Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas para iniciar estudos ( sequência de estudos)

2 participantes

Ir para baixo

Dicas para iniciar estudos ( sequência de estudos) Empty Dicas para iniciar estudos ( sequência de estudos)

Mensagem por Bruno A. L. Veloso Qui Fev 16, 2012 10:43 am

Olá galera do bass!

De ante mão gostaria de pedir desculpas caso essa questão já tenha sido abordada aqui. Procurei e não achei por isso postei(rrsrs, até rimou)
Bom! Essa semana bateu uma vontade enorme de estudar (teoria/ prática) esse tão maravilhoso instrumento que é o contra baixo. Eu já toco a algum tempo, mas nunca parei mesmo para estudar, apesar de que eu aprendi "estudando", não deixa de ser um estudo, e apareceram algumas dúvidas:

Que sequência de estudos seguir, por onde começar?
O violão auxília nas técnicas para contra baixo e quais?
É válido associar os estudos do violão com o contra baixo ou melhor estudar somente o contra baixo?
Vocês tem algumas indicações em sites de preferência que possam postar para mim?

Vale lembrar que eu já possuo contra baixo, um CORT GB4 CUSTOM

Conto com a colaboração de todos aqui no FCBR,

____________________________
Bruno A. L. Veloso - msn: brunoalveloso@hotmail.com - TWITTER @brunoalveloso - Clube dos baixista da Bahia, meu rei!!! # 001 / Clube Cort #58 / Clube dos amantes só das 4 cordas #42
Bruno A. L. Veloso
Bruno A. L. Veloso
Membro

Mensagens : 748
Localização : Feira de Santana- Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para iniciar estudos ( sequência de estudos) Empty Re: Dicas para iniciar estudos ( sequência de estudos)

Mensagem por Fernando Zadá Qui Fev 16, 2012 11:29 am

Qual é o seu conhecimento de música? A parte formal?
Estudar violão é válido sim mas não essencial, mesmo a parte de harmonia da pra explorar um pouco no contrabaixo e até acho bem saudável.
Uma das coisas que acho mais importante é conhecer bem as notas no instrumento e de preferência aprender a ler divisão musical para poder entender melhor o ritmo.
Toda a parte de técnica e mecânica é importante mas procure não se ater apenas a isso e aplicar conhecimento em repertório.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para iniciar estudos ( sequência de estudos) Empty Re: Dicas para iniciar estudos ( sequência de estudos)

Mensagem por Bruno A. L. Veloso Qui Fev 16, 2012 11:43 am

Fernando! Como disse acima eu já toco o básico, de ouvido e tento aplicar algumas coisas, as vezes consigo, mas eu gostaria de me aprofundar nos estudo das técnicas. Já toquei em algumas bandas aqui na Bahia, de axé a muito tempo, banda baile, forró e muito rock,fiz som e os caras gostavam. É mais uma necessidade minha, vontade mesmo. As vezes assisto alguns vídeos, ouço alguns sons e leio algumas discursões aqui no Fórum e fico fazendo uma auto análise, querendo participar e sem contéudo, querendo tocar aquela frase,dentre outras coisas. Faço faculdade de Direito, estou próximo do término e dps vou tentar fazer música, me aprofundar mesmo. O intúito de já iniciar agora os estudos é justamente para poder aplicar nos sons que pretendo fazer e quem sabe, qnd passar na 1a. Fase do vestibular poder aplicar o que aprendi na fase prática para ingressar no curso

____________________________
Bruno A. L. Veloso - msn: brunoalveloso@hotmail.com - TWITTER @brunoalveloso - Clube dos baixista da Bahia, meu rei!!! # 001 / Clube Cort #58 / Clube dos amantes só das 4 cordas #42
Bruno A. L. Veloso
Bruno A. L. Veloso
Membro

Mensagens : 748
Localização : Feira de Santana- Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para iniciar estudos ( sequência de estudos) Empty Re: Dicas para iniciar estudos ( sequência de estudos)

Mensagem por Fernando Zadá Qui Fev 16, 2012 11:55 am

Para entrar na faculdade é necessário saber ler música, intervalos, escalas. Ter um minimo de conhecimento na parte básica dos fundamentos de teoria.
Existem alguns livros bons sobre o assunto mas um bom professor vai te fazer ganhar tempo pois o conhecimento teórico se aplicado e demonstrado na prática vai te fazer economizar um bom tempo.

De livros o Claudio Rocha recomendou um no encontro que acho muito bom:

http://www.amazon.com/How-Practice-Jazz-Jerry-Coker/dp/1562240013/ref=sr_1_8?s=books&ie=UTF8&qid=1329411223&sr=1-8

http://www.amazon.com/Improvising-Jazz-Fireside-Jerry-Coker/dp/0671628291/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1329411223&sr=1-1

eles tem dicas de como dividir o tempo e muita coisa interessante.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para iniciar estudos ( sequência de estudos) Empty Re: Dicas para iniciar estudos ( sequência de estudos)

Mensagem por Bruno A. L. Veloso Qui Fev 16, 2012 12:05 pm

Valeu Fernando pelas dicas, todas Entrar na faculdade não é para agora, apesar de que os estudos teêm que começar logo. Mas em relação ao contra baixo elétrico, existe uma sequência de estudos, tipo 1° passo, 2° passo ....? Sei que escutar muito e tentar aplicar já são passos importantes e estou tentando ao máximo

____________________________
Bruno A. L. Veloso - msn: brunoalveloso@hotmail.com - TWITTER @brunoalveloso - Clube dos baixista da Bahia, meu rei!!! # 001 / Clube Cort #58 / Clube dos amantes só das 4 cordas #42
Bruno A. L. Veloso
Bruno A. L. Veloso
Membro

Mensagens : 748
Localização : Feira de Santana- Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para iniciar estudos ( sequência de estudos) Empty Re: Dicas para iniciar estudos ( sequência de estudos)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos