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Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

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Mensagem por Thales_Sr 26/1/2010, 11:52 pm

EM SERIE eu ate posso imaginar um resistor de 4OHMS com uma caixa de 4 OHMS totalizando 8??
Não funciona. Primeiro, que você estaria desperdiçando potência em forma de calor. Depois, que o resistor precisaria ter uma especificação de potência bem alta, e esses resistores são muito caros.

Em paralelo a caixa de 8 e um resistor de 8OHMS nao teria o mesmo resultado??
Vai ter o mesmo problema da outra. Reduz a eficácia da caixa, e gasta dinheiro a toa.

Eletronicamente falando pode ser possivel??Isso afetaria o resultado sonoro??
Só por alterar ligação, não dá. Tem que ver qual é essa mágica aí.
Impedância de falante não altera em nada o resultado sonoro. O que altera são os parâmetros thiele-small, projeto da caixa, tamanho do falante...

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Mensagem por Alex Guimaraes 27/1/2010, 9:05 am

SILVIAO escreveu:4 e 8OHMS??

amigo pesquisei na net sobre a possibilidade de "transformar" uma caixa de 8 em 4OHMS,gostaria de uma opinião a respeito !!O que penso em fazer seria uma chave SERIE /PAralelo com o uso de resistores apropriados ,gostaria de saber se alguem ja etstou isso se afeta a qualidade do som ,perda de potencia ,etc??
Mudando uma caixa de 8r para 4r você pode ter um ganho de potência de até 100% no amplificador (se a impedância mínima do mesmo for 4r)...

mas no caso de se usar um resistor para este fim, o mesmo irá converter metade da potência gerada pelo amp em calor...

por isso, é um procedimento inútil!!!

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Mensagem por CG 28/1/2010, 12:16 am

Thales, não desisiti do pre amp estou aguardando os fets, só faltam eles...

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Mensagem por Thales_Sr 28/1/2010, 8:33 am

Thales, não desisiti do pre amp estou aguardando os fets, só faltam eles...

Tranquilo... Fico no aguardo de dúvidas/resultados. Abraços

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Mensagem por SILVIAO 28/1/2010, 8:38 am

E se para modificar a impedencia eu utilizasse um tranformador em apralelo com a caixa de 8OHMS??
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Mensagem por Thales_Sr 28/1/2010, 11:50 am

E se para modificar a impedencia eu utilizasse um tranformador em apralelo com a caixa de 8OHMS??

Amplificadores valvulados usam desse artifício... Mas veja quanto custa um trafo desses. Dica: É um dos motivos porque amplis valvulados são tão mais caros.

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Mensagem por Nando Medeiros 1/2/2010, 11:49 am

Bom, espero que o Thales possa me ajudar também (hehehe):

CAPTADORES ATIVOS E PASSIVOS

Aqui eu pergunto não sobre qual é melhor, preferido, melhor timbre... mais barato ou etc. Concordo contigo, estas questões são pessoais e não se tem por que discuti-los.

Contudo, aqui me questiono sobre questões mais técnincas, do porque um captador pode ter suas duas versões, ativo e passivo.

Estou em busca mais das questões - "físicas/químicas/matemáticas" de um modelo e do outro.. hehehe.

Já aprendi aqui e em um outro forum internacional, que os passivos geram uma corrente elétrica maior que a produzida pelos captadores ativos.
Assim os captadores ativos precisam de um circuito pré-amplificador para tornar a corrente mais "entendível" para o amplificador.

Assim também me pergunto:
1 - Geram uma maior corrente por terem captadores mais "poderosos" com uma "bobina" e fiação consideravelmente maiores que os ativos?

2 - Os captadores ativos utilizam materiais menos condutores (mais baratos) na sua construção? (O preço não menciona este tipo de diferença.

2.1 - Ou os captadores ativos apenas utilizam menos voltas das bobinas que geram o campo magnético?

2.2 - Talves estes caps ativos representem um menor custo para a empresa, pois utiliza menos matéria-prima e é mais rápida sua produção - (faço minha hipótese aqui)

Bom, obrigado
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Mensagem por Thales_Sr 1/2/2010, 1:38 pm

Vamos às diferenças:

Captador é basicamente um pedaço de imã, envolto em fio. Todos os captadores magnéticos, ativos ou passivos, são assim.
A diferença é que o passivo não utiliza fonte de alimentação, o ativo tem um pré embutido nele.

Como o ativo tem um pré embutido, pode-se usar bobinas menores. Com isso, abre mais opções de projeto, pois dá pra compensar a saída menor (consequência de bobinas pequenas) com um ganho no pré.

1 - Geram uma maior corrente por terem captadores mais "poderosos" com uma "bobina" e fiação consideravelmente maiores que os ativos?
Sim, sem o pré, os captadores "ativos" teriam uma saída bem baixa. Um exemplo disso são os captadores da bartolini, que são PASSIVOS, porém feitos para serem usados em conjunto com o pré dela.

2 - Os captadores ativos utilizam materiais menos condutores (mais baratos) na sua construção? (O preço não menciona este tipo de diferença.
Não... Quero dizer, não necessariamente. Se eu quiser fazer um captador ativo com componentes baratos, posso...

2.1 - Ou os captadores ativos apenas utilizam menos voltas das bobinas que geram o campo magnético?
Como respondido acima, geralmente é isso.

2.2 - Talves estes caps ativos representem um menor custo para a empresa, pois utiliza menos matéria-prima e é mais rápida sua produção - (faço minha hipótese aqui)
Não.... Na verdade, o custo do captador é bem baixo.... Boa parte do preço é custo de pesquisa. O cap ativo usa menos cobre, mas tem o pré, então o preço meio que se compensa (claro, depende muito do projeto).
O tempo que se leva pra produzir um captador é baixo, não muda muito de cap ativo pra passivo não... Isso também não é levado em conta.

Basicamente, ser ativo ou passivo é uma escolha de projeto.

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Mensagem por Nando Medeiros 1/2/2010, 1:45 pm

Bom, Thales, muito obrigado pelas resposta.

O item 2.2 já saí bastante do meio musical e entra na minha profissão hehehe, métodos de produção e entender o que a empresa ganha em fabricar um produto semelhante com menos material. E por aí a fora hehehe.


Obrigado, novamente.
Boa tarde.
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Mensagem por Daniel 8/2/2010, 10:34 pm

Thales, comprei um Art Tube Studio V3 pra mim, mas veio sem a fonte apropriada.

Segundo o manual (e o aparelho), é alimentado por corrente 9V AC.

Como é o fornecimento de energia AC? O pedal de output 9V DC ligado com outros pedais é capaz de alimentá-lo a contento?? Corro risco de danificar pedal ou fonte DC testando isso??

Aguardo. T+
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Mensagem por GusVCD 8/2/2010, 11:00 pm

^ Existem fonte nessa configuração... a fonte q alimenta o POD 2.0, o POD XT e os DI dos baixos e guitarras Variax são 9V ac...

Normalmente são todas de 2 ampéres nos equipos Line6...

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Mensagem por Daniel 8/2/2010, 11:03 pm

Blz Gus, mas eu queria saber se dá pra usar uma fonte só.

Daí eu pegaria uma visual sound ou godlyke, ambas DC.

Eu to perguntando tb pq os pedais BOSS antigos eram ACA 9V, e a fonte DC sozinha nele fica ruim, ao passo que junto com outros pedais ela funciona normalmente.

Será que esses 9VAC tem algo de semelhante se fizer a mesma coisa??

t+

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Mensagem por Thales_Sr 8/2/2010, 11:21 pm

Como é o fornecimento de energia AC? O pedal de output 9V DC ligado com outros pedais é capaz de alimentá-lo a contento?? Corro risco de danificar pedal ou fonte DC testando isso??

Não. AC é corrente alternada, DC é corrente contínua. Tem que ter uma fonte própria mesmo...

Eu to perguntando tb pq os pedais BOSS antigos eram ACA 9V, e a fonte DC sozinha nele fica ruim, ao passo que junto com outros pedais ela funciona normalmente.

O AC da fonte boss é só um nome de modelo... Elas são fontes DC.

Você pode mandar fazer uma fonte que tenha as duas saídas (no caso, seriam duas fontes em uma só "caixa". Porém, eu não recomendo. Vai que um dia você se atrapalha na hora de ligar? Um colega meu queimou um GDI assim.

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Mensagem por Daniel 8/2/2010, 11:30 pm

pois é, valeu thales.

eu to usando o pedal aqui agora usando uma fonte de roteador TP LINK - 9v AC com 800ma...exatamente a recomendada pelo manual. Tá funfando blz aqui..hehe

O jeito vai ser providenciar uma fonte AC então. Valeu, thales.

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Mensagem por Daniel 8/2/2010, 11:36 pm

Ah, thales, qual seria o comportamento se eu ligar a fonte DC nele?? Ele funcionaria?

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Mensagem por Thales_Sr 9/2/2010, 9:46 am

Ah, thales, qual seria o comportamento se eu ligar a fonte DC nele?? Ele funcionaria?

Pedal valvulado costuma ter um transformador dentro para elevar a tensão. Como transformador só funciona com AC, ao ligar uma fonte DC o pedal não vai ser energizado, por consequência, não liga.

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Mensagem por rafammbass 6/3/2010, 1:47 am

Thales_Sr escreveu:
Ah, thales, qual seria o comportamento se eu ligar a fonte DC nele?? Ele funcionaria?

Pedal valvulado costuma ter um transformador dentro para elevar a tensão. Como transformador só funciona com AC, ao ligar uma fonte DC o pedal não vai ser energizado, por consequência, não liga.

Não necessariamente, o famoso matsumin valvecaster funciona nos 9v - 12v mesmo. Pedal legaizinho inscrusive. O que eu acredito que role é que o AC da fonte vá pros filamentos das válvulas, e outra parte retifica e vai pro resto do circuito, mas sem abrir e estudar, ou pegar o esquema não dá pra saber.
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Mensagem por Thales_Sr 6/3/2010, 9:45 am

Não necessariamente, o famoso matsumin valvecaster funciona nos 9v - 12v mesmo.

Sim, não são todos os pedais valvulados que funcionam com AC. Esse valvecaster, assim como alguns pedais valvulados da VOX, funcionam com baixa tensão DC mesmo. Isso simplifica muito o trabalho, pois some com os transformadores e capacitores necessários para gerar/retificar a alta tensão que se usa nas valvulas.

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Mensagem por URSOBHZ 17/3/2010, 2:26 am

Olá, Thales!

Existe algum "esquema" para (em combo que não tem essa opção), instalar um jack o uso de caixa extra, sendo que quando essa for utilizada o falante do cubo seja desligado. Algo mais ou menos assim: colocou o plug ele desliga o falante, retirou liga o falante do cubo novamente.

Pergunto isso pq quero fazer uma experiência, e será preciso ligar uma caixa com falante maior no meu BA30. Ele suporta falantes de 8ohms, e eu usaria uma caixa 15" e 8 ohms (ou 12"). Ai, quando eu ligar essa caixa ele desliga o falante dele. Retiro a caixa e volta a funcionar o falante de 10" dele.

Abraços
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Mensagem por Thales_Sr 17/3/2010, 8:41 am

Existe algum "esquema" para (em combo que não tem essa opção), instalar um jack o uso de caixa extra, sendo que quando essa for utilizada o falante do cubo seja desligado. Algo mais ou menos assim: colocou o plug ele desliga o falante, retirou liga o falante do cubo novamente.

Ter tem, mas esse chaveamento talvez exija umas modificações não muito interessantes... Acho que instalar um segundo jack para ligar um falante externo deve ser mais simples e exigir menos modificações.

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Mensagem por URSOBHZ 17/3/2010, 10:06 am

Olá!

A idéia é usar um jack P10 mesmo. Mas como fazer essa ligação? Seria com o uso de um Jack P10 estereo?
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Mensagem por Thales_Sr 17/3/2010, 12:17 pm

O problema aí seria como tirar o falante fora do circuito só pela inserção do cabo no outro jack. Teria que usar algum outro chaveamento, como relés, para resolver o problema. E essa adaptação não seria tão trivial.

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Mensagem por URSOBHZ 17/3/2010, 12:36 pm

Então, o que vc indica? Algo simples de ser feito, se for possível!!

Abraços!
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Mensagem por Thales_Sr 17/3/2010, 2:12 pm

Eu fiquei pensando em algumas soluções aqui... A mais simples seria usar uma chave DPDT pra chavear entre as duas saídas...

Como essas chaves "heavy duty" aguentam 10 A de corrente, seriam mais do que suficientes para aguentar a passagem da corrente que o ampli manda pro falante.

Daí você só precisaria colocar um jack extra (para a caixa externa), e fazer a fiação passar pela chave. Da chave iria para um falante ou para o outro.

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Mensagem por URSOBHZ 17/3/2010, 11:10 pm

^ Cara... ótima idéia!!! hail claps
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Mensagem por Anisio Fraga 18/3/2010, 1:54 pm

Resolvi meu problema..

Abraço


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Mensagem por Thales_Sr 18/3/2010, 4:42 pm

As cordas estão novas?

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Mensagem por JAZZigo 24/3/2010, 10:52 am

Caro Thales,

utilizo um pedal Xotic X-Blender (loop blender) em meu setup e ele possui uma mini toggle switch para inversão da fase do loop de efeitos – vide destaque na imagem abaixo. Segundo a Xotic, essa chave seria útil para inverter a fase de “alguns” pedais vintage de boost e de wah. Acontece que não são só alguns. Não é a maioria, mas muitos pedais fabricados hoje em dia têm sua fase invertida em relação ao X-Blender. Acontece que, quando você inverte a fase do loop através da chavinha, ao desligar o efeito (true bypass) no meio de uma música, o sinal dry dentro do loop fica com a fase invertida em relação ao so dry/direct que corre por fora, em paralelo, e o som fica uma porcaria, obrigando-me a ter de me abaixar para desativar a toggle switch manualmente, o que não é muito prático/elegante.

Sei que, se em vez de uma toggle switch, houvesse uma 3ª footswitch para inversão de fase no X-Blender, meu problema estaria resolvido. Contudo, antes de pensar numa eventual intervenção física como esta no X-Blender, minha pergunta é a seguinte: Não seria mais simples/possível/viável mudar internamente a fase dos pedais que apresentam inversão?

Se puder ajudar (ou não), desde já, agradeço. Um abraço,

JAZZigo

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Mensagem por Thales_Sr 24/3/2010, 9:31 pm

Sei que, se em vez de uma toggle switch, houvesse uma 3ª footswitch para inversão de fase no X-Blender, meu problema estaria resolvido. Contudo, antes de pensar numa eventual intervenção física como esta no X-Blender, minha pergunta é a seguinte: Não seria mais simples/possível/viável mudar internamente a fase dos pedais que apresentam inversão?

Apesar de na teoria parecer fácil, não sei se na prática isso pode ser feito tão facilmente... Explicando:
- Pra inverter a polaridade de um sinal (trocar sua fase em 180°), só é inverter o neutro com o positivo. Porém, isso pode trazer um problema de deixar o terra flutuando, é capaz de dar uma zumbideira terrível.

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Mensagem por JAZZigo 24/3/2010, 10:01 pm

Thales_Sr escreveu:Apesar de na teoria parecer fácil, não sei se na prática isso pode ser feito tão facilmente... Explicando:
- Pra inverter a polaridade de um sinal (trocar sua fase em 180°), só é inverter o neutro com o positivo. Porém, isso pode trazer um problema de deixar o terra flutuando, é capaz de dar uma zumbideira terrível.
Tinha imaginado isso também, mas é impraticável! Vou verificar se há espaço no X-Blender para substituição da mini toggle switch por uma 3ª footswitch. O jeito é me adaptar, adaptar as músicas ou substituir os pedais dentro do loop aos poucos.

De qualquer forma, obrigadão pela dica! up

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Mensagem por Thales_Sr 24/3/2010, 11:11 pm

Você também pode montar um pedal só para inverter a fase do sinal, não precisando assim modificar o seu X-Blender, mas imagino que seu board já deva estar muito cheio né?

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Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 4 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por URSOBHZ 25/3/2010, 12:05 am

Thales,

Sabe me dizer qual seria o capacitor que devo usar para "corta" a freq abaixo de 500hz para um drive e/ou falante (como um filtro passa-alta)? E para 1000hz? Ah, esse drive ou falante seria de 4ohms!

No caso de um woofer 15" 4ohms, ligado juntamente com outro de 6" ou 8" de 4ohms mas com o uso desse capacitor, se liga-los em paralelo a impedância não será alterada na freq abaixo do corte, correto?

Abraços
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Mensagem por Thales_Sr 25/3/2010, 4:02 am

Sabe me dizer qual seria o capacitor que devo usar para "corta" a freq abaixo de 500hz para um drive e/ou falante (como um filtro passa-alta)? E para 1000hz? Ah, esse drive ou falante seria de 4ohms!

Pra 500 hz, 79 uF... O valor comercial mais próximo é 82, mas é melhor usar 68. O corte vai ficar em 585 hz

Pra 1k, 39,7 uF. Usando 39 uF vai ficar em 1020 hz.

No caso de um woofer 15" 4ohms, ligado juntamente com outro de 6" ou 8" de 4ohms mas com o uso desse capacitor, se liga-los em paralelo a impedância não será alterada na freq abaixo do corte, correto?

Sim, abaixo da frequência de corte, o amplificador vai "enxergar" somente o woofer. Após a fc, ele vai "enxergar" os dois em paralelo.

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Mensagem por URSOBHZ 25/3/2010, 8:10 am

Opa!!

Muitíssimo obrigado, Thales!
Eu, definitivamente, tenho uma certa birra com médios! Estou fazendo uma caixa para testes aqui, e não intento usar drives. Minha idéia é usar um (ou um par) de woofers e 6" ou 8" que "subam" bem - 7 ~ 8000hz (ou um pouco mais) aprox.

Mas, se o woofer tem uma curva de impedância tal, onde acima dos 1000hz ela sobe um pouco, dois desses 6" 4ohms em série entre si, ou um de 8ohms, ligados em paralelo com outro de 4ohms (mas com corte) não terei muitos problemas, correto?

Abraços
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Mensagem por JAZZigo 25/3/2010, 8:25 am

Thales_Sr escreveu:Você também pode montar um pedal só para inverter a fase do sinal, não precisando assim modificar o seu X-Blender, mas imagino que seu board já deva estar muito cheio né?
Boa dica, Thales!

Eu não tinha pensado nisso, mas o problema de espaço realmente existe! Já não tenho todos os pedais que eu gostaria à disposição na pedalboard (talvez um pouco de psicoterapeuta ajude!lol!), preciso fazer revezamento entre eles e uma pedalboard maior é impraticável, é impensável!

Obrigado novamente e parabéns pelo excelente tópico!

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Mensagem por URSOBHZ 18/4/2010, 7:15 pm

Thales, para não desvirtuar demais o tópico do Eduardo Chaves, faço aqui o meu questionamento.

Será que você poderia falar um pouco mais sobre essa "chave S1", mencionando o que ela faz e como funciona, qual a finalidade, se a instalação é simples ou complicada, bem como o que é necesário para intalar uma dessas?

Abraços
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Mensagem por GusVCD 7/5/2010, 5:01 pm

^ Iria perguntar tbm aqui agora o q o Urso perguntou, pois quero instalar esse sistema num JB aqui...

Outra dúvida: queria fazer um divisor de sinal para usar em 2 amplis (viadagem mesmo, porque não tenho dois amplis ainda...) mas queria ter um q não fosse apenas 3 conectores, mas q tivesse algum tipo de buffer pra evitar perdas com a divisão de sinal...

Vc sugere algum esquema/circuito/pedal específico pra isso amigo? Algo bom, funcinal e de custo basico...


Obrigado e fique sempre alerta ai em Campinas... nunca se sabe! HEHEHE

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Mensagem por Thales_Sr 7/5/2010, 5:18 pm

Sistema S1:

http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?schematic=jass_bass_sp

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Mensagem por Thales_Sr 7/5/2010, 5:29 pm

Outra dúvida: queria fazer um divisor de sinal para usar em 2 amplis (viadagem mesmo, porque não tenho dois amplis ainda...) mas queria ter um q não fosse apenas 3 conectores, mas q tivesse algum tipo de buffer pra evitar perdas com a divisão de sinal...

Bom, você pode usar um cabo em Y na saída de qualquer pedal com bypass eletrônico que você tiver.
O pedal vai se encarregar de fornecer o sinal, deixando o seu baixo isolado.

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Mensagem por GusVCD 8/5/2010, 11:54 pm

up

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Mensagem por Jackson 11/5/2010, 10:27 am

Thales,

Para esse pré eu posso usar uma fonte padrão Boss?

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Mensagem por SILVIAO 13/5/2010, 6:56 pm

Thales que programa voce utiliza para fazer suas PCI?
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Mensagem por Thales_Sr 13/5/2010, 8:01 pm

Jackson escreveu:Thales,

Para esse pré eu posso usar uma fonte padrão Boss?

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Fonte padrão BOSS é centro negativo, e esse pedal parece que é centro positivo.

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Mensagem por Thales_Sr 13/5/2010, 8:04 pm

Thales que programa voce utiliza para fazer suas PCI?
Ultimamente nem tô fazendo... Mas eu usava o ARES, e o Ultiboard. Gosto mais do ARES

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Mensagem por Jackson 13/5/2010, 9:07 pm

Thales_Sr escreveu:
Jackson escreveu:Thales,

Para esse pré eu posso usar uma fonte padrão Boss?


Fonte padrão BOSS é centro negativo, e esse pedal parece que é centro positivo.

Nesse caso, basta eu inverter os fios no plug da fonte?
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Mensagem por Thales_Sr 13/5/2010, 10:34 pm

Nesse caso, basta eu inverter os fios no plug da fonte?
Sim.

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Mensagem por M2_Bassplayer 10/6/2010, 8:36 pm

Oi, ah...

Sei que pode parecer uma pergunta um tanto óbvia, mas eu queria saber o que significa cada controle (bass, mid, treble, tone, balance, blend etc). Procurei tópicos a esse respeito mas não achei nada específico e aqui me pareceu um bom lugar para perguntar (se não for aqui o lugar por favor me redirecionar a um tópico adequado).

eu pergunto isso porque eu gostaria de saber os controles do meu Eagle EGB5000. no site da Eagle diz que são 1 Volume, 1 balance e 2 Tones. eu consigo perceber qual é o volume mas os outros são um grande mistério para mim.

POR FAVOR ME AJUDEM!

agradecido desde já^^

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Mensagem por NETOULTRA 10/6/2010, 8:46 pm

Não sou o Thales mas posso dar uma força:

bass, mid, treble são grave médio e agudo respectivamente, servem para equalizar o som do baixo.

Tone controla a "tonalidade" em baixos passivos, deixam o som mais "aberto:

Balance serve para dividir o som entre os 2 captadores ( ponte e braço ), ou seja joga mais volume para um ou para outro.

No caso do seu baixo dever ser um volume geral, um balance para dividir os 2 captadores e um tone para cada captdor. up

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Mensagem por Thales_Sr 10/6/2010, 9:32 pm

eu gostaria de saber os controles do meu Eagle EGB5000. no site da Eagle diz que são 1 Volume, 1 balance e 2 Tones. eu consigo perceber qual é o volume mas os outros são um grande mistério para mim.

Esse eagle tem 1 volume, 1 balance, e o resto é Bass e Treble (Grave e Agudo).

Pra descobrir o que é cada um, tem que ir girando cada pot de um lado pro outro e ouvir a diferença no som. As vezes o do balance confunde um pouco com o de grave, pois o cap do braço é mais grave, e o da ponte é mais agudo...

eu queria saber o que significa cada controle (bass, mid, treble, tone, balance, blend etc)

Bass - Grave
Mid - Médios
Treble - Agudos
Tone - Esse normalmente não tem em baixos ativos, é comum em baixos passivos. É um controle de corte de agudos. No máximo, não interfere no som, no mínimo, corta mais agudos. É semelhante ao TREBLE, mas tem o funcionamento um pouco diferente.
Balance/Blend - É o balanço dos captadores. Todo pra um lado, escolhe um captador, todo pro outro, escolhe o outro, no meio, usa os dois, e qualquer coisa entre essas posições vai adicionando mais a influência de um cap, e diminuindo a influência do outro.

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Mensagem por M2_Bassplayer 11/6/2010, 7:59 pm

MUITO obrigado mesmo ao NETOULTRA e ao thales^^

só pra terminar, no caso, a diferença entre tone e treble é que o primeiro só tem a função de cortar os agudos e o segundo pra um lado diminui e pro outro aumenta?

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