Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rotina de estudos

+26
thorian-maskier
bec2010
wodtke
fredao
Cayo Castro
CG
Guilherme Lizardo
Davidbackman
Diego Psychokillers
fma
heitor_pg
gobatto
Age
Fernando Zadá
Pedroswaldo
MINGO
Claudio
dibass
Rena Cáceres
URSOBHZ
LuCaSbass
allexcosta
Eduardo Chaves
webercar
Pagode Alto Astral
Henrique Alencar
30 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Rotina de estudos

Mensagem por Henrique Alencar Qua Set 16, 2009 3:12 pm

Esse é um assunto interessante, pelo menos para mim.
Queria saber como os amigos do fórum dividem seus estudos, até para conhecermos formas diferentes, novas idéias e etc.

Vou postar como andam os meus atualmente:
---------------------------------------------
Alongamento;
Escalas (com 1, 2, 4) Maior, Menor, Harmônica;
Modos (uso os exemplos do livro do nico) atualmente só trabalho com campo harmônico maior e menor naturais;
Tétrades (Campo harmônico maior e menor naturais);

Leitura;

Repertório (melodia, levada e improviso);
---------------------------------------------

O tempo de estudos que tenho é de 3 a 4 horas por dia, e no domingo geralmente não estudo.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Pagode Alto Astral Qua Set 16, 2009 3:31 pm

assunto legal mas lamento não ter uma resposta tão dinâmica quanto a sua, Rick:


rádio aleatória no pc - acompanhamento e solo no que estiver rolando .

tempo de estudo - o que sobra depois do trampo/tarefas de casa e dos 'Marido isso , pai aquilo."
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Henrique Alencar Qua Set 16, 2009 3:34 pm

Pagode fale de outros tempos então.

Do seu início com contrabaixo, o que você treinava...
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Pagode Alto Astral Qua Set 16, 2009 3:44 pm

rickalencar escreveu:Pagode fale de outros tempos então.

Do seu início com contrabaixo, o que você treinava...

a mesma coisa , só que 6/8 h por dia. lol!

a minha teoria era bem básica mas percepção/ouvido eu tinha Smile
daí vieram outros tempos......'vão se os anéis mas fiquem os dedos'.

abs
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por webercar Qui Set 17, 2009 1:26 pm

Bom eu não tenho um plano de estudos, porque tem dia que estudo 4h e tem dias q nem pego, pois sou casado, trabalho. Então, tenho tarefas em casa e no trabalho, fora as que aparecem tipo fazer compras, levar o carro pro mecânico, pegar o filho na escola, fora a vida social no final de semana.

O q eu procuro fazer é:
- fazer digitação para soltar os dedos.
- estudar escalas, tetrades, triades.
- Campo harmônico, Acordes, levadas e rítmos.
- técnicas de slap, hammer on, etc...

Nem todo dia dá para fazer isto tudo.

Abraços...
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Eduardo Chaves Qui Set 17, 2009 1:43 pm

Cara... eu não tenho tido tempo pra estudar... então quando pego o baixo eu alongo e tiro coisas que eu gosto de tocar. Ultimamente to tirando praticamente o cd todo do Incognito. Escuto todo dia as musicas... ai quando eu vou tocar elas a musica ja esta na cabeça, e fica mais fácil de tirar. Só isso.

As vezes tiro os modos gregos, praticando a velocidade. Mas so!
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por allexcosta Qui Set 17, 2009 1:47 pm

De modo geral, dividir o estudo entre técnica e música é a melhor opção. Descansar 10 minutos a cada 40 estudados é recomendado.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por LuCaSbass Qui Set 17, 2009 4:52 pm

Eu to com pouco tempo de estudo, mas acho que melhor 1 hora bem feita que 6 meio avoado...
Tenho feito uma rotina pensando na semana, pois tenho dias que fico o dia todo fora e chego cansado(neses so estudo um pouco de tecnica para não perder a que tenho - que ja não eh la grandes coisas), tem dias que tenho as tardes ou manhas livres(então aproveito para estudar leitura e improvisação alem de tecnica) e tem o final de semana que é mais relax, então estudo mais nele, fazendo tudo que posso(tecnica, leitura, percepção, repertorio e etc)

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por URSOBHZ Qui Set 17, 2009 5:21 pm

rickalencar escreveu:.....
Escalas (com 1, 2, 4) Maior, Menor, Harmônica;

webercar escreveu:.....
- estudar escalas, tetrades, triades.


A pergunta é: "como", qual a melhor maneira de treinar/estudar isso?
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Henrique Alencar Qui Set 17, 2009 8:55 pm

Ursobhz
Cara eu desenhei os ciclo de 5ª na parede e vou seguindo ele no sentido anti horário. Porque no sentido anti horário você vai resolvendo os acordes. Exemplo C -> F.

Eu acho ruim ir fazendo de semi tom em semi tom. E pra ficar melhor vou passando as tonalidades e mudando o tipo de escala ou tétrades.

Outra coisa legal é manter sempre a mesma pulsação, e aumentar as subdivisões do tempo, por exemplo 60 bpm aí você vai fazendo em semínima (1 nota por pulsação) depois passa para colcheia (2 por pulsção) e por aí vai.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Rena Cáceres Dom Set 27, 2009 7:59 pm

Minha rotina de estudos é mais no contrabaixo acústico, tento estudar de 3 a 4 horas por dia (as vezes mais, as vezes menos), mas tem dia que não tem como.

estudo primeiro cordas soltas com diferentes articulações e arcadas, depois escala e afinação, exercícios de mão fixa em posição checando sempre com cordas soltas, estudos de métodos, repertório solo e repertório da orq. de cordas que entrei a pouco tempo; procuro estudar um pouco de pizzicato tbm para soltar a mão esquerda, mas não é sempre.

mas sou juvenil-iniciante ainda no acústico, muito chão pela frente! to correndo atrás da orq. de cordas para conseguir tocar a suite orquestral nº 2 de Bach hahaha muito bom, já evolui bastante só estudando isso.

to tentanto aos poucos criar uma rotina de estudo de baixo elétrico, mas nunca consigo fugir do lugar comum, acabo estudando sempre as mesmas coisas e não vejo ir pra lugar nenhum.
to pegando umas aulas, e voltando a pegar o baixo para estudar e não só tirar música para ensaios e shows.
quero estudar 2horas por dia ao menos, aos poucos to chegando lá

to estudando escalas maiores e menores, prestando atenção nas digitações, exercícios de mão direita (revezamento de dedos), exercícios tecnicos de mão esquerda e slap (que ainda não manjo mas quero desenvolver), mas ainda não virou rotina

aproveitando o assunto, eu quero perguntar se vcs estudam/tocam 7 dias por semana, ou se folgam um dia ou outro.
eu não consigo estudar todo dia, por conta de ensaios, shows e outros compromissos as vezes não tem jeito, mas não me importo de folgar um dia na semana... já dois dias sem estudar é muito para mim, rola até um peso na consciência

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por dibass Dom Set 27, 2009 9:23 pm

tiro sempre um dia de folga as vezes ate 2
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Henrique Alencar Dom Set 27, 2009 10:44 pm

Rena
Eu tiro um dia de folga.

Sobre os estudos ficarem entediosos eu geralmente boto música e acompanho, tenho sempre um repertório para tocar e improvisar em mp3 ou Band in box isso me da ânimo.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Claudio Seg Set 28, 2009 7:10 am

Rena Cáceres escreveu:
aproveitando o assunto, eu quero perguntar se vcs estudam/tocam 7 dias por semana, ou se folgam um dia ou outro.

Pois é... além dos ensaios e trabalhos de última hora, eu ainda tenho que trabalhar como Analista de Sistemas numa empresa pra poder complementar minha renda de músico... então, hoje em dia não sobra muito tempo pra estudar. Mas, como disse o Lucas, eu procuro estudar diariamente durante 1 hora... desligo celular, ponho o cachorro pra fora, desconecto MSN e passo 1 hora de total concentração naquilo que estou estudando.

Não tenho essa coisa de tirar folga dos estudos, se eu tiver chance estudo todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados. O motivo disso, é que as vezes eu viajo a trabalho e fico uma semana longe do instrumento, fora aqueles trabalhos doidos que pintam onde tenho que tirar de 15 a 20 música pra tocar 3 dias depois acompanhando alguém que jamais vi na minha vida! quando essas coisas acontecem, a rotina de estudos é completamente quebrada.

Nessa eu concordo 100% com o Lucas, mais vale 1 hora de absoluta concentração do que 6 horas de estudos descontraídos!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Rena Cáceres Seg Set 28, 2009 1:34 pm

eu felizmente ainda tenho o dia livre para estudo, não sei por quanto tempo terei.
na verdade, eu trabalhava numa produtora até o começo do ano, pedi demissão quando minhas aulas de contrabaixo começaram na Belas Artes.
não dá para fazer as duas coisas, trabalhar 8h/dia e querer estudar a formação erudita do instrumento é impossível, é uma coisa ou outra, optei por tocar do que ficar presa numa sala fazendo um trabalho que não ia me ensinar nada demais por uma grana que não valia o tempo perdido.

mas isso por que ainda tenho o luxo de morar na casa de minha mãe, não ter contas para pagar e ela ter apoiado e incentivado essa decisão.
a partir de então, só o que faço é estudar e tocar, tentando tirar uma grana tocando e garantindo um emprego pro futuro, quando as bandas não derem mais certo eu entro numa orquestra hahahahha

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Eduardo Chaves Seg Set 28, 2009 1:55 pm

Rena Cáceres escreveu:eu felizmente ainda tenho o dia livre para estudo, não sei por quanto tempo terei.
na verdade, eu trabalhava numa produtora até o começo do ano, pedi demissão quando minhas aulas de contrabaixo começaram na Belas Artes.
não dá para fazer as duas coisas, trabalhar 8h/dia e querer estudar a formação erudita do instrumento é impossível, é uma coisa ou outra, optei por tocar do que ficar presa numa sala fazendo um trabalho que não ia me ensinar nada demais por uma grana que não valia o tempo perdido.

mas isso por que ainda tenho o luxo de morar na casa de minha mãe, não ter contas para pagar e ela ter apoiado e incentivado essa decisão.
a partir de então, só o que faço é estudar e tocar, tentando tirar uma grana tocando e garantindo um emprego pro futuro, quando as bandas não derem mais certo eu entro numa orquestra hahahahha

POxa! Que inveja!!! EU tenho a manha inteira livre! mas em termos: pois eu trabalho com outras coisas no pc. Faço manuteção, sites, atualizações... então eu não to estudando baixo... E a chego no meu serviço as 16hs e faço um milagre de sair as 18hs, ir pra faculdade e voltar pra firma pra terminar o meu serviço, saindo meia noite, uma hora da manha. e no outro dia é tudo de novo. Realmente não se tem cabeça pra estudar assim. To num aflição so! to querendo sair da firma e trabalhar normalmente... ams ta complicado pois por mais que eu queira, sustentar a minha casa é prioridade.

Então Rena! Aproveita bastante! Você ta de parabéns em estudar e investir seu tempo, pois a vida não é fácil! Gostaria muito q as coisas tivessem dado certo a ponto de eu poder investir em um curso de musica. Mas hj meu caminho é sem volta. A informatica que poem comida aqui em casa. heheheh!

Grande abraço Rena! E to torcendo pra vc conseguir seguir como musicista.
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Claudio Seg Set 28, 2009 2:11 pm

Rena Cáceres escreveu:
eu felizmente ainda tenho o dia livre para estudo, não sei por quanto tempo terei.
(...)
mas isso por que ainda tenho o luxo de morar na casa de minha mãe, não ter contas para pagar

Pois é... quando eu tinha essas duas coisas, não soube aproveitar, era guri demais, queria saber só de farra e de tocar... hoje quando eu reclamo que quero tempo pra estudar, a vida vem sempre me lembrar que eu tenho uma casa pra sustentar e um caminhão de contas pra pagar :-)

Mas o mundo não é cruel não, a culpa foi minha que não soube aproveitar quando tive a chance!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Henrique Alencar Seg Set 28, 2009 2:21 pm

Rena
Que legal.
Eu trabalho 8 h/dia e quando chego em casa tomo banho e vou estudar. São 3 a 4 horas de estudo focado só para para jantar. Tem as matérias teóricas mas essas eu conssigo agilizar no trabalho mesmo.

Você tem razão acredito para se ser musicista e ainda mais erudito a dedicação deve ser bem maior, o bom de você ter tomado essa decisão é que agora ou é isso ou isso, não tem pra onde correr então é bola pra frente.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Rena Cáceres Seg Set 28, 2009 11:37 pm

pois é!! valeu, pessoal!!! é sempre muito bom o incentivo!! What a Face

eu realmente acredito que se nos dedicarmos 100% a qualquer coisa que seja, a gente alcança o sucesso no final...
eu resolvi apostar nisso agora que to podendo e tendo essa chance, viver de música e tocando e estudando, e vamo vê no que vai dá.

se algo der errado no meu plano infalível, sempre vão haver as produtoras para eu correr atrás e pedir arrego, mas eu acho importante tentar!!

Claudião, eu na verdade já perdi bastante tempo também, comecei a tocar bem nova, mas de uns 3/4 anos pra cá que eu considero como realmente entendendo o que eu to fazendo, estudando e tocando. Nesse momento to correndo atrás do tempo perdido também, antes que seja tarde, apesar de que nunca realmente é tarde para nada up

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Claudio Ter Set 29, 2009 6:44 am

Com certeza Renata, nunca é tarde pra nada... persistência é tudo... é sinônimo de sucesso. Boa sorte, e conte conosco!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por dibass Ter Set 29, 2009 7:28 am

Rena vc ja pensou em fazer graduacao em música ?
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Rena Cáceres Ter Set 29, 2009 4:27 pm

haha sim dibass, me formei no começo desse ano, bacharel em música - produção sonora pela UFPR
e agora faço um curso de formação músical em contrabaixo acústico na EMBAP (Belas Artes do Paraná), é um curso iniciante, antes de um superior em contrabaixo.

mas é isso aí! obrigada mesmo pessoal! cheers
e no que eu puder ajudar tbm, estou por aqui!

up

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por dibass Ter Set 29, 2009 4:50 pm

ok Rena

bons estudos
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Eduardo Chaves Ter Set 29, 2009 9:15 pm

Rena Cáceres escreveu:haha sim dibass, me formei no começo desse ano, bacharel em música - produção sonora pela UFPR
e agora faço um curso de formação músical em contrabaixo acústico na EMBAP (Belas Artes do Paraná), é um curso iniciante, antes de um superior em contrabaixo.

mas é isso aí! obrigada mesmo pessoal! cheers
e no que eu puder ajudar tbm, estou por aqui!

up

Ah Rena!

Vc está encorporada com a musica! Esse é seu caminho! Não sou vidente, mas vejo um futuro brilhante pra você. Dedique mesmo seu tempo!

Bons graves!
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Rena Cáceres Qua Set 30, 2009 6:20 pm

obrigada! kiss

é isso aí! mas nao deixem o tópico morrer nisso não
quero saber a rotina de estudo de vcs!!

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty rotina de estudos

Mensagem por MINGO Sáb Out 31, 2009 11:17 pm

Olá amigos,

achei muito interessante o assunto.....e gostaria de pedir um auxilio pra vcs.....
vocês teriam ou aconcelham uma sequência de tópicos pra estudo, tipo, começar por escala maior, menor, intervalos, modos, tríades etc.....
Sou auto didata, e por falta de "disciplina" e principalmente de tempo, acabo começando um assunto, passo pra outro e depois pra outro sem uma ordem lógica e isso acaba as vezes atrasando meus estudos.

obrigado.

____________________________
Gospel Club 047
Warwick Club #003
MINGO
MINGO
Membro

Mensagens : 590
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Pedroswaldo Dom Nov 01, 2009 1:17 am

Não estudo. Por motivo de trabalho estou longe de tudo (instrumentos inclusive) e de todos. Meu contato mais próximo com o contrabaixo atualmente é esse site.

Tô quase arrancando os cabelos...
Mas dezembro isso acaba. Aí voltarei a ser um autodidata indisciplinado, hehehe.

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Fernando Zadá Dom Nov 01, 2009 8:53 am

Esse é um assunto super interessante!
Mesmo só trabalhando com música tem dias que por incrível que pareça não estudo!!
Alguém já espiou o livro How to study jazz do Jerry Coker?
Tem dicas fantásticas!
Uma coisa bacana é saber identificar o que é estudar, o que é praticar e o que é tocar!
Ajuda muito e fica mais fácil para conseguir diversificar e aproveitar melhor o tempo de estudo.
To saindo pra ir ver meu pai no interior e na volta escrevo com calma que esse é um assunto que por ter uma escola pesquiso muito e vivencio vários aspectos do aprendizado.
Abraços e bons estudos a todos!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Fernando Zadá Dom Nov 01, 2009 9:37 am

(aproveitando uns minutinhos que a patroa está se arrumando!!)
Uma coisa interessante é identificar que tipo de personalidade você tem e como isso afeta nos seus estudos. Há os organizados, sistemáticos, bagunceiros, avoados, ansiosos, curiosos entre outros e isso influência muito na forma como estudamos.
As vezes uma pessoa muito talentosa se não possuir algum tipo de organização pode se perder nos estudos e achar tudo muito fácil ou maçante e acabar se desinteressando.
Por isso como professor tenho uma super preocupação em entender cada aluno e o que ele procura na música para assim poder orienta-lo de forma que ele vá atingindo seus objetivos e o estudo seja estimulante e prazeroso. O mesmo deve ser feito com relação a cada um de nós na hora de traçarmos nossos objetivos.
As vezes estamos em uma fase onde o melhor para nossa evolução é trabalhar repertório e conseguir, por exemplo, tocar algo que nos desafia e outras vezes precisamos trabalhar técnica para conseguir esse objetivo, outras vezes conhecimento para poder entender o que estamos tocando e assim progredir.
Portanto há muito a se estudar inclusive na parte de como estudar!!Rsss
Existem alguns livros muito bons sobre o assunto e um chamado Effortless Mastery de um músico chamdo Kenny Werener que foca assuntos mutio interessantes. O trabalho de psicopedagogia da Violeta de Gaynza também é fantástico e há ainda um dos que acho mais bacanas que é o de uma pianista Santista que tem o titulo Tocando com concentração e emoção que comenta muitos aspectos do aprendizado musical. Vou checar o nome e posto depois aqui.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Fernando Zadá Dom Nov 01, 2009 9:42 am

Pra mim o mais importante é tentar balancear objetivos e prazer.

continua.....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Henrique Alencar Dom Nov 01, 2009 3:06 pm

MINGO
Acredito que para você a melhor opção é adotar um método e seguí-lo. Acho quando vamos estudando só assuntos esparsos nos perdemos e perdemos tempo.
Isso de começara estudar uma coisa e ir pulando é normal quando não se tem uma rotina de estudos.

Fernando
Muito importante suas contribuições nessa área, lí seu post em outro tópico sobre professores e achei brilhante. Você realmente é uma pessoa engajada em ensinar!
Passe depois os nomes dos livros que você citou, esse do Jerry Coker não achei na net, me interesso muito em saber como estudar acho a organização primordial.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por dibass Dom Nov 01, 2009 3:45 pm

Zada esse livro tocando com concentracao e emocao é muito bom mesmo
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Fernando Zadá Seg Nov 02, 2009 5:26 pm

Valeu Henrique. Acho que você matou a pau sou realmente engajado. Tanto que aqui em minha escola não rola do cara dar aula como um bico enquanto não pintam gigs bacanas, ele tem que vestir a camisa e respeitar quem vem procurar sua orientação. Também não pego só professores que apenas dão aulas e não tocam em lugar nenhum pois prezo e muito que eles possuam vivência musical para compartilhar.
No geral esse tipo de livro não rola na net não. Tem alguns sobre estudo em geral que são bem interessantes. Um dos do Jerry é bem curtinho vou ver se escaneio e compartilho aqui durante a semana. Me cobra!!

Pois é dibass o livro é muito bom e quando estava cursando FAAM aqui em Sampa tive o privilégio de conseguir trazer ela para fazer uma palestra na faculdade. Ela toca em vários aspectos inclusive emocionais do aprendizado.

Uma coisa que acho importante para quem tem pouco tempo para estudar é tentar sempre dar um passo , mesmo que curto, adiante aprendendo algo novo ou praticando algo que ainda não rola. Estudar com um timer é um lance bem legal onde você pode programar de realizar um estudo especifico por um tempo e depois ir trocando de assunto, é muito comum a pessoa as vezes iniciar em um assunto e se enrolar nele e ficar só nele. O progresso vem com a constância do estudo direcionado e não querendo matar tudo em um dia.

Abraços
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por MINGO Seg Nov 02, 2009 6:19 pm

[quote="Henrique Alencar"]MINGO
Acredito que para você a melhor opção é adotar um método e seguí-lo. Acho quando vamos estudando só assuntos esparsos nos perdemos e perdemos tempo.
Isso de começara estudar uma coisa e ir pulando é normal quando não se tem uma rotina de estudos.

Valeu pela dica Henrique,
acabei de achar um metodo.....baixo eletrico composite método do Dan Dean, pelo que dei uma olhada me pareceu bem completo e interessante, e agora é só arrumar tempo e ter disciplina.....


Obrigado.

abrç.

____________________________
Gospel Club 047
Warwick Club #003
MINGO
MINGO
Membro

Mensagens : 590
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Fernando Zadá Ter Nov 03, 2009 7:22 am

Ola Mingo. O do Dan Dean tem coisas bacanas sim. Um que acho bem interessante e musical é o do Ed Friedland. Se está estudando sozinho tente descolar ele que tem muita coisa bacana lá.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Age Ter Nov 03, 2009 5:46 pm

Como bom autodidata (indisciplinado, preguiçoso, apressado, etc....), e além disto estudante, assalariado, casado e contra-baixista de banda, tenho pouco tempo para os meus estudos, mas isto não significa que eu não tente, afinal tocar é o maior prazer (vício) da minha vida, a maneira que encontrei para treinar é bem particular (concordo plenamente com o que o Fernando disse sobre personalidade ditar a forma de estudo) mas que se dan... vou compartilhar aqui com vocês, eu particularmente nunca tive paciência de estudar teoria musical antes da prática (falta de inteligência eu sei!) nem de tentar ficar perfeito em uma técnica (ex. pizzicato) sem passar para outras (slap...), bom resumindo eu costumo treinar de acordo com meu humor no dia e tempo disponível, geralmente eu tento (note bem, tento!) tirar músicas que eu gosto e com um nível de dificuldade maior que o que estou acostumado, aproximadamente depois da 38ª repetição eu estou quase conseguindo fazer aquele riff se assemelhar com o que é a música, este tipo de treino sempre me estimula pois eu melhoro varias coisas simultaneamente (bit, digitação, velocidade, percepção) quando eu consegui tirar uma música que eu julgava impossível meu ego me da uma trégua e eu passo a estudar mais a teoria, como por exemplo ultimamente eu estou estudando arpeggios (de posse da teoria, eu mesmo monto meus exercícios) em toda a escala além de leitura (ser autodidata aqui tem se mostrado mais difícil do que eu gostaria), e digitação, mas com certeza quando eu enjoar disto vou procurar outra música e começar tudo denovo.

____________________________
Clube dos Pedreiros #033; Clube do Rock/Metal #016; Clube Washburn #003; Clube dos Nerds, Geeks e Afins #012
Age
Age
Membro

Mensagens : 112
Localização : Goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Fernando Zadá Ter Nov 03, 2009 6:19 pm

Age escreveu:, eu particularmente nunca tive paciência de estudar teoria musical antes da prática (falta de inteligência eu sei!) .

Cara não é falta de inteligência não. Acho que esse deveria ser o caminho natural. Tocar e depois dar nome aos bois!
Algumas poucas coisas devem ser feitas teoricamente antes da prática!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Henrique Alencar Ter Nov 03, 2009 7:10 pm

Fernando cadê o livro do Jerry? rsss

Mingo
Estudei Esse método do Dan Dean volume 1 e 2 o 3nem olhei.
Procure o que o Fernando indicou do Ed Friedland, esse cara tá em tudo quando o assusnto é estudo para contrabaixo. Recentemente adiquirí um de Walk n Bass dele mas ainda não chegou, comprei na amazon.

Age
Esse lance de pegar música é muito bom, o Pagode Alto Astral disse que estuda assim. Eu sempre tiro músicas para uma banda que tenho e também músicas que gosto como quase todas as músicas do CD Racional do Tim Maia (minha mais recente empreitada).


Última edição por Henrique Alencar em Qua Nov 04, 2009 2:23 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por MINGO Ter Nov 03, 2009 10:18 pm

Valeu ae Fernando e Henrique, vou dar uma procurada neste metodo, neste mês vou comprar um amplificador com saida para fone de ouvido, para poder estudar tranquilo, pois estou chegando tarde do trabalho e como moro em apartamento só mesmo com o fone. ae vou me disciplinar nos estudos...."desta vez vai"..hehe

abrç.

____________________________
Gospel Club 047
Warwick Club #003
MINGO
MINGO
Membro

Mensagens : 590
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Henrique Alencar Ter Nov 03, 2009 10:29 pm

Mingo
Compre um ampli com entrada para cd player ou mp3 para poder tirar músicas de ouvido ou tocar play along, eu acho muito útil esse recurso embora o meu não tenha.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por gobatto Qua Nov 04, 2009 10:30 am

Ultimamente, quando pego no baixo faço só a "Musculação no baixo" (do método Bass Fitness). Trampo e facul acabam comigo...saio 5:30 da matina de casa e volto só 11:30...e ainda tem que fazer listas de exercícios, relatórios, pesquisas...

O que eu costumo fazer é colocar vários MP3 no celular (inclusive as musicas novas pra banda) e fico escutando a semana inteira. E quando chega sexta a noite/sábado o dia todo eu tiro a música da banda e tento reproduzir algo que gostei de escutar em alguma música. Depois, na próxima semana, só pra não esquecer a parte teórica, eu fico analisando as linhas que tirei em ritmo e harmonia.

Isso não me leva a lugar algum! hehehe
Mas pelo menos eu não regrido (muito)! Razz
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Age Qua Nov 04, 2009 1:49 pm

Fernando Zadá escreveu:

Cara não é falta de inteligência não. Acho que esse deveria ser o caminho natural. Tocar e depois dar nome aos bois!
Algumas poucas coisas devem ser feitas teoricamente antes da prática!

Ohhhh... que bom encontrar alguém com sua carga de conhecimento em ensino de música e que concorda com minha modesta opinião (a maioria só falta me apedrejar), eu larguei as aulas de música (violão) quando comecei a me interessar em tocar porque meu professor insistia que eu deveria saber de cor todos os modos e campos harmônicos antes de aprender a tocar Dó Ré Mi Fá.

Mas mudando de assunto, agora que eu tenho um pouco de técnica fica muito mais fácil encarar a teoria, particularmente leitura que eu gosto muito de estudar mas perco cerca de 3 min só pra definir uma nota, mas depois de entender o que tem de fazer pelo menos consigo executar..

Henrique eu era um tanto sem noção no início da minha vida baixística quando comecei a primeira música que tirei (uma espécie de teste) foi dig do Mudvayne (o baixista desta banda é muito f***) bom claro que não tirei limpinha mas dava pra enganar, a partir daí sempre usei este método.

____________________________
Clube dos Pedreiros #033; Clube do Rock/Metal #016; Clube Washburn #003; Clube dos Nerds, Geeks e Afins #012
Age
Age
Membro

Mensagens : 112
Localização : Goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Pagode Alto Astral Qua Nov 04, 2009 2:29 pm

Henrique Alencar escreveu:
Age
Esse lance de pegar músico é muito bom, o Pagode Alto Astral disse que estuda assim. Eu sempre tiro músicas para uma banda que tenho e também músicas que gosto como quase todas as músicas do CD Racional do Tim Maia (minha mais recente empreitada).


Verdade Henrique.
E isso ajuda muito num outro fator que é quando pintam aquelas gigs em cima da hora que vc nem sabe o que vai rolar . De tanto tocar músicas aleatórias em casa , fica fácil pegar de ouvido na hora a parada e algumas inclusive vc pode ter tocado já. Já entrei em várias frias assim e me saí razoavelmente até e é bem normal esse tipo de gig depois que você conhece um pessoal do meio musical. Algo como:"- Pagode, tá a fim de tocar essa noite com a gente?" / "Opa , vamos lá. Tá com o set definido? O que vai rolar?" / "To vendo ainda....lá na hora vc vê."

Ah, longe de mim fazer apologia anti estudo ok? É importantíssimo sim mas creio que mais importante ainda é o som que vc tira do baixo, o seu som. Conheço bastante baixistas que tocam muito bem e sempre odiaram teoria. Pura prática os caras. Um deles , que com ctz é conhecido de todos aqui , disse uma vez pra mim (conversando exatamente esse tema) que tentou por causa de algumas críticas de gente que nem músico era mudar o estilo/pegada e tentar se engajar mais na teoria mesmo. Resultado: tava virando quase um erudito, absurdamente longe do 'baixo interior' que rolava nele. Voltou ao estilo natural e ta aí arrebentando cada vez mais.
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por MINGO Sáb Nov 07, 2009 6:50 pm

Fernando Zadá escreveu:Ola Mingo. O do Dan Dean tem coisas bacanas sim. Um que acho bem interessante e musical é o do Ed Friedland. Se está estudando sozinho tente descolar ele que tem muita coisa bacana lá.

Fernando, tdo bem...?
entao achei este metodo na freenote, porém apenas em inglês, você sabe se existe edição traduzida para o português?

abrç...

____________________________
Gospel Club 047
Warwick Club #003
MINGO
MINGO
Membro

Mensagens : 590
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Fernando Zadá Seg Nov 09, 2009 11:13 am

Ola Mingo.
Acho que não tem não. Na verdade métodos bons e variados tem que se arriscar um pouco no inglês. Mas acho que esse tem pouco texto na verdade os exemplos são ótimos e as músicas bem didáticas.
Hoje separei o livro do Jerry Coker e durante a semana vou scaneando ele. Ele não é muito grande mas to meio zoado de tempo essa semana.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por LuCaSbass Seg Nov 09, 2009 8:27 pm

Atualizando o assunto do topico, agora vou começar a estudar pesado o acustico... pretendo estudar no minimo 3 horas por dia(nos dias que fico ate as 19 fora de casa), vamos ver se consigo hehe :p

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Henrique Alencar Seg Nov 09, 2009 9:50 pm

Lucas, você vai estudar sozinho ou vai ser instruído por algum professor?
Vai estudar erudito ou popular?

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por LuCaSbass Seg Nov 09, 2009 10:02 pm

Henrique Alencar escreveu:Lucas, você vai estudar sozinho ou vai ser instruído por algum professor?
Vai estudar erudito ou popular?
Se tudo der certo começo as aulas essa semana.Eu nunca fui 100% autodidata nem no elétrico, não vai ser no acustico que vou arriscar hehe
Meu foco é em popular mesmo, mas isso não quer dizer que não estude alguma coisa de arco, até pq isso ajuda e muito a aprimorar a técnica

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por heitor_pg Seg Nov 09, 2009 10:39 pm

Quando comecei a ter aulas e estudar legal, a tendinite pegou pra valer. Já estou a 15 dias sem tocar Sad
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Mensagens : 665
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por fma Ter Nov 10, 2009 10:39 am

Eu tive uma pequena tendinite este ano... depois de alguns anos de estudo e trabalho constante com música. Não tive que parar de tocar, mas fiquei bastante preocupado. O cataflam pomada me resolveu a vida... depois de uns 15 dias com a dor, resolveu em dois deles.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Rotina de estudos Empty Re: Rotina de estudos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos