Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

+20
lucas.vieira2
Marcondes_
miki_san
arturbmallmann
castrodg
Thales_Sr
emachado
fheliojr
Juninho Sampaio
rafacar
elson.arcos
allexcosta
JAZZigo
Coder
Rico
Ronyldo D`Santos Luthier
Thiago Almeida
cardozo
SILVIAO
joseluiz.avilajr
24 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por cardozo Seg Dez 12, 2016 10:56 am

Esta me parece, acima de tudo, uma questão filosófica.

Alguns dos grandes pintores do passado, antes de alcançarem notoriedade em suas artes ou mesmo depois de famosos, eram chamados a pintar retratos encomendados pela realeza, igreja ou por qualquer um que tivesse dinheiro suficiente para o trabalho. Apesar de qualquer dinheiro ser bem vindo, acredito que muitos destes artistas torciam o nariz para esta arte menos nobre, porém, encher a barriga e ter um bom teto é fundamental em qualquer época.

O luthier precisa responder sinceramente: É possível ganhar dinheiro e viver apenas daquilo que considera arte? Sua arte é a mesma procurada pelos outros? Um instrumento construído com base em outro não é arte? É uma arte menor? O pedido de um cliente, quando diverso de suas criações únicas, deve ser dispensado?

Por fim, um luthier que usa instrumentos musicais consagrados como base de suas criações não é menor daquele dos instrumentos exclusivos. Por outro lado, um cliente que encomenda um instrumento de formato e som padrão do mercado ao luthier não é menos músico que outro, assim como nem sempre o que ele quer é fazer seu instrumento se passar por outro.

Faça sua arte e magia onde e quando for chamado. Aceite os desafios. Ganhe honestamente seu dinheiro.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por allexcosta Seg Dez 12, 2016 11:42 am

^ Sim, concordo com tudo isso.

Não há problema algum em se fazer modelos existentes. Não é ilegal nem imoral, tampouco engorda.

Mas o luthier é um profissional dono do seu nariz. Ele pode se recusar e fazer somente modelos exclusivos. Se ele conquista um mercado pra esses modelos, bom pra ele.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por arturbmallmann Seg Dez 12, 2016 12:17 pm

Ótimo tópico! Minha conclusão sobre o assunto esta a par com boa parte da de vcs, pedir um baixo de luthier como consolação é meio frustrante para o cliente e ainda mais para o luthier. Querer pagar barato por esta cópia de qualidade é injusto. Obviamente joseluiz.avilajr e muito outros luthiers querem viver de sua arte e serem reconhecidos por ela. Obviamente a visão de reconhecimento de todos não é igual.
Anyway, concordo, se quiser um instrumento de luthier espero características únicas e sob medida.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por miki_san Seg Dez 12, 2016 8:08 pm

Interessante este tópico. Também concordo com o Trabalho de Alfaiate sob Medida Custom Job sai mais caro mesmo, afinal só de ferragens sai os zóios da cara. Se sai mais barato, por que não partir para a marca de "segunda linha"?

Gostaria de ver alguns trabalhos originais do joseluiz.avilajr para sentir em termos estéticos sua proposta.
miki_san
miki_san
Membro

Mensagens : 169
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por joseluiz.avilajr Seg Dez 12, 2016 8:19 pm

arturbmallmann escreveu:Ótimo tópico! Minha conclusão sobre o assunto esta a par com boa parte da de vcs, pedir um baixo de luthier como consolação é meio frustrante para o cliente e ainda mais para o luthier. Querer pagar barato por esta cópia de qualidade é injusto. Obviamente joseluiz.avilajr e muito outros luthiers querem viver de sua arte e serem reconhecidos por ela. Obviamente a visão de reconhecimento de todos não é igual.
Anyway, concordo, se quiser um instrumento de luthier espero características únicas e sob medida.

sim exato!!  eu não sou contra um luthier que faz cópias de fenders e outros,cada um sabe do seu,  eu pra fazer tem que ser algo totalmente impossivel de se comprar no mercado. e mesmo assim tenho certo receio de fazer.

miki_san escreveu:Interessante este tópico. Também concordo com o Trabalho de Alfaiate sob Medida Custom Job sai mais caro mesmo, afinal só de ferragens sai os zóios da cara. Se sai mais barato, por que não partir para a marca de "segunda linha"?

Gostaria de ver alguns trabalhos originais do joseluiz.avilajr para sentir em termos estéticos sua proposta.

tudo o que tenho ta no face.

https://www.facebook.com/GuitarrasEBaixosZ/
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Dez 12, 2016 9:04 pm

Que m$%&!! Canhoto!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Cada baixo lindíssimo!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12077
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por miki_san Seg Dez 12, 2016 9:19 pm

Caraio, foto pra kct! claps claps claps
miki_san
miki_san
Membro

Mensagens : 169
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por cardozo Ter Dez 13, 2016 6:45 am

joseluiz.avilajr escreveu:...

tudo o que tenho ta no face.

https://www.facebook.com/GuitarrasEBaixosZ/


Todos os contrabaixos lindos e fantásticos, denotando a qualidade de trabalho e bom gosto do luthier. Mas...

Nenhum deles é para mim. Sou um cara comum que se satisfaz com coisas comuns, desde que bem feitas.

Não me leve a mal. Se eu fosse pedir para fazer um instrumento e o luthier me dissesse que este é o trabalho que desenvolve, seria obrigado a procurar outro profissional para a empreitada.

De toda sorte, mais uma vez, belo trabalho.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Marcondes_ Ter Dez 13, 2016 10:33 am

joseluiz.avilajr escreveu:
allexcosta escreveu:É que num lugar normal o profissional de lutheria não é visto como um "quebra galho", que fará um baixo parecido porque o cara não tem grana pra comprar o da loja.

Luthier é o profissional que você procura pra que sua visão se torne realidade. Um "custom job". E qualquer coisa personalizada num lugar normal custa o olho da cara.

Os problemas citados aqui são uma consequência do Brasil ser um lugar de cabeça pra baixo.

exato.

e com esse tipo de tópico algumas pessoas podem pensar sobre esse assunto. ja que é uma realidade brasileira.

José, deixa eu te perguntar:

Eu mantive contato com o Jean Mendes (Mendes Luthieria) por um tempo.. contei para ele os projetos de baixo que eu tinha e tudo mais. No fim, a marca dele foi crescendo, e nos últimso tempos de conversa percebi que fazer modificações no meu baixo, era bem mais fácil do que ele criar um baixo novo para mim. Naquele momento ficou claro que, ele tem a marca dele, os modelos dele, e pronto! Outros luthiers já foram mais "maleáveis".. onde, uns fariam sim a cópia do modelo X com as customizações, e outros se resguardavam na questão da identidade visual de sua própria marca.. mas no caso dele, já não tinha muita conversa. Eram os modelos que ele dispunha no mercado, uma ou outra opção de customização, e só.. agora, se eu qzesse fazer oq fosse com o baixo que eu já tinha.. aí sim... a conversa fluía bem mais.
A pergunta que faço para você, é se vc abriu o tópico à partir desta visão.. de tipo, vc enquanto luthier, ter os seus projetos, suas idéias, sonoras e estéticas, e querer praticar apenas isso, ao invés de simplesmente "replicar" oq existe salva as customizações.. seria isso?
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por joseluiz.avilajr Ter Dez 13, 2016 1:14 pm

Marcondes_ escreveu:

José, deixa eu te perguntar:

Eu mantive contato com o Jean Mendes (Mendes Luthieria) por um tempo.. contei para ele os projetos de baixo que eu tinha e tudo mais. No fim, a marca dele foi crescendo, e nos últimso tempos de conversa percebi que fazer modificações no meu baixo, era bem mais fácil do que ele criar um baixo novo para mim. Naquele momento ficou claro que, ele tem a marca dele, os modelos dele, e pronto! Outros luthiers já foram mais "maleáveis".. onde, uns fariam sim a cópia do modelo X com as customizações, e outros se resguardavam na questão da identidade visual de sua própria marca.. mas no caso dele, já não tinha muita conversa. Eram os modelos que ele dispunha no mercado, uma ou outra opção de customização, e só.. agora, se eu qzesse fazer oq fosse com o baixo que eu já tinha.. aí sim... a conversa fluía bem mais.
A pergunta que faço para você, é se vc abriu o tópico à partir desta visão.. de tipo, vc enquanto luthier, ter os seus projetos, suas idéias, sonoras e estéticas, e querer praticar apenas isso, ao invés de simplesmente "replicar" oq existe salva as customizações.. seria isso?

eu ja fiz essa analogia antes, não sei se foi aqui mas ai vai:

tem banda que toca covers misturado com musicas propias, e com o tempo o publico começa a gostar muito das musicas autorais, com certeza essa banda vai diminuir os covers e começar a priorizar as musicas autorais

ja te outras bandas que não tocam covers, e outras que só tocam covers.

cada um faz o que acha que é melhor, agora quem vai dar certo, dai é mais complicado.

assim como a questao dos preços, se tu te tornares um baixista famoso e muito requisitado, com certeza tu não vai manter o mesmo cache que ganha hoje


não sei expliquei ou compliquei mais?
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por arturbmallmann Ter Dez 13, 2016 5:05 pm

joseluiz.avilajr escreveu:
tudo o que tenho ta no face.

https://www.facebook.com/GuitarrasEBaixosZ/

Belos instrumentos, só poderia melhorar as fotos para o portfólio. hehehe principalmente a composição delas Razz
Adorei o baixo branco com corpo em paraíso, sério lindão, e também o baixo do Stormbringer!
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por lucas.vieira2 Ter Dez 13, 2016 5:47 pm

Estou construindo um Precision 56 (quase o 51 mas com contour body). Porém, algumas coisas não em agradavam nos que se encontram no mercado.
1 - Não os achava muito confortáveis, principalmente o acesso as casas mais agudas.
2 - A captação original não era do meu gosto (em nenhum dos modelos).
3 - As combinações de cor e escudo e escala nunca eram do meu gosto.
4 - Queria um baixo todo com madeiras nacionais.

O que fiz? Falei com meu luthier de confiança, pelo qual tenho muita admiração e sei da qualidade do seu trabalho, e propus o projeto. Ele topou, então projetamos cada detalhe. Fiz as provas/testes do braço, do encaixe do braço e do acesso as casas mais agudas. Ajustamos o tamanho da mão. utilizei ferragem e captador do meu gosto.
Ou seja, terei o baixo da estética que sempre sonhei (não ficou mais barato que os Squiers do mercado, afinal o problema não era o custo) feito pra mim e com uma qualidade de construção e acabamento superior ao dos Squiers.
Não cogitei os Fenders pois eles apresentam os mesmos problemas (problemas pra mim, que fique claro), coma diferenças de serem imensamente mais caros que os Squiers.

OBS: Quando ficar pronto abro um tópico com um review do bixo.
lucas.vieira2
lucas.vieira2
Membro

Mensagens : 325
Localização : Anhumas

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por joseluiz.avilajr Ter Dez 13, 2016 9:25 pm

arturbmallmann escreveu:

Belos instrumentos, só poderia melhorar as fotos para o portfólio. hehehe principalmente a composição delas Razz
Adorei o baixo branco com corpo em paraíso, sério lindão, e também o baixo do Stormbringer!


bahh!! eu quase tenho vergonha das minhas fotos. mas por enquanto é o que posso.


esse é modelo menos desconhecido. kkkkkk
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Zubrycky Ter Dez 13, 2016 10:47 pm

Respondendo à pergunta do tópico, os motivos para eu mandar fazer um instrumento que já existe são 2: Primeiro, a opção de adicionar modificações que ou não existem ou são difíceis de se encontrar num instrumento de linha (Exemplos: Braço de 24 casas numa Gibson Sg, cores diferenciadas) e segundo, sendo pragmático, pelo preço que se cobra nesses instrumentos por aqui se eu mandar fazer um instrumento com um luthier consigo um instrumento muito melhor pagando menos (Não dou a mínima pro valor de revenda... Não vendo instrumento mesmo...).
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Willian Casagrande Qua Dez 14, 2016 9:30 am

Tenho uma GAS enorme num Rickenbacker 4003 Fireglo e faria um baixo desse modelo tranquilamente com luthier, na cor que quero, porque empenhar 10 pilas num único instrumento (os dois que tenho, somados, não valem isso) está totalmente fora de cogitação. É um baixo comum fora do Brasil, fácil de achar pela internet, mas que aqui tem um preço absurdo para a nossa realidade.
Como o Zubricky, também não ligo pra revenda, não. Seria pra toda a vida mesmo.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por allexcosta Qua Dez 14, 2016 9:50 am

Willian Casagrande escreveu:Tenho uma GAS enorme num Rickenbacker 4003 Fireglo e faria um baixo desse modelo tranquilamente com luthier

Isso aí eu já acho errado sob um ponto de vista de conceito. E termino concordando com o José Luiz. Mas de forma alguma digo que alguém não deveria fazê-lo. São relações livres entre cliente e profissional liberal. Não quebrando leis vigentes, tá tudo certo...

Dá até pra argumentar que tá quebrando leis de propriedade intelectual, mas é um negócio meio complicado de discutir.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Willian Casagrande Qua Dez 14, 2016 9:58 am

^ Allex, eu nem espero que soe e seja um Rickenbacker, porque não será. Curto bastante o modelo e acho que conseguiria ter um baixo desse por um preço muito menor e ainda assim excelente. Penso da mesma forma a respeito dos instrumentos "lawsuit".
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Marlim Qua Dez 14, 2016 3:00 pm

Bom , vi as fotos dos baixos e gostaria humildemente de dizer que esse Pbass estilo 50s Fanned é uma das coisas mais lindas que já vi , e esse instrumento subiu absurdamente na minha "escala de GAS"

Marlim
Marlim
Membro

Mensagens : 489
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por arturbmallmann Qua Dez 14, 2016 4:19 pm

/\ Deveras! muito interessante!
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Marcondes_ Qua Dez 14, 2016 4:47 pm

Gostei do trabalho... a riqueza de detalhes, capricho, desde os inlays até os knobs.. os caps vc mesmo qm faz? Teve um headstock branco de um jazzbass alí que paguei um pau..

[]'s
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Stormbringer Sáb Dez 17, 2016 9:45 am

Eu não entendo também...

Porque se o cara compra pela marca porque gosta da marca, um instrumento de marca conhecida tem mais valor de revenda, sua cópia raramente(a nao ser que seja um luthier daqueles que todo mundo fala) vai ter seu preço em madeira.

Querendo ou não, quando voce esta tocando num instrumento "igualzinho um fender jazz bass X vintage deluxe blablabla americam special plus" e não esta escrito "Fender" no headstock, passa a sensação de "fender de pobre", mesmo que o baixo seja melhor que um fender( e normalmente é melhor).

O que o cara "quer" quando pede uma cópia de um baixo de série pra um luthier? Eu não consigo entender.
Como ja dito em alguns comentários, é melhor pegar um baixo de série e pedir pro luthier "dar um capricho" nele, do que construir uma cópia do zero.

arturbmallmann escreveu:
Adorei o baixo branco com corpo em paraíso, sério lindão, e também o baixo do Stormbringer!

Qual deles? Razz
o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Arsenal[/quote]


Última edição por Stormbringer em Sáb Dez 17, 2016 9:50 am, editado 1 vez(es)
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 17, 2016 9:48 am

Stormbringer escreveu:mesmo que o baixo seja melhor que um fender( e normalmente é melhor).

Eu diria que às vezes é melhor.

Os baixos Fender estão muito bons já faz um bom tempo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por JAZZigo Sáb Dez 17, 2016 10:02 am

Cada um na sua! Livre arbítrio! IMHO, este assunto é igual à discussão sobre o sexo dos anjos. Rolling Eyes
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Juninho Sampaio Dom Dez 18, 2016 8:22 pm

allexcosta escreveu:
Stormbringer escreveu:mesmo que o baixo seja melhor que um fender( e normalmente é melhor).

Eu diria que às vezes é melhor.

Os baixos Fender estão muito bons já faz um bom tempo.

Concordo com o Allex. Tive um precision 1992...aff que lixo!
Mandei partir
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12077
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? - Página 2 Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos