Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5

3 participantes

Ir para baixo

Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5 Empty Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5

Mensagem por NETOULTRA Sex maio 11, 2018 10:11 am

Pra galera mais entendida, vcs tem como me ajudar no projeto de uma caixa de grave usando o falante 15pw5 da selenium? O falante obrigatoriamente tem q ser esse pois quero aproveitar um par que está aquo parado, essas caixas não serão usados no contrabaixo e sim como subwoofer para um par de 1x12 + driver, ela irá tocar basicamente som mecânico em volume moderado. Uma vez o projeto pronto irei mandar confeccionar a caixa por alguém que saiba fazer... As especs do faltante sao:


Resposta de Frequência (Hz)40 a 3.000 Hz
Frequência de ressonância (FS)40
HzImpedância Ω8 Ohms
Potência de Pico Total Watts PMPO700
Potência Real Total em Watts RMS350
Referencial de Eficiencia (NO)2,90 %
Sensibilidade98 dB
Tamanho do Alto-Falante15 Polegadas
Tipo de ProjetoSom para o dia-a-dia
Tipo de SomGravão Misto
Peso do Produto8.2000 kg
Bl17,0
TMMms84,6 g
Qms16,82
Qts0,40Sd0,08605 m²
Vas190 LVd490,0 cm³
Xmax5,7 mm
Diâmetro nominal da bobina75 mm
Material da bobinaCobre
Diâmetro nominal do aro15 polegadas
Diâmetro nominal do ferrite200 mm
Espessura nominal do ferrite19 mm
Material da CarcaçaChapa de Aço

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5 Empty Re: Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5

Mensagem por allexcosta Sex maio 11, 2018 2:23 pm

Cortado em 100, 120?

Não será soco no peito, mais um reforço de grave. Os 40 dele já deve ser -3db.

Alguém aí que você conhece faz caixa? Uma T15 com alguma modificação no duto deve atender. É fixa né?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5 Empty Re: Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5

Mensagem por NETOULTRA Sex maio 11, 2018 4:10 pm

allexcosta escreveu:Cortado em 100, 120?

Não será soco no peito, mais um reforço de grave. Os 40 dele já deve ser -3db.

Alguém aí que você conhece faz caixa? Uma T15 com alguma modificação no duto deve atender. É fixa né?

Cortado em 120, sim é fixa... O que seria essa T15?

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5 Empty Re: Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5

Mensagem por Sandro Levi Sex maio 11, 2018 7:10 pm

Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5 Tela_110

Neto, postei acima, uma simulação de uma caixa bass reflex de 100l  e sintonia em 55hz com o 15pw5. Veja que o resultado é um reforço de graves e não uma caixa pra subwoofer(Como o Allex falou). Como você já possui os falantes, veja se compensa. Postarei abaixo a curva de excursão do cone para essa caixa. Veja que abaixo de 50 hz, a excursão aumenta muito. 

Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5 15pw5_10


Nessa tela, você também vê as dimensões e a quantidade de dutos. 

Espero ter ajudado.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5 Empty Re: Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5

Mensagem por allexcosta Sex maio 11, 2018 7:22 pm

NETOULTRA escreveu:Cortado em 120, sim é fixa... O que seria essa T15?

A T15 é irmã menor do famoso projeto de sub T18. É uma "tapped horn" bem famosa. Quem faz caixa sabe...

Sei lá, na doida assim acho que ficaria legal com sintonia de duto em 50 e alguma coisa, como falou o Sandro. Apesar desse não ser o falante certo pra ela.

Tem umas T15 prontas no mercado:

https://www.americanas.com.br/produto/35642054/caixa-acustica-passiva-nhl-pro-sound-subwoofer-t15-700w
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5 Empty Re: Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5

Mensagem por NETOULTRA Seg maio 14, 2018 4:59 pm

Sandro Levi escreveu:Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5 Tela_110

Neto, postei acima, uma simulação de uma caixa bass reflex de 100l  e sintonia em 55hz com o 15pw5. Veja que o resultado é um reforço de graves e não uma caixa pra subwoofer(Como o Allex falou). Como você já possui os falantes, veja se compensa. Postarei abaixo a curva de excursão do cone para essa caixa. Veja que abaixo de 50 hz, a excursão aumenta muito. 

Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5 15pw5_10


Nessa tela, você também vê as dimensões e a quantidade de dutos. 

Espero ter ajudado.

Tem como me passar as medidas do projeto?

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5 Empty Re: Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5

Mensagem por NETOULTRA Seg maio 14, 2018 5:00 pm

allexcosta escreveu:
NETOULTRA escreveu:Cortado em 120, sim é fixa... O que seria essa T15?

A T15 é irmã menor do famoso projeto de sub T18. É uma "tapped horn" bem famosa. Quem faz caixa sabe...

Sei lá, na doida assim acho que ficaria legal com sintonia de duto em 50 e alguma coisa, como falou o Sandro. Apesar desse não ser o falante certo pra ela.

Tem umas T15 prontas no mercado:

https://www.americanas.com.br/produto/35642054/caixa-acustica-passiva-nhl-pro-sound-subwoofer-t15-700w

Legal, vou pesquisar por aqui quem faz essas caixas..

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5 Empty Re: Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5

Mensagem por Sandro Levi Ter maio 15, 2018 9:51 am

NETOULTRA escreveu:
Tem como me passar as medidas do projeto? 

Na verdade não fiz , nem tenho o projeto. Apenas essa simulação. Nela , você consegue os dados para fazer seu projeto. Qualquer dúvida, vai no tópico fixo do Ruds que ele te passa as coordenadas...
Abraço!
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5 Empty Re: Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5

Mensagem por allexcosta Ter maio 15, 2018 9:54 am

Volume interno é cada lado multiplicado menos a espessura das paredes.

A frente precisa caber o speaker e os lados não devem ser iguais. Se for colocar os dutos na frente, tem que ter espaço pra eles também.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5 Empty Re: Projeto Caixa Subwoofer com Falante Selenium 15pw5

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos