Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que leva uma pessoa matar?

5 participantes

Ir para baixo

O que leva uma pessoa matar? Empty O que leva uma pessoa matar?

Mensagem por Coder Sex Mar 15, 2019 4:40 pm

No meio da semana dois moleques invadiram uma escola e mataram pessoas aleatoriamente.

Hoje um maluco na Nova Zelândia saiu com uma GoPro transmitindo uma matança ao vivo, como se fosse um jogo de vide game.

Que isso já acontecia não é novidade, mas o modo e a frieza de ambos os casos me chamaram atenção.

Assisti os dois vídeos e o que mais chamou atenção foi o modo de agir, como se estivessem fazendo aquilo por lazer.

Tem UM FORUM onde essas pessoas costumam compartilhar ideias affraid

https://noticias.r7.com/sao-paulo/em-forum-extremista-atiradores-pediram-dicas-para-atacar-escola-13032019

O que poderia levar uma pessoa matar? Depressão, distúrbio mental, influência de games? Esses casos podem aumentar ou dar ideias conforme são divulgados?

Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O que leva uma pessoa matar? Empty Re: O que leva uma pessoa matar?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Mar 15, 2019 4:52 pm

Coder,
Os seres humanos sempre foram assim (não todos, claro...).
Massacres desse tipo ocorrem em muitos lugares e a gente pouco ou nada sabe.
Ao longo da História muitas desgraças dessas ocorreram.
A questão agora é que depravados como esse aí fazem coisas como essas com armas automáticas (que só se tornaram comuns nos anos 90 do século XX) e "postam" na internet vangloriando-se de seus atos insanos e, como você mesmo observou, existem delinquentes que estimulam tais atos bárbaros.
Creio que essas pessoas são psicopatas e perturbados. Games ou filmes de violência (como se alegava nos anos 70/80) tem pouca influência nisso - Quem de nós nunca brincou com armas de espoleta (muito comuns quando eu era garoto), bombinhas e etc - nem por isso fazemos coisas como essas. Minha filha jogava Assassin's Creed e é uma moça mimosa...
Creio que, além da psicopatia, um ambiente familiar que estimule tais coisas também pode contribuir, assim como, de uma forma mais geral o ambiente sócio-político-cultural de uma sociedade.
Existem muitos trabalhos acadêmicos de Psicologia Social, Direito, História, Sociologia e Antropologia que tratam desse tema.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que leva uma pessoa matar? Empty Re: O que leva uma pessoa matar?

Mensagem por allexcosta Sex Mar 15, 2019 4:58 pm

Ódio é tão natural quanto amor.

Em 200.000 anos de história da nossa espécie, só durante, sei lá, uns 3 ou 4 mil matar foi considerado algo anormal.

Sempre se matou, fosse pra resolver uma pendência, por ciúme, por comida, por abrigo ou mesmo sem motivo.

Apesar do que muita gente diz, animais matam muitas vezes por prazer ou por brincadeira. Seres humanos são animais também, com um pouco mais de organização social, o que não significa que todos os instintos estão sob controle.

Depressão pura normalmente não faz ninguém matar. A pessoa com depressão não tem vontade nem disso. Outros distúrbios psicológicos e psiquiátricos podem fazer... É comum que esquizofrênicos tirem a vida de alguém durante uma crise.

Seres humanos não precisam de video-games para nos dar idéias de como matar alguém. Matar é muito fácil... Mas a pessoa que já sofre com um distúrbio pode utilizar o video-game como fuga e confundir espaço virtual com realidade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que leva uma pessoa matar? Empty Re: O que leva uma pessoa matar?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Mar 15, 2019 5:09 pm

allexcosta escreveu:Ódio é tão natural quanto amor.

Em 200.000 anos de história da nossa espécie, só durante, sei lá, uns 3 ou 4 mil matar foi considerado algo anormal.

Sempre se matou, fosse pra resolver uma pendência, por ciúme, por comida, por abrigo ou mesmo sem motivo.

Apesar do que muita gente diz, animais matam muitas vezes por prazer ou por brincadeira. Seres humanos são animais também, com um pouco mais de organização social, o que não significa que todos os instintos estão sob controle.

Depressão pura normalmente não faz ninguém matar. A pessoa com depressão não tem vontade nem disso. Outros distúrbios psicológicos e psiquiátricos podem fazer... É comum que esquizofrênicos tirem a vida de alguém durante uma crise.

Seres humanos não precisam de video-games para nos dar idéias de como matar alguém. Matar é muito fácil... Mas a pessoa que já sofre com um distúrbio pode utilizar o video-game como fuga e confundir espaço virtual com realidade.

O nosso lado animal é tão perigoso, até mais, que o de um predador. Leões não constroem fuzís de assalto (só para citar uma arma individual), e o "alcance" da capacidade de matar de um ser humanos é muito maior que o de um animal feroz com a utilização de armas.
Essa história de vídeo-games insuflarem a violência tem que ser analisada com muito cuidado, e, como o Allex observou, só um perturbado será influenciado por isso - infelizmente o ambiente atual tem favorecido esse tipo de gente
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que leva uma pessoa matar? Empty Re: O que leva uma pessoa matar?

Mensagem por allexcosta Sex Mar 15, 2019 5:28 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Leões não constroem fuzís de assalto

Se tivessem cognição pra isso, pode ter certeza que construiriam. Pra que correr atrás de uma gazela se você pode dar um tiro de fuzil?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que leva uma pessoa matar? Empty Re: O que leva uma pessoa matar?

Mensagem por quasenada Sex Mar 15, 2019 5:37 pm

Há quem diga que existe uma certa correlação entre inteligência e crueldade.

Quanto mais inteligente o animal, maior a probabilidade de ele apresentar atos de crueldade (por exemplo torturar ou matar outro animal sem um benefício direto). Vide humanos, macacos e golfinhos.

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

O que leva uma pessoa matar? Empty Re: O que leva uma pessoa matar?

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Mar 15, 2019 5:39 pm

O que leva um ser humano a matar?
Simples, a falta de amor.

Amar não é se apaixonar. Se apaixonar é um ato egoísta e depende do outro (ser lindo, maravilhoso, te atrair, ....).

Amar é querer o bem do outro.
Não é egoísta e depende de você.
Quando se quer o bem do outro, tudo fica natural e tudo se resolve.

Quando se falta amor, matar pode ser por esporte, tirar recalque, desabafo, crise, raiva, ....
Não existe consciência, culpa, arrependimento, ....
Simples assim.

Já, o que faz um ser humano ser incapaz de amar eu não sei...
Acho que ninguém sabe.

Até animal ama...
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7458
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

O que leva uma pessoa matar? Empty Re: O que leva uma pessoa matar?

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Mar 15, 2019 5:40 pm

Ah! Minha esposa é de Suzano e estudou no colégio onde aconteceu o atentado.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7458
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

O que leva uma pessoa matar? Empty Re: O que leva uma pessoa matar?

Mensagem por Coder Sex Mar 15, 2019 5:53 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Coder,
Os seres humanos sempre foram assim (não todos, claro...).
Massacres desse tipo ocorrem em muitos lugares e a gente pouco ou nada sabe.
Ao longo da História muitas desgraças dessas ocorreram.
A questão agora é que depravados como esse aí fazem coisas como essas com armas automáticas (que só se tornaram comuns nos anos 90 do século XX) e "postam" na internet vangloriando-se de seus atos insanos e, como você mesmo observou, existem delinquentes que estimulam tais atos bárbaros.
Creio que essas pessoas são psicopatas e perturbados. Games ou filmes de violência (como se alegava nos anos 70/80) tem pouca influência nisso - Quem de nós nunca brincou com armas de espoleta (muito comuns quando eu era garoto), bombinhas e etc - nem por isso fazemos coisas como essas. Minha filha jogava Assassin's Creed e é uma moça mimosa...
Creio que, além da psicopatia, um ambiente familiar que estimule tais coisas também pode contribuir, assim como, de uma forma mais geral o ambiente sócio-político-cultural de uma sociedade.
Existem muitos trabalhos acadêmicos de Psicologia Social, Direito, História, Sociologia e Antropologia que tratam desse tema.

Concordo. Desculpa a analogia tosca, mas se não for algum distúrbio mental, qualquer traficante de metralhadora sairia disparando por aí! Nem eles fazem isso por maldade!

allexcosta escreveu:Ódio é tão natural quanto amor.

Em 200.000 anos de história da nossa espécie, só durante, sei lá, uns 3 ou 4 mil matar foi considerado algo anormal.

Sempre se matou, fosse pra resolver uma pendência, por ciúme, por comida, por abrigo ou mesmo sem motivo.

Apesar do que muita gente diz, animais matam muitas vezes por prazer ou por brincadeira. Seres humanos são animais também, com um pouco mais de organização social, o que não significa que todos os instintos estão sob controle.

Depressão pura normalmente não faz ninguém matar. A pessoa com depressão não tem vontade nem disso. Outros distúrbios psicológicos e psiquiátricos podem fazer... É comum que esquizofrênicos tirem a vida de alguém durante uma crise.

Seres humanos não precisam de video-games para nos dar idéias de como matar alguém. Matar é muito fácil... Mas a pessoa que já sofre com um distúrbio pode utilizar o video-game como fuga e confundir espaço virtual com realidade.

Mesmo matar sem crítério algum? Uma briga, discussão ou algum desentendimento pode levar ama pessoa matar a outra. Mas sair pelas ruas atirando sem motivo algum?

danilocesar escreveu:Há quem diga que existe uma certa correlação entre inteligência e crueldade.

Quanto mais inteligente o animal, maior a probabilidade de ele apresentar atos de crueldade (por exemplo torturar ou matar outro animal sem um benefício direto). Vide humanos, macacos e golfinhos.

Que horror!

Maurício_Expressão escreveu:O que leva um ser humano a matar?
Simples, a falta de amor.

Amar não é se apaixonar. Se apaixonar é um ato egoísta e depende do outro (ser lindo, maravilhoso, te atrair, ....).

Amar é querer o bem do outro.
Não é egoísta e depende de você.
Quando se quer o bem do outro, tudo fica natural e tudo se resolve.

Quando se falta amor, matar pode ser por esporte, tirar recalque, desabafo, crise, raiva, ....
Não existe consciência, culpa, arrependimento, ....
Simples assim.

Já, o que faz um ser humano ser incapaz de amar eu não sei...
Acho que ninguém sabe.

Até animal ama...

Entendo isso com um certo egoísmo. Tipo: "- Minha vida é uma m$%& e a de vocês também será"
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O que leva uma pessoa matar? Empty Re: O que leva uma pessoa matar?

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Mar 15, 2019 5:58 pm

"Coder":
Entendo isso com um certo egoísmo. Tipo: "- Minha vida é uma m$%& e a de vocês também será"

Sim. Qualquer motivo é gatilho para disparar uma reação violenta.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7458
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

O que leva uma pessoa matar? Empty Re: O que leva uma pessoa matar?

Mensagem por allexcosta Sex Mar 15, 2019 6:22 pm

Coder escreveu:Mesmo matar sem crítério algum? Uma briga, discussão ou algum desentendimento pode levar ama pessoa matar a outra. Mas sair pelas ruas atirando sem motivo algum?

Sem dúvida.

Se não tivéssemos um filtro moral matar seria algo corriqueiro. Algumas vezes por motivos banais, como comer duas frutas ao invés de uma, assim como sem motivo algum que não o simples entretenimento.

Se não fosse essa parte moral e a possibilidade de retaliação, seres humanos se matariam como crianças matam lesmas ou formigas, sem necessidade de motivo.

Aliás, quando do início da nossa espécie as pessoas só não se matavam tanto porque sabiam que o outro lado tentaria se defender ou se vingar. E depois de um tempo começaram a aparecer os primeiros espertalhões dizendo que tinham conversado com o sol ou a lua num monte ou numa caverna e que eles disseram que matar era errado. Quer dizer, matar pra roubar carneiro, bode, óleo, incenso e coisas assim ainda podia, pois agradava ao sol, lua, baal ou qualquer que fosse o nome do agatchumitchu que o espertalhão do momento usasse pra viver sem trabalhar, dormir com um monte de menina de 10 anos e comer melhor que todo mundo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que leva uma pessoa matar? Empty Re: O que leva uma pessoa matar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos