Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ajuda para comprar meu primeiro baixo

+13
Estevão Fagundes
arthur_21
Thales_Sr
Moshe Bar Elohim
Eduardo Chaves
Daniel
Pagode Alto Astral
Glauco
Gabriel Magno
marcelo andrade
Mauricio Luiz Bertola
Claudio
bruno the manager
17 participantes

Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por bruno the manager Ter Dez 01, 2009 3:44 am

Olá pessoal do fórum!
Sou iniciante no mundo das quatro cordas, embora já tenha tocado com uma banda autoral quando tinha 17 anos, e desde então me apaixonei pelo instrumento. Bom, agora resolvi comprar meu primeiro baixo, com o intuito de me dedicar a aprender mesmo, e depois de tanto pesquisar e ler os tópicos do fórum, reduzi minhas opções a estes modelos:

Cort Action
Washburn XB 120
Yamaha RBX 170
Condor BX 12A
Ibanez GSR 200.

Qual vcs indicariam, levando em consideração o melhor pra aprender técnicas variadas ,( como slap, tapping, vibrato, slide ,harmonicos) e que tenha um som que abrange a maior variedade de estilos( blues, hard rock, heavy metal, country, soul)? Todos eles estão na mesma faixa de preço, e como moro no interior, não tenho condições de testá-los pessoalmente. Agradeço as ajudas !
Razz
bruno the manager
bruno the manager
Membro

Mensagens : 617
Localização : Russas - CE

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por Claudio Ter Dez 01, 2009 6:31 am

Fala Bruno, seja bem vindo ao nosso Fórum...

Na sua busca por um instrumento, e dentro dos estilos e técnicas que você citou, eu indicaria dois baixos que não estão na sua lista:

- Fender Squier VM
- SX SJB

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Dez 01, 2009 7:38 am

Bruno,
Em 1º lugar, bem vindo ao nosso (seu) fórum.
Bem, eu faço côro com o Claudio, ademais, peço que vc preste muita atenção ao comprar o instrumento, pois é necessário que, após a compra, o mesmo seja levado a um luthier para que seja feita uma regulagem geral inicial. Isso é muito importante e evita futuros dissabôres. Em Fortaleza eu conheço o Erasmo Louzada.
Quanto a técnicas e estilos, isso não importa, qualquer instrumento é adequado, é vc quem tem que aprender.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por marcelo andrade Ter Dez 01, 2009 7:57 am

opa.. fala bruno, dentro das opções que vc citou, eu indicaria washburn ou ibanez.. são baixos de excelente custo x benefício.. tem preço acessível e são bons cara.. tenho um washburn xb-400.. dentro da faixa de preço, eu compraria seguramente outro washburn sem medo.. timbres show de bola e braço macio.. vai na fé
marcelo andrade
marcelo andrade
Membro

Mensagens : 187
Localização : Resende/RJ

http://www.myspace.com/myprogressivelife

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por Gabriel Magno Ter Dez 01, 2009 8:12 am

Eu tive um Condor BX12, mas já faz um tempo... A construção é bem boa, sem contar que ele é bem leve. Agora a captação não é das melhores.
O braço era bem macio. Smile

Mas eu iria com as sugestões do Claúdio, os Squiers e SX são ótimos baixos.

____________________________
Fender American Standard Jazz Bass '08 - Hartke LH500 + Marshall MBC 115 - Hartke Bass Attack VXL - Boss GEB-7 -]Clube Hartke®️ #032 - Clube Fender®️] #040 - Clube Roland Boss®️] #009
Gabriel Magno
Gabriel Magno
Membro

Mensagens : 66
Localização : Florianopolis, SC

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por Glauco Ter Dez 01, 2009 8:13 am

Amigo, o Sx é mesmo uma opção a se pensar!
Mas dentro da sua lista, eu conheço o rbx 170 e o Cort action, são bons baixos pela faixa de preço, e vc pode executar qquer técnica neles.
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por bruno the manager Ter Dez 01, 2009 10:12 am

pessoal, valeu pelas dicas e pelas recepção tambem! Very Happy
eu tambem considerei o SX SJB75, mas pela gravação que ouvi, senti falta de mais grave nele... além do fato de ele ser um pouco pesado, como já havia visto a galera comentar aki... na verdade, minha dúvida maior era entre o Ibanez e o Washburn, mais pela captação mesmo. O Washburn tem dois soapbar, e o Ibanez tem um booster para graves se não me engano. Não entendo muito mas parece que posso conseguir timbres mas graves com eles.
bruno the manager
bruno the manager
Membro

Mensagens : 617
Localização : Russas - CE

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por Pagode Alto Astral Ter Dez 01, 2009 10:17 am

Em qualquer baixo ajustado vc pode executar qualquer técnica.
Eu pegaria um Ibanez usado entre 1 e 1,4 k. Vai ter baixo bom para muito tempo de aprendizado.
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por Daniel Ter Dez 01, 2009 10:29 am

Já toquei nesse ibanez aí. Captação PJ. É muito confortável, a captação chia um pouco no J da ponte, mas nada demais. Uma blindagem deve resolver isso.

Realmente ele tem um boost de graves, mas isso deve ser usado com cuidado, pois pra embolar o som é um pulo.

Acho que para um baixo de 700-900 reais, e levando em conta o som que se tem, é melhor pegar um SX.

O washburn não conheço.

Acho que o ideal seria vc tocar, pq esses baixos citados têm circuito ativo, e isso engana o cidadão de bem, que chega na loja pra testar, atocha o grave no tálo e acha q aquilo é que é o som ideal para um contrabaixo, quando na verdade nem sempre é assim.

____________________________
ajuda para comprar meu primeiro baixo Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por Eduardo Chaves Ter Dez 01, 2009 11:08 am

bruno the manager escreveu:pessoal, valeu pelas dicas e pelas recepção tambem! Very Happy
eu tambem considerei o SX SJB75, mas pela gravação que ouvi, senti falta de mais grave nele... além do fato de ele ser um pouco pesado, como já havia visto a galera comentar aki... na verdade, minha dúvida maior era entre o Ibanez e o Washburn, mais pela captação mesmo. O Washburn tem dois soapbar, e o Ibanez tem um booster para graves se não me engano. Não entendo muito mas parece que posso conseguir timbres mas graves com eles.

Cara... o que o SX tem de mais interessante é o grave definido. O problema real dele é o peso mesmo. Mas tb nada demais se vc usar com um talabá mais grosso, tipo 10cm de largura.

E dentre estes escolheria o Ibanes. É um baixo q pode te acompanhar por um bom tempo.
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por Moshe Bar Elohim Ter Dez 01, 2009 11:20 am

Olá Bruno The Manager. Tudo bem com você?
Acho que você deveria começar por um jazz bass 4 cordas tipo Squier, SX. Se você tiver bala na agulha o pessoal recomenca Fender. Se não tiver vai de Squier, Sx etcétera mesmo. Agora se você quer um dos que você citou eu recomendo o que conheço, o Ibanez. É nível estudante mas custo benefício é bom pra aprender.
Tapping, Two Hands é outra história. É para quando você tiver mais adiantado e comprar um contrabaixo de 5-6 cordas.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por Daniel Ter Dez 01, 2009 11:22 am

Tapping, Two Hands é outra história. É para quando você tiver mais adiantado e comprar um contrabaixo de 5-6 cordas.

Será?


____________________________
ajuda para comprar meu primeiro baixo Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por Thales_Sr Ter Dez 01, 2009 11:26 am

Também faço coro ao SX. Certo que modelos JB não são exatamente uma bomba de graves, como os warwick, mas dá pra conseguir bastante peso sem embolar sim.

Dentre as opções que você deu no começo, tive mais ou menos essa dúvida, e no final fiquei entre:
- Cort Action Bass
- Yamaha RBX-170
- SX SJB '75

Considerações:
Todos os 3 têm uma sonoridade legal, porém, diferentes. Como o SX obviamente soa como um JB, tem uma credibilidade quase garantida.
O Cort soa bem mais moderno, várias vezes depois que toco pessoas vem me perguntar se o baixo é ativo, por causa do som mais "agressivo" e definido.
Já o Yamaha eu toquei no de amigos, e gostei do som. Pareceu bem balanceado, apesar de que não gostei tanto do som dele no slap. Porém, não tive muita chance de equalizar (não ia mexer no setup do colega).

Dentre esses três, não tenho como apontar um e falar 'esse é melhor', pois teria qualquer um dos três sem problemas (na minha busca, acabei por comprar o Cort, pois os SX tinham sumido do mercado na época, e o cara que eu tava negociando o RBX passou 2 semanas sem atender o tel).

Mesmo o Condor ou o Washburn eu não acho ruins, mas pra mim os que citei são um pouco superiores.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por Moshe Bar Elohim Ter Dez 01, 2009 11:35 am

Muito bom Danielreo!
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por bruno the manager Ter Dez 01, 2009 11:50 am

o SX parece mesmo ser uma boa opção, só tava mesmo em dúvida porque pretendo passar um bom tempo com ele (no minimo uns 3 anos +ou- ) durante essa fase de estudo, e a compra tinha que ser certeira, depois evoluiria para um equipamento melhor quando estivesse mais experiente e consciente das opções e escolhas quanto ao timbre, tipo, primeiro seria um 4 cordas passivo, depois ativo, depois 5 cordas e por aí vai...
bruno the manager
bruno the manager
Membro

Mensagens : 617
Localização : Russas - CE

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por Daniel Ter Dez 01, 2009 11:56 am

primeiro seria um 4 cordas passivo, depois ativo, depois 5 cordas e por aí vai...

Pensar assim não é correto. Se vc acha que o baixo de 6 é o melhor, seguido pelo de 5 e o de 4 cordas é o iniciante, vc está redondamente enganado.

Assim como achar que baixo ativo é melhor q passivo.

____________________________
ajuda para comprar meu primeiro baixo Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por arthur_21 Ter Dez 01, 2009 12:17 pm

eu compraria um SX (assim como comprei rsrs)
ate definir seu estilo nao acho que vale a pena comprar um baixo caro, pois se bater o arrependimento ferrou...
eu recentemente comprei um SX, muito bom o baixo e com um up fica ainda melhor.
arthur_21
arthur_21
Membro

Mensagens : 1527
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por Estevão Fagundes Ter Dez 01, 2009 2:01 pm

Sou daqueles que fazem coro ao Sx, baita som, timbre bastante peculiar, som vintage, fala muito no slap, mas acredito que a sua duvida só seria sanada com um teste bem detalhado em cada equipamento, o Cort e o Ibanes são otimos instrumentos, mas como os colegas colocaram acima ambos possuem um timbre mais moderno, honestamente prefiro um som mais moderno ao som vintage, mas isso vai de cada um...
Agora amigo, não caia na duvida de achar que instrumento de 4 cordas é pra iniciante, sinceramente eu não lhe indicaria um baixo seis cordas, ou cinco cordas pelo motivo de ter um braço mais largo, uma pegada diferente, acredito que o 4 cordas é ideal pra quem esta começando, pois qualquer tecnica se bem estudada pode ser aplicada em qualquer quantidade de cordas, 6, 5 ou 4 isso não importa, o importante é fazer soar bem independente do numero de cordas.

____________________________
"Os musicos nunca aposentam, param quando nao ha mais musica em seu interior". (Louis Armstrong)

Condor Club #016

Gospel Club #031
Estevão Fagundes
Estevão Fagundes
Membro

Mensagens : 144
Localização : Governador Valadares - Minas Gerais

http://estevaobass.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por bruno the manager Ter Dez 01, 2009 2:06 pm

danielreo escreveu:
primeiro seria um 4 cordas passivo, depois ativo, depois 5 cordas e por aí vai...

Pensar assim não é correto. Se vc acha que o baixo de 6 é o melhor, seguido pelo de 5 e o de 4 cordas é o iniciante, vc está redondamente enganado.

Assim como achar que baixo ativo é melhor q passivo.

eu acho que me expressei mal Razz
eu não acho o de 6 cordas melhor, eu sou fã mesmo é do baixo de 4 cordas, todos os meus ídolos tocam com ele... nem pelo fato de ser ativo/passivo... o que quis dizer é com relação a explorar as possibilidades que cada modelo poderia proporcionar, e isso só saberia discernir corretamente com a minha evolução ao longo do tempo, e é claro com a experimentação. Penso sim em adquirir um de 5 cordas, mas esses são planos futuros... Smile
bruno the manager
bruno the manager
Membro

Mensagens : 617
Localização : Russas - CE

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por Convidado Ter Dez 01, 2009 2:07 pm

SX!!!

Realmente o custo benefício está difícil de bater...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por bruno the manager Ter Dez 01, 2009 2:24 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:

Em Fortaleza eu conheço o Erasmo Louzada.

Você tem o contato dele?
bruno the manager
bruno the manager
Membro

Mensagens : 617
Localização : Russas - CE

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por César_RS Ter Dez 01, 2009 3:00 pm

Se quiser explorar as possibilidades de baixos passivos e ativos, compra um Cort GB 74. É só apertar o botão e aí está um baixo ativo. Puxa e ele volta a ser passivo.
César_RS
César_RS
Membro

Mensagens : 317
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por Pagode Alto Astral Ter Dez 01, 2009 5:01 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Tapping, Two Hands é outra história. É para quando você tiver mais adiantado e comprar um contrabaixo de 5-6 cordas.

é mesmo né Moshe?

Olha só que foto engraçada achei na net logo após ler essa sua ótima observação:

ajuda para comprar meu primeiro baixo Michael_manring_main_7565

Coitado desse tiozão tosqueira aí. Além de usar um baixo 'não recomendado' de quatro cordas para tapping ainda esqueceu de colocar os trastes nele. Não deve tocar um ovo!

rabbit
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Dez 01, 2009 7:04 pm

bruno the manager escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:

Em Fortaleza eu conheço o Erasmo Louzada.

Você tem o contato dele?
Cara, vou ter que procurar, pois tinha o e-mail dele mas com as várias formatações de PC (e etc), perdi.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por arthur_21 Ter Dez 01, 2009 7:13 pm

danielreo escreveu:
primeiro seria um 4 cordas passivo, depois ativo, depois 5 cordas e por aí vai...

Pensar assim não é correto. Se vc acha que o baixo de 6 é o melhor, seguido pelo de 5 e o de 4 cordas é o iniciante, vc está redondamente enganado.

Assim como achar que baixo ativo é melhor q passivo.

concordo com o Daniel.
sou fã dos 4 cordas e nao troco nem ferrando... ja toquei em um de 5 e nao gostei nem um pouco...
arthur_21
arthur_21
Membro

Mensagens : 1527
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por Teus Qua Dez 02, 2009 12:22 am

Pagode Alto Astral escreveu:
Moshe Bar Elohim escreveu:Tapping, Two Hands é outra história. É para quando você tiver mais adiantado e comprar um contrabaixo de 5-6 cordas.

é mesmo né Moshe?

Olha só que foto engraçada achei na net logo após ler essa sua ótima observação:

ajuda para comprar meu primeiro baixo Michael_manring_main_7565

Coitado desse tiozão tosqueira aí. Além de usar um baixo 'não recomendado' de quatro cordas para tapping ainda esqueceu de colocar os trastes nele. Não deve tocar um ovo!

rabbit

Michael Manring! Puts!!!!
a teoria do nosso amigo moshe caiu por terra, digo, foi totalmente aniquilada com esse simples tiozão tosqueira. Smile
Teus
Teus
Membro

Mensagens : 352
Localização : Recife

http://teteubrog.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por Teus Qua Dez 02, 2009 12:27 am

Com relação ao baixo: Vai de Sx é sem erro!!
Pra acentuar o grave do bass tu podes compensar no amp ou senão com um pedal equalizer que no meu caso uso quando toco direto na mesa, funciona tipo um booster, dá uma bela acentuada.

espero ter ajudado.
Teus
Teus
Membro

Mensagens : 352
Localização : Recife

http://teteubrog.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por Wotan Qua Dez 02, 2009 12:53 am

SX... SX,,, SX,,,

____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan
Wotan
Membro

Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por bruno the manager Qua Dez 02, 2009 1:30 am

pessoal valew mesmo pelas dicas Very Happy
achei um SX baratinho, na faixa de 500/600 reais (algumas lojas tão pedindo 700!)
pena que vou ter quer esperar até o próximo ano, pois agora esse fim de ano tá muito apertado, muitas contas e já comprometi meu orçamento...
Crying or Very sad
mas fiquei satisfeito com as considerações postadas, deu pra dar uma clareada nas dúvidas, heheehe... abçs.
bruno the manager
bruno the manager
Membro

Mensagens : 617
Localização : Russas - CE

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por André Souza Qua Dez 02, 2009 1:44 am

Como a maioria sugiro o SX SJB75, SX SJB75C. Na Foxtrot está por R$ 599,00(3x).

Aproveita o Natal e faz a loucura.

____________________________
"Que minhas palavras sejam breves e minhas ações eternas."
André Souza
André Souza
Membro

Mensagens : 2168
Localização : Salvador; Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda para comprar meu primeiro baixo Empty Re: ajuda para comprar meu primeiro baixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos