Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tem gente aqui perdendo o foco...

+55
subgrave
Victor colmenero
jgs
dibass
Eliezer (Zé)
Vlad
Polli
1berto
andrepbbass
Normando Neto
André Souza
afonsodecampos
Lapetina
SHIP ROOM ESTUDIO
webercar
Mago Mr. Bass
gobatto
wellrod
fma
GusVCD
Bruno A. L. Veloso
Aldo MF
CaQuinhO
CG
ejrbass
Nando Vasques
nukebass
Claudio
Fá Mendonça
joabi
allexcosta
malka_aff
DUDUBASS
Paulo Penna
andremega
Zero
Fernando Zadá
Amagomes
jiroumaru
DaniloFujise
Gomba
luizribeiro
Edu Fettermann
LFBruschi
LuCaSbass
fheliojr
Luanmn
Tarcísio Caetano
rafammbass
Cayo Castro
Cantão
Galdino
RFFanBR
Mauricio Luiz Bertola
Ivanov_br
59 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Convidado Dom Jun 26, 2011 1:33 am

Alex,

mas uma vez queria deixar claro que de forma alguma acho ou quis insinuar que há favorecimento ou elogio à marca de forma tendenciosa...

Já vi você falar de inúmeras marcas (a primeira que vem em mente é a Lakland), e acho mais do que natural vc falar tanto ultimamente da M Laghus pelos motivos que vc citou aí, sendo o primeiro deles a qualidade dos instrumentos, senão não tenho NENHUMA dúvida que vc não falaria uma palavra a respeito deles. Somado a isso a proximidade, etc...

Quis dizer mais com relação a repetitividade do tema e dos seus desdobramentos... Como o Lucas disse, muitas vezes acaba virando uma vitrine de respostas do tipo "Caraca, GAS!!" hehehe

Com relação a M Laghus ser ou não revolucionária e os motivos para isso, penso ser muito sobre isso que o Ivan fala no início do tópico... Na minha humilde opinião, sempre acjei que esses temas interessaríam mais aos luthiers do que aos baixistas, mas vejo que me enganei...

Mas, na verdade é o que o Joabi e outros amigos falaram, cada um escolhe e lê os tópicos que quiser, acho que fui rabugento demais em minha colocação com relação aos tópicos sobre música x tópicos sobre equipamentos.

Como alguns falaram, essa ânsia por comprar faz parte do noisso dia-a-dia há muito tempo, mas as vezes nos tornamos, sem perceber, incentivadores desse tipo de tendência. Não falo de ninguém especificamente, falo do Forum como um todo, daí minha esperança que tenhamos uma participação maior nos tópicos mais diretamente ligados à música.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por nukebass Dom Jun 26, 2011 1:53 am

Tantas opções...

Equipo caro + muito estudo
Equipo caro + pouco estudo
Equipo barato + muito estudo
Equipo barato + pouco estudo

Engraçado é que TODAS podem funcionar! Para cada uma dessas combinações, há várias que DERAM CERTO! Sim, existem pessoas que com equipamento trivial e pouco estudo fizeram MUITO sucesso. Há também a possibilidade de VOCÊ não lograr êxito em NENHUMA DELAS!

Mas o que não dá é você não se divertir fazendo música... sabendo tocar muito ou pouco, tendo um equipo de 1.000 ou 10.000 reais... o verdadeiro SUCESSO é tirar um som com a galera (ou mesmo em casa pra namorada ouvir) e ser feliz fazendo isso.

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por allexcosta Dom Jun 26, 2011 8:32 am

Sá Reston escreveu:Alex(...)

Sim, meu caro...

Concordo com tudo que você escreveu. Eu mesmo adoraria de coração gastar o tempo que gasto com pesquisas de equipamentos estudando harmonia, improvisação, etc...

Mas ocorre aqui um fenômeno similar ao que ocorre em todo fórum de música. As pessoas se interessam mais por equipamentos do que pela música em si. Isso acontece naturalmente. Nenhum fórum força isso. É assim no Talkbass, no ActiveBass, no Cifra Club e aqui.

Sim, já falei e falo de várias marcas que gosto. Cheguei às minhas preferências por experiência pessoal, não por fulano de tal usar o baixo ou por ouvir opinião de ninguém. Aliás, isso é o certo...

Tenho respeito pelos produtos que as marcas SX, Squier, Fender, Lakland, Cort, Yamaha, Ibanez, Fodera, Celinder, Mlaghus e outras oferecem ao mercado. Considero produtos de qualidade que cobrem seu público alvo na sua faixa de preço.

O músico vai deixar de aprender uma frase porque tem um SX? De modo algum...

Mas não posso deixar de notar o quão mais fácil é executar uma determinada frase em um baixo Fodera, Hanewinckel ou Mlaghus. Ou o quanto é gostoso se fazer uma levada de slap em um Fender Custom Shop 4 cordas... São instrumentos que funcionam pra ergonomia do meu corpo e pra meu jeito de tocar... E o bom é isso mesmo: Termos várias opções. Se não fosse assim todos teriamos um Pbass...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Ivanov_br Dom Jun 26, 2011 10:17 am

Já que eu botei a lenha na fogueira, vamos comentar. Smile Antes de mais nada, quem escreve é o cara que ficou SUPER FELIZ de comprar seu primeiro Fender. Lembro de tê-lo visto pela primeira vez num anúncio do Nando, um Geddy Lee com captação DiMarzio... sonhei com ele mas na época não pude comprá-lo. Um tempo depois veio a oportunidade, e quando ele chegou aqui em casa, nossa, toquei Rush como louco por 7 horas seguidas!!! Razz Ter um equipo fantástico é MUITO, mas MUITO bom, mas será que é tudo?

Edu Fettermann escreveu:
Sá Reston escreveu:Galera, pegando carona no tópico do Ivan, acho que tem um pouco a ver com o que estamos falando... Pode soar estranho o que eu vou dizer, mas tô meio de saco cheio de ouvir falar em M Laghus aqui no Forum...
...
Exatamente, Sá. Também penso a mesma coisa. Até outro dia, a marca era só mais uma comentada aqui no fórum como tantas outras (Zaganin, Ledur, DeOliveira, etc)...

Acho que estamos na "Fase M. Laghus", só isso, como o Edu falou, já vivemos diversas fases, Zaga, Ledur, Lakland...

luizribeiro escreveu:Concordo com o Sá em tudo que ele falou. Lembro bem quando estávamos conversando sobre a OSB era praticamente um bate papo entre eu, Sá e Mayo.

É verdade... mas isso é um reflexo da proporção que temos no fórum, tem muito mais baixista de popular que de erudito, infelizmente. Eu mesmo já fiz posts sobre concertos e recitais com contrabaixistas e os comentários foram nulos (e com videos, e fotos!!!!). Acho que por isso não apareceu ninguém gritando GAAAAAAASSSSSSSSSS!!!!

Sá Reston escreveu:Mais um video da série "baixo barato" hehe

O cara gasta uma grana com equipamento e depois diz que não faz aula porque tá duro! facepalm

Nisso eu concordo, como o Cláudio afirmou, os povo mais velho do fórum sempre chamou a atenção para o investimento em educação.
Me permitam fazer uma comparação. Hoje vc encontra adolecentes que adoram ter roupas de marca, iPods e iPads caros, tênis caro, mas poucos têm preocupação real com a educação, tão pouco seus pais (pergunte a quem é professor aqui no fórum!) Será que isso não se reflete de certa forma no universo musical? É mais fácil ter um baixo nivel top, do que executar música de forma top? Com certeza, é mais demorado e caro...

andremega escreveu:Mas as vezes um produtor, um contratante, olha. É ridículo mas acontece...

Infelizmente, enquanto não se chega em um determinado patamar profisisonal, temos que enfrentar dessas e as vezes a "ferramenta" evita que a porta se feche (não que vá abrir), ainda mais num mundo tão ligado a marcas, a visual...

Não devemos pender para nenhum lado. O equilibro é que gera melhores resultados.Afinal, de que adianta você ter um instrumento bom que não tem o som que você quer, ou um instrumento ruim que não permite seu pleno desenvolvimento? Ou mesmo ter o instrumento top quando para o melhor trabalho que você fará ele não atende, seja em som ou mesmo em visual?

Essa visão de mercado é importante. Se vc é ou almeja um futiro profissional, dependendo do mercado que irá trabalhar, necessitará de certos equipamentos. Dá pra ser cirugião só de terno e gravata? Dá, mas não é o melhor. Mas não dá pra advogado trabalhar de avental de médico no tribunal. O exemplo é esdrúxulo mas é a realidade de quem toca por aí.

allexcosta escreveu:Sim, o timbre, a tocabilidade, a música devem existir no músico antes da necessidade de existir no instrumento. Desde o início do fórum que a maioria de nós, músicos mais experientes aconselha novatos a investirem em educação antes de dar grandes saltos em termos de equipamento...

Verdade!


allexcosta escreveu:Só mais uma coisa... Algumas pessoas não sentem diferença entre instrumentos construídos com essas técnicas modernas e outros feitos com técnicas mais tradicionais. Pra essas pessoas, pagar mais caro por um Fodera é dinheiro jogado fora. Pra aquelas que sentem diferença, é investimento...

Mais uma verdade!

allexcosta escreveu:Pra o baixista que toca numa banda cover do U2 e passa a noite toda fazendo DUM DUM DUM DUM DUM DUM talvez não faça sentido ter um baixo com raio cônico. Pra um baixista que improvisa, faz frases rápidas, etc. a diferença é gritante...

Verdade novamente!!! hail

joabi escreveu:Não sei se concordo muito com o título do tópico... na verdade, acho o espaço do fórum bastante democrático.

Não concorde!!! Isso é bom! up

joabi escreveu:Quem procura informação, de qualquer tipo, tem muito material para pesquisar aqui, e se quiser saber algo que não está lá, tem muita gente competente para orientar e responder prontamente às questões mais cabeludas. É assim pra qualquer assunto... eletrônica, baixo acústico, gravações, equipamentos, músicos... e educação musical também.

Nisso o fórum tem muito! Variedade!

joabi escreveu:São tantos assuntos para se falar num fórum de contrabaixo, que simplesmente não dá para querer que todos tenham o mesmo foco. Quem já toca há algum tempo sabe que, em algum momento da vida, a gente descobre que não é o equipamento que faz música, mas acho também que cada um tem sua curtição. Para alguns é ficar estudando coisas quase impossíveis de tocar, para outros é testar efeitos pirados, para outros é testar instrumentos, e assim vai.


É mais uma questão de valorização mesmo, não que haja um certo ou errado. O foco deve ser fazer a música. E como o Allex sempre comenta, cada um compra o instrumento que quiser/puder.

joabi escreveu:Muita gente também toma gosto por estudar música 'séria' a partir da vontade de conhecer mais sobre instrumentos e equipamentos.

Isso acontece sim.

joabi escreveu:Sobre a M.Laghus, para mim, mais do que qualquer coisa, representa a 'forma artesanal de produção' ganhando da 'industrialização em série' adotada pela maioria dos fabricantes de instrumentos musicais no nosso país. Eu fico muito feliz de ver isso acontecer e torço para que outras empresas que têm a mesma filosofia também cresçam... quem ganhará serão os músicos. Por acaso, a M.Laghus fica perto de onde mora o Alex, um cara que é um dos grandes formadores de opinião aqui do fórum (felizmente temos muitos!!). Mais do que normal que haja exposição no fórum, por um período, pelo menos...

O que o Allex tá fazendo é o que TODOS nós deveríamos fazer. Se sabemos que tem uma luthieria perto de casa, deveríamos tentar agendar uma visita, gravar uns videos, tirar fotos. Na verdade, o que se tornou o diferencial deste fórum SEMPRE FOI A GERAÇÃO DE CONTEÚDO PELOS FORISTAS. Desde o começo. Vcs não viram o tópico do Denis sobre a Stick? https://www.contrabaixobr.com/t16716-stick-enterprises É esse o diferencial deste fórum!!! Com a M. Laghus a diferença é que foi com um moderador, ah e nem diferença, pq o Claúdio já falou tb dos baixos Germano M. (primeiro review do fórum), da PEZO, da Eden... e etc.

allexcosta escreveu:Mas não posso deixar de notar o quão mais fácil é executar uma determinada frase em um baixo Fodera, Hanewinckel ou Mlaghus. Ou o quanto é gostoso se fazer uma levada de slap em um Fender Custom Shop 4 cordas... São instrumentos que funcionam pra ergonomia do meu corpo e pra meu jeito de tocar... E o bom é isso mesmo: Termos várias opções. Se não fosse assim todos teriamos um Pbass...

Com essa citação do Allex, termino essa resposta multi-quote... Ufa. O Allex falou de tocabilidade, e isto é tão pessoal. É a mesma discussão que leva àquelas longas paginas sobre o que dá pra fazer com baixos de 4, 5, 6, 7 cordas. Cada um tem a sua experiência, suas condições financeiras, sua aplicabilidade. Até digo aplicabilidade por que acho que pra mim é perda de capital investido ter instrumento parado em casa. Atualmente não estou tocando profissionalmente, logo o Yamaha TRB 1006 que comprei com mucho gusto deve voar em breve. VOltando ao tópico, apesar de todas as opçoes comentadas pelo Nuke, acho que as que têm mais chances de dar certo é as que a EDUCAÇÃO e ESTUDO estão envolvidos.

Educação e estudo nos deixam preparados para aproveitarmos as chances que aparecem. E isto serve pra tudo na vida, não só na música. Imagina se o Sá não tivesse se dedicado a estudo de harmonia, ritmica... será que ele seria notado pelo Itiberê, que vive no meio de feras???

Enfim... a idéia e esta! E sem polêmicas, por favor! ahahahah Legal Zen Angel
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7028
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Nando Vasques Dom Jun 26, 2011 10:40 am

Sinceramente pessoal,eu Já perdi a conta de quantos baixos foram considerados baixos da moda aqui no Forum e objetos de desejo.Em 3 anos de convivio muito já foi falado sobre Fodera,Lakland DJ5,Dingwall,Zaganin,Frudua,e mais recentemente M Laghus.Muita gente acha q comprando determinado baixo da moda,vai encontrar o som do seu Ídolo nele,mas ai depois vem a decepçao ao saber q sai o mesmo som do baixo antigo ou anterior,ou seja o som q vc tira em um SX é o mesmo som q vc vai tirar de um Fender,isso pq o som esta na gente,em nossas maos em nossa pegada,SIMPLES ASSIM.Eu já tive em minhas maos dezenas de baixos diferentes e mesmo assim,nao chega a 1\3 dos baixos q o Allex já teve nas dele,o Allex é um pesquisador por natureza,ele ve nos baixos detalhes q passam despercebidos pelos outros,tipo peso,construçao,acabamento etc,ou seja ele é um tremendo piloto de testes para qualquer marca,sorte da M Laghus te-lo por perto por simples amizade,quantas vezes em visitas a lojas ele me mostrava um detalhe sobre determinado baixo q para min passava despercebido,e esses pequenos detalhes fazem sim diferença na tocabilidade e performance final do musico,mas nada substitui a pegada e o talento do Musico,prova disso é esse Vídeo do Tópico ou até mesmo aquele outro do Claudio Machado com seu SX.Querer ter algo bacana é normal e o Forum esta ai para tirar qualquer duvida q exista nesse sentido,um baixo novo pode sim ser estímulo para estudarmos mais,afinal se fulano tem o mesmo baixo e tira um baita som dele pq eu nao faço o mesmo?James Jamerson criou todas aquelas linhas mágicas com um Fender Precision tocado apenas com o Indicador da mao direita,Jaco fez o q fez com seu Velho Fender q mais parecia um Berimbau de tao altas q eram as cordas dele,Marcus Miller tira o som q o fez famoso com seu velho Fender q nao tem nada de diferente dos Fenders Marcus Miller Signature vendidos aqui no Forum,Bernard Edward fez o mundo todo dançar com seu simples Stingray 4 q nunca teve sequer suas cordas trocadas.Acho q isso basta como reflexao,pelo menos para min!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por ejrbass Dom Jun 26, 2011 11:23 am

Lendo esse tópico lembrei muito de um amigo aqui de João Pessoa, o Jorge Negão, um músico veterano aqui na cidade, mas que nunca teve grana pra ter um instrumento top, o melhor instrumento que ele teve foi um SX que vendi pra ele, faltou até ele me pagar uma parte, mas deixei pra lá, quando qualquer pessoa o ouve tocar, pensa logo, que instrumento é esse?? ai vê um cara com um Michael fudi.... com cordas velhas!! e tirando um p*** som!! isso sempre me leva ao mesmo pensamento, o mais importante está entre a correia e o instrumento!! isso não quer dizer que não se deve ter um bom instrumento! claro que sim, mas isso não é o mais importante! E quanto a Mlaghus, vi um baixista aqui com um, e realmente impressiona! mas vale dizer também que o cara é um exelente músico!
ejrbass
ejrbass
Membro

Mensagens : 79
Localização : João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por joabi Dom Jun 26, 2011 11:49 am

Ivanov_br escreveu:

Enfim... a idéia e esta! E sem polêmicas, por favor! ahahahah Legal Zen Angel

Ivanov_br, que fantástica está essa conversa! Muito saudável e chegou em hora oportuna, na minha opinião. Parabéns por ter proposto o tema!

--

Sá Reston, fico MUITO feliz de ter um cara como você aqui no fórum, disposto a promover o crescimento de todos enquanto musicistas. Seja sempre esse Mestre Yoda que não deixa a gente ir pro lado negro da força... kkk
Uma coisa que tenho reparado, já há algum tempo, e que me deixa muito feliz é o fato de que nenhuma pergunta na área de educação musical fica sem resposta, quase sempre é respondida um pouco depois de ser postada. Ainda existe esperança, meu caro!

abs,

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por fheliojr Dom Jun 26, 2011 12:03 pm

Fá Mendonça escreveu:Em primeiríssimo lugar, eu preciso saber o que estou fazendo. Mas fazê-ló com o som que eu sempre desejei é muito mais prazeroso e tocar sem ter o prazer de estar tocando, pra mim, é a mesma coisa que nada...

nukebass escreveu:Tantas opções...

Equipo caro + muito estudo
Equipo caro + pouco estudo
Equipo barato + muito estudo
Equipo barato + pouco estudo

Engraçado é que TODAS podem funcionar! Para cada uma dessas combinações, há várias que DERAM CERTO! Sim, existem pessoas que com equipamento trivial e pouco estudo fizeram MUITO sucesso. Há também a possibilidade de VOCÊ não lograr êxito em NENHUMA DELAS!

Mas o que não dá é você não se divertir fazendo música... sabendo tocar muito ou pouco, tendo um equipo de 1.000 ou 10.000 reais... o verdadeiro SUCESSO é tirar um som com a galera (ou mesmo em casa pra namorada ouvir) e ser feliz fazendo isso.

[2]

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Cantão Dom Jun 26, 2011 12:37 pm

Só não podemos fugir do fóco do tópico...e ficar falando que essa ou aquela marca está em destaque...ao meu ver quanto mais conteúdo sobre qualquer marca , melhor para todos nós...quanto a tópicos técnicos , acho que bastante gente lê , só que poucos comentam no tópico , até porquê temos uma premissa aqui , de que a melhor forma de aprender é estudando com um professor... up
Eu aproveito bastante o conteúdo dos tópicos técnicos e quero deixar claro que o escrito acima é apenas a minha opinião , meu jeito de ver as coisas...fiquem a vontade para me desdizerem.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21787
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Convidado Dom Jun 26, 2011 1:16 pm

Como disse anteriormente, e sobretudo após as respostas dos amigos nesse tópico, temos por aqui assuntos pra todos os gostos...

Cada um lê o que quer.

Cada um estuda o quanto quer.

Cada um compra o equipamento que quer.

Juro que parei de me incomodar com a preferência pelos tópicos sobre equipamentos. Como o Allex disse, essa é uma tendência em qualquer Forum. Azar de quem não gosta, ou melhor, basta não ler.

Já deixei claro que não curto ver páginas e mais páginas do Forum com comentários como "Uau, que baixo!", pois não acho que isso seja conteúdo de qualidade, mas parece que sou um dos poucos que pensa assim, então pouco importa.

Peço desculpas se ofendi alguém, ou se insinuei que alguém, como diz o nome do tópico, "está perdendo o foco". Cheguei a conclusão que quem sou eu pra querer direcionar ou julgar o foco de fulano ou sicrano, talvez seja melhor me preocupar com o meu próprio hehe.

Boa sorte a todos.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Cantão Dom Jun 26, 2011 1:28 pm

Sá , esse lance de tópicos sobre baixos onde um monte de gente entra só pra dizer , "Óh , que baixo lindo" é bom pra quem posta o tópico , e anúncia o baixo pra venda depois...rsrsrs...poke

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21787
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Convidado Dom Jun 26, 2011 1:48 pm

Verdade Cantão!! Absolutamente correto!! Não sou eu que estou falando hein, M Laghus! poke

O lance de querer divulgar a música que acho boa é algo que tenho pra mim como uma missão. Acho que no momento atual, infelizmente cabe aos músicos fazer isso (pois ninguém faz ou vai fazer), mostrar a música que julga boa pro público, é um trabalho de formação de platéia e que beneficia todos os artistas, mas que é necessário que seja feito.

Vejo o atual momento como uma virada de mesa, em que temos espaço através da internet pra veicular esse conteúdo. Se mais gente se mobilizasse nesse sentido (penso logo no Lucas, que é um cara muito atuante nesse aspecto), poderíamos sentir uma mudança em alguns anos. É nisso que acredito. Os que são meus amigos no Facebook sabem que eu faço isso por lá também. Até podcast sobre música instrumental brasileira eu já fiz, com esse intuito.

Como disse, aos poucos estou me acostumando com o fato de algumas pessoas simplesmente não gostarem ou não aproveitarem isso, e muitas vezes me sinto meio otário de ficar tentando, talvez fosse melhor pra mim pensar só na minha carreira, nos meus estudos, etc... Algo muito semelhante ao que o pessoal que é moderador por aqui deve passar.

O que recarrega um pouco é receber uma mensagem como a que eu recebi agora de um amigo do Sri Lanka, fã do Acuri e meu amigo no Facebook - "Love the stuff you post up. I've discovered so much good music just by your posts its unreal."

Enfim, vamos em frente, viva a Internet, viva o Fórum, e sobretudo viva a Música.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Cantão Dom Jun 26, 2011 2:09 pm

Sá , eu entendo seu ponto de vista brother...acho bacana você divulgar o que é bom , até porque você é um cara que de fato entende o que é bom , sabe do que fala , sem contar que vive cercado de pessoas que considero como mestres , não de agora , mas de muitos anos atrás ...o que acontece é que em fóruns essas atitudes podem ser consideradas como proselitismo , assim como estão achando agora que é isso que Allex está fazendo com a MLaghus , e reitero , o que é bom deve sim ser divulgado , como você , o Allex , o Lucas e mais um monte de brothers fazem aqui , e por isso têem o meu
agradecimento , e garanto , que o de um monte de gente aqui também... cheers

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21787
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por CG Dom Jun 26, 2011 2:12 pm

nukebass escreveu:Tantas opções...

Equipo caro + muito estudo
Equipo caro + pouco estudo
Equipo barato + muito estudo
Equipo barato + pouco estudo

Engraçado é que TODAS podem funcionar! Para cada uma dessas combinações, há várias que DERAM CERTO! Sim, existem pessoas que com equipamento trivial e pouco estudo fizeram MUITO sucesso. Há também a possibilidade de VOCÊ não lograr êxito em NENHUMA DELAS!

Mas o que não dá é você não se divertir fazendo música... sabendo tocar muito ou pouco, tendo um equipo de 1.000 ou 10.000 reais... o verdadeiro SUCESSO é tirar um som com a galera (ou mesmo em casa pra namorada ouvir) e ser feliz fazendo isso.

(3)

Realmente um ótimo tópico.

Em paralelo a construção do meu novo baixo, voltei a ter aulas. Senti essa necessidade pois notei que não adianta ter um instrumento sensacional e na hora de usa-lo, não poder aproveitar o petêncial que esse instrumento proporciona. Tenho visitado com muita frequencia a area de tecnica e teoria e lá, o que tenho lido, me ajuda a entender vários conceitos que aprendo em minhas aulas.
Tudo é uma questão de tempo, em um determinado tempo a pessoa vai entender que ter um MM não vai te fazer tocar melhor, ou o tipo de som que você toca não depende da marca de baixo que você tem.


Última edição por CG em Dom Jun 26, 2011 2:52 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : assassinato a concordância.)

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por CaQuinhO Dom Jun 26, 2011 2:16 pm

Um bom motorista não precisa de um carro de luxo pra ser um bom motorista.

MAS DIRIGIR UMA FERRARI, AMIGO, É BOMMMM DEMAISSSSS....
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Convidado Dom Jun 26, 2011 2:25 pm

Cantão escreveu: e por isso têem o meu
agradecimento , e garanto , que o de um monte de gente aqui também... cheers

Fico muito feliz em ouvir isso meu irmão, mas de forma alguma é esse meu objetivo ao postar alguma coisa que eu acho legal. Os agradecimentos devem ser dirigidos aos grandes artistas, eu só copio o colo um link.

CaQuinhO escreveu:
MAS DIRIGIR UMA FERRARI, AMIGO, É BOMMMM DEMAISSSSS....

Ainda acho que o pessoal não se deu conta que o Ivan não está re-editando a famigerada discussão dos baixos de 10k (criada por mim hehehe). Este não é um tópico sobre qualidade de intrumentos. É sobre qualidade de música!!

Ele só está dizendo: vamos fazer som, galera! E vamos fazer do forum um espaço sobre música também (mais do que já é). Pelo menos foi isso que entendi :-)

Vamos fazer um baita som, com o instrumento que temos nesse momento! Almejando ou não ter um melhor, o que não pode é não tocar hehehe

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Ivanov_br Dom Jun 26, 2011 2:44 pm

Sá... eu deveria mudar o título deste tópico para: OUÇA O VIDEO ABAIXO COM OS OLHOS FECHADOS!
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7028
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jun 26, 2011 3:23 pm

Essa discussão é mui relevante mesmo, e creio que deva ser analisada sem paixões.
Óbvio que um instrumento confeccionado com o cuidado e a técnica de um M.Laghus tem sonoridade e tocabilidade ímpar, e cujas características auxiliam um músico experiente a tirar o máximo de seu saber. Isso eu não discuto de forma alguma e concordo integralmente com o Allex.
Outra coisa é um sujeito que não sabe tocar bem, ou que não é músico profissional, nem domina técnicas de execução avançadas, precisar de um Fodera para fazer o som dele com os amigos no fim-de-semana.
Agora, nada disso exclui a musicalidade e o talento de um indivíduo, nem muito menos o necessário e fundamental foco na música (em seu sentido amplo, emocional e técnico).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Aldo MF Dom Jun 26, 2011 4:02 pm

Ivanov_br,
Muito interessante o tópico e as opiniões postadas.
Acho que o talento e musicalidade são o "foco" sempre, tanto que, por ser da geração pré Youtube, era somente vinyl, rádio AM, etc, tudo o que me influenciou fou o que apenas ouvi, sem pensar nos instrumentos.
Porém também acho que todo amante da musicalidade também é um admirador da arte da Luthieria, e se puder, terá um bom instrumento, que sem dúvida o acompanhará por toda a vida!
É importante também, no ambiente do Fórum, respeitar opiniões e indidualidades, quem tiver uma opinião contrária argumente, mas não despreze e faça comentários mal educados, ou sarcásticos, como se observa muitas vezes.
O que me interessa é um som, um timbre que me agrade, tocabilidade, ergonometria, satisfação, e busco o equipamento ideal para isto.
Tenho um bass semi acústico nacional (do Japeta) comprei usado por R$ 1.00,00 que curto tanto quanto o Jazz Bass.
Aldo MF



Última edição por Aldo MF em Dom Jun 26, 2011 4:06 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção de texto)
Aldo MF
Aldo MF
Membro

Mensagens : 298
Localização : Blumenau SC

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Bruno A. L. Veloso Seg Jun 27, 2011 9:46 am

Gente, o baixo é apenas uma ferramenta. O que importa, é a música!!!


Concordo plenamente

____________________________
Bruno A. L. Veloso - msn: brunoalveloso@hotmail.com - TWITTER @brunoalveloso - Clube dos baixista da Bahia, meu rei!!! # 001 / Clube Cort #58 / Clube dos amantes só das 4 cordas #42
Bruno A. L. Veloso
Bruno A. L. Veloso
Membro

Mensagens : 748
Localização : Feira de Santana- Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por GusVCD Seg Jun 27, 2011 12:11 pm

Ontem foi um rapaz tocar lá na igreja, e ele usou o Meteoro tosco da igreja (q eu nunca uso, sempre carrego as minhas tralhas) e tocou em um JB todo lixado e bem incardido, q foi convertido em fretless.

Ouvi um som muito gostoso e de primeira, e no fim do culto fui conversar com ele, crente q era algum baixo de luthier ou coisa do gênero...

Qd perguntei, ele respondeu: Não cara, é um EAGLE q eu mandei lixar uns anos atrás e converti em fretless... com caps originais e nada de mais...

Fiquei com vergonha de tudo q eu tenho de equipo e não conseguir tira aquele som...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por fma Seg Jun 27, 2011 1:56 pm

Excelente tópico.
Essa ligação das pessoas com o equipamento é mundial e forte, infelizmente. Com um pouco de experiência, dá pra perceber o quanto é difícil você se desenvolver como músico a ponto de ter algo importante a dizer. Por isso as pessoas se prendem demais ao que é menos relevante, então em vez de ouvir e sentir a música, muita gente se prende ao "ah, esse baixo tem escala de jacarandá".
Vê os videos do Claudio Jardim, o cara groova monstruosamente, mas infelizmente as pessoas parecem não se importar com o nível de musicalidade que ele desenvolveu provavelmente tirando uma cacetada de grooves e repetindo eles por horas e mais horas durante a vida. O foco é Fender.

Vê os videos do Allex tocando e compartilhando seu conhecimento sobre música baiana. Ele viveu esses estilos, fala sobre eles e toca eles com desenvoltura. Mas... "Caraca, GAAAASSSSS".
Pensa em quantos tópicos já rolaram de "Eagle x Strinberg" ou qualquer outra marca e quantas respostas de "testa os dois e vê qual mais te agrada" já foram dadas. Os tópicos vão continuar aparecendo.
Acho que esse mito do instrumento ser mais importante que a música vai continuar... o importante não é o camarada fazer música bonita e sim ele ser endorsee de instrumento, isso que vai trazer fatos positivos pra carreira dele.
Pode ver que ninguém vai chegar em festival de baixo e tocar um tema do Novelli. Também nunca ouvi falar do Professor Luizão Cavalcanti ir com seu washburn mostrar num evento desses o timing fora do comum que ele tem. O Lito Robledo também não vai lá tocar standards, afinal, ele não faz double thumb nem usa a técnica do Matt Garrison. Esse tópico teve um monte de assuntos, vou indo a eles conforme for lembrando.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por fma Seg Jun 27, 2011 2:28 pm

Nando Vasques escreveu:James Jamerson criou todas aquelas linhas mágicas com um Fender Precision tocado apenas com o Indicador da mao direita,Jaco fez o q fez com seu Velho Fender q mais parecia um Berimbau de tao altas q eram as cordas dele,Marcus Miller tira o som q o fez famoso com seu velho Fender q nao tem nada de diferente dos Fenders Marcus Miller Signature vendidos aqui no Forum,Bernard Edward fez o mundo todo dançar com seu simples Stingray 4 q nunca teve sequer suas cordas trocadas.Acho q isso basta como reflexao,pelo menos para min!

Perfeito.
Não notei nenhum grande salto na qualidade da música do Anthony Jackson quando ele foi do Fender pro Fodera. Não notei que música feita pelo John Patitucci ficou muito melhor ou pior com o Smith, o Sadowsky ou com o Yamaha.
Notei que esses caras parecem nunca perder o ânimo para estudar e devem estar fazendo isso enquanto escrevo, porque parecem ter gigs cada vez mais exigentes.
Dizem que o Luizão usava um baixo europeu de escala curta pra gravar e ao vivo usava um Jazz Bass, também usou um Tune no final da vida. Toda música que já ouvi ele tocando, era com um baita feel.
Mas muito pouca gente parece ter "GAS" em estudar como o AJ ou Patitucci estudaram e devem estudar. Vejo pouca gente tirando as coisas do Luizão. Vejo muita gente com GAS em Fodera, Smith ou Fender.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por allexcosta Seg Jun 27, 2011 2:31 pm

^ Eu particularmente não consigo escutar duas notas do Patitucci no baixo elétrico desde que ele migrou da Smith pra Yamaha...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Convidado Seg Jun 27, 2011 2:37 pm

allexcosta escreveu:^ Eu particularmente não consigo escutar duas notas do Patitucci no baixo elétrico desde que ele migrou da Smith pra Yamaha...

Até entendo por uma questão de não gostar do timbre, mas a música do Patitucci, essencialmente não se modificou ou piorou por causa da troca de marca.


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por fma Seg Jun 27, 2011 2:45 pm

allexcosta escreveu:^ Eu particularmente não consigo escutar duas notas do Patitucci no baixo elétrico desde que ele migrou da Smith pra Yamaha...
Porque? Acha que caiu o nível de composição ou dele como interprete?
Comigo acontece o contrário, não sou muito fã dos dois primeiros discos ou de Elektric Band, acho muito voltado para "chops".
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Convidado Seg Jun 27, 2011 2:46 pm

O Allex não tolera o timbre por demais moderno do Yamaha hehe Já vi ele falando algo sobre isso.

Eu também prefiro o timbre do KS, mas isso é uma questão pessoal mesmo. Não consigo pensar a troca de instrumento como determinante na música dele nos dois momentos.

Só aproveitando a deixa pra galera ouvir um som hehe:



Coisa bonita...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por fma Seg Jun 27, 2011 3:44 pm

Cantão escreveu:até porquê temos uma premissa aqui , de que a melhor forma de aprender é estudando com um professor... up
Cantão, o problema são os professores ruins ou preguiçosos... Nesse caso, acho mais vantagem estudar o tópico "Rítmica e harmonia com Sá Reston" ou as orientações da Voila do que pagar pra ser passado pra trás. Tem também gente com problema financeiro ou geográfico para fazer aula com professor honesto.
Não tenho palavras para agradecer ao pessoal que gasta tempo disponibilizando boa informação para todos nós que estamos interessados em aumentar a qualidade da nossa música. Seja os videos que o Lucas arruma, os lances que o Sá grava, as orientações da Voila e todo pessoal mobilizado em engrandecer os tópicos sobre música. Parabéns para todos.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por LFBruschi Seg Jun 27, 2011 3:54 pm

Seria uma honra o Sá como professor...
LFBruschi
LFBruschi
Membro

Mensagens : 1797
Localização : Maceió/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Cantão Seg Jun 27, 2011 4:15 pm

fma escreveu:
Cantão escreveu:até porquê temos uma premissa aqui , de que a melhor forma de aprender é estudando com um professor... up
Cantão, o problema são os professores ruins ou preguiçosos... Nesse caso, acho mais vantagem estudar o tópico "Rítmica e harmonia com Sá Reston" ou as orientações da Voila do que pagar pra ser passado pra trás. Tem também gente com problema financeiro ou geográfico para fazer aula com professor honesto.
Não tenho palavras para agradecer ao pessoal que gasta tempo disponibilizando boa informação para todos nós que estamos interessados em aumentar a qualidade da nossa música. Seja os videos que o Lucas arruma, os lances que o Sá grava, as orientações da Voila e todo pessoal mobilizado em engrandecer os tópicos sobre música. Parabéns para todos.
^Pois é...eu disse que existe uma premissa sobre isso , não disse que concordo... como você disse , professores , existem bons e ruins , basta saber distinguir...O trabalho que essa galera (Sá , Voila , e todos que colaboram com a área técnica) faz aqui é excelente, deixo isso claro nos outros posts deste tópico...abraço... Wink

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21787
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por GusVCD Seg Jun 27, 2011 4:46 pm

LFBruschi escreveu:Seria uma honra o Sá como professor...

Então senta e exerça toda a sua longanimidade, pois acabou de fazer 2 anos q ele me prometeu um material de harmonia e por enquanto nada, mesmo eu cobrando ele algumas vezes! Saca aquele cabra liso q nem peixe, q qt mais firme vc tenta segurar mais rápido ele escorrega entre seus dedos? Esse é Sá Reston! Ri Muito

Desculpa ai Sá, mas não pude evitar! grin Tu sabe q eu te amo! I love you

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por LFBruschi Seg Jun 27, 2011 4:50 pm

GusVCD escreveu:
LFBruschi escreveu:Seria uma honra o Sá como professor...

Então senta e exerça toda a sua longanimidade, pois acabou de fazer 2 anos q ele me prometeu um material de harmonia e por enquanto nada, mesmo eu cobrando ele algumas vezes! Saca aquele cabra liso q nem peixe, q qt mais firme vc tenta segurar mais rápido ele escorrega entre seus dedos? Esse é Sá Reston! Ri Muito

Desculpa ai Sá, mas não pude evitar! grin Tu sabe q eu te amo! I love you

Ihhhh 2 anos?
Logo com o Gus que é um cara gente fina!!
valeu não essa...
LFBruschi
LFBruschi
Membro

Mensagens : 1797
Localização : Maceió/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Convidado Seg Jun 27, 2011 5:01 pm

Peraê, deixa eu me defender!! hehehe

Há cerca de 2 anos atrás qdo o Gus me solicitou uma ajuda no lance de harmonia, ele não pediu (e eu não fiquei de mandar), qq método sobre o assunto...

Na época ele me disse que já tinha estudo algumas coisas mas não conseguia ver a ligação daquilo com a vida real, com a música. Como ele me viu comentando sobre o lance de "passar a harmonia pra cabeça", me pediu uma orientação nesse sentido...

Eu me animei em formatar um material escrito que encaminhasse os interessados nesse assunto, mas nunca gastei o tempo necessário pra fazer (apesar de eu ter muitas anotações aqui qto a isso). É algo que eu trabalho nos meus estudos e com meus alunos, que nada mais é uma forma mais intuitiva de lidar com a harmonia.

Sem me eximir da responsa, como disse acabei nunca fazendo o tal material, por isso nunca mandei... facepalm

Só pra não ficar parecendo que eu não mandei algum material pronto ou apostila que seria só anexar e enviar no email - senão parece que eu sou desses que fica enrustindo pdf ehehehehehe

Fico feliz de ouvir que um ou outro gato pingado gostaria de ter aulas comigo, pra mim seria uma honra tb. Estou preparando um esquema pra dar aulas pela web, mas por enquanto ainda não tenho como fazer isso...

Ah, e Gus, eu te amo tb!!! flower rendeer kiss

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por LFBruschi Seg Jun 27, 2011 5:04 pm

Sá Reston escreveu:Peraê, deixa eu me defender!! hehehe

Há cerca de 2 anos atrás qdo o Gus me solicitou uma ajuda no lance de harmonia, ele não pediu (e eu não fiquei de mandar), qq método sobre o assunto...

Na época ele me disse que já tinha estudo algumas coisas mas não conseguia ver a ligação daquilo com a vida real, com a música. Como ele me viu comentando sobre o lance de "passar a harmonia pra cabeça", me pediu uma orientação nesse sentido...

Eu me animei em formatar um material escrito que encaminhasse os interessados nesse assunto, mas nunca gastei o tempo necessário pra fazer (apesar de eu ter muitas anotações aqui qto a isso). É algo que eu trabalho nos meus estudos e com meus alunos, que nada mais é uma forma mais intuitiva de lidar com a harmonia.

Sem me eximir da responsa, como disse acabei nunca fazendo o tal material, por isso nunca mandei... facepalm

Só pra não ficar parecendo que eu não mandei algum material pronto ou apostila que seria só anexar e enviar no email - senão parece que eu sou desses que fica enrustindo pdf ehehehehehe

Fico feliz de ouvir que um ou outro gato pingado gostaria de ter aulas comigo, pra mim seria uma honra tb. Estou preparando um esquema pra dar aulas pela web, mas por enquanto ainda não tenho como fazer isso...

Ah, e Gus, eu te amo tb!!! flower rendeer kiss
Pelo Skype já é um lado...
LFBruschi
LFBruschi
Membro

Mensagens : 1797
Localização : Maceió/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Cantão Seg Jun 27, 2011 5:07 pm

Sá Reston escreveu:

Ah, e Gus, eu te amo tb!!! flower rendeer kiss
Já tá me traindo narizudo... rendeer flower rendeer

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21787
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por fheliojr Seg Jun 27, 2011 6:52 pm

LFBruschi escreveu:Seria uma honra o Sá como professor...

[2]

nos fomos chamados de gatos pingados pelo sa, nao se esqueca Razz

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por RFFanBR Seg Jun 27, 2011 7:34 pm

GusVCD escreveu:Qd perguntei, ele respondeu: Não cara, é um EAGLE q eu mandei lixar uns anos atrás e converti em fretless... com caps originais e nada de mais...
Fiquei com vergonha de tudo q eu tenho de equipo e não conseguir tira aquele som...

Eagle é f***, em todos os sentidos, kkkkkk. Com uma mão f*** no controle, então...

Mas também, neh, raramente o povo que sabe tocar posta vídeo. Eu disse vídeo, que é mais bacanudo, mais chocante, mais "youtube". Se tivessem mais vídeos que nem aquele do allex sobre como fazer um groove, capaz que tivesse mais gente interessa em aparecer. Ou não, neh, vai saber, ahn

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Convidado Seg Jun 27, 2011 7:35 pm

^^^Verdade Larissa!!

Eu mesmo tenho idéia pra fazer um monte de vídeos, mas acabo não fazendo... Não que eu ache que sei tocar, mas poderia contribuir muito mais do que faço.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Tarcísio Caetano Ter Jun 28, 2011 10:44 am

Vou abrir meu coração, e não fiquem chateados se aparentemente ou realmente, isto não tiver nada a ver com o assunto...

Mas é que toda esta discussão, de forma geral e às vezes específica, já foi tratada nestes 3 tópicos - https://www.contrabaixobr.com/t1169-debate-onde-esta-a-arte-no-pintor-ou-no-pincel-que-ele-usa-por-allexcosta ; https://www.contrabaixobr.com/t12755-musicos-melhores-que-seus-instrumentos ; https://www.contrabaixobr.com/t13955-baixo-bom-e-o-que-tem-som-ou-o-que-tem-status .
Até aí, nada demais. Discussão ótima, em bom nível, e com ótimos posts relatando muita experiência e conhecimento. Aí é que “o bicho pega”.
Eu sou o tipo de pessoa, que constantemente tenta refletir sobre aquilo que lê, vê, ouvi e aprende. Não que isto no final, faça alguma diferença, mas tento.
Acontece, que tenho relido este tópicos, tenho-os em meu computador, e venho pensando muito sobre os assuntos que permeiam estes.

1º debate interior:

Alguns de vocês devem ter conhecimento de que recentemente comecei a “construir” um fretless para mim. O corpo já está pronto e as outras peças necessárias estão a caminho ou já em minha posse.
Mas desde os primeiros passos, tenho me perguntado:
- Valerá a pena?
- Você precisa disto?
- Que valor agregará a seus conhecimentos de música?
- Que valor agregará a você como “músico”?
E lá no tópico, em um determinado momento, o Siodoni perguntou:
“Vc vai fazer os fretlines?”, respondi: “Não, Siodoni, o Cavalheiro não fará os fretlines...sou um completo maluco e doido e sem juízo nenhum”.
Continuei a me perguntar:
- Porquê estou fazendo isto e desta forma?
- Aonde isto me levará? se é, que me levará a algum lugar...
- Estou apto a enfrentar este desafio?

Em dez/2010, comprei um fretless do Sá, através do Fórum. Alguns de vocês, talvez, pensem que este instrumento já não satifaz as minhas necessidades, e que, portanto, preciso de algo melhor, que me faça crescer e aprender mais, etc, etc, etc.
Mentira!!!
Estes instrumentos, que comprei e estou montando, estão anos-luz a frente...


2º debate interior:

Em um tópico que não consegui localizar, a Larissa disse que iria guardar o baixo no armário e não queria saber mais deste negócio de música, não nestas palavras, mas em sua essência, era isto. E lá mesmo, eu disse para não desistir, que tinha visto uns vídeos dela, e que tocava bem melhor que eu.
É a mais pura verdade.
- Então, o que estou fazendo aqui?
- Por que tenho falado tanto de tanta coisa, como se alguma coisa soubesse sobre o que falo?
- A quem eu quero enganar?

3º debate interior:

Sugeri ao Siodoni tocarmos um teminha com nossos baixos, quando o meu estiver pronto, para comemorar a nossa felicidade.
- Mas como farei isto, se toco tão pouco?
- Qual será o tamanho da vergonha que irei passar?

Bem, já disse aqui de forma fragmentada, mas eu pude estudar música no período compreendido entre fev/1982 a Nov/1994.
Primeiramente, estudei uns 3 anos com o Yuri Popoff – baixo elétrico – depois acústico como Hector Nunez Espinosa e com Fernando César Santos, respectivamente 1ºs contrabaxistas da Filarmônica e da Sinfônica de MG.
O que causou o hiato entre Nov/1994 e ago/2010, é por demais triste para falar sobre, pois ainda, não o superei totalmente, e além disto, há outras variáveis, muito pouco interessantes.
Mas isto cobrou seu preço.
Hoje, estou praticamente tendo que aprender novamente, o pouco que sabia. Algumas coisas aprendo rápido, outras não. Algumas coisas me lembro, outras não. E por aí vai.

Por que estou falando isto tudo? O que tem a ver com o assunto principal, levantado pelos autores dos tópicos citados e pelo Ivan, neste?

Estou tomando uma decisão:

- Vou estudar contrabaixo.
- Vou estudar música com afinco.
- Vou utilizar o tempo que tenho para aprender aquilo que me faz tão feliz.
- Vou estudar para poder opinar com qualidade e com conhecimento de causa.
- Vou estudar contrabaixo para poder entender REALMENTE do que falam neste Fórum.
- Vou estudar contrabaixo, para poder entender o que é isto tudo que compõe o que chamamos música.

Enfim, vou estudar música e contrabaixo:

- para não ficar falando pelos cotovelos, de coisas que não entendo;
- para não ficar gritando GAS, só porque aprendi este termo e não faço a mínima idéia do que fazer com o objeto que me fez falar GAS (será que não sei mesmo, ou sei muito bem? A vaidade é uma m****; IMO);
- para não me ver envolvido em desejos que não fazem parte da minha vida – Foderas, Celinders, Laklands, Fenders, M.Laghus, Rittres, Nordstrands, Eliézer Laras, Zaganins, etc, etc, porque tudo isto está muito além de minhas reais capacidades técnicas,
- e quero desenvolver, cada vez mais, meu SENSO CRÍTICO – que sempre foi o objetivo maior de minha vida, desde os 13 anos.

Então, priorizarei meus objetivos. Infelizmente, meu tempo no Fórum, será bem reduzido. Tenho passado por aqui, invariavelmente, quase todo dia. Agora só final de semana, e olhe lá (por exemplo: preciso continuar meus “colóquios” com o Andrezinho...anseio por isto, mas tem um e-mail dele, datado de 12/04, e até agora, não pude comentar. Mais uma vez, me desculpe, André).

Quero poder agregar valor a este Fórum tão sensacional, quero participar dos Encontros nacionais e/ou regionais, não só como ouvinte, mas poder trocar conhecimentos e informações.

Quero fazer jus aos instrumentos que tenho. Quero poder usá-los em todo o seu potencial, mesmo que tenham pouco.

Quero, um dia, se Deus assim quiser e permitir, olhar para os meus equipamentos, e poder dizer: Preciso, verdadeiramente, de algo melhor...

P.S.:
- Uma observação ao que o Gus e a Larissa falaram a respeito do Eagle: a Caçarola de Contrabaixos usa um Eagle fretless – cheguei a comentar com a Renata sobre isto – e está show.
- Outra observação: Sr. Sá Reston, me aguarde no sub-fórum “Técnica & Teoria”, daqui há algum tempo...
- Só mais uma: quero poder manter o tópico em “Luthieria” – Projetos Customizados dos usuários do Fórum – atualizado. Sempre que houver algo novo, e que eu, por ventura, não tiver visto, peço que me mandem uma MP avisando. Eu ficarei muito agradecido.

Até a próxima, e com qualidade Very Happy

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por wellrod Ter Jun 28, 2011 11:15 am

Uma pequena comparação com a minha vida...

Quando eu tinha 18 anos, tinha um corcel II, na cor Azul Geladeira... o motor era horrível... o bicho só dava problema... e nas poucas vezes que eu peguei a estrada com ele, via todo mundo me ultrapassando... eu culpava o carro...

o tempo passou, mudei de emprego, consegui uma graninha melhor, comprei um pálio 1.0... básico... motor e roda... aí pensei... agora ninguém me pega... mas era só subir uma ladeira com o bicho que até um fusca passava por ele a mil... e eu culpava o carro...

agora comprei um carro 1.6, 8 válvulas cheio de frescuras ele vive parado na garagem, pois uso a moto pra trabalhar... e as raras vezes quando pego a estrada TODOS continuam me ultrapassando e com muita técnica e habilidade... mesmo carros com motores menores...

E sei que se comprar um carro de motor maior TODOS continuarão me passando... a única coisa que ganhei com um carro melhor, foi uma qualidade, um conforto... mas o problema tá exatamente comigo... vou continuar dirigindo precariamente... essa é minha natureza... odeio curvas, velocidades altas, manobras arriscadas...

Wink

____________________________
Wellington Rodrigues - http://www.myspace.com/wellmusicrio
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por fheliojr Ter Jun 28, 2011 11:18 am

^boa sorte, caetano!!

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por gobatto Ter Jun 28, 2011 11:22 am

Sá Reston escreveu:... Estou preparando um esquema pra dar aulas pela web, mas por enquanto ainda não tenho como fazer isso...

Sá, tem gente que já faz isso a muitos anos. Faz um benchmarking lá com ele. Twisted Evil
http://andrebaixista.blogspot.com/2010_12_01_archive.html

Me canditado como aluno-test-drive. clown
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por CG Ter Jun 28, 2011 11:26 am

gobatto escreveu:
Sá Reston escreveu:... Estou preparando um esquema pra dar aulas pela web, mas por enquanto ainda não tenho como fazer isso...

Sá, tem gente que já faz isso a muitos anos. Faz um benchmarking lá com ele. Twisted Evil
http://andrebaixista.blogspot.com/2010_12_01_archive.html

Me canditado como aluno-test-drive. clown

E ele ainda te manda uma camiseta gratis...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jun 28, 2011 11:39 am

^
Não faz isso não Gobatto!
Olha a propaganda do cara:


todas as técnicas mais utilizadas como "Slap 10 modos diferentes de se fazer" , Two Hands, Double Thumb, Three Fingers, e a técnica metralhadora que eu mesmo criei e todos os macetes das técnicas,velocidade,agilidade,etc...


Tudo Isso Por: 30 Reais Duas aulas por Semana


SE for consultar veja o esquema do Matheus Starling e visite o site do Jimmy Bruno que tem um esquema muito bom de aulas.
http://www.jimmybruno.com/

http://jbguitarworkshop.com/

Acredito que com skype ou msn já rola algo decente hoje em dia.


Vai fundo Tarcisio!
Essas crises são boas e nos ajudam a criar e redirecionar nossos objetivos!!
Precisando de um socorro o fórum tá sempre por aqui pra te ajudar!!
Eu mesmo já tocando profissionalmente quando migrei pro baixo encontrei muita ajuda, informação e referências por aqui!
E outra coisa não estar satisfeito nunca é o segredo o dia que achar que já tá no nível e merecendo o baixo melhor pelo seu desempenho corre sério risco de estagnar.
Ainda considero meu Dingwal aqui bem subaproveitado!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Mago Mr. Bass Ter Jun 28, 2011 11:55 am

Eu nunca tive grana pra comprar um instrumento top e isso sempre me fez ficar satisfeito com os passos que consegui dar. Passei um tempo com um Yamaha BB350, depois tive um RBX170 e fui muito feliz com ambos, também nunca fui um exímio baixista, talvez isso tenha influencia (ou não).
Outra coisa que percebo é a "necessidade" de trocar 2343594 vezes de instrumento por ano, ou até por mês, (nada contra viu Sá rsrss).

____________________________
"Se a maldade do mundo não descança, por que eu hei de descançar? você é o seu limite"

Yamaha Club #007
Clube da Voila Marques #036
Mago Mr. Bass
Mago Mr. Bass
Membro

Mensagens : 353
Localização : Porto velho

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Cantão Ter Jun 28, 2011 12:16 pm

Grande Tarcísio...falou tudo ai meu brother... claps

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21787
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por gobatto Ter Jun 28, 2011 12:16 pm

Fernando Zadá escreveu:^
Não faz isso não Gobatto!
Olha a propaganda do cara:


todas as técnicas mais utilizadas como "Slap 10 modos diferentes de se fazer" , Two Hands, Double Thumb, Three Fingers, e a técnica metralhadora que eu mesmo criei e todos os macetes das técnicas,velocidade,agilidade,etc...


Tudo Isso Por: 30 Reais Duas aulas por Semana


SE for consultar veja o esquema do Matheus Starling e visite o site do Jimmy Bruno que tem um esquema muito bom de aulas.
http://www.jimmybruno.com/

http://jbguitarworkshop.com/

Acredito que com skype ou msn já rola algo decente hoje em dia.


Vai fundo Tarcisio!
Essas crises são boas e nos ajudam a criar e redirecionar nossos objetivos!!
Precisando de um socorro o fórum tá sempre por aqui pra te ajudar!!
Eu mesmo já tocando profissionalmente quando migrei pro baixo encontrei muita ajuda, informação e referências por aqui!
E outra coisa não estar satisfeito nunca é o segredo o dia que achar que já tá no nível e merecendo o baixo melhor pelo seu desempenho corre sério risco de estagnar.
Ainda considero meu Dingwal aqui bem subaproveitado!

Tava brincando quanto ao baixistão. Eu me canditaria para aluno-test-drive do Sá. up
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por joabi Ter Jun 28, 2011 1:17 pm


Tarcísio Caetano escreveu:Vou abrir meu coração, e não fiquem chateados se aparentemente ou realmente, isto não tiver nada a ver com o assunto...

Tarcísio,

Tomar a decisão de estudar, sempre é uma coisa boa, principalmente quando essa decisão vem de forma tão arrebatadora como estou percebendo. Bons estudos para você, meu camarada!

Já passei por algo parecido em um momento da minha vida, quando comecei a trabalhar com estúdio e me senti totalmente desestimulado a estudar música, não sentia nem vontade de tocar pra 'manter' o que eu sabia... felizmente a vontade de estudar voltou, de forma natural, após a 'maluquice' de investir num baixo vertical que eu achei que ficaria parado em casa em pouco tempo... não foi assim, o novo instrumento me fez redescobrir as possibilidades do nosso instrumento e a vontade de evoluir. Desde então tenho estudado, ou pelo menos tocado, todos os dias... quando estou fora de casa, às vezes tenho vontade de tocar como se fosse vontade de comer um doce ou algo assim.

Tive a impressão que o motivo que fez você parar de tocar foi muito sério, e certamente essas coisas mexem com a gente, mas não desanime e não se dê por vencido, meu prezado.

Não fique se martirizando também por ter feito uma 'maluquice' como a minha de comprar um instrumento, pois, talvez, seja aí que esteja a chave para a decisão que você acabou de tomar! Lembre-se que não existe isso de ser digno de um instrumento ou não. O que nos torna dignos é a nossa decisão de querer melhorar sempre, e essa decisão você já tomou!

Forte abraço,

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Convidado Ter Jun 28, 2011 1:35 pm

Fico muito feliz em ver a força de vontade, esse espírito de querer conquistar as coisas e o amor pela música no Tarcísio.

Fico mais feliz ainda de ver a sinceridade e a abertura dele em dividir conosco de forma clara, sem poupar palavras, como tem se sentido com relação a isso.

Só não acho legal ver o amigo menos no Fórum, mas acho que ele aos poucos vai dosando isso. Além disso, esse vício aqui não é tão fácil de curar assim hehehehe

Pensei muito sobre as coisas que temos discutido aqui e mudei minha percepção com relação a algumas coisas.

Me dei conta que, da mesma forma que falei da oportunidade que a internet oferece de democratização da divulgação de música, e que devemos aproveitá-la pra divulgar o que é bom e sobretudo aprender - o que acontece com as informações sobre equipamentos também é igual.

As vezes não nos damos conta que esse é um conhecimento que também NÃO ESTAVA a disposição de todos, e que a internet e o nosso fórum representam uma democratização na circulação desse tipo de informação também.

Continuo achando que o foco tem que ser sempre a música, mas mudei minha opinião sobre a importância que é dada a outro tipo de conhecimenbto que circula por aqui.

Só aproveitando que em nenhum momento quis fazer críticas a nunguém de forma direcionada, ele foi pra todos, inclusive eu, que tembém estou sempre participando de vários tópicos sobre equipamento.

É só um camarada tentando falar que, mesmo as vezes tratando esses temas de forma incisiva, curto mais quando conseguimos discutir as coisas de forma mais leve, e muitas vezes o tom mais agressivo parte de mim mesmo hehe

Obrigado galera, e me desculpem se as vezes perco a mão nos comentários!

Com relação ao lance das aulas via web, sei que é algo muito simples, com uma webcam legal com microfone já dá pra fazer isso. Assim que comprar uma e fizer uns testes, vou começar a fazer isso e aviso aos amigos.


Última edição por Sá Reston em Ter Jun 28, 2011 1:38 pm, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por GusVCD Ter Jun 28, 2011 1:37 pm

Sá Reston escreveu:Peraê, deixa eu me defender!! hehehe

Há cerca de 2 anos atrás qdo o Gus me solicitou uma ajuda no lance de harmonia, ele não pediu (e eu não fiquei de mandar), qq método sobre o assunto...

Na época ele me disse que já tinha estudo algumas coisas mas não conseguia ver a ligação daquilo com a vida real, com a música. Como ele me viu comentando sobre o lance de "passar a harmonia pra cabeça", me pediu uma orientação nesse sentido...

Eu me animei em formatar um material escrito que encaminhasse os interessados nesse assunto, mas nunca gastei o tempo necessário pra fazer (apesar de eu ter muitas anotações aqui qto a isso). É algo que eu trabalho nos meus estudos e com meus alunos, que nada mais é uma forma mais intuitiva de lidar com a harmonia.

Sem me eximir da responsa, como disse acabei nunca fazendo o tal material, por isso nunca mandei... facepalm

Só pra não ficar parecendo que eu não mandei algum material pronto ou apostila que seria só anexar e enviar no email - senão parece que eu sou desses que fica enrustindo pdf ehehehehehe

Fico feliz de ouvir que um ou outro gato pingado gostaria de ter aulas comigo, pra mim seria uma honra tb. Estou preparando um esquema pra dar aulas pela web, mas por enquanto ainda não tenho como fazer isso...

Ah, e Gus, eu te amo tb!!! flower rendeer kiss


Tentei ler tudo mais só consegui entender: "Blá Blá Blá Blá e eu não mandei nada!" Ri Muito

Nem esquenta, tamos juntos! Amigos

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... - Página 2 Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos