Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pré para Tagima TBM4

+15
Euphra
guilhermegustavo
jpfornari
Klhada
rodsom
lucioserafim
mrcscrrr
Guga Ramone
allexcosta
ceccao
SRTO
patriciofernandes
fheliojr
Salbass
jcsk8
19 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Empty Esquema série paralelo

Mensagem por bianobrazil Qui Jan 09, 2020 11:44 am

mrcscrrr escreveu:Então pessoal tirei o circuito ativo do meu TBM4, instalei uma chave pra alternar entre série e paralelo, deixei com um volume e um tone e subi o jack para a placa dos pots assim consegui utilizar os quatro furos que ela tem. Ficou bem melhor que antes, acabou a chiadeira, o rádio e a saturação! Pra quem estiver na dúvida eu recomendo a troca!

Oi, vc teria o esquema para deixar série paralelo, eu tirei o circuito ativo e agora o meu está volume, volume e tone. Obrigado
bianobrazil
bianobrazil
Membro

Mensagens : 14
Localização : Cotia/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por bianobrazil Qui Jan 09, 2020 12:06 pm

Christian escreveu:retira deixa passivo e tenta um pre externo tipo Aguilar tone hammer ou Sansamp bass drive

Gostei da dica, estou com ele em passivo já, melhorou muito, outra coisa o pre que voce indicou é muito caro, vc indicaria um mais barato?
bianobrazil
bianobrazil
Membro

Mensagens : 14
Localização : Cotia/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por bianobrazil Qui Jan 09, 2020 12:08 pm

Guga Ramone escreveu:Concordo com o Christian. O TBM4 em modo passivo timbra muito bem e o pré externo te dá a possibilidade de usá-lo com outros baixos.

Cara gostei muito do som do baixo que vc postou aqui, agora preciso descobrir como deixar ele em série e paralelo, deixei ele com 2 volumes e um tom. Vou ver qual chave pode fazer isso e como ficaria a ligação. obrigado
bianobrazil
bianobrazil
Membro

Mensagens : 14
Localização : Cotia/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Guga Ramone Qui Jan 09, 2020 12:25 pm

A receita da mod série/paralelo já foi postada antes no fórum. Numa busca rápida achei a informação:

O captador que vem nos TBM possui 4 fios e vem com as bobinas ligadas em série, no seguinte esquema:
Fio preto: malha, negativo do circuito
Fios vermelho e branco: ligados um no outro
Fio amarelo: ligado na entrada do circuito

Para ligar o captador em paralelo, o esquema fica assim:
Fio preto e fio branco ligados juntos, no negativo do circuito
Fio vermelho e fio amarelo ligados juntos na entrada do circuito.


Segue a mod que vou fazer em breve no meu TBM4:

escreveu:A sequencia da ligação é captador -> chave rotatória 2P4T -> Volume -> Tone -> Jack de saída:

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Chave-2-P4-T   Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Liga-o-chave-2-P4-T  Pré para Tagima TBM4 - Página 2 1-pickup-bass-wiring-VT

Quanto à fiação do captador do TBM4, é pra ser a seguinte:
Fio amarelo: Bobina 1 +
Fio branco: Bobina 1 -

Fio vermelho: Bobina 2 +
Fio preto: Bobina 2 -

Malha = terra

Apenas não sei qual das bobinas é a da frente (braço) e a de trás (ponte). Só quando eu fizer as ligações vou ter certeza disso.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por bianobrazil Qui Jan 09, 2020 12:48 pm

No escudo ficaria volume tone mais esta chave, cara agora vc me inspirou! Obrigado e posso voltar fazer mais perguntas quando chegar a chave?
bianobrazil
bianobrazil
Membro

Mensagens : 14
Localização : Cotia/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Guga Ramone Qui Jan 09, 2020 12:58 pm

Eu fiz essa mesma modificação no meu JB. Como nunca usava os dois potenciômetros de volume, optei por deixar apenas um volume geral e instalar a chave rotativa pra seleção de captadores.

Claro que pode perguntar, é pra isso que serve o fórum! E dê uma pesquisada também, pois às vezes a sua dúvida já foi respondida em algum outro tópico. Wink
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por bianobrazil Sex Jan 10, 2020 9:49 pm

por hoje deixei assimPré para Tagima TBM4 - Página 2 Img_2010
bianobrazil
bianobrazil
Membro

Mensagens : 14
Localização : Cotia/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Guga Ramone Ter Jan 14, 2020 1:29 pm

Gostei do capricho. Parabéns!
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por jcsk8 Sex Fev 21, 2020 8:10 am

Comprei um Cp600j3 da Sonorus. Quando chegar vou fazer um antes e depois pra ver as mudanças e se ele compensa.
Tive ele num jazz bass e gostava, apesar da frequência dos agudos eu achar meio estridente, mas gosto de sonoridades menos brilhantes.
Vamos ver como ele se sai no TBM. Estava entre ele e o TBtech, mas o último está mais que o dobro do preço.
jcsk8
jcsk8
Membro

Mensagens : 111
Localização : Breu Branco -PA

https://www.youtube.com/jcsk8

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por patriciofernandes Sex Fev 21, 2020 4:32 pm

Gostaria muito de ver esse antes e depois desse pré. Ele é muito barato, mas pelo que vi em vídeos parece ser uma proposta interessante pra quem busca um controle onboard de frequências. Mas queria saber se ele altera muito o som do instrumento ou não
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por heenrique_bass Qui Fev 27, 2020 11:53 pm

pessoal,

estou com um tagima TBM 4 de um amigo aqui, a princípio, o potenciômetro de volume ta com problema, ele fica com umas falhas, logo o som fica mais baixo, depois vem rachando, pensando em realmente falar pra ele pra por outro potenciômetro, porém, vi vocês falando que esse baixo fica com um som melhor com o baixo passivo.

Gostaria de saber se tem um jeito fácil de eu fazer isso, vi alguém ai falando que ligou o captador direto no jack, fiquei em dúvida com essa também.

enfim, tem como ligar o baixo passivo do jeito que tá ou preciso comprar potenciômetros (500k) e outro jack pra fazer isso?

EDIT: gostaria de saber também como faço pra ligar, tenho zero experiencia, mas sei soldar, quero aprender.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Fev 28, 2020 10:03 am

heenrique_bass escreveu:pessoal,

estou com um tagima TBM 4 de um amigo aqui, a princípio, o potenciômetro de volume ta com problema, ele fica com umas falhas, logo o som fica mais baixo, depois vem rachando, pensando em realmente falar pra ele pra por outro potenciômetro, porém, vi vocês falando que esse baixo fica com um som melhor com o baixo passivo.

Gostaria de saber se tem um jeito fácil de eu fazer isso, vi alguém ai falando que ligou o captador direto no jack, fiquei em dúvida com essa também.

enfim, tem como ligar o baixo passivo do jeito que tá ou preciso comprar potenciômetros (500k) e outro jack pra fazer isso?

EDIT: gostaria de saber também como faço pra ligar, tenho zero experiencia, mas sei soldar, quero aprender.
Compre logo 3 pots de 250K (e não de 500K) e refaça o circuito.
Mas antes, que tal dar uma limpada nele com spray limpa-contatos ou alcool isopropílico?....
https://www.google.com.br/search?sxsrf=ALeKk01RaCftAs4DVF4MhyW2g1zUyKEowg:1582895102329&q=music+man+passive+bass+schematic&tbm=isch&source=univ&sa=X&ved=2ahUKEwiTxqnip_TnAhVWLLkGHUcrDhMQsAR6BAgKEAE&biw=1600&bih=767#imgrc=YIWppdQyWsBG0M
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por heenrique_bass Sex Fev 28, 2020 11:16 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Compre logo 3 pots de 250K (e não de 500K) e refaça o circuito.
Obrigado Bertola, vou levantar em questão e ver pra refazer o circuito com potenciômetros A250K , ainda mais com o esquema que você passou.

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Mas antes, que tal dar uma limpada nele com spray limpa-contatos ou alcool isopropílico?....

Em relação ao potenciômetro de volume nesse baixo ativo, vocês sabem me dizer qual é? Eu vou tentar limpar, mas caso não resolva, ai vou comprar um pra deixar pro meu amigo.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Fev 28, 2020 12:54 pm

heenrique_bass escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Compre logo 3 pots de 250K (e não de 500K) e refaça o circuito.
Obrigado Bertola, vou levantar em questão e ver pra refazer o circuito com potenciômetros A250K , ainda mais com o esquema que você passou.

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Mas antes, que tal dar uma limpada nele com spray limpa-contatos ou alcool isopropílico?....

Em relação ao potenciômetro de volume nesse baixo ativo, vocês sabem me dizer qual é? Eu vou tentar limpar, mas caso não resolva, ai vou comprar um pra deixar pro meu amigo.
Deve ser um de 250K linear...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por heenrique_bass Sex Fev 28, 2020 2:34 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Deve ser um de 250K linear...
O potenciometro é 250k linear para o circuito ativo?
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Fev 28, 2020 9:17 pm

heenrique_bass escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Deve ser um de 250K linear...
O potenciometro é 250k linear para o circuito ativo?
Cara, em 1º lugar esse baixo NÃO É ATIVO. Em circuitos ativos a bateria alimenta o próprio captador e os pots são de 25K (e não 250 ou 500). A "engenharia" é outra.
Esse baixo que vc possui tem um circuito com um pré-amplificador e equalizador acoplado; ou seja: Os capts são PASSIVOS. É como ter um pedal "on board".
A medida dos pots vai depender da "engenharia" desse circuito de pré + equalizador. Uns usam 250, outros 500K.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por jcsk8 Sex Fev 28, 2020 10:33 pm

Instalei. Fiz dois vídeos com o celular mesmo. Sei que está longe de ser o ideal, mas era o que estava disponível no momento.
De maneira geral o pré é honesto. Senti falta dos click center nos pots que não tem, como tem no original da Tagima.
O som melhorou, mas não 300%. Diria que uns 50%. A troca de captador fez mas diferença com o pré original do que a mudança do pré em sim.
Não achei que alterou o timbre do baixo não. O centro tonal permaneceu o mesmo.

O manual que veio pouco ajuda, porque é em preto e branco. Tive que pegar o colorido no site pra entender o esquema. Espero que nunca saia do ar, senão...

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 IMG-0417 Pré para Tagima TBM4 - Página 2 IMG-0418 Pré para Tagima TBM4 - Página 2 IMG-0419 Pré para Tagima TBM4 - Página 2 IMG-0420 Pré para Tagima TBM4 - Página 2 IMG-0433 Pré para Tagima TBM4 - Página 2 IMG-0434

Detalhe que o amp do test é ruim, mas prefiro do que gravar direto. Espero que dê pra ter uma noção.

Pré original: https://www.youtube.com/watch?v=sGv5SWonQvk
Pré Sonorus: https://www.youtube.com/watch?v=do8pjplKDl8
jcsk8
jcsk8
Membro

Mensagens : 111
Localização : Breu Branco -PA

https://www.youtube.com/jcsk8

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por patriciofernandes Sáb Fev 29, 2020 12:13 am

Gostei muito das suas análises João. Parabéns e obrigado.
Depois disso, continuo achando que esse baixo fica melhor passivo. Possa ser que outros não concordem... No mais, esses Tagima MM têm me surpreendido. Talvez pegue um no futuro e catuque nele também...
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 - Página 2 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos