Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cordas... marca? bitola?

+10
Silouco
CG
Gomba
brunosideplay
pc
Claudio
Thales_Sr
allexcosta
Claudio Jardim
Ari Gomes
14 participantes

Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Cordas... marca? bitola?

Mensagem por Ari Gomes Qui Set 02, 2010 1:57 pm

Gostaria de saber quais as marcas e bitolas mais usadas pelos baixistas aqui do fórum?

Sempre usei NIG, mas estava querendo testar outra marca!

Sempre ouço falar da Rotosound, pois baixistas como Steve Harris, Billy Sheehan, Cris Squire usam esta marca. Tem mais alguma marca no nível desta? Qual tem mais brilho, é mais durável e qual bitola? 0.45 ~ 110 ajudaria a obter um som mais grave? 0.40 ~ 0.95 mais agudo?

Estava vendo esta... O q acham???

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152023704-encordoamento-de-baixo-rotosound-bs66-billy-sheehan-custom-_JM

Sei que vai muito da opnião e adaptação de cada um, mas gostaria de ouvir a opnião da galera e dicas!

Desde já agradeço!

Abraços
Ari Gomes
Ari Gomes
Membro

Mensagens : 47
Localização : Ribeirão Pires, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por Claudio Jardim Qui Set 02, 2010 2:05 pm

eu já tentei usar rotosound, mas depois que peguei uns 3 jogos onde uma das cordas estava imprestável, e acabei tendo que jogar tudo fora, árei de Tenho usado a seguinte combinação:
Daddario 040, no Fender Roscoe Beck e no Jazz Bass
Elixir 045, no Zaganin Asema
Ernie ball 045 no fretless e no Precision Road Worn
Daddario Flatwound no baixolão
Daddario 035 (faz tempo que não encontro) no Ibanez 4 cordas

É mais ou menos por aí, por algum motivo, uma corda que fica perfeita em um baixo, não rola no outro, não sei explicar direito, é algo com a tensão, sustain, etc., depois de muitos testes, acabei chegando nestas configurações.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por allexcosta Qui Set 02, 2010 2:05 pm

Rotosound faz cordas muito boas, mas prefiro as 45-65-85-105, pois a MI em 110 fica com o som pesado demais. Quanto às outras marcas boas, por favor visite o FAQ do fórum...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por Thales_Sr Qui Set 02, 2010 2:06 pm

Sempre usei NIG, mas estava querendo testar outra marca!
Faça isso. NIG é a segunda pior marca que conheço, para cordas de contrabaixo...

Tem mais alguma marca no nível desta?
As ernie ball são muito boas também, considero no mesmo nível.

0.45 ~ 110 ajudaria a obter um som mais grave? 0.40 ~ 0.95 mais agudo?
Não... O timbre não muda grandes coisas. O grave da .110 é um pouco mais firme, e por isso eu gosto de jogos mais pesados. Mas a diferença é muito maior no toque da corda do que no som.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por Claudio Qui Set 02, 2010 2:12 pm

D'addario Chrome Flat para baixos com trastes (.45);
LaBella Nylon para Fretless (.45);
D'addario Helicore Hybrid Medium Tension para Acústico e Vertical.

Durante um bom tempo, usei as GHS Bombers para Baixo Elétrico com trastes.

Fiz uma experiência com as cordas SG, e não gostei... também não recomendo!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por Ari Gomes Qui Set 02, 2010 2:13 pm

Claudio Jardim escreveu:eu já tentei usar rotosound, mas depois que peguei uns 3 jogos onde uma das cordas estava imprestável, e acabei tendo que jogar tudo fora, árei de Tenho usado a seguinte combinação:
Daddario 040, no Fender Roscoe Beck e no Jazz Bass
Elixir 045, no Zaganin Asema
Ernie ball 045 no fretless e no Precision Road Worn
Daddario Flatwound no baixolão
Daddario 035 (faz tempo que não encontro) no Ibanez 4 cordas

É mais ou menos por aí, por algum motivo, uma corda que fica perfeita em um baixo, não rola no outro, não sei explicar direito, é algo com a tensão, sustain, etc., depois de muitos testes, acabei chegando nestas configurações.

Cara, belo set heim! E obrigado pelas dicas!

Agora uma pergunta... dentre a Daddario e a Elixir, qual tem mais brilho, ou qual delas o brilho é mais durável?
Ari Gomes
Ari Gomes
Membro

Mensagens : 47
Localização : Ribeirão Pires, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por Claudio Qui Set 02, 2010 2:14 pm

Ari, dá uma olhada nesse tópico:
http://bass.forumeiros.com/cordas-acessorios-f23/qual-a-sua-marca-de-cordas-t9115.htm

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por Ari Gomes Qui Set 02, 2010 2:15 pm

allexcosta escreveu:Rotosound faz cordas muito boas, mas prefiro as 45-65-85-105, pois a MI em 110 fica com o som pesado demais. Quanto às outras marcas boas, por favor visite o FAQ do fórum...

Por isso estava querendo experimentar estas 110, pelo timbre possivelmente mais pesado!
Ari Gomes
Ari Gomes
Membro

Mensagens : 47
Localização : Ribeirão Pires, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por Ari Gomes Qui Set 02, 2010 2:18 pm

ClaudioBass escreveu:Ari, dá uma olhada nesse tópico:
http://bass.forumeiros.com/cordas-acessorios-f23/qual-a-sua-marca-de-cordas-t9115.htm

Ah, valeu brother! Depois vou dar uma olhada com calma!
Ari Gomes
Ari Gomes
Membro

Mensagens : 47
Localização : Ribeirão Pires, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por pc Qui Set 02, 2010 3:20 pm

Se não quiser dar um salto muito grande em termos de $$$, vai de SIT, que são similares às D'addario e custam bem "menas" grana

____________________________
Ou não.

bjs
pc
pc
pc
Membro

Mensagens : 402
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por brunosideplay Sáb Set 04, 2010 10:26 am

Galera,

Comprei um baixo Yamaha ERB 24 4 cordas (o que estou usando no avatar à esquerda)

Antecipando:
Apesar de tocar baixo há uns 5 anos, sempre fui relaxado em aprender, me dedicar a treinar etc study . Mas agora que estou com uma banda pretendo correr atrás do tempo perdido e me informar mais sobre esse mundo maravilhoso do baixo que só fui conhecer esse ano, quando finalmente aprendi a regular o meu baixo. Embarassed(é triste, mas pelo menos eu assumo)Embarassed

Situação:
Usei as cordas originais por um bom tempo. Fui comprar um novo jogo de cordas e o vendedor que também era baixista me fez uma pergunta que eu não soube responder a ele. Ele perguntou que tipo de bitola era o meu baixo. Eu não soube responder, pois nunca havia me ligado nisso, ou tinha ouvido falar e nem sabia que baixo tinha bitola (obs: ele não me perguntou qual bitola usava, mas sim, qual a bitola do meu baixo). Acabei comprando um kit da NIG .45 (graças a esse tópico, agora sei que é a 2ª pior - não compro mais) e ele me informou que poderia empenar o braço do meu instrumento, pois as cordas são mais grossas que as normais, até me indicou levar o kit .40, mas levei o .45 mesmo porque ele disse que eram mais macias de tocar do que a .40.

Dúvidas: confused confused confused
1 - Existe limite de bitola pra cada baixo?
2 - Empenar o braço devido o uso de certas bitolas é comum? Pra isso que existe aquele ferro de regulagem no interior do braço? (por que realmente ficou empenadasso e tive que regular)
3 - Se por acaso alguém conhece, tem, já usou esse baixo, gostaria de algumas dicas sobre ele.

Relação ao tópico:
1 - Antes de alguém reclamar do meu post, o título é: "Cordas... marca? bitola?" como ví que existem bitolas até 110, fiquei confuso com a informação previamente plantada na minha cabeça pelo vendedor.
2 - Lí todo o tópico a respeito de cordas, tipos, marcas etc... mas não há informações sobre "bitolas": fatores, espessuras, sonoridade, pró e contra etc (caso já exista o tópico a respeito disso, podem mandar o link que aceitarei).

Grato desde já! Very Happy

____________________________
Bruno Raphael
Baixo Yamaha ERB
brunosideplay
brunosideplay
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rio de Janeiro ,RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por Gomba Sáb Set 04, 2010 11:37 am

Primeiramente, seja bem vindo =)

brunosideplay escreveu:Dúvidas: confused confused confused
1 - Existe limite de bitola pra cada baixo?
Nope. Você pode usar qualquer bitola para baixo à venda no mercado. É só regular seu baixo para isso. Quanto menor a bitola, mais confortável de tocar fica. Mas o som também não fica tão pesado quanto uma bitola maior.
2 - Empenar o braço devido o uso de certas bitolas é comum? Pra isso que existe aquele ferro de regulagem no interior do braço? (por que realmente ficou empenadasso e tive que regular)
Pode empenar sim, porque a tensão que as cordas mais grossas faz no braço é maior. Mas pra isso serve o tensor ("aquele ferro de regulagem no interior do braço"). Justamente pra você corrigir essa pressão.
3 - Se por acaso alguém conhece, tem, já usou esse baixo, gostaria de algumas dicas sobre ele.
Não conheço esse baixo.

Relação ao tópico:
1 - Antes de alguém reclamar do meu post, o título é: "Cordas... marca? bitola?" como ví que existem bitolas até 110, fiquei confuso com a informação previamente plantada na minha cabeça pelo vendedor.
Normalmente você mede a bitola pela corda G. (tem desde .035 até .060). Começa com um kit .045 e vê se você se adapta. Lembra de regular o baixo assim que comprar as cordas novas.
2 - Lí todo o tópico a respeito de cordas, tipos, marcas etc... mas não há informações sobre "bitolas": fatores, espessuras, sonoridade, pró e contra etc (caso já exista o tópico a respeito disso, podem mandar o link que aceitarei).
Vou procurar e ver se acho alguma coisa.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por Thales_Sr Sáb Set 04, 2010 12:26 pm

1 - Existe limite de bitola pra cada baixo?
Não. Só precisa ajustar o tensor de acordo com a bitola.

2 - Empenar o braço devido o uso de certas bitolas é comum? Pra isso que existe aquele ferro de regulagem no interior do braço? (por que realmente ficou empenadasso e tive que regular)
Aquele ferro se chama TENSOR. Serve pra isso mesmo. As corddas puxam o braço em uma direção, o tensor puxa para a outra, e aí o braço fica retinho.

levei o .45 mesmo porque ele disse que eram mais macias de tocar do que a .40.
Normalmente jogos mais pesados são mais DUROS do que os mais leves...

como ví que existem bitolas até 110, fiquei confuso com a informação previamente plantada na minha cabeça pelo vendedor.
Quando falam "jogo .045" ou "jogo .040", estão falando só da bitola da corda G.
Mas isso só não informa tudo, pois o jogo .040 de uma marca pode ser totalmente diferente do de outra marca, só tendo em comum a bitola da G.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por brunosideplay Sáb Set 04, 2010 1:01 pm

Opa, Thales...

Primeiramente, muito obrigado, Gomba, pelas boas vindas e um obrigado especial para tí, Thales, que esclareceu minhas dúvidas. Mas como sempre, um assunto puxa outro...

Eu estou tocando um rock alternativo (as vezes fica pesado, quase metal) na minha banda. Eu gosto do som pesado do baixo, mas com um certo brilho, só uso slap em uma música. Qual corda vocês me indicariam?

____________________________
Bruno Raphael
Baixo Yamaha ERB
brunosideplay
brunosideplay
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rio de Janeiro ,RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por Thales_Sr Sáb Set 04, 2010 1:14 pm

Eu estou tocando um rock alternativo (as vezes fica pesado, quase metal) na minha banda. Eu gosto do som pesado do baixo, mas com um certo brilho, só uso slap em uma música. Qual corda vocês me indicariam?
Corda nova. A marca fica a seu critério.

As diferentes marcas costumam ter uma diferença no toque, e mudam um pouco a "voz" do instrumento, mas um tapa no eq faz mais diferença do que a mudança na marca.

A única marca que eu realmente acho que o som é ruim é a Olympia. A NIG eu não gosto é da durabilidade.
Curiosamente, acabei de comprar um jogo olympia pra mim. Explico: O jogo de 6 cordas estava por 20 reais no ML (com a G .045), e qualquer coisa vai ser melhor que minhas cordas WW com um ano de uso. E não estou tocando em banda nenhuma.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por brunosideplay Sáb Set 04, 2010 3:55 pm

Pois é Thales...

Corda nova...
É que nem carro, marca e modelo bom é carro novo.

Corda só nos dá 2 alegrias... uma quando compra e outra quando troca... Ri Muito

Eu estou muito ruim de grana hoje, mas pretendo mudar de cordas para o mês que vem. Alguém aí tem alguma experiência com esse kit (Rotosound Swing Bass 4 String FM-66 30-90)?

Mais uma vez, agradeço!

____________________________
Bruno Raphael
Baixo Yamaha ERB
brunosideplay
brunosideplay
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rio de Janeiro ,RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por CG Sáb Set 04, 2010 6:04 pm

Marca de cordas, em minha opinião, é algo pessoal, não existe melhor ou pior. Atualmente estou com Ernie ball, tenho ainda mais 3 jogos de Rotosound. Curti também as cordas do Jorgera, que ficaram 8 meses no meu baixo.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por Silouco Sáb Set 04, 2010 6:55 pm

eu me dei muito bem com as Daddario Exl 170 045 depois de testar Nig, Guitar Researsh e Ernie Ball, mas é como o pessoal diz, você vai ter que testar e descobrir qual se adapta melhor ao seu som e a sua pegada.
Silouco
Silouco
Membro

Mensagens : 444
Localização : Santa Maria DF

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Não tem no manual!

Mensagem por diogo ferreira Qui Set 09, 2010 5:44 pm

olá. Sou novo por aqui. Gostei muito do que tenho lido. Então... alguém sabe a marca da corda original que vem no no baixo yamaha TRB5PII? Valeu.

diogo ferreira
Membro

Mensagens : 1
Localização : goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por Mael_sm Ter Set 14, 2010 11:43 pm

Eu já usei NIG e Gianini, o timbre some rápido!
atualmente uso D'addario EXL165 Long Scale 45-105 no Tagima Jazz Bazz e Elixir .45 no Cort GB 74. o D'addario é excelente, o timbre dura bastante, mas o Elixir é animal!! dura bem mais! o problema é que são bem caras, aqui no brasil em loja dependendo até o dobro do preço das ELX... mas se vc comprar pelo ebey sai por uns 80,00 ou mais barato!
Mael_sm
Mael_sm
Membro

Mensagens : 24
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por CG Ter Set 14, 2010 11:47 pm

diogo ferreira escreveu:olá. Sou novo por aqui. Gostei muito do que tenho lido. Então... alguém sabe a marca da corda original que vem no no baixo yamaha TRB5PII? Valeu.

Diogo, corda, como o pessoal disse nesse tópico depende do seu gosto. teste e faça experiências, você vai aprender muito.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por Keep Rocking Qua Set 15, 2010 10:31 am

^2

____________________________
Em busca do Grave perfeito...
Keep Rocking
Keep Rocking
Membro

Mensagens : 523
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por Cris Simões Sex Set 24, 2010 12:15 pm

pc escreveu:Se não quiser dar um salto muito grande em termos de $$$, vai de SIT, que são similares às D'addario e custam bem "menas" grana
Meu professor Douglas Borges (endorsee meteoro formado no IBT de São Paulo) me recomendou essas S.I.T também... gostei delas, ams agora quero testar as 0,45. Nunca tive problemas com NIG e odiei D'Adario, pois são muito "ásperas" e (pra mim) dificultam a tocabilidade. Não acham?

____________________________
www.twitter.com/@cris_simoes_
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagens : 601
Localização : Belém - Amazônia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por Thales_Sr Sex Set 24, 2010 1:21 pm

Acho não. E NIG eu nunca coloquei no meu baixo porque todo mundo que eu vi usando nig teve problemas com essas cordas.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas... marca? bitola? Empty Re: Cordas... marca? bitola?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos