Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Construção de rotina de estudos

4 participantes

Ir para baixo

Construção de rotina de estudos Empty Construção de rotina de estudos

Mensagem por RafaelDimarzio Ter Set 13, 2016 4:55 pm

Salve, salve, galera!
Tudo certo?

Bom, esse tópico eu criei pois senti a necessidade de criar uma rotina de estudos pra mim. Para adquirir foco e determinação e aumentar o ritmo dos meus avanços. Se você, assim como eu já se viu na frente do computador com o baixo no colo e fuçando no facebook, tocando uma nota ou outra, esse tópico é pra você. Porém, se você tem experiência e consegue conduzir seus estudos a um bom ritmo, ajude-nos Very Happy

Primeiramente, acho que devemos nos propor a estudar em local propício. Longe de qualquer distração supérflua. O computador, ao menos no meu método de estudo é indispensável, então vai de nosso auto controle manter fechadas as redes sociais e afins. Porém, o silêncio também é indispensável.

Vamos ao que interessa, lembrando que cada parte do estudo leva de 20 a 30 minutos, dependendo do material disponível:

- Aquecimento: Alongamentos e exercícios de cromatismo/pizzicato pensando no conforto e bom desenvolvimento de um estudo longo(2/3 horas ou mais).

- Técnica: Estudo de técnicas alternativas, como slap, tapping, 3 dedos, bem como velocidade/precisão.

- Harmonia: Nessa parte, colocarei no papel um desenho da harmonia da música juntamente com todos os graus daquela tonalidade, afim de exercitar o domínio de graus e intervalos.

- Melodia: Aqui, executarei a linha vocal de uma música de um artista de meu gosto, transpondo-a para o meu instrumento como se fosse um solo.

- Improvisação: Algo que eu venho fazendo há um bom tempo e é responsável por 80% da minha evolução em precisão e percepção é o seguinte: escolher uma backing track(disponível no youtube. há tracks de diferentes estilos, ritmos e velocidades), ouvi-la por várias vezes afim de identificar as possíveis viradas/riffs/paradas bem como a harmonia da track escolhida. Geralmente, no título da track já é anunciado o tom em que ela se encontra. Identificado o importante, basta improvisar. Uso isso pra poder testar solos, frases, ritmos e etc.

- Repertório: Ao menos para mim, como tenho muitas bandas, essa é uma das partes que exige mais tempo. Afinal, não basta tirarmos as músicas(mesmo que seja por tablatura/cifra), temos de praticá-las diversas vezes para fixarmos. É válido também fazer a divisão harmonica da música a ser estudada para facilitar o processo e também praticar o estudo harmônico. Se estou com um repertório muito grande(pensando nas músicas que já toco) pratico apenas parte dele e vou dividindo ele conforme os dias vão passando(também não é possível se tivermos muitas bandas). Também é interessante, nessa parte do estudo, pensar em começar a tocar músicas que consideramos "difíceis", seja por uma velocidade alta ou por uma técnica aprimorada.

- Teoria Musical: Parte dedicada à leitura de livros/apostilas que ensinam sobre teoria musical. Eu, particularmente possuo apenas o Pozzoli. Então dedico esse tempo ao ditado ritmico. Vale, claro, alguma leitura sobre harmonia, melódia, técnica e etc.


Lembrando que, como eu disse, estou "tentando montar uma rotina". Tive um pouco de dificuldade para deixar claro os processos para que todos entendessem facilmente, mas acho que consegui passar o que queria. Nesse processo, é importantíssimo o auxílio de vocês, por isso decidi abrir um tópico, para que possamos trocar idéias e conhecimentos. QUALQUER coisa que esteja errada/equivocada ou que vocês queiram complementar, estou aberto a ouvir(no caso, ler haha). Adoraria sugestão de livros/materiais, principalmente na parte de teoria, harmonia e melodia.
Pra quem se interessar, posso indicar vários canais que disponibilizam backings tracks bem interessantes para o improviso. No nosso caso, o criador da track retira o baixo, deixando apenas bateria, guitarra/violão e as vezes um teclado/synth.

Agradeço desde já!
RafaelDimarzio
RafaelDimarzio
Membro

Mensagens : 22
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de rotina de estudos Empty Re: Construção de rotina de estudos

Mensagem por Mike_ Qua Set 14, 2016 2:06 pm

Bacana!! Eu fazia uma rotina parecida.. Mas agora estou com muito pouco tempo para estudar/tocar...

Um bom livro sobre harmonia é o "Harmonia" do Ian Guest. Tenho o vol.1, e já bem completo!
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de rotina de estudos Empty Re: Construção de rotina de estudos

Mensagem por RafaelDimarzio Sex Set 16, 2016 8:25 am

Mike_ escreveu:Bacana!! Eu fazia uma rotina parecida.. Mas agora estou com muito pouco tempo para estudar/tocar...

Um bom livro sobre harmonia é o "Harmonia" do Ian Guest. Tenho o vol.1, e já bem completo!

Quando estou com pouco tempo, toco só umas músicas do repertório/improviso pra manter os dedos soltos e a prática em dia.. Estudar teoria/técnica e outras coisas demanda bastante tempo e concentração mesmo. Valeu pela dica, vou providenciar!
RafaelDimarzio
RafaelDimarzio
Membro

Mensagens : 22
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de rotina de estudos Empty Re: Construção de rotina de estudos

Mensagem por Leo Rasta Sex Set 16, 2016 3:26 pm

E aí, Rafa!
Gostei bastante da sua rotina!
A parte em que você diz sobre a Melodia, tirar a frase de um vocal como um solo, seria um solfejo?
E a harmonia que você joga no papel seria o estudo da mesma música?

Comigo os estudos são um pouco diferentes. Como eu estudo sobre vários assuntos (não só dentro da música) eu gosto de intercalar meus estudos. Então as coisas que vou colocar aqui, não são feitos de uma só vez. Paro alguns minutos, 1 hora, 1 período, vai do meu tempo e disposição no momento.

Ex: Faço um aquecimento juntamente com alguns exercícios que eu fiz no dia anterior, escala, música o que for...
Depois dou continuidade aos estudos. Como no momento eu estou estudando os modos gregos, então funciona legal dessa forma. A mão esquerda às vezes cansa e aí eu aproveito para ver outras coisas..

Em seguida fico improvisando com essas escalas, brincando mesmo...

Depois procuro ouvi algumas músicas, ouvir algum estilo que eu esteja pensando em estudar ou já tirar a música que eu tou querendo no momento.

Em seguida, teoria.. Procuro ler alguma coisa, assistir algum vídeo e tal.

Sobre as coisas que estudo, eu vou mais ou menos no que descubro pesquisando de acordo com o que eu quero no momento.. Eu tenho vontade de melhorar na improvisação, em conhecer mais o instrumento de uma forma aprofundada. Então ando estudando um pouco de harmonia, formação de arcodes, os modos gregos e estou começando a ouvir Funky.

Não sei se ajudei, mas aproveiter o seu tópico para falar da minha rotina também!

E sobre o canal que você falou para estudo, pode compartilhar alguns?
Abraço!
Leo Rasta
Leo Rasta
Membro

Mensagens : 17
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de rotina de estudos Empty Re: Construção de rotina de estudos

Mensagem por AndréBurger Sex Set 16, 2016 6:06 pm

Bem legal. Faço isso, porém bem misturado.
Vai me ajudar a organizar.
Um cara que gosto bastante é o EdBlues (procure no youtube) que é focado na guitarra (meu 'primeiro' instrumento), mas lógico, servirá para baixo. Ele aborda desde o início da teoria musical até uns temas que considero cabeludos.

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de rotina de estudos Empty Re: Construção de rotina de estudos

Mensagem por RafaelDimarzio Ter Set 20, 2016 10:36 am

Leo Rasta escreveu:E aí, Rafa!
Gostei bastante da sua rotina!
A parte em que você diz sobre a Melodia, tirar a frase de um vocal como um solo, seria um solfejo?
E a harmonia que você joga no papel seria o estudo da mesma música?

Comigo os estudos são um pouco diferentes. Como eu estudo sobre vários assuntos (não só dentro da música) eu gosto de intercalar meus estudos. Então as coisas que vou colocar aqui, não são feitos de uma só vez. Paro alguns minutos, 1 hora, 1 período, vai do meu tempo e disposição no momento.

Ex: Faço um aquecimento juntamente com alguns exercícios que eu fiz no dia anterior, escala, música o que for...
Depois dou continuidade aos estudos. Como no momento eu estou estudando os modos gregos, então funciona legal dessa forma. A mão esquerda às vezes cansa e aí eu aproveito para ver outras coisas..

Em seguida fico improvisando com essas escalas, brincando mesmo...

Depois procuro ouvi algumas músicas, ouvir algum estilo que eu esteja pensando em estudar ou já tirar a música que eu tou querendo no momento.

Em seguida, teoria.. Procuro ler alguma coisa, assistir algum vídeo e tal.

Sobre as coisas que estudo, eu vou mais ou menos no que descubro pesquisando de acordo com o que eu quero no momento.. Eu tenho vontade de melhorar na improvisação, em conhecer mais o instrumento de uma forma aprofundada. Então ando estudando um pouco de harmonia, formação de arcodes, os modos gregos e estou começando a ouvir Funky.

Não sei se ajudei, mas aproveiter o seu tópico para falar da minha rotina também!

E sobre o canal que você falou para estudo, pode compartilhar alguns?
Abraço!

Fala Leo, tudo certo? Valeu por compartilhar sua rotina. A intenção do tópico era justamente dividir idéias e experiências, pois como disse, estou adaptando a minha.

Sim, quando falei de melodia é o solfejo sim. Passar as notas da linha vocal para o baixo, "cantando" com ele. Ajuda bastante, principalmente na percepção de intervalos e tons. E a harmonia pode tanto ser da mesma música que trabalhamos a linha melódica quanto qualquer outra.. O importante é exercitar o estudo dos graus e tonalidades. Essa idéia não é original minha. Um professor me passou quando estudei um pouco sobre blues e jazz. Quando fui gravar um vídeo(que exemplifica bem meu estudo de harmonia e melodia) da música Isn't She Lovely, do Stevie Wonder (https://www.youtube.com/watch?v=D4t0Obw4Yck - Repare que no vídeo eu inicio com a parte de harmonia e após a virada, faço a linha vocal e posteriormente um improviso rápido, que exemplifica bem meu estudo harmonico, melódico e de improviso), tive a ajuda do canal Guitare Improvisation, de um francês "abrasileirado", que exemplifica certinho como funciona meu estudo harmônico da maneira abaixo. Fora isso, eu tento determinar TODOS os graus da determinada tonalidade, apenas para fins de prática mesmo.
Construção de rotina de estudos Maxresdefault

Vou deixar aqui alguns canais que utilizo backing tracks para estudo(lembrando que caso queira gravar com alguma delas, é necessário entrar em contato com o dono do canal(assim como fiz com o Guitare Improvisation, que me permitiu usar a track do Wonder):

Guitare Improvisation
JamTracksChannel
MrHitcher65
QualityJamTracks
QuistJam
VitoAstone

Esses são os canais que sou inscrito. Claro que conforme você frequentar os canais, outros irão aparecer por recomendação. Basta aproveitar Smile
Espero que tenha ajudado, qualquer coisa só mandar...

AndréBurguer escreveu:Bem legal. Faço isso, porém bem misturado.
Vai me ajudar a organizar.
Um cara que gosto bastante é o EdBlues (procure no youtube) que é focado na guitarra (meu 'primeiro' instrumento), mas lógico, servirá para baixo. Ele aborda desde o início da teoria musical até uns temas que considero cabeludos.

Opa, ai sim. Valeu pela recomendação.. Vou procurar.
RafaelDimarzio
RafaelDimarzio
Membro

Mensagens : 22
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de rotina de estudos Empty Re: Construção de rotina de estudos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos