Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre velocidade da mão direita

+5
Ivanov_br
arthur_21
leandrosf89
Alencar
Bhernardo
9 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Bhernardo Qua maio 19, 2010 4:27 pm

E ai pessoal, de volta depois de um tempinho sem postar =D
Volto com uma dúvida que está na minha cabeça há um bom tempo, além de ser um grande problema pra mim.
Minha velocidade com a mão direita enquanto faço pizzicato(não sei se escreve assim) de dois dedos é uma velocidade mediana, e é ai que tá o problema, eu preciso conseguir velocidade com a minha mão direita, porque o estilo musical que eu toco é mais rápido, e essa falta de velocidade está começando á limitar meu repertório, que estou querendo deixar um pouco mais complexo.
Alguém sabe algum tipo de exercício, técnica ou algo do tipo pra conseguir velocidade com a mão direita?
E só como observação, meu problema não é com velocidade pra trocar de cordas com a mão direita(sei que tem um tópico com esse assunto), é literalmente tocar a mesma corda mais rápido.
Agradeço desde já Very Happy
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Alencar Qua maio 19, 2010 4:59 pm

Fala Bhernado,
Um exercício seria você colocar uma velocidade baixa no metrônomo (ex: 60bpms) e fazer o pizzicato com as cordas abafadas pela mão esquerda, quando você sentir confiança vai subindo a velocidade do metrônomo, outra alternativa é estudar técnicas como o pizzicato de 3 dedos, com o mesmo exercício citado acima.

Espero ter ajudado.
Abraço,

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Bhernardo Qua maio 19, 2010 5:03 pm

Alencar, valeu pela dica, eu vou tentar fazer isso daqui a pouco, vou ver se baixo um metrônomo aqui e tento isso ^^
Mas uma coisa que eu não entendo, como isso vai me ajudar a tocar mais rápido? Uma vez que eu tocar o meu "BPM limite" várias vezes repetidamente, depois de um tempo esse velocidade vai meio que se tornar comum pra mim e dai eu vou conseguir tocar mais rápido?

Edit

Outra coisa, é bom fazer esse exercício durante quanto tempo mais ou menos?
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Alencar Qua maio 19, 2010 5:12 pm

Então, é o mesmo principio da musculação, você começa pegando um peso de "X"Kg até o seu corpo pegar tônus muscular suficiente para você pegar um pesa de X+5Kg e assim sucessivamente.
Quanto ao tempo isso depende da sua prioridade, se a sua prioridade é ter um pizzicato mais rápido então dedique mais horas de estudo para isso.
Pode parecer chatíssimo, mas é necessário, acho q de 3 a 5 mim por Bpm já séria suficiente, mas só aumente o Bpm se estiver seguro.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Bhernardo Qua maio 19, 2010 5:14 pm

Alencar, você realmente me ajudou muito só com esses dois posts, isso dai já resolveu minha pergunta, muito obrigado mesmo.
Só não posso esquecer de alongar os músculos do antebraço antes né? x.x
Vou procurar algum post sobre isso no fórum
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por leandrosf89 Qua maio 19, 2010 5:17 pm

Eu diria que isso não se encaixa só na musculação...
Leia-se "Princípios do Treinamento físico"
Pesquisando
Isso vai ajudar a entender alguns porquês quanto ao treinamento em qualquer parte do corpo e para qualquer exercício...
Educação Física e Música tem tudo a ver rs
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Alencar Qua maio 19, 2010 5:17 pm

Ps: estou supondo que, como você não falou nada, sua mão esquerda já possui a velocidade que você deseja. Mas de todo modo, sempre que possível estude digitação da mão esquerda, para criar agilidade nas duas mãos, outro ponto a ser levado em consideração é que velocidade sem definição não serve pra nada, portanto, preste atenção quando estiver tocando, pois caso não esteja conseguindo que as notas soem definidas é melhor reduzir a velocidade e estudar a groove até você criar segurança suficiente para ir para um andamento mais rápido.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Bhernardo Qua maio 19, 2010 5:21 pm

Alencar escreveu:Ps: estou supondo que, como você não falou nada, sua mão esquerda já possui a velocidade que você deseja. Mas de todo modo, sempre que possível estude digitação da mão esquerda, para criar agilidade nas duas mãos, outro ponto a ser levado em consideração é que velocidade sem definição não serve pra nada, portanto, preste atenção quando estiver tocando, pois caso não esteja conseguindo que as notas soem definidas é melhor reduzir a velocidade e estudar a groove até você criar segurança suficiente para ir para um andamento mais rápido.

- Por enquanto as músicas que eu estou estudando não estão me dando muitos problemas com a mão esquerda, mas sempre que me dá vontade eu dou uma estudada em digitação (sinceramente acho muito chato, por isso não treino tanto)

- Isso de diminuir a velocidade da música pra pegar o jeito do groove e tudo mais eu já faço com algumas músicas, usando o Guitar Pro eu diminuo o andamento dela pra tocar ela mais devagar e pegar a digitação certinho, toco a parte que eu quero várias vezes devagar, mas o problema realmente é a velocidada da mão direita que precisa melhorar x.x
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Alencar Qua maio 19, 2010 5:23 pm

leandrosf89 escreveu:Eu diria que isso não se encaixa só na musculação...
Leia-se "Princípios do Treinamento físico"
Pesquisando
Isso vai ajudar a entender alguns porquês quanto ao treinamento em qualquer parte do corpo e para qualquer exercício...
Educação Física e Música tem tudo a ver rs

Exato Leandro, e digo mais, serve para qualquer coisa, como por exemplo estudar leitura de partitura, comece lendo devagar, com o tempo você vai assimilando a posição de cada nota na pauta e a duração de cada figura rítmica, isso se tornara algo mais fácil e a leitura fluirá cada vez mais rápido.

Em tempo: Música é uma arte em que é necessário 100% de disciplina, pois não se vê resultados da noite pro dia, é uma caminhada longa e constante para se alcançar êxito.

Bhernardo escreveu:Alencar, você realmente me ajudou muito só com esses dois posts, isso dai já resolveu minha pergunta, muito obrigado mesmo.
Só não posso esquecer de alongar os músculos do antebraço antes né? x.x
Vou procurar algum post sobre isso no fórum

Que bom que ajudei.
fique a vontade!
abraço,

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por arthur_21 Qua maio 19, 2010 5:43 pm

Também sofro desse problema... mas o negocio é praticar mesmo... a pratica leva a perfeição...
O metronomo ajuda muito! Eu comecei a usar esse ano, outros professores que tive nao usavam, alem dele te dar uma segurança maior na hora de tocar, e muito bom pra ajudar nesse problema. Eu digo que vale a pena usar ele sempre!
arthur_21
arthur_21
Membro

Mensagens : 1527
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Alencar Qua maio 19, 2010 5:47 pm

arthurus_21 escreveu:[...] alem dele te dar uma segurança maior na hora de tocar, e muito bom pra ajudar nesse problema. Eu digo que vale a pena usar ele sempre!

É o grande lance é formar uma banda, para que você possa colocar em pratica o que você está estudando, que torna o estudo menos "chato".

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Ivanov_br Qua maio 19, 2010 6:23 pm

Estudo com metronomo. Ponto final. 2 horas por dia. Em duas semanas vc toca até speed metal. Exercícios, e não ficar acompanhando música. Exercício.

Vê se ajuda:

Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Alencar Qua maio 19, 2010 7:07 pm

Ivanov_br escreveu:[...] 2 horas por dia. Em duas semanas vc toca até speed metal.[...]

Se eu ligar nos proximos 50 mim. eu ganho um DVD autografado do Baixistão? poke

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Edu Fettermann Qui maio 20, 2010 10:41 am

Esse exercício que o Ivanov postou, eu o completaria fazendo com colcheias e, quando o treino já estiver mais adiantado, com semicolcheias.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Bhernardo Ter Jun 22, 2010 8:54 pm

Ressucitando o tópico.
Estava eu pensando aqui em casa, enquanto fazia o exercício:
Quanto tempo do meu estudo devo dedicar á esses exercícios para ter um aumento de velocidade considerável á médio prazo?
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Alencar Ter Jun 22, 2010 9:02 pm

^isso é muito complicado, varia para cada pessoa, mas se isso é prioridade pra você, dedique mais tempo para isso.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Bhernardo Ter Jun 22, 2010 9:04 pm

Sim, eu sei que devo dedicar mais tempo, mas sinceramente não sou um cara muito paciente pra isso, normalmente dedico 10 minutos pra esse exercício, e não sei se isso é muito ou pouco (provavelmente é pouco). Queria saber quanto tempo vocês dedicavam/dedicam á esse estudo.
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por GusVCD Ter Jun 22, 2010 9:22 pm

O Correto (não q eu consiga fazer) é dedicar pelomenos 1 hora por dia exercitando, não q seja necessario apenas um exercicio... mas tbm fazer um monte de coisas a mesmo tempo não ajuda muito na evolução...

Ache um equilíbrio nisso tudo...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Bhernardo Ter Jun 22, 2010 9:35 pm

Na boa, é muito boring ficar tocando a mesma corda durante 1h (contando os descansos durante as 'seções')
Alguem tem ideia de como deixar esses exercícios mais "legais" ou menos cansativos?
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Alencar Ter Jun 22, 2010 9:38 pm

^ Mais um vez eu digo que varia, agora que tenho mais tempo estou estudando na base de 3 a 4 horas por dia. O fato de estudar 1h não significa que tem que ficar 1h fazendo a mesma coisa, e fazer variações do exercício é fundamental como salto de cordas, notas fantasmas e etc.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Bhernardo Ter Jun 22, 2010 9:40 pm

Mas no meu caso, a velocidade com a qual eu troco de corda não é a mesma que a velocidade tocando uma corda só, logo isso atrapalha meu exercício. Devo diminuir o BPM então?
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Alencar Ter Jun 22, 2010 10:08 pm

Sim, até que você tenha agilidade suficiente para fazer o salto de cordas sem perder o tempo.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por leandrosf89 Ter Jun 22, 2010 10:13 pm

Bhernardo:
Pela sua idade, tende-se a imaginar que você tenha um pouco mais de tempo disponível do que o pessoal que já passou da casa dos 20 devido a alguns compromissos maiores, característicos do pessoal mais velho... Portanto cara, aproveite o tempo que eu particularmente não tenho e toque o máximo que puder. Quando você tiver 21 como eu você estará muito bom! Se eu pudesse imaginar que um dia ia tocar baixo com 15 anos eu teria estudado ao invés de ficar vendo clipes na Mtv...rsrs... Depois que já tinha alguns compromissos surgiu a necessidade de tocar baixo na Igreja e aí eu já não tinha mais tanto tempo pra estudar porque já estava com 17/18 anos e tinha que fazer Curso Tecnico, trabalhar, namorar sério, essas coisas...
Não desanima com o tédio inicial não cara!


Última edição por leandrosf89 em Qua Jun 23, 2010 5:34 pm, editado 2 vez(es)
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por RFFanBR Ter Jun 22, 2010 10:21 pm

^ Concordo!

Aproveita enquanto é tempo. Pq depois, meu filho, tempo é o que menos vai ter. Então fica insistindo nesse negócio.

Uma música que uso pra praticar agilidade da mão direita é a Heartbreaker, do Gran Funk Railroad. Tem umas passagens cheias de semi-colcheias ali. Então tento tocar a música cada vez mais rápido, isso ajuda a agilizar a mão direita Smile Assim, não fico só no exercício maçante.

Músicas simples são ótimas como exercício. Toque With Or Without You começando devagar até o mais rápido que conseguir sem errar. Parece simples, mas quando o metrônomo aperta o passo os dedos se perdem Smile

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por leo.lsrd Qua Jun 23, 2010 1:10 pm

Nem fale hoje em dia eu estou querendo tempo para estudar e não consigo nem a pau.
Ontém fui ver quando vai abrir inscrições no conservatório. Já para ver se assumo isso como um compromisso.
Pena que só vai abrir em Novembro ainda Mad
Mais por enquanto eu vou ficar com meu metrônomo devagar e sempre.
Isso quando tiver tempo Sad

leo.lsrd
Membro

Mensagens : 27
Localização : Olinda-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Bhernardo Qua Jun 23, 2010 2:16 pm

É, eu realmente tenho que aproveitar mais o meu tempo tocando baixo, pois daqui a pouco ja vou começar a ralar de estudar pra fazer Enem, prova de bolsa de um cursinho que vou fazer ano que vem e talz... Vou ver se aumento minhas horas de treino diário =D
Muito obrigado pelas dicas, serão de grande ajuda ;D
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Bhernardo Qua Jun 23, 2010 2:18 pm

RFFanBR

Nossa, fazer esses exercícios com músicas simples, que tem 4 notas que nem With Or Without You deixam tudo mais legal, ainda mais porque eu uso o Guitar Pro, dai eu posso acelerar a música o quanto eu quiser e todos os instrumentos ficam mais rápidos também. Deixam o exercício bem melhor, valeu pela dica ^^
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade da mão direita Empty Re: Dúvida sobre velocidade da mão direita

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos