Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projeto de restauração e uso

+6
Masteles
GeTorres
fheliojr
Osvaldo Dauve
Groovin
huugoBR
10 participantes

Ir para baixo

Projeto de restauração e uso Empty Projeto de restauração e uso

Mensagem por huugoBR Sex Abr 05, 2013 11:55 am

Boa tarde pessoal.
Sou novo no fórum (porém, devidamente apresentado) e sou novato no mundo do bass, mas sempre tive interesse em aprender a tocar.
Pois bem, me surgiu uma oportunidade, e conversando com um amigo baixista, o mesmo me disse que valeria a pena, pois não tenho desejo de tocar profissionalmente, apenas como hobby em casa e para aprender mesmo, mas caso crie gosto pela coisa, servirá como aprendizado para evoluir.
Adquiri um baixo usado, que me custou um absurdo: R$ 50,00. Fotos abaixo:
Projeto de restauração e uso Baixo-com-defeito-para-reformar_MLB-F-4024916426_032013
Projeto de restauração e uso Baixo-com-defeito-para-reformar_MLB-F-4024915877_032013
Projeto de restauração e uso Baixo-com-defeito-para-reformar_MLB-F-4024895069_032013
Projeto de restauração e uso Baixo-com-defeito-para-reformar_MLB-F-4024894807_032013

Como podem ver, o baixo está bem surrado, mas o dono garante que não está empenado, e diz que precisa apenas de uma revisão na parte elétrica e um jogo de cordas para sair tocando.
Ai deixo algumas questões aos gurus do bass: Alguem tem idéia da marca desse baixo? Modelo/ano?
Fiz uma pesquisa basica, bem por baixo, e me parece ser um PBass (me corrijam se estiver errado por favor), e também parece ser um baixo da decada de 80 (a confirmar).
Mas desde já fica a duvida mor: Valeu a pena? Vou pega-lo amanhã, e a primeira coisa a fazer é desmonta-lo, tirar a tinta, vou deixar na cor da madeira e envernizar e deixar semi-fosqueado.
Já ganhei caps novos desse meu conhecido e de inicio comprarei um jogo de cordas simples, para eu ir aprendendo.

Desde já agradeço pela recepção ao fórum e se a postagem estiver no lugar errado, por favor, me informem onde postar.
Abraços.
huugoBR
huugoBR
Membro

Mensagens : 16
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de restauração e uso Empty Re: Projeto de restauração e uso

Mensagem por Groovin Sex Abr 05, 2013 1:55 pm

Pagou caro!
Está me parecendo um Tonante/Jenifer/Austin/Golden/etc etc etc

Coloca umas cordas e manda a ver, acredito que não compensa muito investir nele...
Abs
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de restauração e uso Empty Re: Projeto de restauração e uso

Mensagem por Osvaldo Dauve Sex Abr 05, 2013 2:17 pm

Acho que esse baixo só tem utilidade como objeto de decoração (e de gosto um pouco duvidoso) kkkk

É melhor investir em um instrumento de melhor qualidade.
Esse baixo pode atrapalhar ou dificultar o seu aprendizado.
Existem diversos modelos de baixo com ótimo custo benefício.
Osvaldo Dauve
Osvaldo Dauve
Membro

Mensagens : 25
Localização : Balneário Camboriú - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de restauração e uso Empty Re: Projeto de restauração e uso

Mensagem por fheliojr Sex Abr 05, 2013 2:20 pm

^[2]

alem de q um instrumento ruim podera te desestimular a querer aprender a toca-lo.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de restauração e uso Empty Re: Projeto de restauração e uso

Mensagem por GeTorres Sex Abr 05, 2013 2:25 pm

Interessante o formato do corpo!

Os captadores lembram os usado nos Gianninis SuperSonic de escala curta, mas a moldura no formato não bate! No Gianola não tem!

Tarraxas anos 80, sem dúvida! Já vi elas em tonantes, gianninis e 'otras cositas' da mesma baixa estirpe usando o mesmo modelo, inclusive tem um de cliente aqui em casa para trocar as tarraxas, um Giannini.

Eu diria que por 50 Dilmas foi um bom negócio. Se me ofertasse no mesmo preço, também compraria!

O headstock tem o maior jeitão de que foi quebrado e após um "RTI" básico, ficou deste jeito.
(RTI= Reparo Técnico Improvisado, vulgo gambiarra)

Não é um Precision bass, os captadores indicam jazz bass e ele tem um contorno na parte de tras do corpo, que não lembra os Pbass, "lembra de longe" o countour body dos JB's.

Se bem que depois de dar uma boa olhada nele, "consegui" enxergar um escudo de PBass nele...

Eu reformaria sim! Apesar da maioria acreditar que isso é 'desperdício de tempo e dinheiro', eu vejo de outra forma.

Caso desista da brincadeira, manda pra mim uma MP que na minha casa sempre tem lugar para estes pobres e menosprezados contrabaixos!!!

Dica, tire a corda do baixo e deixe sem nenhuma corda ou com todas as cordas, para evitar de torcer o braço. (que é diferente de empenamento e bem mais difícil de resolver)

No Mais, querendo palpites de malucos que gostam de se divertir com estes brinquedos: https://www.contrabaixobr.com/t4335p300-clube-da-luthieria-amadora-administrado-pelo-getorres

Seja bem vindo huugoBR!!!

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de restauração e uso Empty Re: Projeto de restauração e uso

Mensagem por Masteles Sex Abr 05, 2013 2:26 pm

Shocked

Amigão,

Vende isso dai o mais rápido possível, e junta mais uns 200 contos que você consegue comprar um baixo usado de qualidade superior por ai!

Não vale a pena gastar um centavo, só se fosse herdado de alguém querido ou um instrumento com algum outro tipo de valor sentimental eu gastaria para reformar, mas pra começar a tocar você vai broxar raipidinho e arrancar as cabeças dos dedos pelo jeito!

____________________________
Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Masteles
Masteles
Membro

Mensagens : 646
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Arenatheband

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de restauração e uso Empty Re: Projeto de restauração e uso

Mensagem por huugoBR Sex Abr 05, 2013 4:13 pm

Senhores, obrigado pela opiniões!
Em especial ao GeTorres, pois, nas minhas atuais condições, esse será o baixo que terei para aprender, independente da sua qualidade. Aprendi a tocar violão com um tonante pregado, e adorava toca-lo.
Assim que o tiver em mãos, o despirei tido e postarei fotos.
Abraços.

____________________________
"Luthieria Amadora, transformando suor em arte! Ou pelo menos tentando!"
huugoBR
huugoBR
Membro

Mensagens : 16
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de restauração e uso Empty Re: Projeto de restauração e uso

Mensagem por Masteles Sex Abr 05, 2013 4:26 pm

^ Minha preocupação quando vi, foi por que aparentemente não tem tensor para regulagem de ação de cordas!

Você vai sofre um pouco! Mas já que não tem jeito, manda brasa! Rs!

Very Happy

____________________________
Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Masteles
Masteles
Membro

Mensagens : 646
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Arenatheband

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de restauração e uso Empty Re: Projeto de restauração e uso

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Abr 05, 2013 9:41 pm

Hugo: eu comecei a tocar baixo exatamente em um baixo como este que você mostrou: Escala curta, mas era fretless.
Não tinha tensor, e era leve, pequeno, com corpo num formato só dele: Alex Pucutú.
Estava muito novo e brilhava quando o comprei. Não tinha informação pois foi meu primeiro baixo. E mandei ver.

Antes não tivesse comprado nada. Pois o dia que percebi, depois de uns 3 anos tocando, que eu precisava de um baixo de verdade, ví que estava cheio de vícios e manias que o baixo fora de padrão me impôs.

Levei mais tempo para desaprender a tocar baixo do que levei para aprender. E tive que reaprender tudo de novo.

Sei que você gastou muito nesse baixo (o custo importante é a relação custo x benefício) e o custo desse baixo, apesar de ter um preço baixo, para mim é extremamente caro.

Eu não teria coragem de vender esse baixo para ninguém.

Sei que cada um é cada um. Mas eu me arrependi muiiiito de não ter começado a tocar baixo em um instrumento honesto (pelo menos em termos de medidas padrão, tensor, e um mínimo de tocabilidade).

O violão tonante, por incrível que pareça, é um instrumento muito mais honesto que esse baixo ai, pois o violão tonante tem medidas padrão, escala do braço com uma certa coerência e tocabilidade...

Tem gente que quando começa errado, nem consegue se consertar depois. Tem até um ditado: pau que nasce torto não endireita depois de velho.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de restauração e uso Empty Re: Projeto de restauração e uso

Mensagem por djmmaster Sex Abr 05, 2013 11:05 pm

pareçe uma guitarra com ponte e nut de baixo
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de restauração e uso Empty Re: Projeto de restauração e uso

Mensagem por José Carlos Sáb Abr 06, 2013 12:54 am

Eu comprei um Jazz Bass genérico quando aprendi tb, mas paguei R$19 nele rsrsrsrs.. se vc quiser arriscar vá na fé, mas como o Maurício da silva sauro disse, melhor pegar um baixo padrão pra praticar. Com uns R$350 você compra um Eagle Jazz Bass usado por ai muito bom, compra um cabo e pluga em uma caixa multi uso mesmo pra começar.
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de restauração e uso Empty Re: Projeto de restauração e uso

Mensagem por Dudux Dom Abr 14, 2013 9:03 pm

cara junta uns 300, 350 reais e compra um baixo usado, com esse preço vc acha baixos da condor que sao de boa qualidade e deixa esse que vc comprou de lado. Boa sorte!

Dudux
Membro

Mensagens : 87
Localização : itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de restauração e uso Empty Re: Projeto de restauração e uso

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos