Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tem gente aqui perdendo o foco...

+55
subgrave
Victor colmenero
jgs
dibass
Eliezer (Zé)
Vlad
Polli
1berto
andrepbbass
Normando Neto
André Souza
afonsodecampos
Lapetina
SHIP ROOM ESTUDIO
webercar
Mago Mr. Bass
gobatto
wellrod
fma
GusVCD
Bruno A. L. Veloso
Aldo MF
CaQuinhO
CG
ejrbass
Nando Vasques
nukebass
Claudio
Fá Mendonça
joabi
allexcosta
malka_aff
DUDUBASS
Paulo Penna
andremega
Zero
Fernando Zadá
Amagomes
jiroumaru
DaniloFujise
Gomba
luizribeiro
Edu Fettermann
LFBruschi
LuCaSbass
fheliojr
Luanmn
Tarcísio Caetano
rafammbass
Cayo Castro
Cantão
Galdino
RFFanBR
Mauricio Luiz Bertola
Ivanov_br
59 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Ivanov_br Sex Jun 24, 2011 11:12 pm

Como defendem alguns (né, Sá?), tem gente aqui muito mais preocupada com o instrumento contrabaixo do que com a música criada a partir dele.

Este assunto me volta a cabeça após assistir este video:



O Nobre colega do video está executando uma salsa baseada no playalong do método do Nico. Olhando o video, me dou conta que o baixo dele é um baixo simples, mas que com a execução se torna um senhor baixo.

Gente, o baixo é apenas uma ferramenta. O que importa, é a música!!!

Sá, faça coro comigo aqui!

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jun 24, 2011 11:13 pm

Gente, o baixo é apenas uma ferramenta. O que importa, é a música!!!

(2)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por RFFanBR Sex Jun 24, 2011 11:14 pm

Gente, o baixo é apenas uma ferramenta. O que importa, é a música!!!

(3)

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Galdino Sex Jun 24, 2011 11:17 pm

A causa final é a música, endosso o coro!
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Cantão Sex Jun 24, 2011 11:23 pm

Ivanov_br escreveu:...tem gente aqui muito mais preocupada com o instrumento contrabaixo do que com a música criada a partir dele...

Falou tudo em uma linha.... assino embaixo Ivan... claps

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21771
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Convidado Sex Jun 24, 2011 11:23 pm

É Ivan, isso é uma coisa que tenho visto com certe frequência, não só aqui no Fórum mas nos bares da vida tb hehe

É um lado meio prejudicial da informação... Hoje em dia vejo que o pessoal saca tudo sobre madeiras, características tonais, tops exóticos, captadores de luxo, prés, caixas de sei lá quantos ohms, cabeçotes nucleares e sei lá mais o quê, e foca pouco no som que vai fazer com tudo isso.

Não acho ruim de forma alguma a gente saber e entender um pouco sobre essas coisas, mas instrumento musical é pra fazer música.

Como o amigo Fma falou esses dias em outro tópico, vejo que os dedicados à música não são tão populares qto os ligados à equipamentos, mas a gente não desiste e vai sempre tentando trazer um conteúdo bacana e especial pros corredores do Fórum :-) Seja com videos legais, audios, tópicos na área de Técnica & Teoria ou o que quer que seja... Tem toneladas de informação ligada à boa música aqui no Fórum, basta procurar!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por RFFanBR Sex Jun 24, 2011 11:28 pm

É, tem muita gente que chega exibindo o baixo de marca, com captação não-sei-o-quê que produz n elevado ao cubo timbres diferentes.

Mas aí quando você ouve o cara descobre que ali não tem o essencial: o "churume". O cara só sabe reproduzir notas de forma automática, a música não tem vida.

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Cayo Castro Sex Jun 24, 2011 11:35 pm

Gente, o baixo é apenas uma ferramenta. O que importa, é a música!!!

(4)


Sobre o vídeo.... claps

O mais engraçado é que se colocasse só o áudio do vídeo aqui...
Ia aparecer muitos dizendo que era um instrumeto top de linha com um baixista famoso...
É rapaziada...
Acho que ao mesmo tempo que a informação e internet vieram trazer a GAS pra nossas vidas... tbm vieram pra mostrar que o que vale de verdade é a essência...

EDIT: Depois de ver esse video pela quinta vez... vo sair aqui do mercado livre/ebay e ir estudar contrabaixo.. até...

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por rafammbass Sex Jun 24, 2011 11:40 pm

Respeito a todos e ao nobre colega que executou lindamente a progressão, mais um para o coro.
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Convidado Sex Jun 24, 2011 11:41 pm

RFFanBR escreveu:
Mas aí quando você ouve o cara descobre que ali não tem o essencial: o "churume". O cara só sabe reproduzir notas de forma automática, a música não tem vida.

Esse negócio de churume pegou mesmo kkkkkkkkkk

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Jun 24, 2011 11:43 pm

Gente, o baixo é apenas uma ferramenta. O que importa, é a música!!!

Tem uns dois tópicos abordando este assunto e correlatos...são poucos os dias em que não me pego pensando sobre isto, e até o momento, só chego, sempre, a este ponto: Educação. Seja ela musical, profissional, social, etc. Quando você aprende, ganha conhecimentos, aumenta seu senso crítico, fica mais objetivo, mais racional, e menos influenciável, capacita a si mesmo a observar e identificar o essencial, o que importa. IMO.

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Luanmn Sex Jun 24, 2011 11:52 pm

Concordo totalmente! Teve uma época que eu ficava muito encanado de não manjar nada de marcas e modelos de equipamento... Hoje eu manjo um pouco mais, boa parte graças ao fórum, mas não me acho um entusiasta de equipamentos, e nem tenho a intenção de ser.

Ótimo som que o rapaz tirou no video!
Luanmn
Luanmn
Membro

Mensagens : 254
Localização : Niterói

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por fheliojr Sex Jun 24, 2011 11:56 pm

concordo com vcs, pessoal!!

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Convidado Sáb Jun 25, 2011 10:28 am

Galera, pegando carona no tópico do Ivan, acho que tem um pouco a ver com o que estamos falando... Pode soar estranho o que eu vou dizer, mas tô meio de saco cheio de ouvir falar em M Laghus aqui no Forum...

Todo dia eu entro e nos "tópicos novos desde sua última visita" e nos 5 primeiros quase sempre tá lá um tópico falando da marca.

Tenho convidado os amigos baixistas mais do que nunca pra participar da nossa comunidade, e essa semana recebi dois e-mails perguntando se o Forum era propriedade da M Laghus.

Não estou insinuando nenhum favorecimento à marca por parte dos amigos e/ou do Forum, nada de teoria conspiratória, só estou falando quanto a repetição dos assuntos. Tá ficando meio repetitiva (e chata) essa exaltação da marca que vem sendo feita por aqui.

Mais uma vez deixo claro que não tenho nada contra a M Laghus, sou grande admirador dos instrumentos feitos por eles e pretendo um dia ter um. Mas basta ver um tópico sobre os baixos deles que já sei qual vai ser o conteúdo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por LuCaSbass Sáb Jun 25, 2011 10:41 am

^Exato! E são sempre mensagens como "Nossa, GASSSS"... chega a ficar meio chato.
E "engraçado" que antes do Allex voltar e visitar lá já tinham tópicos sobre a M. Laghus mas não tinha causado tanto "furor" assim...
E enquanto isso são muitos poucos tópicos novos no Técnica & Teoria... E podem perceber que a maioria dos tópicos nessa seção não passam de 2 páginas, por mais interessante que o assunto seja... Enquanto isso o da visita a M. Laghus tem 13 affraid

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por LFBruschi Sáb Jun 25, 2011 10:44 am

Concordo que o instrumento não "faz" o músico.
Mas quem não é músico e tenta suprir isso buscando conhecimento sobre madeira, encordamento, captadores, preamp e hardware? Para mim é como se fosse aquela modalidade de Tunning, encaro da mesma forma, nem todo que "tuna" o carro é um bom piloto. Eu mesmo não sei tocar nada mas gosto muito de fazer upgrades e pesquisar, e nas horas vagas tento aprender um pouco.
Abraços
LFBruschi
LFBruschi
Membro

Mensagens : 1797
Localização : Maceió/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Convidado Sáb Jun 25, 2011 10:45 am

Pois é, parece que o objetivo deixou de ser aprender a tocar, fazer som, criar música, e se tornou "ter um M Laghus" hehehe

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por fheliojr Sáb Jun 25, 2011 10:46 am

^isso faz parte da mentalidade consumista da nossa sociedade, tb...

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Cayo Castro Sáb Jun 25, 2011 10:55 am

Sá Reston escreveu:Galera, pegando carona no tópico do Ivan, acho que tem um pouco a ver com o que estamos falando... Pode soar estranho o que eu vou dizer, mas tô meio de saco cheio de ouvir falar em M Laghus aqui no Forum...

Todo dia eu entro e nos "tópicos novos desde sua última visita" e nos 5 primeiros quase sempre tá lá um tópico falando da marca.

Tenho convidado os amigos baixistas mais do que nunca pra participar da nossa comunidade, e essa semana recebi dois e-mails perguntando se o Forum era propriedade da M Laghus.

Não estou insinuando nenhum favorecimento à marca por parte dos amigos e/ou do Forum, nada de teoria conspiratória, só estou falando quanto a repetição dos assuntos. Tá ficando meio repetitiva (e chata) essa exaltação da marca que vem sendo feita por aqui.

Mais uma vez deixo claro que não tenho nada contra a M Laghus, sou grande admirador dos instrumentos feitos por eles e pretendo um dia ter um. Mas basta ver um tópico sobre os baixos deles que já sei qual vai ser o conteúdo.

Uia... isso é vespeiro hein... haha
Eu acho normal acontecer isso com esse quase apadrinhamento por parte do fórum e do Tio...
Obs. Quero meu JB... brinks.. haha ( na verdade, não é brinks não, mas...)

LuCaSbass escreveu:
E "engraçado" que antes do Allex voltar e visitar lá já tinham tópicos sobre a M. Laghus mas não tinha causado tanto "furor" assim...

Isso não é a primeira vez que acontece... e com certeza não será a última... o negócio é filtrar
Se vc parar pra pensar bem... talvez seja consequencia do reconhecimento do tio ou de qualquer outro veterano ( não em posts e sim em música)...
Um tópico ou marca que seja "apadrinhado" por um sempre vai render...
Eu acho isso normal...




____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Edu Fettermann Sáb Jun 25, 2011 10:56 am

Sá Reston escreveu:Galera, pegando carona no tópico do Ivan, acho que tem um pouco a ver com o que estamos falando... Pode soar estranho o que eu vou dizer, mas tô meio de saco cheio de ouvir falar em M Laghus aqui no Forum...

Todo dia eu entro e nos "tópicos novos desde sua última visita" e nos 5 primeiros quase sempre tá lá um tópico falando da marca.


Exatamente, Sá. Também penso a mesma coisa. Até outro dia, a marca era só mais uma comentada aqui no fórum como tantas outras (Zaganin, Ledur, DeOliveira, etc). De repente, começou essa "GASificação" em massa. Nada contra, são instrumentos excelentes, mas tá saturando já.

Sobre o tópico, concordo 100% com o que vocês estão dizendo. E adiciono um elemento: tem gente que é escravo de marca. Se o equipamento não for de marca reconhecida, não serve pro cara. Estou passando por isso com a minha banda. Coloquei meu Music Man Sting Ray à venda para comprar um Yamaha TRB 1006, e a galera tá me enchendo a paciência porque o Sting Ray impressiona mais e tal. Mandei todo mundo se catar, porque o baixo é meu, o dinheiro é meu e o som é meu Mad Se o som tá bacana, se a execução tá boa, que diferença faz o que tá escrito no headstock do baixo?
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por LFBruschi Sáb Jun 25, 2011 11:00 am

Edu Fettermann escreveu:
Sá Reston escreveu:Galera, pegando carona no tópico do Ivan, acho que tem um pouco a ver com o que estamos falando... Pode soar estranho o que eu vou dizer, mas tô meio de saco cheio de ouvir falar em M Laghus aqui no Forum...

Todo dia eu entro e nos "tópicos novos desde sua última visita" e nos 5 primeiros quase sempre tá lá um tópico falando da marca.


Exatamente, Sá. Também penso a mesma coisa. Até outro dia, a marca era só mais uma comentada aqui no fórum como tantas outras (Zaganin, Ledur, DeOliveira, etc). De repente, começou essa "GASificação" em massa. Nada contra, são instrumentos excelentes, mas tá saturando já.

Sobre o tópico, concordo 100% com o que vocês estão dizendo. E adiciono um elemento: tem gente que é escravo de marca. Se o equipamento não for de marca reconhecida, não serve pro cara. Estou passando por isso com a minha banda. Coloquei meu Music Man Sting Ray à venda para comprar um Yamaha TRB 1006, e a galera tá me enchendo a paciência porque o Sting Ray impressiona mais e tal. Mandei todo mundo se catar, porque o baixo é meu, o dinheiro é meu e o som é meu Mad Se o som tá bacana, se a execução tá boa, que diferença faz o que tá escrito no headstock do baixo?

Até porque ninguém toca olhando para o headstok heheheheh
LFBruschi
LFBruschi
Membro

Mensagens : 1797
Localização : Maceió/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Convidado Sáb Jun 25, 2011 11:00 am

fheliojr escreveu:^isso faz parte da mentalidade consumista da nossa sociedade, tb...

Exatamente, e eu sempre achei que o papel do músico e da música, entre outras coisas, é abrir a sensibilidade das pessoas pra outras coisas.

As vezes parece que o baixo da M Laghus é algo de outro mundo, qdo na verdade não é. É só mais um baixo bom (muito bom), como tantos outros que já estão por aí a tanto tempo. Não é a oitava maravilha do mundo, não é nenhuma revolução. São apenas instrumentos bons ou ótimos, que repito, sempre estiveram por aí. Pelos comentários, tenho a impressão que alguns acham que "agora sim!", "agora vai!" ou algo parecido, como se o surgimento da marca representasse alguma revolução na construção de instrumentos ou algo do tipo. E não é isso.

O importante é fazer som!! :-)


Última edição por Sá Reston em Sáb Jun 25, 2011 11:09 am, editado 2 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por luizribeiro Sáb Jun 25, 2011 11:05 am

Concordo com o Sá em tudo que ele falou. Lembro bem quando estávamos conversando sobre a OSB era praticamente um bate papo entre eu, Sá e Mayo.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Cayo Castro Sáb Jun 25, 2011 11:08 am

Tem um tópico que fiz logo quando entrei no fórum.. sobre isso e sobre preconceito musical tbm...

Se não me engano tinha a mesma frase:

Eu: Nós como músicos não deveríamos ser diferentes?!

Alguém: Deveríamos... mas não somos...!

Desisti depois dessa... =/

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Convidado Sáb Jun 25, 2011 11:45 am

Mais um video da série "baixo barato" hehe

Esse aqui é de um arranjo que o Itiberê fez pro Alex Lameira Trio (num esquema de consultoria pra grupos que ele faz). O Ricardo Andrade aparece aí tocando com um SX.



É o melhor timbre do mundo? Provavelmente não. Mas e daí?

A galera do grupo achou melhor pagar uma grana pra ter uma consultoria com um grande músico do que gastar com equipamento caro hehehe Aposto que em toda cidade do Brasil tem caras experientes e capazes que adoraríam fazer isso, mas os mais jovens procuram? Acho que não. Sem falar nos professores... O cara gasta uma grana com equipamento e depois diz que não faz aula porque tá duro! facepalm

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Gomba Sáb Jun 25, 2011 12:19 pm

Endosso isso aí. Mas também concordo que uma boa ferramenta ajuda na hora de fazer a obra...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por DaniloFujise Sáb Jun 25, 2011 12:22 pm

Esse tópico me fez lembrar de uma frase:

A música é o objetivo, o instrumento é só um meio pra se chegar a ela
DaniloFujise
DaniloFujise
Membro

Mensagens : 141
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por jiroumaru Sáb Jun 25, 2011 12:30 pm

Essa conversa não é nova. E no fim das contas a conclusão é que pra maioria das pessoas é mais fácil comprar um instrumento caro, ou por a culpa num instrumento humilde do que ralar pra aprender.

____________________________
YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Convidado Sáb Jun 25, 2011 12:44 pm

Sei que a conversa não é nova, e acho que esse papo de qualidade da ferramenta nem está tá em questão aqui.

Entendam o recado do Ivan:

Vamos falar/idolatrar menos marcas/equipamentos e vamos falar mais sobre e mais importante, fazer mais música!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb Jun 25, 2011 12:48 pm

Meu entendimento desta questão, em números:

. Contrabaixo Elétrico & Baixolão" = 40 páginas;

. "Técnica & Teoria" = 7 páginas.

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Convidado Sáb Jun 25, 2011 1:01 pm

Quantas vezes já postei vídeos de algum baixista que admiro ou acabei de conhecer, e o primeiro comentário que aparece é:

"Legal o vídeo. Que baixo é esse que ele está usando?" kkkkkkkkkkkkkkkk

Mas a gente não desiste!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Amagomes Sáb Jun 25, 2011 1:14 pm

Sá Reston escreveu:Hoje em dia vejo que o pessoal saca tudo sobre madeiras, características tonais, tops exóticos, captadores de luxo, prés, caixas de sei lá quantos ohms, cabeçotes nucleares e sei lá mais o quê, e foca pouco no som que vai fazer com tudo isso.
Não acho ruim de forma alguma a gente saber e entender um pouco sobre essas coisas, mas instrumento musical é pra fazer música.

E digo mais, não só não é ruim como é muito importante, até para o músico não ser enganado pelos "vendedores" e "luthiers" da vida ( as aspas são propositais), mas estas coisas não podem, em hipótese alguma, sobrepujar a música em si.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jun 25, 2011 1:24 pm

Engraçado que tava percebendo que meu tempo de fórum é quase igual ao meu tempo no baixo e realmente o que o fórum mais influenciou foi no lance de sonoridade e equipamentos.
Lógico que também conheci muitos baixistas, técnicas e outras visões..
Mas esse lance de marca é um fetiche mesmo assim como a MLaugus já houveram outras como Zaga, Dingwall, Lakland e etc....
Acho isso reflexo da sociedade consumista que vivemos e também um reflexo do perfil dos que frequentam o fórum. A grande maioria tem a música como hobbie e por ter outras profissões pode se dar ao luxo de curtir marcas, equipos sem se preocupar mais com a outra parte que como músico profissional você tem que estar mais focado. É só ter consciência disso e filtrar o que ler. Eu mesmo todas as crises que passei e passo pensando em parar de gastar tanto tempo na internet acaba sendo por causa desse foco mas é só se habituar a filtrar o que interessa.
Mas no geral o perfil acaba sendo direcionado pelos que mais participam e o lance é focar nos assuntos que interessam mais e pular os outros.
Outra solução boa é comprar um Dingwall e desencanar das outras marcas!!!Rssssssss

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Convidado Sáb Jun 25, 2011 1:28 pm

^^^ Manda o After Burner pra cá que a minha GAS acaba rapidinho!!! heheheh


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jun 25, 2011 1:49 pm

Rsss
Sua GAS só acaba quando acabar o mundo Sá!
Não se iluda!!!!Rsssss

^
Que tal agitarmos a área didática?????

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Convidado Sáb Jun 25, 2011 1:53 pm

hehe

eu tenho tentado fazer isso, tento sempre responder as dúvidas dos camaradas (tô indo lá fazer isso agora inclusive), seja no "Rítmica e Harmonia", seja nos outros tópicos...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por LFBruschi Sáb Jun 25, 2011 2:04 pm

Sá se puder postar outros videos do método Reggae do Ed seria ótimo
abraços
LFBruschi
LFBruschi
Membro

Mensagens : 1797
Localização : Maceió/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Zero Sáb Jun 25, 2011 3:51 pm

Com certeza, ´´e muito mais importante a música e o músico do que o instrumento.

Muito bom o vídeo! claps

____________________________
/ZeroRoll

#42 Clube do Blues
#93 Clube do Rock/Metal
Zero
Zero
Membro

Mensagens : 37
Localização : Americana

http://paraserrockstar.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por andremega Sáb Jun 25, 2011 4:15 pm

lfbruschi escreveu:
Edu Fettermann escreveu:
Sá Reston escreveu:Galera, pegando carona no tópico do Ivan, acho que tem um pouco a ver com o que estamos falando... Pode soar estranho o que eu vou dizer, mas tô meio de saco cheio de ouvir falar em M Laghus aqui no Forum...

Todo dia eu entro e nos "tópicos novos desde sua última visita" e nos 5 primeiros quase sempre tá lá um tópico falando da marca.


Exatamente, Sá. Também penso a mesma coisa. Até outro dia, a marca era só mais uma comentada aqui no fórum como tantas outras (Zaganin, Ledur, DeOliveira, etc). De repente, começou essa "GASificação" em massa. Nada contra, são instrumentos excelentes, mas tá saturando já.

Sobre o tópico, concordo 100% com o que vocês estão dizendo. E adiciono um elemento: tem gente que é escravo de marca. Se o equipamento não for de marca reconhecida, não serve pro cara. Estou passando por isso com a minha banda. Coloquei meu Music Man Sting Ray à venda para comprar um Yamaha TRB 1006, e a galera tá me enchendo a paciência porque o Sting Ray impressiona mais e tal. Mandei todo mundo se catar, porque o baixo é meu, o dinheiro é meu e o som é meu Mad Se o som tá bacana, se a execução tá boa, que diferença faz o que tá escrito no headstock do baixo?

Até porque ninguém toca olhando para o headstok heheheheh


Mas as vezes um produtor, um contratante, olha. É ridículo mas acontece. Já passei por isso: "pô, vou ter que arrumar um Fender pra você. Esse teu ai não tá dando conta!". O cara era o "dono" do trabalho e não arrumou o Fender. Eu obviamente nem corri atras e gravei com meu Wood "que não dava conta". Resultado: gravação com som de baixo bem ruim (não sei se de propósito ou se ele só sabia timbrar Fender). E eu gravei muito com esse baixo, vários generos musicais e esta foi, sem duvida, a com pior som. E essa historia de critica por conta de marca foi uma vez só não, mas nunca foi tão radical a esse ponto.

Infelizmente, enquanto não se chega em um determinado patamar profisisonal, temos que enfrentar dessas e as vezes a "ferramenta" evita que a porta se feche (não que vá abrir), ainda mais num mundo tão ligado a marcas, a visual. Mas é peça acessória de fato. Pouco adianta um Fender na mão de quem não sabe nem posicionar os dedos na escala. Taí o video do menino com seu baixo longe de ser de marca clássica (não sei pq ele me lembrou o baixistão :-).

Um amigo foi convidado a tocar numa gig famosa ai. A guitarra dele era uma dessa modernosas, com floyd rose, top lock, 400 captadores, chave 3D de 1 milhão de posições pra tanta combinação... ai sutilmente mandaram que gostaram dele e tinha lugar na gig, mas deveria usar algo com ponte fixa (mais sutilmente ainda, Fender Strato ou Gibson Les Paul). Ele acabou por comprar uma guita nos "padrões" e ficou na gig.

Ou seja: não bastou ele tocar nos padrões da gig, teve que ter o instrumento adequado (não que tenha sido sacrificio ou dinheiro perdido, posi rapidinho pagou a guitarra com essa gig e realizou um sonho dele). O instrumento anterior era incompatível em tudo com este trabalho: em som e visual.

Não devemos pender para nenhum lado. O equilibro é que gera melhores resultados.Afinal, de que adianta você ter um instrumento bom que não tem o som que você quer, ou um instrumento ruim que não permite seu pleno desenvolvimento? Ou mesmo ter o instrumento top quando para o melhor trabalho que você fará ele não atende, seja em som ou mesmo em visual?

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Paulo Penna Sáb Jun 25, 2011 4:39 pm

Bom, como hoje me considero um Baixer e um new guitarreiro....
até ando ralando pra aprender mais teoria e a tocar guitarra... mas meu lance atual são os intrumentos!!!!
Vida longa aos guitarreiros!!! What a Face
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por RFFanBR Sáb Jun 25, 2011 7:36 pm

andremega escreveu:Não devemos pender para nenhum lado. O equilibro é que gera melhores resultados.Afinal, de que adianta você ter um instrumento bom que não tem o som que você quer, ou um instrumento ruim que não permite seu pleno desenvolvimento? Ou mesmo ter o instrumento top quando para o melhor trabalho que você fará ele não atende, seja em som ou mesmo em visual?

Quando o cara já toca, participa de gig, aí tudo bem querer um instrumento mais top mais "de acordo" com o trabalho.

O problema é que tem moleque que ganha Music Man do pai e não sabe tocar nada, e nem se mexe pra aprender alguma coisa além de duas notas. Mas se acha o top porque tem baixo top.

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por DUDUBASS Sáb Jun 25, 2011 7:57 pm

Galera, IMHO:

1) Pra tocar com outros músicos o importante é tirar o som do instrumento e saber tocar em conjunto;
2) Ter um bom instrumento muitas vezes (mas nem sempre) facilita pra pegar a gig, mas é óbvio que o mais importante é tocar bem, ter entrosamento com as pessoas e tocar o repertório exigido;
3) O músico é sempre mais importante que o instrumento, pelo menos pra fazer música;
4) Saber trabalhar em grupo é essencial;
5) Pra poder ter um bom instrumento não precisa tocar bem, é preciso ter é dinheiro pra comprar o instrumento ou então alguém que te dê o instrumento; Em analogia, pra ter uma Ferrari não precisa ser piloto de provas e sim ter grana pra comprar, mas vc ter uma Ferrari não vai te fazer dirigir melhor somente por este fato;
6) Tem coisas que parecem estar ligadas, mas não estão;
7) Não existe ligação entre: Tocar bem X Ter bom instrumento X Ser sociável X Querer tocar ali; Se o cara atender a essas quatro combinações ele fatalmente pega os trabalhos, mas uma não tem nada a ver com a outra, são todas independentes entre si, portanto qualquer pessoa pode atender a uma e não atender a outra.


____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por malka_aff Sáb Jun 25, 2011 8:22 pm

eu atendo apenas ao querer tocar e ser sociavel, kkkkk

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Galdino Sáb Jun 25, 2011 8:46 pm

^ Droga, eu nem sociável não sou, Ri Muito
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Convidado Sáb Jun 25, 2011 8:58 pm

Fiquem tranquilos, não precisa ser sociável não, basta saber fingir que é!

Cool

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por andremega Sáb Jun 25, 2011 10:21 pm

^verdade.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 25, 2011 11:26 pm

Discussão interessante...

Algumas idéias:

Sim, o timbre, a tocabilidade, a música devem existir no músico antes da necessidade de existir no instrumento. Desde o início do fórum que a maioria de nós, músicos mais experientes aconselha novatos a investirem em educação antes de dar grandes saltos em termos de equipamento...

Quanto a esse trecho escrito pelo Sá:

Sá Reston escreveu:As vezes parece que o baixo da M Laghus é algo de outro mundo, qdo na verdade não é. É só mais um baixo bom (muito bom), como tantos outros que já estão por aí a tanto tempo. Não é a oitava maravilha do mundo, não é nenhuma revolução. São apenas instrumentos bons ou ótimos, que repito, sempre estiveram por aí. Pelos comentários, tenho a impressão que alguns acham que "agora sim!", "agora vai!" ou algo parecido, como se o surgimento da marca representasse alguma revolução na construção de instrumentos ou algo do tipo. E não é isso.

Sinto que de certa forma faço parte dessa maior exposição recente da marca Mlaghus no fórum...

Alguns fatores que levaram a isso:

Eu sou local em relação à Mlaghus e tive grande empatia com todos que lá trabalham e acredito que a recíproca seja verdadeira.

A maioria das coisas que faço hoje em dia em relação ao contrabaixo (pesquisas, visitas, etc.) faço pensando no fórum. Sempre penso "deixa eu filmar isso pra galera do fórum ver", etc... Normal...

Afirmo, sem sombra de dúvidas, que a luthieria Mlaghus revolucionou a construção de contrabaixos no Brasil e talvez no mundo. Vou explicar porque:

Não é novidade pra ninguém que Jacimário é fã do processo de construção dos baixos Fodera, que são, por si só, revolucionários...

Ao mesmo tempo que pesquisava a Fodera, Jacimário estudava minuciosamente a construção dos Alembic, Benavente, Smith, etc. Tanto que ele me disse que há algumas etapas de construção dos Mlaghus que não tem nada a ver com Fodera, mas muito mais com Alembic e outras coisas que ele desenvolveu sozinho.

Porque revolucionário?

Pra começar, garantia de 15 anos, quem dá isso?
Única luthieria no Brasil (que eu saiba), que faz instrumentos com raio cônico (não é composto) e braço angulado na junta dovetail.

A Fodera se tornou o que se tornou por causa dessas técnicas intricadas de construção, pois foi das primeiras (ou a primeira) a usar raio cônico nos seus baixos (apesar de no início ter usado raios cilíndricos, braço sem ângulo e ponte escavada).

Onde a Mlaghus revoluciona?

Faz um baixo com tocabilidade Fodera, só que consegue essa façanha com trastes não retificados. EU NUNCA VI ISSO NA VIDA...

Além disso, os trastes são de aço inox, os captadores e pré feitos na própria luthieria, etc...

O forte da Fodera sempre foi a tocabilidade, pois no som às vezes falta algo.

A Mlaghus faz Jazz Bass de 5 e 6 cordas com pegada de 4, coisa que nem a Fender faz...

Sei que parecem palavras de garoto propaganda, mas falo do que vejo sendo feito no dia-a-dia...

Visitei a Mlaghus quase que diariamente nas últimas 3 semanas, inclusive aprendendo e conversando muito e garanto que não falei aqui nem 1% dos detalhes que fazem um baixo Mlaghus ser o que é...

Se eu estivesse morando no Brooklin e fosse amigo do Vinny provavelmente estaríamos vendo vídeos diários da Fodera.

Tenho sim, orgulho da Mlaghus ser uma luthieria baiana, nordestina e ter atingido o nível que atingiu. O pessoal lá sabe muito mais e faz muito mais coisa do que aparece nos vídeos.

E podem ter certeza que seu eu tivesse achado os baixos feitos por eles instrumentos normais faria a visita daquele primeiro dia e não me alongaria muito no assunto.

Peço até desculpas a todos se a maioria dos membros do fórum parecem ouvir o que eu, o Cid, o Nando, Jorgera etc. falam em relação a equipamentos. Talvez porque tivemos experiência com muitos instrumentos top e temos um parâmetro pra julgar, mas o fato é que isso existe mesmo. Não que ninguém tenha procurado, mas existe...

Só mais uma coisa... Algumas pessoas não sentem diferença entre instrumentos construídos com essas técnicas modernas e outros feitos com técnicas mais tradicionais. Pra essas pessoas, pagar mais caro por um Fodera é dinheiro jogado fora. Pra aquelas que sentem diferença, é investimento...

Pra o baixista que toca numa banda cover do U2 e passa a noite toda fazendo DUM DUM DUM DUM DUM DUM talvez não faça sentido ter um baixo com raio cônico. Pra um baixista que improvisa, faz frases rápidas, etc. a diferença é gritante...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por joabi Dom Jun 26, 2011 12:47 am



Não sei se concordo muito com o título do tópico... na verdade, acho o espaço do fórum bastante democrático.

Quem procura informação, de qualquer tipo, tem muito material para pesquisar aqui, e se quiser saber algo que não está lá, tem muita gente competente para orientar e responder prontamente às questões mais cabeludas. É assim pra qualquer assunto... eletrônica, baixo acústico, gravações, equipamentos, músicos... e educação musical também.

São tantos assuntos para se falar num fórum de contrabaixo, que simplesmente não dá para querer que todos tenham o mesmo foco.

Quem já toca há algum tempo sabe que, em algum momento da vida, a gente descobre que não é o equipamento que faz música, mas acho também que cada um tem sua curtição. Para alguns é ficar estudando coisas quase impossíveis de tocar, para outros é testar efeitos pirados, para outros é testar instrumentos, e assim vai.

Muita gente também toma gosto por estudar música 'séria' a partir da vontade de conhecer mais sobre instrumentos e equipamentos.

Sobre a M.Laghus, para mim, mais do que qualquer coisa, representa a 'forma artesanal de produção' ganhando da 'industrialização em série' adotada pela maioria dos fabricantes de instrumentos musicais no nosso país. Eu fico muito feliz de ver isso acontecer e torço para que outras empresas que têm a mesma filosofia também cresçam... quem ganhará serão os músicos. Por acaso, a M.Laghus fica perto de onde mora o Alex, um cara que é um dos grandes formadores de opinião aqui do fórum (felizmente temos muitos!!). Mais do que normal que haja exposição no fórum, por um período, pelo menos...

abs,




joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Fá Mendonça Dom Jun 26, 2011 1:17 am

Com certeza a prioridade tem que ser na formação musical. Mas acredito que a freqüência menor da área de técnica e teoria não se deva a única exclusivamente ao maior interesses por equipeamentos do que no aprendizado, mas também pelo fato de hoje termos um sem número de materiais disponíveis e muitas pessoas acabam ficando com receio de postar uma duvida mais simples e as vezes, ser motivo de chacotas pelos piadistas de plantão do Forum. Como professor, aprendi a respeitar as duvidas de meus alunos, qualquer que seja.

Acredito que quem quer ter um equipamento top e tem a possibilidade de comprar, deve fazer isso sim. É uma questão pessoal. É obvio que existem os que vão querer X e Y porque Fulano e Ciclano disseram ser a última coca cola do deserto.

Estou longe de ter o conhecimento musical que gostaria e também não tenho gig fixa e nem toco com figurões. Mas dentro do que eu espero de um contrabaixo e da vontade de sempre ter um baixo custom de excelente procedência, comprei um M Laghus.

Com certeza o meu Condor véio seria suficiente para o que sei tocar e as gigs que por ventura faço. Porém, tenho maturidade suficiente para saber qual o tipo de som que quero e qual baixo vai calar esse desejo. E mais, realizando esse passo, me sinto muito mais motivado a estudar, pq o baixo não toca sozinho. Em primeiríssimo lugar, eu preciso saber o que estou fazendo. Mas fazê-ló com o som que eu sempre desejei é muito mais prazeroso e tocar sem ter o prazer de estar tocando, pra mim, é a mesma coisa que nada...

____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 958
Localização : Brasília-DF

http://www.youjammer.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Claudio Dom Jun 26, 2011 1:31 am

Eu acompanhei o Alex e André na primeira visita ao Jacimário, inclusive filmei todos os trechos dos vídeos que foram postados lá naquele tópico. Por todas as luthierias que já visitei pelo Brasil e pelos baixos elétricos que já tive feitos por Luthiers, não posso concordar de forma alguma que os baixos produzidos pelo Jacimário sejam "apenas mais um". Existem diferenciais baseados em técnicas, estudo e muito conhecimento. Se pelos vídeos não dá pra ter essa exata noção, o ideal é ir até lá ver de perto.

Quanto ao tópico da visita ter mais acessos e mais visibilidade do que o anterior, é até natural que isso aconteça mesmo. O tópico da visita possui 40 minutos de vídeos e uma riqueza bem maior de detalhes técnicos expostos pelo Alex e pelo próprio Jacimário, e isso acaba trazendo um movimento meio pro post.

Desde o início do Fórum que sempre dissemos aqui, pra vários usuários, pegarem o dinheiro de um Fender Marcus Miller, comprar um SX e investir o restante em estudo. Sempre pregamos isso aqui... só que tem horas que isso soa repetitivo demais, vira ladainha, fica parecendo coisa de mãe chata. Alguns conseguem absorver isso rápido e percebem que o estudo é o verdadeiro aliado... outros só vão perceber isso muitos anos depois, e alguns outros irão passar o resto da vida sem se darem conta disso.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tem gente aqui perdendo o foco... Empty Re: Tem gente aqui perdendo o foco...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos