Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas de um iniciante

+2
malka_aff
BASSIST
6 participantes

Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Dúvidas de um iniciante

Mensagem por BASSIST Qui Abr 25, 2013 9:35 pm

Caros colegas, boa noite a todos.

Pretendo comprar meu primeiro baixo elétrico nos próximos dias, e, como não entendo nada sobre o assunto, estou com algumas dúvidas, e ficaria grato se pudesse obter a ajuda de vocês.

Minha ideia é tocar, principalmente, Disco Music, Funk 70's e Jamiroquai. Faz alguma diferença ter esse ou aquele baixo, dessa ou daquela marca, para esse tipo de estilo musical, ou qualquer baixo toca qualquer coisa?

Minha escolha está entre dois modelos de baixo custo: Yahama RBX270 ou Squier Fender Affinity Jazz. Qual vocês acham que é o melhor - ou menos pior?

Por fim, quais equipamentos, além do baixo, precisarei para tirar um som bacana?

Obrigado e parabéns pelo fórum - já aprendi bastante lendo alguns tópicos.

BASSIST
Membro

Mensagens : 46
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por malka_aff Qui Abr 25, 2013 9:50 pm

BASSIST escreveu:qualquer baixo toca qualquer coisa

esta ae sua resposta.

Você vai gostar mais de alguns pra algumas coisas, mas qualquer baixo toca qualquer coisa.

No mais invista em um amp bom e forte, amp fraco só pra estudo. Sem sair de casa nem tentar acompanhar aquele cajon do amigo. Há pessoas que não acham útil um amp de estudo, mas isso só você sabe.

Aconselho a comprar um amp forte antes do amp de estudo (Staner BX200, Roland CB, Hartke A70, GK MB200 + duas caixas 1x12)

Recentemente descobri um amp novo bem bom, um cubinho da Line 6 de 10" que tem até opção de synth nele. Enfrenta um baita ensaio esse ae se não for rock pesado

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por Zubrycky Qui Abr 25, 2013 10:20 pm


____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19052
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por Thales_Sr Sex Abr 26, 2013 8:19 am

Eu gosto da frase do Allex, "testa os dois e vê qual te chama de querido". Pessoalmente, gosto muito desse Yamaha. O amplificador vai depender do que você quer, no momento. Tem banda? É só pra tocar em casa? Você tolera fones de ouvido?

Mas o mais importante, de longe, é deixar o baixo em condições de tocar: Cordas novas, instrumento bem regulado, isso é mais importante do que marca e modelo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por BASSIST Sex Abr 26, 2013 9:13 pm

Obrigado pelas dicas, pessoal. Acho que vou ficar com o Yahama mesmo. Só tenho lido elogios desse baixo na Internet. Claro, farei um teste na loja antes de efetuar a compra.

Não tenho banda, Thales. A ideia é aprender a tocar em casa e futuramente talvez montar uma banda.

Um cubo seria um amplificador mais fraco? Qual deles vocês indicam? Quero comprar um que seja suficiente apenas para tocar no quarto, acompanhando o som no notebook.

E pra que serve um pedal?

BASSIST
Membro

Mensagens : 46
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por Thales_Sr Sáb Abr 27, 2013 9:52 am

Obrigado pelas dicas, pessoal. Acho que vou ficar com o Yahama mesmo. Só tenho lido elogios desse baixo na Internet. Claro, farei um teste na loja antes de efetuar a compra.
É isso aí, importantíssimo testar. Não é porque eu/fulano/beltrano gostei(gostamos) que você vai gostar também. Vai lá e vê se você curte também.

Um cubo seria um amplificador mais fraco? Qual deles vocês indicam? Quero comprar um que seja suficiente apenas para tocar no quarto, acompanhando o som no notebook.
Para você ouvir o baixo, o sinal sai dos captadores, passa pelo cabo do instrumento, vai pra um amplificador, que joga esse sinal na caixa de som para que você possa ouvi-lo.

O cubo (o termo correto seria "combo" -- mas alguns realmente tem a forma de cubo, outros de paralelepípedo...) é basicamente um amplificador já com caixa de som embutida. Muitas vezes a gente chama o cubo (ou "combo") de amplificador, por ser a configuração mais utilizada em pequenas/médias apresentações.

Você pode comprar um combo pequeno (de 15 a 30w), que vai servir para treinar em casa, e nada mais do que isso. Pode também, comprar um mais potente (100 a 200w), que serve para ensaios também. Porém, algumas pessoas tem limitação de espaço em casa, então a solução pode ser ter um combo pequeno para treinar, e usar o amplificador do estúdio para ensaiar.

E pra que serve um pedal?
Um pedal é basicamente um circuito que "mexe" com o sinal do seu instrumento, gerando algum efeito. A forma de pedal é pra podermos ligar/desligar o efeito pisando nele.
Existem pedais de equalização, de distorção, enfim, de uma infinidade de efeitos. Porém, principalmente para iniciar, nenhum pedal é necessário. Eu até prefiro que a pessoa não compre pedais logo de cara. É mais gasto, é mais tralha pra carregar, é mais coisa pra dar problema, enfim, tira o foco do que é o principal: aprender a tocar, e a regular baixo e amplificador.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 27, 2013 9:54 am

1 - Compra o Yamaha e manda regular e colocar cordas novas de qualidade.
2 - Esquece o cubo, estuda com o baixo plugado no PC e usa um fone.
3 - Esquece pedal

Volte daqui a um ano.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por jgs Sáb Abr 27, 2013 11:29 am

entre os dois aí, vai no yamaha. essa série da squier nao é tao legal.

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por BASSIST Dom Abr 28, 2013 2:28 am

Muito obrigado, pessoal, por todas as informações. Serão de grande valia nessa etapa inicial, de compra do equipamento.

O fórum é excelente, com certeza aprenderei muito por aqui.

Valeu.



BASSIST
Membro

Mensagens : 46
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos