Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil?

+4
BigBoy
arturbmallmann
allexcosta
Targino
8 participantes

Ir para baixo

Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil? Empty Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil?

Mensagem por Targino Seg Dez 04, 2017 4:17 pm

Recentemente venho pesquisando como é a vida de um brasileiro nos USA, e vejo que "aparentemente" tem muuuuuito mais prós do que contra, na verdade, acho que um dos únicos pontos ruins que eu achei seria a saudade da familia e amigos, mas enfim, como nunca passei por essa experiência queria saber mais sobre como é, e se realmente é tudo isso que parece ser Smile
Targino
Targino
Membro

Mensagens : 167
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil? Empty Re: Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil?

Mensagem por allexcosta Seg Dez 04, 2017 4:23 pm

Meu caso foram assuntos de família. Fora isso, enjôo dos lugares.

Os salários e custos você pode pesquisar na internet. Em geral é muito mais seguro e as leis funcionam muito mais. Saúde é meio impraticável, pois é muito, mas muito caro... Mesmo com plano sempre tem co-pay.

Em Mass tem Freecare, mas não cobre tudo e funciona mais ou menos.

Nos EUA rola uma pressa eterna que cansa um pouco depois de um tempo. No meu caso eu sempre toquei e tive outros trampos, mas nunca me dediquei o suficiente em nada que me permitisse ter um salário realmente bom e também não consigo fazer a mesma coisa por muito tempo pois tomo raiva e não aguento nem olhar.

Todo lugar tem coisa boa e ruim, os EUA não é diferente. É difícil explicar mais que isso... Só morando mesmo pra entender como funcionam as coisas. Nem visitando você entende.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil? Empty Re: Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil?

Mensagem por Targino Seg Dez 04, 2017 5:12 pm

Interessante...
O que eu percebi pelo que pesquisei, posso estar errado mas pelo menos foi o que me pareceu. O poder de compra lá é muito maior, enquanto aqui nós passamos uma vida pra pagar um carro, casa etc, lá daria pra comprar em poucos meses, acho que com isso daria pra curtir mais a vida com passeios, compras, viagens, bens materias e etc, sei lá, parece ser um abismo imenso daqui pra lá, realidades e valores parecem ser totalmente diferente
Targino
Targino
Membro

Mensagens : 167
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil? Empty Re: Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil?

Mensagem por allexcosta Seg Dez 04, 2017 5:28 pm

Essas coisas que você cita podem ser pesquisadas na Internet.

Mas assim, férias são normalmente duas semanas por ano e separadas. Não há décimo terceiro, FGTS nem nada do gênero. Então esses passeios e viagens ficam meio complicados de acontecerem.

Mas sim, o poder de compra é maior. É um país de primeiro mundo, não há como comparar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil? Empty Re: Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil?

Mensagem por arturbmallmann Seg Dez 04, 2017 11:07 pm

FGTS dinheiro seu guardado compulsoriamente rendendo nada, décimo terceiro salario anual dividido por 13.. Nao vejo nada de vantagem nisto.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil? Empty Re: Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil?

Mensagem por allexcosta Ter Dez 05, 2017 3:20 am

arturbmallmann escreveu:FGTS dinheiro seu guardado compulsoriamente rendendo nada, décimo terceiro salario anual dividido por 13.. Nao vejo nada de vantagem nisto.

Só tô dizendo como é. Você tem que ser mais responsável com seu dinheiro, com suas coisas, seu futuro.

Mas é que eles aprendem a lidar com dinheiro, juros, hipoteca, crédito e coisas assim quando crianças. O Brasileiro não.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil? Empty Re: Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil?

Mensagem por BigBoy Ter Dez 05, 2017 8:01 am

arturbmallmann escreveu:FGTS dinheiro seu guardado compulsoriamente rendendo nada, décimo terceiro salario anual dividido por 13.. Nao vejo nada de vantagem nisto.

^2
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1496
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil? Empty Re: Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil?

Mensagem por Tonante Ter Dez 05, 2017 8:06 am

Não conheço ninguém que saiu do Brasil para morar em outro país que tenha se arrependido.
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil? Empty Re: Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil?

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Dez 05, 2017 2:21 pm

Teve uma fase em minha vida que eu estava pensando muiiiiito em morar nos EUA. Pensava em ir com minha esposa e minha irmã com a família dela iria junto.

Fiz estudos de custos, planilhas e pesquisei casas para comprar.

Minha irmã chegou inclusive a visitar várias cidades americanas, ficar uns 20 dias em cada cidade, visitar casas para comprar e analisar negócios como postos de gasolina e restaurantes.

Mas acabei desistindo da ideia. A taxa de câmbio foi um dos motivos. Se eu tivesse mudado para lá e hoje vivendo de aposentadoria, devido a taxa de câmbio, meu rendimento em dólares seria 50% menor.

A longo prazo e sem ter poder de controle sobre taxa de câmbio, ficar vivendo nos EUA com grana de aposentadoria em Reais é muito inseguro, na minha condição econômico/financeira.

Por outro lado, se tivéssemos comprado imóveis a 6 anos, e nos locais em que pesquisamos, hoje teríamos até uma valorização em Dólar de 250%. Ou seja, nesse caso, com a atual taxa de cambio, o investimento teria retorno da ordem de quase 500% em Reais.

Além disso, só me mudaria com documentação correta e isso, tem um custo proibitivo (no meu caso só me enquadro no visto EB5).

Por fim, o fator família sempre pesa. Meus filhos continuariam no Brasil e ficar viajando a cada 2, 3 meses, teria um custo inviável.

Minha condição é muito diferente de alguém que ainda tem um sonho profissional para realizar.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7458
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil? Empty Re: Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil?

Mensagem por deixados Qua Dez 06, 2017 1:01 pm

allexcosta escreveu:
Mas é que eles aprendem a lidar com dinheiro, juros, hipoteca, crédito e coisas assim quando crianças. O Brasileiro não.

Trabalho em um colégio particular em São Paulo. A mensalidade aqui não é barata. No entanto, não temos educação financeira dentro do ensino.
Isso é um diferencial e tanto.
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil? Empty Re: Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil?

Mensagem por allexcosta Qua Dez 06, 2017 2:30 pm

Tonante escreveu:Não conheço ninguém que saiu do Brasil para morar em outro país que tenha se arrependido.

Eu conheço. Talvez não seja se arrepender exatamente, mas não se adaptar.

Conheço gente que chegou nos EUA com diploma de químico e achava que ia trabalhar no ramo por lá em um mês. Acho que nem é reconhecido por lá. E tem que ter visto correto, etc...

Pra esse povo que mora no Brasil e tem aqueles empregos que os pais da gente dizem que a gente deve ter, sei lá... Talvez seja melhor ficar no Brasil mesmo. Nos EUA não há férias de um mês, os feriados são poucos e os trabalhadores são muito mais exigidos. Tem que produzir de verdade ou então você vai ouvir pilhéria todo dia.

E tem o clima... Conheci muitos lugares nos EUA, poucos deles são habitáveis sem climatização. Uns você morre de calor, outros de frio, tem terremoto, furacão... Sei lá... E aquela eterna sensação de a polícia estar te olhando o tempo todo.

Pra quem tem uma moradia decente, um carro bonzinho, plano de saúde, trabalha perto de casa, tem fins de semana livres, etc vivendo no Brasil, acho que ir tentar a vida nos EUA pode meio ser uma furada. Mas assim, pra quem não se incomoda com a vida acelerada e trabalha duro, pode ser uma boa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil? Empty Re: Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil?

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Dez 06, 2017 2:40 pm

Ontem fui participar de uma palestra paga sobre investimentos.

Fiquei surpreso com 2 coisas:

- Uma quantidade grande de gente jovem e até de estudantes menores de idade participando da palestra.

- O palestrante falou que está acontecendo uma mudança radical na juventude brasileira e hoje 80% dos profissionais jovens empregados tem algum plano de aposentadoria privado em andamento. Lembro que em 2.000, quando comecei o meu plano de aposentadoria privada (que hoje usufruo) a média era de 5% dos brasileiros terem esses planos.

Interessante como conceitos do tipo: brasileiro só se preocupa com o futuro financeiro quando já está para se aposentar cai por terra em muito pouco tempo...
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7458
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil? Empty Re: Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Dez 06, 2017 2:42 pm

allexcosta escreveu:
Tonante escreveu:Não conheço ninguém que saiu do Brasil para morar em outro país que tenha se arrependido.

Eu conheço. Talvez não seja se arrepender exatamente, mas não se adaptar.

Conheço gente que chegou nos EUA com diploma de químico e achava que ia trabalhar no ramo por lá em um mês. Acho que nem é reconhecido por lá. E tem que ter visto correto, etc...

Pra esse povo que mora no Brasil e tem aqueles empregos que os pais da gente dizem que a gente deve ter, sei lá... Talvez seja melhor ficar no Brasil mesmo. Nos EUA não há férias de um mês, os feriados são poucos e os trabalhadores são muito mais exigidos. Tem que produzir de verdade ou então você vai ouvir pilhéria todo dia.

E tem o clima... Conheci muitos lugares nos EUA, poucos deles são habitáveis sem climatização. Uns você morre de calor, outros de frio, tem terremoto, furacão... Sei lá... E aquela eterna sensação de a polícia estar te olhando o tempo todo.

Pra quem tem uma moradia decente, um carro bonzinho, plano de saúde, trabalha perto de casa, tem fins de semana livres, etc vivendo no Brasil, acho que ir tentar a vida nos EUA pode meio ser uma furada. Mas assim, pra quem não se incomoda com a vida acelerada e trabalha duro, pode ser uma boa.
Um grande amigo meu e um aluno da Universidade (só para citar dois exemplos), moraram lá por alguns anos e se deram mal; voltaram e com o pouco de grana que juntaram pelo menos puderam dar entrada em imóveis (um) ou iniciar um negócio (o outro).


Última edição por Mauricio Luiz Bertola em Qua Dez 06, 2017 2:45 pm, editado 1 vez(es)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil? Empty Re: Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil?

Mensagem por allexcosta Qua Dez 06, 2017 2:43 pm

Maurício_Expressão escreveu:Interessante como conceitos do tipo: brasileiro só se preocupa com o futuro financeiro quando já está para se aposentar cai por terra em muito pouco tempo...

Eu precisaria ver estatísticas pra dar uma opinião razoável, mas por percepção geral, acho que isso vale até a geração X.

Millennials e Z's já têm essas preocupações desde muito jovens.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil? Empty Re: Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Dez 06, 2017 2:44 pm

Maurício_Expressão escreveu:Ontem fui participar de uma palestra paga sobre investimentos.

Fiquei surpreso com 2 coisas:

- Uma quantidade grande de gente jovem e até de estudantes menores de idade participando da palestra.

- O palestrante falou que está acontecendo uma mudança radical na juventude brasileira e hoje 80% dos profissionais jovens empregados tem algum plano de aposentadoria privado em andamento. Lembro que em 2.000, quando comecei o meu plano de aposentadoria privada (que hoje usufruo) a média era de 5% dos brasileiros terem esses planos.

Interessante como conceitos do tipo: brasileiro só se preocupa com o futuro financeiro quando já está para se aposentar cai por terra em muito pouco tempo...
Concordo. Minha filha está entrando no mercado de trabalho agora (Economista), e já está montando sua previdência privada complementar ao INSS.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil? Empty Re: Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil?

Mensagem por Tonante Qua Dez 06, 2017 4:37 pm

allexcosta escreveu:
Tonante escreveu:Não conheço ninguém que saiu do Brasil para morar em outro país que tenha se arrependido.

Eu conheço. Talvez não seja se arrepender exatamente, mas não se adaptar.

Conheço gente que chegou nos EUA com diploma de químico e achava que ia trabalhar no ramo por lá em um mês. Acho que nem é reconhecido por lá. E tem que ter visto correto, etc...

Pra esse povo que mora no Brasil e tem aqueles empregos que os pais da gente dizem que a gente deve ter, sei lá... Talvez seja melhor ficar no Brasil mesmo. Nos EUA não há férias de um mês, os feriados são poucos e os trabalhadores são muito mais exigidos. Tem que produzir de verdade ou então você vai ouvir pilhéria todo dia.

E tem o clima... Conheci muitos lugares nos EUA, poucos deles são habitáveis sem climatização. Uns você morre de calor, outros de frio, tem terremoto, furacão... Sei lá... E aquela eterna sensação de a polícia estar te olhando o tempo todo.

Pra quem tem uma moradia decente, um carro bonzinho, plano de saúde, trabalha perto de casa, tem fins de semana livres, etc vivendo no Brasil, acho que ir tentar a vida nos EUA pode meio ser uma furada. Mas assim, pra quem não se incomoda com a vida acelerada e trabalha duro, pode ser uma boa.

Para o afegão médio é melhor ficar... acho que é meio 8 ou 80. A chance de dar certo na minha visão é pra quem tem alguns milhões sobrando e vai comprar casa em Orlando/Miami ou pro cara que é ferrado mesmo, sem muito estudo e sem muitas perspectivas e chegando lá vai topar qualquer coisa como a oportunidade da vida. Normalmente esses caras se dão muito bem lá!

Para a pessoa que está no meio do caminho, e ainda tem uma certa esperança melhor ficar mesmo, até essa esperança acabar..
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil? Empty Re: Allex, o que te fez voltar a morar no Brasil?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos