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Mensagem por Henrique Alencar Seg Fev 08, 2010 9:33 am

Obrigado pelos agradecimentos, galera faço isso pois gosto de ver ver pessoas evoluindo na música, mas saiba que música como qualquer outra área é um posso sem fundo, você começa a aprender e não para mais por isso, cuidado! rss.

Andrezinho você está certo, sobre as questões sobre D# e Eb, mas isso é só nomes que damos aos bois o som é o que importa, no estudo de teoria formal você aprende um monte de coisas que não vai usar tal como um intervalo de 2ª 3 vezes aumentada que na verdade é uma 4ª justa, se nos prendermos ao nome o nosso cérebro se embaralha todo.

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Mensagem por Henrique Alencar Seg Fev 08, 2010 1:56 pm

Vou falar agora soobre tétrades. Tétrades é como se fosse a continuação das tríades, a diferença é que é adicionada uma terça acima da 5ª.

Vou dividir tétrades em básicas e avançadas, primeiro as básicas: X7M, X7, Cm7, Xm7(b5) que estão presentes no campo harmônico primitivo.

Tétrade Maior com 7 maior (X7M)
1J
Formação de acordes - Página 2 42200218
3M
Formação de acordes - Página 2 3mm
5J
Formação de acordes - Página 2 68010515
7M
Formação de acordes - Página 2 7mm

Tétrade maior com 7ª, também chamado de acorde dominante (X7)
1J
Formação de acordes - Página 2 42200218
3M
Formação de acordes - Página 2 3mm
5J
Formação de acordes - Página 2 68010515
7m
Formação de acordes - Página 2 45350480

Tétrade menor com 7ª (Xm7)
1J
Formação de acordes - Página 2 42200218
3m
Formação de acordes - Página 2 93838505
5J
Formação de acordes - Página 2 68010515
7m
Formação de acordes - Página 2 45350480

Tétrade meio diminuta (Xm7(b5))
1J
Formação de acordes - Página 2 42200218
3m
Formação de acordes - Página 2 93838505
5D
Formação de acordes - Página 2 4a5j
7m
Formação de acordes - Página 2 45350480

Só relembrando todos os exemplo acima são estão na tonalidade de Sol (G).
O X, usado acima é só para ilustrar, no lugar dele vem a nota do acorde, no caso dos exemplos acima: G7M, G7, Gm7, Gm7(b5).

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Mensagem por djmmaster Seg Fev 08, 2010 2:13 pm

muito legal cara, jah aprendi bastante aqui ctg otimo metodo e super didatico
abraços e obrigado
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Mensagem por Henrique Alencar Seg Fev 08, 2010 2:52 pm

djmmaster
Obrigado.

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Mensagem por Davi Motta Ter Fev 09, 2010 1:44 pm

Há 2 anos eu postei uma video-aula sobre acordes, (tríades e tétrades). Ela não está bem detalhada,
mas quem já tem uma noção de acordes, dá p entender legal...
Espero ajudar a galera...

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/oTbJso_QD1Y&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/oTbJso_QD1Y&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="500" height="360"></embed></object>

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Mensagem por Henrique Alencar Qua Fev 10, 2010 8:26 am

Valew Daví.

Como o Daví disse, geralmente não utilizamos a 5ª nos acordes só nos acordes de 5ª Diminuta ou Aumentada nos demais usa-se 1ª, 3ª e 7ª.

Acho importante a prática no baixo do que estamos aprendendo aquí, eu já faço acordes no baixo tranquilo é só praticar, quando for tocar uma música pegue a levada de baixo, a melodia e também os acordes.

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Mensagem por Henrique Alencar Qui Fev 25, 2010 1:42 pm

Vou falar agora das tétrades avançadas.
Essas derivam da escala Menor Harmônica>

Tétrade Maior com 5ª aumentada (X(#5) ou X aum)
1J
Formação de acordes - Página 2 42200218
3M
Formação de acordes - Página 2 3mm
5#
Formação de acordes - Página 2 51122701
7M
Formação de acordes - Página 2 7mm

Tétrade diminuta (Xdim ou Xº)
1J
Formação de acordes - Página 2 42200218
3m
Formação de acordes - Página 2 93838505
5D
Formação de acordes - Página 2 4a5j
6M
Formação de acordes - Página 2 6mmc

*No caso da diminuta para fins teóricos não é 6M e sim 7b, mas como já disse antes o que vale é o som.

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Mensagem por Henrique Alencar Qui Fev 25, 2010 2:02 pm

Falrei de alguns acordes extra como X7(b5) que não se enquadra em nenhum dos moldes que falei até agora.
Falarei também dos acordes Sus e com 6.

Depois virão as inversões.

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Mensagem por djmmaster Qui Fev 25, 2010 2:16 pm

opa henrique, legal continuo ligado aqui nas tuas aulas
abraços e obrigado por ajudar
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Mensagem por Henrique Alencar Qui Fev 25, 2010 2:36 pm

Valew dj!

Agora é mãos à obra, vai aplicando nas músicas que vocês tocam, vão incrementando as linhas, ao invés de ficar só na tônica começa a explorar as tétrades.

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Mensagem por Bhernardo Sex Mar 05, 2010 8:32 pm

Henrique...
Cara, parabéns, você é MUITO bom cara, só lendo seu tópico tocando meu baixo junto com as coisas que você colocou eu já aprendi metade do que eu to querendo, que já é MUITA coisa cara, espero que você continue com essas aulas sensacionais e continue a compartilhar o seu conhecimento que para alguns é básico e não parece nada de mais, mas para alguns como eu é uma mina de ouro cara. Muito obrigado mesmo ;D

Edit

Só uma dúvida, eu uso as tríades e as tétrades para fazer algum tipo de improviso em cima de um acorde de uma guitarra, por exemplo? E eu toquei as notas de tríades todas juntas e saiu um som muito feio. Não é essa a utilidade da tríade né?
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Mensagem por Henrique Alencar Sáb Mar 06, 2010 9:56 am

Valew Bhernardo.

Olha você vai usar as tríades e tétrades para fazer acompanhamento na banda, ao invés de você ficar tocando só a tônica você pode tocar as outras notas do acorde que a banda ta tocando, entende?

Já tocar todas as notas de uma vez pode sim, quando você toca uma de cada vez é um arpejo e quando toca todas juntas é um acorde só que para fazer acorde é legal você tocar oitava acima, se não entendeu me fala que eu coloco o desenho dos acordes no contrabaixo aquí.

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Mensagem por Bhernardo Sáb Mar 06, 2010 2:21 pm

Sinceramente, eu entendi +-, é tocar todas as notas uma oitava acima ou só a terça e a quinta?
A outra parte da utilidade eu já entendi, valeu ;D
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Mensagem por Henrique Alencar Sáb Mar 06, 2010 8:48 pm

Todas as notas da tríade ou 1ª, 3ª e 7ª da tétrade.

Agora é só treinar para ficar automático depois coloco os desenhos dos acordes certinho aquí.

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Mensagem por Bhernardo Sáb Mar 06, 2010 8:58 pm

Só por curiosidade, você sabe me responder o porque disso? x)
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Mensagem por Henrique Alencar Dom Mar 07, 2010 9:10 am

Olha essa região, oitava acima, é a região da guitarra então é uma frequência que você está acostumado a ouvir acordes pode ser por isso.
Veja o vídeo que o Daví Mota postou acima que mostra acordes, pode te esclarecer algumas dúvidas.

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Mensagem por Mael_sm Dom Mar 07, 2010 2:03 pm

Legal hem!! parabéns pelo trampo cara!!
para somar ao tópico...
existe um baixista chamado Sergio Pereira, do interor de SP, muitos de vocês devem conhecer seu trabalho.
Ele leva um projeto chamado Beixo e Voz, onde ele faz as músicas usando de acordes no baixo, inlusive ele possui um método sobre acordes.

http://www.myspace.com/baixoevoz

abração a todos!
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Mensagem por Rdg Bass Dom Mar 07, 2010 4:02 pm

Mael_sm o Sergio faz parte aqui do forum.

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Mensagem por Henrique Alencar Dom Mar 07, 2010 9:34 pm

Valew Mael.

Tem também um livro do Ebinho Cardoso sobre acordes para contrabaixo.

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Mensagem por Henrique Alencar Seg Mar 08, 2010 2:45 pm

Vou postar a lista de acordes mais usados:

Tríade maior:
Formação de acordes - Página 2 Acordemaior

Tríade menor:
Formação de acordes - Página 2 Acordemenor

Tétrade Maior com 7ª Maior:
Formação de acordes - Página 2 Acordemaiorcom7maior

Tétrade Maior com 7ª Maior (outra forma de fazer o mesmo acorde acima):
Formação de acordes - Página 2 Acordemaiorcom7maiorii

Tétrade menor com 7ª menor:
Formação de acordes - Página 2 Acordemenorcom7menor

Tétrade menor com 7ª menor (outra forma de fazer o mesmo acorde acima):
Formação de acordes - Página 2 Acordemenorcom7menorii

Tétrade Maior com 7ª menor:
Formação de acordes - Página 2 Acordemaiorcom7menordom

Tétrade Maior com 7ª menor (outra forma de fazer o mesmo acorde acima):
Formação de acordes - Página 2 Acordemaiorcom7menordom

Tétrade menor com 7ª menor e 5ª diminuta:
Formação de acordes - Página 2 Acordemenorcom5diminuta

Tétrade menor com 7ª menor e 5ª diminuta (outra forma de fazer o mesmo acorde acima):
Formação de acordes - Página 2 Acordemenorcom5diminuta


Bem os exemplos estão todos na tonalidade Sí.
Alguns eu coloquei duas formas diferentes para o mesmo acorde pois assim você pode escolher qual é melhor na hora, é bom saber as duas formas e até criar as suas pois nesse tópico você aprendeu a formar um acorde logo você pode criar os seus desenhos.


Acordes maiores e menores com ou sem sétima usa-se só o 1º, 3º e 7º graus já os de 5ª diminuta 1º, 5ºb e 7º graus.

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Mensagem por liba Seg Mar 08, 2010 3:11 pm

era isso que eu precisava , agradeço Henrique ...
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Mensagem por Bhernardo Qua Mar 17, 2010 7:22 pm

Cara, valeu MESMO, MUITO.
Eu aprendi boa parte do que eu tava procurando aprender, contigo cara, tu é muito bom nisso, valeu mesmo. Se puder continuar as suas "aulas", você já tem um aluno garantido \o/
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Mensagem por Henrique Alencar Qui Mar 18, 2010 1:01 pm

Bhernardo
Valew, vou continuar sim. Se tiveres sugestão para outros assuntos pode falar que posso abordar também.

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Mensagem por Bhernardo Qui Mar 18, 2010 6:31 pm

Cara, eu tenho uma sugestão. Seria legal você ensinar as pentatônicas, quando usar elas, pra que elas servem e de onde elas são formadas
Mas antes, pra não fugir muito do tópico, ia ser legal você ensinar como fazer os Arpejos e como descobrir o formato deles, to curioso mesmo =D
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Mensagem por Henrique Alencar Qua Mar 31, 2010 3:44 pm

Bhernardo o Edson Souza tem dois tópicos:
Um de improviso sobre blues: http://bass.forumeiros.com/tecnica-teoria-f22/video-aula-improvisacao-sobre-harmonia-blues-edson-sousa-t4928.htm
e outro sobre a música blues bossa: http://bass.forumeiros.com/tecnica-teoria-f22/video-aula-improvisacao-sobre-blue-bossa-edson-sousa-t5108.htm

Com a lição do blues ele ensina a usar a pentatônica.
Posso postar os desenhos da penta, para faclitar.

Me desculpe não ter te respondido antes, arpejo é fazer a tétrade ou tríade do acorde, isso é o arpejo simples né?
Por exemplo Bb7M: Bb - D - F - A

O acorde é a tétrade tocada de uma vez e arpejo você toca nota por nota como se fosse dedilhado.

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Mensagem por Bhernardo Qua Mar 31, 2010 10:35 pm

Cara, muito obrigado de novo, eu achei um topico do Sá onde ele ensina os desenhos dos Arpejos Maiores e Menores, e essa vídeo aula eu vou ter que deixar pra ver depois porque na minha casa é embassado ver vídeo.

PS: Tenho medo do baixo desse cara. É ridiculamente grande MSiAHSUIahsiAUHS
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Mensagem por Henrique Alencar Qua Mar 31, 2010 10:40 pm

Rsss, é de 6 cordas, nele temos mais facilidade para fazer improviso e acordes.

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Mensagem por Gil Ferreira Sáb Abr 24, 2010 11:25 pm

Henrique... Valeu pela super aula!

To lendo tudo de novo aqui.. num para nao cara .. continua falando ai!

Abraço!
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Mensagem por leandrosf89 Dom Abr 25, 2010 9:52 am

Dá vontade de ficar o dia inteiro aqui garimpando esse tópico...
Quanto mais vejo todo esse material aqui me esperando, mais me acho péssimo ao não utiliza-lo com mais frequência!
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Mensagem por Jr. Primata Dom Abr 25, 2010 11:14 am

Henrique Alencar escreveu:Falrei de alguns acordes extra como X7(b5) que não se enquadra em nenhum dos moldes que falei até agora.
Falarei também dos acordes Sus e com 6.

Depois virão as inversões.

Opa!
Parabéns pelo tópico Henrique. Realmente é muito útil esse tipo de orientação para a turma quem tá iniciando. Nosso instrumento é muito ingrato no que se refere ao aprendizado de harmonia. Essa abordagem indica os caminhos e esclarece muitas dúvidas àqueles que desejam crescimento como músico.
Quanto ao acorde "x7(b5)", citado acima, qual a tríade e qual a tétrade referente?
Abraço
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Mensagem por Bhernardo Ter Abr 27, 2010 8:31 pm

Jr. Primata escreveu:
Opa!
Parabéns pelo tópico Henrique. Realmente é muito útil esse tipo de orientação para a turma quem tá iniciando. Nosso instrumento é muito ingrato no que se refere ao aprendizado de harmonia. Essa abordagem indica os caminhos e esclarece muitas dúvidas àqueles que desejam crescimento como músico.
Quanto ao acorde "x7(b5)", citado acima, qual a tríade e qual a tétrade referente?
Abraço

Cara, também não sei responder mas vou tentar, Henrique se voltar aqui ou alguma outra pessoa, me corrija se eu estiver errado ;D

Tríade: T 3M 5dim
Tétrade: T 3M 5dim 7m
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Mensagem por Jr. Primata Qua Abr 28, 2010 1:15 pm

Blz Bhernardo!
Sua análise está correta. Mas essas tríades ainda não haviam sido citadas. São dois modelos pouco considerados por muitos autores, mas que não apenas são utilizados com frequência na estrutura de acordes, como também na improvisação. São chamadas Alteradas. São formadas por um intervalo de terça maior, seguido de um intervalo de terça "diminuta" (uma segunda maior, um tom). São muito úteis também na improvisação com superposição de arpejos.
Valeu
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Mensagem por Henrique Alencar Sex Abr 30, 2010 3:41 pm

Bem vou falar, ou melhor desenhar esses acordes que citei acima.
Como o Primata falou esse primeiro é chamado Alterado.

A Tríade dele seria essa já citada:
T - 3ª M - 5ª d
Tétrade:
T - 3ª M - 5ª d - 7ªm

O acorde Sus:
T - 4ª J - 5ª J - 7ªm

Tem também o Sus2, que ao invés da 4ª J temos a 2ª M, geralmente quando vem escrito só Sus é Sus4 (com 4ª Justa).
Sus2:
T - 2ª M - 5ªJ - 7ªm

Já em acordes com sexta (X6 ou Xm6) geralmente trocamos a 7ª pela 6ª:
X6:
T - 3ªM - 5ªJ - 6ªM

Xm6:
T - 3ªm - 5ª J - 6ªM

* Em acordes com 6ª é comum omitir a 5ª. Aliás como vocês podem ver nos desenhos anteriores dos acordes no contrabaixo quase não tem quintas, geralmente quando vamos tirar uma nota de um acorde a 5ª é a primeira a sair.
Em acordes com 5ª aumentada ou diminuta quando temos por exemplo outros intrumentistas podemos opitar por fazer só T - 3ª e 7ª e deixar a 5ªs para os intrumentos harmônicos como violão e piano que tem mais facilidade para fazer acorde, nos com o baixo elétrico somos limitados a 4 ou 5 cordas, pois nunca ví ninguém usando o Sizão para fazer acordes.

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Mensagem por JP12 Qui Jun 03, 2010 1:59 am

Henrique Alencar,

obrigadão aí pelas aulas mano!! Sempre achei esse esquema de acordes e talz mt complicado e pensei q ia demorar anos para aprender mas em torno de 1 hora lendo aqui as suas aulas já aprendi boa parte, vou tentar absorver melhor o q aprendi sobre as tríades para entrar na tétrades =D

a dica do programa Band in a Box tbm foi mt show tô baixando aqui já, vai me ajudar pra caramba

um abração depois vou aprender sobre as tétrades, por ora já é mt informação pra minha cabecinha por hj =D

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Mensagem por Henrique Alencar Sáb Jun 05, 2010 1:54 pm

Valew JP.

Agora é só aplicar.
Estude bastante improvisação esse é o melhor estudo!!!

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Formação de acordes - Página 2 Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por leo.lsrd Sex Jun 11, 2010 8:52 pm

Valeu Henrique por compartilhar seus ensinamentos.
Já li este tópico uma 4x kkk
Tinhas umas tétrades que não estava entrando na minha cabeça. facepalm
Agora de tanto ler aprende kkk.
Muito obrigado Henrique e sempre que puder continua ai com seus ensinamentos.

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Mensagem por NETOULTRA Sex Jun 11, 2010 9:51 pm

leandrosf89 escreveu:Dá vontade de ficar o dia inteiro aqui garimpando esse tópico...
Quanto mais vejo todo esse material aqui me esperando, mais me acho péssimo ao não utiliza-lo com mais frequência!

[2]

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Mensagem por Bhernardo Qui Jun 17, 2010 6:51 pm

Ainda estou com uma dúvida
Em relação ás notas das tétrades e tríades serem tocadas juntas, como num acorde, é normal esses acordes soarem "dissonantes"? Não é 100% dissonante, mas tem alguma nota que deixa tudo menos claro e limpo.
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Mensagem por Henrique Alencar Qui Jun 17, 2010 11:16 pm

Bhernardo
Você ta fazendo de acordo com o desenhos que passei?
Essa questão de dissonância é muito particular, eu não vejo dissonância nesses acordes que passei, as vezes quando um acorde não ficxa legal e faço ele de outro jeito, tanto é que coloquei duas formas de todos os acordes que postei, tente de outra maneira para ver se dá certo, qualquer coisa é só perguntar de novo.

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Mensagem por Djabass Seg Jun 21, 2010 9:54 pm

Bom trabalho Henrique, Parabens...
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Mensagem por meche Sex Jul 23, 2010 5:28 pm

Tenho que dar os parabéns ao professores deste forum.. em poucos dias de comunidade aprendi muito!

Obrigado!

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Mensagem por Eduardo Tob Dom Ago 01, 2010 7:22 pm

Passei só para mandar um abraço e agradecer pelo tópico, esclarece muito mesmo, principalmente as dicas sobe como usar; o lance de pegar uma música cifrada e ir observando as notas do acorde é ótimo pois já tinha lido sobre assunto em outros locais, mas sempre me confundia em como "usar" a informação. Valeu mesmo!!!
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Mensagem por Cantão Dom Ago 01, 2010 11:59 pm

^Seja bem vindo ao Fórum , Eduardo Tob...dê um pulo nesse LINK, e se apresente pra galera lhe dar boas vindas...abraço... up

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Mensagem por Henrique Alencar Seg Ago 02, 2010 10:45 am

Obrigado galera, bons estudos a todos e que vocês consigam chegar aonde almejam!

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Mensagem por Jehy Seg Ago 02, 2010 2:50 pm

uma duvida aqui!
por exemplo,pra mi fazer um solo ou algum improviso em uma musica que tem as notas C7M , Fm7, Am7, eu so posso utilizar as notas que estao nos acordes ne? ( a T, 3°,5°,7° de cada acorde ) ?

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Mensagem por Henrique Alencar Seg Ago 02, 2010 9:22 pm

Jehy

Pode sim, mas estude as escalas desses acordes para poder usar todas as notas da escala.

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Mensagem por Jehy Seg Ago 02, 2010 9:39 pm

escalas dos acordes seria os modos gregos ne?

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Mensagem por Henrique Alencar Seg Ago 02, 2010 10:58 pm

De início pode usar nos maiores com 7M a escala Maior ou modo Jônio, também pode usar o modo lídio.
No acorde m7 usa a escala menor ou modo Eólio, pode ser usado o modo dórico também.
Experimente esses aí!

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Mensagem por rene0907 Qua Ago 04, 2010 11:56 am

Eu já havia estudado sobre tríades e tétrades, porém, num curso de teoria musical. Esse tópico abriu minha mente na forma de usá-las, pois antes para mim, era só um monte de teoria.
Não podia passar por esse tópico sem parabenizar o "nosso professor" Henrique Alencar
Estudarei mais a fundo sobre isso, inclusive na parte prática.
Muito Obrigado!
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Mensagem por *-* Rafinha *-* Sex Ago 13, 2010 12:22 am

Muito bom ajudou muito!
Então estudar a formação dos acordes é o 1° passo passo para iniciar os estudos de teoria Question
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