Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Home Studio com Joabi

+58
CG
Cantão
Mauricio Luiz Bertola
Claudio Mengarda
Rafael Macedo
Tucone
LFBruschi
SILVIAO
Rico Ribeiro
heenrique_bass
Juninho Sampaio
siodoni
Franco_bass
fheliojr
brucce
Coder
Fernando Zadá
Colono
pluís
Bosclima
Edu
MkThEbEsT
Zéff
Boss2K
bodhan
bassfuria
rmarigo
Adelmo M.
gpraxedes
gui_sozzi
rafeldi
R2Bass
andre dia claro
afonsodecampos
Groovin
marujo
gsfteodoro
LuCaSbass
Andrezinho
enderbass
carimbass
J.Adalberto
GusVCD
Filipe Braga
joabi
Cayo Castro
malka_aff
Daniel
Amagomes
URSOBHZ
Eduardo Chaves
allexcosta
Cid
Fá Mendonça
korg
dibass
Renato
Claudio
62 participantes

Página 15 de 17 Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16, 17  Seguinte

Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Claudio Qui Dez 01, 2016 11:17 am

Acabei de ler essa entrevista na Sound On Sound... fiquei pensativo Pergunta Estudando

Home Studio com Joabi - Página 15 Entrevista-jack-garratt
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Dez 01, 2016 11:27 am

Cláudio,
sou um ignorante nesse assunto. É o mesmo que falar de tablespace com minha mãe, mas acredito que isso tenha fundamento.

Na última gravação de um disco pra um artista independente aqui em Salvador, o cara escutava a musica após a mixagem num desses sons portáteis e depois dizia pra o técnico:
- Não ficou bom!

Depois que ele colocava e ficava bom...ele ouvia no carro.
Eu em?????!!!!

Acho que pode ter sentido tudo dito acima.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12080
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Claudio Qui Dez 01, 2016 12:09 pm

^ Sim, eu acredito nisso também. Enquanto estou mixando uma música, eu procuro ouvir em várias fontes sonoras, MP3 Player, Home Theater, carro e etc... só considero satisfeito quando consigo fazer a mixagem soar bem em pelo menos 3 fontes diferentes. O problema é que as fontes sonoras que tenho não considero ruins, o som do meu carro por exemplo eu acho excelente. Comprei essa semana uma caixa portátil JBL Flip3, e tenho certeza que essa caixa tem parte com o demo, a qualidade sonora e volume são assombrosos.

Quero ver se consigo um equipamento desses fajutos, bem xing-ling pra passar a servir de fonte sonora.

Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Dez 01, 2016 12:44 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12080
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Qui Dez 01, 2016 12:51 pm

Pessoal, discordo veementemente desses argumentos! O problema de mixar em caixas tão ruins é que sua música só vai soar bem naquele aparelho. Caixas adequadas te dão a possibilidade de fazer sua música soar bem no maior número possível de sistemas, desde grandes PAs até o falantezinho do notebook. Esse papo aí é balela, não acreditem.

O caso que o Juninho citou é bem comum, e está relacionado com sala/monitoramento desajustado, só isso.

EDIT:

Para complementar, cito um texto extraído do site do Bob Katz, que é um profissional que admiro bastante e referência para muitos no mundo do áudio. O texto é um pouco longo, e em inglês, mas vale a pena. Começa com a pergunta do leitor:



From: Jimmy Schepers

Dear Bob Katz,

I was pleased to read your article/interview on homerecording.be. Especially because I was one of the proud questioners. Your answer on the types of mastering, and your roll vs the producer, made a lot of sense to me. That's why I decided to check out your homepage, and I have to say, even here is a lot to find about audio/mastering problems.

I'm a songwriter/producer/beginning engineer, and I'm quite a few years allready into recording, as well for my own work as for others. Till the day of today, I have always mixed on my favorite hifi-speakers.

But when mixing, and especially mastering (which is off course just a plugin-situation on this moment for me), nothing seems to be more important than **** good monitoring. People that are much more into that aspect, always told me that that's the only way to get a neutral sound.

But when looking further, I realize that the opinions about this fact are so different every time. For hiphop, it's better to use this kind of type, but when mixing rocknroll, you maybe like the sound of this or this brand more. Your mixing classical? Oh, then just use this pair.

There's also said that having the speakers too close to your ears would manipulate a right bass image. But at the other hand, you find hundreds of extra subwoofers, the one even more powerful than the other.

The question actually is: what is it about that "neutral sound" that you want to achieve, when every monitor sounds different? Is it then that no monitor at all is sounding completely "as it is" (when not looking at position or acoustic treatment or whatsoever)? When looking at 10 pairs of monitors, there are no two pairs that are equally bright for example. And I can imagine that a 2000watt subwoofer delivers a lot more (sub)bass if wished so than one of 500watt, but what's then the reference when talking 'bout neutral? Having not enough bass in your satellites makes you hype the bass too much, but having the biggest subwoofer on earth will only make you putting not enough sub in the mix.

Maybe it's a question of calibrating, measuring, positioning and so on to get that wanted neutral reference sound, but if you have to do that even with pro monitors, which are made for "no coloring", why then wouldn't I just be able to do the same with those hifi speakers (aside from other technical aspects of quality monitors off course)?

I would be very pleased to receive an answer from you, or got redirected to your already 1000times given solutions/answers.

Thanks for your time, keep it up, by reading all this I know you're a man that knows what he is doing with audio, and so you're one of those whom I admired as a child, and I will keep on seeing your knowledge as a goal for my personal intentions to become as pro as you are.

Kind Regards,

Jimmy Schepers, BE


Dear Jimmy:

Thanks for your question and your wonderful comments on our site!

Let me answer briefly:

Using mini monitors on a meter bridge, near field, is a recipe for disaster for an inexperienced engineer. The engineers who have had success with that setup have done many albums and learned to adapt to that extreme a presentation. The ones who haven't and take that presentation for the truth end up producing masters with too loud bass drum, weak bass instrument and no stereo separation, among other problems! That is why it is much better for you to assemble an accurate, wide range monitor system.

In the absence of that, you would need to take your mixes around to half a dozen to a dozen systems that you know and see how they translate. And regardless, a good mixing engineer does that as a matter of course and comes back and tweaks his mix accordingly before sending it off for mastering. During mastering, we do further efforts to help translate and polish your mix. If you can manage at least a "B" mix we can likely take it to an "A" master! At the mastering studio, we have a wide range, accurate, flat monitor system and environment (with infrasonic low frequency response) that translates to the smallest ipods and computers, boomy cars and to the widest club environments. We know this system cold, and we know how it is going to play everywhere, generally without having to compare on alternate systems (most of the time). The object is to get speakers in the middle of the curve to help the translation to the extremes. There is no such thing as loudspeakers that are optimum for a particular genre (e.g. hip hop). There are only monitors which are NOT good for a particular genre. In other words, hip hop would demand that your loudspeakers extend down to the lowest sub frequencies accurately, but you might get away with something less "extended" for, say, folk music.

The key is that the system that can handle all the frequencies and does not overload, and is accurate will work for ALL music; at that point then there are no "monitors for a specific music type". Regardless, often in hip hop, having accurate bass can be misleading to an inexperienced engineer. He may tend to try to make it super loose and "fat" on the accurate system and then it will be too boomy in the car.

So there is still a learning curve even when you do have the accurate monitor system. But the opposite is not true: If you have a loose, ported and "floppy" bass in the mixing or mastering room you will not be able to judge when the bass is "tight enough" for the wide variety of alternate systems. That's why "accurate" is the only choice you have.

That's it in a nutshell. I hope this helps. I'll check to see if this is in the FAQ and if not try to add it (in my copious free time :-). I have three entire chapters on this subject in my new book, so you can see there's a whole lot more you can learn about it if you wish!

Best wishes,

Bob
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Claudio Qui Dez 01, 2016 1:21 pm

joabi escreveu:Pessoal, discordo veementemente desses argumentos! (...)

Zé, mas você não acha válido acrescentar uma fonte sonora meia-boca como sendo só mais uma alternativa?

Também acho uma idéia radical demais mixar só em caixas ruins, mas pode ser interessante ter uma xing-ling como fonte sonora alternativa.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Qui Dez 01, 2016 1:58 pm


Cláudio, ouvir em vários lugares sempre é bom, principalmente num lugar semelhante ao que o público alvo vai ouvir, mas o que não concordo é usar esse tipo de sistema como base para decisões, ou, como cita o artigo da SOS, usar como ferramenta principal de mixagem.

Vou dar um exemplo bem simples: os falantes do meu notebook começam a responder um pouquinho de grave somente a partir de 160 ou 170Hz. Como posso tomar decisões sobre timbre e volume de um bumbo num sistema desses? E de um baixo? Percebe? Para mim seria como dirigir com os olhos vendados. Na prática, o que a gente precisa é ouvir com precisão aquilo que está sendo mixado, não o contrário.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Edu Qui Dez 01, 2016 9:30 pm

"seria como dirigir com os olhos vendados" kkkk point boa
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por heenrique_bass Qua Ago 16, 2017 7:54 am

Não queria abrir um novo tópico, irei perguntar aqui. Preciso de indicações de Notbook para gravações de home studio, a principio já tenho uma interface scarlett focusrite 8i6 que me recomendaram, uso um notbook que não aguenta muito o tranco e não consigo aproveitar o máximo da interface. Irei fazer as gravações das guias e algumas músicas só violão e voz de minhas bandas. Tenho em mente em investir até uns R$1500. Qual notbook fica mais em conta até esse preço?
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 961
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Qua Ago 16, 2017 8:11 am


Olá, qual sua configuração atual? Geralmente um i5 com 8GB de Ram é suficiente para gravar. Acho que menos que isso não compensa. Se conseguir um i7, melhor.

Uma coisa que melhora muito a performance geral da máquina é usar um SSD.

A marca pode ser qualquer uma que você gostar e estiver no orçamento.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por heenrique_bass Qua Ago 16, 2017 12:31 pm

joabi escreveu:
Olá, qual sua configuração atual? Geralmente um i5 com 8GB de Ram é suficiente para gravar. Acho que menos que isso não compensa. Se conseguir um i7, melhor.

Uma coisa que melhora muito a performance geral da máquina é usar um SSD.

A marca pode ser qualquer uma que você gostar e estiver no orçamento.

o notebook que uso atualmente é um intel core 2 duo com 2gb RAM, o complicado que as vezes ele da umas travadas, e quando gravo alguns áudios, de vez em quando aparece alguns "estalos".
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 961
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Qua Ago 16, 2017 1:26 pm


Tente colocar mais RAM e reinstalar o sistema num SSD, deixando só os programas mais importantes. Esqueça antivirus e essas merdas todas.

Talvez funcione.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Rico Ribeiro Sex Ago 18, 2017 4:09 am

Joabi, comprei um pré externo (Canil Little A) e vou precisar de uma nova Interface USB que me permita gravar sem passar pelo pré dela. Atualmente possuo uma Presonus Audiobox USB que não me dá essa possibilidade. Penso em investir em uma interface que possua mais canais de entrada/saída pois futuramente talvez grave bateira também. Estou cogitando pegar uma Focusrite Scarlett 18i20, mas para mim não ficou claro se nela é possível fazer isso (gravar sem o pré interno). O que é que você me indicaria?
Rico Ribeiro
Rico Ribeiro
Membro

Mensagens : 13
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Sex Ago 18, 2017 9:50 am


Opa, parabéns pelo Canil. É uma excelente marca. Conheço o pessoal.

Sobre a interface, hoje em dia está muito difícil achar alguma que tenha Inserts, que é o que você procura. Nenhuma Scarlett tem. Minha sugestão é escolher a interface que te atende bem de forma geral e usar o "Line input" para ligar o premp externo. Vai fazer basicamente a mesma função.

Se, no futuro, o seu sistema evoluir para algo só com preamps externos, talvez seja interessante você procurar algo específico para esse uso. Conversores dedicados, como o RME M-32 AD / M-16 AD, Lynx Aurora 16, algumas da MOTU ou coisa do gênero. É um passo grande, e que só vale a pena se você usa tudo externo ou grava com mesa de estúdio.

Saudade da época em que fabricavam essa belezinha abaixo, que tinha tudo, em dois canais...

Home Studio com Joabi - Página 15 Prd_enl_2620_5542

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Rico Ribeiro Sex Ago 18, 2017 1:45 pm

Pois é Joabi! Seria o ideal. Infelizmente ainda é uma etapa um pouco distante. Então vou segurar um pouco e nem mudar de imediato de interface. Obrigado amigo!
Rico Ribeiro
Rico Ribeiro
Membro

Mensagens : 13
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por SILVIAO Sex Ago 18, 2017 7:22 pm

Que interface é essa Joabi?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Sex Ago 18, 2017 8:55 pm


É a MBox original, Silviao.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por SILVIAO Sáb Ago 19, 2017 8:34 pm

Valeu.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por SILVIAO Seg Ago 21, 2017 8:17 pm

Joabi,voce tem alguma indicação na area de mobile ,algo pra gravar e se ouvir depois?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por LFBruschi Ter Ago 22, 2017 5:54 am

joabi escreveu:
Opa, parabéns pelo Canil. É uma excelente marca. Conheço o pessoal.

Sobre a interface, hoje em dia está muito difícil achar alguma que tenha Inserts, que é o que você procura. Nenhuma Scarlett tem. Minha sugestão é escolher a interface que te atende bem de forma geral e usar o "Line input" para ligar o premp externo. Vai fazer basicamente a mesma função.

Se, no futuro, o seu sistema evoluir para algo só com preamps externos, talvez seja interessante você procurar algo específico para esse uso. Conversores dedicados, como o RME M-32 AD / M-16 AD, Lynx Aurora 16, algumas da MOTU ou coisa do gênero. É um passo grande, e que só vale a pena se você usa tudo externo ou grava com mesa de estúdio.

Saudade da época em que fabricavam essa belezinha abaixo, que tinha tudo, em dois canais...




Bom dia Joabi, qual a diferença dessa Mbox para a Mbox mini 2?
Obrigado
LFBruschi
LFBruschi
Membro

Mensagens : 1797
Localização : Maceió/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Ter Ago 22, 2017 9:34 am

SILVIAO escreveu:Joabi,voce tem alguma indicação na area de mobile ,algo pra gravar e se ouvir depois?


Silvião, tenho pouquíssimo contato com produção mobile. Você está interessado em interfaces mobile ou softwares de gravação?

Tenho uma antiga interface da Tascam, a iXZ, que funciona bem, para estudar e tirar músicas. Não é o ideal para gravar, pois usa a entrada de microfone dos celulares e tablets, mas é OK para fazer o básico:


Home Studio com Joabi - Página 15 Tascam_IXZ_IXZ_Mic_Instrument_822394


Existem também as interfaces da IK Multimedia, a iRig, com um monte de modelos disponíveis.

http://www.ikmultimedia.com/products/cat-view.php?C=connectivity


Sobre o software, rfaz tempo que não pesquiso, mas existem os tradicionais simuladores (GK, AmpliTube, AmpKit...) e alguns mullti-pistas, como o GarageBand, para iPhone e iPad.

Desculpe não poder ajudar tanto...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Ter Ago 22, 2017 10:02 am

LFBruschi escreveu:
Bom dia Joabi, qual a diferença dessa Mbox para a Mbox mini 2?
Obrigado

Grande LFBruschi, que legal te ver postando por aqui novamente. up

São interfaces bem diferentes. A MBox Mini é bem mais simples.
A MBox original foi produzida pela Avid (Digidesign, na época) em parceria com a Focusrite, utilizando um preamp baseado no excelente ISA. O som desse pré é muito bom!

A Original não é mais fabricada e deixou de ter drivers oficiais atualizados faz muuuito tempo. Uma pena...

Vantagens da Original:

- Tem duas entradas de Mic, contra uma da Mini.
- Entrada ótica SPDIF, o que a torna uma interface de 4 canais, caso você tenha um conversor digital adequado.
- Inserts, para usar preamps ou processadores externos de forma adequada
- Controle de ganho de entrada para todos os inputs (na entrada de linha, a Mini só tem um Pad)
- Duas saídas de fones
- Construção bem robusta

Na época ela se tornou bem popular, porque além de tudo o que falei, ela vinha com a licença o Pro Tools LE, que depois passou a se chamar somente Pro Tools. Era a forma mais em conta de ter o PT completo e original.
Acima dela era necessário partir para a linha 002, que era Firewire, custava umas cinco vezes mais e vinha com a mesma versão de PT.

Acho que ela é melhor que a Mini e pior que MBox 2. Está no meios das duas...

Como eu disse, ela não tem mais suporte do fabricante para drivers, mas felizmente existe uma empresa alemão que fabrica um driver para ela, e que funciona muito bem (no Mac, pelo menos), inclusive nos sistemas operacionais modernos. É caro (custa uns 250 reais) e só pode instalar em uma máquina, mas, se você tem uma dessas parada em casa ou achar alguém vendendo barato, pode valer a pena. Eu tenho uma e não vendo.

O único incômodo é que ela só trabalha em 48kHz/24-bit, o que era padrão na época. Nenhum problema nisso, e o som dela é ótimo de qualquer forma, mas pode incomodar se você costuma receber muitos projetos gravados em taxas mais altas.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Rico Ribeiro Ter Ago 22, 2017 12:46 pm

Joabi, então você acha que uma Mbox original dessa, para gravação em 24-bits, ainda teria um desempenho superior às Scarlett 2i2 e Presonus Audiobox da vida?
Rico Ribeiro
Rico Ribeiro
Membro

Mensagens : 13
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por LFBruschi Ter Ago 22, 2017 2:02 pm

joabi escreveu:
LFBruschi escreveu:
Bom dia Joabi, qual a diferença dessa Mbox para a Mbox mini 2?
Obrigado

Grande LFBruschi, que legal te ver postando por aqui novamente. up

São interfaces bem diferentes. A MBox Mini é bem mais simples.
A MBox original foi produzida pela Avid (Digidesign, na época) em parceria com a Focusrite, utilizando um preamp baseado no excelente ISA. O som desse pré é muito bom!

A Original não é mais fabricada e deixou de ter drivers oficiais atualizados faz muuuito tempo. Uma pena...

Vantagens da Original:

- Tem duas entradas de Mic, contra uma da Mini.
- Entrada ótica SPDIF, o que a torna uma interface de 4 canais, caso você tenha um conversor digital adequado.
- Inserts, para usar preamps ou processadores externos de forma adequada
- Controle de ganho de entrada para todos os inputs (na entrada de linha, a Mini só tem um Pad)
- Duas saídas de fones
- Construção bem robusta

Na época ela se tornou bem popular, porque além de tudo o que falei, ela vinha com a licença o Pro Tools LE, que depois passou a se chamar somente Pro Tools. Era a forma mais em conta de ter o PT completo e original.
Acima dela era necessário partir para a linha 002, que era Firewire, custava umas cinco vezes mais e vinha com a mesma versão de PT.

Acho que ela é melhor que a Mini e pior que MBox 2. Está no meios das duas...

Como eu disse, ela não tem mais suporte do fabricante para drivers, mas felizmente existe uma empresa alemão que fabrica um driver para ela, e que funciona muito bem (no Mac, pelo menos), inclusive nos sistemas operacionais modernos. É caro (custa uns 250 reais) e só pode instalar em uma máquina, mas, se você tem uma dessas parada em casa ou achar alguém vendendo barato, pode valer a pena. Eu tenho uma e não vendo.

O único incômodo é que ela só trabalha em 48kHz/24-bit, o que era padrão na época. Nenhum problema nisso, e o som dela é ótimo de qualquer forma, mas pode incomodar se você costuma receber muitos projetos gravados em taxas mais altas.


Muito bom Joabi, obrigado pelas boas vindas.
Tenho uma mini2, mas sempre quis a 1 por conta desse pré, no momento não estou gravando nada, mas esse pré sempre me despertou curiosidade. Ainda vale a pena comprar uma dessas.
Um abraço
LFBruschi
LFBruschi
Membro

Mensagens : 1797
Localização : Maceió/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Ter Ago 22, 2017 2:56 pm

Rico Ribeiro escreveu:Joabi, então você acha que uma Mbox original dessa, para gravação em 24-bits, ainda teria um desempenho superior às Scarlett 2i2 e Presonus Audiobox da vida?

LFBruschi escreveu:
Muito bom Joabi, obrigado pelas boas vindas.
Tenho uma mini2, mas sempre quis a 1 por conta desse pré, no momento não estou gravando nada, mas esse pré sempre me despertou curiosidade. Ainda vale a pena comprar uma dessas.
Um abraço

Então, para quem precisa de uma interface nova, investir em equipamento que não tem mais suporte oficial e, portanto, já ficou obsoleto, pode ser uma cilada. Para quem já tem uma ou encontrou alguma a preço de banana num Ebay da vida, esse driver alemão dá uma sobrevida muito bem-vinda para um equipamento que é antigo, mas ainda competente (ela é de 2003...). Atualmente, com o andar da carruagem, minha indicação para quem precisa de uma interface básica, tem sido a Scarlett, pelos drivers modernos, estabilidade e som de qualidade.

Sobre a Presonus que o Rico comentou, acho que a MBox original ainda tem mais som.

No estúdio tenho também uma MBox 2 (não a mini). Acho ela bem legal. Se a sua Mini tiver o mesmo som, LFBruschi, acho que não compensa trocar...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por LFBruschi Ter Ago 22, 2017 3:51 pm

joabi escreveu:
Rico Ribeiro escreveu:Joabi, então você acha que uma Mbox original dessa, para gravação em 24-bits, ainda teria um desempenho superior às Scarlett 2i2 e Presonus Audiobox da vida?

LFBruschi escreveu:
Muito bom Joabi, obrigado pelas boas vindas.
Tenho uma mini2, mas sempre quis a 1 por conta desse pré, no momento não estou gravando nada, mas esse pré sempre me despertou curiosidade. Ainda vale a pena comprar uma dessas.
Um abraço

Então, para quem precisa de uma interface nova, investir em equipamento que não tem mais suporte oficial e, portanto, já ficou obsoleto, pode ser uma cilada. Para quem já tem uma ou encontrou alguma a preço de banana num Ebay da vida, esse driver alemão dá uma sobrevida muito bem-vinda para um equipamento que é antigo, mas ainda competente (ela é de 2003...). Atualmente, com o andar da carruagem, minha indicação para quem precisa de uma interface básica, tem sido a Scarlett, pelos drivers modernos, estabilidade e som de qualidade.

Sobre a Presonus que o Rico comentou, acho que a MBox original ainda tem mais som.

No estúdio tenho também uma MBox 2 (não a mini). Acho ela bem legal. Se a sua Mini tiver o mesmo som, LFBruschi, acho que não compensa trocar...


Sim, realmente não compensa, o ruim é que estou sem protools e preciso instalar o lion ou o snow leopard no macmini que tenho, honestamente lendo esse tópico é que me despertei novamente pra gravar algo. Tudo caminha nos testes ainda, logo, não vou trocar mesmo. abraços
LFBruschi
LFBruschi
Membro

Mensagens : 1797
Localização : Maceió/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Tucone Ter Ago 29, 2017 10:46 pm

Pô, eu fico cabrero também de não ter a opção de não usar o pre das interfaces. Tenho uma mesa Mackie das antigas e adoro os prés dela, fora que tava pensando em comprar um pré mais bacaninha, pra 1 ou 2 canais.
Tucone
Tucone
Membro

Mensagens : 532
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Rafael Macedo Seg Set 04, 2017 4:13 pm

Boa tarde Joabi e pessoal.
Sou totalmente leigo no assunto e preciso de uma ajuda de voces que tem muito mais experiencia e conhecimento.

Estou procurando uma interface simples para usar em casa e tenho pesquisado algumas marcas, modelos, valores e estou muito perdido no assunto e não faço ideia de qual comprar.
Pelo que andei pesquisando seria interessante já comprar uma com 2 canais, no inicio seria apenas para meu estudo e gravar coisas com o contrabaixo, nas acredito que logo posso gravar algo acompanhando um violão ou voz (gravações simples).

Encontrei algumas marcas e modelos todos com os valores proximos no mercado livre e isso me deixou com mais duvida ainda, todos que encontrei com preços que entra no meu orçamento fica até uns R$ 500,00 + ou - e tirando Behringer que achei nova por menos que esse valor (modelo umc22 ou inferior uns R$ 350,00 + ou -) todas as outras são usadas.
Das usadas achei
M-Audio (MTrack, fast track, fast track pro e fast track pro 610) que o valor muda muito até no mesmo modelo e algumas passa o valor e chega a uns R$ 700 a R$ 800.
Presonus Audiobox
Mbox e Mbox 2
Forusrite com valor superior aos R$ 500.
Roland não me lembro do modelo mas com valor superior aos R$ 500.

Voces me indicam algum modelo/marca que vale mais a pena investir? Pode ser até outros modelos tambem, estou aberto a sugestão. Lendo bastante aqui no forum eu vi que algumas que citei não tem mais suporte e gostaria de algo com suporte, mesmo porque será meu primeiro contato e com certeza terei duvidas e dificuldades.

Vou ligar ela em um Notebook com win 10, processador I7 e 12 de memoria Ram, usando fone simples (caso ache melhor e quiser indicar alguma caixa de referencia para proxima compra eu agradeço muito).

Já aproveitando, percebi que em alguns caso tem anuncios com valores maiores pq incluem o Pro tools, vale a pena já comprar incluindo o pro tools, fica caro comprar a parte ou vale a pena usar em outro programa (pro tools 11 na livraria cultura está a R$ 219)? se valer a pena usar em outro indica algum?

Desculpa escrever muito, mas realmente tenho duvidas.
E desde já muito obrigado.
Rafael Macedo
Rafael Macedo
Membro

Mensagens : 42
Localização : Santo André - Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Tucone Seg Set 04, 2017 4:30 pm

Bom, a maioria da galera (me incluo nessa) tem uma certa "aversão" a Behringer, por ser uma marca de não muita confiança em termos de durabilidade e tal. Sendo assim acho que vale a pena gastar R$100, R$200 a mais pra comprar uma coisa mais confiável. Focusrite, Presonus, M-Audio por exemplo. Só tome cuidado e verifique se a interface que você escolher tem saída USB (imagino que seu notebook não tenha Firewire).

Quanto à DAW, realmente algumas interfaces vêm com uma versão de alguma. Só cuidado que muitas DAWs têm mais de uma versão, claro que umas versões mais limitadas que outras. Você pode também (como você mesmo falou) comprar a DAW depois. Ou começar com uma grátis e depois comprar. A Pro Tools mesmo tem uma versão grátis. Outras DAWs têm um preço mais em conta e são bem legais também.
Tucone
Tucone
Membro

Mensagens : 532
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Seg Set 04, 2017 4:39 pm

Rafael, eu tenho indicado a linha Scarlett, da Focusrite. Dá uma olhada no site deles pra descobrir qual modelo vai te atender. A produção tem sido estável e os drivers disponíveis.

Se a idéia for algo mais em conta, procure alguma da Tascam.

Sobre o Pro Tools, cuidado, porque existem várias versões diferentes. Esse da Livraria Cultura certamente foi algum engano, provavelmente é só algum livro sobre o PT. O software na versão mais tradicional custa cerca de R$ 2.000.
No site da AVID você pode baixar a versão gratuita, que é super simples e bem limitada. É mais para você conhecer o software e ver se vale a pena investir na versão completa. Mesmo assim, dá para fazer alguns projetos.

Como usuário do Pro Tools, eu recomendo essa plataforma, apesar do preço, mas existem outras opções no mercado.



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Rafael Macedo Seg Set 04, 2017 4:56 pm

Boa Tarde Tucone.
Muito obrigado pela rapida resposta, comentei a Behringer pq era o mais em conta e mesmo assim teve valores que achei que nem era mais em conta, mas como não conheco nada não sabia se valia a pena pagar este valor a mais ou não principalmente por ser a primeira e para estudo e gravaçoes bem caseiras mesmo.
Sobre a DAW (não sabia o que era, fui pesquisar kkk), realmente a minha ideia seria um free, mas como em alguns anuncios o vendedor diz enviar o pro tools fiquei me perguntando se valeria a pena.

estou descartando as Behringer e vou pesquisar mais sobre os programas free.
mais uma vez obrigado!
Rafael Macedo
Rafael Macedo
Membro

Mensagens : 42
Localização : Santo André - Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Rafael Macedo Seg Set 04, 2017 5:18 pm

boa tarde Joabi.

Muito obrigado pela reposta!
dei uma olhada agora pelo mercado livre pelo cel e vi que tem a Scarlett Solo 2º geração usada a partir de R$ 500, mas por uns 200 + ou - tem nova tambem, acho que seria mais vantagem pela garantia, mas estou estudando tambem. Ah, por um pouco mais de R$ 700 apareceu a Scarlett 2i2, tem muita diferença de uma para outra? Vou pesquisar isso, mas ter opinião de quem realmente usa e entende é muito melhor!

Pesquisei rapido os valores das Tascam que recomendou e vi valores de R$ 500 pra cima, tem algum modelo que voce indica?

Ah, obrigado por me corrigir, realmente na Cultura era apenas o livro, Como respondi para o Tucone vou procurar primeiro um free, mesmo porque preciso aprender a usar.


Rafael Macedo
Rafael Macedo
Membro

Mensagens : 42
Localização : Santo André - Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Rico Ribeiro Seg Set 04, 2017 5:23 pm

Rafael Macedo escreveu:boa tarde Joabi.

Muito obrigado pela reposta!
dei uma olhada agora pelo mercado livre pelo cel e vi que tem a Scarlett Solo 2º geração usada a partir de R$ 500, mas por uns 200 + ou - tem nova tambem, acho que seria mais vantagem pela garantia, mas estou estudando tambem. Ah, por um pouco mais de R$ 700 apareceu a Scarlett 2i2, tem muita diferença de uma para outra? Vou pesquisar isso, mas ter opinião de quem realmente usa e entende é muito melhor!

Pesquisei rapido os valores das Tascam que recomendou e vi valores de R$ 500 pra cima, tem algum modelo que voce indica?

Ah, obrigado por me corrigir, realmente na Cultura era apenas o livro, Como respondi para o Tucone vou procurar primeiro um free, mesmo porque preciso aprender a usar.



Fala Rafael, blz?

Com relação à DAW dê uma olhada no Reaper. É leve e há vários tutorias disponíveis no youtube.
Rico Ribeiro
Rico Ribeiro
Membro

Mensagens : 13
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Seg Set 04, 2017 5:26 pm

^ A 2i2 tem dois canais, a solo só tem um. Pra você acho que seria a 2i2 mesmo.

A tascam de dois canais é a US-2x2

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Rafael Macedo Seg Set 04, 2017 5:51 pm

Boa tarde Rico!
tudo blz e vc?
Muito obrigado pela indicação do Reaper!


Joabi
nossa essa tascam us2x2 ta a R$ 900 no ml e no amazon esta a U$ 150, acho que vou dar mais uma pesquisada porque ficou pesado comprar aqui no Brasil.
Voce mencionou a us2x2 por ter 2 canais, eu encontrei a us1x2 e pelo que eu vi a unica diferença seria que a 1º entrada da 1x2 é xlr e se eu usar um pedal Pre com DI (que eu já tenho) resolveria né!? Ah, o mesmo acontece com a Scarlett Solo ou 2i2?

desculpa esse monte de pergunta de iniciante
Rafael Macedo
Rafael Macedo
Membro

Mensagens : 42
Localização : Santo André - Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Seg Set 04, 2017 6:07 pm


Isso mesmo. A 1x2 e a Solo tem um canal de microfone e um canal de instrumento.

Dá para ligas as duas coisas. Eu me confundi aqui. up



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Rafael Macedo Seg Set 04, 2017 6:18 pm

Blz!!
Agora cabe no meu orçamento! Mas vou pesquisar e ler mais antes de comprar uma das duas

Muito obrigado mais uma vez Joabi!!

Agradeço ao Tucone e ao Rico tambem pela ajuda!

Abraço.

Rafael Macedo
Rafael Macedo
Membro

Mensagens : 42
Localização : Santo André - Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Seg Set 04, 2017 6:27 pm


Vai de Scarlett. A Tascam costumava ser mais em conta. Subiu muito...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Tucone Seg Set 04, 2017 8:00 pm

Bom, não falei antes pra não te influenciar muito porque realmente em termos de DAW tem muitas opções boas, parte vai ser gosto pessoal mesmo. Mas eu também uso Reaper, é (relativamente) barato e funciona que é uma beleza.
Tucone
Tucone
Membro

Mensagens : 532
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Rafael Macedo Ter Set 05, 2017 9:40 am

Já estou negociando uma Scarlett Solo, acho que para primeiro contato e para o que eu vou usar será mais do que suficiente, sem contar que o valor cabe no meu bolso, a 2i2 eu teria que parcelar! Apesar de usada está com o pacote de programas sem uso, então poderei instalar e usar para aprender um pouco mais, mas estou negociando ainda, vamos ver .. kk
Mais uma vez obrigado, estava bem perdido em qual escolher.

Tucone, dei uma olhada muito rapida em uns videos do Reaper acho que vou nele, vi que tem a versão free tambem e alguns tutoriais na internet.
Muito obrigado pela ajuda tambem!

Rafael Macedo
Rafael Macedo
Membro

Mensagens : 42
Localização : Santo André - Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Tucone Ter Set 05, 2017 9:51 am

Que eu saiba você pode testar ele por 60 dias mas depois tem que comprar, US$60.
Tucone
Tucone
Membro

Mensagens : 532
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por heenrique_bass Ter Set 05, 2017 10:22 am

Rafael,

Como já indicaram, vai de Reaper
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 961
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Rico Ribeiro Ter Set 05, 2017 1:52 pm

Tucone escreveu:Que eu saiba você pode testar ele por 60 dias mas depois tem que comprar, US$60.

Ele continua free após 60 dias. O único inconveniente é que fica sempre aparecendo aquela telinha de 05 segundos ao se inicializar o software.
Rico Ribeiro
Rico Ribeiro
Membro

Mensagens : 13
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Tucone Ter Set 05, 2017 1:58 pm

Ah tá. É que achei US$60 um preço tão honesto que comprei direto.
Tucone
Tucone
Membro

Mensagens : 532
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Rafael Macedo Ter Set 05, 2017 3:00 pm

Opa Blz! mais 2 informações.
Obrigado
Rafael Macedo
Rafael Macedo
Membro

Mensagens : 42
Localização : Santo André - Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Ter Set 05, 2017 6:13 pm


O Reaper é bom. Dá uma olhada também no Studio One, Digital Performer, Cubase, Reason... tem vários.

Escolher o software é uma coisa bem pessoal . Baixe os demos e teste quantos puder. Não vá somente pelo, preço, mas escolha o que realmente te atende bem. Em longo prazo qualquer um deles se paga...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Rafael Macedo Qua Set 06, 2017 10:18 am

Ontem eu baixei o Reaper no notebook em casa, como indicaram, mas fiquei apenas vendo videos sobre as configurações, coisas iniciais/basicas e tentando acompanhar as telas do programa, não tentei gravar ainda.

Obrigado pela indicação de outros softwares tambem, estou aprendendo muito com as dicas que voces tem me dado e a cada informação nova eu pesquiso um pouco na net para assimilar melhor o assunto.
Rafael Macedo
Rafael Macedo
Membro

Mensagens : 42
Localização : Santo André - Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Tucone Qua Set 06, 2017 12:53 pm

É isso ai, muito estudo nunca faz mal. Tente aprender com os vídeos tutoriais e já aplicar o máximo possível nas suas gravações que ajuda a guardar os "caminhos".
Tucone
Tucone
Membro

Mensagens : 532
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por SILVIAO Qua Set 06, 2017 6:46 pm

Joabi agradeço as respostas e tenho aqui mais uma pergunta:Voce ja testou o Amplitube ?
O que achou?
Ele grava ou preciso de uma DAW para isso?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Qua Set 06, 2017 8:02 pm


^ É um ótimo simulador de amps, um dos melhores do mercado, mas é totalmente voltado para guitarristas. Para ser sincero, liguei no baixo uma ou duas vezes, e não me fisgou, acho que porque não curto muito a praia de baixo distorcido.

O modo standalone tem um gravador de 8 pistas, mas parece ser bem limitado. Eu uso dentro do Pro Tools mesmo, mas só pra guitarra guia, ou coisas assim.

Dá uma olhada também no Softube Bass Amp Room (esse é bem legal no baixo) e no Brainworx RockRack. No Pro Tools tem ainda o SansAmp PSA-1, que ainda é um dos meus prediletos.


joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 15 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 15 de 17 Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16, 17  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos