Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com o meu primeiro baixo

+10
allexcosta
Cantão
CSergio
Zubrycky
Jãozeiro
tfk
Mauricio Luiz Bertola
Breno_Barnabe
CG
z0h
14 participantes

Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por z0h Seg Set 21, 2020 4:33 pm

Boa tarde, galera.
Quero comprar um primeiro baixo para aprender a tocar. É uma coisa que quero fazer desde novo e finalmente to podendo.
A minha primeira escolha seria um Hofner Ignition, mas pesquisei bastante e acho melhor deixar mais pra frente, quando já estiver confortável com um baixo na mão.

O que eu mais tenho olhado agora são os baixos da Tagima, principalmente os modelos precision, mas queria saber qual melhor modelo, mais durável e bom para quem tá iniciando.

O som que quero fazer é mais voltado pro jazz, soul e r&b, então seria legal poder chegar num timbre mais encorpado, perto do baixo vertical.
Se um precision não for o mais indicado pra esse tipo de som, podem indicar outros modelos e principalmente marcas.

O preço ideal seria por volta de 1.600, mas dá pra forçar até uns 2.

Valeu!
z0h
z0h
Membro

Mensagens : 51
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por CG Seg Set 21, 2020 4:37 pm

Baixo de entrada é tudo mais ou menos a mesma coisa... Se marcar eles saem da mesma fábrica na china...

Com 1600 eu iria em um SX usado. E ainda sobra um troco.

Esquece essa história de hofner... É que nem ter um puma conversivel na garagem, vc só vai sair no domingão e vai precisar de outro carro pra andar no dia a dia...
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Set 21, 2020 5:14 pm

Tem uns Tagimas Woodstock acho que Tw73 e TW 66 se nao me engano, são excelentes pra começar. SX também.

Fui olhar agora o preço destes no ML e minha nossa... como aumentaram.
Estão dentro da sua faixa de preço, mas pouco tempo atrás achava por pouco mais da metade do que estão pedindo.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5325
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 21, 2020 6:10 pm

z0h escreveu:Boa tarde, galera.
Quero comprar um primeiro baixo para aprender a tocar. É uma coisa que quero fazer desde novo e finalmente to podendo.
A minha primeira escolha seria um Hofner Ignition, mas pesquisei bastante e acho melhor deixar mais pra frente, quando já estiver confortável com um baixo na mão.

O que eu mais tenho olhado agora são os baixos da Tagima, principalmente os modelos precision, mas queria saber qual melhor modelo, mais durável e bom para quem tá iniciando.

O som que quero fazer é mais voltado pro jazz, soul e r&b, então seria legal poder chegar num timbre mais encorpado, perto do baixo vertical.
Se um precision não for o mais indicado pra esse tipo de som, podem indicar outros modelos e principalmente marcas.

O preço ideal seria por volta de 1.600, mas dá pra forçar até uns 2.

Valeu!

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1129406538-contra-baixo-tagima-xb21-precision-passivo-natural-capa-cabo-_JM#position=13&type=item&tracking_id=78177409-95b8-4657-bfe6-9b6a6531fb63
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por tfk Seg Set 21, 2020 6:38 pm

z0h escreveu:Boa tarde, galera.
Quero comprar um primeiro baixo para aprender a tocar. É uma coisa que quero fazer desde novo e finalmente to podendo.
A minha primeira escolha seria um Hofner Ignition, mas pesquisei bastante e acho melhor deixar mais pra frente, quando já estiver confortável com um baixo na mão.

O que eu mais tenho olhado agora são os baixos da Tagima, principalmente os modelos precision, mas queria saber qual melhor modelo, mais durável e bom para quem tá iniciando.

O som que quero fazer é mais voltado pro jazz, soul e r&b, então seria legal poder chegar num timbre mais encorpado, perto do baixo vertical.
Se um precision não for o mais indicado pra esse tipo de som, podem indicar outros modelos e principalmente marcas.

O preço ideal seria por volta de 1.600, mas dá pra forçar até uns 2.

Valeu!

O que seria um baixo durável?

Como sugestão eu indico um baixo com dois captadores, tipo Sx Jazz Bass ou algo similar em preço da Tagima
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por Jãozeiro Seg Set 21, 2020 8:49 pm

z0h escreveu:A minha primeira escolha seria um Hofner Ignition, mas pesquisei bastante e acho melhor deixar mais pra frente, quando já estiver confortável com um baixo na mão.

Paul McCartney começou com um, nem baixista era. Até que fez uma carreira mais ou menos com esse baixo, né? Hehe...e mais de 50 anos depois ele ainda faz shows faraônicos com o velho Hofner...

Eu queria um Hofner. Pena que mesmo o Ignition é carinho, se fosse a preço dos Tagima e Sx valeria a pena e eu diria pra você comprar numa boa, hahaha.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3088
Localização : Doha - Qatar

z0h gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por Zubrycky Seg Set 21, 2020 9:05 pm

Esse Hofner Ignition me deu GAS! hyper
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por Zubrycky Seg Set 21, 2020 9:09 pm

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

z0h gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por z0h Qua Set 23, 2020 3:04 pm

Ajuda com o meu primeiro baixo Screen10

O que acham desse Frankenstein?
Um baixo com partes de outro vale a pena ou é furada??
z0h
z0h
Membro

Mensagens : 51
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por CG Qua Set 23, 2020 3:20 pm

tfk escreveu:
Como sugestão eu indico um baixo com dois captadores
Algo contra os precisions? Ri Muito
Eu penso que a quantidade de captadores não tem muito a ver não.


z0h escreveu:
O que acham desse Frankenstein?
Um baixo com partes de outro vale a pena ou é furada??

Nesse caso específico eu achei essa ponte mono rail estranha pra esse baixo, quanto aos captadores o cara trocou 6 por meia dúzia e tá vendendo isso como vantagem....
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por CSergio Qua Set 23, 2020 4:36 pm

Os preços aumentaram legal nessa pandemia por causa da alta do dólar Shocked
Com R$ 750-800 achava um Tagima, tipo os Woodstock.

Numa rápida pesquisa, o XB21 indicado por Bertola, tá por menos de 900 bozos, nessa faixa tem Phoenix também.

https://www.shoptime.com.br/produto/1694042870
https://www.casasbahia.com.br/InstrumentosMusicais/Cordas/Contrabaixo/contra-baixo-tagima-xb21-vermelho-passivo-4-cordas-capa-1500860216.html?
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4140
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por z0h Qua Set 23, 2020 11:03 pm

Ajuda com o meu primeiro baixo 12207010
Ajuda com o meu primeiro baixo 12309610

Alguém sabe dizer qual modelo de Squier é esse? Não consegui achar muita coisa sobre o serial dele, só que foi feito no Japão
z0h
z0h
Membro

Mensagens : 51
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 23, 2020 11:16 pm

Não é feito no Japão não, mas na Coréia.
Alguns desses Suiers coreanos eram de compensado, portanto, cuidado... São instrumentos que não valem o que pedem por eles.
E esse aí está todo desregulado e com as cordas colocadas erradamente...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por Cantão Qua Set 23, 2020 11:37 pm

S e E -S = Samick, 6 ou 7 dígitos. E = Young Chang, 6 ou 7 dígitos.
Squiers com prefixo S e E são do final dos anos oitenta e início dos anos noventa.
Os números de série da letra E foram usados nas guitarras da marca Fenix de Young Chang.
M - 7 dígitos. Usado no início dos anos 90, caracterizado pelo braço de bordo de alto brilho e corpo fino de madeira compensada de 40 mm.
O S no numeral quer dizer que foi feito pela Samick na Coréia.
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21802
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por allexcosta Qui Set 24, 2020 7:49 am

z0h escreveu:Não consegui achar muita coisa sobre o serial dele, só que foi feito no Japão

Cara, tá escrito "Korea" na foto que você mesmo postou... think
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por tfk Qui Set 24, 2020 4:05 pm

CG escreveu:
tfk escreveu:
Como sugestão eu indico um baixo com dois captadores
Algo contra os precisions? Ri Muito
Eu penso que a quantidade de captadores não tem muito a ver não.


z0h escreveu:
O que acham desse Frankenstein?
Um baixo com partes de outro vale a pena ou é furada??

Nesse caso específico eu achei essa ponte mono rail estranha pra esse baixo, quanto aos captadores o cara trocou 6 por meia dúzia e tá vendendo isso como vantagem....

CG, é aquela história quando se abre para opinião dos outros a gente pode se perder mais. Já ouvi muita coisa gravada com Precision que até achei legal, mas eu tive um e o som não me agradou como um Jazz Bass por exemplo. Em uma comparação simplista PB X JB eu acho que um Precision oferece menos versatilidade e como resultado final eu prefiro o JB, mas pode ser que para o criador do tópico o PB seja o caminho...enfim é apenas minha opinião.
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por Bananoise Qui Set 24, 2020 4:57 pm

z0h escreveu:O som que quero fazer é mais voltado pro jazz, soul e r&b, então seria legal poder chegar num timbre mais encorpado, perto do baixo vertical.

Não é o Pbass o mais indicado pra chegar perto do baixo vertical!? (os mais experientes me corrija caso estiver enganado) Smile
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 717
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por fheliojr Qui Set 24, 2020 5:23 pm

Acho que este não é o momento de se adquirir equipamentos musicais, salvo se se tiver muita grana.

Adie este hobby, por enquanto.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por Jãozeiro Qui Set 24, 2020 6:17 pm

^ Cara, no tópico hot deals aparece cada coisa a preço de banana...
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3088
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por Jãozeiro Qui Set 24, 2020 6:19 pm

Bananoise escreveu:
z0h escreveu:O som que quero fazer é mais voltado pro jazz, soul e r&b, então seria legal poder chegar num timbre mais encorpado, perto do baixo vertical.

Não é o Pbass o mais indicado pra chegar perto do baixo vertical!? 

Não...
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3088
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Set 24, 2020 10:35 pm

Quer começar agora e nao sabe qual instrumento pegar?
Cola aqui no Forum.
Alguem te orienta por um instrumento legal de entrada.
Esqueca quantidade de captadores, etc. Isso láaaa pra frente vc vê. O importante é seguir a orientação de baixo minimamente decente, cordas novas (que eu nem sou tão fã assim mas acho importante pro iniciante) e regulado (ou levar num profissional para isso).
Todo o resto depois você vai saber.

Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5325
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por tfk Sex Set 25, 2020 12:54 pm

Breno_Barnabe escreveu:Quer começar agora e nao sabe qual instrumento pegar?
Cola aqui no Forum.
Alguem te orienta por um instrumento legal de entrada.
Esqueca quantidade de captadores, etc. Isso láaaa pra frente vc vê. O importante é seguir a orientação de baixo minimamente decente, cordas novas (que eu nem sou tão fã assim mas acho importante pro iniciante) e regulado (ou levar num profissional para isso).
Todo o resto depois você vai saber.


Eu acho engraçado isso...não estamos "orientando" baseado nas nossas opiniões/experiências? Se a opinião dos outros é para ser esquecida e já existe uma receita certa é só criar um tópico fixo "kit iniciante, clique aqui" com link para compra do instrumento honesto e jogo de corda mais em conta e assunto encerrado. Bloqueia a criação de tópicos desse tipo, todo mundo ganha tempo e todo iniciante que ler e seguir a receita estará bem servido.
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Set 25, 2020 3:15 pm

tfk escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:Quer começar agora e nao sabe qual instrumento pegar?
Cola aqui no Forum.
Alguem te orienta por um instrumento legal de entrada.
Esqueca quantidade de captadores, etc. Isso láaaa pra frente vc vê. O importante é seguir a orientação de baixo minimamente decente, cordas novas (que eu nem sou tão fã assim mas acho importante pro iniciante) e regulado (ou levar num profissional para isso).
Todo o resto depois você vai saber.


Eu acho engraçado isso...não estamos "orientando" baseado nas nossas opiniões/experiências?
Mas eu falei isso justamente baseado na minha experiência.
Passei dias e dias pesquisando ativo vs passivo, circuito, captador, etc. Enquanto isso eu tocava num baixo que ganhei, desregulado e com cordas que vieram da loja.
Era um baixo razoável e tenho certeza que se eu soubesse que dava pra regular (olha só, eu achava que aquela altura de cordas seria assim pra sempre) teria tirado melhor proveito dele, que acabei vendendo pra pegar um baixo de 100 reais a mais e que apesar de saudoso, não tinha muita diferença em termos de construção, mas era legal de tocar, especialmente depois de regulá-lo corretamente.


Se a opinião dos outros é para ser esquecida e já existe uma receita certa, é só criar um tópico fixo "kit iniciante, clique aqui" com link para compra do instrumento honesto e jogo de corda mais em conta e assunto encerrado. Bloqueia a criação de tópicos desse tipo, todo mundo ganha tempo e todo iniciante que ler e seguir a receita estará bem servido.
Não é pra ser esquecida não, quando eu disse "esquece" foi no sentido de "nao se apegue nesse detalhe agora" e não de "jogue fora tudo que te falaram". É o tipo de palavra que vai bem numa conversa informal, mas lendo talvez dê a impressão que eu queira ser o dono da verdade ou esteja desdenhando da opinião dos outros, se você entendeu assim, por favor aceite minhas desculpas pois não foi minha intenção.

IMHO, discutir alguns detalhes e deixar uma parte que se mostrou mais importante (ao menos para mim) pode ser uma má experiencia.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5325
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por CSergio Sex Set 25, 2020 3:31 pm

Na sua cidade tem loja de instrumentos?

Mesmo que sejam mais caros que comprar pela internet + frete, eu diria pra vc visitar alguma(s) e pegar alguns baixos na, mão, ver o que te agrada no peso, pegada do braço, visual, etc; fui o que fiz, além de pesquisar/perguntar aqui no fórum.

Depois pesquise os preços, compare e compre no que for mais em conta.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4140
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por tfk Sex Set 25, 2020 6:04 pm

Breno_Barnabe escreveu:
tfk escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:Quer começar agora e nao sabe qual instrumento pegar?
Cola aqui no Forum.
Alguem te orienta por um instrumento legal de entrada.
Esqueca quantidade de captadores, etc. Isso láaaa pra frente vc vê. O importante é seguir a orientação de baixo minimamente decente, cordas novas (que eu nem sou tão fã assim mas acho importante pro iniciante) e regulado (ou levar num profissional para isso).
Todo o resto depois você vai saber.


Eu acho engraçado isso...não estamos "orientando" baseado nas nossas opiniões/experiências?
Mas eu falei isso justamente baseado na minha experiência.
Passei dias e dias pesquisando ativo vs passivo, circuito, captador, etc. Enquanto isso eu tocava num baixo que ganhei, desregulado e com cordas que vieram da loja.
Era um baixo razoável e tenho certeza que se eu soubesse que dava pra regular (olha só, eu achava que aquela altura de cordas seria assim pra sempre) teria tirado melhor proveito dele, que acabei vendendo pra pegar um baixo de 100 reais a mais e que apesar de saudoso, não tinha muita diferença em termos de construção, mas era legal de tocar, especialmente depois de regulá-lo corretamente.


Se a opinião dos outros é para ser esquecida e já existe uma receita certa, é só criar um tópico fixo "kit iniciante, clique aqui" com link para compra do instrumento honesto e jogo de corda mais em conta e assunto encerrado. Bloqueia a criação de tópicos desse tipo, todo mundo ganha tempo e todo iniciante que ler e seguir a receita estará bem servido.
Não é pra ser esquecida não, quando eu disse "esquece" foi no sentido de "nao se apegue nesse detalhe agora" e não de "jogue fora tudo que te falaram". É o tipo de palavra que vai bem numa conversa informal, mas lendo talvez dê a impressão que eu queira ser o dono da verdade ou esteja desdenhando da opinião dos outros, se você entendeu assim, por favor aceite minhas desculpas pois não foi minha intenção.

IMHO, discutir alguns detalhes e deixar uma parte que se mostrou mais importante (ao menos para mim) pode ser uma má experiencia.

Tá tranquilo Breno! Agora entendi o que vc quis dizer....rs Antes eu tinha entendido como "esqueça o que te falaram...".
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por z0h Sáb Set 26, 2020 6:03 pm

CG escreveu:Baixo de entrada é tudo mais ou menos a mesma coisa...

Fala, galera. Brigadão por todas as dicas que deram aqui.
Eu acabei indo mais por essa do CG e peguei um Tagima Memphis, que tava num preço bem bacana e já vem regulado.
Vou deixar pra investir num melhor quando tiver mais avançado
z0h
z0h
Membro

Mensagens : 51
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por Zubrycky Sáb Set 26, 2020 8:40 pm

Jãozeiro escreveu:
Bananoise escreveu:
z0h escreveu:O som que quero fazer é mais voltado pro jazz, soul e r&b, então seria legal poder chegar num timbre mais encorpado, perto do baixo vertical.

Não é o Pbass o mais indicado pra chegar perto do baixo vertical!? 

Não...

Bom, historicamente, tanto o contrabaixo Precision quanto o amplificador Bassman tiveram os seus projetos originais criados pela Fender tendo em vista a sonoridade do contrabaixo acústico para torná-los uma alternativa viável portátil para os executantes daquele instrumento. Essa era a sonoridade desejada e em voga na época.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por CSergio Sáb Set 26, 2020 9:46 pm

Com o desenrolar das ultimas msgs, comecei a pensar aqui: é mais fácil timbrar

- o Precision para soar como Jazz
- o Jazz para soar como Precision
- whatever, tanto faz

Question
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4140
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por allexcosta Sáb Set 26, 2020 11:01 pm

Zubrycky escreveu:
Jãozeiro escreveu:
Bananoise escreveu:
z0h escreveu:O som que quero fazer é mais voltado pro jazz, soul e r&b, então seria legal poder chegar num timbre mais encorpado, perto do baixo vertical.

Não é o Pbass o mais indicado pra chegar perto do baixo vertical!? 

Não...

Bom, historicamente, tanto o contrabaixo Precision quanto o amplificador Bassman tiveram os seus projetos originais criados pela Fender tendo em vista a sonoridade do contrabaixo acústico para torná-los uma alternativa viável portátil para os executantes daquele instrumento. Essa era a sonoridade desejada e em voga na época.

Bem, quando ele pergunta o "mais indicado" ele fala dos modelos de hoje, certo? Há vários baixos elétricos com sonoridade muito mais próxima a um double bass que um Precision.

Na verdade, se a gente parar pra pensar um pouco, o próprio JB com captação do braço solado é mais fiel ao projeto original do PB, que tinha um captador single-coil.

Se a pergunta é entre os modelos que existiam na época da criação do Precision, talvez só tenhamos ele próprio e o Tutmarc, que precede o PB por um par de décadas.

CSergio escreveu:Com o desenrolar das ultimas msgs, comecei a pensar aqui: é mais fácil timbrar

- o Precision para soar como Jazz
- o Jazz para soar como Precision
- whatever, tanto faz

Question

É o quê?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por fheliojr Dom Set 27, 2020 2:13 pm

CSergio escreveu:Com o desenrolar das ultimas msgs, comecei a pensar aqui: é mais fácil timbrar

- o Precision para soar como Jazz
- o Jazz para soar como Precision
- whatever, tanto faz

Question


2 opção.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por vinirodriguees Dom Set 27, 2020 2:57 pm

o jazz bass é considerado versatil justamente pelo fato do captador do braço soar proximo ao precision, certo ?
vinirodriguees
vinirodriguees
Membro

Mensagens : 11
Localização : SBO-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por Jãozeiro Dom Set 27, 2020 8:37 pm

Zubrycky escreveu:
Jãozeiro escreveu:
Bananoise escreveu:
z0h escreveu:O som que quero fazer é mais voltado pro jazz, soul e r&b, então seria legal poder chegar num timbre mais encorpado, perto do baixo vertical.

Não é o Pbass o mais indicado pra chegar perto do baixo vertical!? 

Não...

Bom, historicamente, tanto o contrabaixo Precision quanto o amplificador Bassman tiveram os seus projetos originais criados pela Fender tendo em vista a sonoridade do contrabaixo acústico para torná-los uma alternativa viável portátil para os executantes daquele instrumento. Essa era a sonoridade desejada e em voga na época.

É, mas estamos 70 anos depois disso. O Precision não é o mais indicado para chegar perto do baixo acústico.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3088
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por Jãozeiro Dom Set 27, 2020 8:44 pm

vinirodriguees escreveu:o jazz bass é considerado versatil justamente pelo fato do captador do braço soar proximo ao precision, certo ?

O JB veio anos depois do PB, apresentando um captador a mais, próximo a ponte. Com dois captadores, agora você tinha um instrumento podendo ser usado só com o cap. do braço, só com o cap. da ponte ou com os dois combinados. Isso possibilitava (e possibilita) mais sons do que se fosse com só um captador.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3088
Localização : Doha - Qatar

vinirodriguees gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por allexcosta Dom Set 27, 2020 9:11 pm

vinirodriguees escreveu:o jazz bass é considerado versatil justamente pelo fato do captador do braço soar proximo ao precision, certo ?

Não necessariamente. Ele tem mais timbres por motivos óbvios, mas um deles lembrar o PB não o faz mais ou menos versátil.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

fheliojr e vinirodriguees gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por Madruga Qui Out 08, 2020 3:02 pm

z0h escreveu:Ajuda com o meu primeiro baixo 12309610

Tenho uma raiva desses serviços mal feitos! Custa nada fazer direito...

Madruga
Membro

Mensagens : 16
Localização : SP - Interior

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com o meu primeiro baixo Empty Re: Ajuda com o meu primeiro baixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos