Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

+143
jorge.ibs
Anchieta
BigBoy
Fernando Zadá
z0h
Bananoise
peter.forc
SilverKnob
Ivanov_br
Ricardo Saldanha
Cantão
Laysson
gloliveira
JUCIE SANTOS
Venancio Silva
Bruno da Rosa
mato
gmv bass
Jãozeiro
Pavor
Ricardo LaVey
WHead
Christian
Daniel Augusto
flexmagaiver
Orla Bass
leonardo.buggy
sidiburiti
Tibaldi
Kobhau
PauloBass
pluís
Bastiao
mblacerda
rodlburigo
patriciofernandes
Alfs
monteirofn
joabi
deixados
Luciano Dantas
jcsk8
Dogwood
heenrique_bass
PH Benchmarker
bonatti_bass
Fabrício M. Gadelha
japaubatuba
Riff Raff
Diegobass
Claudio Mengarda
michael.duarte
Fabao_Henrique
cardozo
thom_m
mikhailpizza
GRRS
SILVIAO
requeijaum
Ronyldo D`Santos Luthier
Hugo Corrêa
Bruno kta
henri carvalho
bodhan
elson.arcos
bass32
gpraxedes
Nelson Bass
dibass
Cauê Duarte
Baixeiro
Rostan Souza
pedrohenrique.astronauta
Vtrpira
Bira Magalhães
ZédeLepelin
Marlim
jefersonjjk
Jonatan Lima
Paulo Lopes
felipebarba
Luiz87
Guga Ramone
santana
Felipe José Dias
elzebad
Thiago Wilker
GusVCD
ifernandes
carlosadriano
Thiago Almeida
Panini
Juninho Sampaio
Rico
Derrevisdod
Gilmar de Bessa Belarmino
ReegiJR
joceir bernardo raupp
Johnny Bezerra
Diogo Lima Barreto
arturbmallmann
Renan Pollo
VictorLuigi
fheliojr
Breno_Barnabe
gsfteodoro
chiberia
Guilé
Deivesbass
MaikonBass
Ricardo
HenriqueBessa
afonsodecampos
NeyBass
GeTorres
Fábio Parenti Silveira
Tutu
CG
lucas.vieira2
HSN
Uchoa
Carlosrzz
LipeBass15
Emanoel Chequetto
allexcosta
Coder
korg
Detoba
eusouojunior
Felipencs
bass-will
Murilo_
Mike_
Tytoos
Willian Casagrande
109eh
RBORCARI
MauKnop
Andre Azulao
Zéff
emachado
Eliseumohr
Mauricio Luiz Bertola
147 participantes

Página 10 de 19 Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 14 ... 19  Seguinte

Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Bruno kta Qua Jan 18, 2017 1:27 pm

Não compensa montar esse circuito ativo não?
Bruno kta
Bruno kta
Membro

Mensagens : 10
Localização : Cataguases/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Bruno kta Qua Jan 18, 2017 3:11 pm

Bertola, Esse é pré que veio, porem sem poteciometro sem nada
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 E3f3OqS

queria deixar ele ativo, pois ja testei um igual e gostei bem.



Se puder dar uma luz agradeço.
Bruno kta
Bruno kta
Membro

Mensagens : 10
Localização : Cataguases/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Hugo Corrêa Qua Jan 18, 2017 7:02 pm

Fala galera! Estou com uma dúvida. Tenho uma Strinberg clb-35a, esteticamente ele me agrada muito e como não tenho quase nenhuma experiencia em contrabaixo, não toquei em outros para saber se são mais confortáveis de se tocar.
O bass tem dois caps humbucker que funcionam tanto simples como duplo independentes (um pot de volume push-pull para cada cap), porem, o cap da ponte só esta funcionando como simples, quando ligo como duplo ele fica com volume quase zerado mesmo o volume estando no máximo.
Os caps são passivos e tem um circuito ativo, (particularmente prefiro o som dele passivo, mas isto é outra história pq na vdd ele é originalmente ativo sem opção de ser passivo).

Minha dúvida é: levando em conta apenas o hardware, vale a pena investir em um cap novo de uma marca legal e talvez tbm um circuito, ou não?

link do bass: http://www.strinberg.com/products/bass_detail.php?id=13&category=3&style=10

Obrigado pela ajuda.
Hugo Corrêa
Hugo Corrêa
Membro

Mensagens : 4
Localização : Silva JArdim/ RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jan 18, 2017 8:58 pm

Bruno kta escreveu:Não compensa montar esse circuito ativo não?
Não é isso. Apenas o circuito passivo é mais fácil de instalar e não dá problema...
Agora, é preciso ter um esquema detalhado para instalar isso aí. Eu não o tenho.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jan 18, 2017 9:00 pm

Hugo Corrêa
É difícil dizer, pois pode ser defeito tanto no captador, quanto no circuito (mais provável).
Isso tem que ser avaliado por um profissional especializado.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Bruno kta Qua Jan 18, 2017 10:57 pm

Bertola, obrigado pela atenção, fica com Deus!!!
Bruno kta
Bruno kta
Membro

Mensagens : 10
Localização : Cataguases/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Hugo Corrêa Qui Jan 19, 2017 12:17 am

O defeito é no cap mesmo, descobri ligando ele direto sem o circuito, mas eu queria saber se vale a pena investir neste bass levando em conta as madeiras (mogno, maple e rosewood), e as ferragens ainda originais.
Ele pode não ser um grande bass mas eu acabei pegando certa feição por ser meu primeiro bass. Laughing
Gostaria de saber sua opinião quanto aos caps e circuito Tinonin tbm. Question

Mais uma vez, obrigado pela atenção. :curti:
Hugo Corrêa
Hugo Corrêa
Membro

Mensagens : 4
Localização : Silva JArdim/ RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Convidado Qui Jan 19, 2017 12:57 am

Bertola, numa "conversão" de um baixo 35" para 34", o que permanece no lugar e o que muda?

To com um projeto para o fim do ano (se Deus quiser), de "copiar" o M7 da Sire com um luthier.

Porém a escala dele é em 35, e eu quero 34. E quero preservar ao máximo a posição dos caps, tanto a distância (medida) dos caps para a ponte quanto a distância entre os dois, para preservar o timbre característico dele (aproximado pelo menos).

A distância entre um cap e outro também é alterada, caso mude para 34'', ou permanece igual?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jan 19, 2017 10:02 am

Hugo Corrêa
Nunca trabalhei com esses captadores (Tinonin), portanto, não posso opinar. O que sei é que muitos elogiam.
Uma opção é comprar esses:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-825207637-captador-baixo-5-cordas-modelo-music-man-semi-novo-_JM
Max Payne
Ao mudar a medida da escala, tudo irá mudar. Desde o posicionamento da ponte, até o dos captadores, bem como a tensão das cordas. Com isso, o timbre irá forçosamente mudar, e somente uma pesquisa empírica dedicada poderá atingir proximamente isso que você quer.
Agora, se há diferenças de timbre entre um instrumento e outro, que dirá de um de uma medida de escala para outra...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por arturbmallmann Qui Jan 19, 2017 11:12 am

Max Payne, ao mudar o tamanho o ideal pelo que entendo é tentar manter as proporções.
Por exemplo, se o centro do cap X estava a 2 polegadas da ponte, diminuindo de 35 para 34:
34/35 = 0.9714
0.9714 * 2 = 1.9428"
Regra de 3..

Respeitando estas proporções, provavelmente chegará a algo próximo do ideal. Porém como o bertola já comentou, a tensão das cordas não será mais a mesma e idêntico jamais ficará(talvez fique melhor).
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Hugo Corrêa Qui Jan 19, 2017 11:20 am

Mais uma vez, muito obrigado Bertola.  :curti:
Hugo Corrêa
Hugo Corrêa
Membro

Mensagens : 4
Localização : Silva JArdim/ RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Qui Jan 19, 2017 11:47 am

Bruno kta escreveu:Bertola, obrigado pela atenção, fica com Deus!!!

Bertola, desculpe me intrometer no post, acredito que seja este.

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 9kEJls9
Ronyldo D`Santos Luthier
Ronyldo D`Santos Luthier
Membro

Mensagens : 447
Localização : Por enquanto TERRA

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jan 19, 2017 12:31 pm

Excelente Ronyldo!
Muito obrigado!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Qui Jan 19, 2017 12:36 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Excelente Ronyldo!
Muito obrigado!

Por nada mestre...estarei retornando a ativa em Fev.
Ronyldo D`Santos Luthier
Ronyldo D`Santos Luthier
Membro

Mensagens : 447
Localização : Por enquanto TERRA

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jan 19, 2017 12:45 pm

Ronyldo D`Santos Luthier escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Excelente Ronyldo!
Muito obrigado!

Por nada mestre...estarei retornando a ativa em Fev.
Tudo de bom pra você Ronyldo!
cheers
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Convidado Qui Jan 19, 2017 1:53 pm

Muito obrigado Bertola e arturbmallmann, pelas explicações!

Existe a versão de 4 cordas dele, que é "idêntico", porém possui escala em 34".Facilitaria MUITO fazer uma "cópia" a partir dele, mas não há um só mísero review sobre ele, enquanto existem mais de 10 sobre o de 5 cordas no Youtube. Daí não tenho ideia do quanto o timbre mudaria.

arturbmallmann, cara, eu sou uma desgraça em matemática. Muito mesmo kkk... Se fosse "regra de 1", eu já me atrapalharia kkk...

Tinonin disse que a medida de uma polegada é de 2,5cm(no total). Mas eu não sei distribuir essa medida para as medidas do baixo proporcionalmente falando, numa conversão para uma polegada a menos (35 para 34). Como por exemplo, se a distância entre um cap e outro fosse de 4cm no de 35", não saberia como ficaria no 34". Se a distância do cap da ponte para a ponte fosse de 3cm, não saberia como ficaria, e etc. :/

esse número: "0.9714", corresponde a o que?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por arturbmallmann Qui Jan 19, 2017 4:01 pm

Max Payne escreveu:Muito obrigado Bertola e arturbmallmann, pelas explicações!

Existe a versão de 4 cordas dele, que é "idêntico", porém possui escala em 34".Facilitaria MUITO fazer uma "cópia" a partir dele, mas não há um só mísero review sobre ele, enquanto existem mais de 10 sobre o de 5 cordas no Youtube. Daí não tenho ideia do quanto o timbre mudaria.

arturbmallmann, cara, eu sou uma desgraça em matemática. Muito mesmo kkk... Se fosse "regra de 1", eu já me atrapalharia kkk...

Tinonin disse que a medida de uma polegada é de 2,5cm(no total). Mas eu não sei distribuir essa medida para as medidas do baixo proporcionalmente falando, numa conversão para uma polegada a menos (35 para 34). Como por exemplo, se a distância entre um cap e outro fosse de 4cm no de 35", não saberia como ficaria no 34". Se a distância do cap da ponte para a ponte fosse de 3cm, não saberia como ficaria, e etc. :/

esse número: "0.9714", corresponde a o que?
1" = 2,54 cm para ser mais exato.

O 0.9714 corresponde a proporção! uma escala 34 polegadas teria 97.14% do tamanho de uma de 35". Você pode usar este numero para multiplicar valores em centímetros também, tranquilamente. Pois mesmo que você pegasse o tamanho das escalas em centímetros e dividisse uma por outra chegaria ao mesmo valor: 86.36 / 88.9 = 0.97...
no caso dos 4 cm: 0.9714* 4 = 3.88 aproximadamente.
Ah, quando falamos de captadores e distância em diferentes escalas melhor tomar como referencia o centro do captador. Pois a escala mudaria de tamanho, mas o captador não. Ou até mesmo, se o captador for diferente oq importa é onde fica o seu centro.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Bruno kta Qui Jan 19, 2017 4:17 pm

É esse mesmo Ronyldo,

show de bola amigo, muito obrigado!!!
Bruno kta
Bruno kta
Membro

Mensagens : 10
Localização : Cataguases/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Convidado Qui Jan 19, 2017 5:46 pm

arturbmallmann escreveu:1" = 2,54 cm para ser mais exato.

O 0.9714 corresponde a proporção! uma escala 34 polegadas teria 97.14% do tamanho de uma de 35". Você pode usar este numero para multiplicar valores em centímetros também, tranquilamente. Pois mesmo que você pegasse o tamanho das escalas em centímetros e dividisse uma por outra chegaria ao mesmo valor: 86.36 / 88.9 = 0.97...
no caso dos 4 cm: 0.9714* 4 = 3.88 aproximadamente.
Ah, quando falamos de captadores e distância em diferentes escalas melhor tomar como referencia o centro do captador. Pois a escala mudaria de tamanho, mas o captador não. Ou até mesmo, se o captador for diferente oq importa é onde fica o seu centro.

Pow cara, valeu mesmo pelas informações! Você saca mesmo dessas paradas. Já eu sou um jumento completo com essas coisas rsrsrs...

Foi legal e mto importante saber, porque mesmo que Tinonin seja um ótimo luthier, não sei se ele já transformou 35" em 34" alguma vez, e isso, apesar de não ser um bicho de sete cabeças, também não é algo tão simples... Se pintar um review sobre a versão de 4 cordas do M7, talvez isso nem seja necessário...

Para eu não floodar o tópico, qualquer coisa te envio MP.

Obrigado também, Bertola! Wink

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por requeijaum Ter Jan 24, 2017 4:36 pm

Oi, galera. Onde posso encontrar uma ponte para Tagima Memphis TB 540?
Medi aqui a atual (que empenou) e deu espaçamento de 18 mm entre as cordas. Mas não encontro em lugar nenhum aqui em Salvador ou pela Internet.
Podem recomendar um local para eu adquirir?
requeijaum
requeijaum
Membro

Mensagens : 3
Localização : Salvador, Bahia, Brazil

https://t.me/requeijaum

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por SILVIAO Sáb Fev 04, 2017 6:27 pm

Bertola quais seriam as principais diferenças sonoras entre jacarandá e o ébano ?Is médios do ébano são scooped ou presentes como no jacaranda ?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por fheliojr Sáb Fev 04, 2017 11:36 pm

^o ébano, por ser mais denso que o jacarandá, tende a ter frequências médio-agudas mais pormunciadas que este.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por SILVIAO Dom Fev 05, 2017 12:04 pm

E os médio graves estão lá,ou é como o maple que tem aquele vale ?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por fheliojr Dom Fev 05, 2017 6:21 pm

^ Um "vale" pouco mais acentuado que o do maple.
Pretendo, um dia, ter um fretless com escala em ébano.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por SILVIAO Dom Fev 05, 2017 9:34 pm

Valeu .Pra minha idéia já não serve .
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Fev 06, 2017 7:24 am

Obrigado fheliojr
SILVIAO, é isso aí... O ébano tem uma resposta de médio-agudos ainda mais evidente que o bôrdo (maple), por conta da densidade.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por SILVIAO Seg Fev 06, 2017 4:57 pm

Qual seria o melhor substituto em sonoridade e aparencia para o jacaranda?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Fev 06, 2017 5:04 pm

SILVIAO escreveu:Qual seria o melhor substituto em sonoridade e aparencia para o jacaranda?
Andiroba e Mururé.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por SILVIAO Ter Fev 07, 2017 10:21 am

Já utilizou elas ?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Fev 07, 2017 10:57 am

SILVIAO escreveu:Já utilizou elas ?
Não. geralmente uso pau-marfim, pau-ferro, ipê e jacarandá mesmo.
Uma outra opção semelhante ao jacarandá é a braúna.
Creio que o Ronyldo tem acesso à essas madeiras.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por SILVIAO Qua Fev 08, 2017 6:43 pm

Obrigado Maurício .É que fui cotar um jb em uma  luthieria  famosa ,e eles disseram que não podem  mais ela utilizar jacaranda em seus  instrumentos ... tears
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Fev 08, 2017 6:59 pm

SILVIAO escreveu:Obrigado Maurício .É que fui cotar um jb em uma  luthieria  famosa ,e eles disseram que não podem  mais ela utilizar jacaranda em seus  instrumentos ... tears
SILVIAO,
De fato, o jacarandá é uma madeira cujo corte e comercialização encontra-se restrito pelo IBAMA,
Mas vc pode encontrar peças dela para vender por aí. As vezes de madeira de demolição... As últimas peças que consegui foram assim...
Sirva-se:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691877111-escala-de-jacaranda-da-bahia-guitarra-violo-viola-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-746770236-escala-em-jacaranda-da-bahia-rosewood-raiada-e-slotada-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-740206641-escala-p-baixo-de-5-cordas-em-jacaranda-da-bolivia-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-741610933-escala-de-guitarra-em-jacaranda-da-bahia-legitimo-e-lindo--_JM
Laughing
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por GRRS Qua Fev 08, 2017 7:40 pm

Mauricio Luiz Bertola

Boa noite professor,

Saberia informar algum lugar que venda ou alguém que fabrique braços de Jazz Bass para reposição a um preço razoável?

Abs

GRRS
Membro

Mensagens : 203
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Fev 08, 2017 8:39 pm

GRRS escreveu:Mauricio Luiz Bertola

Boa noite professor,

Saberia informar algum lugar que venda ou alguém que fabrique braços de Jazz Bass para reposição a um preço razoável?

Abs
E quanto seria esse "preço razoável"?
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por GRRS Qui Fev 09, 2017 12:17 am

^até uns 700 temers

Abs

GRRS
Membro

Mensagens : 203
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 09, 2017 6:19 am

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699560266-braco-contra-baixo-maple-jazz-bass-21-trastes-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-771916782-braco-contra-baixo-maple-escala-rosewood-jazz-bass-21-_JM
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por SILVIAO Qui Fev 09, 2017 3:14 pm

Valeu Mauricio.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por NeyBass Seg Fev 13, 2017 10:30 pm

Bertola...preciso de sua ajuda!

troquei a escala do meu baixo, conforme tinha falado com você, já fiz o raio da escala por enquanto deixei fretless, mas quero colocar os trastes, comprei os trastes também, o problema que estou tendo é para fazer os slots dos trastes porque não tenho a serra correta e também não estou afim de compra-lá.
Teria alguma outra solução, alguma outra serra que daria certo?
Fiz um teste numa madeira com uma serrinha de cortar ferro dessas amarelinhas, mas não dá certo, o corte fica largo e o traste entra folgado.
Teria alguma outra maneira?


NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Fev 14, 2017 6:55 am

^ Cara, tem uma "gambiarra", mas é arriscado: Limar a serrinha "afinando-a"....
É complicado...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por NeyBass Ter Fev 14, 2017 9:05 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Cara, tem uma "gambiarra", mas é arriscado: Limar a serrinha "afinando-a"....
É complicado...

Blz Bertola!

Vou esperar um pouco, enquanto penso vou usando-o fretless que por sinal ficou muito bom, talvez nem coloque os trastes.
Obrigado
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por bodhan Sáb Mar 11, 2017 10:55 am

Olá, Bertola!
Já usou pinho para corpo de baixo? Tem uma opinão sobre o uso do pinho para corpo de baixos?
Já ouvi falar de que o corpo das Telecasters originais era feito de pinho.
Fiquei curioso em relação ao seu uso nos baixos. Existe algum baixo comercialmente vendido com corpo de pinho?
Muito obrigado,
Abração!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Mar 11, 2017 11:10 am

^ Sim Bodham. Já usei. Construí um P-Bass com corpo de araucária, que é muito bonita madeira, mas é difícil de conseguir.
Que eu saiba não há atualmente baixos construídos com pinho ou araucária.
O pinho que foi usado nos protótipos das telecasters não é o mesmo utilizado para caixotes de legumes da feira não... Laughing
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Sáb Mar 11, 2017 12:13 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
SILVIAO escreveu:Já utilizou elas ?
Não. geralmente uso pau-marfim, pau-ferro, ipê e jacarandá mesmo.
Uma outra opção semelhante ao jacarandá é a braúna.
Creio que o Ronyldo tem acesso à essas madeiras.

amigos só agora que vi o post...Bem uma das melhores alternativas é usar a Macacaúba, no lugar do Jacarandá...O corte do jacarandá da Bahia - Dalbergia Nigra- é totalmente proibido...Só que a tal da "CITES", diz que todo o jacarandá existente no Brasil é Nigra, coisa que não é verdade. Tem a Spruceana, aqui da região norte, a Caerensis, que é considerada "rara", Retusa, Sisou,entre outras. eles tentam inibir a comercialização dessas especies, por um lado, pra evitar a extinção...etc. Quem tem jacarandá da Bahia cortado, considere-se um sortudo. Tenho algumas escalas anunciado, futuramente quando sair a licença ambiental, devo corta uma arvore de spruceana....mas isso leva tempo e dinheiro....kkkkk
Ronyldo D`Santos Luthier
Ronyldo D`Santos Luthier
Membro

Mensagens : 447
Localização : Por enquanto TERRA

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por arturbmallmann Sáb Mar 11, 2017 12:22 pm

Deveriam flexibilizar o corte >com reposição< destas espécies.. enquanto isto fazem "reflorestamentos" com pinus e eucalipto por toda a parte. Na minha opinião deveriam incentivar o reflorestamento com nossas madeiras mesmo, do contrário só incentiva-se ainda mais o corte ilegal em áreas de proteção.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Sáb Mar 11, 2017 12:30 pm

arturbmallmann escreveu:Deveriam flexibilizar o corte >com reposição< destas espécies.. enquanto isto fazem "reflorestamentos" com pinus e eucalipto por toda a parte. Na minha opinião deveriam incentivar o reflorestamento com nossas madeiras mesmo, do contrário só incentiva-se ainda mais o corte ilegal em áreas de proteção.

Poise...não entendo isso, querem que uma especie saia da lista de extinção, reflorestando com outras especies, na década de 40 teve umas áreas na amazônia onde foram plantadas jacarandá da Bahia, acho que foi em Itacoatiara....depois de uns anos uma empresa gringa arrendou todas a área para explorar os recursos madeireiros no mesmo local....podeeeeee....essse Brazil.... Crying or Very sad Shocked
Ronyldo D`Santos Luthier
Ronyldo D`Santos Luthier
Membro

Mensagens : 447
Localização : Por enquanto TERRA

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por SILVIAO Sáb Mar 11, 2017 4:39 pm

Obrigado Maurício e Ronyldo. Uma pergunta, pau ferro e wenge são similares em timbre ?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Mar 11, 2017 5:32 pm

SILVIAO escreveu:Obrigado  Maurício e Ronyldo. Uma pergunta, pau ferro  e wenge são  similares  em timbre ?
Eu nunca trabalhei com wenge, exceto na regulagem dos Warwicks. Ele é mais poroso e menos denso que o pau-ferro.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Seg Mar 13, 2017 9:37 am

SILVIAO escreveu:Obrigado  Maurício e Ronyldo. Uma pergunta, pau ferro  e wenge são  similares  em timbre ?

Silvião...A resposta é não! Sinceramente, pode parecer estranho o que vou dizer, mas até a mesma peça extraída de pontos diferentes da arvore, tem timbre diferente... tenho jacarandá, que a escala feita da mesma arvore, apresentou timbre diferente, isso varia conforme o corte e parte da arvore, mais próximo do cerne, mas externo, mais interno. Agora imagine especies diferentes...algumas se aproximam de outras, mas, similaridade já complica, não é possível afirmar com segurança, que, se usar está, vai dar o mesma resultado da outra. Pura loteria...Se você tiver acesso ao pau-ferro, seria uma boa opção, mas antes, se for possível, tentar ouvir e ver algum bass com essa madeira, in loco, ou na net.. up
Ronyldo D`Santos Luthier
Ronyldo D`Santos Luthier
Membro

Mensagens : 447
Localização : Por enquanto TERRA

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 13, 2017 9:49 am

^ Concordo inteiramente com o Ronyldo.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Mar 18, 2017 12:16 pm

Professor,

Um serviço pra colocar um NUT novo no baixo de 4 cordas, vc cobra qto, mais ou menos?
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 10 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 10 de 19 Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 14 ... 19  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos