Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

+35
Andremoura
Pz123
Edão
Zubrycky
miki_san
bodhan
Pedro Benedetti
Tiago Fernando Andreola
Galdino
NETOULTRA
Marcos Caio C. Gomes
NeyBass
ALFranca
Paulo Penna
AndréBurger
rodsom
Vinicius F
pedrohenrique.astronauta
Claudio Mengarda
Normando Neto
Tonante
Maurício_Expressão
Willian Casagrande
Stormbringer
heenrique_bass
Breno_Barnabe
JAZZigo
deixados
Uchoa
arturbmallmann
Rico
Davi Motta
johnny.bazookatone
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
39 participantes

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Convidado Dom Out 29, 2017 4:58 pm

Quem diz isso não sou eu, é esse blog AQUI ("Baixistas.Blogspot")...

Segue a parte do texto que discorre essa opinião no mínimo duvidosa....

""Para a pergunta: qual o instrumento mais fácil de tocar? É relativo responder a ela, pois depende do gosto por um tipo de instrumento musical e do interesse de cada um em aprender. Muitos dizem que aprender baixo é fácil. Para quem gosta de instrumentos de cordas e tem interesse em montar uma banda e também dependendo em que nível musical quer chegar o baixo elétrico nesse ponto é considerado fácil, pois se comparar, por exemplo, o contrabaixo com o violão e levar em consideração o tempo para aprender a tocar a primeira música, esse tempo no contrabaixo será bem menor que no violão, mas isso também para quem nunca pegou em um instrumento musical e dependendo do nível de dificuldade da música a ser tocada. Nessa comparação podemos levar em consideração, por exemplo, a dificuldade em que um aluno pode ter em fazer uma pestana no violão ou guitarra, pois é comum a desistência ao se deparar com ela e, no caso, do contrabaixo essa dificuldade não existirá porque na maioria das músicas populares não tem a necessidade de fazê-la. Para quem não conhece o contrabaixo se apaixona pelo seu som ao ouvi-lo em detalhes pela primeira vez ainda mais para quem gosta de sons graves e é comum pessoas que estão aprendendo a tocar violão ou guitarra e tem interesse em montar uma banda acabarem trocando de instrumento e  se tornam baixistas depois de conhecê-lo bem. Se você quer montar uma banda e aprender algum um instrumento de cordas e não sabe qual escolher e quer conhecer o som do contrabaixo navegue por nosso site ou em outros e procure saber um pouco do estilo e características do baixista da banda que você gosta. Quem sabe você tem afinidade por esse instrumento e não sabe e hoje com a internet ficou muito mais fácil aprender tocar um instrumento.""

O que vocês acham? Quantos de vocês concordam?

Minha opinião é que quem escreveu isso aí ou é guitarrista ou só toca aqueles estilos de Rock "dum,dum,dum..." e não sabe fazer mais nada num contrabaixo, nem ouve outros estilos...


Última edição por Max Payne em Sex Nov 10, 2017 6:26 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Título anterior era particularmente degradante)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Dom Out 29, 2017 5:46 pm

Coisa de roqueiro. Desconsidere.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 29, 2017 5:57 pm

allexcosta escreveu:Coisa de roqueiro. Desconsidere.
As vezes Allex essa sua "cruzada anti-rock" torna-se enfadonha...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por johnny.bazookatone Dom Out 29, 2017 6:13 pm

o entrosamento musical com os outros músicos é mais dificil que tirar músicas. Mas também é a parte mais interessante de tocar.


Última edição por johnny.bazookatone em Dom Out 29, 2017 6:21 pm, editado 1 vez(es)

johnny.bazookatone
Banido

Mensagens : 192
Localização : Sin Sin Penitentiary

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Dom Out 29, 2017 6:17 pm

^ Não há absolutamente nada de anti-rock na minha cruzada.

Há anti atitude burra e ignorante de alguns roqueiros.

Nunca jamais se ouviu esse papo de baixo ser fácil fora do mundo do rock. Essa é a verdade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Davi Motta Dom Out 29, 2017 8:09 pm

Enquanto se está tocando só as tônicas, essa afirmação pode até fazer algum sentido. Saindo das tônicas isso já não procede, tem que estudar, praticar, arriscar...
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Rico Dom Out 29, 2017 8:42 pm

Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por arturbmallmann Dom Out 29, 2017 8:45 pm

Aprender guitarra tocando powerchord em guitarra base em banda punk tbm não é dificil.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Uchoa Dom Out 29, 2017 8:46 pm

A original já é chata , essa então ... puke
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por arturbmallmann Dom Out 29, 2017 8:48 pm

allexcosta escreveu:^ Não há absolutamente nada de anti-rock na minha cruzada.

Há anti atitude burra e ignorante de alguns roqueiros.

Nunca jamais se ouviu esse papo de baixo ser fácil fora do mundo do rock. Essa é a verdade.
Pior que é... Aí geralmente peço se conhecem ao menos Geddy lee, Billy Sheehan...
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Dom Out 29, 2017 9:25 pm

Davi Motta escreveu:Enquanto se está tocando só as tônicas, essa afirmação pode até fazer algum sentido.

Eu discordo.

Mesmo Tum Tum Tum de U2 é super difícil de tocar certo e no click. Leva anos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por deixados Dom Out 29, 2017 10:36 pm

Eu particularmente acho que o baixo dentro do rock é difícil, até porque ele "compete" com a guitarra. É um instrumento que precisa se esforçar mais para aparecer.
Mesmo estando cumprindo sua função básica dentro da música.
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Convidado Dom Out 29, 2017 10:57 pm

deixados escreveu:Eu particularmente acho que o baixo dentro do rock é difícil, até porque ele "compete" com a guitarra. É um instrumento que precisa se esforçar mais para aparecer.
Mesmo estando cumprindo sua função básica dentro da música.
Minha visão é diferente. Quando você é o centro das atenções, ou então um dos protagonistas, e não um preenchimento, você precisa entregar muito mais de si. Tem que ser mais criativo, ter mais feeling, e saber a diferença entre se destacar e sujar a música, etc.

Na maioria dos estilos musicais o baixo ou é o astro principal ou é um dos protagonistas. Salvo um ou outro estilo, só no universo rock que acontece de o baixo ser um figurante (não em todos os estilos de rock...).

Nada contra o Rock (eu gosto de alguns estilos), mas ele sempre queimou e sempre continuará queimando o filme dos baixistas rs...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 29, 2017 11:24 pm

Nada contra o Rock (eu gosto de alguns estilos), mas ele sempre queimou e sempre continuará queimando o filme dos baixistas
Cara, você acha que paul MacCartney, Geddy Lee, Chris Squire, Les Claypool, Steve Harris, Greg Lake, John Weton, Glenn Hughes, Geezer Butler e etc, tem o "filme queimado"?
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Convidado Dom Out 29, 2017 11:46 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Cara, você acha que paul MacCartney, Geddy Lee, Chris Squire, Les Claypool, Steve Harris, Greg Lake, John Weton, Glenn Hughes, Geezer Butler e etc, tem o "filme queimado"?
Sim e não. Tipo, a importância desses baixistas é reconhecida pelos fãs, mas o baixo ainda assim é visto como uma sombra da guitarra, saca?

Daí você vai pra o Acid Jazz, pro Reggae ou pro Funk, só como exemplos, e vê o baixista ser tratado como o ponto alto da banda...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por JAZZigo Seg Out 30, 2017 12:13 am

allexcosta escreveu:
Davi Motta escreveu:Enquanto se está tocando só as tônicas, essa afirmação pode até fazer algum sentido.

Eu discordo.

Mesmo Tum Tum Tum de U2 é super difícil de tocar certo e no click. Leva anos.
U2 é rock?! scratch
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Out 30, 2017 1:27 am

Max Payne escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Cara, você acha que paul MacCartney, Geddy Lee, Chris Squire, Les Claypool, Steve Harris, Greg Lake, John Weton, Glenn Hughes, Geezer Butler e etc, tem o "filme queimado"?
Sim e não. Tipo, a importância desses baixistas é reconhecida pelos fãs, mas o baixo ainda assim é visto como uma sombra da guitarra, saca?
Esse negócio de sombra de guitarra é coisa de guitarrista frustrado...
Ainda assim, qual o problema de determinado instrumento fazer algo mais simples pra outro se destacar, dependendo do estilo?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5322
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por heenrique_bass Seg Out 30, 2017 8:46 am

pro pessoal que fala que o rock queima o filme dos baixistas, procurem pelo Steve Digiorgio, na época que ele tocava no Death, usava um fretless, o baixo se destacava de uma maneira... Wink
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Seg Out 30, 2017 9:08 am

deixados escreveu:Eu particularmente acho que o baixo dentro do rock é difícil, até porque ele "compete" com a guitarra. É um instrumento que precisa se esforçar mais para aparecer.
Mesmo estando cumprindo sua função básica dentro da música.

Não existe isso de aparecer. Você toca o que o contexto pede. Ninguém é melhor que ninguém.

Max Payne escreveu:Na maioria dos estilos musicais o baixo ou é o astro  principal ou é um dos protagonistas. Salvo um ou outro estilo, só no universo rock que acontece de o baixo ser um figurante (não em todos os estilos de rock...).

Isso é verdade. Em qualquer estilo musical o tripé de sustentação é batera/baixo/voz. No mundo do rock que baixo é visto como secundário.

Max Payne escreveu:Nada contra o Rock (eu gosto de alguns estilos), mas ele sempre queimou e sempre continuará queimando o filme dos baixistas rs...

O Rock em si não queima ninguém e não tem culpa de nada. O problema é a mentalidade tacanha de alguns roqueiros.

JAZZigo escreveu:U2 é rock?! scratch

Sempre foi.

Breno_Barnabe escreveu:Esse negócio de sombra de guitarra é coisa de guitarrista frustrado...
Ainda assim, qual o problema de determinado instrumento fazer algo mais simples pra outro se destacar, dependendo do estilo?

Exato.

heenrique_bass escreveu:pro pessoal que fala que o rock queima o filme dos baixistas, procurem pelo Steve Digiorgio, na época que ele tocava no Death, usava um fretless, o baixo se destacava de uma maneira... Wink

A questão não é destacar ou não destacar. É o pensamento engessado de uma parte do público do rock. No mundo musical que eu sempre vivi, por exemplo, há uma preocupação enorme com a cozinha, baixo e batera tem que colar bem e groovar de verdade. Na hora de escolher guitarrista, qualquer um serve. Nego fala assim "todo mundo toca violão, vê qualquer um com swing". É a visão que existe em vários estilos...

No mundo do rock predomina a idéia de que baixo é tum tum tum (até porque muitas vezes realmente é) e que o cara que nunca tocou nada na vida vai pegar hoje e fazer um show semana que vem (e muitas vezes faz). O lance é que o rock se popularizou muito (vide aqui no fórum, que é de um país latino onde 99.9% das pessoas se identificam como roqueiras) e as idéias pertinentes ao mundo do rock se difundiram na cultura popular.

E, pra falar bem a verdade, o cara começando hoje vai demorar mais pra tocar as guitarras de uma música do Van Halen do que as linhas de baixo, isso é fato. Mas não é porque baixo é mais fácil que guitarra, mas sim, as partes do baixo naquele contexto são mais simples que as da guitarra. Em contrapartida, vai montar uma banda cover do Tower of Power ou do Aviões do Forró... O baixo terá 1000x mais trabalho e será muito mais intrincado que a guitarra.

Minha birra com uma parte do público médio de rock é o pensamento curto, a visão com antolhos, é achar que não existe nada além de uma música dos Beatles ou do Pink Floyd. O mundo da música é extenso e as generalizações são burras, assim como o artigo desse site citado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 30, 2017 9:19 am

E, pra falar bem a verdade, o cara começando hoje vai demorar mais pra tocar as guitarras de uma música do Van Halen do que as linhas de baixo, isso é fato. Mas não é porque baixo é mais fácil que guitarra, mas sim, as partes do baixo naquele contexto são mais simples que as da guitarra. Em contrapartida, vai montar uma banda cover do Tower of Power ou do Aviões do Forró... O baixo terá 1000x mais trabalho e será muito mais intrincado que a guitarra.
Concordo.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Seg Out 30, 2017 9:56 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Concordo.

Por isso escrevi no começo:

allexcosta escreveu:Coisa de roqueiro. Desconsidere.

Essa percepção de baixo ser fácil de tocar é específica de um estilo musical e das idéias que o permeiam. Não é uma cruzada anti-rock particular minha quando menciono esse fato.

Quando eu fui exposto a esse tipo de idéia eu já tocava profissionalmente há uns 8 ou 10 anos. A diferença é que cresci sofrendo mínima exposição às coisas do rock. Nunca escutei, nunca gostei, nunca convivi com roqueiro. A tribo do rock em Salvador nos anos 80 era completamente separada de todo mundo. E eles sempre preferiram assim... Havia muita animosidade. Roqueiros passavam pela rua olhando com ódio para as manifestações musicais locais, como o samba, o frevo e coisas realmente nossas.

Só muito depois quando fiz amizade com roqueiros mais tranquilos que eles me explicaram esses conceitos e eu fiquei boquiaberto com a quantidade de preconceito e ignorância que existe nesse mundo.

Eu me sinto tranquilo em afirmar que o baixo é visto como um instrumento de extrema importância em qualquer estilo musical, exceto o rock.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Seg Out 30, 2017 10:02 am

No vídeo abaixo, o apresentador fala pra Tal:

"In rock music, everyone makes fun of the bass, right? But in jazz it's as important as anything else, some would say more so."

Ao que ela responde meio sem graça:

"I think everyone is kinda equal when it comes to playing an instrument".

https://www.youtube.com/watch?v=E0G_fcfajDA

Portanto, tá aí. Não é uma idéia minha dentro dessa pseudo-cruzada tão mal compreendida.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Stormbringer Seg Out 30, 2017 10:19 am

Rico escreveu:baixista dancarino
Esse timbre que ele escolhe é horrivel, sempre! kakakkakak


@topico.
Muito "butthurt" nos comentários. Pragmaticamente, o baixo é bem facil de tocar o feijão com arroz. E qualquer música da pra tocar com o feijão com arroz, se você não olhar com os olhos criticos de "ah, mas axé não é assim".

O que o Alex falou sobre tocar U2 no beat levar anos: se levar anos pra tocar aquilo é melhor desistir, noção ritmo é o mínimo pra tocar qualquer coisa, até triangulo.


O "tocar de verdade", o "nivel seguinte" é que é uma curva de aprendizado diferente, e nesse ponto eu concordo(até porque to no mundo do rock): quando você faz uma coisinha a mais que o feijão com arroz "Nóóóóóóóssa, esse baixista toca pacaraiiiiiii".
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 30, 2017 10:27 am

allexcosta escreveu:No vídeo abaixo, o apresentador fala pra Tal:

"In rock music, everyone makes fun of the bass, right? But in jazz it's as important as anything else, some would say more so."

Ao que ela responde meio sem graça:

"I think everyone is kinda equal when it comes to playing an instrument".

https://www.youtube.com/watch?v=E0G_fcfajDA

Portanto, tá aí. Não é uma idéia minha dentro dessa pseudo-cruzada tão mal compreendida.

Allex, entendo perfeitamente.
Agora saca só como o apresentador é cheio de idéias pré-concebidas (coisa que não é privilégio de "Roqueiro"...). Ele se espanta da Tal tocar baixo... Chamando de "unusual"!!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Willian Casagrande Seg Out 30, 2017 10:28 am

allexcosta escreveu:^ Não há absolutamente nada de anti-rock na minha cruzada.

Aham.

Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Out 30, 2017 11:42 am

Me abstenho de comentar... Sou suspeito pois sou roqueiro... Hehehehe.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Tonante Seg Out 30, 2017 11:55 am

O problema da maioria dessa turma de roqueiros aí, é que aprendem meia dúzia de acordes pra tocarem uma dúzia de músicas e se dão por satisfeitos.

Até aí, ok! O problema é diminuir algo que simplesmente não tem capacidade de entender, até mesmo pelo seu total desconhecimento. É que nem criança que detesta tomate, sem nunca ter comido.

O rock é bakana. Legal de ouvir e de tocar. Existe um vasto repertório para todas as suas vertentes, mas diante de um universo tão grande de estilos e possibilidades, ficar preso a um único estilo é muita ingenuidade.
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Normando Neto Seg Out 30, 2017 11:59 am

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Concordo.

Por isso escrevi no começo:

allexcosta escreveu:Coisa de roqueiro. Desconsidere.

Quando eu fui exposto a esse tipo de idéia eu já tocava profissionalmente há uns 8 ou 10 anos. A diferença é que cresci sofrendo mínima exposição às coisas do rock. Nunca escutei, nunca gostei, nunca convivi com roqueiro. A tribo do rock em Salvador nos anos 80 era completamente separada de todo mundo. E eles sempre preferiram assim... Havia muita animosidade. Roqueiros passavam pela rua olhando com ódio para as manifestações musicais locais, como o samba, o frevo e coisas realmente nossas.

Só muito depois quando fiz amizade com roqueiros mais tranquilos que eles me explicaram esses conceitos e eu fiquei boquiaberto com a quantidade de preconceito e ignorância que existe nesse mundo.

Pois é! Os roqueiros na Bahia eram meio ressentidos mesmo, porque tinham extrema dificuldade em se manter tocando, fazer shows, alcançar público, etc., e viam o mercado da música baiana crescer cada vez mais.

Ressentimento, inveja, burrice, preconceito. Tem tudo isso entre os roqueiros baianos mesmo, mas melhorou muito. Hoje em dia a galera do rock é bem mais razoável.

Quando você falou em 99% das pessoas se considerarem roqueiras fiquei pensando: aonde? Aqui na Bahia? Nunca vivi isso. Nas décadas de 80/90/00 a música local (axé) dominou o mercado e depois que o axé entrou em decadência comercial entraram os estilos que estivessem na moda no país. Atualmente, como em quase todo lugar no Brasil, o mercado praticamente só existe pra quem toca sertanejo.
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por deixados Seg Out 30, 2017 12:03 pm

allexcosta escreveu:
deixados escreveu:Eu particularmente acho que o baixo dentro do rock é difícil, até porque ele "compete" com a guitarra. É um instrumento que precisa se esforçar mais para aparecer.
Mesmo estando cumprindo sua função básica dentro da música.

Não existe isso de aparecer. Você toca o que o contexto pede. Ninguém é melhor que ninguém.

@allexcosta, me referi não do ponto de vista da competição, de ser melhor que o outro. Sair da tônica e criar algo mais elaborado, no rock, não é fácil porque teoricamente já é o que a guitarra faz (minha humilde opinião).

Concordo com tudo o que foi discutido aqui mas galera, não confundam técnica com criatividade.
Você pode engolir um instrumento durante a sua vida inteira, mas saber compor é outra coisa.

Existem muitas linhas simples de baixo que são maravilhosas, que fazem a audiência mexer o corpo ou se entregar à música. Isso é fácil?

deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por deixados Seg Out 30, 2017 12:06 pm

Normando Neto escreveu: Atualmente, como em quase todo lugar no Brasil, o mercado praticamente só existe pra quem toca sertanejo.

Lembrando que a mídia tem grande influência nisso.
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Claudio Mengarda Seg Out 30, 2017 12:19 pm

Sempre toquei guitarra, estudei em conservatório para tocar guitarra, fiz isso durante muitos anos. Por uma sombra do destino senti vontade de viajar no baixo, no qual hoje é meu instrumento "principal" e posso dizer sem sombra de dúvida: ainda me sinto um inútil no instrumento. Cara, não sei tocar direito quase nenhum estilo e ainda faltam muitas levadas para eu sacar, fora a relação com a bateria, isso me quebra sempre nas nossas composições.
Para mim tocar guitarra era até facil de mais, eu penso que seja um instrumento mais "independente" tanto que até pra cantar é tranquilo. Esse negócio de cozinha é muito complicado, tenho certeza que ainda vou levar alguns anos pra pegar o básico da coisa.
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Seg Out 30, 2017 12:52 pm

Normando Neto escreveu:Quando você falou em 99% das pessoas se considerarem roqueiras fiquei pensando: aonde? Aqui na Bahia?

allexcosta escreveu:O lance é que o rock se popularizou muito (vide aqui no fórum, que é de um país latino onde 99.9% das pessoas se identificam como roqueiras)

up

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Out 30, 2017 2:19 pm

Sou mais a carta de boas vindas aqui do Fórum...

pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9108
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Out 30, 2017 2:23 pm

Uchoa escreveu:A original já é chata , essa então ... puke

É só aumentar a velocidade do vídeo que fica legal! lol!
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9108
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Vinicius F Seg Out 30, 2017 2:45 pm

O que eu acho legal no baixo é justamente o fato de ser versátil. Todo aquele fato de poder tocar linhas melódicas, percussivas e também de muitas vezes preencher os espaços ou dar aquela gordura e peso, tão somente. E o legal é que essa sensibilidade de saber o que tocar e em qual hora, só se desenvolve após muitos anos de prática...

Curioso é que acho guitarra mais fácil de tocar, mecanicamente falando. É muito mais fácil digitar uma linha rápida sem erros, pra mim. Acordes também são nada de outro mundo, ainda mais pra quem tem um stretching enorme nos dedos pela prática do baixo, fica coisa de criança hehe...

Acho que baixo é como qualquer outro instrumento (e música no geral): "easy to learn, hard to master"...
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Willian Casagrande Seg Out 30, 2017 4:15 pm

Eu sempre tive a sorte de ter conhecido muita gente do meio do Rock que me enchia de boas recomendações de bandas relevantes na história do estilo. Essa mentalidade tacanha de alguns fãs existe, de fato (embora o Allex pegue no pé de forma exagerada, algumas vezes rs), em achar que o baixo é um instrumento secundário ou menos importante, mas nem essa opinião se sustentaria se essas pessoas estudassem antes de sair falando.
Acho que isso tá muito vinculado à ideia de que o bom baixista, no rock ou não, teria que fazer muitas firulas, sendo que o sujeito tem que tocar a música e fazer o necessário. No começo, é uma dificuldade épica fazer/entender isso, porque a gente quer enfiar tudo o que sabe nos 4 minutos de música, mas é possível rsrs.

Obs: Allex, eu conheci Tower Of Power por aqui e fiquei, no dia, bem envergonhado de nunca nem ter ouvido falar nessa banda antes, sendo que já tocava há mais de 10 anos e não era nenhum novato. Hoje, escuto quase todo dia, já tirei alguns sons e tal. É demais, uma aula, e o baixo é de suma importância, como no funk/soul como um todo.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por rodsom Seg Out 30, 2017 4:24 pm

deixados escreveu:Eu particularmente acho que o baixo dentro do rock é difícil, até porque ele "compete" com a guitarra. É um instrumento que precisa se esforçar mais para aparecer.
Mesmo estando cumprindo sua função básica dentro da música.

é dificil eu pegar rock pra tocar, mas nas raras vezes que eu toco, minha estrategia pra aparecer mais é justamente nao querer aparecer, nao competir com a guitarra. pelo contrario, eu fujo do que a guitarra faz. sempre funciona.
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Seg Out 30, 2017 9:19 pm

Willian Casagrande escreveu:Acho que isso tá muito vinculado à ideia de que o bom baixista, no rock ou não, teria que fazer muitas firulas

No rock ou no rock, você quer dizer. Toquei estilos "não rock" minha vida inteira. Não existe nada de firula. Ninguém nem fala nisso... Toca o que tem que tocar, se é seu solo, você faz o que quiser fazer. É só isso...

Mais uma vez, minha cruzada não é contra o rock. É contra o raciocínio engessado que muitos de vocês, que se consideram roqueiros, teimam em perpetrar.

Willian Casagrande escreveu:o baixo é de suma importância, como no funk/soul como um todo.

O baixo é de suma importância em qualquer estilo popular executado com banda, não só o funk/soul.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Seg Out 30, 2017 9:26 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Allex, entendo perfeitamente.
Agora saca só como o apresentador é cheio de idéias pré-concebidas (coisa que não é privilégio de "Roqueiro"...). Ele se espanta da Tal tocar baixo... Chamando de "unusual"!!

Bem, o apresentador é sim, cheio de preconceitos, mas pelo comentário dele fica muito óbvio que ele é roqueiro, já que ele fala "no rock" como alguém que conhece o rock, enquanto fala "no jazz" como algo estranho a ele.

E mulher tocando baixo é de certa forma "unusual". Não fosse, sequer teríamos um tópico aqui dedicado a isso.

Assim, sinceramente, eu não ganho nada falando isso. Não tenho uma raiva inerente do estilo de música conhecido como rock. Gosto de muita coisa que se enquadra e acho que foi e é super importante para a música. Considero meus alertas um serviço à nossa comunidade. Muita gente que me achava um louco hoje concorda, secretamente ou não. Isso permite que várias janelas musicais se descortinem e que hábitos antigos sejam deixados pra trás.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Seg Out 30, 2017 9:53 pm

Stormbringer escreveu:O que o Alex falou sobre tocar U2 no beat levar anos: se levar anos pra tocar aquilo é melhor desistir, noção ritmo é o mínimo pra tocar qualquer coisa, até triangulo.

Eu discordo. Uma coisa é tocar no beat, outra coisa é tocar no groove, "in the pocket". Essas linhas tum tum tum às vezes são as mais difíceis e leva anos sim.

Mas até você entender isso, você não consegue entender... Dá pra entender? Very Happy
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Out 30, 2017 9:55 pm

allexcosta escreveu:
Stormbringer escreveu:O que o Alex falou sobre tocar U2 no beat levar anos: se levar anos pra tocar aquilo é melhor desistir, noção ritmo é o mínimo pra tocar qualquer coisa, até triangulo.

Eu discordo. Uma coisa é tocar no beat, outra coisa é tocar no groove, "in the pocket". Essas linhas tum tum tum às vezes são as mais difíceis e leva anos sim.

Mas até você entender isso, você não consegue entender... Dá pra entender? Very Happy
Tipo, você acha que está no beat ali no "ao vivo" mas a hora que grava com metrônomo percebe que tá fora?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5322
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por AndréBurger Seg Out 30, 2017 10:02 pm

https://www.youtube.com/watch?v=NKnKEZ2pnGM
Curiosamente estava assistindo esse vídeo na hora que iv o tópico e o cara fala bem do BEAT.

São estudo muito legais, e um exemplo de sair do beat tá la pros 24mins.

Aliás, material muito interessante desse canal!

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Seg Out 30, 2017 10:06 pm

Breno_Barnabe escreveu:Tipo, você acha que está no beat ali no "ao vivo" mas a hora que grava com metrônomo percebe que tá fora?

Não, é mais complexo que isso...

Chega uma hora em que você deixa de ser escravo do beat e o beat passa a ser seu escravo. Você sai dele e continua tudo acontecendo...

É um tipo de transcendência.

Quando você fica casadinho ali com o metrônomo, pode até estar certo, mas tá errado. A verdadeira pulsação do baixista não está no casamento com o metrônomo, está no balanço que ele dá às linhas através de micro atrasadas ali e adiantadas acolá, criando o groove.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Out 30, 2017 10:17 pm

^ Saquei. De certa forma eu me referia mais ou menos a isso, mas pensando mais de uma forma negativa, que essas micro atrasadas eram ruins. Mas realmente o que falaste tem sentido, além de ser uma visão "copo cheio", digamos, do que eu vinha pensando até então. Tipo, é personalidade!
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5322
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por allexcosta Seg Out 30, 2017 10:33 pm

Será que ele tava preocupado com o click?

https://www.youtube.com/watch?v=KqtELR5GyfI
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Paulo Penna Seg Out 30, 2017 10:50 pm

É fácil mesmo, só faz Dum Dum Dum e pronto.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Willian Casagrande Ter Out 31, 2017 11:11 am

allexcosta escreveu:
No rock ou no rock, você quer dizer. Toquei estilos "não rock" minha vida inteira. Não existe nada de firula. Ninguém nem fala nisso... Toca o que tem que tocar, se é seu solo, você faz o que quiser fazer. É só isso...

Mais uma vez, minha cruzada não é contra o rock. É contra o raciocínio engessado que muitos de vocês, que se consideram roqueiros, teimam em perpetrar.

De acordo. Se esse tipo de pensamento está só no pessoal do rock, não sei, mas que está neles, está.


O baixo é de suma importância em qualquer estilo popular executado com banda, não só o funk/soul.

Sim. Estava me referindo ao estilo mesmo, mas é importante em todos. Tipo, um som deste não tem nenhum segredo, mas o balanço que o baixo dá é incrível. Como um troço deste pode ser fácil na cabeça de alguém?

Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Normando Neto Ter Out 31, 2017 11:31 am

allexcosta escreveu:Será que ele tava preocupado com o click?

https://www.youtube.com/watch?v=KqtELR5GyfI

lol! lol! lol!

Mas essa foi fácil. Conta a lenda que ele gravou bêbado deitado de costas no chão do estúdio com o baixo na barriga (porque não conseguia ficar em pé).   Laughing  Laughing  Laughing

Moleza!

lol! lol! lol! lol!
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Normando Neto Ter Out 31, 2017 11:40 am

Willian Casagrande escreveu: Como um troço deste pode ser fácil na cabeça de alguém?


Rapaz! Essa foi para os meus favoritos no Youtube.

Valeu!!!

:curti2:
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Out 31, 2017 11:44 am

Caraca, nessas condições eu diria que é um milagre ter acertado uma nota kkkkkkkk
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5322
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil". Empty Re: "Baixistas.Blogspot" reproduzindo o velho mito do "o Baixo é mais fácil".

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos