Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

+35
Andremoura
Pz123
Edão
Zubrycky
miki_san
bodhan
Pedro Benedetti
Tiago Fernando Andreola
Galdino
NETOULTRA
Marcos Caio C. Gomes
NeyBass
ALFranca
Paulo Penna
AndréBurger
rodsom
Vinicius F
pedrohenrique.astronauta
Claudio Mengarda
Normando Neto
Tonante
Maurício_Expressão
Willian Casagrande
Stormbringer
heenrique_bass
Breno_Barnabe
JAZZigo
deixados
Uchoa
arturbmallmann
Rico
Davi Motta
johnny.bazookatone
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
39 participantes

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Stormbringer Ter Nov 28, 2017 11:12 am

^Calma Jonh, não to te criticando...

Só to tentando te poupar do stress de levar a sério quando alguem diz que o Geezer é só um tiozinho que quando adolescente montou uma banda com os amigos de escola sem saber tocar

Ri Muito
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Galdino Ter Nov 28, 2017 2:08 pm

Tudo depende... eu toco melhor violão que acústico, bem melhor e comecei no baixo elétrico. Sou baixista por natureza.

Não vamos por favor cair em ciladas de isso é melhor que aquilo e aquilo outro. São mundos e universos diferentes... só (pelo menos aqui no meu mundinho) nunca ouvi um baixista falar "não tenho protagonismo nisso, não vou tocar" mas já ouvi N outros instrumentistas falar isso.

Aliás 99% dos baixistas que conheço se perguntados dirão "Cara, muitas vezes temos que jogar pro time... às vezes o que a música pede é simples e não dá pra fugir daquilo..."

E tá certo, no final música, é ruído, textura, som. Se o Krist Novoselic (arrumei) depois do primeiro riff de Smells Like Teen Spirit não segurasse a música toda de forma reta enquanto o Kurt faz "Turum" o resultado seria uma porcaria, podem acreditar nisso aí.

Me chamaram pra participar de um projeto de Delta Blues, bom de princípio pensei "que saco". Eu sei que em sua maioria Delta Blues é o Robert Johnson com um violãozinho e pacto com o diabo. Ainda me falaram "a gente quer um som crú de estética antiga, crua", já pensei caramba vou ter que matar o som do meu baixo.

Coloquei tape num mexicano aqui, uma espuma pra matar ainda mais o som e pensei "estou pronto pra guerra". Tem umas músicas do Little Walter que até tem baixo (acústico) mas na mix tá tipo -3. A equalização é só gaita e violão/guitarra comendo.
Eu falei para os caras se eu por um baixo no meu estilo vai descaracterizar a música e essa estética aí, posso tocar um segundo violão, ukulele ou ir ao banheiro. (fui sincero pensando na estética final)...

Topei fazer tudo isso "só" pra tocar mas o mesmo não foi recíproco, a cada ideia de música que eu dava havia um empecilho "não toco isso", "não gosto de blues em português", "blues-rock? não vou tocar, não dou bend"

Enquanto isso eu era obrigado a "tirar" (puff, é um riff) de Mannish Boy que fica 5 minutos a mesma coisa, eu não aguento, quem tá ouvindo não aguenta, quem tá tocando perde a paciência etc.

Tem sempre pensar em quem está ouvindo lá, como isso vai chegar, como vai soar, como vão compreender o som que você tá fazendo.
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Pz123 Ter Nov 28, 2017 2:23 pm

John Music escreveu:

Em relação ao rock: O baixo está lá e é essencial. Ponto. O baixo do AC/DC é primordial. Cliff Williams não precisa tomar o lugar do Angus Young pra ser um baixista melhor. Na música do AC/DC as linhas de baixo PRECISAM, PRECISAM, SIMPLESMENTE PRECISAM ser daquele jeito. E o som é uma delícia.


Jim Morrison discordaria!
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Stormbringer Ter Nov 28, 2017 2:32 pm

^
"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 I-see-what-you-did-there
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Convidado Ter Nov 28, 2017 2:37 pm

John Music escreveu:Qual o problema se o baixo no início ser mais fácil de tocar do que um violão ou uma guitarra, por exemplo? Não vejo nada demais nisso. Pelo contrário, acho ótimo.
Bom, meu dia hoje já não começou bem, então desculpa se fui ríspido sem querer.

O problema é o texto ser ineficiente (ou até dissimulado...) em passar apenas um lado do instrumento e fazer dessa premissa inicial citada, uma propaganda que é um tiro no pé para os próprios baixistas.

Em nenhum momento, o texto diz que em alguns estilos o baixo se torna mais complexo que a guitarra ou que o teclado (só exemplificando), devido à fatores "x", "y" ou "z", para contrapesar o argumento inicial, que seria não recompensa, mas justiça e coerência de fato.O texto diz apenas que em algumas músicas, e em alguns estilos, o nível técnico e/ou musical do contrabaixo evolui e se torna mais difícil (resumindo nas minhas palavras). Ou seja, não mais difícil que o violão ou demais instrumentos, mas apenas superando a ele mesmo (o contrabaixo).

Daí os não-músicos leem uma porcaria dessas e diz "poxa, se os próprios baixistas tão dizendo isso, então é mais fácil mesmo...".

Os outros diversos demais argumentos e questões acerca, inclusive dissertações referente à frase acima, ou sobre o pape de cada estilo no baixo e conclusões tocantes a isso, já foram debatidos e desenvolvidos no tópico. E pelo que escreveu, parece que não leu. Peço encarecidamente que leia o tópico, pois cansa ficar repetindo tudo de novo, John.

E cara, não me leva a mal não, mas foi duro pra caramba eu estudar o que estudei, apesar de eu não ser um exímio baixista, um "bass hero". Embora eu não seja virtuose, estudei coisas das quais o contrabaixo se desdobra em três numa banda, cumprindo as vezes os três pilares da música ao mesmo tempo: ritmo, melodia harmonia.

Daí vem um ou outro baixista que toca só o "lado mais básico" do contrabaixo , e se sente satisfeito com isso (até aí nada de errado...) defender o texto do blog que diz explicitamente que "o baixo é mais fácil" (aí sim eu acho isso de uma insolência, presunção e dissimulação imensuráveis...).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Stormbringer Ter Nov 28, 2017 2:46 pm

^Mas se a pessoa não tem inteligência pra sacar que tem a ver com a "curva de aprendizado" mais inclinada no início, e não com "domínio", é problema da pessoa.

Baixo é mais fácil de início sim pra aprender a fazer algo coerente. Podem inventar a teoria que for, isso não é coisa de roqueiro não.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Nov 28, 2017 2:49 pm

Pz123 escreveu:
John Music escreveu:

Em relação ao rock: O baixo está lá e é essencial. Ponto. O baixo do AC/DC é primordial. Cliff Williams não precisa tomar o lugar do Angus Young pra ser um baixista melhor. Na música do AC/DC as linhas de baixo PRECISAM, PRECISAM, SIMPLESMENTE PRECISAM ser daquele jeito. E o som é uma delícia.


Jim Morrison discordaria!
No Doors não havia baixista ao vivo, mas haviam linhas de baixo feitas em teclado/sintetizador. E no estudio usavam baixo sim.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5324
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Stormbringer Ter Nov 28, 2017 2:50 pm

Max Payne escreveu:... foi duro pra caramba eu estudar o que estudei, apesar de eu não ser um exímio baixista, um "bass hero". Embora eu não seja virtuose, estudei coisas das quais o contrabaixo se desdobra em três numa banda, cumprindo as vezes os três pilares da música ao mesmo tempo: ritmo, melodia  harmonia.

Daí vem um ou outro baixista que toca só o "lado mais básico" do contrabaixo , e se sente satisfeito com isso (até aí nada de errado...) defender o texto do blog que diz explicitamente que "o baixo é mais fácil" (aí sim eu acho isso de uma insolência, presunção e dissimulação imensuráveis...).

Então, nessa caso você "domina" o instrumento... é um universo bem diferente de "aprender a tocar".
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Convidado Ter Nov 28, 2017 3:06 pm

Stormbringer escreveu:^Mas se a pessoa não tem inteligência pra sacar que tem a ver com a "curva de aprendizado" mais inclinada no início, e não com "domínio", é problema da pessoa.
Não, ele pode até ter culpa também,mas os principais responsáveis por isso são o professor e os desinformadores (como o próprio blog em questão). Se você recebe uma informação errada de quem deveria entender do tema, sobre o próprio,do qual você não tem menor ideia do que seja, você esta respaldado por ser leigo.

Stormbringer escreveu:Então, nessa caso você "domina" o instrumento... é um universo bem diferente de "aprender a tocar".
Podemos interpretar dessa forma... Mas imagina um iniciante tentando digerir isso enquanto não sabe nem a escala maior ainda...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Pz123 Ter Nov 28, 2017 3:35 pm

Breno_Barnabe escreveu:
Pz123 escreveu:
John Music escreveu:

Em relação ao rock: O baixo está lá e é essencial. Ponto. O baixo do AC/DC é primordial. Cliff Williams não precisa tomar o lugar do Angus Young pra ser um baixista melhor. Na música do AC/DC as linhas de baixo PRECISAM, PRECISAM, SIMPLESMENTE PRECISAM ser daquele jeito. E o som é uma delícia.


Jim Morrison discordaria!
No Doors não havia baixista ao vivo, mas haviam linhas de baixo feitas em teclado/sintetizador. E no estudio usavam baixo sim.

Eu sei, Breno! Não vou nem discutir o assunto..

Só cutuquei mesmo.. Rolling Eyes
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Nov 28, 2017 3:37 pm

Pz123 escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:
Pz123 escreveu:
John Music escreveu:

Em relação ao rock: O baixo está lá e é essencial. Ponto. O baixo do AC/DC é primordial. Cliff Williams não precisa tomar o lugar do Angus Young pra ser um baixista melhor. Na música do AC/DC as linhas de baixo PRECISAM, PRECISAM, SIMPLESMENTE PRECISAM ser daquele jeito. E o som é uma delícia.


Jim Morrison discordaria!
No Doors não havia baixista ao vivo, mas haviam linhas de baixo feitas em teclado/sintetizador. E no estudio usavam baixo sim.

Eu sei, Breno! Não vou nem discutir o assunto..

Só cutuquei mesmo.. Rolling Eyes
Very Happy
poke
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5324
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Stormbringer Ter Nov 28, 2017 3:43 pm

Né, o mito é legal
"O baixista ideal do The Doors é minha mão esquerda" Laughing
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Ter Nov 28, 2017 3:50 pm

Galdino escreveu:Se o Krist Novoselic (arrumei) depois do primeiro riff de Smells Like Teen Spirit não segurasse a música toda de forma reta enquanto o Kurt faz "Turum" o resultado seria uma porcaria, podem acreditar nisso aí.

Os exemplos que vocês dão são o melhor de tudo... Laughing
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Galdino Ter Nov 28, 2017 4:26 pm

^ Mas é tio, escuta a música aí... se o cara colocasse tônica + quinta justa + oitava enquanto outro faz duas notas numa guitarra (turum) ia soar uma coisa mais estranha ainda Laughing

Nessa caso aí não dá pra inventar, a guitarra dá duas notas e o máximo que dá pro cara fazer é ficar tumtumtum. Eu peguei o exemplo pra mostrar que tem horas que não tem o que fazer.

Falar que uma pessoa aprende um punk de 3 acordes rápido, talvez ela não esteja mentindo, mas não é porque o cara tá tocando power chord batendo pra baixo (só por causa de uma pestena, putz) que o baixo vai ser mais fácil. Não, até porque você pode tocar a mesma porcaria de power chord de umas 3 formas diferentes. Montando o power chord, tocando tônica, quinta, oitava com indicador, médio e anelar (isso vai ficar bem pior que fazer uma pestaninha e bater pra baixo). Montando a mesma porcaria e batendo pra baixo, dobrando e pode tocar o mais popular tum tum tum tum.
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Pz123 Ter Nov 28, 2017 5:19 pm

Só no aguardo de um vídeo do Allex de algum funk onde a guitarra faz "turum" e o baixo "ratatata".
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Nov 28, 2017 5:22 pm

Pz123 escreveu:Só no aguardo de um vídeo do Allex de algum funk onde a guitarra faz "turum" e o baixo "ratatata".
Eu falando que essa gente nunca vai tocar baixo numa gig não sei onde... Very Happy
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5324
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Galdino Ter Nov 28, 2017 5:44 pm

Eu liguei a musica do Nirvana aqui, tem N formas de tocar outra linha e aumentar o grau de dificuldade como eu já havia dito...

Na progressão de F > Bb > Ab > Db que fica a música inteira. Ao invés de ficar tumtumtum, pode-se montar o acorde e tocar a tônica com o dedão, dedo indicador e médio nas outras notas. Montar só o acorde em F e Db e tocar as outras duas notas com quinta. Montar os acordes e tocar o riff mesmo etc, N formatos.

Agora não dá pra imaginar aquela parte depois do primeiro riff sem um baixo (qualquer linha que seja), ali não existiria música... ia ser uma bateria vazia e uma guitarra dando duas notas de vez em quando (turuN)... lol!
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Ter Nov 28, 2017 6:47 pm

Galdino escreveu:^ Mas é tio, escuta a música aí...

Deus é mais. Sei nem o que é.

Pz123 escreveu:Só no aguardo de um vídeo do Allex de algum funk onde a guitarra faz "turum" e o baixo "ratatata".

É o quê?

Que diabos é "turum" e "ratatata"?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Pz123 Ter Nov 28, 2017 7:55 pm

Também não faço idéia..

Mas vai dizer que "ratatata" não parece mais complexo que "tumtumtum"!
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Stormbringer Ter Nov 28, 2017 7:57 pm

Não tão complexo quanto "piruriluriluriu".
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por John Music Qua Nov 29, 2017 8:16 am

Galdino escreveu:^ Mas é tio, escuta a música aí... se o cara colocasse tônica + quinta justa + oitava enquanto outro faz duas notas numa guitarra (turum) ia soar uma coisa mais estranha ainda Laughing

Nessa caso aí não dá pra inventar, a guitarra dá duas notas e o máximo que dá pro cara fazer é ficar tumtumtum. Eu peguei o exemplo pra mostrar que tem horas que não tem o que fazer.

Não adianta explicar, Galdino. A pessoa entendeu mas faz de tudo pra dizer que não entendeu.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por John Music Qua Nov 29, 2017 8:19 am

"Anti-rock", "Minha geração anos 80 é melhor do que a sua anos 90 "...baixista é um negócio complicado. Já li cada coisa aqui.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por John Music Qua Nov 29, 2017 8:24 am

allexcosta escreveu:
"Ser baixista é pegar uma guitarra e tocar normalmente, e rir quando um guitarrista pega seu baixo e não dá uma nota."

Isso sempre foi algo indiscutível pra mim. Se naquela época alguém me dissesse que não era bem assim eu ia falar que a pessoa tava me zoando. Se o guitarrista faltasse, era normal eu ou qualquer baixista da minha geração fazer o show tocando guitarra e chamava outra pessoa pra tocar baixo. A gente só pegava os solinhos porque a harmonia a gente sabia.

Mas nunca vi faltar o baixista e o guitarrista fazer a gig. Porque não consegue, não tem beat, não tem pegada.  

Esse é o post mais controverso do tópico.
Resumindo: se disser que baixo é fácil e guitarra é difícil, a pessoa fica brava. Imagine, não pode, é um absurdo. Mas tudo bem dizer que guitarra qualquer um toca.

Por isso eu digo, no fim das contas é uma briguinha de ego. Não podem falar que seu instrumento é mais fácil em alguns momentos. Mas você reserva a si próprio o direito de dizer que o instrumento dos outros é fácil e que qualquer um toca.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por John Music Qua Nov 29, 2017 8:26 am

Baixista não toca Zakk Wylde, nem Joe Pass.
E guitarrista não toca Marcus Miller, nem Larry Graham.

Se todos não tivessem problemas com essas afirmações, as coisas seriam mais fáceis.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Qua Nov 29, 2017 9:45 am

John Music escreveu:Esse é o post mais controverso do tópico.
Resumindo: se disser que baixo é fácil e guitarra é difícil, a pessoa fica brava. Imagine, não pode, é um absurdo. Mas tudo bem dizer que guitarra qualquer um toca.

Por isso eu digo, no fim das contas é uma briguinha de ego. Não podem falar que seu instrumento é mais fácil em alguns momentos. Mas você reserva a si próprio o direito de dizer que o instrumento dos outros é fácil e que qualquer um toca.

Se houvesse uma mínima preocupação em interpretar o que foi escrito, ficaria fácil entender que o argumento não passa por um ser mais fácil que o outro. Eu jamais disse que qualquer um toca guitarra ou violão, disse que todo mundo envolvido com música toca. E jamais disse que esse fato está relacionado a tal instrumento ser mais fácil ou mais difícil que um outro qualquer, mas sim, que é comum pessoas envolvidas com música tocarem tais instrumentos, pois são portáteis e comuns em rodinhas de amigos, etc...

Eu não acho que um instrumento seja mais fácil que outro, cada um tem suas peculiaridades. Nada que eu escrevi nesse tópico bate de frente com essa afirmação.

John Music escreveu:Baixista não toca Zakk Wylde, nem Joe Pass.

Alguns tocam.

John Music escreveu:E guitarrista não toca Marcus Miller, nem Larry Graham.

Alguns tocam.

__________________________________________________________________________________________________________________

Falando por mim, não há nenhum tipo de problema de ego nas coisas que escrevo. Existem sim, observações do mundo que me rodeia e no qual estou inserido. E tais observações, mais do que obviamente, são minhas e de mais ninguém, assim como as suas são suas e de mais ninguém, já que ninguém, além de você, viveu sua vida, morou onde você morou e tem a sua história.

Sob a minha ótica de música e do mundo, algo como "tal instrumento é mais fácil que aquele" é um conceito que só existe dentro desse mundo do rock, de Geezers, John Ensnthhwhiles, U2s e coisas do gênero. Gente que não perambula por esse mundo sequer pensa nessas coisas... Quer dizer, pra ser bem sincero, já vi algumas coisas similares no meio erudito, mas enfim, tô falando de música popular...

Numa banda de salsa ninguém fala que o guiro é mais fácil, assim como no forró ninguém fala do triângulo e na escola de samba ninguém fala do reco-reco. Porque todo mundo que toca nessas bandas já pegou um desses instrumentos pra tocar e sabe que tirar um som até não demora muito, mas tocar ali no beat horas e horas a fio, mesmo depois que sua mão está dormente e tendo espasmos não é exatamente fácil. Então pessoas não rock entendem que o buraco é mais embaixo e que discussões desse tipo sequer deveriam ser levantadas, pois cada instrumento tem suas peculiaridades.

Enfim, escrevo parágrafo atrás de parágrafo em um Português que eu reconheço não ser exatamente o pior já escrito em fóruns, mas ninguém entende nada do que escrevo. Melhor mesmo desistir.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Galdino Qua Nov 29, 2017 10:32 am

Se fizer o experimento social de levar alguns instrumentos pra rua e falar pra algum transeunte se ele gostaria de testar aquela bagaça em 99% dos casos a pessoa não vai saber nem como segurar aquilo.

Tô falando em guitarra, violão, baixo, baixo acústico, banjo e vou apelar Kazoo.

O Kazoo que deve ser o instrumento mais besta de sopro que existe (e ninguém vai ficar triste comigo por falar isso) se você der na mão de alguém que não sabe, a pessoa vai assoprar e assoprando não dá som nenhum... aquilo é fazer "hum" e não assoprar. Pior, tocar Kazoo parecendo um gato sofrendo sozinho numa noite escura é fácil, tocar aquilo afinado é muito difícil. Poucos caras que eu vi eram afinados realmente como por exemplo o Eric Clapton.

Quando eu falei sobre a música do Nirvana, depois fiz um mea culpa... tem como aumentar o grau de dificuldade mas não quer dizer que fique melhor, talvez até fique pela formação de power trio e o jeito que eu falei preenche melhor a música.
Mas não dá pra julgar o tumtumtum do Krist, a música pede aquilo lá. Música simples é música simples, música trabalhada é música trabalhada e fim da história. Uma não é melhor que a outra, é diferente e pronto.
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Zubrycky Qua Nov 29, 2017 1:25 pm

Galdino escreveu:Se fizer o experimento social de levar alguns instrumentos pra rua e falar pra algum transeunte se ele gostaria de testar aquela bagaça em 99% dos casos a pessoa não vai saber nem como segurar aquilo.

Tô falando em guitarra, violão, baixo, baixo acústico, banjo e vou apelar Kazoo.

O Kazoo que deve ser o instrumento mais besta de sopro que existe (e ninguém vai ficar triste comigo por falar isso) se você der na mão de alguém que não sabe, a pessoa vai assoprar e assoprando não dá som nenhum... aquilo é fazer "hum" e não assoprar. Pior, tocar Kazoo parecendo um gato sofrendo sozinho numa noite escura é fácil, tocar aquilo afinado é muito difícil. Poucos caras que eu vi eram afinados realmente como por exemplo o Eric Clapton.


Sobre kazoos, posso falar com alguma propriedade porque não apenas sou fã e toco como também sou colecionador (Possivelmente o maior do Brasil, mesmo porque eu não conheço nenhum outro colecionador de kazoos... Ri Muito notme ), tenho um livro (muito bom, por sinal) sobre eles e até faço os meus. Smile

O kazoo não é um instrumento de sopro (Mesmo porque nada acontece quando se sopra dentro dele). Tecnicamente, ele é um membranofone, um instrumento de percussão cujo som é obtido pela vibração de uma membrana que, no caso do kazoo, é percutida não pelo sopro, mas pelas vibrações oriundas do zumbido feito pelo executante.

Particularmente, eu o acho um instrumento adorável e com possibilidades ainda muito pouco exploradas.

Já postei esse vídeo antes, mas fica aqui um exemplo do que um kazoo pode fazer nas mãos de alguém que sabe usá-lo.



Gosto muito desses vídeos também.





Esse é sensacional.

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Rico Qua Nov 29, 2017 2:45 pm

Nunca entendi o motivo de tanta bronca em cima de nós rockers. Chega a ser enfadonho ler quase que diariamente, as tentativas de negar a importância do Rock para o desenvolvimento dos grandes espetáculos, estúdios, equipamentos e sistemas de som em geral.

Talvez fosse melhor começar a limitar as novas inscrições, baseado no gosto pessoal de cada novo participante, sem esquecer de excluir os antigos, como eu.

Bom, nem em todo lugar é assim:

https://www.vintageguitar.com/10986/jack-casady/

Aqui, Anthony Jackson parece não se preocupar muito com essa mediocridade que envolve a nós, baixistas de Rock. Na verdade, parece que ele até curtiu.

Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Qua Nov 29, 2017 3:10 pm

Rico escreveu:Nunca entendi o motivo de tanta bronca em cima de nós rockers. Chega a ser enfadonho ler quase que diariamente, as tentativas de negar a importância do Rock para o desenvolvimento dos grandes espetáculos, estúdios, equipamentos e sistemas de som em geral.

Nunca houve nada disso.

Rico escreveu:Talvez fosse melhor começar a limitar as novas inscrições, baseado no gosto pessoal de cada novo participante, sem esquecer de excluir os antigos, como eu.

Minhas opiniões particulares não têm absolutamente nada a ver com o fórum enquanto entidade. Também não acho que só porque tá escrito "adm" embaixo do meu nome devo me furtar de participar de uma discussão saudável. O FCBR não acha nada, quem acha somos nós membros, dos quais eu faço parte assim como você e todos os outros.

A esmagadora maioria dos membros aqui discorda completamente de muita coisa que escrevo. São só opiniões. Por que você teima em fingir que não entende isso?

Rico escreveu:Aqui, Anthony Jackson parece não se preocupar muito com essa mediocridade que envolve a nós, baixistas de Rock. Na verdade, parece que ele até curtiu.

Eu jamais disse que baixistas ou músicos de rock são medíocres. Há aqueles ruins, bons e excelentes, como em qualquer estilo.

Falo do raciocínio às vezes engessado. É uma opinião minha baseada em observações. Opinião, por sinal, que até muitos roqueiros ou ex-roqueiros compartilham e já falaram sobre isso ao longo dos anos de existência desse fórum.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Rico Qua Nov 29, 2017 3:25 pm

Realmente deve ser um problema de interpretação de texto...


Mas, vamos lá. Na verdade, o que você ou qualquer outro tem a dizer sobre o assunto, na verdade nem me diz respeito. É cansativo, mas todos tem direito as suas próprias opiniões.

Só que eu acho engraçado ser chamado de engessado, preconceituoso e outras coisas, simplesmente por gostar de um tipo de música ou não gostar de outros.

É sempre a mesma coisa: dum dum dum, três acordes, qualquer garoto principiante toca isso, as oitavas estão desafinadas, nunca ouvi falar, Deus me livre e etc...

Honestamente, as vezes eu discuto, mas não incomoda de verdade.

Só quis estabelecer meu ponto de vista sobre a questão.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Galdino Qua Nov 29, 2017 3:33 pm

Zubrycky escreveu:
Sobre kazoos, posso falar com alguma propriedade porque não apenas sou fã e toco como também sou colecionador (Possivelmente o maior do Brasil, mesmo porque eu não conheço nenhum outro colecionador de kazoos...  Ri Muito notme ), tenho um livro (muito bom, por sinal) sobre eles e até faço os meus. Smile

O kazoo não é um instrumento de sopro (Mesmo porque nada acontece quando se sopra dentro dele). Tecnicamente, ele é um membranofone, um instrumento de percussão cujo som é obtido pela vibração de uma membrana que, no caso do kazoo, é percutida não pelo sopro, mas pelas vibrações oriundas do zumbido feito pelo executante.

Pra você ver como às vezes a gente é ignorante (eu não sabia que o Kazoo não era um instrumento de sopro)... eu tenho um Kazoo já se vão uns 6 anos, comprei na época porque gostei de um cara tocando 50cent com um banjolele + kazoo. (achei divertido, engraçado)
Aliado que paguei 3 dólares, chutei o pau da barraca.

Quando chegou eu fiquei igual um idiota assoprando, não tinha muita informação na época... demorei uns 3 minutos pra sacar como tirava som, como tirava som, e não como fazia música com ele. Até hoje não consigo tocar afinado.

Só sei que ele é importante nuns ragtimes e música folk. Deve ser quase o caso do triangulo que o tio falou.

Vou mostrar esses vídeos para o meu pai, porque desde sempre ele considera o som do Kazoo como "papel de bala" What a Face
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por arturbmallmann Qua Nov 29, 2017 3:40 pm

Baixista é humilde e o melhor instrumentista.

Quem se acha os melhores são os vocalistas e guitarristas. Vejam esta história, fato 'venéreo':
Aí o guitarrista diz:
- No palco sou tão grande que quando estico os braços encosto nas nuvens.
O vocalista responde
- É fofinho?
- É!!
- Grande coisa... são minhas b*l@s.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Qua Nov 29, 2017 3:42 pm

^ Essa é a do "meu pai é maior que o seu" adaptada à música.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por arturbmallmann Qua Nov 29, 2017 3:43 pm

hehehe sim, tive que quebrar o gelo.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Willian Casagrande Qui Nov 30, 2017 12:03 pm

allexcosta escreveu:
Que diabos é "turum" e "ratatata"?

Deve ser o baixo daquela música do Engenheiros do Hawaii que é um saco...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Renato Aversari Qui Nov 30, 2017 12:14 pm

Esse ratatata parece o som de um baixista "Slapeiro" que eu conheço. Abafa tanto as notas que nunca sai som nenhum. Parece até que o cara tá batucando.
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagens : 378
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por deixados Qui Nov 30, 2017 12:51 pm

Particularmente, quando tem muito slap me incomoda um pouco, não consigo ouvir música:

https://instagram.fcgh9-1.fna.fbcdn.net/vp/f540702f899217577418fe60c58ed9d1/5A231D36/t50.2886-16/24283701_1750173721958871_5632625557440036864_n.mp4
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Qui Nov 30, 2017 2:29 pm

deixados escreveu:Particularmente, quando tem muito slap me incomoda um pouco

Ouça e me diga o que acha...

https://www.youtube.com/watch?v=qi2o6Y53b40
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Stormbringer Qui Nov 30, 2017 2:34 pm

deixados escreveu:Particularmente, quando tem muito slap me incomoda um pouco, não consigo ouvir música:

https://instagram.fcgh9-1.fna.fbcdn.net/vp/f540702f899217577418fe60c58ed9d1/5A231D36/t50.2886-16/24283701_1750173721958871_5632625557440036864_n.mp4
"I'm impressed, but not amazed"
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por arturbmallmann Qui Nov 30, 2017 6:23 pm

Willian Casagrande escreveu:
allexcosta escreveu:
Que diabos é "turum" e "ratatata"?

Deve ser o baixo daquela música do Engenheiros do Hawaii que é um saco...
Eu gosto de Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones Sad

deixados escreveu:Particularmente, quando tem muito slap me incomoda um pouco, não consigo ouvir música:

https://instagram.fcgh9-1.fna.fbcdn.net/vp/f540702f899217577418fe60c58ed9d1/5A231D36/t50.2886-16/24283701_1750173721958871_5632625557440036864_n.mp4

No final me lembrou um pouco o baixo metralhadora heheheh

Allexcosta escreveu:
Ouça e me diga o que acha...

https://www.youtube.com/watch?v=qi2o6Y53b40
Eu achei de bom gosto.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por deixados Qui Nov 30, 2017 8:47 pm

allexcosta escreveu:
deixados escreveu:Particularmente, quando tem muito slap me incomoda um pouco

Ouça e me diga o que acha...

https://www.youtube.com/watch?v=qi2o6Y53b40

Simplesmente sensacional! Macio, encaixado e que timbre!
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Qui Nov 30, 2017 8:51 pm

deixados escreveu:Simplesmente sensacional! Macio, encaixado e que timbre!

E é só slap. Viu aí?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Galdino Qui Nov 30, 2017 9:27 pm

Slap nessa questão aí é como perguntar se eu prefiro ouvir 2 horas só Celso Pixinga ou 2 horas só Tio Marquinhos...
Kkkkkk
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Nov 30, 2017 11:52 pm

allexcosta escreveu:
deixados escreveu:Particularmente, quando tem muito slap me incomoda um pouco

Ouça e me diga o que acha...

https://www.youtube.com/watch?v=qi2o6Y53b40
P....!
Eu tenho esse CD aí, "Colaboration"! Bom pra caramba!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por rgustavo32 Sáb Dez 02, 2017 5:10 pm

Haha....

Bom, li bastante coisa e não consegui gravar Alguns nomes....
Eu já reconheci minha falta de interpretação de texto com o allexcosta, então pra quem disse "não ter ouvido falar não significa ter menos ou mais qualidades", tem outra falha de interpretação

Quando disse isso estava falando sobre Opiniões, e não sobre música... Ouvi alguns vídeos do allexcosta e ele é muito fera. A discussão foi de opiniões, e é disso que o tópico fala.

Quanto a facilidade no aprendizado, tem milhares de opiniões diferentes sobre o que é saber tocar. Tem caras feras que se sentem aprendizes e caras ruins se achando tocar. Tem que ver se o cara que criou o artigo tava pensando em alguma coisa além de tônicas.

Berimbau deve ser fácil de aprender no início, mas vai que tem alguém aí no youtube que consegue ser especialista de pentatonica no berimbau...nunca se sabe
rgustavo32
rgustavo32
Membro

Mensagens : 31
Localização : Mauá SP

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Convidado Sáb Dez 02, 2017 6:37 pm

rgustavo32 escreveu:Berimbau deve ser fácil de aprender no início, mas vai que tem alguém aí no youtube que consegue ser especialista de pentatonica no berimbau...nunca se sabe
Particularmente não gosto de comparar um instrumento de percussão só com um instrumento de harmonia (baixo, ou qualquer outro...) ou melodia, porque eu acho que o percussionista não toca apenas dois ou três instrumentos de percussão. Pra mim isso é um " 'tocador' disso e daquilo". Percussionista DE VERDADE é aquele que domina vários instrumentos de percussão, que não passa aperto com nenhum pelo menos, mesmo que não seja muito a praia dele o instrumento "x" ou "y" e ele toque medianamente.

stormbringer escreveu:Então, nesse caso você "domina" o instrumento... é um universo bem diferente de "aprender a tocar".
Refletindo bem aqui, qual o limite entre "saber tocar" e "dominar o instrumento"? Quem determina o ponto onde alguém deixa apenas de "saber tocar" para "domina-lo"?

Eu notei muito que não é apenas o estilo musical em si (o ritmo, a percussão do estilo) que molda a maneira do baixo ou da guitarra (por exemplo) se comportar nele. Os próprios instrumentistas são moldadores das linhas.

Pegando por exemplo vários estilos brasileiros. O samba Reggae no início era tocado no baixo de forma completamente simples, rústica. Até que vieram alguns baixistas e disseram "não, peraê, dá pra fazer isso e isso aqui, pra somar melódia e ritmicamente". Assim como o baixista pioneiro da Aviões "arquitetou" o Forró Vanerão de forma fantástica.

Assim também como L.Maia e posteriormente Sizão revolucionaram a maneira do baixo se comportar no Samba. Como Prateado veio e revolucionou o Pagode, pegando umas coisas de Sizão e incluindo mais percussividade e influências de outros estilos e etc, etc.

No próprio Xote, no Baião, no Xaxado, a cada década que se passa, cada vez mais os baixistas que tocam com grandes nomes dos gêneros, desempenham no contrabaixo um papel melódico (por vezes até harmônico) quase tão importante quanto o do acordeon. E aí, como fica?!

Ou como a própria técnica de slap! Que surgiu com Larry Graham (técnica essa cuja se tornou principal marca do contrabaixo elétrico inclusive...). Larry disse, "peraê, dá pra fazer essa doideira legal aqui no bass..." , e assim surgiram os famosos "Tio Marquinhos" (haha) e Wooten, dentre outros, aperfeiçoando e tornando cada vez mais complexa e rica a técnica.

Poderia citar mais uns 10 exemplos aqui... Não só do contrabaixo, mas de qualquer outro instrumento.

Daí faço uma pergunta. Digamos, que você vai tocar Forró. Surge uma audição numa banda da qual o baixista teve que sair. Mas ele era um monstro e fazia linhas muito bem feitas, misturando muita percussividade com frases melódicas e harmônicas, incluindo até um pouco de slap, e você faz só o basicão. Você vai ficar na banda??

Então, quem é que determina o que é saber tocar e saber "dominar"? Se a forma de tocar Axé antes de Cesário Leony é absoleta, e a forma de se tocar Forró Vanerão seria bem estranha e "pobre" se não fosse inspirada pela visão rítmica e melódica rica do baixista pioneiro do Aviões, se você tocar o basicão desses estilos, você ta mesmo "sabendo tocar"?

Ou então, quem toca os estilos "a, b e c" apenas "sabem tocar", e os que tocam os estilos "f,g e h" "dominam" o instrumento?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por rgustavo32 Sáb Dez 02, 2017 6:48 pm

Max Payne escreveu:
rgustavo32 escreveu:Berimbau deve ser fácil de aprender no início, mas vai que tem alguém aí no youtube que consegue ser especialista de pentatonica no berimbau...nunca se sabe
Particularmente não gosto de comparar um instrumento de percussão só com um instrumento de harmonia (baixo, ou qualquer outro...) ou melodia, porque eu acho que o percussionista não toca apenas dois ou três instrumentos de percussão. Pra mim isso é um " 'tocador' disso e daquilo". Percussionista DE VERDADE é aquele que domina vários instrumentos de percussão, que não passa aperto com nenhum pelo menos, mesmo que não seja muito a praia dele o instrumento "x" ou "y" e ele toque medianamente.

Relaxa, foi uma Brincadeira.
rgustavo32
rgustavo32
Membro

Mensagens : 31
Localização : Mauá SP

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 02, 2017 6:48 pm

rgustavo32 escreveu:Berimbau deve ser fácil de aprender no início

É difícil até de segurar em pé, quanto mais tirar som corretamente se preocupando com a posição correta da pedra, do caxixi e encostando a cabaça na barriga na nota fechada e afastando na aberta.

E isso é só o básico sem o qual você não faz nada.

Acredite, berimbau não é o melhor exemplo pra o que você quer dizer. Talvez pandeirola ou ovinho chocalho. Mesmo assim se perder o beat você caga tudo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Galdino Sáb Dez 02, 2017 7:17 pm

Quando alguém fala que Berimbau é fácil eu começo a dar risada... Laughing

Eu tenho um que meu pai me trouxe de presenta da terra bôa (bora bahêêêaaa), segurar aquilo é um martírio... você sustenta e estabiliza basicamente com o dedinho. Ainda tem que segurar a pedra, o caxixi, bater e afastar a cabaça pra lá e pra cá.
Depois disso tudo ainda tem que ser bão de ritmo What a Face
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por rgustavo32 Sáb Dez 02, 2017 7:26 pm

A piada do Berimbau foi a escala pentatônica. Eu lembro da época da moda que virou capoeira, e me arriscava muito no Berimbau, ainda garoto. E saía. Com todas essas técnicas que o allexcosta citou? nem de Lonte.
O assunto é falar do que parece ser ou não no inicio...quando alguém quer aprender um instrumento, ninguém tem todas essas informações técnicas que o allexcosta falou. E é por esse mesmo motivo que não concordo com o baixo sendo um instrumento mais fácil de aprender a tocar.

Meu primeiro instrumento a aprender foi o Violino. E me irritava ouvir leigos falando que "era só esfregar o arco que saía som, depois era só aprender apertar as cordas"
Tudo é relativo, depende do ponto de vista
rgustavo32
rgustavo32
Membro

Mensagens : 31
Localização : Mauá SP

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". - Página 5 Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos