Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Timbre no mesmo instrumento

+6
Jackson
LuCaSbass
Marcondes_
enderbass
CG
ifernandes
10 participantes

Ir para baixo

Timbre no mesmo instrumento Empty Timbre no mesmo instrumento

Mensagem por ifernandes Qui Nov 17, 2011 10:10 pm

Uma curiosidade que tenho: muitos de voces conseguem ter cada timbre que desejam seja pra uma musica ou pra uma tecnica especifica, no mesmo instrumento? bateu a duvida agora, falem ae Smile
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Timbre no mesmo instrumento Empty Re: Timbre no mesmo instrumento

Mensagem por CG Qui Nov 17, 2011 10:14 pm

Eu consigo, o baixista não ajuda muito, mas o instrumento é bom pra caramba...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Timbre no mesmo instrumento Empty Re: Timbre no mesmo instrumento

Mensagem por enderbass Qui Nov 17, 2011 10:46 pm

fala brother essa é uma pergunta intrigante que apesar de parecer boba tb me perseguiu durante 10 anos sério mesmo, via baixos e baixos cada um com um timbre uma identidade e ficava imaginando se existia algum instrumento que fosse completamente versátil na expressão de timbres, esse ano com as experiencias dos colegas aqui do forum relatando e postando audios dos seus baixos, notei que isso é uma ilusão, mas apesar de ser uma ilusão é tb uma baliza aos luthier's no sentido que é um objetivo que tenta ser alcançado, só pra ter uma idéia observe os reviews dos baixos mlaghus, a gama de timbres que os baixos oferecem é uma tentativa de responder a sua pergunta as técnicas para baixo evoluiram e tb os instrumentos evoluiram, tem um brother meu escrevendo uma dissertação de mestrado que trata desse tema muito bacana abraço
enderbass
enderbass
Membro

Mensagens : 246
Localização : Goiânia, Go

Ir para o topo Ir para baixo

Timbre no mesmo instrumento Empty Re: Timbre no mesmo instrumento

Mensagem por Marcondes_ Qui Nov 17, 2011 10:54 pm

Consigo sim.. na verdade é uma das coisas que eu amo no bass.. a versatilidade que ele me permite.. em sampa quando eu tocava na igreja (sds daquele hartke hehe) tinham varias músicas em que eu intercalava a técnica e o timbre. Principalmente as da 'Hosana Music' em que o laboriel havia participado.. como o baixo tem um controle de balanço eu alternava rapidamente entre o cap P e J, as vezes tirava o agudo e subia o grave, fora o posicionamento da mão direita sobre os caps e a maneira de tocar.. enfim..
Eu até tenho um exemplo no youtube em que eu faço essa troca de cap e de técnica (slap e tapping) no meio da música, mas o vídeo foi feito num cel mó zuado e só pegou os agudos eheh.. então mal dá pra perceber direito.. mais visualmente (e até isso é chato pq não ta sincronizado)...

Já toquei em baixo "superiores" e eu não consegui essa versatilidade, e me senti meio frustado por isso (imagino que era por ter mais baixo que baixista uahushus) heheh...

____________________________
"If You Only Knew The Power Of The Dark Side Of The Church!"
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Timbre no mesmo instrumento Empty Re: Timbre no mesmo instrumento

Mensagem por LuCaSbass Qui Nov 17, 2011 11:03 pm

Eu me pegava mechendo muito nos knobs dos baixos procurando timbres diferentes para cada música, e ate mais de um timbre para música(para condução e solo). O ruim é que isso as vezes me atrapalhava um pouco. To tentando me controlar mais nisso e tenho preferido usar somente um timbre, que me possibilite sons satisfatórios para tudo que preciso.

O ápice disso foi ligar os captadores direto no jack, sem controle nenhum. É o timbre do baixo e "só", mas pelo menos para mim ficou melhor do que ficar fuçando toda hora.

O Anthony Jackson tem uma teoria bacana sobre isso também, e eu até concordo.... Instrumentos como piano, violão, violino e até contrabaixo acústico e etc só possuem um tipo de timbre e os instrumentistas tiram suas variações de som somente na mão ou arco e nem por isso são "piores" que outros instrumentos mais "versáteis"...

Enfim, hoje em dia prefiro qualidade à quantidade!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Timbre no mesmo instrumento Empty Re: Timbre no mesmo instrumento

Mensagem por Jackson Qui Nov 17, 2011 11:34 pm

LuCaSbass escreveu:
O Anthony Jackson tem uma teoria bacana sobre isso também, e eu até concordo.... Instrumentos como piano, violão, violino e até contrabaixo acústico e etc só possuem um tipo de timbre e os instrumentistas tiram suas variações de som somente na mão ou arco e nem por isso são "piores" que outros instrumentos mais "versáteis"...

Enfim, hoje em dia prefiro qualidade à quantidade!

interessante isso!

cansei desse negocio de mexer knob tb, vai um timbre só de cabo a rabo e tá bão dimais!
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Timbre no mesmo instrumento Empty Re: Timbre no mesmo instrumento

Mensagem por LuCaSbass Qui Nov 17, 2011 11:45 pm

^é tipo isso.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Timbre no mesmo instrumento Empty Re: Timbre no mesmo instrumento

Mensagem por ct.colela Qui Nov 17, 2011 11:59 pm


____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Timbre no mesmo instrumento Empty Re: Timbre no mesmo instrumento

Mensagem por allexcosta Sex Nov 18, 2011 12:31 am

Um instrumento com um captador e nenhum controle já te permite dezenas de timbres, só com variações na posição da mão, intenção, regulagem, etc... Adicionando controles de tone, EQ e múltiplos captadores as possibilidades chegam às centenas.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Timbre no mesmo instrumento Empty Re: Timbre no mesmo instrumento

Mensagem por Zubrycky Sex Nov 18, 2011 12:33 am

Concordo com a teoria do Anthony Jackson.

Respondendo à pergunta deste tópico, eu consigo a variação timbrística que quero usando um mesmo instrumento.

Ao longo dos anos aprendi a fazer alterações no timbre usando variações de técnicas na mão direita ( Tocando com o polegar ao invés dos dedos, mudando a posição da mão no instrumento, tocando mais próximo ou da ponte ou do braço, usando as unhas como se eu estivesse segurando uma palheta imaginária ou tocando com palheta, usando palheta ou dedos durante partes diferentes da mesma música ), mudanças rápidas nos knobs de tom e volume ou com o uso de pedais.

É claro que o limite dessas variações de timbre estão vinculados às características sonoras do instrumento que eu estiver usando.

Sendo assim, tudo começa para mim com um som base que eu desejo para alcançar um certo efeito. A partir desse som base imaginado, eu já sei qual dos meus baixos é melhor para a tarefa em questão e, a partir desse baixo, faço as alterações de timbre necessárias tendo em mente o que este ou aquele instrumento pode me oferecer e fazendo essas limitações do instrumento funcionarem ao meu favor.

Saudações,
D.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18875
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Timbre no mesmo instrumento Empty Re: Timbre no mesmo instrumento

Mensagem por malka_aff Sex Nov 18, 2011 10:02 am

Eu ficava tentando antes, me matava regulando entre uma música e outra, mas agora eu escolho o timbre do baixo conforme meu humor e vai ser esse timbre durante o treino/ensaio/gig inteir@. Unica coisa que mexe no timbre é com as técnicas, dinamica e posição da mão direita.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Timbre no mesmo instrumento Empty Re: Timbre no mesmo instrumento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos