasques escreveu:Acho muito mais legal o iniciante começar com um baixo simples de 4 cordas,com cordas novas,de preferência bem reguladinho,´sem mencionar o preço abusivo de um encordoamento novo,quiça (essa foi pro Bertola) um de 6 cordas,portanto na minha opinião,esse baixo barato vai sair caro,deve estar precisando de regulagens,manutenção em luthier,coisa q ninguém sabe até q chegue o orçamento.

E que eu saiba Sr. AlexGoza,o Bass God não é AJ,e sim Billy the great Sheehan hail

E quem não concorda pq tem inveja.... up
Data venia, concordo com vossa mercê, messer Nando Vasques...
Laughing
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Jãozeiro Sex Jan 17, 2020 10:04 pm

Eu vou um pouco na contramão das opiniões...

Acho hiper válido iniciar com um 6 cordas. Aliás, só vejo vantagens.
Inclusive era o que o Nico Assumpção dizia para os iniciantes...pra começar com um 6 cordas.

Acho que de tanto fazer apologia ao 4 cordas aos iniciantes é que a turma acaba enraizando um "medo" do 6 cordas...porque desde o início associaram o 6c a algo difícil, complicado, coisa de baixista virtuoso...
Bobagem pura... não é nada disso.

A vantagem do 4 cordas (e passivo) é que se consegue achar instrumentos de entrada legais nessa configuração (novos na loja).
Mas se esse Samick estiver tudo em ordem, vai em frente!
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3071
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Jãozeiro Sex Jan 17, 2020 10:22 pm

patriciofernandes escreveu:Eu fico curioso com essa frase que ouço muito de que "determinado estilo pede uma corda B". Afinal... são só 5 notas mais graves...

Alguns séculos atrás o contrabaixo tinha 3 cordas. Não existia a Mizona.
Por que inventaram a mizona? Afinal, são só 5 notas mais graves...hehe

Sacou? É exatamente isso.

De forma análoga (e pior): pegue um teclado de 5 oitavas e tente tocar Beethoven, Chopin...
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3071
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Zubrycky Sáb Jan 18, 2020 3:25 pm

Fernando Zadá escreveu:5 cordas EADGC


ESSE SIM seria um 5 cordas muito mais útil aos meus atuais propósitos (Lembrando que o primeiro baixo de 5 cordas da história, o Fender Bass V*, tinha essa mesmíssima afinação).

*criado em 1965.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19008
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Convidado Dom Jan 19, 2020 1:19 pm

Jãozeiro escreveu:Acho hiper válido iniciar com um 6 cordas. Aliás, só vejo vantagens
Vejo duas desvantagens, uma subjetiva e outra objetiva; acho baixo de 4C mais bonito e o espaçamento entre as cordas do de 6 dificulta (um pouco) o trabalho com slap. Mas como já mencionei acima... Concordo com iniciar com qualquer um dos dois.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por allexcosta Dom Jan 19, 2020 1:36 pm

Jãozeiro escreveu:Inclusive era o que o Nico Assumpção dizia para os iniciantes...pra começar com um 6 cordas.

Verdade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Stormbringer Dom Jan 19, 2020 4:38 pm

Eu comecei com um de 5... Hoje em dia eu só toco nos de 4, raramente levo um de 5 pra passear...

E ter começado no de 5 foi bom, o abafamento de mão direita com o polegar "floating thumb" acabou ficando natural, redundantemente, naturalmente Laughing

Mas tambem o que eu toco não tem necessidade de ir "mais abaixo"...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Convidado Qui Jan 23, 2020 7:05 pm

Stormbringer escreveu:Eu comecei com um de 5... Hoje em dia eu só toco nos de 4, raramente levo um de 5 pra passear...
Stormbringer escreveu:Mas tambem o que eu toco não tem necessidade de ir "mais abaixo"...

Mas é isso.... Tudo depende da intenção e da finalidade.

Por isso que no primeiro post eu perguntei o que o brother autor do post QUER/VAI/PRECISA tocar. Se é hobbie, se é profissional, quais estilos.....

E NO MAIS, independente do estilo que ele escolha, ou se pretende ou não ser profissional, o de 5 não vai atrapalhar ele em nada...

Só que de repente o cara só ouve hard rock e punk (ou qualquer outro estilo em que o 5c não é """exigido""") e só quer tirar um som cover com amigos. Nesse caso pegando um 4c bom e barato de entrada, ele já economiza em relação a um de 4 e tem um baixo aí pra eternidade.

Mas sem saber o que ele quer tocar, ou se vai querer tirar grana com isso ou nao, fica complicado ajudar.

Enfim, via de regra, sempre recomendo o 5c. Sempre.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jan 23, 2020 7:07 pm

Eu já toquei muito baixo de 5 cordas...
Hoje só toco de 4 cordas...
Tenho meu Bertola's P-Bass 5 cordas guardadinho em casa...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por fheliojr Sex Jan 24, 2020 8:20 pm

E aí, Jonathan O., desistiu de tocar baixo?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Jãozeiro Sex Jan 24, 2020 9:16 pm

^ fheliojr, agora que reparei que o carinha perguntou e sumiu há quase duas semanas. Shocked
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3071
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas) Empty Re: Primeiro baixo (ajuda com o 6 cordas)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos