Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acabamento em óleo Tung

5 participantes

Ir para baixo

Acabamento em óleo Tung Empty Acabamento em óleo Tung

Mensagem por vcrz Qua Mar 02, 2011 5:55 pm

Bem glr,

Meu corpo de guitarra chegou, minha intenção para acabamento é aplicar várias camadas de óleo de tungue (Tung Oil) para dar um acabamento rústico.

Mas pesquisando na internet sobre aplicações, encontrei um tal de Truoil, que glr utiliza nas coronhas de armas, que dá um acabamento bem glossy. Fiquei louco pelo acabamento, mas não encontrei este tal de truoil para vender em quantidade suficiente para se aplicar em uma guitarra.

é possível conseguir um acabamento gloss com óleo tungue, aplicando várias camadas de óleo? Não quero usar verniz, quero tentar o acabamento em óleo, até porque vou entalhar detalhes na madeira é quero deixar as partes em relevo com este gloss do óleo.


abraços,

VInicius
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Acabamento em óleo Tung Empty Re: Acabamento em óleo Tung

Mensagem por allexcosta Qui Mar 03, 2011 9:48 am

Tem vários vídeos de aplicação de tung oil no youtube, dá pra ver como fica no final. No ebay deve ter truoil...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acabamento em óleo Tung Empty Re: Acabamento em óleo Tung

Mensagem por bodhan Qui Mar 03, 2011 10:56 am

Ano passado, quando estava montando um baixo, estava querendo esse acabamento em óelo de tungue. Achei essa empresa em São Paulo. Cheguei a conversar um pouco por telefone, mas acabei no fim mandando o baixo para o luthier aplicar verniz fosco ...
Em todo caso aqui está o link. Não comprei nada por lá, mas fui bem atendido pelo telefone. Quem sabe eles podem ter esse óleo que você procura.
Abração.

https://www.ironfittings.com.br/

https://www.ironfittings.com.br/dicas-e-informacoes/dicas-de-marcenaria/item/48-guitarra-com-oleo-de-tungue#
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Acabamento em óleo Tung Empty Re: Acabamento em óleo Tung

Mensagem por vcrz Qui Mar 03, 2011 11:20 am

bodhan escreveu:Ano passado, quando estava montando um baixo, estava querendo esse acabamento em óelo de tungue. Achei essa empresa em São Paulo. Cheguei a conversar um pouco por telefone, mas acabei no fim mandando o baixo para o luthier aplicar verniz fosco ...
Em todo caso aqui está o link. Não comprei nada por lá, mas fui bem atendido pelo telefone. Quem sabe eles podem ter esse óleo que você procura.
Abração.

https://www.ironfittings.com.br/

https://www.ironfittings.com.br/dicas-e-informacoes/dicas-de-marcenaria/item/48-guitarra-com-oleo-de-tungue#


O produto da ironfitting eu conheço, participo de outros fóruns de marcenaria para buscar imagens ou até experiências de marceneiro com o tung oil, mas o problema que nesse fóruns o pessoal não costuma/sabe postar fotos do acabamento Smile ou não revelam muito, guardam o segredo. hahahaha

A Aplicação em simples eu já entedi, meu caso é a aplicação de várias camadas para dar um acabamento gloss, ou é mais fácil pegar a boneca e aplicar um verniz/laca e ser feliz?

ah tudo isto em vista que eu não tenho compressor de pintura, senão já estava indo para outro caminho.

vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Acabamento em óleo Tung Empty Re: Acabamento em óleo Tung

Mensagem por allexcosta Qui Mar 03, 2011 5:28 pm

^ Gloss com laca e boneca requer umas 40 ou 50 demãos correto?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acabamento em óleo Tung Empty Re: Acabamento em óleo Tung

Mensagem por vcrz Qui Mar 03, 2011 5:34 pm

Então esta é minha dúvida.. hahahahah se tiver que aplicar 50 mãos eu até aplico mas preciso saber se é isto mesmo hahahaha.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Acabamento em óleo Tung Empty Re: Acabamento em óleo Tung

Mensagem por galegonobaixo Qui Mar 03, 2011 5:36 pm

^ laca de boneca (asa de barata e talz) não resiste em instrumentos elétricos não, ele é muuuito bom pois deixa o som do instrumento (principlamente os que dependem da caixa acústica como violões e violinos) sem igual, em compensação são muuuito sensíveis, não se pode tocar de palheta nesses instrumentos e normalmente precisam de cuidados após algum tempo de uso...

Tung ou truoil creio seria melhor, mas preceba que são acabamento de base óleosa, sou seja, continuam reagindo após a aplicação, se fato eles mudam de cor com o tempo (oxidação) e são mais sucetíveis a fungos entreoutros pois são porosos, há quem diga que o som compensa muito. nesse caso (tung/truoil) eu não tenho experiência...
Espero ter ajudado Very Happy
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Acabamento em óleo Tung Empty Re: Acabamento em óleo Tung

Mensagem por allexcosta Qui Mar 03, 2011 5:38 pm

Tire uma dúvida, você quer rústico ou glossy?

Truoil funciona bem, porque não usa?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acabamento em óleo Tung Empty Re: Acabamento em óleo Tung

Mensagem por vcrz Qui Mar 03, 2011 5:57 pm

vou tentar trazer truoil pelo ebay, infelizmente aqui no Brasil não tem.





vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Acabamento em óleo Tung Empty Re: Acabamento em óleo Tung

Mensagem por Raissa Sáb Mar 05, 2011 5:24 pm

Edit.
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Acabamento em óleo Tung Empty Re: Acabamento em óleo Tung

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos