Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida (graves e agudos na improvisação)

4 participantes

Ir para baixo

Dúvida (graves e agudos na improvisação) Empty Dúvida (graves e agudos na improvisação)

Mensagem por Leo Rasta Ter Ago 14, 2012 5:07 pm

Olá galera boa tarde!

Seguinte.. eu to começando a tocar em uma banda de reggae e talz...
Daí minha dúvida é sobre a improvisação alternando entre as notas mais agudas e mais graves...

Um exemplo. Se estou tocando uma música em F# e G# qual o campo harmonico pra improvisar em cima dessas notas?
Gostaria de umas dicas.. e talz..

Desde já obrigado!

E desculpe se postei no lugar errado.
Leo Rasta
Leo Rasta
Membro

Mensagens : 17
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida (graves e agudos na improvisação) Empty Re: Dúvida (graves e agudos na improvisação)

Mensagem por Salbass Ter Ago 14, 2012 5:45 pm

Leo Rasta!

Pela cifra entendo que a musica está em F# ou G# no ponto de vista harmonico são escalas em formato de triades (T 3 5) portanto eu usaria as triades e suas inversões, arpejos ou simplesment tonica, quinta e oitava.
Agora para você improvisar como solo, você pode usar as pentatonicas.
Caso você conheça o campo harmonico maior (com modos gregos) é outra opção, alias opções são muitas vai depender do seu conhecimento teórico, técnico, pratico e sua criatividade em expressar tudo isso.
Fica muito dificil detalhar no forum esse tipo de duvida, mas talves alguns de nossos colegas consigam!
Abrç
Salbass
Salbass
Membro

Mensagens : 115
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida (graves e agudos na improvisação) Empty Re: Dúvida (graves e agudos na improvisação)

Mensagem por allexcosta Ter Ago 14, 2012 5:49 pm

Improviso de baixo em banda de reggae? scratch

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida (graves e agudos na improvisação) Empty Re: Dúvida (graves e agudos na improvisação)

Mensagem por Leo Rasta Ter Ago 14, 2012 6:11 pm

allexcosta escreveu:Improviso de baixo em banda de reggae? scratch

É.. Pra não ter que ficar só no básico.. Será que um estudo de harmonia eu consiga isso?
Leo Rasta
Leo Rasta
Membro

Mensagens : 17
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida (graves e agudos na improvisação) Empty Re: Dúvida (graves e agudos na improvisação)

Mensagem por NandoRondelli Qua Ago 15, 2012 12:15 am

1. Você está falando de improvisação no sentido de solar sobre a harmonia, ou simplesmente alterar a linha para não ficar só nas tônicas?

2. Se a progressão é essa: F# e G#, fica fácil descobrir a tonalidade da música, já que ela é tipicamente IV - V e aí descobrimos que a música está em C# maior (uma vez que G# é o quinto grau de C#)
Assim, você tem as notas de C# maior: C#, D#, E#, F#, G#, A#, B#

Aliás, a maneira mais prática de achar a tonalidade de uma música com uma harmonia simples (estou concluíndo que as harmonias de reggae em geral são simples, não por ter algo contra o estilo, mas porque tudo que já ouvi de reggae na vida tem harmonias simples) é justamente quando se tem dois acordes maiores distanciados por um tom - o que é o seu caso, com F# e G# - que geralmente serão os acordes do IV e V grau.
Aí a tonalidade fica na cara mesmo.

3.O interessante mesmo é se acostumar a identificar as tensões e relaxamentos pelo ouvido. Se você consegue ouvir um acorde de I grau e saber que aquele é o I, é muito melhor do que qualquer outro método.

4. Não entendi a parte do "alternando entre as notas mais agudas e mais graves"

____________________________
Blog: O Devaneio Nú
“Os músicos não se aposentam, param quando não há mais música em seu interior.” (Louis Armstrong)
NandoRondelli
NandoRondelli
Membro

Mensagens : 204
Localização : São Paulo

http://devaneionu.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida (graves e agudos na improvisação) Empty Re: Dúvida (graves e agudos na improvisação)

Mensagem por Leo Rasta Qua Ago 15, 2012 9:22 am

NandoRondelli escreveu:1. Você está falando de improvisação no sentido de solar sobre a harmonia, ou simplesmente alterar a linha para não ficar só nas tônicas?

4. Não entendi a parte do "alternando entre as notas mais agudas e mais graves"

É isso mesmo Nando, alterar a linha pra não ficar nas tônicas.

Eu estou estudando contrabaixo tem pouco tempo, mas já da para tocar algo...
Boa explicação a teoria ajuda bastante...
Você pode me falar algo mais a respeito da alteração de linha? Quais estudos você me indica?
Leo Rasta
Leo Rasta
Membro

Mensagens : 17
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida (graves e agudos na improvisação) Empty Re: Dúvida (graves e agudos na improvisação)

Mensagem por allexcosta Qua Ago 15, 2012 9:42 am

Ah tá... Achei que improvisação era solo.

Em reggae "menos é mais" e variar a linha muito geralmente não combina.
Não se usa muito mais que tríades, arpejos e escalas nessas possíveis variações. O segredo é ouvir muito e tirar as linhas clássicas. Só fazendo isso se entende a dinâmica de um estilo musical. Toda teoria do mundo ajudará muito pouco nesse processo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida (graves e agudos na improvisação) Empty Re: Dúvida (graves e agudos na improvisação)

Mensagem por NandoRondelli Qua Ago 15, 2012 11:29 am

Pois é, como disse o Allex, não dá para abusar muito no reggae.
Claro, se as músicas forem próprias e não cover, dá para inventar um pouco mais, mas em geral o reggae é simples mesmo.
O jeito é mesmo tirar algumas linhas.

Apesar de simples, tem umas linhas de baixo muito interessantes.

Essa música aqui é bem clichê, mas acho muito bem feita. Coloca bem as frases, não fica preso às tônicas e não descaracteriza em nada o som:

https://www.youtube.com/watch?v=kCE2d33yMNA

Aqui tem uns exemplos legais também, do Ed Friedland:

https://www.youtube.com/watch?v=0-dAZrBlGOY

____________________________
Blog: O Devaneio Nú
“Os músicos não se aposentam, param quando não há mais música em seu interior.” (Louis Armstrong)
NandoRondelli
NandoRondelli
Membro

Mensagens : 204
Localização : São Paulo

http://devaneionu.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida (graves e agudos na improvisação) Empty Re: Dúvida (graves e agudos na improvisação)

Mensagem por allexcosta Qua Ago 15, 2012 11:42 am


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida (graves e agudos na improvisação) Empty Re: Dúvida (graves e agudos na improvisação)

Mensagem por Leo Rasta Qua Ago 15, 2012 11:17 pm

Obrigado pelas dicas!
Leo Rasta
Leo Rasta
Membro

Mensagens : 17
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida (graves e agudos na improvisação) Empty Re: Dúvida (graves e agudos na improvisação)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos