Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

+5
emerbras
Mauricio Luiz Bertola
gsfteodoro
Coder
Tutu
9 participantes

Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por Tutu Ter Ago 11, 2015 11:49 pm

Olá Pessoal, tudo bem?
Não encontrei um tópico para me apresentar, então gostaria de me apresentar aqui.

Acompanho este fórum há alguns anos, porém só agora criei coragem para me registrar e começar a postar.

Me chamo Edson, mas sou conhecido como Tutu, sou de São Sebastião do Paraíso, Sul de Minas.
Gostaria da ajuda de vocês com um problema que estou tendo com um falante jbl 12pw5 8 ohms:

Adquiri este falante na loja online Premier Shop; a idéia era fazer uma caixa handmade (seria meu terceiro projeto), porém, devido à falta de tempo e de paciência, resolvi comprar um gabinete sem falante 1x12 do nosso amigo Rogério da Teksound.

A caixinha chegou em apenas 2 dias via rodonaves, o Rogério como sempre foi impecável no atendimento e a qualidade da caixa é fenomenal: extremamente bem acabada, robusta e super bem construída. O problema é que quando instalei o falante e fui testar, os graves estão distorcendo, algumas notas bem mais do que outras, Ex: F# em relação à E. Tirei o duto de 3", depois tapei o orifício dele e o problema persistiu. acredito que não é problema de sintonia e nem de turbulência.

Entrei em contato com o Rogério e este dispensou muito tempo e atenção tentando me ajudar, porém, constatamos que não há como ser "culpa" da caixa. O que poderia ser? O falante é novo e a bobina não raspa. O Cabeçote é um GK Backline 600 que tem potência suficiente pra esse falante e está funcionando perfeitamente com outras caixas.

Testei a caixa com um baixo ativo (warwick corvette double buck - sim a bateria é nova) e com um passivo, um fender jazz bass.
a distorção já aparece em volumes mínimos, parece som de falante estourado, ou um fuzz e só nas notas graves, nas médias e agudas, o som está lindo. Será que é mesmo defeito do falante? Neste caso, não é necessário um filtro passa alta, certo?

Aos amigos mais experientes: o que pode ser o problema?


Agradeço desde já pela ajuda.

Um abraço a todos e obrigado por me receber nesta comunidade maravilhosa.
Tutu
Tutu
Membro

Mensagens : 108
Localização : São Sebastião do Paraíso

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por Coder Qua Ago 12, 2015 9:34 am

Antes de tudo, verifique se todos os parafusos estão apertados para garantir que não é nada batendo dentro da caixa. Também mude a caixa de local e veja se não é algo próximo que está vibrando. Já testou o cabeçote em outra caixa? Qual a potência dos dois?
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por Tutu Qua Ago 12, 2015 10:06 am

Bom dia!
Sim, já reapertei a caixa toda e já verifiquei tudo, coloquei a caixa em vários locais diferentes, tirei a tela do falante, etc...

O cabeçote manda 180w em 8 ohms e o falante é para 300. Mas o ampli toca a caixa dele, uma gk 4x10" de 400w tranquilo.

Alguém tem alguma suspeita do que pode ser? Grato
Tutu
Tutu
Membro

Mensagens : 108
Localização : São Sebastião do Paraíso

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por gsfteodoro Qua Ago 12, 2015 12:02 pm

Pode ser defeito mesmo no falante.
Agora, uma pergunta: Chegou a levantar se o projeto da caixa se adéqua as necessidade do falante para um resultado satisfatório?

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 12, 2015 12:12 pm

Segundo minhas leituras do utilíssimo tópico do Ruds, pude perceber que essa caixa é insuficiente para o 12PW5, tanto em tamanho, quanto em dimensões dos dutos.
Mas isso não posso afirmar com total certeza...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por emerbras Qua Ago 12, 2015 1:09 pm

Isso não tem relação com estrutura de ganho do amplificador, já que a caixa é diferente da que você utilizava?

Tenta testar a caixa em outra fonte sonora, com outro amplificador. Pode ser problema no transporte e AF tenha deslocado ou algo assim.

emerbras
Membro

Mensagens : 158
Localização : Colorado do Oeste-RO

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por Tutu Qua Ago 12, 2015 1:53 pm

Eu comprei esta caixa sob recomendação do próprio Rogério da Teksound que disse que muita gente usa esse falante nessa caixa e que fica muito bom. Acredito no Rogério, até porque ele monta falantes muito mais bravos que este nessas caixinhas. Se alguém aí usar o 12pw5 nessas tekzinhas, ou em outros gabinetes, peço que me passe suas impressões. Só para elucidar mais uma vez: ela distorce mais em F# que no mizao.

Alguém tem alguma suspeita do que pode ser? Grato
Tutu
Tutu
Membro

Mensagens : 108
Localização : São Sebastião do Paraíso

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por Coder Qua Ago 12, 2015 2:41 pm

Veja se o falante não está ligado com polaridades invertidas, mesmo assim, acredito que não seja capaz de distorcer o som... Fora isso, não consigo imaginar em outra coisa a não ser o falante...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por Tutu Qua Ago 12, 2015 7:17 pm

Está tudo certo em relação à montagem e instalação e o falante distorce inclusive sem graves e com o volume super baixo.

Mestre Bertola, tudo bem? Já se recuperou totalmente da cirurgia? Como tem passado?

Sabemos que essa caixa não é otimizada pra esse falante, mas segundo o Rogério, muita gente usa e fica bom.

Eu acredito 100% no Rogério, que tem se mostrado hiper atencioso e preocupado em resolver meu problema, se desdobrando para me atender a distância, através de emails, facebook e muitos minutos de telefone pagos por ele.

O cara é tão sério que me propôs inclusive de mandar a caixa pra ele com falante e tudo pra ele testar, ou mesmo de eu devolver a caixa. Disse que os produtos dele tem garantia total de satisfação. Compro outra caixa dele sem pensar e índico pra quem quiser. Só não façam a burrada que eu fiz de comprar o falante e a caixa em separado para montar. Comprem as caixas prontas, que não tem erro. Os produtos Teksound são realmente excelentes.

Obrigado a todos pela tentativa de ajudar.
Tutu
Tutu
Membro

Mensagens : 108
Localização : São Sebastião do Paraíso

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 12, 2015 7:43 pm

Tutu
Meus problemas de saúde estão, infelizmente tendo certa continuidade...
Tenho certeza de que as caixas Teksound são boas...
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por Tutu Qui Ago 13, 2015 9:58 pm

Estimo melhoras para você Bertola.
Um abraço.
Tutu
Tutu
Membro

Mensagens : 108
Localização : São Sebastião do Paraíso

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por Tutu Qua Ago 19, 2015 12:11 pm

Olá Pessoal.

Mandei a caixa com falante para uma empresa que faz assistência técnica e recondiciona falantes e testamos o falante fora; a resposta foi a seguinte: O falante não apresenta defeito.

Liguei lá a caixa com o meu cabeçote e um fender jazz passivo e chamei 3 técnicos de som pra ouvir. A resposta deles foi a mesma: não é defeito da caixa, inclusive o som distorce até com um celular tocando música ligado no cabeçote. distorce com graves zerados, distorce com o duto tapado, distorce com volume baixo e o cabeçote está funcionando perfeitamente.

Seria o caso de falta de um filtro passa alta na caixa? De mandar o falante para garantia mesmo assim? De devolver a caixa pro Rogério? De forrar a caixa com manta acrílica e aumentar o diâmetro do duto? De não ser distorção e sim ressonância harmônica gerando uma "coloração" exagerada no som?

Estou sem saber o que fazer. Se alguém puder me ajudar e me dar uma luz para qual direção seguir, eu agradeço.

Proprietários de caixas teksound 1x12: alguém usa falante selenium 12pw5 nessas caixas?
Como é o grave dessas caixas com este ou outros falantes, é liso ou tem mesmo algum excesso de coloração?

Agradeço a todos
Tutu
Tutu
Membro

Mensagens : 108
Localização : São Sebastião do Paraíso

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por Normando Neto Qua Ago 19, 2015 1:27 pm

Já tentou o tópico do Hill? Calculou o duto com um programa específico para isso? Qual configuração (equalização) está usando no cabeçote? Não tá com excesso de graves?

Minha sugestão é zerar o grave (qualquer controle relacionado) no cabeçote e até no baixo, se necessário, e ir testando pra ver se continua o problema. Se sumiu o problema, ir aumentando aos poucos até distorcer...
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por Tutu Qua Ago 19, 2015 1:49 pm

O problema acontece sem grave nenhum e até com volume super baixo. Testei com o duto original de 7,5 por 12, sem duto nenhum e selando o buraco do duto, mas nada resolve.
Tutu
Tutu
Membro

Mensagens : 108
Localização : São Sebastião do Paraíso

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por gsfteodoro Qua Ago 19, 2015 2:23 pm

Tutu, o cabo que você está usando entre a caixa e o amplificador é o adequado?
Qual é o amplificador?

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por Tutu Qua Ago 19, 2015 2:45 pm

Amigo, o cabo é um cabo paralelo 2x2,5 P10 com plugs neutrik, é o mesmo que eu uso há anos nas outras caixas. O Amp é um Gk Backline 600 que empura 180w rms em 8 ohms, toca a caixa dele 4x10 que é pra 400 de boa.

Alguém que tem um programa de projeto de caixas poderia fazer a gentileza de calcular o comprimento do duto de 3 polegadas pra mim? Vocês acham que é necessário colocar um duto de 4 polegadas?

Para o cálculo do comprimento do duto: fica na parte traseira da caixa. as medidas externas da caixa são 38x38x36(já contando o recuo do falante) e a madeira é 20mm

O falante é um selenium 12pw5 8 ohms.

Grato.
Tutu
Tutu
Membro

Mensagens : 108
Localização : São Sebastião do Paraíso

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por gsfteodoro Qua Ago 19, 2015 3:01 pm

Te indico posta esta dúvida aí de cima exatamente neste link:
Tópico sobre construção de caixas handmade

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por Normando Neto Qua Ago 19, 2015 3:49 pm

Testou a caixa com outro cabeçote?
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por korg Qui Ago 20, 2015 11:30 am

oi, vou responder sobre construção de caixas em geral e falantes, não conheço o falante que vc comprou nem estou com tempo agora pra pesquisar, estou vendo esse post na correria.
Mas existem detalhes importantes quando se adiciona um woofer ou subwoofer numa caixa.

Cada marca, modelo , tamanho etc de falantes, tem regras claras e muito específicas quanto à litragem da caixa (interna), tanto se selada quanto dutada. Aliás, as vezes o fabricante muda 1 letrinha miserável no modelo que as vezes não nos atentamos e isso já pode ser sinal de especificações distintas.

Cada falante também tem sua curva de espectro que deixa claro em que frequências responde e nos pontos de corte de 0,7db vc deve sim adicionar filtros. Salvo falantes que são bem claros pelo fabricante/manual que operam em full range. Caso não seja e o amp estiver mandando sinal muito forte em frequências fora das ideais do projeto do falante, vai distorcer sim.

Vc falou que comprou do projetista da caixa que usa o mesmo falante.

Independente dessa informação eu checaria todos esses dados novamente. Encha a caixa com bolinhas de espuma, isopor ou produto similar e depois pegue todas essas bolinhas e coloque numa caixa retangular que seja fácil vc calcular o volume ocupado. Veja se está de acordo com o manual do falante.

O duto não pode ser calculado a esmo. E aliás pode alterar a litragem da caixa também. Lembrando que caixa dutada reforça algumas frequências, tenha certeza que prefere dutada. Ela tende a embolar um pouco o grave, são para usos e gostos distintos. De qualquer forma todo falante vem com especificações para dutada e selada.

Vc mencionou que o falante já foi testado fora da caixa, então pra mim está muito claro problema de litragem, MAL ACABAMENTO NA HORA DE SELAR O FALANTE COM A CAIXA ou frequencias que está jogando no falante como falei antes.
Existem massas específicas para selar. Após aparafusar o falante na caixa ADEQUADAMENTE e em toda sua extensão, sem torçoes de qualquer tipo, essa massa vc passa com o dedo ao entorno do aro externo do falante na junção com a caixa para garantir a vedação (caixa selada). Não precisa muito, apenas o suficiente para não haver bolhas ou espaços.

Outra coisa é o cabo que está dentro da caixa, ligando o falante ao borne externo. Veja se está bem dimensionado.

Se vc me disser que essa caixa está fora da litragem específica do manual do falante, pode trocar a caixa, nem perca tempo. SE funcionar mesmo assim, vc pode queimar a bobina em pouco tempo (ou nunca queimar se nunca forçar o falante, mas duvido que numa gig não vá forçar).

boa sorte
abraço
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por Tutu Sáb Ago 22, 2015 8:26 pm

Boa noite pessoal.

Testei o falante em outro gabinete e distorceu também.

Consegui outro cabeçote para testar e funcionou perfeitamente. Liguei o falante num gk 800 e tocou lindo, sendo definido então o problema que na verdade é com o meu cabecote.

Agora vem a pergunta: se o cabeçote toca a caixa dele que é para 400w sem distorcer, por que está distorcendo com o falante para 300?

Será mesmo falta de potência? O cabeçote manda 180w em 8 ohm é um gk backline 600.

O cara que me emprestou o outro cabeçote disse que pode ser algum componente da saída do meu ampli que está indo pro saco.

É possível eu ligar as duas saídas do ampli em série no falante e trabalhar com uma caixa só?

Mais uma vez, gostaria de agradecer a todos que tentaram ajudar por aqui e agradecer imensamente ao Rogério da De Teksound que se mostrou super prestativo e preocupado com a minha satisfação na compra, se dispondo a fazer o que fosse preciso para que eu tivesse meu problema resolvido e ficasse satisfeito, me ligando do celular dele inúmeras vezes, me atendendo fora de hora e em finais de semana, fazendo testes pelo telefone, passando um total de minutos bem superior a uma hora somando as diversas ligações que me fez.

Galera, quem quiser comprar qualquer produto da teksound, pode comprar de olho fechado e confiar 110% no que o Rogério falar. Vendedor como ele é uma coisa quase impossível de se achar e seus produtos levam um padrão de qualidade excelente.

Obrigado Rogério e me desculpe por todo o transtorno.
Tutu
Tutu
Membro

Mensagens : 108
Localização : São Sebastião do Paraíso

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Ago 23, 2015 1:18 am

É possível eu ligar as duas saídas do ampli em série no falante e trabalhar com uma caixa só?
Não faça isso!
O problema é com o amplificador...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por allexcosta Dom Ago 23, 2015 8:41 am

Tutu escreveu:Consegui outro cabeçote para testar e funcionou perfeitamente. Liguei o falante num gk 800 e tocou lindo, sendo definido então o problema que na verdade é com o meu cabecote.

Não entendo como você havia diagnosticado problema com falante se não tinha feito um troubleshooting simples como testar a caixa com outro amp, outros cabos, etc...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por Tutu Dom Ago 23, 2015 9:34 am

Bom dia Alex.

Tinha testado com tudo diferente, não tinha testado com outro cabeçote pois tenho apenas 1, mas o estranho é que testei o cabeçote com outras caixas (250w e 400w) uma de cada vez e funcionou perfeitamente. Por isso demorei tanto para desconfiar do cabeçote.

Agora a minha dúvida é se o cabeçote não está aguentando o falante,ou se tem mesmo alguma coisa na saída dele que está indo pro vinagre.

O cabeçote é um gk backline 600 e empurra 180w com uma caixa a 8 ohms.

Bertola, muito obrigado pelo alerta, não vou fazer.

Um ótimo domingo a todos.
Tutu
Tutu
Membro

Mensagens : 108
Localização : São Sebastião do Paraíso

Cauã Corubo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por Cauã Corubo Qui Nov 26, 2020 7:04 pm

Tinha testado com tudo diferente, não tinha testado com outro cabeçote pois tenho apenas 1, mas o estranho é que testei o cabeçote com outras caixas (250w e 400w) uma de cada vez e funcionou perfeitamente. Por isso demorei tanto para desconfiar do cabeçote.

Agora a minha dúvida é se o cabeçote não está aguentando o falante,ou se tem mesmo alguma coisa na saída dele que está indo pro vinagre.

O cabeçote é um gk backline 600 e empurra 180w com uma caixa a 8 ohms.
____________________________________________________________________
TuTu, Saudações!

Como ficou essa saga, descobriu?
Cauã Corubo
Cauã Corubo
Membro

Mensagens : 11
Localização : Vale dos Sinos RS

Ir para o topo Ir para baixo

Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo Empty Re: Falante JBL Selenium 12pw5 distorcendo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos