Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

+20
lucas.vieira2
Marcondes_
miki_san
arturbmallmann
castrodg
Thales_Sr
emachado
fheliojr
Juninho Sampaio
rafacar
elson.arcos
allexcosta
JAZZigo
Coder
Rico
Ronyldo D`Santos Luthier
Thiago Almeida
cardozo
SILVIAO
joseluiz.avilajr
24 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por joseluiz.avilajr Sex Dez 09, 2016 2:28 pm

eu realmente não consigo entender isso, acho que é a coisa mais desnecessária do mundo.

-atrapalha o luthier (mesmo que ele pense ao contrário)
- não consegue vender pelo valor que pagou
-é normalmente ilegal (salvo alguns casos onde a empresa não tem a propiedade intelctual)
- sei l lá mais o que , mas não vejo nenhum ponto positivo.

dissertem...

obs: quando digo que ja existe me refiro a instrumento que voce encontra no mercado para venda, e que ainda estão em produção pela fabrica.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por SILVIAO Sex Dez 09, 2016 2:58 pm

O mesmo motivo que faz uma pessoa que sabe cozinhar ir comer fora.
Interessante e contraditorio este tópico ser criado por um luthier...mas vou explicar minha GAS recente que se aplica ao tópico
Já faz um tempo que cobiço um instrumento que é comum,mas não esta disponivel no Brasil,na cor e modelo que eu quero,junte a isso as taxas de importação,desconfiança dos correios,prazos,estava aqui a pensar em encomendar uma Cópia,com um dos grandes luthiers que temos aqui.
Motivos: confiança,preço,customização...será que posso te mandar uma MP??
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por cardozo Sex Dez 09, 2016 3:40 pm

Não vejo problema algum com isto.

Há determinado modelo de instrumento que eu adoro, porém, gostaria que fosse ligeiramente diferente e tivesse um acabamento caprichado, daquele tipo que você só encontra nos melhores luthieres.

A tendência é ter um instrumento que una as melhores características possíveis e provavelmente tenha um valor de aquisição mais baixo que o original.

Em momento algum gostaria que meu instrumento passasse como o original e o headstock necessariamente teria a marca do luthier.

Eu iria ficar muito feliz se conseguisse algo assim.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por joseluiz.avilajr Sex Dez 09, 2016 3:50 pm

mas não basta simplesmente pegar um instrumento ja pronto e modificar? não perde a marca e normalmente fica melhor que fazer do zero.

eu só faço os meus modelos e meus modificados. cópia só de coisa que não exista pra vender e não tenha como modificar um outro modelo.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Thiago Almeida Sex Dez 09, 2016 4:21 pm

Eu acho que é válido, no meu caso pedi pra ser confeccionado um modelo comum(padrão), mas com algumas modificações e madeiras a minha escolha, captação, biding no corpo, cor da minha escolha, escala clara no braço, coisas que eu teria que praticamente mudar todo o baixo se comprasse o mesmo modelo fabricado em série.
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por cardozo Sex Dez 09, 2016 4:24 pm

Instrumento pronto já está pronto: Para mim, nada de modificações.

Existe um outro detalhe muito importante: Quando você compra um instrumento de um fabricante que o produz em linha de montagem, você pode receber qualquer coisa, desde um maravilhosamente bem feito e regulado até outro com vários problemas de manufatura, montagem, regulagem e por aí vai.

Porque não participar e supervisionar, desde o início, daquele instrumento que você sabe exatamente como deve ser? O original será utilizado apenas como uma base para o que você quer.

Eu não ligo para marca.

Abraço!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Sex Dez 09, 2016 4:38 pm

As situações para isso são inúmeras...mas acredito que a principal seria o preço. Muitos acreditam que instrumento de luthier venha a ser mais barato e com mais qualidade, terá as características que ele e o luthier propuserem. Imagine ter que comprar um dingWall, Lefay, warwick, fender..etc, diretamente da fabrica, tem as taxas etc. A pessoa conclui que se encomendar de um luthier terá mais acesso a fabricação, opinar em detalhes conforme suas preferencias. Mas daí [o luthier] terá que pensar na legalidade, copia sem autorização do autor é pirataria! é ilegal! Mas isso pouco tem importância num pais onde até a ordem de um supremo tribunal é desacatada. Concluo com o seguinte pensamento, temos que avaliar todos os aspectos que forem envolver a fabricação de um instrumento que já existe, e decidir se vale a pena faze-lo ou não. Particularmente eu não faço copias, faço as modificações que possam contribuir para um modelo novo ou melhor construído.
Ronyldo D`Santos Luthier
Ronyldo D`Santos Luthier
Membro

Mensagens : 447
Localização : Por enquanto TERRA

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Rico Sex Dez 09, 2016 4:44 pm

Quase certeza de que a maior parte da motivação é o alto custo do instrumento dos sonhos, somado a pouca vivência no mundo da música.

Mundos diferentes: você vê um profissional que toca na noite, e embora ele também tenha um instrumento especial com o qual sonhar, tudo o que ele espera para fazer bem o seu trabalho é uma ferramenta de manutenção simples e barata, com ergonomia nota 10 e som satisfatório.

Sonhar com um determinado instrumento a ponto de mandar copiar um, normalmente é coisa de quem leva a música como hobby. Eu, por exemplo.

Por outro lado, se você tem um trabalho cover de alguma banda em que os caras utilizavam um determinado tipo de instrumento (como os Beatles, por exemplo) e não tem como gastar 12k em baixo caro, muito menos gastar 3k em péssimas cópias disponíveis, faz sentido encomendar uma boa cópia a um profissional habilitado.



Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por SILVIAO Sex Dez 09, 2016 7:24 pm

Sobre a legalidade,95% de tudo que é feito pertenceria a Fender,desde modelo,posição de captadores,os proprios pickups em sua essencia.
Me corrijam mas além do tio Léo,apenas a Ken Smith inovou de fato.Os outros são apenas o mesmo bife com um tempero diferente...
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Coder Sex Dez 09, 2016 10:57 pm

Não vejo nenhum problema
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por JAZZigo Sáb Dez 10, 2016 12:51 am

SILVIAO escreveu:Sobre a legalidade,95% de tudo que é feito pertenceria a Fender,desde modelo,posição de captadores,os proprios pickups em sua essencia.
Me corrijam mas além do tio Léo,apenas a Ken Smith inovou de fato.Os outros são apenas o mesmo bife com um tempero diferente...
A Fender só tem propriedade sobre o desenho dos headstocks dos seus instrumentos e fim.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por JAZZigo Sáb Dez 10, 2016 12:53 am

Coder escreveu:Não vejo nenhum problema
[2]
Afinal de contas, "o cliente sempre tem razão". Wink
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por JAZZigo Sáb Dez 10, 2016 1:02 am

joseluiz.avilajr escreveu:eu realmente não consigo entender isso, acho que é a coisa mais desnecessária do mundo.

-atrapalha o luthier (mesmo que ele pense ao contrário)
- não consegue vender pelo valor que pagou
-é normalmente ilegal (salvo alguns casos onde a empresa não tem a propiedade intelctual)
- sei l lá mais o que , mas não vejo nenhum ponto positivo.

dissertem...

obs: quando digo que ja existe me refiro a instrumento que voce encontra no mercado para venda, e que ainda estão em produção pela fabrica.
Zé, pagando bem, que mal tem? Faz parte do métier! Basketball
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 10, 2016 7:30 am

Confesso que esse tópico aberto por um luthier me causa estranheza.

O instrumento que o músico manda fazer ainda não existe, mesmo que seja um modelo conhecido.

O Jazz Bass que o José Luiz faz é diferente do que o Jacimário faz, que é diferente do que o Vinny Fodera faz, que é diferente do que o Chris Celinder faz.

Há centenas e centenas de variáveis num instrumento qualquer. Se eu hoje estivesse buscando um instrumento de linha e tivesse como, testaria uns 50 deles antes de escolher. E isso são instrumentos feitos em série e supostamente idênticos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Rico Sáb Dez 10, 2016 11:05 am

allexcosta escreveu:Confesso que esse tópico aberto por um luthier me causa estranheza.

O instrumento que o músico manda fazer ainda não existe, mesmo que seja um modelo conhecido.

O Jazz Bass que o José Luiz faz é diferente do que o Jacimário faz, que é diferente do que o Vinny Fodera faz, que é diferente do que o Chris Celinder faz.

Há centenas e centenas de variáveis num instrumento qualquer. Se eu hoje estivesse buscando um instrumento de linha e tivesse como, testaria uns 50 deles antes de escolher. E isso são instrumentos feitos em série e supostamente idênticos.

Nao causa estranheza a mim. O que ele está dizendo é que para ele, todos os anos estudando deveriam servir para desenvolver e popularizar instrumentos feitos por ele, com design dele, imagino...

É uma forma de pensar que eu respeito, ainda que isso não signifique que eu não admiro instrumentos feitos por luthier ou outras marcas, que sejam inspirados em modelos comuns.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 10, 2016 11:34 am

Rico escreveu:O que ele está dizendo é que para ele, todos os anos estudando deveriam servir para desenvolver e popularizar instrumentos feitos por ele, com design dele, imagino...

Eu entendi exatamente o contrário.

O assunto original do tópico é a perspectiva do comprador ou do músico que encomenda um modelo clássico num luthier. Leia o título mais uma vez.

A perspectiva do luthier já é um pouco diferente. Chega uma hora também que fica difícil criar um modelo novo. Depende muito do mercado e do que o profissional busca.

Muitos luthiers e marcas de instrumento obtiveram sucesso aprimorando modelos clássicos. Temos Sadowsky e Lakland como ótimos exemplos. Outros tantos seguiram um caminho completamente diferente, como Ritter e Dingwall.

Já optei inúmeras vezes por modelos clássicos ou inspirados pelos clássicos por fabricantes que não são os criadores desses modelos. Entendo perfeitamente os motivos que levam um comprador a optar por esse caminho.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por joseluiz.avilajr Sáb Dez 10, 2016 11:46 am

eu recebo muitos pedidos de orçamento, e também vejo outros luthiers bem talentosos que fazem cópias identicas de instrumentos de fabrica.

ja vi pelas respostas de alguns que realmente não tem. porque mesmo os que deram vantagem para o "instrumento que ja existe" disseram que fariam modificaçoes, ou seja ja, não é um instrumento que existe.


eu vejo muito luthier que tem um grande potencial, mas se perde fazendo cópias, ok ele consegue faturar legal, e sei que é preciso pagar as contas, mas e a arte onde fica?

noto também que isso é mais comun no brasil. lá fora quem faz cópia é exceção.

ps

eu me refiro a instrumentos tipo
o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Branco_Deluxe


pra que mandar fazer um instrumento igual a esse ? qual vantagem nisso?



Última edição por joseluiz.avilajr em Sáb Dez 10, 2016 11:51 am, editado 1 vez(es)
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 10, 2016 11:49 am

joseluiz.avilajr escreveu:também vejo outros luthiers bem talentosos que fazem cópias identicas de instrumentos de fabrica.

Eu nunca vi.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por joseluiz.avilajr Sáb Dez 10, 2016 11:59 am

allexcosta escreveu:
joseluiz.avilajr escreveu:também vejo outros luthiers bem talentosos que fazem cópias identicas de instrumentos de fabrica.

Eu nunca vi.


esse baixo do dualibi. é um baixo muito lindo, mas se tu pegar um squier e modificar, da pra deixar igual a ele.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por elson.arcos Sáb Dez 10, 2016 12:07 pm

Ahhhhh..." igual " não só esteticamente então?
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por elson.arcos Sáb Dez 10, 2016 12:09 pm

allexcosta escreveu:
joseluiz.avilajr escreveu:também vejo outros luthiers bem talentosos que fazem cópias identicas de instrumentos de fabrica.

Eu nunca vi.


Porque se formos falar em fazer uma cópia fiel eu também nunca vi.
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por elson.arcos Sáb Dez 10, 2016 12:22 pm

JÁ li em entrevistas do Sadowsky que ele experimenta seus baixos um a um desplugados. Literalmente escutando o som da madeira e manipula as "galerias" dentro do instrumento de forma individual, única.

Posso estar errado mas vejo Arte nessa manipulação toda, na tentativa de ter controle sobre o máximo de variáveis.
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 10, 2016 12:23 pm

José, além de construir baixos, você também é baixista?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por joseluiz.avilajr Sáb Dez 10, 2016 12:29 pm

allexcosta escreveu:José, além de construir baixos, você também é baixista?

olha.. sou baixista, ja tive banda e sempre toquei baixo. hj em dia só faço barulho com o mesmo.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 10, 2016 12:36 pm

^ Ok, porque parece que você está falando apenas da estética.

Já vi luthier que não toca com idéias similares, mas nunca um que toca.

Instrumentos feitos na mesma CNC na mesma fábrica são diferentes entre si. O "sotaque" do construtor ou técnico influencia na maneira que o baixo se comporta.

E não é coisa de Brasil.

Isso custa 300 dólares:

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? 0307702500_gtr_frt_001_rr

Isso custa 6000 dólares:

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Post-10202-0-18272000-1319387851

E nego lá fora paga.

Por quê?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Coder Sáb Dez 10, 2016 12:51 pm

Sadowsky mandou um abraço!
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por joseluiz.avilajr Sáb Dez 10, 2016 1:09 pm

sim, claro falando de estética.  som é muito mais complicado que isso.

a questão grife/marca é outro detalhe, que é relativo, pra uns vale pra outros não(na real sempre vale pois mesmo quem diz que não vale acabam escolhendo pela marca)

eu sei que essa questão: mandar fazer uma coisa que tem o mercado. é um pouco estranha para um luthier perguntar, mas é uma realidade, pois ao meu ver meus instrumentos são diferentes de meras cópias, e eu quero realmente uma marca que tenha uma identidade.

eu fico um pouco constrangido quando alguém vem com um pedido de orçamento de um instrumento que é só pegar um no mercado e fazer o acabamento que ele quer.

eu digo não, por todo os motivos  que disse antes, mas fico sempre pensado sobre isso pois é muito complicado explicar, que eu tenho essa filosofia de não fazer instrumentos que ja existem no mercado.

então fiz esse tópico em terreno quase neutro, pra ver como o pessoal pensa.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 10, 2016 1:10 pm

Eu consigo entender perfeitamente sua posição, só fico admirado que você não entenda o de quem procura isso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por joseluiz.avilajr Sáb Dez 10, 2016 1:19 pm

elson.arcos escreveu:JÁ li em entrevistas do Sadowsky que ele experimenta seus baixos um a um desplugados. Literalmente escutando o som da madeira e manipula as "galerias" dentro do instrumento de forma individual, única.

Posso estar errado mas vejo Arte nessa manipulação toda, na tentativa de ter controle sobre o máximo de variáveis.

sim concordo que tem arte nisso. mas a sadowsky é diferente da fender, tem o seu lugar no mercado.

Coder escreveu:Sadowsky mandou um abraço!

sim a sadowsky faz coisas diferentes do que tinha no mercado quando eles começaram.

allexcosta escreveu:Eu consigo entender perfeitamente sua posição, só fico admirado que você não entenda o de quem procura isso.

eu tenho a minha teoria, mas eu quero saber a opinião de outras pessoas, preciso saber se é realmente o que penso, ou tem mais coisas.

sem falar que me parece um bom tema pra discussão.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por elson.arcos Sáb Dez 10, 2016 1:41 pm

Ótimo tema realmente. E muito massa conhecer um construtor com ideias tão inovadoras e com foco em inovar e afirmar uma personalidade.

claps
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por rafacar Sáb Dez 10, 2016 1:52 pm

joseluiz.avilajr escreveu:eu vejo muito luthier que tem um grande potencial, mas se perde fazendo cópias, ok ele consegue faturar legal, e sei que é preciso pagar as contas, mas e a arte onde fica?

E se eu não quiser uma obra de arte mas somente um baixo mais caprichado do que um de fábrica? E não só uma customização de um de fábrica, mas caprichado desde o início da construção, como seleção de madeiras, madeiras brasileiras, secagem, boas colagens, trastes colocados primorosamente...

Obras de arte podem ficar nas galerias de arte. Tem músico que encara o instrumento somente como uma ferramenta, que não quer uma obra de arte, mas somente um instrumento mais caprichado...


joseluiz.avilajr escreveu:
eu fico um pouco constrangido quando alguém vem com um pedido de orçamento de um instrumento que é só pegar um no mercado e fazer o acabamento que ele quer.


Mas e se além de acabamento o músico quiser um instrumento mais caprichado em toda sua construção em si? E sem ser nenhuma obra de arte, somente um bom instrumento feito por um profissional conhecido e de competência?


Última edição por rafacar em Sáb Dez 10, 2016 2:21 pm, editado 1 vez(es)
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por rafacar Sáb Dez 10, 2016 2:18 pm

Particularmente não gosto de tocar em obras de arte, ou instrumentos extravagantes. E uma fábrica não me dá a qualidade de um luthier sem me cobrar os olhos da cara. Fico constrangido por luthiers que querem me fazer uma obra de arte e não só um instrumento com esmero.
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por joseluiz.avilajr Sáb Dez 10, 2016 2:46 pm

rafacar escreveu:Particularmente não gosto de tocar em obras de arte, ou instrumentos extravagantes. E uma fábrica não me dá a qualidade de um luthier sem me cobrar os olhos da cara. Fico constrangido por luthiers que querem me fazer uma obra de arte e não só um instrumento com esmero.
depende muito do que é obra de arte pra ti. tem instrumentos extremamente simples que considero uma obra de arte.

olha esse marleux, 1 cap 2 controles poucas madeiras, escala sem marcação, um instrumento simples. porém é um dos baixos com o design mais fantásticos que ja vi. É UMA OBRA DE ARTE.
o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? 2c94821df9186d01b3dd9563495d699e
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por SILVIAO Sáb Dez 10, 2016 2:56 pm

JAZZigo escreveu:
SILVIAO escreveu:Sobre a legalidade,95% de tudo que é feito pertenceria a Fender,desde modelo,posição de captadores,os proprios pickups em sua essencia.
Me corrijam mas além do tio Léo,apenas a Ken Smith inovou de fato.Os outros são apenas o mesmo bife com um tempero diferente...
A Fender só tem propriedade sobre o desenho dos headstocks dos seus instrumentos e fim.

Sim ,os 5% que ela conseguiu tardiamente ma Justiça.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Sáb Dez 10, 2016 5:00 pm

joseluiz.avilajr escreveu:
eu sei que essa questão: mandar fazer uma coisa que tem o mercado. é um pouco estranha para um luthier perguntar, mas é uma realidade, pois ao meu ver meus instrumentos são diferentes de meras cópias, e eu quero realmente uma marca que tenha uma identidade.

.

José seja bem vindo ao nosso mundo...Isso é bem complicado de explicar e de entender. Antes eu encanava com isso:" Cara faz um jazz bass tipo esse daqui da foto...dá pra fazer? quanto tu cobra? quero com captador tal..etc." resposta!!! cobrava o mesmo valor da loja, que vendia a mesma marca. Daí o sujeito reclamava..."Pow mas tah o mesmo preço da loja"... Resposta !!!compra na loja FDP.. argue  E eu? o que eu ganhava? Nada!! Nem reconhecimento do meu trabalho, cara não voltava pra fazer uma regulagem, não me indicava pra  nenhum serviço...enfim...Qualquer profissão neste país, é por amor puro..(nessa lista não entra politico). Fazer arte, nem sempre vão nos reconhecer pela arte que fazemos. Talvez por uma questão cultural, ou falta dela, muitos se deixam levar pela influencia externa... dá marca tal, o musico tal usa tal marca, por isso quero uma igual. Temos que procurar ser a exceção no meio das igualdades...e isso com certeza você já consegue ser, você já tem a sua IDENTIDADE.up
Ronyldo D`Santos Luthier
Ronyldo D`Santos Luthier
Membro

Mensagens : 447
Localização : Por enquanto TERRA

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Dez 10, 2016 5:28 pm

Não tenho baixo de luthier e nunca tive, mas se um dia tivesse...faria um com o José ou Samuel tranquilamente, pois são instrumentos que não se parece com outros existentes...

Tem um estilo, mas não são iguais aos existentes.
Aqueles precision's mesmo!! UAU

Já os do Samuel com aqueles trastes que dá nó nos zóio, também acho que deve ser bacana...até por que o desenho do instrumento é bacana.

Mas não compraria um com o design na borboleta. Acho horrível aquelas cópias.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Rico Sáb Dez 10, 2016 5:34 pm

allexcosta escreveu:
Rico escreveu:O que ele está dizendo é que para ele, todos os anos estudando deveriam servir para desenvolver e popularizar instrumentos feitos por ele, com design dele, imagino...

Eu entendi exatamente o contrário.

O assunto original do tópico é a perspectiva do comprador ou do músico que encomenda um modelo clássico num luthier. Leia o título mais uma vez.

A perspectiva do luthier já é um pouco diferente. Chega uma hora também que fica difícil criar um modelo novo. Depende muito do mercado e do que o profissional busca.

Muitos luthiers e marcas de instrumento obtiveram sucesso aprimorando modelos clássicos. Temos Sadowsky e Lakland como ótimos exemplos. Outros tantos seguiram um caminho completamente diferente, como Ritter e Dingwall.

Já optei inúmeras vezes por modelos clássicos ou inspirados pelos clássicos por fabricantes que não são os criadores desses modelos. Entendo perfeitamente os motivos que levam um comprador a optar por esse caminho.

Então... Depois de ler os comentários que vieram após os nossos, acho que a coisa passa pelo que eu entendi.

Muitos profissionais tem o desejo de inovar, deixar sua marca, e a solicitação da reprodução de algo que já existe e é consagrado, parece para eles uma rejeição a própria criatividade, não agregando valor ao esmero de cada artesão.

Em todo caso, eu teria um jazz bass da marca D'allegria (acho que é isso), por exemplo.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por fheliojr Sáb Dez 10, 2016 9:14 pm

se o "som", a qualidade de construção e as demais características destes instrumentos fossem exatamente iguais, só valeria à pena encomendar um produzido por um luthier se este equipamento fosse mais barato que o outro.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por emachado Sáb Dez 10, 2016 11:28 pm

Pra mim, que sou iniciante na construção de instrumentos, a inspiração em um modelo clássico serve como parâmetro e aprendizado.
São tantas as variáveis em materiais e processos que é importante conhecer o que me levou mais próximo ou mais distante da sonoridade do instrumento de referência.
Assim como o mestre Bertola, eu jamais toparia colocar a marca original em uma releitura.
Mesmo feita pela Gibson, uma Les Paul R9 não é uma Les Paul 59.
Na Lespa que fiz pude concluir que a escala em jacarandá é um fator importante na proximidade do timbre clássico.

Opinando aqui, acho que os músicos procuram por dois fatores primordiais em qualquer tipo de compra: preço x qualidade.

Se eu fosse muito abastado, pagaria milhares de dólares em uma Lespa 58-59 tranquilamente num leilão. Porém, não deixaria de fazer algumas outras para mim, agora com o benefício de colher in loco informações.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Thales_Sr Dom Dez 11, 2016 12:12 pm

Eu toquei em vários Jazz Bass, gostei de alguns, outros me decepcionaram. Toquei num Jazz Bass do Samuel e fiquei encantado. Por que eu iria comprar o Fender se eu sabia que ia encontrar o resultado que queria com o Samuel?
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por allexcosta Dom Dez 11, 2016 12:29 pm

Thales_Sr escreveu:Eu toquei em vários Jazz Bass, gostei de alguns, outros me decepcionaram. Toquei num Jazz Bass do Samuel e fiquei encantado. Por que eu iria comprar o Fender se eu sabia que ia encontrar o resultado que queria com o Samuel?

Exato. Por isso perguntei se o José também toca além de construir instrumentos.

Quem toca sabe desde cedo que instrumentos supostamente idênticos são completamente diferentes entre si.

Eu conversei isso uma vez com o Jacimário. Ele falou em atenção aos detalhes, precisão nos cortes e tal, mas insisti um pouco na diferença grande entre instrumentos parecidos e ele falou algo assim: é como você tentar entender porque Aleijadinho esculpia de um jeito ou Picasso pintava de determinada maneira. Existe um limite da técnica e é aí que começa a arte.

Dito isso, também acho errado quando o músico quer um instrumento de marca e encomenda algo parecido com o luthier como um prêmio de consolação. Tem que ser exatamente o contrário. Você deve querer o instrumento feito pelo fulano, mesmo que tenha características associadas a um modelo já existente. Se o luthier aceitar, é claro.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por joseluiz.avilajr Dom Dez 11, 2016 12:36 pm

allexcosta escreveu:

Dito isso, também acho errado quando o músico quer um instrumento de marca e encomenda algo parecido com o luthier como um prêmio de consolação. Tem que ser exatamente o contrário. Você deve querer o instrumento feito pelo fulano, mesmo que tenha características associadas a um modelo já existente. Se o luthier aceitar, é claro.  

éssa é a questão. exatamente isso.

ir no luthier porque tu gosta do trabalho dele e as caracteristicas que ele imprime em um modelo. e não simplesmente um modelo que tu pode pegar na loja.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por allexcosta Dom Dez 11, 2016 12:53 pm

joseluiz.avilajr escreveu:ir no luthier porque tu gosta do trabalho dele e as caracteristicas que ele imprime em um modelo. e não simplesmente um modelo que tu pode pegar na loja.

Sim, mas acho que há algumas nuances a mais.

Tomemos alguns exemplos:

- Fiz amizade com o Samuel quando visitei a oficina dele em Nova Friburgo. Gosto muito de falar de baixos, detalhes, etc... Conversa vai, conversa vem, comentei com ele que instrumentos fanned são interessantes. Ele curtiu bastante o conceito e teve a idéia de fazer um baixo baseado no Dingwall J5. Tudo bem, tem pra vender na loja, mas é difícil de encontrar e tal. Termina que foi algo que funcionou e o trabalho dele terminou ficando associado aos instrumentos fanned. E uma idéia puxa a outra, hoje ele faz um baixo tipo Stingray fanned, Precision fanned, etc. Todos com customizações e o público curte.

- Digamos que eu estivesse no mercado à procura de um Jazz Bass novo com medidas e características tradicionais. Eu provavelmente encomendaria um baixo com o Chris Celinder. Faria isso simplesmente porque acho os Jazz Basses da Celinder melhores que qualquer baixo Fender que já toquei, mesmo sendo supostamente idênticos. Outras tantas pessoas fariam o mesmo com um Coppolo, um Lakland, um Sadowsky, um MLaghus ou um baixo seu.

O que você não está conseguindo enxergar é que, apesar de existirem instrumentos com aparência e medidas idênticas em lojas, não quer dizer que esses instrumentos existam.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por joseluiz.avilajr Dom Dez 11, 2016 3:33 pm

sim, é certo que existe diferenças mesmo em instrumentos aparentemente iguais. isso é certo.



essa não é bem a questão, a questão é querer um instrumento que ja existe no mercado feito por um luthier.

querer que o luthier não coloque sua personalidade no instrumento, que ele apenas siga o que ja foi feito por outro.



o jazz fanned do samuel me parece bem diferente do dingwall.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por castrodg Dom Dez 11, 2016 4:26 pm

joseluiz.avilajr escreveu:eu recebo muitos pedidos de orçamento, e também vejo outros luthiers bem talentosos que fazem cópias identicas de instrumentos de fabrica.

ja vi pelas respostas de alguns que realmente não tem. porque mesmo os que deram vantagem para o "instrumento que ja existe" disseram que fariam modificaçoes, ou seja ja, não é um instrumento que existe.


eu vejo muito luthier que tem um grande potencial, mas se perde fazendo cópias, ok ele consegue faturar legal, e sei que é preciso pagar as contas, mas e a arte onde fica?

noto também que isso é mais comun no brasil. lá fora quem faz cópia é exceção.

ps

eu me refiro a instrumentos tipo
o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Branco_Deluxe


pra que mandar fazer um instrumento igual a esse ?  qual vantagem nisso?


Tá ai a resposta. Isso ocorre muito mais aqui do que lá fora porque aqui um fender desses extrapola o absurdo no preço, o que não acontece lá fora. Esse é o meu caso inclusive, além de umas pequenas mods obviamente(que eu poderia fazer num fender).

Mas eu ficaria muito feliz com um fender standard, se esse não fosse uma facada.
castrodg
castrodg
Membro

Mensagens : 67
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por allexcosta Dom Dez 11, 2016 4:58 pm

castrodg escreveu:Tá ai a resposta. Isso ocorre muito mais aqui do que lá fora porque aqui um fender desses extrapola o absurdo no preço, o que não acontece lá fora.

Tá aí o motivo totalmente errado e nesse ponto eu concordo com o José.

Mais uma coisa que só acontece em um país invertido, como o Brasil. Em qualquer lugar normal um instrumento que se manda fazer sai mais caro que o da loja, então o próprio mercado se ajusta de maneira lógica, ou seja, ninguém contrata luthier pra fazer cópia.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por castrodg Dom Dez 11, 2016 5:16 pm

allexcosta escreveu:
castrodg escreveu:Tá ai a resposta. Isso ocorre muito mais aqui do que lá fora porque aqui um fender desses extrapola o absurdo no preço, o que não acontece lá fora.

Tá aí o motivo totalmente errado e nesse ponto eu concordo com o José.

Mais uma coisa que só acontece em um país invertido, como o Brasil. Em qualquer lugar normal um instrumento que se manda fazer sai mais caro que o da loja, então o próprio mercado se ajusta de maneira lógica, ou seja, ninguém contrata luthier pra fazer cópia.

Então alex, vamos por partes. Na minha opinião o que mais acontece é que as vezes o cara curte um modelo já consagrado e quer muito um instrumento de qualidade, aí ele recorre ao luthier. Claro que isso ocorre aqui, como dito, aqui é um país invertido, lá fora isso não deve acontecer. Eu concordo com vocês, eu se morasse nos EUA compraria um American Standard e seria feliz, mas olha o preço de um baixo desses aqui. Eu conheço várias pessoas e o motivo é sempre esse, e em todos os caso o baixo do luthier não chegou nem perto do preço de um baixo da loja.
castrodg
castrodg
Membro

Mensagens : 67
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por allexcosta Dom Dez 11, 2016 5:23 pm

É que num lugar normal o profissional de lutheria não é visto como um "quebra galho", que fará um baixo parecido porque o cara não tem grana pra comprar o da loja.

Luthier é o profissional que você procura pra que sua visão se torne realidade. Um "custom job". E qualquer coisa personalizada num lugar normal custa o olho da cara.

Os problemas citados aqui são uma consequência do Brasil ser um lugar de cabeça pra baixo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por joseluiz.avilajr Dom Dez 11, 2016 6:00 pm

allexcosta escreveu:É que num lugar normal o profissional de lutheria não é visto como um "quebra galho", que fará um baixo parecido porque o cara não tem grana pra comprar o da loja.

Luthier é o profissional que você procura pra que sua visão se torne realidade. Um "custom job". E qualquer coisa personalizada num lugar normal custa o olho da cara.

Os problemas citados aqui são uma consequência do Brasil ser um lugar de cabeça pra baixo.

exato.

e com esse tipo de tópico algumas pessoas podem pensar sobre esse assunto. ja que é uma realidade brasileira.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por castrodg Dom Dez 11, 2016 7:56 pm

allexcosta escreveu:É que num lugar normal o profissional de lutheria não é visto como um "quebra galho", que fará um baixo parecido porque o cara não tem grana pra comprar o da loja.

Luthier é o profissional que você procura pra que sua visão se torne realidade. Um "custom job". E qualquer coisa personalizada num lugar normal custa o olho da cara.

Os problemas citados aqui são uma consequência do Brasil ser um lugar de cabeça pra baixo.

Concordo, infelizmente a realidade nossa é essa mesmo.
castrodg
castrodg
Membro

Mensagens : 67
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe? Empty Re: o que leva uma pessoa a mandar fazer um instrumento que ja existe?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos