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Mensagem por Henrique Alencar Sex Ago 13, 2010 8:28 am

Rafinha.
Nos conservatórios, Universidades enfim colégios em geral você tem de aprender um monte de coisas antes disso, tais como: leitura de partitura, valores das notas na partitura, semitom, tom, alterações, intervalos, enarmonia, escalas, série harmônica, consonância e dissonância, compasso, métrica, tons vizinhos, e etc.
Mas tem coisas que são realmente desnecessárias para quem procura a música sem objetivos profissionais ou está começando e quer aprender a tocar primeiro para depois estudar leitura de partitura e outras coisas mais burocráticas, de conservatório.
Primeiro é bom você entender a função do seu instrumento, depois começar a tocar alguns estilos mais fáceis, só tocando tônica mesmo e depois expandir seus conhecimentos com tríades e tétrades, sempre estudando os rítmos diversos pois não adianta você saber tríades e tétrades sem saber como encaixá-los em determinados rítmos, entenda estudar rítmos por escutar e tocar junto ou comprar um método e seguí-lo mas tirar de ouvido é sempre melhor.
Depois tem improvisação, se tiveres afim aí tem de mergulhar fundo em escalas e modos.

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Mensagem por NETOULTRA Sex Ago 13, 2010 8:47 am

^ Esse excesso de informação desnecessária acontece em qualquer curso acadêmico, muita coisa que aprendemos nunca será usada na nossa vida profissional, seja na música ou não...

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Mensagem por Henrique Alencar Sex Ago 13, 2010 9:01 am

NETOULTRA
Depende em que você vai trabalhar, por exemplo se for se formar em regência ou composição é bem provável que precise de muita dessa teoria, eu mesmo uso mas já está internalizado, aí as vezes nem percebo que aprendí aquelas coisas todas em livros, pois na prática você tem de estar afiado com a teoria, em improvisos principalmente onde você está em contato com escalas e modos, modulações diversas, enarmonia, conssonância e dissonância, intervalos, compasso, métrica e é tudo muito rápido.
Mas é como disse se você está começando agora, ou não tem objetivo profissional não precisa mergulhar fundo nisso não, pois dá um desânimo rsss.

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Mensagem por Chapo Dom Ago 15, 2010 1:09 am

Henrique, nunca tinha conseguido entender isto com tanta facilidade como agora, meus parabéns ! E muito obrigado. Eu quase todo dia, leio o tópico inteiro, com o baixo em mãos. cheers

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Mensagem por *-* Rafinha *-* Seg Ago 16, 2010 7:51 am

Valeu Henrique Alencar!
Eu quero mergulhar afundo sim mas tem coisa que é só com professor mesmo!
Eu acho porque de 3 anos que toco é tudo ouvido e video aula então não sei quase nada de teoria porque não sei como encaixar o que eu li e decorei da internet!
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Mensagem por Henrique Alencar Seg Ago 16, 2010 11:28 pm

Valew Chapo.
Rafinha se você não ta sentindo falta de toria pra que aprender? Acho que se você tá tirando o som que você quer tá massa, não precisa de teoria para complicar.

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Mensagem por HAS Seg Fev 14, 2011 4:11 pm

Henrique só vou cometar pra ler descansado em kza
to precisando voltar a estudar to muito vadio snax

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Mensagem por José Carlos Qui Mar 31, 2011 10:05 pm

Mas esse material é muito didático e intuitivo, que seja contínuo!
E parabéns pela iniciativa Henrique!
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Mensagem por fegt5000 Sex Dez 02, 2011 5:03 pm

so marcando pra imprimir com os papeis do governo kkk bom toopico aprendi muito mais asabia a maioria de intervalos mais nunca é dimais revisar !

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Mensagem por jonas.og Dom Jan 08, 2012 4:53 pm

sou novo aqui no fórum, e primeiro tópico que eu entro e ja aprendi muito so no primeiro, depois que estudar passo a passo tudo certinho ja vai me deixar mais entendido no assunto... cheers
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Mensagem por jonas.og Sex Jan 13, 2012 1:02 am

la em cima onde ta falando os intervalos e a imagem do braço do baixo mostrando la 1J 2m 2M e ect

algum pode me dizer o qe é 5D e 5A ? seria dominante e aumentada ???? desculpa a ignoranciaa... pessoal !!!
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Mensagem por Polli Sex Jan 13, 2012 7:15 am

jonas.og escreveu:la em cima onde ta falando os intervalos e a imagem do braço do baixo mostrando la 1J 2m 2M e ect

algum pode me dizer o qe é 5D e 5A ? seria dominante e aumentada ???? desculpa a ignoranciaa... pessoal !!!


5D = Quinta diminuta
5A = Quinta aumentada
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Mensagem por rafeldi Seg Jan 16, 2012 8:00 pm

Henrique, Davi Motta muito obrigado a ambos por me ajudarem em algo que venho tendo dificuldade de descobrir a tempos, agora sim consegui entender os acordes e as suas formações direitinho.

Dica: Siga o tópico desde o começo e não pule o video do Davi, pois ele da uma bela revisada na primeira parte do tópico na pratica, isso me ajudou muito.

Obrigado e abraço a todos.

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Mensagem por Salotti Qui Jan 10, 2013 9:30 pm

Já faz quase um ano desde que as atividades esfriaram por aqui... Mas quero agradecer pelo tópico que, embora mostre muita coisa que eu já me sabia, me mostrou os motivos e usos de cada coisa...

Agradeço aos professores
claps

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Mensagem por abel de castilhos Qui Fev 28, 2013 4:07 pm

Bastante esclarecedor!!!

Se juntar todas as aulas do Henrique Alencar em um unico post seria legal.
Abraços
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Mensagem por Raphael Amin Ter Mar 12, 2013 5:32 pm

Muito bom o conteúdo. É sempre bom revisar, relembrar e aprender novamente! Fico grato ao Henrique, ao Davi e a todos que ajudaram aí!

Tenho uma dúvida lá do primeiro post. Quando o Henrique diz que a Tríade é formada por 3 notas em intervalos de terças. De C para E é uma terça, e de E para G seria outra terça. Mas de C para E são dois tons e de E para G é 1 tom e meio.

Eu sei que a tríade é assim mesmo C E G, mas segundo esse pensamento, não seria correto dizer: intervalo de terça e terça menor, para acorde maior, e terça menor e terça, para acorde menor?

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Mensagem por Fernando Zadá Ter Mar 12, 2013 5:54 pm

Sim pode ser visto dessa forma. Fala-se em terças porque no diminutos e no aumentado também são terças mas muda a ordem delas e as combinações.
Na tríade diminuta terça menor e terça menor e na aumentada terça maior e terça maior.
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Mensagem por Icaro Ferreira Ter Mar 12, 2013 6:00 pm

Raphael Amin escreveu:Muito bom o conteúdo. É sempre bom revisar, relembrar e aprender novamente! Fico grato ao Henrique, ao Davi e a todos que ajudaram aí!

Tenho uma dúvida lá do primeiro post. Quando o Henrique diz que a Tríade é formada por 3 notas em intervalos de terças. De C para E é uma terça, e de E para G seria outra terça. Mas de C para E são dois tons e de E para G é 1 tom e meio.

Eu sei que a tríade é assim mesmo C E G, mas segundo esse pensamento, não seria correto dizer: intervalo de terça e terça menor, para acorde maior, e terça menor e terça, para acorde menor?

A nomenclatura correta é Terça Menor e Terça Maior (conforme você disse ), Tríade Maior é formada pela superposição de duas terças, sendo a primeira terça maior e a segunda terça menor e Tríade Menor é formada pela superposição de duas terças, sendo a primeira terça menor e a segunda terça maior.

As vezes vai no "automático" falar só a posição do grau, acho que foi o que aconteceu na explicação do Henrique.


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Mensagem por Raphael Amin Ter Mar 12, 2013 10:23 pm

Entendi! Quando ele disse terça era de forma genérica.

E quanto a fazer os arpejos fora de ordem, digo, tocar o C na corda A, aí tocar a corda E solta, e o G na corda E. Qual seria a aplicação disso na dinâmica da música?

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Mensagem por Fernando Zadá Qua Mar 13, 2013 9:38 am

Criar melodias.
Um arpejo não tem que ser tocado na ordem T 3 5.
É que nem um prato de comida com arroz e feijão uns curtem o feijão em cima do arroz e outros o contrário mas continua sendo arroz com feijão ou feijão com arroz se preferir.
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Mensagem por Icaro Ferreira Qua Mar 13, 2013 9:41 am

Raphael Amin escreveu:Entendi! Quando ele disse terça era de forma genérica.

E quanto a fazer os arpejos fora de ordem, digo, tocar o C na corda A, aí tocar a corda E solta, e o G na corda E. Qual seria a aplicação disso na dinâmica da música?

O Arpejo é a execução sucessiva de notas de um determinado acorde, quem tem que ver como a digitação irá ficar é o executante, esse é o interessante do arpejo, é lógico que no caso de uma corda solta não é muito comum, mas existe. Sendo assim cabe o executante saber qual digitação soará melhor dentro do contexto musical tocado.

Obs: Existe algumas tabelas com digitações de arpejos prontas que ajudam muito o iniciante a pratica e desenvolver a partir dai outras idéias.

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Formação de acordes - Página 3 Empty Dúvidas 5ªs e Tétrades

Mensagem por Daniel Moraes Qua Abr 10, 2013 10:26 am

Bom, é a minha primeira postagem no fórum, então espero não ter feito alguma coisa errada.
Depois de dar uma lida em boa parte dos ensinamentos da formação de acordes resolvi montar uma tabela em cima de C maior. Daí quando cheguei nas tétrades, por exemplo, surgiram umas dúvidas fatais.
A 5 para ser justa, tem que ter quantos tons da 1? 3,5? E a sétima, não entendi muito bem quantos tons da 1 tem a maior e a menor.
No caso da tonalidade C, estariam certas assim?
C7M (C-E-G-B)
F7M (F-A-C-E)
G7 (G-B-D-F)
Dm7 (D-F-A-C)
Em7 (E-G-B-D)
Am7 (A-C-E-G)
Bm7 (B-D-F-A)

As minhas dúvidas surgiram pq em alguns a sétima fica a 2 tons de distância da 5, em outros 1,5 e com a quinta a mesma coisa, nos maiores ela fica a 1,5 tons da terça e nos menores 2 tons. Friamente, quando a quinta é justa e quando a sétima é maior ou menor?

Abraços.
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Mensagem por Raphael Amin Qua Abr 10, 2013 11:26 am

Pegue sempre como exemplo a escala de C maior natural, ou simplesmente C.

C-D-E-F-G-A-B-C
T-2-3-4-5-6-7-8

As distâncias são:
C - T
D - 2ª - 1 tom
E - 3ª - 2 tons
F - 4ª - 2 tons e meio
G - 5ª - 3 tons e meio
A - 6ª - 4 tons e meio
B - 7ª - 5 tons e meio
C - 8ª - 6 tons

As naturais são sempre assim. Se a sétima é menor, ela abaixa meio tom. Fica 5 tons de distância da tônica. É sempre a tônica a referência, e não a nota anterior. Isso dá problema se você pensar que a distância da 5a e 6a é 1 tom, e derrepente a 5a é diminuta e você não poderá manter essa distância de 1 tom. Por isso é sempre bom lembrar a distância da tônica.

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Mensagem por Daniel Moraes Qua Abr 10, 2013 1:12 pm

Então a 5ª justa é sempre 3 tons e meio de distância da tônica e a sétima maior é 5 tons e meio de distância? Isso tanto faz para escala maior quanto para menor?
Tu te importa de dizer quais tétrades estão certas e quais erradas no exemplo ali em cima?
Valeu pela resposta!
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Mensagem por Raphael Amin Qua Abr 10, 2013 5:33 pm

Daniel Moraes escreveu:Então a 5ª justa é sempre 3 tons e meio de distância da tônica e a sétima maior é 5 tons e meio de distância? Isso tanto faz para escala maior quanto para menor?

Não sempre. Isso apenas na escala ou acorde Maior Natural.

O arcorde menor natural tem a 3a menor, a 6a menor e a 7a menor. Pra visualizar melhor vamos pegar a relativa de C maior, que é A menor.

A-B-C-D-E-F-G-A
T-2-3-4-5-6-7-8

As distâncias são:
A - T
B - 2ª - 1 tom
C - 3ª - 1 tom e meio
D - 4ª - 2 tons e meio
E - 5ª - 3 tons e meio
F - 6ª - 4 tons
G - 7ª - 5 tons
A - 8ª - 6 tons

Veja que que muda apenas a 3ª, 6ª e 7ª.

Sobre as tétrades:
C7M (C-E-G-B)
F7M (F-A-C-E)
G7 (G-B-D-F) - Tá certo aqui, a 7a é menor.
Dm7 (D-F-A-C) -
Em7 (E-G-B-D)
Am7 (A-C-E-G)
Bm7 (B-D-F-A) - Aqui a quinta é F#, intervalo de 3 tons e meio com a tônica
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Mensagem por Daniel Moraes Sex Abr 12, 2013 8:53 am

Então agora tá certo?
CM (C-E-G) C7M (C-E-G-B)
Dm (D-F-A) D7m (D-F-A-C)
Em (E-G-B) E7m (E-G-B-D)
FM (F-A-C) F7M (F-A-C-E)
GM (G-B-D) G7 (G-B-D-F)
Am (A-C-E) Am7 (A-C-E-G)
Bm (B-D-F) Bm7 (B-D-F#-A)
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Mensagem por Raphael Amin Sex Abr 12, 2013 2:00 pm

Só perceba que Dm é uma coisa, e D7m não é apenas acrescida a sétima, é outra bem diferente. ]

Dm = Ré menor. D7m = Ré maior com sétima menor. No caso não precisava ter colocado o 'm' depois do 7 pois, quando põe 7 já fica implicito que é com sétima menor. (mas não está errado, só não é necessário). Agora, é necessário por o 'M' quando é pra dizer que é com Sétima Maior.

Vou julgar como está escrito, por exemplo: D7m = Ré Maior com sétima menor. Em vermelho está o corrigido.

CM (C-E-G) C7M (C-E-G-B)
Dm (D-F-A) D7m (D-F#-A-C)
Em (E-G-B) E7m (E-G#-B-D)
FM (F-A-C) F7M (F-A-C-E)
GM (G-B-D) G7 (G-B-D-F)
Am (A-C-E) Am7 (A-C-E-G)
Bm (B-D-F#) Bm7 (B-D-F#-A)
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Mensagem por afonsodecampos Sex Abr 12, 2013 2:34 pm

Excelente tópico, pena que só vi agora, teria me poupado alguns neurônios!

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Mensagem por Daniel Moraes Sex Abr 12, 2013 2:55 pm

Dm7 (D-F-A-C) e Em7(E-G-B-D), assim estaria certo?
É que eu estava pensando em tétrade menor, não maior. Mas se o resto está certo já é um avanço, hehe. Valeu Raphael!
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Mensagem por Raphael Amin Sex Abr 12, 2013 3:28 pm

Isso dessa forma estaria certo. Eu imaginei mesmo eheheh

Disponha. Very Happy

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Mensagem por Moisés Simeão Ter Abr 16, 2013 5:17 pm

Uma salva de palmas.
Excelente material!

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Mensagem por Julio Myung Faria Ter maio 14, 2013 11:45 am

Otimo tópico, já fiz uma micro apostila durante o tempo ocioso no trabalho! Chegar em casa e "deitar o cabelo" no baixo.

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Mensagem por rafaezio Sáb Mar 21, 2015 12:34 pm

Eae galera.
Estou anos luz atrasado nesse tópico kkkkkkkkkkk
Eu toco contrabaixo a um bom tempo, mas em função do dia a dia corrido, acabei deixando de lado o conhecimento teórico, já aprendi muita coisa dando uma boa lida aqui.
Henrique, será que é possível você reupar as imagens que postou?
Acredito que elas me ajudariam muito :\
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Mensagem por SILVIAO Sáb Mar 21, 2015 5:27 pm

Excelente tópico!
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Mensagem por warZ Qui Abr 30, 2015 3:47 pm

webercar escreveu:
djmmaster escreveu:Henrique, acho que tah faltando repertório pra mim mesmo hauiahi pq a teoria vai tranquilo o problema é na hora de fazer o groove acho que vo procura uns exemplos
abraços

 Pegando o barco do Henrique, pegue uma música cifrada de qualquer estilo (rock, mpb, samba, bossa, reagee, etc.). escute e acompanhe o q o baixista está tocando. Tente tirar de ouvido e estude o q ele criou dentro dos acordes da música. Estude as passagens q ele fez de um acorde para outro. Ex. bem simples: tem gente q usa a quinta do próximo acorde como passagem, ou terceira, ou sétima. Tem músicos fazem a linha com a menor relativa da tônica do acorde maior. E assim vai.... crie sua linha e na hora de testa-la na música, use o metronomo para não sair do tempo da música e se preocupe em não sair do ritmo, pois o baixo é q faz o balanço, a dança da música.

Se escrevi alguma besteira me corrijam, por favor...

Abraços...

Filé mingnon...
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Mensagem por Felipencs Qui Abr 30, 2015 5:10 pm

RafaelGokudera escreveu:Eae galera.
Estou anos luz atrasado nesse tópico kkkkkkkkkkk
Eu toco contrabaixo a um bom tempo, mas em função do dia a dia corrido, acabei deixando de lado o conhecimento teórico, já aprendi muita coisa dando uma boa lida aqui.
Henrique, será que é possível você reupar as imagens que postou?
Acredito que elas me ajudariam muito :\

Eu endosso esse pedido. Uma pena um tópico TÃO rico quanto esse acabar ficando sem as imagens.
Se alguém puder reupar seria perfeito. Iria facilitar muito o nosso entendimento hehe
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Mensagem por webercar Sex Jul 10, 2015 11:49 am

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Mensagem por Ricardo Sex Jul 10, 2015 12:31 pm

A imagem tá tão bonita que deve ser importante. Salvei aqui. Ri Muito
Valeu! claps
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Mensagem por SILVIAO Sáb Jul 11, 2015 7:20 pm

Webercar não entendi,o acorde são as marcações em vermelho?
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Mensagem por webercar Dom Jul 12, 2015 10:30 pm

SILVIAO escreveu:Webercar não entendi,o acorde são as marcações em vermelho?

Pelo q está ali em azul a nota tônica e em vermelho as possibilidades de terças e quintas, e outras se pedidas como sexta, etc... para formar o acorde de acordo o som mais agudo ou grave q vc quiser podendo fazer inversões de acordes tbm. Os desenhos são limitados as 5 primeiras casas do braço mas vc pode explorar o braço todo com estas formações partindo da nota tônica.
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Mensagem por jesseleite Seg Mar 14, 2016 4:58 pm

Tópico com material de primeira. Parabéns Henrique pela iniciativa. Sei que não foi falado aqui sobre inversão de acordes, mas me tirem uma dúvida.

Se eu tenho um acorde Dó aumentado, a tríade seria: C E G#. Se eu usar a segunda inversão desse acorde ficaria: G# C E.

Esse acorde de C aumentado, não é o mesmo G# aumentado? Já que a quinta aumentada dele seria E?

Desde de já peço desculpas se escrevi alguma bobagem ou confundi as coisas.
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Mensagem por dibass Seg Mar 14, 2016 5:30 pm

sim jesse são as mesmas notas no caso ai vai mais pelo contexto harmonico  e pela escrita tem horas que vai fazer mais sentido escrever C (#5)/G# ou G# (#5)  e geralmente esses acordes são mais usados no formato tetrade e nao triade ai sim teriamos acordes diferentes[
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Mensagem por joabi Seg Mar 14, 2016 5:37 pm

jesseleite escreveu:
Se eu tenho um acorde Dó aumentado, a tríade seria: C E G#. Se eu usar a segunda inversão desse acorde ficaria: G# C E.

Esse acorde de C aumentado, não é o mesmo G# aumentado? Já que a quinta aumentada dele seria E?

Tecnicamente o correto é chamar essa nota de Ré dobrado sustenido ao invés de Mi (são enarmônicos). Na prática, entretanto, são formados pelas mesmas notas, sim, só que a função harmônica desempenhada por cada um deles (na mesma tonalidade) é diferente e deve ser analisada em cada caso.

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Mensagem por Fernando Zadá Seg Mar 14, 2016 6:16 pm

A tríade aumentada é simétrica ela se repete a cada 3 maior mas é o que o Joabi disse enarmonicamente elas tem nomes diferentes
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Mensagem por jesseleite Ter Mar 15, 2016 9:40 pm

Obrigado dibass, joabi e zadá pelas dica de avaliar a harmonia. Valeu mesmo.
.
Que negócio é esse de "Ré dobrado" ein joabi?
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Mensagem por joabi Ter Mar 15, 2016 10:09 pm

jesseleite escreveu:
Que negócio é esse de "Ré dobrado" ein joabi?

É uma alteração, assim como o sustenido ou bemol. Não é usado em cifras, só em escrita na pauta, talvez por isso você nunca ouviu falar.
Existe o dobrado sustenido e o dobrado bemol. Equivalem a dois sustenidos ou bemóis, respectivamente.

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Mensagem por jesseleite Seg Mar 21, 2016 4:43 pm

joabi escreveu:
jesseleite escreveu:
Que negócio é esse de "Ré dobrado" ein joabi?

É uma alteração, assim como o sustenido ou bemol. Não é usado em cifras, só em escrita na pauta, talvez por isso você nunca ouviu falar.
Existe o dobrado sustenido e o dobrado bemol. Equivalem a dois sustenidos ou bemóis, respectivamente.


Entedido claps
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