Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pré para Tagima TBM4

+15
Euphra
guilhermegustavo
jpfornari
Klhada
rodsom
lucioserafim
mrcscrrr
Guga Ramone
allexcosta
ceccao
SRTO
patriciofernandes
fheliojr
Salbass
jcsk8
19 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Pré para Tagima TBM4

Mensagem por jcsk8 Seg Mar 06, 2017 11:09 am

Me indiquem um pré pra melhorar meu TBM (Se compensar, claro)
Troquei o captador pra um Cabrera Big Tone e melhoru bastante, o som do alnico se fez presente amaciando bem. Mas acho que o pré ainda deixa a desejar um pouco.
Que, tiver experiências nesse baixo ou em semelhantes me indiquem. Pode ser como o original, volume, grave, médio e agudo ou como o vintage, volume, grave e agudo.

Obrigado.
jcsk8
jcsk8
Membro

Mensagens : 111
Localização : Breu Branco -PA

https://www.youtube.com/jcsk8

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Salbass Ter Mar 07, 2017 5:38 am

jcsk8, bom dia!

Coloque um TB Tech Delta, seu bass será outro, digo com propriedade, porque tenho um TBM 5 com o mesmo pré, procure no face por TB Tech pré amps. Qualquer coisa estou a disposição,

Salbass
Salbass
Salbass
Membro

Mensagens : 115
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por jcsk8 Ter Mar 07, 2017 12:17 pm

Bom dia, Salbass. Obrigado pela dica. Não conhecia esse TB.
Estava de olho num da Mendes baseado no Aguilar OBP-3. Estão na mesma faixa de preço.
jcsk8
jcsk8
Membro

Mensagens : 111
Localização : Breu Branco -PA

https://www.youtube.com/jcsk8

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Salbass Ter Mar 07, 2017 1:16 pm

Bom a escolha vai ser sua, boa sorte na aquisição.
Salbass
Salbass
Membro

Mensagens : 115
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por fheliojr Qui Mar 09, 2017 9:13 pm

compre logo um Aguilar OBP-3, cara.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por patriciofernandes Sex Mar 10, 2017 12:34 am

^ 2

Vai fazer muito bem ao seu instrumento
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por SRTO Sex Mar 10, 2017 7:08 am

Eu indicaria: o Aguilar OBP-3 ou o Seymour Duncan STC-3M4. São duas boas marcas, mas essa decisão realmente depende do seu gosto.
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por ceccao Seg Mar 13, 2017 9:41 am

Já tentou ligar passivo para ver como fica?

peguei um giannini gib445 passivo e achei bem interessante as possibilidades de timbre.
Fica com o esquema Volume, Grave e Agudo que você colocou no primeiro post.

Se souber fazer é um teste custo zero acredito eu, vai que fica melhor do que com o pré original

ceccao
Membro

Mensagens : 36
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por patriciofernandes Seg Mar 13, 2017 11:48 pm

Tenho curiosidade sobre o som desses captadores humbucker da Tagima. Sem o pré. Dizem que o pré é a "desgraça" do baixo
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por SRTO Ter Mar 14, 2017 7:56 am

ceccao escreveu:Já tentou ligar passivo para ver como fica?

peguei um giannini gib445 passivo e achei bem interessante as possibilidades de timbre.
Fica com o esquema Volume, Grave e Agudo que você colocou no primeiro post.

Se souber fazer é um teste custo zero acredito eu, vai que fica melhor do que com o pré original

ceccao, os captadores ativos são diferentes dos passivos, existe custo para essa mudança. Apesar de nunca ter visto na prática esse modelo com som passivo não recomendaria fazê-lo.
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por ceccao Ter Mar 14, 2017 9:13 am

SRTO escreveu:
ceccao, os captadores ativos são diferentes dos passivos, existe custo para essa mudança. Apesar de nunca ter visto na prática esse modelo com som passivo não recomendaria fazê-lo.

dei uma olhada no site da cabrera e não diz nada do big tone que ele está usando ser ativo, por isso sugeri a ligação passiva.
https://www.pickupscabrera.com/musicman-big-tone-1

Acredito que seja um captador passivo ligado em um circuito ativo apenas.

ceccao
Membro

Mensagens : 36
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por allexcosta Ter Mar 14, 2017 9:15 am

ceccao escreveu:Acredito que seja um captador passivo ligado em um circuito ativo apenas.

Como 95% dos baixos ativos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Guga Ramone Ter Mar 14, 2017 9:56 pm

patriciofernandes escreveu:Tenho curiosidade sobre o som desses captadores humbucker da Tagima. Sem o pré. Dizem que o pré é a "desgraça" do baixo
Fiz isso no meu TBM4. Instalei uma chave para alterar entre Ativo/Passivo. No modo passivo o captador é ligado direto no jack de saída, sem controle de volume ou de tone. Nunca mais sequer instalei uma bateria no baixo pois achei ele bem melhor e com muito menos ruídos, pois o circuito "ajuda" a gerar a chiadeira. Sem contar que o headroom do pré é ridículo e satura muito fácil com o sinal do captador.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por patriciofernandes Qua Mar 15, 2017 12:36 am

Manda um som aí, Guga, pra gente sacar ^
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Guga Ramone Qui Mar 16, 2017 10:21 pm

Tá na mão:

https://soundcloud.com/gugaramone/tagima-tbm4

O captador do Tagima vem com as bobinas ligadas em série de fábrica. Coloquei no meu uma chave para alterar entre série e paralelo. Vale a pena! N'outro tópico eu detalhei mais isto:

Guga Ramone escreveu:O captador que vem nos TBM possui 4 fios e vem com as bobinas ligadas em série, no seguinte esquema:
Fio preto: malha, negativo do circuito
Fios vermelho e branco: ligados um no outro
Fio amarelo: ligado na entrada do circuito

Por curiosidade, resolvi desfazer a ligação em série, e ligar o captador em paralelo. O esquema ficou assim:
Fio preto e fio branco ligados junto, no negativo do circuito
Fio vermelho e fio amarelo ligados juntos na entrada do circuito.

Fazendo isso melhorou muito (pro meu gosto) a resposta de frequências do baixo. Antes ele tinha um médio-grave muito proeminente, com pouca definição nos agudos. Agora ficou bem mais equilibrado, sem contar que posso aproximar o captador das cordas sem o problema dele saturar o circuito.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por patriciofernandes Sex Mar 17, 2017 1:36 am

Show claps
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por fheliojr Sex Mar 17, 2017 9:08 pm

^ O timbre passivo dele é legal!
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por mrcscrrr Qua Jun 14, 2017 12:38 am

Eu também tenho um TBM-4 e o baixo até tem um acabamento bom pra faixa de preço dele, mas esse pré q a tagima botou nele é muito ruim, bah parece q em cada baixo ele tem um defeito diferente, no meu ele sintoniza rádio que é uma beleza!!

Gostei do timbre dele passivo ligado em paralelo, vou dar uma pesquisada e achar um esquema com um switch de série/paralelo, se alguém tiver um link por favor me disponibilizem!

E o q vcs acham melhor dois volumes e um tone ou um volume e dois tones?

Valeu ae rapaziada acompanho o fórum já tem bastante tempo, aprendi e tirei muitas dúvidas com tudo o que tem disponível aqui, essa é a primeira vez q participo!
mrcscrrr
mrcscrrr
Membro

Mensagens : 19
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por lucioserafim Seg Jul 03, 2017 11:30 am

Bom dia,

tenho um TBM-5 e o circuito dele foi para o saco. Portanto, preciso de um novo circuito para o baixo. Vi que muitos recomendaram os circuitos da Aguilar e da Seymor Duncan. Sei que esse upgrade deixaria meu baixo muito bom, mas pelos preços que vi e pelo meu perfil (tocar é um simples hobby que adotei há poucos anos e com 30 anos não tenho pretensões de montar banda), acho que não vale o investimento. Dando uma pesquisada me deparei com o Toner Chase da Malagoli, que vem com as mesmas configurações que o pré que veio da fábrica: Volume, Agudo, Médio e grave. Alguém teria um dica sobre esse circuito ou algum que seja melhor na mesma faixa de preço?
lucioserafim
lucioserafim
Membro

Mensagens : 8
Localização : Fortaleza, CE - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por rodsom Seg Jul 03, 2017 3:12 pm

lucioserafim escreveu:Bom dia,

tenho um TBM-5 e o circuito dele foi para o saco. Portanto, preciso de um novo circuito para o baixo. Vi que muitos recomendaram os circuitos da Aguilar e da Seymor Duncan. Sei que esse upgrade deixaria meu baixo muito bom, mas pelos preços que vi e pelo meu perfil (tocar é um simples hobby que adotei há poucos anos e com 30 anos não tenho pretensões de montar banda), acho que não vale o investimento. Dando uma pesquisada me deparei com o Toner Chase da Malagoli, que vem com as mesmas configurações que o pré que veio da fábrica: Volume, Agudo, Médio e grave. Alguém teria um dica sobre esse circuito ou algum que seja melhor na mesma faixa de preço?

ja tomei na cara com esse tone chaser, vai nessa não. semana passada eu resolvi ir na contra mao, tirei o circuito ativo do meu baixo (TG6B), dei um curto pra mandar o sinal do captador direto pra saida e fiz as gig's do fim de semana desse jeito. rapaz, melhorou demais. o som do baixo ficou tipo "se melhorar estraga". quero saber de circuito ativo mais nao, pelo menos nesse baixo.
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por mrcscrrr Sex Jul 14, 2017 3:36 pm

Então pessoal tirei o circuito ativo do meu TBM4, instalei uma chave pra alternar entre série e paralelo, deixei com um volume e um tone e subi o jack para a placa dos pots assim consegui utilizar os quatro furos que ela tem. Ficou bem melhor que antes, acabou a chiadeira, o rádio e a saturação! Pra quem estiver na dúvida eu recomendo a troca!
mrcscrrr
mrcscrrr
Membro

Mensagens : 19
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por patriciofernandes Sáb Jul 15, 2017 12:12 am

IMO, O circuito ativo é um recurso bacana pra se ter a mão. Mas é a única vantagem mesmo. De resto, só dá trabalho e despesa. Uso nos meus instrumentos, mas se pudesse gostaria de evita-los. É melhor trabalhar com menos recursos e consequentemente menos dor de cabeça.
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por mrcscrrr Sáb Jul 15, 2017 4:44 pm

Pois é, se não for um circuito de qualidade é só stress, infelizmente um circuito ativo decente custa mais ou menos o preço do TBM, ai pra não se incomodar o jeito é deixar pelo simples e funcional mesmo.
mrcscrrr
mrcscrrr
Membro

Mensagens : 19
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Klhada Sáb Jul 15, 2017 6:23 pm

mrcscrrr escreveu:Então pessoal tirei o circuito ativo do meu TBM4, instalei uma chave pra alternar entre série e paralelo, deixei com um volume e um tone e subi o jack para a placa dos pots assim consegui utilizar os quatro furos que ela tem. Ficou bem melhor que antes, acabou a chiadeira, o rádio e a saturação! Pra quem estiver na dúvida eu recomendo a troca!

eu penso em alguma hora fazer a mesma coisa no meu, mas ia colocar duas chaves para série/paralelo e manter o jack no lugar original. Tbm não gosto de furo sobrando Laughing
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por mrcscrrr Sáb Jul 15, 2017 7:16 pm

Tu pode fazer a ligação com dois Tones se for o caso de apenas tapar buracos, até acho q não tem como tu usar duas chaves só pra série/paralelo, deve ficar legal pegar uma chave de três posições e deixar série/paralelo/seletor de bobina, até ia fazer mas não encontrei dessa chave na loja.
mrcscrrr
mrcscrrr
Membro

Mensagens : 19
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Klhada Sáb Jul 15, 2017 8:17 pm

mrcscrrr escreveu:Tu pode fazer a ligação com dois Tones se for o caso de apenas tapar buracos, até acho q não tem como tu usar duas chaves só pra série/paralelo, deve ficar legal pegar uma chave de três posições e deixar série/paralelo/seletor de bobina, até ia fazer mas não encontrei dessa chave na loja.

uai, não daria pra colocar uma chave on-on só pra normal/paralelo, e outra on/on só pra normal/série? Vai ter que puxar uns fiozinhos, mas rola Laughing

mas no momento eu estou usando como vem pq toco com palheta affraid e uso bastante a opção de adicionar graves; Mesmo nas guitarras, nunca achei muito uso pra controle de tone passivo. Pra mim é um controle de limpo/embolado tongue
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por mrcscrrr Sáb Jul 15, 2017 11:00 pm

Veja só como é o gosto de cada um né, eu tb toco com palheta mas sempre me dei mto bem com o tone passivo, fecho ele um pouco quando preciso dar uma "suavizada" no som, mas geralmente costumo regular o amp e o bass num timbre q me agrade, e dai controlo as nuances necessárias na mão msm.

Com o TBM4 ativo gostava de dar um up nos médios e agudos, porque prefiro deixar o amp mais grave e o bass com o tone aberto, ou no caso do TBM, reforçar os médios e agudos.
mrcscrrr
mrcscrrr
Membro

Mensagens : 19
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por mrcscrrr Sáb Jul 15, 2017 11:08 pm

Ah e sobre colocar as chaves on-on que tu falou eu não entendi o que tu quis dizer com normal/série e normal/paralelo, ou é série ou é paralelo!! O compartimento da parte elétrica também é bem apertado e não sobra mto espaço pras gambiarras não!kkkk
mrcscrrr
mrcscrrr
Membro

Mensagens : 19
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Klhada Dom Jul 16, 2017 9:38 am

mrcscrrr escreveu:Ah e sobre colocar as chaves on-on que tu falou eu não entendi o que tu quis dizer com normal/série e normal/paralelo, ou é série ou é paralelo!! O compartimento da parte elétrica também é bem apertado e não sobra mto espaço pras gambiarras não!kkkk

claro, pq eu falei besteira. Como o captador tem 4 fios, era pra uma chave série/paralelo e uma pra splitar o captador. Razz

sobre o uso e timbre, uma das coisas que eu cogitava era deixar o baixo passivo e comprar uma pedaleir/pre, e configurar o som lá. No momento, eu só toco na frente do computador, e peguei uma mesa que tava parada aqui e ligo o baixo direto. Não tem muitos recursos
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por lucioserafim Seg Jul 24, 2017 9:09 am

Só a título de feedback. Sábado peguei fui buscar meu TBM5 no luthier. Coloquei o circuito da Malagoli e gostei do resultado. Não troquei o captador do baixo, ainda é o mesmo que veio de fábrica. Outro som. Melhorou muito. Ainda não tive muito tempo para explorar ainda mais o baixo, mas ontem passei a tarde tocando e gostei bastante do resultado.
lucioserafim
lucioserafim
Membro

Mensagens : 8
Localização : Fortaleza, CE - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Klhada Sáb Jul 29, 2017 10:09 pm

mais um feedback. Hoje peguei e arranquei tudo do meu TBM4. Agora está o captador direto no jack. Eu ia colocar um pot de volume, mas como só tinha de 250k aqui, depois eu compro um certo e mando ver. Tampei os furos com uns parafusos de bike que ficaram no jeito aqui, e coloquei o jack pra cima.

Curioso que eu botava grave pq achava que faltava. Sem o circuito o som melhorou MUITO. Fora que ficou absolutamente quieto. Com o pré, pegava uma rádio XPTO de música clássica Razz

vou pensar se depois compro o pot certo e talvez chaves pra splitar o humbucker. Mas, pelo timbre que ficou, acho difícil. Mesmo o volume no momento não me faz falta, e é uma coisa que em 15 minutos eu reverto.
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por mrcscrrr Dom Jul 30, 2017 12:12 am

Será q lá na Tagima ninguém se deu conta que esse baixo fica bem melhor sem aquele pré nojento que eles usam?? Mad Mad

Cara se tu por a chave seletora de serie/paralelo tu não se arrepende hein, o que tu ganha em versatilidade compensa o trampo. Em série a saída fica mais alta e com mais graves, em paralelo tu perde um pouco na saída mas te dá um som mais definido, com mais agudos, parecido com um single só que sem hum.
mrcscrrr
mrcscrrr
Membro

Mensagens : 19
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Klhada Dom Jul 30, 2017 9:33 am

mrcscrrr escreveu:Será q lá na Tagima ninguém se deu conta que esse baixo fica bem melhor sem aquele pré nojento que eles usam?? Mad  Mad

Cara se tu por a chave seletora de serie/paralelo tu não se arrepende hein, o que tu ganha em versatilidade compensa o trampo. Em série a saída fica mais alta e com mais graves, em paralelo tu perde um pouco na saída mas te dá um som mais definido, com mais agudos, parecido com um single só que sem hum.

hmm, bom saber. Preciso ir algum dia na Multicomercial. Aí compro logo o potenciômetro, a chave e provavelmente um jack melhor. Blindando tudo bobeando eu até coloco uma chave pra splitar o humbucker. Wink


Pré para Tagima TBM4 20170730_092100

fotinho de como ficou. Os parafusos são bem baixinhos e largos. Ficou show Very Happy
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Klhada Sex Ago 04, 2017 2:29 pm

mrcscrrr, valeu pela dica. Fui na sua e montei a chave, e realmente as duas opções de timbre são bacanas. Coloquei no final a chave, um volume e um kill switch (completamente inútil, mas como tinha um buraco sobrando, meti bala Razz - pra mim é tipo guitar com Floyd Rose. Pra brincar de vez em quando é divertido).

Pré para Tagima TBM4 <a href=Pré para Tagima TBM4 20170804_142056" />

tive um custo violentíssimo de 12 reais (as duas chaves, o potenciômetro e o knob branquinho). A solda ficou aquele serviço medonho. Algum dia eu tomo coragem, e faço a blindagem e refaço a elétrica. Ai provavelmente vou tirar esse kill switch e talvez testar um varitone DIY que vi na internet (basicamente capacitores de valores diferentes soldados em uma chave giratória com N posições). Cool
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por jpfornari Ter Ago 22, 2017 5:00 pm

Boa tarde galera!

Sou novo no fórum e possuo um TBM 4 tbm!


Alguém sabe me dizer se o circuito ativo dá Sonorus CP 700 SW é bom para substituir o original?

O valor dele é bem atrativo!


jpfornari
Membro

Mensagens : 1
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por guilhermegustavo Sex Jun 08, 2018 1:34 pm

Boa tarde pessoal, acabei de pegar um TBM4 e fui sorteado, o meu veio com o pré todo zuado, estava sintonizando rádio, tentei tudo que era jeito, mas aí, como já ia mesmo mexer nele, coloquei em modo passivo por enquanto, até que o Pré da Mendes Luthieria chegue. Postei isso em outro tópico, mas depois vi que era tópico do TBM5.
guilhermegustavo
guilhermegustavo
Membro

Mensagens : 13
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por guilhermegustavo Seg Jun 18, 2018 2:45 pm

Voltando para atualizar a minha saga com esse baixo: O Pré da Mendes Luthieria chegou, e como eu estava doido para montar, fui fazendo tudo sem critério e só no final do serviço eu notei que a cavidade do baixo não comporta o pré, resultado, baixo passivo de novo até o mês que vem, pois terei de levar num  Luthier para escavar a madeira um pouco. Aproveitarei e vou colocar a tal chave para Série/Paralelo no captador e se possível ainda uma chave de ativo/passivo, pois gostei bastante do som dele em passivo.
guilhermegustavo
guilhermegustavo
Membro

Mensagens : 13
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Tagima TBZika 4

Mensagem por Euphra Ter Out 23, 2018 10:32 pm

O meu tá no luthier, eu comprei um TBM zera numa promoção numa loja do ML, mas me decepcionei com a qualidade do baixo, deixa muito a desejar. Braço com madeiras verdes, mais empenado que um berimbau que pra desempenar o tensor tem que estar apertado até o talo. E olhe que não é o primeiro que vejo assim. Antes de comprar esse olhei uns dois usados aqui na minha cidade e estavam do mesmo jeito, cordas super altas, braço empenado para traz, tensor dava fim de curso e não encostava as cordas.

Como a maioria desses baixistas gostam de ação alta de cordas a galera não liga, mas eu só gosto de corda colada no braço, esse negócio de fazer força pra tocar só serve pra pegar uma tendinite.

Além disso tem que corrigir angulação, colocar calço no tróculo por que mesmo trazendo o tensor as cordas ficam altas no final da escala. Baixinho bem zicado esse ou eu fui premiado.

Mandei dar uma geral, blindar, instalar um Cabrera Big Tone e um Sonorus CP600j3 apropriado para Music Man, e instalar 2 DPDT para deixar série paralelo e single, e ativo/passivo.

Depois posto umas fotos e vou tentar fazer um vídeo no YT para mostrar o resultado.

Euphra
Membro

Mensagens : 22
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Guga Ramone Qua Out 24, 2018 1:02 pm

Pelo que tenho visto, Tagima tem sido loteria. O TBM4 que eu tive não tinha qualquer sinal de torção e /ou empenamento no braço e pegava regulagem do tensor com extrema facilidade. O que me fez vender o baixo foi a falta do contorno para o braço direito e o excesso de peso, que machucava minhas costas.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Euphra Qui Out 25, 2018 6:37 pm

Pois é até os Music Man Stingray vintage tem o corpo slab sem contornos, só as versões special mais modernas (Com o pré de 3 bandas) é que tem o rebaixo na parte superior do corpo para descanço do braço.

O meu vou usando assim, mas se continuar desconfortável vou comprar um braço de music man chinês e colocar no lugar, pois não compensa consertar braço (Arrancar escala e trocar tensor), sai mais caro que o preço do baixo.

Um braço bem construido, com escala em maple e marcação em abalone, no Ali Express achei em torno de R$ 170,00.

Euphra
Membro

Mensagens : 22
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Euphra Qui Out 25, 2018 6:38 pm

Já com relação ao peso, até que achei o meu leve, tenho um Squier Jazz Bass Vintage Modified 70 que é pesado pra kct, e o Tagima é beeeem mais leve. Corpos em basswood normalmente são leves.

Euphra
Membro

Mensagens : 22
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por allexcosta Qui Out 25, 2018 6:40 pm

Guga Ramone escreveu:Pelo que tenho visto, Tagima tem sido loteria.

Isso é meio que normal com baixo de entrada e foi comum durante muitos anos com a Fender.

Sempre tente testar antes de comprar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Euphra Sáb Nov 03, 2018 12:24 am

Segue vídeo que gravei com o Tagima TBM4 com pré Sonorus CP600j3, captador Cabrera Big Tone alnico V, e chave série paralelo e single. No vídeo o captador está ligado em paralelo.

Como gravei com o celular a qualidade não tá lá essas coisas... Gravei o vídeo fazendo uma linha de baixo da música Plush do STP. O baixo tem um som bem aberto mas a música deu uma encobrida no som.

Da pra ter uma noção do som, pelo menos o Bass tá bem silencioso com esse pré e a captação Cabrera, gostei do resultado final e recomendo, pois não sai tão caro como colocar captadores e pré Seymour Duncan num baixo que custou pouco mais de R$ 700,00.

https://youtu.be/AfUpe7GQM40


Última edição por Euphra em Sáb Nov 03, 2018 12:25 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Link)

Euphra
Membro

Mensagens : 22
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Guga Ramone Ter Nov 06, 2018 12:10 pm

Euphra escreveu:Corpos em basswood normalmente são leves.

Tipo de madeira não é regra pra definir peso do instrumento. Já tive instrumento em basswood que era extremamente pesado e, em outros casos, leve.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Circuito Sonorus no TBM 4 Está zuado

Mensagem por bianobrazil Ter Jan 07, 2020 1:32 am

Gente instalei um sonorus cp600j3 e está zuado o meu tbm 4, o que posso fazer?
bianobrazil
bianobrazil
Membro

Mensagens : 14
Localização : Cotia/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Christian Ter Jan 07, 2020 6:08 am

retira deixa passivo e tenta um pre externo tipo Aguilar tone hammer ou Sansamp bass drive
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Guga Ramone Ter Jan 07, 2020 10:15 am

Concordo com o Christian. O TBM4 em modo passivo timbra muito bem e o pré externo te dá a possibilidade de usá-lo com outros baixos.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por patriciofernandes Qua Jan 08, 2020 12:36 pm

bianobrazil escreveu:Gente instalei um sonorus cp600j3 e está zuado o meu tbm 4, o que posso fazer?

verificou as ligações?
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por bianobrazil Qua Jan 08, 2020 7:45 pm

verifiquei e ontem de paciência cheia, arranquei tudo e deixei passivo. Vou te dizer que ficou ótimo em relação ao circuito.
bianobrazil
bianobrazil
Membro

Mensagens : 14
Localização : Cotia/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por patriciofernandes Qui Jan 09, 2020 1:31 am

Fala com o Jefferson, da Sonorus. Se comprou o pré a ele, ele vai resolver
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Pré para Tagima TBM4 Empty Re: Pré para Tagima TBM4

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos