Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Home Studio com Joabi

+58
CG
Cantão
Mauricio Luiz Bertola
Claudio Mengarda
Rafael Macedo
Tucone
LFBruschi
SILVIAO
Rico Ribeiro
heenrique_bass
Juninho Sampaio
siodoni
Franco_bass
fheliojr
brucce
Coder
Fernando Zadá
Colono
pluís
Bosclima
Edu
MkThEbEsT
Zéff
Boss2K
bodhan
bassfuria
rmarigo
Adelmo M.
gpraxedes
gui_sozzi
rafeldi
R2Bass
andre dia claro
afonsodecampos
Groovin
marujo
gsfteodoro
LuCaSbass
Andrezinho
enderbass
carimbass
J.Adalberto
GusVCD
Filipe Braga
joabi
Cayo Castro
malka_aff
Daniel
Amagomes
URSOBHZ
Eduardo Chaves
allexcosta
Cid
Fá Mendonça
korg
dibass
Renato
Claudio
62 participantes

Página 9 de 17 Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 13 ... 17  Seguinte

Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Sex 25 Jul 2014 - 0:24


Imagine, fique à vontade pra tirar as dúvidas. Eu sou o que mais aprende aqui. up

Sim, vai precisar de clock mesmo assim. Veja pelo manual se pode ser pelo próprio cabo ótico (ADAT) ou se precisa de cabo de clock separado.

Parabéns pelo brinquedo novo. Divirta-se...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por MkThEbEsT Ter 29 Jul 2014 - 10:44

joabi,

Vi um video seu no youtube do qual fala sobre microfonação de contra baixo, no video, você utilizou apenas 01 microfone. Essa é a maneira que você mais utiliza, ou gosta de gravar com mais de 01 microfone?Se puder expor um pouco da maneira que mais lhe agrada em microfonar amps de baixo.

Abração!
MkThEbEsT
MkThEbEsT
Membro

Mensagens : 151
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Ter 29 Jul 2014 - 11:02


Pra ser bem sincero, em 95% dos casos eu só uso a linha, passando por um bom pré. Fiz o vídeo porque algumas pessoas me pediram pra mostrar na prática e aproveitei uma gravação que estava acontecendo.

Quando gravo o amp eu prefiro um mic, condensador, um pouco afastado da caixa. Com dinâmico gravo bem perto do falante, e gosto do Sennheiser MD421. A escolha do mic e da posição dependem muito do som que está na sala. Só ouvindo...

Gostei bastante da sua gravação do amp valvulado. up
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por MkThEbEsT Ter 29 Jul 2014 - 11:14

Valeu mestre pela enorme atenção, como sempre.

Forte Abraço!
MkThEbEsT
MkThEbEsT
Membro

Mensagens : 151
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por malka_aff Seg 11 Ago 2014 - 0:13

captar acordeon ao vivo, qual o melhor jeito, Joabera?
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Seg 11 Ago 2014 - 10:56


Malka, em estúdio gosto de usar um par de AKG 414, mas ao vivo pode usar um dinâmico, posicionado na saída de ar frontal que funciona bem. Se o músico precisar se locomover no palco um mic de lapela com presilha (tipo os mics pra sax) são melhores, com ou sem transmissor.

Algumas sanfonas têm um captador embutido, mas não costuma ser muito bom. Tem que perguntar pro sanfoneiro se ele curte o som e testar, mas o mic é mais seguro.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por carimbass Seg 11 Ago 2014 - 11:34

joabi escreveu:
Malka, em estúdio gosto de usar um par de AKG 414, mas ao vivo pode usar um dinâmico, posicionado na saída de ar frontal que funciona bem. Se o músico precisar se locomover no palco um mic de lapela com presilha (tipo os mics pra sax) são melhores, com ou sem transmissor.

Algumas sanfonas têm um captador embutido, mas não costuma ser muito bom. Tem que perguntar pro sanfoneiro se ele curte o som e testar, mas o mic é mais seguro.

Se for de banda 99% dos acordeons tem captação embutida( o que muitas vezes não passa de uma bobina de microfone acoplada na parte interna da sanfona ), você liga um cabo no jack manda pra mesa e já era. Em banda normalmente não se capta os baixos, se for trabalho solo ou em trio a captação do baixo é necessária.

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Seg 11 Ago 2014 - 11:40


^ Exato, o pessoal de banda, principalmente sertanejo, se resolve bem, mas pra música regional/instrumental é bom ver com o sanfoneiro. Se for usar a captação do próprio instrumento é legal usar um DI bacana, pois o sinal costuma ser baixo. Alguns captadores são tão ruins que compensa colocar o mic.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por malka_aff Seg 11 Ago 2014 - 18:34

é um trio instrumental, Acho que vou por dois mics dinâmicos um em cada lado da sanfona e vou testar. O bom é que o gaitero toca sentado. =D
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Boss2K Seg 11 Ago 2014 - 19:56

^É sanfona ou gaita de botão?  Cool 

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por malka_aff Seg 11 Ago 2014 - 22:18

Se por sanfona tu quer dizer acordeon com teclado eh sanfona.

Hehe
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Boss2K Seg 11 Ago 2014 - 23:22

malka_aff escreveu:Se por sanfona tu quer dizer acordeon com teclado eh sanfona.
“A verdadeira sanfona é aquele instrumento menor, de oito baixos,
onde abrindo o fole é uma nota e fechando é outra, ensinada de pai
para filho, conhecido no interior do nordeste como pé-de-bode ou
concertina, e no sul como gaita-ponto ou gaita de botão”.
Oswaldinho do Acordeon

Já o acordeon abrindo e fechando o fole é a mesma nota ...  clown

Já gaita de botão sem teclado ...

Home Studio com Joabi - Página 9 Acorde%C3%A3o-gaita-sanfona-instrumentos-de-fole

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por MkThEbEsT Seg 11 Ago 2014 - 23:47

Joabi,

Esse processo de exportar um projeto inteiro para ser aberto em outra DAW, ocorre alguma perda de qualidade do material gravado?

Por exemplo, um cara gosta de gravar e editar no Logic e exporta para mixar no Pro Tools ou envia para mixar em outro estudio maior.

Abraço!
MkThEbEsT
MkThEbEsT
Membro

Mensagens : 151
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por malka_aff Seg 11 Ago 2014 - 23:56

Boss2K escreveu:
malka_aff escreveu:Se por sanfona tu quer dizer acordeon com teclado eh sanfona.
“A verdadeira sanfona é aquele instrumento menor, de oito baixos,
onde abrindo o fole é uma nota e fechando é outra, ensinada de pai
para filho, conhecido no interior do nordeste como pé-de-bode ou
concertina, e no sul como gaita-ponto ou gaita de botão”.
Oswaldinho do Acordeon

Já o acordeon abrindo e fechando o fole é a mesma nota ...  clown

Já gaita de botão sem teclado ...

http://www.dicasaki.com/wp-content/uploads/2011/07/Acorde%C3%A3o-gaita-sanfona-instrumentos-de-fole.jpg

To sabendo disso tudo ae, só não sabia os nomes nordestinos pra gaita de oito baixos.

O caso é que aqui no sul todo mundo que toca algum tipo de fole é chamado de gaitero pirat 
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Ter 12 Ago 2014 - 0:01

MkThEbEsT escreveu:Joabi,

Esse processo de exportar um projeto inteiro para ser aberto em outra DAW, ocorre alguma perda de qualidade do material gravado?

Por exemplo, um cara gosta de gravar e editar no Logic e exporta para mixar no Pro Tools ou envia para mixar em outro estudio maior.

Abraço!

Não, nenhuma perda, desde que não seja feita nenhuma conversão. É digital, não tem perdas.



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Edu Ter 12 Ago 2014 - 8:18

Joabi, vi que tu falou sobre gravar o baixo com MD 421. Sou maluco por esse microfone, mas por acaso tu já tentou gravar baixo com o e602? Eles são semelhantes, mas tem algumas diferenças. Alias, ouvi gravações com o MD 421 e com o Audix no bumbo que ficou uma porrada rs melhor que o D112 umas mil vezes. Curto o Shure Beta 52a nesses casos também..



Malka/Boss

Aqui no sul tudo é gaita rsrsrsrs
gaita piano, gaita de boca ou gaita de botão  Razz um em cada um milhão fala acordeon
Se chegar aqui e falar sanfona é capaz do pessoal pensar que é sanfona de embreagem ou coisa assim rsrs
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Ter 12 Ago 2014 - 12:04


Edu, quando você diz baixo se refere ao amp/caixa, não ao baixo acústico, correto? Meu mic predileto, de longe, é o U87, ou o 414, mas entre os dinâmicos gosto muito do 421 mesmo. O e602 tem um som bem específico (bem "scoop"), totalmente diferente do 421... é preciso querer esse som.

Nosso amigo MkThEbEsT fez uma excelente gravação com o D112 na caixa do baixo. Entre tudo o que envolve mics, saber posiciona-los faz uma ENORME diferença.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Edu Ter 12 Ago 2014 - 13:20

com certeza, o posicionamento faz toda diferença. Me refiro a baixo elétrico. o Audix d6 consegue ser mais scoop ainda que o e602 rsrs o MD421 é um sonho, tem um som único e o U87.. nossa.. se eu tivesse um ficaria até com medo de usar kkkkkk nunca imaginei gravar baixo com o 414, não sei como ele se sairia nos graves mas ele tem uma coloração incrivelmente legal nas frequências altas.
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por pluís Ter 12 Ago 2014 - 16:38

Joabi,boa tarde.

Gostaria de perguntar duas coisas:

Gostaria de investir em monitores para uso próprio,inicialmente nada demais. Conseguiria me dar uns 3 modelos de preços acessíveis a razoáveis que possa me indicar?

Segunda dúvida: Vou trabalhar com esquema de VS. Já tenho alguma experiência nesse sentido,mas não "pilotando" o projeto.
Devem conter no mesmo: violões,percussão e teclado. As vezes,pode ter até back vocal junto.
Gostaria de dicas sobre o que fazer (e principalmente) o que não fazer para ter um resultado satisfatório,tendo em vista shows.

Obrigado!
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Ter 12 Ago 2014 - 17:06


^ Monitores: gosto dos Yamaha. Tente achar um par de NS-10 em bom estado, mas não são amplificados. As HS-50 e HS-80 também são legais, dependendo do tamanho da sua sala. Se quiser algo mais em conta, indico a linha de estúdio da Edifier, não a linha multimidia.

Desculpe a ignorância, mas o que é VS?  scratch 

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Boss2K Ter 12 Ago 2014 - 17:11

maybe ... estúdio portátil .. virtual studio ...  Pergunta 

Home Studio com Joabi - Página 9 Info_01R_L

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por pluís Ter 12 Ago 2014 - 17:43

joabi escreveu:
^ Monitores: gosto dos Yamaha. Tente achar um par de NS-10 em bom estado, mas não são amplificados. As HS-50 e HS-80 também são legais, dependendo do tamanho da sua sala. Se quiser algo mais em conta, indico a linha de estúdio da Edifier, não a linha multimidia.

Desculpe a ignorância, mas o que é VS?  scratch 


Pensei nos Yamaha. Não sabia ao certo modelo.

VS seria como se fosse um sample de instrumentos. Bastante usados hoje em dia. Método pra quem quer limar músicos,ou mesmo,"multiplica-los". É bastante comum,principalmente no meio sertanejo e semelhantes.

A intenção é que mesmo quando não haja os músicos em si,não se perde "peso" no show.


Adicionando detalhe: A sala no caso (meu quarto), não é grande. Independente do tamanho,a idéia do triângulo equilátero se aplica?
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Boss2K Ter 12 Ago 2014 - 17:47

^VST ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por pluís Ter 12 Ago 2014 - 17:48

Boss2K escreveu:^VST ...


Por aqui o pessoal usa a nomenclatura de VS  hide 
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Ter 12 Ago 2014 - 18:12


Agora ficou claro. VS é o equipamento da Roland, postado pelo Boss, que ficou conhecido por essa aplicação ao vivo, por ser multipista. Nem me liguei na hora que li a pergunta, desculpe.

Bom, depende da estrutura que você terá disponível e da preferência técnico. Eu acho que a situação ideal é poder mandar para a frente os subgrupos estéreo separados por tipos de instrumentos (vozes, violões/gtr, teclados, percussões, etc) e o técnico mixa cada subgrupo com a banda.

Nem sempre isso é possível, então tem que adaptar pra algo mais simples e viável. Já tem o VS ou vai usar computador/interface? Quem vai disparar, alguém da banda ou o técnico?

Sobre os monitores, a idéia do triângulo se aplica, mas é importante ter um espaço mínimo, pra que as caixas não fiquem tão coladas na parede, principalmente se tiverem duto de ar atrás. Ajuste conforme seu espaço disponível e mande bala. up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por pluís Ter 12 Ago 2014 - 18:52

joabi escreveu:
Agora ficou claro. VS é o equipamento da Roland, postado pelo Boss, que ficou conhecido por essa aplicação ao vivo, por ser multipista. Nem me liguei na hora que li a pergunta, desculpe.

Bom, depende da estrutura que você terá disponível e da preferência técnico. Eu acho que a situação ideal é poder mandar para a frente os subgrupos estéreo separados por tipos de instrumentos (vozes, violões/gtr, teclados, percussões, etc) e o técnico mixa cada subgrupo com a banda.

Nem sempre isso é possível, então tem que adaptar pra algo mais simples e viável. Já tem o VS ou vai usar computador/interface? Quem vai disparar, alguém da banda ou o técnico?

Sobre os monitores, a idéia do triângulo se aplica, mas é importante ter um espaço mínimo, pra que as caixas não fiquem tão coladas na parede, principalmente se tiverem duto de ar atrás. Ajuste conforme seu espaço disponível e mande bala. up


VST será disparado por mim,com computador + interface.
No modo que usei anteriormente,era disparado pelo batera. Em L iria o VST e R o bit. É o jeito mais prático nesse caso?

Entendi. Sobre essa questão do espaço mínimo,acho que precisarei readaptar o posicionamento da mesa. Já li sobre algo em torno de 1,5m de espaço entre os lados do triângulo. Seria isso? Se sim,qual seria mais ou menos a medida da sala,pra digamos,ficar agradável?
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por MkThEbEsT Ter 12 Ago 2014 - 23:27

Cabei relendo praticamente o topico inteiro e esse topico é uma aula de informação para todos os apaixonados por música. Parabéns a todos que contribuem para nós leigos. Vocês não sabem o quanto isso é importante e motivador para nós, pois eu realmente imagino a dificuldade de vocês quando começaram, pois informação como estas eram pra poucos e os que tinham, acredito, não tinham tanta vontade de compartilhar como vocês tem conosco.

Obrigado a todos, principalmente ao mestre Joabi, Claudio, Boss e tantos outros que sempre dão pitacos de qualidade.

Abração!
MkThEbEsT
MkThEbEsT
Membro

Mensagens : 151
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Qua 13 Ago 2014 - 18:56

pluís escreveu:
VST será disparado por mim,com computador + interface.
No modo que usei anteriormente,era disparado pelo batera. Em L iria o VST e R o bit. É o jeito mais prático nesse caso?

Quantos canais de saída você tem disponíveis? Se forem só dois, esse é jeito, se forem mais, mande a base estéreo pra frente e o click fica só no palco (direto pro batera), nem vai pra frente.

Entendi. Sobre essa questão do espaço mínimo,acho que precisarei readaptar o posicionamento da mesa. Já li sobre algo em torno de 1,5m de espaço entre os lados do triângulo. Seria isso? Se sim,qual seria mais ou menos a medida da sala,pra digamos,ficar agradável?

Teste o posicionamento ouvindo boas gravações nas caixas, sem se preocupar tanto com o tamanho da sala. Estou longe de ser bom conhecedor de acústica, mas acho que para o que você precisa, só posicionando as caixas um pouco afastadas da parede e abrindo um pouco mais de 1 metro entre elas já deve dar um resultado satisfatório. Tente não deixar a sala viva demais (coloque uns tapetes, cortinas, etc onde for possível). Se for pra mixar pra valer você precisará de outra estrutura, na minha opinião.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Qua 13 Ago 2014 - 19:01

MkThEbEsT escreveu:Cabei relendo praticamente o topico inteiro e esse topico é uma aula de informação para todos os apaixonados por música. Parabéns a todos que contribuem para nós leigos. Vocês não sabem o quanto isso é importante e motivador para nós, pois eu realmente imagino a dificuldade de vocês quando começaram, pois informação como estas eram pra poucos e os que tinham, acredito, não tinham tanta vontade de compartilhar como vocês tem conosco.

Obrigado a todos, principalmente ao mestre Joabi, Claudio, Boss e tantos outros que sempre dão pitacos de qualidade.

Abração!

Valeu mesmo! E não se esqueça do Korg, que cuidava desse tópico quando eu nem estava no fórum ainda. Eu também aprendo muito por aqui, conhecendo equipamentos novos e pesquisando sobre o que me perguntam, pra tentar não falar (tanta) besteira... Very Happy

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por pluís Qui 14 Ago 2014 - 10:16

joabi escreveu:
Quantos canais de saída você tem disponíveis? Se forem só dois, esse é jeito, se forem mais, mande a base estéreo pra frente e o click fica só no palco (direto pro batera), nem vai pra frente.

Na placa atual seria isso mesmo,dois. Mas de repente,faço algo e invisto em alguma.
(Alguma indicação de interface boa para esse uso?)


Teste o posicionamento ouvindo boas gravações nas caixas, sem se preocupar tanto com o tamanho da sala. Estou longe de ser bom conhecedor de acústica, mas acho que para o que você precisa, só posicionando as caixas um pouco afastadas da parede e abrindo um pouco mais de 1 metro entre elas já deve dar um resultado satisfatório. Tente não deixar a sala viva demais (coloque uns tapetes, cortinas, etc onde for possível). Se for pra mixar pra valer você precisará de outra estrutura, na minha opinião.  

Legal. Sobre acústica,você teria alguma leitura recomendável? Manual prático de Acústica você recomenda?
Quero entender mais sobre esse posicionamento para esse efeito de não deixar a sala viva...
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Boss2K Qui 14 Ago 2014 - 11:09

pluís escreveu:Legal. Sobre acústica,você teria alguma leitura recomendável? Manual prático de Acústica você recomenda?
Quero entender mais sobre esse posicionamento para esse efeito de não deixar a sala viva...
Não deixar a sala viva, significa tratar a difusão do som. Tem muito material na internet ...

http://www.bhphotovideo.com/explora/audio/tips-solutions/holiday-2012-how-set-room-recording-and-mixing

http://ethanwiner.com/acoustics.html

http://music.tutsplus.com/tutorials/beginners-guide-to-acoustic-treatment--audio-1274

http://www.acousticsblog.com/2012/studio-acoustics-how-to-treat-recording-and-live-rooms/

http://www.soundonsound.com/sos/jul05/articles/qa0705_5.htm

http://www.soundonsound.com.br/forum/showthread.php?755-Tratamento-Acustico-para-novo-HOME-STUDIO-sala-quase-quadrada

http://www.artsomstudio.com.br/blog/isolamento-acustico-para-home-studio

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1299.0

http://meuhomestudio.blogspot.com.br/

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Qui 14 Ago 2014 - 14:51


Valeu, Boss, vou ler também... Very Happy

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por pluís Qui 14 Ago 2014 - 22:18

Boss2K escreveu:Não deixar a sala viva, significa tratar a difusão do som. Tem muito material na internet .

Valeu Chefe!  claps
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Colono Sáb 23 Ago 2014 - 16:19

faz alguma diferença todo esse tratamento acústico pra usar mics dinâmicos? Tipo SM58 e tal gravando voz

rola gravar voz apenas com mics dinâmicos ou fica tosco?

é melhor aqueles filtros anti pops, aquela esponja redonda ou só a grade metálica dos dinâmicos já resolve? Me refiro aos PUF'S e sibilâncias, aos "T", "P", "S", etc


Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Sáb 23 Ago 2014 - 17:58

Colono escreveu:faz alguma diferença todo esse tratamento acústico pra usar mics dinâmicos? Tipo SM58 e tal gravando voz

Para mim faz bastante diferença, principalmente na voz. Mas lembre-se que tratamento é diferente de isolamento acústico, ok? São coisas complementares.


rola gravar voz apenas com mics dinâmicos ou fica tosco?

Rola sim. Meus mics prediletos: Telefunken M80, Sennheiser MD421. Shure SM7 e Eletro-Voice RE-20 são clássicos. Experimente deixar um pouco mais afastado do que a pessoa usaria ao vivo, que normalmente são colados na boca. Use o pop filter para definir a distância desejada.


é melhor aqueles filtros anti pops, aquela esponja redonda ou só a grade metálica dos dinâmicos já resolve? Me refiro aos PUF'S e sibilâncias, aos "T", "P", "S", etc

Para puff e pop use os filtros anti-pop, para sibilance incline o mic um pouco (ou afaste), para vento (eventos ao ar livre) ou respiração forte (nos violões, por exemplo) use a espuma. A grade ajuda, mas é só uma proteção física para a capsula. Se o cantor tiver muito puff ela não dá conta sozinha.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Colono Sáb 23 Ago 2014 - 19:07

o MD 421 deve ficar melhor que muitos condensadores na voz. Acho o único dinâmico melhor que o SM57. Pra voz deve ficar show!
O SM7 se não me engano é usado pra bumbo?! Deve ter uma sonoridade peculiar!
O RE-20 eu conheço. É uma gritaria de agudo infernal, é o único motivo que eu não gosto desse mic, mas fora o excesso de altas tem um ótimo som nos médios. Deve ser um ótimo concorrente do SM57 pra usar em baixo por ex rsrs
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por pluís Seg 25 Ago 2014 - 10:28

Grande Joabi...

Voltando com mais uma curiosidade:

E os monitores KRK? Conhece algum pessoalmente? Indicaria algum modelo?
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Seg 25 Ago 2014 - 11:27


Nunca tive a oportunidade de trabalhar "sério" com nenhum modelo da marca. Ouvi algumas vezes, mas não é meu som... tem gente que adora. Tente encontrar algum estúdio perto de você que use essa marca, são bem comuns.


joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Colono Seg 25 Ago 2014 - 15:00

até que ponto é necessário isolar um quarto ou sala para ter condições de gravar com um condensador?
é possível gravar sem ruído de moto, carro, vizinha, parente, cachorro, sem barulho do papel com a letra da música, dos movimentos do vocalista e coisas do tipo com um isolamento básico? Levando em conta que a sala é tratada, com timbres satisfatórios, nem muito viva, nem muito seca. O que seria eficiente para isolar um quarto/sala dos ruídos externos pra voz? Isolar janelas e as frestas da porta de alguma maneira?

Ou é impossível isolar eficientemente a sala pra gravar voz com um dinâmico?
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Seg 25 Ago 2014 - 16:53


Colono, é praticamente impossível responder sem conhecer de perto sua sala e a região onde você está. Se você precisa de isolamento, recomendo levar um especialista no assunto (talvez um arquiteto com experiência ou mesmo um eng. civil) pra te dar um parecer mais preciso. O isolamento depende totalmente do que tem em volta de você (indústrias, comércio, trânsito pesado), por isso tem que medir no horário de pico pra saber o quanto de ruído deve ser reduzido.

Se a sala já está tratada, provavelmente será necessário tirar o tratamento para isolar.

Mas, faça alguns testes... você já está gravando nessa sala? Grave algo num horário que tem bastante ruído e ouça o quanto "vaza" na captação. Isso vai te dar uma idéia do problema. Geralmente ruídos de cães, caminhões e máquinas pesadas (serralherias, marcenarias...) são os mais chatos.

EDIT: Veja o tópico do Cid. Ele está justamente na etapa de isolamento. Talvez te dê alguma referência.

https://www.contrabaixobr.com/t26048-construindo-meu-home-studio-parte-2?highlight=construindo

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Colono Seg 25 Ago 2014 - 17:26

estou acompanhando esse tópico. Na verdade eu só tenho mics dinâmicos e tava pensando em comprar um condensador, mas um amigo falou que condensador capta tudo, tudo mesmo.
Pensei que pudesse fazer algo simples, eficiente e barato, mas pelo que tu falou é preciso um profissional $gabaritado$. Meu caso é bem amador, não é para grandes investimentos. Vou abandonar a ideia do microfone condensador rs
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Seg 25 Ago 2014 - 18:23


Então, é difícil avaliar o que você precisa, mas fazer o isolamento depois de tudo pronto não costuma sair barato.

De qualquer forma, recomendo fazer testes. Condensadores são um pouco mais sensíveis mesmo, mas às vezes funciona, se gravar nos horários mais tranquilos.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por MkThEbEsT Sáb 30 Ago 2014 - 22:43

Fala Joabi,

Algumas interfaces de audio possuem uma entrada chamada de Instrumento ou High Z, que é possivel ligar diretamente o instrumento na interface, isso quer dizer que a propria interface possue um direct box ali?Ou é melhor utilizar um Direct Box Separado e só apos ligar na interface?

Abraço!
MkThEbEsT
MkThEbEsT
Membro

Mensagens : 151
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Boss2K Sáb 30 Ago 2014 - 23:21

Não sou o joabi ... hehehe! hide

High Z = Alta impedância

Pra conectar dispositivos de alta impedância, e pode substituir um DI ...

Não serve pra ligar a saída de um DI nela, porque este recebe alta impedância e converte em baixa impedância, balanceada (praticamente Line Level).

Depois o professor passa aí e me corrige ... Very Happy

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Dom 31 Ago 2014 - 15:50


Obrigado, chefe. Concordo com você.

MkThEbEsT, considero semelhante a uma entrada de amplificador de baixo. Geralmente tem 1 Mega Ohms, e, portanto, dispensa o DI, como o chefe já falou.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por MkThEbEsT Dom 31 Ago 2014 - 21:13

Obrigado novamente pela atenção mestres Boss e Joabi.

Abraço!
MkThEbEsT
MkThEbEsT
Membro

Mensagens : 151
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Colono Sex 5 Set 2014 - 11:41

essa é uma pergunta que poderá servir a muitos iniciantes no mundo dos microfones.

-Cada microfone tem sua característica sonora de captação. É possível gravar com um microfone (bom é claro) que não tenha presente exatamente as frequências que queremos ouvir e puxar essas frequências num equalizador?

por exemplo, eu vejo o pessoal comentando do peso e do grave do SM58. Eu acho que ele peca um pouco nas altas e fica abafado frente a outros modelos de mão. Seria possível por exemplo puxar os agudos num equalizador e tornar o SM58 parecido com o Beta58 (que tem mais agudos e menos graves que o SM58). Ou fazer o contrário, dar um boost de graves no Beta58 e deixá-lo próximo ao SM58?

Se sim, sabendo equalizar seria possível melhorar mics baratos e deixá-los com som de mic caro, ok? Poupando o nosso bolso...

O que dizem as autoridades no assunto?
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Boss2K Sex 5 Set 2014 - 11:49

Colono escreveu:(...) É possível gravar com um microfone (bom é claro) que não tenha presente exatamente as frequências que queremos ouvir (...)

scratch scratch scratch

Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais? geek

Se é bom, como é que não tem as frequências que se espera de um microfone (bom)?

Um microfone capta todo o espectro sonoro e uma quantidade equilibrada de som ambiente, se você realçar determinadas frerquências, pode realçar também outros sons que não interessam ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Colono Sex 5 Set 2014 - 13:12

Boss, acho que temos duas questões agora:
-por ex, um SM57 vai dos 40Hz aos 20K. Se tu diz que um microfone bom capta todos o espectro sonoro, quer dizer que um AKG que começa a captar nos 80Hz e tem mais grave "presente" e na cara não é tão bom como um 57 abafado, ganho baixo e comprimido?

-outra, um SM58 é grave, preenche bastante, mas tem agudos abafados. Já um Beta58 tem um grave mais magro e é muito melhor nos agudos que um SM58. Para entender melhor a minha questão: Seria possível abater essa diferença de preço e qualidade com um equalizador, tipo dando um boost de agudos no SM8 e um boost de graves no Beta58? Não ficariam BEM semelhantes? Se sim, outros modelos mais baratos poderiam chegar perto do som de microfones mais caros. To certo?


Última edição por Colono em Sex 5 Set 2014 - 13:50, editado 1 vez(es)
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Sex 5 Set 2014 - 13:22


Colono, parece simples, não é? Mas cuidado com esses atalhos...

O ponto-chave é que você está confundindo frequência com timbre. O fato de alguns microfones captarem o espectro de frequências inteiro (tem alguns que não captam) não significa que as relações de harmônicos fundamentais e superiores serão iguais, e é isso que dá a característica única de cada modelo. É uma coisa que não dá pra reproduzir só com equalização.

Um técnico experiente consegue mudar bastante um som captado para que fique mais próximo do que ele busca numa mixagem, mas mesmo um microfone muito bom precisa de correções para que tudo "encaixe" na mix. Cada mic tem uma curva de resposta, fornecida pelo fabricante, que ajuda a dar uma idéia de como o modelo se comporta, mas posicionamento e acústica da sala são tão importantes quanto o modelo de mic que se usa, sem falar na fonte sonora... Um violão com cordas velhas e timbre morto sempre vai soar assim... o som pode até conter agudos, mas não terá os harmônicos superiores fornecidos por cordas novas, percebe? E não é com equalização que se recupera isso, é trocando as cordas. É preciso lembrar que o microfone capta um som que já existe, e achar que só de colocar um bom mic vai resolver tudo automaticamente é um grande engano que muita gente comete.

Pra se aprofundar um pouco mais no assunto, talvez seja útil estudar a importância que a Série Harmônica tem na formação dos sons e no que chamamos de timbre.

Como eu disse no início, cuidado com os atalhos tentadores. Existem muitos no mundo do áudio. Apesar disso, a pergunta foi interessante, e essa situação deve mesmo passar pela cabeça de muita gente. up
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 9 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 9 de 17 Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 13 ... 17  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos