Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Formação de acordes

+49
Felipencs
warZ
SILVIAO
rafaezio
Julio Myung Faria
Moisés Simeão
afonsodecampos
Daniel Moraes
Icaro Ferreira
Fernando Zadá
Raphael Amin
abel de castilhos
Salotti
rafeldi
Polli
jonas.og
fegt5000
José Carlos
HAS
Chapo
*-* Rafinha *-*
rene0907
Jehy
Eduardo Tob
meche
Djabass
NETOULTRA
leo.lsrd
JP12
Jr. Primata
leandrosf89
Gil Ferreira
Rdg Bass
Mael_sm
Bhernardo
Davi Motta
HOTA
Andrezinho
Cantão
djmmaster
Bass_GiRL
webercar
Fred
Claudio Jardim
liba
Bill wyman
Pedroswaldo
GusVCD
Henrique Alencar
53 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Formação de acordes Empty Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Qui Nov 19, 2009 3:07 pm

Esse tópico nasceu de uma conversa em outro tópico em que o GusVCD falou sobre a dificuldade de aprender teoria.

Bem, para começar falarei sobre as tríades.

As tríades são junções de três notas, em intervalos de terças. Por exemplo de C para C é um intervalo de primeira, C para D é um intervalo de segunda, de C para E de terça, C para F quarta, C para G quinta, C para A sexta e C para B sétima. Então uma tríade de C seria C e sua terça que é E e depois E e sua terça (Sempre em terças), trazendo o mesmo pensamento para E, E para E primeira, E para F segunda, E para G terça, ficaria então E e Sol, juntando C e sua terça E e E e sua terça G formamos a tríade de C maior (C - E - G).

Tente agora com o F e o G.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por GusVCD Qui Nov 19, 2009 3:10 pm

F - A - C e G - B - D ??

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Qui Nov 19, 2009 3:22 pm

Exato GusVCD.
Bem simples, agora vou complicar um pouco.
O exemplo que dei em C e os que pedí para você fazer são todas tríades maiores, agora vou mostrar as tríades menores, e a diferença para as maiores.

Uma terça para ser maior deve ter um intervalo entre uma nota e outra de 2 tons, por exemplo C - E (C para C# = 1/2 tom, C# para D = 1 tom, D para D# = 1/2 tom e D# para E = 2 tons) C - E é uma terça maior, pois tem 2 tons de distancia entre eles logo é um acorde maior, note se a primeira terça e maior logo o acorde é maior.
O mesmo vale para a tríade menor só que com uma ressalva, agora a primeira terça deve ser menor e para isto o intervalo entre uma nota e outra deve ser de 1 tom e meio, por exemplo C - Eb (C para C# = 1/2 tom, C# para D = 1 tom, D para D# (*ou Eb que é a mesma coisa)= 1 tom e meio) C - Eb é uma terça menor pois tem intervalo de terça menor, pois tem 1 tom e meio de distância entre eles logo é um acorde menor, note se a primeira for menor é menor logo o acorde é menor.

* Vou tentar explicar melhor essa história de D# e Eb serem iguais, e porquê não colocar por exemplo C - D# ao invés de C - Eb. Tudo questão de prática, você vendo C - Eb você lembra de terça e C - D# lembra de segunda, então para não confundir se for uma terça que você quer expressar use o C - Eb ao invés de C - D#.

Agora faça a tríade menor em F e G.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Sex Nov 27, 2009 3:55 pm

Bem meu único aluno fugiu da sala mas continuarei a sequência, rsss.
Antes vou ensinar uma maneira fácil de identificar intervalos, para não ter que ficar contando notinhas.

Vamos lá!
Vamos usar o Sol como exemplo.
Intervalos:
1J
Formação de acordes 42200218

2m
Formação de acordes 57668144

2M
Formação de acordes 2mm

3m
Formação de acordes 93838505

3M
Formação de acordes 3mm

4J
Formação de acordes 68268294

5D
Formação de acordes 4a5j

5J
Formação de acordes 68010515

6m ou 5A
Formação de acordes 51122701

6M
Formação de acordes 6mmc

7m
Formação de acordes 45350480

7M
Formação de acordes 7mm

8J
Formação de acordes 10189980


Desse jeito temos uma noção visual de como funcionam os intervalos.


Última edição por Henrique Alencar em Qua Dez 02, 2009 1:53 pm, editado 5 vez(es)

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Sex Nov 27, 2009 3:57 pm

Henrique Alencar escreveu:
Agora faça a tríade menor em F e G.

Respondendo:
F-Ab-C
e
G-Bb-D

Agora só faltam mais dois tipos de acordes os de 5ª aumentada e os de 5ª diminuta, em breve postarei sobre os dois.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Pedroswaldo Sex Nov 27, 2009 4:35 pm

Caraca, muito didático.

Gostei.
Treinarei.

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por GusVCD Sáb Nov 28, 2009 12:31 am

CAra, desculpa, não desmereci em nada... pelo contrário, só olho de relance o Forum durante o dia no trampo... quero poder dar uma olhada com calma em casa (q só tenho chegado tarde...)

Mas nesse fim de semana prometo ler com bastante calma, para darmos prosseguimento nas "aulas"! up

Mais uma vez obrigado!!

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Sáb Nov 28, 2009 9:36 am

Gus
Esquenta não cara, eu falei brincando e tudo tem sua hora.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Bill wyman Dom Nov 29, 2009 6:15 am

Muito prático, parabéns.
Bill wyman
Bill wyman
Membro

Mensagens : 54
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por GusVCD Dom Nov 29, 2009 12:05 pm

Henrique, li agora com calma, e entendi... até acertei F e G menores... Pelo q entendi, fica como regra q nos acordes maiores temos entre a I e a III 2 tons, e entre a III e a V 1.5 tons. E para acordes menores, temos entre a I e a III 1.5 tons, e entre a III e a V 2 tons...

cheers pra mim!! Pode parecer besteira pros outros, maspra mim aprender um pouco mais já é uma vitória significativa...

Duvida: no esquema de intervalos, o J é "justa"? O porque do nome e do posicionamento dele naquela escala?

E antes q eu esqueça: MUITO OBRIGADO!!! up

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por liba Seg Nov 30, 2009 1:06 am

vou agradecer tbm, o pessoal do litoral de são paulo é meio desligado , hehehehe . tbm quero aprender . vai rolar um curso sobre acordes dia 12 de dezembro aqui no guarujá . mas se conseguir entender aqui , dá até pra cancelar , graças ao Srº Henrique , vlw .... Very Happy
liba
liba
Membro

Mensagens : 144
Localização : Guarujá, São Paulo

https://m.facebook.com/hardroadclassicrock?_e_pi_=7%2CPAGE_ID10%

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Seg Nov 30, 2009 8:04 am

Que bom que a sala está enchendo =].

Gus
O J é de justa mesmo, assim como M significa Maior e m menor. Existem os intervalos Justos que são 1º, 4º, 5º e 8º. E os maiores / menores que são 2º, 3°, 6º e 7º. De forma grosseira a diferença é que os intervalos justos são menos dissonantes que os maiores e menores, os intervalos justos não mudam de uma tríade maior para a menor, já os intervalos maiores / menores mudam, por exemplo:
Tríade maior como já vimos tem a 1ª Justa, 3ª Maior e 5ª Justa.
Tríade Menor 1ª Justa, 3ª menor e 5ª Justa.
Logo os intervalos justos (1ª, 4ª, 5ª e 8ª) são os mesmos nos acordes maiores e menores, enquantos os intervalos maiores/menores (2ª, 3ª, 6ª e 7ª) mudam.


Última edição por Henrique Alencar em Seg Nov 30, 2009 8:34 am, editado 1 vez(es)

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Seg Nov 30, 2009 8:31 am

Recaptulando:
-Tríade Maior:
Formação de acordes 42200218
Formação de acordes 3mm
Formação de acordes 68010515

-Tríade Menor:
Formação de acordes 42200218
Formação de acordes 93838505
Formação de acordes 68010515

E agora vamos aprender a tríade de 5ª diminuta:
Formação de acordes 42200218
Formação de acordes 93838505
Formação de acordes 4a5j

A tríade de 5ª diminuta nada mais são que uma tríade menor com a 5ª justa rebaixada em meio tom, como se pode reparar nas imagens, observem a diferença entre a 5ª justa (presente na tríade maior e menor) e a 5ª diminuta (presente na tríade de 5ª diminuta, que é a %ª J rebaixada em meio tom), se quiser contar a 5ª D (diminuta) fica a três tons da 1ª J. G > A, A - B, B - C# ou 6 meio tons, G > G# - A - A# - B - C - C#, lembrando que de B para C e E para F temos meio tom enquanto em todos os outros C para D, D para E, F para G, G para A e A para B temos um tom.

Aquí vai um exemplo de tríade de 5ª diminuta:
B - D - F


Última edição por Henrique Alencar em Seg Nov 30, 2009 3:42 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionei exemplo)

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Seg Nov 30, 2009 8:40 am

liba
Estamos aí qualquer dúvida pergunte mesmo.

Bem para finalizar teríamos a tríade de 5ª aumentada, mas não falarei dela, pelo menos por agora.
Após o entendimento das três tríades que ensinei acima vou mostrar as tétrades, que nada mais são que a adição de mais uma terça ao acorde mas para isso tenho que saber se todos consseguiram entender bem as tríades para eu prosseguir com as tétrades.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por GusVCD Seg Nov 30, 2009 1:08 pm

Certo... no caso vc acha melhor aprendermos mais teoricamente e depois vc vai dar o toque de como usar isso?

Porque minha grande dificuldade de "entender" (digo entender por ser diferente de simplesmente decorar...) é q pra mim tudo tem q vir junto com exemplos aplicados... ou seja, do tipo isso é assim e dever ser aplicados em tais casos, esse outro é assim e deve ser aplicado nesses outros casos...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Seg Nov 30, 2009 2:45 pm

Gus
Interessante sua pergunta.

Bem acho que se deve aprender isso praticando e internalizando.
Por exemplo você pega as músicas que você gosta de tocar, pode ser da sua banda ou de uma banda que você gosta, e vai vendo qual é o tipo de tríade (maior, menor ou 5ª diminuta) e apartir daí vai tocando as notas dessa tríade.

Por exemplo em uma música com as tríades C, F, G.
Quando se está na tríade C, você pode ir tocando as notas de sua formação, nesse caso C - E - G como já explicado e quando mudar para F, pularia pro F - A - C e quando fosse pro G iria G - B - D. Para quem ta iniciando e só toca as tônicas (1ª justa) do acorde a ampliação para mais essas 2 notas (3ª e 5ª) ja é um grande avanço.

O imporatante de aprender a formação do acorde é para que você toque a tríade certa em cima do acorde, por exemplo se estiver tocando em cima de um acorde de Cm não tocar o E que seria a 3ª da tríade de C e não de Cm que a 3ª é o Eb.

E aí quando você estiver bem craque nesse quesito e sacar também do estilo musical por exemplo MPB poderá tocar uma música sem nunca ter tocado antes, só vendo os acordes e poder tocar por aí como free lancer.

Qualquer dúvida pode continuar a perguntar.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Claudio Jardim Seg Nov 30, 2009 2:55 pm

antigamente eu tinha resumido isso, no tempo que dava aulas, encontrei alguma coisa:

http://www.midiaarte.com.br/websites/claudiojardim/lessons/lesson04.htm

http://www.midiaarte.com.br/websites/claudiojardim/lessons/lesson05.htm
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Fred Seg Nov 30, 2009 3:33 pm

Uma coisa que eu sempre faço pra criar as minhas linhas é me basear na guitarra... O guitarrista da minha banda usa muito acorde em 7 e ai da pra fazer linhas bem legais.

Eu basicamente abro o guitar pro, vou no dicionario de acordes e coloco o acorde q ele utiliza, pego as notas e vou criando a linha em cima dessas notas... só de fazer isso eu já tenho uma noção do "desenho" dos acordes, funciona MUITO bem pra mim!
Fred
Fred
Membro

Mensagens : 253
Localização : Salvador - BA

http://www.fredluna.com

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por webercar Seg Nov 30, 2009 4:10 pm

Fred escreveu:Uma coisa que eu sempre faço pra criar as minhas linhas é me basear na guitarra... O guitarrista da minha banda usa muito acorde em 7 e ai da pra fazer linhas bem legais.

Eu basicamente abro o guitar pro, vou no dicionario de acordes e coloco o acorde q ele utiliza, pego as notas e vou criando a linha em cima dessas notas... só de fazer isso eu já tenho uma noção do "desenho" dos acordes, funciona MUITO bem pra mim!

Legal eu tbm utilizo o Guitar pro para isto, inclusive tento improvisar encima disto.

Abraços...
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Seg Nov 30, 2009 4:20 pm

Claudio
Obrigado pelos links.

Fred
Que tal fazer suas linhas sem precisar consultar guitar pro? Siga aprendendo por aquí que em breve você conssegue, meu objetivo é justamente esse fazer com que vocês "enxerguem" os acordes por completo só de olhá-los e em breve estarão, improvisando também, pois o estudo de formação de acordes é utilizado também por quem quer se iniciar na improvisação que é o que o Weber já está praticando.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por liba Seg Nov 30, 2009 7:35 pm

Tomara , até agora , tudo entendido ... Very Happy
liba
liba
Membro

Mensagens : 144
Localização : Guarujá, São Paulo

https://m.facebook.com/hardroadclassicrock?_e_pi_=7%2CPAGE_ID10%

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Fred Seg Nov 30, 2009 10:06 pm

Henrique Alencar
Vou acompanhar sim!
Mas fazendo tanto isso de olhar no guitar pro eu já gravei a formação dos que uso mais (M, m, 7, m7, m7M, °)...

O que eu acho legal também é criar variações usando oitavas, e mudando a posição das notas no "desenho", o menor por exemplo eu faço diferente do que você passou nos desenhos, eu faria o Bb na 1 casa da corda A... Dessa forma acho mais fácil entender as diferenças, no caso, do maior pro menor seria o 3º grau que é meio tom a baixo (eu não saco muito de teoria (por isso vou dar uma acompanhada aqui) mas não sei como chama isso)...


Parabens pelo tópico!
Fred
Fred
Membro

Mensagens : 253
Localização : Salvador - BA

http://www.fredluna.com

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Ter Dez 01, 2009 2:22 pm

Fred
Pô esses acordes que você citou são praticamente os mais usados, temos também os m7(b5) que você deve ter esquecido e os de (#5).

Entendo a questão de usar Bb na corda A do que na corda E mas isso é questão de prática, se você reparar bem se vocÊ faz na corda E fica mais fácil de ir pra 5ª, existem pelo menos 3 formas para se tocar uma escala, começando com o dedo 1, 2 e 4. Você usando o Bb na corda lá usa começando 2 nos acordes menores e eu acho mais fácil começar com o dedo 1 nos menores mas isso é questão de gosto mais pra frente vou falar um pouco sobre as formas de tocar escala, mas primeiro tenho de chegar nas escalas Very Happy

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por GusVCD Ter Dez 01, 2009 2:50 pm

Henrique Alencar escreveu:Gus
Interessante sua pergunta.

(...) Por exemplo em uma música com as tríades C, F, G.
Quando se está na tríade C, você pode ir tocando as notas de sua formação, nesse caso C - E - G como já explicado e quando mudar para F, pularia pro F - A - C e quando fosse pro G iria G - B - D. Para quem ta iniciando e só toca as tônicas (1ª justa) do acorde a ampliação para mais essas 2 notas (3ª e 5ª) ja é um grande avanço.

Qd vc diz C, F, G, vc está dizendo sobre uma musica q utiliza esses 3 acordes, por exemplo, né? Se for isso, consegui dar uma visualizada... o negócio é arranjar uma musica assim... HEHEHHE As musicas q eu escuto semrpe tem acordes mais complicados, por ai acho q fica difícil...

Será q tem algum play-alone de musicas com acordes mais basicos pra se treinar isso... ajudaria...

Senão vou ter q começar me matando com acordes mais embassados... sei fazer acordes e tudo, mas faço mais no lance impírico mesmo, a lá Ed Van Halen, na política do "se soou legal, ta certo"... por isso q gostaria de aprender mais o lado teórico da coisa... as vezes perco uma hora pra bolar um fraseado leal por ficar catando milho nota por nota, até cair...

Vergonhoso!! facepalm

Vai mandando ai q eu vou tentar digerir aqui Henrique!! Brigadú!!

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Fred Ter Dez 01, 2009 3:28 pm

é de fato mais fácil de executar mesmo! mas acabei pegando costume de executar dessa forma por ser mais fácil de decorar, eu uso muito fazendo o 5° grau oitavado também, ai fica perto do 3°..

m7(b5) eu acho que não conheço, seria com o 5° grau menor também? um "meio diminuto"???

#5 seria 5+??
Fred
Fred
Membro

Mensagens : 253
Localização : Salvador - BA

http://www.fredluna.com

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Bass_GiRL Qua Dez 02, 2009 12:14 pm

Henrique Alencar escreveu:Exato GusVCD.
Bem simples, agora vou complicar um pouco.
O exemplo que dei em C e os que pedí para você fazer são todas tríades maiores, agora vou mostrar as tríades menores, e a diferença para as maiores.

Uma terça para ser maior deve ter um intervalo entre uma nota e outra de 2 tons, por exemplo C - E (C para C# = 1/2 tom, C# para D = 1 tom, D para D# = 1/2 tom e D# para E = 2 tons) C - E é uma terça maior, pois tem 2 tons de distancia entre eles logo é um acorde maior, note se a primeira terça e maior logo o acorde é maior.
O mesmo vale para a tríade menor só que com uma ressalva, agora a primeira terça deve ser menor e para isto o intervalo entre uma nota e outra deve ser de 1 tom e meio, por exemplo C - Eb (C para C# = 1/2 tom, C# para D = 1 tom, D para D# (*ou Eb que é a mesma coisa)= 1 tom e meio) C - Eb é uma terça menor pois tem intervalo de terça menor, pois tem 1 tom e meio de distância entre eles logo é um acorde menor, note se a primeira for menor é menor logo o acorde é menor.

* Vou tentar explicar melhor essa história de D# e Eb serem iguais, e porquê não colocar por exemplo C - D# ao invés de C - Eb. Tudo questão de prática, você vendo C - Eb você lembra de terça e C - D# lembra de segunda, então para não confundir se for uma terça que você quer expressar use o C - Eb ao invés de C - D#.

Agora faça a tríade menor em F e G.



uhuuuuuuuuuuuu vou fikar igual marcus miiller!!!!!!!!! hauhauhau tongue

____________________________
Clube dos amantes só das 4 cordas #021/ clube dos foristas belem-pa#002/Clube cort#060/clube sx/clube das mulheres baixistas#003/clube do blues#53
www.nathybass.blogspot.com
Bass_GiRL
Bass_GiRL
Membro

Mensagens : 115
Localização : Belém

http://nathybass.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Bass_GiRL Qua Dez 02, 2009 12:23 pm

naum sei se posso perguntar isso aki.. se naum puder, me perdoem, mas vcs sabem que acorde é akele a lydia kaboesj faz no seu video do "free" ? se vcs me ajudarem eu juro que posto meu video tocando essa musica, so falta esse acorde!!! eu to fazendo alguma coisa errada... hel´p!!!!!!!! Embarassed

____________________________
Clube dos amantes só das 4 cordas #021/ clube dos foristas belem-pa#002/Clube cort#060/clube sx/clube das mulheres baixistas#003/clube do blues#53
www.nathybass.blogspot.com
Bass_GiRL
Bass_GiRL
Membro

Mensagens : 115
Localização : Belém

http://nathybass.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Qua Dez 02, 2009 1:05 pm

Agora falarei dos acordes de 5ª Aumentada, finalizando as tríades e logo após o entendimento de todos podemos ir para as tétrades.

Bem os acordes maiores se caraterizam pela 3ª que é sempre maior;
Os acordes menores por ter a 3 ª sempre menor;
Os de 5ª diminuta por ter a 3ª menor e 5ª diminuta;
Agora os de 5ª aumentada se caracterizam por terem a 3ª maior e 5ª aumentada.

Uma rápida aula sobre intervalos:
A 5ª pode ser Justa, diminuta (como já vimos, que fica meio tom a baixo) e também aumentada que fica meio tom acima, se igualando a uma 6ª menor, quer dizer a 5ª Aumentada e 6ª menor são na verdade a mesma coisa mas na tríade se chama 5ª aumentada por questão de organização pois um acorde é formado por 3ªs consecutivas (1ª, 3ª, 5ª) e se colocássemos 1ª, 3ª e 6ª fugiria a regra por isso usamos 5ª aumentada.

*Não sei se vocês perceberam mas alterno sempre entre acorde e tríade, e queria explicar que são praticamente a mesma coisa pois uma tríade é considerada um acorde mas o acorde pode ser tríade ou um tétrade (4 sons).


Recaptulando:
-Tríade Maior:
Formação de acordes 42200218
Formação de acordes 3mm
Formação de acordes 68010515

-Tríade Menor:
Formação de acordes 42200218
Formação de acordes 93838505
Formação de acordes 68010515

- 5ª diminuta:
Formação de acordes 42200218
Formação de acordes 93838505
Formação de acordes 4a5j

- E agora vamos ao que interessa, a formação dos acordes de 5ª aumentada:
Formação de acordes 42200218
Formação de acordes 3mm
Formação de acordes 51122701

O acorde de 5ª aumentada é representado também como aum, + e #5.
O Acorde de 5ª diminuta é representado também como b5.


Última edição por Henrique Alencar em Qua Dez 02, 2009 1:36 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Qua Dez 02, 2009 1:08 pm

Bem farei um recorte do último post que é importante gravar:

Características das tríades:

Acorde maior: 3ª Maior;
Acordes menor: 3 ª menor;
Acorde de 5ª diminuta: 3ª menor e 5ª diminuta;
Acorde de 5ª aumentada: 3ª maior e 5ª aumentada.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Qua Dez 02, 2009 1:10 pm

Gus
Arruma o programa Band in a Box e instala aí no seu PC, com ele você escreve a harmonia, no caso C, F, G e escolhe um rítimo como rock, pop, jazz, funk, soul e ele toca os acordes que você inseriu no estilo que você escolheu e aí tem guitarra, piano, bateria, baixo, e outros instrumentos fazendo a levada da música é muito bacana, eu tenho e toda vez que vou estudar uso ele.
Você não precisa ficar preso a esses acordes pode pegar outros até mais complicados, eu decidí começar a ensinar pelas tríades pois elas são a base de todos os acordes, por exemplo em um acorde C7m ou CMaj7 você pode usar a tríade de C maior que é C - E - G pois a base é a mesma só o que muda é que é acrescida a 7ª, que vamos ver em breve. Farei um quadro de onde você pode encaixar as tríades nos acordes mais complicados.

O Band in box é tipo um play along só que você faz a harmonia, eu geralmente copia alguma música do real book e passo pro band in box, procura band in box e real book no blog do nuke.

O empirismo é massa, alí que você vai evoluindo seu ouvido e tal acho que é alí que o seu lado músico realmente evolui. A teoria vem facilitar mas você não pode deixar nunca de lado "empírico" de lado, certo?

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Qua Dez 02, 2009 1:14 pm

Fred

Pois é, depois de um tempo cada um vai vendo o que é melhor, na verdade é legal aprender de todos os jeitos para quando precisar ter opções, quando chegar a hora falarei sobre as posições de tocar a escala.
Acordes m7(b5) são os famosos meios diminutos aqueles que teem uma bolinha cortada como símbolo, teem sim a 5ª diminuta e 3ª menor, note que pelo fato da 5ª ser justa quando ela desce meio tom fica diminuta e quando sobe meio tom fica aumentada e não menor e maior, certo?
Acordes #5 são os 5+ mesmo, acertou na mosca. É que sempre tem um monte de jeito de escrevê-los.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Qua Dez 02, 2009 1:22 pm

Como aproveitar as tríades nas tétrades ou acordes embassados como disse o Gus, rsss :

Acordes 7M, 7, Maj7 você pode usar a tríade maior;
Acordes m7, m7M, mMaj7 você pode usar a tríade menor;
Acordes Dim, º, m7(b5) você pode usar a tríade de 5ª diminuta;
Acordes aum, +, #5 você pode usar a tríade de 5ª aumentada.


Qualquer outro acorde esquisto que vocês encontrem postem aí que eu encaixo ele em uma das 4 tríades que ensinei.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Qua Dez 02, 2009 1:25 pm

Bass_Girl
É melhor você abrir um tópico para isso ou procura essa música em partitura para pegar os acordes, para não desvirtuar este tópico, ok?
Mas não tem problema perguntar não, eu só não posso te ajudar pois estou no trabalho e sem instrumento para tirar a música de ouvido

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Fred Qua Dez 02, 2009 3:09 pm

Esse meio diminuto eu não conhecia não!!
vou passar esse post pro compositor da banda pra ele sacar esse acorde, eu trabalho em cima do que ele faz de base normalmente!
Fred
Fred
Membro

Mensagens : 253
Localização : Salvador - BA

http://www.fredluna.com

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Qua Dez 02, 2009 3:48 pm

Fred
A difreneça do Diminuto para o meio diminuto é que no dimuto a 7ª é diminuta (= 6ª Maior) e no meio diminuto a 7ª é menor.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por djmmaster Sáb Dez 12, 2009 3:02 pm

to aprendendo tbm Very Happy essa parte eu até entendo só não sei fazer isso virar acompanhamento pra uma musica
abraços
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Seg Dez 14, 2009 11:02 am

djmmaster
Se você sabe quais são as notas que compôem o acorde, você pode usá-las em suas linhas de baixo, é só pegar as notas do acorde e fazer um groove legal com a batera que fica bom.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por djmmaster Seg Dez 14, 2009 11:05 am

Henrique, acho que tah faltando repertório pra mim mesmo hauiahi pq a teoria vai tranquilo o problema é na hora de fazer o groove acho que vo procura uns exemplos
abraços
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por webercar Seg Dez 14, 2009 12:21 pm

djmmaster escreveu:Henrique, acho que tah faltando repertório pra mim mesmo hauiahi pq a teoria vai tranquilo o problema é na hora de fazer o groove acho que vo procura uns exemplos
abraços

Pegando o barco do Henrique, pegue uma música cifrada de qualquer estilo (rock, mpb, samba, bossa, reagee, etc.). escute e acompanhe o q o baixista está tocando. Tente tirar de ouvido e estude o q ele criou dentro dos acordes da música. Estude as passagens q ele fez de um acorde para outro. Ex. bem simples: tem gente q usa a quinta do próximo acorde como passagem, ou terceira, ou sétima. Tem músicos fazem a linha com a menor relativa da tônica do acorde maior. E assim vai.... crie sua linha e na hora de testa-la na música, use o metronomo para não sair do tempo da música e se preocupe em não sair do ritmo, pois o baixo é q faz o balanço, a dança da música.

Se escrevi alguma besteira me corrijam, por favor...

Abraços...
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por djmmaster Seg Dez 14, 2009 12:31 pm

interessante vou tentar isso sim
abraços
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por liba Sáb Dez 19, 2009 3:24 pm

queria continuar com as aulas , ou estamos de férias ? Laughing
liba
liba
Membro

Mensagens : 144
Localização : Guarujá, São Paulo

https://m.facebook.com/hardroadclassicrock?_e_pi_=7%2CPAGE_ID10%

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Sáb Dez 19, 2009 3:32 pm

Liba

Darei continuidade mas vou esperar um pouco para ir adiante, vamos ver se surgem mais dúvidas se não em breve começarei a falar das tétrades.

Weber
É isso mesmo, só não ví falar de começar pela relativa menor o resto já ouví falar e até faço.

djmmaster
segue o que o Webe disse, é só treinar.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por GusVCD Sáb Dez 19, 2009 6:47 pm

Henrique

Estou acompanhando aqui... infelizmente fim de ano a loja bomba a trabalho de 10 a 11 horas por dia, então não sobra muito tempo nem forças para conseguir ensaiar...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Henrique Alencar Sáb Dez 19, 2009 6:59 pm

Beleza Gus

Acho melhor deixar pro ano que vem a continuação fim de ano é freud mesmo.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Cantão Sáb Dez 19, 2009 7:18 pm

Parabéns pelo belo trabalho de didatica que você está fazendo Henrique...estamos acompanhando por aqui...abraço.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por djmmaster Sáb Dez 19, 2009 8:01 pm

to na espera tbm henrique
abraços
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Andrezinho Sáb Dez 19, 2009 8:43 pm

GusVCD escreveu:Certo... no caso vc acha melhor aprendermos mais teoricamente e depois vc vai dar o toque de como usar isso?

Porque minha grande dificuldade de "entender" (digo entender por ser diferente de simplesmente decorar...) é q pra mim tudo tem q vir junto com exemplos aplicados... ou seja, do tipo isso é assim e dever ser aplicados em tais casos, esse outro é assim e deve ser aplicado nesses outros casos...

Se vc que ouvir exemplos bem simples do uso de tríades, pegue as músicas dos primeiros anos dos Beatles.
Mr. Paul fazia levadas bem simples, calcadas em tríades e tétrades naqueles rockinhos do tempo do ronca!
Quase todo pessoal do rock-a-billy também!

Foi graças aos Beatles que não tomei nenhum susto maior quando o Maestro Paulinho me deu um baixo na mão e me colocou no palco com ele. Até aquele momento eu só sabia alguma coisa de violão, mas conhecia bem os acordes e me saí muito bem! Acabei me viciando nos graves e pronto... O resto foi técnica pra aprender... Tipo: slap até hoje eu apanho muuuuito!

Henrique!!!! Tô adorando as aulas! Muito bom! Ótima didática! Excelente conteúdo!
Na história do D# x Eb. Acho interessante lembrar que na imensa maioria das vezes não temos duas vezes a mesma nota na escala. Tipo a escala de Cm: C - D - Eb - F - G - Ab - Bb. Sabemos que é a mesma nota, mas o nome interfere e, na prática, faz vc pensar em outro acorde ou escala.
Se bem me lembro, essa coisa fica meio doida na escala de Cb: Cb - Db - Eb - Fb - Gb - Ab - Bb. Mas achp melhor deixar esse assunto pra quem sabe ensinar... Assim que o Henrique voltar das "férias letivas" dele!
hehehehehehehehe

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por HOTA Ter Dez 22, 2009 5:00 pm

Mano... valeu mesmo. Hoje mesmo tava me perguntando sobre isto... e, iria pedir pro meu amigo que tá me ensinando a tocar , alguma coisa sobre o assunto. Valeu, muito didático!
HOTA
HOTA
Membro

Mensagens : 369
Localização : Nova Mutum - MT

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Claudio Jardim Ter Dez 22, 2009 7:20 pm

eu atualizei o básico do básico no meu blog experimental.

não liguem que o resto do blog ainda está bem desatualizado, estou transferindo todo o conteúdo do meu antigo website pro blog, mas ainda leva tempo:

http://www.midiaarte.com.br/claudiojardim/?page_id=502


Última edição por Claudio Jardim em Dom Ago 15, 2010 7:25 pm, editado 1 vez(es)
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Cantão Ter Dez 22, 2009 8:19 pm

Excelente Claudio...parabéns pelo trabalho brother.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Formação de acordes Empty Re: Formação de acordes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos