Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

5 participantes

Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por Rogério Barbosa Qui Ago 04, 2011 9:23 am

Depois de tudo que já vi sobre luthieria neste fórum, cada dia me interesso na arte. Tanto que resolvi me aventurar por ela, quando peguei com um amigo meu, um violão Yamaha C-40 que estava jogado num canto e prestes air pro lixo. [img]Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Img0202aq [/img][img]Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Img0199aj [/img]Estava com o cavalete solto, rastilho gasto, pestana descolada e estragada, fundo descolando e uma trinca próximo as tarraxas.[img]Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Img0200ao [/img][img]Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Img0203at [/img][img]Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Img0205au [/img][img]Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Img0207ac [/img]Já limpei o cavalete, coloquei pinos de aço (para travar no tampo), fiz um novo rastiho de osso e colei reforçanco com parafuso e calço de madeira por dentro do tampo. Fiz uma nova pestana de osso, desmontei as tarraxas para limpeza e lubrificação e reforcei com parafuso a trinca que tinha na mão próximo as tarraxas e fiz enchertos de cola e póo de serra para preencher o fundo. estou lixando o fundo, pois fizeram um serviço grosseiro dando uma pintura que mais parece um chapisco de cimento antes do reboco! Tirarei mais fotos para postar. Apesar do valor do instrumento e de suas condições, para mim é valido como experiência e eu gostaria de compartilhar com vocês, com quem tanto aprendo! Até mais...


Última edição por Rogério Barbosa em Qui Ago 11, 2011 6:26 am, editado 1 vez(es)
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por siodoni Qui Ago 04, 2011 11:06 pm

Muito legal sua iniciativa!
Vai colocando as fotos ai da etapa.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por guerra_luthier Sex Ago 05, 2011 12:08 pm

Bela iniciativa!

____________________________
www.guerraguitars.com.br
Assistência técnica autorizada Benson, Ovation, Madrid, Peavey, Strinberg, Takamine, Washburn, ESP, Godin, Shelter, SX, Vintage, Walden e Warwick.
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagens : 1473
Localização : São paulo - SP

http://guerraguitars.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por Rogério Barbosa Seg Ago 08, 2011 8:35 am

Obrigado pela força! Logo estarei postando mais fotos...
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por Rogério Barbosa Qua Ago 10, 2011 7:05 am

[img]Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Img0212am [/img][img]Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Img0213ad [/img][img]Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Img0214ag [/img][img]Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Img0217ag [/img][img]Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Img0218azv [/img][img]Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Img0219ap [/img]
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por siodoni Qua Ago 10, 2011 6:45 pm

^Esse "revolver" de pintura é muito louco Very Happy
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por Rogério Barbosa Qua Ago 10, 2011 6:59 pm

siodoni escreveu:^Esse "revolver" de pintura é muito louco Very Happy
kkkkkkkkk...por enquanto se vai com o que tem.
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por siodoni Qua Ago 10, 2011 7:08 pm

^Ta certinho!
Por isso que me orgulho de ser brasileiro, a gambiarra tá no sangue Very Happy
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por Rogério Barbosa Qua Ago 10, 2011 7:21 pm

Agente tem que se virar, se quiser realizar um sonho com pouco dinheiro. Depois faço um post com as ferramentes que tó fazendo... tó me preparando para experimenta uma construção de um baixo. Já comprei uma tupia manual e aos poucos vou juntando o preciso, já tenho um projeto em construção e breve veremos no que vai dar! Valeu!
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por Rogério Barbosa Qua Ago 10, 2011 7:24 pm

Agente tem que se virar, se quiser realizar um sonho com pouco dinheiro. Depois faço um post com as ferramentes que tó fazendo... tó me preparando para experimenta uma construção de um baixo. Já comprei uma tupia manual e aos poucos vou juntando o preciso, já tenho um projeto em construção e breve veremos no que vai dar! Valeu!(algum moderador retire uma por favor)
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por Paulo Tunis Qua Ago 10, 2011 7:49 pm

siodoni escreveu:^Esse "revolver" de pintura é muito louco Very Happy


E olhando daqui a pintura até que está boa...

____________________________
Clube Yamaha #066
Paulo Tunis
Paulo Tunis
Membro

Mensagens : 102
Localização : Santa Rosa de Viterbo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por Rogério Barbosa Qui Ago 11, 2011 6:32 am

A condição em que o violão se encontra não ajuda muito...
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por Rogério Barbosa Qui Ago 11, 2011 7:29 am

Como tinha citado acima "meus improvisos" com material barato e de fácil acesso (porcas, arruelas, parafuso em varão e pedaços de uma cadeira velha de madeira), sendo utilizados para desempenar um braço de violão...[img]Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Img0228aa [/img][img]Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Img0227ap [/img][img]Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Img0230ah [/img]
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por siodoni Qui Ago 11, 2011 11:27 pm

^Tenho um Di Giorgio nessas condições.
Vc acha que dessa forma o problema será corrigido?
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por Rogério Barbosa Sex Ago 12, 2011 6:14 am

siodoni escreveu:^Tenho um Di Giorgio nessas condições.
Vc acha que dessa forma o problema será corrigido?
Claro, este tava muito empenado na região próxiam ao corpo. Eu usei partes de uma mesa antiga de madeira muito dura, a trave que unia as pernas que está como base, pois ela é plana e firme (como se pode observar pela foto).Serrei partes de pernas de cadeira (fazia parte do conjunto da mesa), e ai com porcas e arruelas coloquei a trave com o violão apiado, as barrinhas juntando os 2 e dai pra frente foi só apertar aos poucos como se faz em raios de bicicleta, começando próximo a mão. Chega com certeza!
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por Rogério Barbosa Sex Ago 12, 2011 6:24 am

Mais tem que ter cuidado, é pra deixar firme mais sem estrangular o braço (machucar), e vá observando a cada aperto a diminuição do espaço entre a base e o braço.
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por siodoni Sex Ago 12, 2011 6:52 pm

^Acredito que enquanto existir a pressão o braço ficará reto, porém quando vc soltar os parafusos o braço voltará ao estado normal (torto). Digo isso por que a madeira "sozinha" não irá assumir a forma plana.
Posso estar enganado mais creio que sem um tensor dentro do braço essa ação seja inutil Sad
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por Rogério Barbosa Dom Ago 14, 2011 7:09 am

Realmente se o tempo for pequeno ao cessar a pressão o empeno reaparece. Acho que com um tempo mais prolongado ela estabilise, sempre observando se ainda existe o empeno e voltando a prença se necessário.
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por guerra_luthier Ter Ago 16, 2011 12:11 am

siodoni escreveu:^Acredito que enquanto existir a pressão o braço ficará reto, porém quando vc soltar os parafusos o braço voltará ao estado normal (torto). Digo isso por que a madeira "sozinha" não irá assumir a forma plana.
Posso estar enganado mais creio que sem um tensor dentro do braço essa ação seja inutil Sad

Corretíssimo.

A alternativa mais viável (se é que existe uma) é instalação de um tensor. Fora isso, com o braço travado e reto nesta posição, sopra-se ar quente com um soprador térmico (de longe para não remover o verniz) e na sequência aplica-se gás congelante para travar as fibras da madeira.

E mesmo assim não é o tipo de trabalho que costuma ter garantia =\

[ ]'s

____________________________
www.guerraguitars.com.br
Assistência técnica autorizada Benson, Ovation, Madrid, Peavey, Strinberg, Takamine, Washburn, ESP, Godin, Shelter, SX, Vintage, Walden e Warwick.
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagens : 1473
Localização : São paulo - SP

http://guerraguitars.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por Rogério Barbosa Ter Ago 16, 2011 7:38 am

Muito obrigado pelas informações. study
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por Rogério Barbosa Seg Ago 22, 2011 12:11 pm

[img]Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Img0235au [/img][img]Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Img0236an [/img][img]Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Img0237amo [/img]Não dei acabamento na pintura, pois estou com dúvida entre finalizar ou colocar rádica de mogno...Gostei do resultado, afinei e o som ficou bom. Já vai servir pra estudo. Breve pretendo começar meu experimento de construção de um contrabaixo. Até mais!
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por siodoni Seg Ago 22, 2011 11:08 pm

cheers
Admiro sua iniciativa, não deixou um instrumento ser descartado e ainda por cima o deixou zero bala.
up
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por Rogério Barbosa Ter Ago 23, 2011 11:03 am

Obrigado, ainda vou trabalhar nele e tenho aprendido muito. Cada vêz mais me enteresso na área e é muito prazeroso este tipo de trabaho, agradeço a força!
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por Nocyvo Sáb Jun 22, 2013 8:43 pm

To fazendo o mesmo método em um giannini fiber.
Coloquei uma madeira nele e to desempenando na marra.
Mas como tmb é perto do corpo, ta fódis viu

____________________________
Guitarras

  1. Strinberg Rabo de Peixe chinesa
    Memphis Les Paul CPL 100
    Groovin Stratocaster New York
    Michael Stratocaster STM Series
    Tagima Stratocaster MG22


Violão

  1. Kuan Folk


Baixos

  1. Strinberg CBL26A 6 cordas
    Michael MusicMan 4 cordas
Nocyvo
Nocyvo
Membro

Mensagens : 15
Localização : Rio de Janeiro

http://www.danielvsantana.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência: Restauração de um Yamaha C-40 Empty Re: Experiência: Restauração de um Yamaha C-40

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos