Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

+143
jorge.ibs
Anchieta
BigBoy
Fernando Zadá
z0h
Bananoise
peter.forc
SilverKnob
Ivanov_br
Ricardo Saldanha
Cantão
Laysson
gloliveira
JUCIE SANTOS
Venancio Silva
Bruno da Rosa
mato
gmv bass
Jãozeiro
Pavor
Ricardo LaVey
WHead
Christian
Daniel Augusto
flexmagaiver
Orla Bass
leonardo.buggy
sidiburiti
Tibaldi
Kobhau
PauloBass
pluís
Bastiao
mblacerda
rodlburigo
patriciofernandes
Alfs
monteirofn
joabi
deixados
Luciano Dantas
jcsk8
Dogwood
heenrique_bass
PH Benchmarker
bonatti_bass
Fabrício M. Gadelha
japaubatuba
Riff Raff
Diegobass
Claudio Mengarda
michael.duarte
Fabao_Henrique
cardozo
thom_m
mikhailpizza
GRRS
SILVIAO
requeijaum
Ronyldo D`Santos Luthier
Hugo Corrêa
Bruno kta
henri carvalho
bodhan
elson.arcos
bass32
gpraxedes
Nelson Bass
dibass
Cauê Duarte
Baixeiro
Rostan Souza
pedrohenrique.astronauta
Vtrpira
Bira Magalhães
ZédeLepelin
Marlim
jefersonjjk
Jonatan Lima
Paulo Lopes
felipebarba
Luiz87
Guga Ramone
santana
Felipe José Dias
elzebad
Thiago Wilker
GusVCD
ifernandes
carlosadriano
Thiago Almeida
Panini
Juninho Sampaio
Rico
Derrevisdod
Gilmar de Bessa Belarmino
ReegiJR
joceir bernardo raupp
Johnny Bezerra
Diogo Lima Barreto
arturbmallmann
Renan Pollo
VictorLuigi
fheliojr
Breno_Barnabe
gsfteodoro
chiberia
Guilé
Deivesbass
MaikonBass
Ricardo
HenriqueBessa
afonsodecampos
NeyBass
GeTorres
Fábio Parenti Silveira
Tutu
CG
lucas.vieira2
HSN
Uchoa
Carlosrzz
LipeBass15
Emanoel Chequetto
allexcosta
Coder
korg
Detoba
eusouojunior
Felipencs
bass-will
Murilo_
Mike_
Tytoos
Willian Casagrande
109eh
RBORCARI
MauKnop
Andre Azulao
Zéff
emachado
Eliseumohr
Mauricio Luiz Bertola
147 participantes

Página 14 de 19 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15 ... 19  Seguinte

Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por sidiburiti Qua Set 26, 2018 10:47 am

Bom dia Bertola.
Queria uma opinião sobre fazer melhorias num baixo Condor que possuo, modelo XB240, que está parado há um bom tempo, mas vendi meu outro contrabaixo e enquanto não comprar um outro que estou em busca, utilizarei ele. Eu fui em busca de informações técnicas, mas não consegui, nem mesmo no clube consegui algo sobre. Fui em busca do site pra pesquisar o serial, mas sem sucesso também.
Os captadores dele são Kent Armstrong. Isso é tudo que sei.
Mas gostaria de saber se é possível fazer up grade nele, e o que você teria de sugestão na por exemplo, nessa parte elétrica/eletrônica.
Obrigado por enquanto, e sou totalmente leigo nesses assuntos de melhorias e parte eletroeletrônica.
sidiburiti
sidiburiti
Membro

Mensagens : 362
Localização : são caetano do sul

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 26, 2018 11:26 am

sidiburiti,
Os captadores são bons. Creio que um circuito adequado (se vc quiser "ativado"...), ficaría de bom tamanho.
Uma boa retífica de trastes talvez seja necessária, caso não, uma boa limpeza dos trastes e da escala e verificação das tarraxas. Boas cordas e uma regulagem bem feita...
Nada mais.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por sidiburiti Qua Set 26, 2018 12:07 pm

Obrigado Bertola.
Você faz esses serviços? Porque daí veria a possibilidade de enviar a você, ainda essa semana. Qualquer coisa, me chame no particular que combino com você.
sidiburiti
sidiburiti
Membro

Mensagens : 362
Localização : são caetano do sul

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 26, 2018 2:22 pm

sidiburiti escreveu:Obrigado Bertola.
Você faz esses serviços? Porque daí veria a possibilidade de enviar a você, ainda essa semana. Qualquer coisa, me chame no particular que combino com você.
Seria uma honra para mim, mas eu moro em Niterói sidiburiti, e vc teria que enviar por correio, etc... Complicado...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por sidiburiti Qua Set 26, 2018 3:34 pm

Ok Bertola, acho que vai elevar o custo. Mesmo assim, obrigado.
sidiburiti
sidiburiti
Membro

Mensagens : 362
Localização : são caetano do sul

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por joabi Qua Set 26, 2018 6:09 pm


^ Além do risco dos Correios extraviarem o seu baixo... facepalm

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 26, 2018 6:50 pm

joabi escreveu:
^ Além do risco dos Correios extraviarem o seu baixo... facepalm

Exatamente...
Ademais teria que ser enviado e reenviado desmontado, o que inviabilizaria uma boa regulagem...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por joabi Qua Set 26, 2018 7:05 pm


Pois é, a distância é um fator limitante quando se fala em serviço de luthieria, infelizmente. É uma pena...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por sidiburiti Qui Set 27, 2018 12:41 am

Ok, havia esquecido essa possibilidade, de extravio. rsrsrsrs
sidiburiti
sidiburiti
Membro

Mensagens : 362
Localização : são caetano do sul

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por sidiburiti Qui Set 27, 2018 3:43 pm

Ontem o Joabi me deu uma recordada de que que aqui na minha cidade temos o Doni Bass, aí consegui levar hoje e já deixei o baixo com ele e já até surgiu a possibilidade de quem sabe, fazer um baixo com ele. Vou ver se vai amadurecer essa ideia.
Obrigado, mais uma vez, Joabi.
sidiburiti
sidiburiti
Membro

Mensagens : 362
Localização : são caetano do sul

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por leonardo.buggy Dom Set 30, 2018 12:10 pm

Oi galera,

Precisando de uma ajudinha, seguinte:

O meu pbass 1982 (que é daqueles montados com peças late 70s e peças 80s) não tem o escudo (pickguard) original. Coloquei nele um branco 3ply retirado de um pbass standard 1992. Ficou ótimo, ele inclusive está envelhecido (o que ficou com uma cor bem próxima da dos pickup covers (branco já envelhecido também). Mas como agente não se aguenta... resolvi fazer o 14º furo (aquele no centro do pickguard) e os furos do thumb rest e do pickup cover. Claro, acabei fazendo besteira e os furos novos não ficaram 100% Very Happy Daí....... já viu, os parafusos não encaixam KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Bem, preciso saber quem pode fazer um pickguard que possa substituir o mesmo! 3 ply, aged white, com 14 furos, mais o do thumb rest e do pickup cover (esses não escariados). Alguém?????? Very Happy

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Img_9713
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Set 30, 2018 2:15 pm

Não ví nada de errado aí...
Mantenha esse escudo.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por leonardo.buggy Dom Set 30, 2018 2:30 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não ví nada de errado aí...
Mantenha esse escudo.

Oi Bertola,

A foto não permite ver completamente, mas o 14º furo do escudo está ligeiramente fora do buraco já presente no corpo, forçando o parafuso para direita, mas ainda é possível o encaixe aqui. O problema é o furo superior do pick cover e o furo do thumb rest que estão completamente encobertos pelo escudo. Como não pretendo realizar novos furos no corpo do instrumento, acho prudente seguir na substituição do escudo Wink Sigo no aguardo de indicações de quem possa fazer um novo escudo. Valeu Very Happy
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Set 30, 2018 3:10 pm

leonardo.buggy escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não ví nada de errado aí...
Mantenha esse escudo.

Oi Bertola,

A foto não permite ver completamente, mas o 14º furo do escudo está ligeiramente fora do buraco já presente no corpo, forçando o parafuso para direita, mas ainda é possível o encaixe aqui. O problema é o furo superior do pick cover e o furo do thumb rest que estão completamente encobertos pelo escudo. Como não pretendo realizar novos furos no corpo do instrumento, acho prudente seguir na substituição do escudo Wink Sigo no aguardo de indicações de quem possa fazer um novo escudo. Valeu Very Happy
Sinceramente não entendi...
Existem esquemas de furos na internet, e, mesmo que vc não os consiga "baixar", basta colocar um grafite no furo do corpo e colocar o escudo em cima, que vai ficar marcada a posição do mesmo... Algo bem simples de fazer...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por leonardo.buggy Dom Set 30, 2018 3:46 pm


Sinceramente não entendi...
Existem esquemas de furos na internet, e, mesmo que vc não os consiga "baixar", basta colocar um grafite no furo do corpo e colocar o escudo em cima, que vai ficar marcada a posição do mesmo... Algo bem simples de fazer...


Pois é Bertola, fiz isto. Segui a orientação dos furos que estavam no corpo do meu instrumento. Mas algo deu errado! Provavelmente vacilei com a furadeira, sei lá... O fato é que o escudo já foi furado e que dois furos não batem com a furação do corpo. Agora, busco outro escudo que já venha com os furos que preciso para não repetir a proeza Smile
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Set 30, 2018 6:53 pm

Bem, não é difícil achar esse escudo não.
Inclusive se vc for à lojas, pode levar esse...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Convidado Qui Out 04, 2018 2:00 am

Maurício, os captadores desse Tobias são Split Coil ou Humbuckers???
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 SIGINRCH_
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Pickups

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Out 04, 2018 6:32 am

Soapbars.
Mas é preciso saber qual a designação (o tipo) exato deles, pois a linha é grande...
O MK6S-B/T é um single coil... E esse aí parece ele...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Convidado Qui Out 04, 2018 9:33 am

Obrigado, Bertola! Vou perguntar num tópico pra saber sobre isso porque tenho uma certa urgência em saber. Valeu Wink

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Orla Bass Sáb Out 27, 2018 1:10 pm

Meu Cort essa semana apresentou um problema estranho, ele simplesmente está sem grave, tem horas que volta ao normal. Ainda não levei ele no Luthier porque ele está sem tempo, vamos ver se consigo levar essa semana, expliquei pra ele a situação e ele acha que o problema seja o no pré.
Hoje eu mexi naquela caixinha que fica ali atrás nos potenciômetros e o som ficou normal, toquei uns 2 minutos e ele perdeu o grave de novo, já quando uso a chavinha pra baixo o baixo funciona normal apenas desabilita o EQ, não parece ser problema no captador. eu acho que também não pode ser o potenciômetro de grave e nem o Jack.

Bertola eu gostaria que me indicasse um circuito ativo ai que sirva no Cor B5, esquema desse baixo é MK1, ele tem Vol, Balanço, médio, grave, agudo e uma chave duas posições.
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Out 27, 2018 6:50 pm

Aguilar OBP-3
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Orla Bass Seg Out 29, 2018 1:55 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Aguilar OBP-3

Opa tudo bem?
Esse circuito ai fica um pouco salgado pra mim, mas sei que seria top. Estava pesquisando aqui e descobri um da Sonorus "Circuito sonorus cp700" alias tem um vídeo de um rapaz tocando num B5 com esse circuito. Ta na faixa de 350 reais. No meu baixo os captadores vão ser os originais mesmo, os Bartolini Mk1, acredito que eles não estão com problema senão o baixo nem som sairia. Vc conhece esse circuito ai? será que eu vou sentir muita diferença no timbre?

O luthier aqui da região está cheio de trampo, mas se der sorte eu vou lá essa semana pra ele abrir o bass e ver o que ta acontecendo, eu to numa roubada, preciso do baixo pros próximos shows, tenho um Tagima Precision 4 cordas passivão que vai quebrar um galho por enquanto,  mas o repertório atual que toco eu uso muito o de 5 cordas.
Isso nunca me aconteceu antes, o baixo com a chave pra baixo funciona normal, apenas sem a possibilidade de usar o EQ, Grave, Médio e Agudo, poderia ir tocando com ele assim, mas tenho medo de dar um pane e ele parar de uma vez, ele não é passivo e ativo, sem a bateria não funciona.
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 29, 2018 5:43 pm

Não conheço esse circuito não...
Sorry!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Orla Bass Seg Out 29, 2018 10:16 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não conheço esse circuito não...
Sorry!

Ah sim, ok.
Achei aqui no fórum um tópico sobre o circuito Sonorus, vou dar uma olhada melhor e ver o que a galera achou do circuito... Obrigado Bertola!
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Ajuda para saber que baixo seria

Mensagem por flexmagaiver Dom Nov 04, 2018 1:02 pm

Boa tarde consegui este contrabaixo eu não sei a marca nem o modelo Gostaria de obter informação sobre ele para conseguir as peças necessárias para uma reforma Desde já muito obrigado

flexmagaiver
Membro

Mensagens : 1
Localização : cariacica ES

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Nov 05, 2018 9:39 am

flexmagaiver escreveu:Boa tarde consegui este contrabaixo eu não sei a marca nem o modelo Gostaria de obter informação sobre ele para conseguir as peças necessárias para uma reforma Desde já muito obrigado
Que baixo?
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Guga Ramone Ter Nov 06, 2018 12:04 pm

Orla Bass escreveu:Meu Cort essa semana apresentou um problema estranho, ele simplesmente está sem grave, tem horas que volta ao normal.

Provavelmente tem algum curto circuito aí, fazendo como se a regulagem do controle de graves fosse pra posição "zero". Algum terminal do potenciômetro de graves pode estar encostando em algum ponto do aterramento,  alguma solda fria... Tem que abrir pra dar uma olhada.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Orla Bass Ter Nov 06, 2018 11:38 pm

Guga Ramone escreveu:
Orla Bass escreveu:Meu Cort essa semana apresentou um problema estranho, ele simplesmente está sem grave, tem horas que volta ao normal.

Provavelmente tem algum curto circuito aí, fazendo como se a regulagem do controle de graves fosse pra posição "zero". Algum terminal do potenciômetro de graves pode estar encostando em algum ponto do aterramento,  alguma solda fria... Tem que abrir pra dar uma olhada.

Levei ele ontem num luthier aqui perto da minha cidade pra ele ver o que acontece. Levei um Jack stereo simples pra fazer o teste e resolveu, o baixo funcionou lá de boa, eu vim embora contente, dai ficou dele comprar um jack switchcraft porque o Jack que tinha antes era aquele blindado, eu não quero mais dele, dai ele vai furar o corpo do baixo e colocar o Switchcraft, ficou dele pedir o Jack. Chegando em casa o baixo funcionou uns 5 minutos ai o volume abaixou de novo, ficou o som com pouco grave e o botão de agudo se fechar ele zera o volume do baixo. Ai comecei a tocar forte e bater na corda B, deu um estalo e o som do baixo voltou, toquei agora pouco meia hora e não deu problema. Parece ser alguma coisa ali dentro do circuito que quando movimenta da esse problema. Dai ficou combinado pra mim voltar lá semana que vem pro luthier tirar o circuito e refazer todas as soldas, os fios são muito grandes também. Ai ele disse que se assim não resolver ai vou ter que comprar um circuito novo, mas ele acredita que não seja problema no pré.
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Orla Bass Ter Nov 06, 2018 11:55 pm

Ele instalou esse Jack que eu comprei numa eletrônica aqui (foi o único que achei) pra testar se era problema nele, e aparentemente funcionou, ai vai ficar essa gambiarra ai até chegar o Jack Stereo Switchcraft, dai vai ser instalado na parte da frente do baixo perto dos potenciômetros, ele fura a madeira e já era, vai refazer também toda a elétrica, diminuir o tamanho dos fios e soldar tudo de novo, dai se não for isso ai só trocando o Pré.

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 01_00010
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 02_00010
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 03_00010
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Nov 07, 2018 9:08 am

Orla Bass
Cara, esse "jack" aí ninguém merece!!! Lixo puro...
Agora, essa gambiarra que o cara fez aí... caramba!
Ele por acaso verificou o circuito?
Pois acho que rola um mal contato nele... Uma limpeza com spray "limpa-contatos" no mesmo e nos pots seria bem vinda...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Orla Bass Qua Nov 07, 2018 3:20 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Orla Bass
Cara, esse "jack" aí ninguém merece!!! Lixo puro...
Agora, essa gambiarra que o cara fez aí... caramba!
Ele por acaso verificou o circuito?
Pois acho que rola um mal contato nele... Uma limpeza com spray "limpa-contatos" no mesmo e nos pots seria bem vinda...

Então Bertola, foi passado álcool isopropílico nos potenciômetros pra tirar aqueles ruídos que fazia quando eu girava eles, esse jack foi só pra testar se ele iria funcionar melhor que o Jack tipo "blindado" que tava no baixo e funcionou lá na casa dele, apesar que depois chegando aqui em casa quando eu balanço o baixo o volume despenca de novo, fazendo o baixo perder o grave e o agudo virando volume se fechar tudo, mas dai é só mexer na placa do circuito ou bater no corpo do baixo que o som fica normal de novo. Falei com ele hoje de manha e ele já pediu o Jack switchcraft, assim que chegar eu vou lá na cidade onde ele mora pra instalar o jack e pra ele desmontar o circuito, refazer as soldas e diminuir um pouco o tamanho dos fios, acredito que dai deve resolver esse mal contato.
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Nov 07, 2018 5:56 pm

Orla Bass escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Orla Bass
Cara, esse "jack" aí ninguém merece!!! Lixo puro...
Agora, essa gambiarra que o cara fez aí... caramba!
Ele por acaso verificou o circuito?
Pois acho que rola um mal contato nele... Uma limpeza com spray "limpa-contatos" no mesmo e nos pots seria bem vinda...

Então Bertola, foi passado álcool isopropílico nos potenciômetros pra tirar aqueles ruídos que fazia quando eu girava eles, esse jack foi só pra testar se ele iria funcionar melhor que o Jack tipo "blindado" que tava no baixo e funcionou lá na casa dele, apesar que depois chegando aqui em casa quando eu balanço o baixo o volume despenca de novo, fazendo o baixo perder o grave e o agudo virando volume se fechar tudo, mas dai é só mexer na placa do circuito ou bater no corpo do baixo que o som fica normal de novo. Falei com ele hoje de manha e ele já pediu o Jack switchcraft, assim que chegar eu vou lá na cidade onde ele mora pra instalar o jack e pra ele desmontar o circuito, refazer as soldas e diminuir um pouco o tamanho dos fios, acredito que dai deve resolver esse mal contato.
Acho que sim...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Orla Bass Qua Nov 28, 2018 12:18 am

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Untitl10

Fala galera tudo blz! então, consegui resolver sobre o bendito Jack Blindado que tava no baixo, o luthier tinha sugerido de deixar ele sem ligar e instalar um Jack normal na frente do baixo, mas eu não tava muito afim não, já que ia furar a madeira mesmo sugeri de aumentar o buraco do antigo jack e instalar o switchcraft, ficou top, sem mal contato nem nada, essa parte consegui resolver.

Agora sobre o Pré, o problema continua, na Chavinha de duas posições o som do Baixo funciona normal só no modo Eq/Off, no outro esquema o agudo vira volume geral quando zerado e o grave funciona bem pouco mesmo na equalização, mas basta dar porrada na corda B da uns estalos e o som volta ao normal, depois morre de novo, ficou uns 20 dias funcionando, ai Domingo voltou ao velho problema. Então conversando com o Luthier aqui, ele  acha melhor trocar esse pré, acha muita trabalheira mexer na fiação que já tem muito fio enrolado, muito mesmo, e no final ser um bug no Pré.

Estou pesquisando aqui sobre uns circuitos e ia de Sonorus, mas ai o pessoal não conhece muito e vi que estão falando muito bem do TB-Tech, gostaria de sugestões sobre uns pré na faixa ai de 500/600 reais que é o que eu to podendo gastar, será que nesse preço da pra pegar algo legal?
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por fheliojr Qua Dez 05, 2018 8:33 pm

Orla Bass escreveu:...o luthier tinha sugerido de deixar ele sem ligar e instalar um Jack normal na frente do baixo...

Por favor, quem é o "profissional" q tem feito este belo trabalho e q apresentou esta maravilhosa recomendação?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Orla Bass Qui Dez 06, 2018 12:58 am

fheliojr escreveu:
Orla Bass escreveu:...o luthier tinha sugerido de deixar ele sem ligar e instalar um Jack normal na frente do baixo...

Por favor, quem é o "profissional" q tem feito este belo trabalho e q apresentou esta maravilhosa recomendação?

Então cara, vc viu. rs... Mas ainda bem que eu tive a ideia de aproveitar o buraco do Jack antigo e pegar uma Jack Plate, uma que na frente com esse monte de botão não ia ter muito espaço não, pelo menos nesse baixo não ia dar muito certo eu acho. rs
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Daniel Augusto Seg Fev 25, 2019 11:58 pm

Fala Bertola! Eu comprei um Fender Precision Mexicano usado, trouxe dos EUA. Levei o baixo pra um luthier aqui de Brasília pra regulagem básica e blindagem. Segundo o profissional, ele tentou deixar a ação das cordas baixa, como eu prefiro, só que ele chegou a ajustar o tensor “no máximo”, e mesmo assim a ação das cordas somente ficou média-alta. Ele alega que provavelmente é um problema no tensor, mas prefiro pedir uma segunda opinião:

Nesse caso, valeria a pena fazer a troca do tensor? Ou até mesmo a troca do braço? (Isso considerando que eu consigo importar peças dos EUA em breve)

Obrigado!

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 B23db910
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 1aa2ae10
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 2c450210
Daniel Augusto
Daniel Augusto
Membro

Mensagens : 13
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Christian Ter Fev 26, 2019 9:07 am

rapaz quem foi o luthier, isso ta péssimo
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3780
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Fev 26, 2019 11:31 am

Daniel Augusto
Cara, tem tantos procedimentos que podem ser feitos aí...
Não precisa comprar braço nenhum...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Uchoa Ter Fev 26, 2019 12:25 pm

Está com cara que nem usou o calço no tróculo com o braço . affraid affraid affraid
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4355
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Guga Ramone Ter Fev 26, 2019 1:12 pm

^ Tensor chegar no fim do curso é comum e não tem relação com usar ou não um calço no tróculo. O calço influencia na regulagem de altura das cordas na ponte, pois ele altera a inclinação do braço em relação ao corpo. Já a ação do tensor mexe com a concavidade do braço em relação às cordas.

No caso do colega Daniel Augusto, provavelmente o tensor deu fim de curso. O uso de uma bucha / arroela entre o tensor e a bala deve dar uma sobrevida nas regulagens do braço:
https://www.stewmac.com/How-To/Online_Resources/Learn_About_Truss_Rod_Installation_and_Repair/Truss_Rod_Rescue_Tools_Set_Instructions.html
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Uchoa Ter Fev 26, 2019 1:38 pm

Só vendo ao vivo para ter certeza .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4355
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por fheliojr Ter Fev 26, 2019 3:19 pm

Por que vc não leva este baixo para o Achiles, luthier bem conhecido, aí, de Brasília?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Daniel Augusto Qua Fev 27, 2019 2:35 am

Christian escreveu:rapaz quem foi o luthier, isso ta péssimo

Cara, levei no Emerson após algumas indicações... mas não tem jeito, vou levar pro Achiles dar uma olhada...

Só de saber q não é caso perdido já fico bem mais tranquilo.
Daniel Augusto
Daniel Augusto
Membro

Mensagens : 13
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por PH Benchmarker Dom Mar 10, 2019 10:44 am

Mestre Bertola, possuo um Tagima Millenium 6, quero dar uma regulada pois não tenho como levar em um luthier agora, mas tenho tido dificuldades em regular as cordas G e C quando abaixo elas trastejam, fico na dúvida se o erro está na forma de eu regular o tensor, ou nos carrinhos da ponte.

Abraços.

Enviado pelo Topic'it
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Mar 10, 2019 9:40 pm

PH Benchmarker escreveu:Mestre Bertola, possuo um Tagima Millenium 6, quero dar uma regulada pois não tenho como levar em um luthier agora,  mas tenho tido dificuldades em regular as cordas G e C quando abaixo elas trastejam, fico na dúvida se o erro está na forma de eu regular o tensor, ou nos carrinhos da ponte.

Abraços.

Enviado pelo Topic'it

Pode estar em muitos lugares e ainda estar precisando de certos procedimentos.
Baixos de 6 cordas são bem mais chatos de regular e geralmente sofrem mais variações devido ao tempo.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por WHead Dom Mar 17, 2019 11:05 pm

Saudações.
Gostaria de saber que tipo de madeira é "technical wood", se você já viu escalas desse tipo (o Tagima TBM4, por exemplo) e que observações você poderia fazer a respeito.
Desde já, agradeço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2760
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Mar 17, 2019 11:58 pm

Nunca ouví esse termo...
Pode ser, desde um material sintético, até qualquer madeira alternativa (e existem várias) ou que tenha passado por algum tratamento térmico (denominado "coocked")
Os Tagimas com que trabalhei até hoje tinham escala de pau-marfim ou jacarandá indiano.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por WHead Seg Mar 18, 2019 11:38 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Nunca ouví esse termo...
Pode ser, desde um material sintético, até qualquer madeira alternativa (e existem várias) ou que tenha passado por algum tratamento térmico (denominado "coocked")
Os Tagimas com que trabalhei até hoje tinham escala de pau-marfim ou jacarandá indiano.
Poderia ser o nosso conhecido "compensado" ou "MDF"?
http://www.greenflo.com/tw.htm
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Screen14
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2760
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 18, 2019 12:36 pm

^Não, pois MDF e compensado não tem resistência estrutural para aguentar as pressões inerentes à escala e ao braço.
Como houve uma restrição/proibição de corte dos vários tipos de jacarandá asiático, é possível que as fábricas tenham adotado essa nomenclatura para burlar essas restrições.
Escalas sintéticas são basicamente de fibra de carbono e de ebonol ("Ebonol is a synthetic material whose name derives from its similarity in appearance, hardness, and stability to ebony wood. Ebonol is used as a substitute for ebony in the construction of stringed and woodwind instruments (specifically clarinets). The material is particularly well suited for the fingerboards of fretless bass. Ebonol is technically known as "XXX Paper Phenolic" and is a high-pressure laminate made from layers of black paper and phenolic resin").
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por WHead Seg Mar 18, 2019 1:54 pm

Entendi. Muito obrigado.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2760
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 14 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 14 de 19 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15 ... 19  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos