Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diferença do cap Precision para o J do braço

+9
danluccasta
Licas
renatogaragerock
Binão
allexcosta
Daniel
Thales_Sr
Lapetina
Danuco
13 participantes

Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por Danuco Qua Abr 14, 2010 2:14 pm

Ola pessoal!

Alguem sabe se existe diferença de timbre entre um captador Precision para um captador Jazz (do braço)?

Quando toco com um Jazz e coloco só o cap do braço, o som fica igual ao de precision.

O posicionamento dos dois é igual, né?

O cap do precision são duas bobinas, tudo bem. Mas tem caps Jazz assim tambem (internamente).
Danuco
Danuco
Membro

Mensagens : 558
Localização : Rio de Janeiro

http://www.broitenta.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por Lapetina Qua Abr 14, 2010 2:15 pm

não sei se são todos, mas os precision que eu medi tinha uma saida maior que os jazz

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por Thales_Sr Qua Abr 14, 2010 2:19 pm

O cap J do braço engana como um precision, mas não é igual não.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por Daniel Qua Abr 14, 2010 2:20 pm

Pode ser parecido, mas igual não fica não.

Veja no site da seymour duncan os modelos semelhantes J neck e P.

Muda resistência, ruído, posição de captação das cordas (P clássica capta E e A mais no braço, e D e G mais na ponte), etc

peguei apenas dois vintages pra comparar:

http://www.seymourduncan.com/comparetones/view/98 - J

http://www.seymourduncan.com/comparetones/view/105 - P

____________________________
Diferença do cap Precision para o J do braço Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por allexcosta Qua Abr 14, 2010 2:22 pm

Num sistema de amp potente e de alta qualidade a diferença é bastante perceptível, assim como no estúdio. As fundamentais do captador P são mais presentes. No dia a dia soa parecido realmente.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por Binão Qua Abr 14, 2010 6:33 pm

Thales_Sr escreveu:O cap J do braço engana como um precision, mas não é igual não.

Realmente dá pra simular.
Mais precision tem som de ......... precision....

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por renatogaragerock Qua Abr 14, 2010 9:21 pm

Eu tenho os dois baixos, mas acho bem diferentes os timbres, embora dê para chegar perto mexendo um pouco no tom do amp, etc. Aliás, acho curioso que vejo pouca gente usando o jazz bass com apenas o captador do braço. Geralmente ouço ou os dois juntos ou só o da ponte, mas é um timbre que me agrada.

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por Licas Qui Abr 15, 2010 7:42 am

Concordo que o J do braço realmente parece com um P...
Renato, quando eu tinha um Jazz Bass eu só usava o captador do braço praticamente, nunca fui muito fã de captador J na ponte.
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por renatogaragerock Qui Abr 15, 2010 1:50 pm

Esqueci de mencionar que tem um timbre que fica ainda mais no estilo do Precision, que é ligando os captadores do JB em série. Fiz esse esqueminha com um push-pull e ficou bem legal. Fico devendo uma review (estou no momento sem ter como ligar o baixo na placa de som).

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por danluccasta Qui Abr 15, 2010 2:28 pm

o captador J tradicional é um single coil o p é um split coil,
hoje em dia por causa do hum do single muitos j são na verdade split coils, por causa da localização similar no corpo o timbre do j lembra alguma coisa do p mas é bem diferente, principalmente usando palheta o tmibre o p com palheta é classico e bem diferente do j
danluccasta
danluccasta
Membro

Mensagens : 130
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por Danuco Qui Abr 15, 2010 2:50 pm

Obrigado a todos pelas respostas! Assim que eu tiver oportunidade vou fazer um teste comparativo.

up
Danuco
Danuco
Membro

Mensagens : 558
Localização : Rio de Janeiro

http://www.broitenta.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por Vlad Qui Abr 15, 2010 2:55 pm

Um dos exemplos q eu acho q pode ser citado pra mostrar q são diferentes, por exemplo, é comprando o som de um JB vs JP... nesse caso o cap da ponte é exatamente o msm... mas os caps de braço dão a diferença...

____________________________
Da quod iube, et iube quod vis...
Vlad
Vlad
Membro

Mensagens : 2138
Localização : Sampa

http://instagram.com/vladcarvalho

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 15, 2010 8:04 pm

Os capts P's tem maior saída, e seu posicionamento assimétrico proporciona maior "amplitude" na resposta tonal: Mais graves (na Mí e Lá) e mais agudos (na Ré e Sol), Os de J's são mais "planos".
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por Glauco Qui Abr 15, 2010 8:09 pm

eu gosto Tb dos caps P invertidos, tipo eu tinha num cort action. eu sentia um peso e uma preença muito boa com aquele baixo, dentro das limitações do instrumento original claro, mas gostava original mesmo!
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por Danuco Qui Abr 15, 2010 9:45 pm

Voces acham que realmente tem alguma diferença de timbre entre o captador de cima e o de baixo? Acho que a distancia eh muito curta pra dar alguma diferença... E nao sei se isso foi proposital... acho que foi por limitação do projeto mesmo, nao? Não vejo nenhuma vantagem em ter timbres diferentes nas cordas de baixo comparado com as de cima! acho que faria mais sentido até o oposto, para equilibrar. O ideal para este objetivo seria algo mais linear, como um captador inclinado...
Danuco
Danuco
Membro

Mensagens : 558
Localização : Rio de Janeiro

http://www.broitenta.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por Thales_Sr Qui Abr 15, 2010 10:15 pm

Voces acham que realmente tem alguma diferença de timbre entre o captador de cima e o de baixo? Acho que a distancia eh muito curta pra dar alguma diferença...

Dá sim, uma leve mudança vai mudar quais harmônicos são cancelados e quais são mais evidenciados.

E nao sei se isso foi proposital... acho que foi por limitação do projeto mesmo, nao?

Não. Seria facílimo pro fabricante colocar o captador invertido ou não. Só é fazer a furação adequada.

Não vejo nenhuma vantagem em ter timbres diferentes nas cordas de baixo comparado com as de cima!

Isso sempre ocorre... Nenhuma corda tem o timbre exatamente igual ao da outra. Complicando mais ainda: Cada NOTA emitida pelo contrabaixo tem um timbre....

O ideal para este objetivo seria algo mais linear, como um captador inclinado...

O "ideal" normalmente não é apreciado. Veja que o Jazz Bass tem uma leve deficiência em graves, tem ruídos... E mesmo assim é uma referência em timbre. Os baixos Modulus, com braço em grafite, teoricamente mais estáveis que os de madeira, junto com captação humbucker, que tem menos ruídos, não fazem tanto sucesso.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por Danuco Qui Abr 15, 2010 11:41 pm

Thales_Sr escreveu:Não. Seria facílimo pro fabricante colocar o captador invertido ou não. Só é fazer a furação adequada.

Nao quis dizer isso... A limitação que eu me referi é em relação ao humbucking do captador do P. Sera que na epoca eles nao conseguiam colocar as duas bobinas num mesmo captador igual aos J de duas bobinas que existem hoje? Ai por isso tiveram que fazer em duas partes. Será?

Isso sempre ocorre... Nenhuma corda tem o timbre exatamente igual ao da outra. Complicando mais ainda: Cada NOTA emitida pelo contrabaixo tem um timbre.... ...

Com este posicionamento de captador so faz acentuar mais as diferenças entre as cordas de baixo com as de cima. As cordas agudas ficam mais agudas, e as graves ficam mais graves (ligeiramente). Vejo isso como uma desvantagem.
Danuco
Danuco
Membro

Mensagens : 558
Localização : Rio de Janeiro

http://www.broitenta.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por Thales_Sr Sex Abr 16, 2010 2:26 am

A limitação que eu me referi é em relação ao humbucking do captador do P. Sera que na epoca eles nao conseguiam colocar as duas bobinas num mesmo captador igual aos J de duas bobinas que existem hoje? Ai por isso tiveram que fazer em duas partes. Será?

A metodologia de fazer captadores não mudou muito da década de 50 pra cá.
Talvez simplesmente não quisessem usar duas bobinas paralelas para evitar os efeitos colaterais desse tipo de captação (cancelamento de alguns harmônicos).

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por Lapetina Sex Abr 16, 2010 9:19 am

editado porque falei besteira!


Última edição por Lapetina em Sex Abr 16, 2010 9:21 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : editado porque falei besteira!)

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por Andremoura Qua Abr 21, 2010 5:53 am

Danuco escreveu:Voces acham que realmente tem alguma diferença de timbre entre o captador de cima e o de baixo? Acho que a distancia eh muito curta pra dar alguma diferença... E nao sei se isso foi proposital... acho que foi por limitação do projeto mesmo, nao? Não vejo nenhuma vantagem em ter timbres diferentes nas cordas de baixo comparado com as de cima! acho que faria mais sentido até o oposto, para equilibrar. O ideal para este objetivo seria algo mais linear, como um captador inclinado...

Lembra da diferença de posicionamento do captador da ponte dos jazz basses da década de 60 para os da década de 70? A diferença é bem perceptível, e a diferença da distância dos captadores dá em torno de 1,5 cm.


Última edição por Andremoura em Qua Abr 21, 2010 5:30 pm, editado 1 vez(es)
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1231
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por Danuco Qua Abr 21, 2010 10:02 am

Por falar em espaçamento, alguem sabe exatamente a distancia entre o carrinho da corda G e o centro do captador da ponte nos Jazz 70 e 60?

O meu lakland DJ 4 cordas (34") tem 6,25cm ou 2 7/16 polegadas.
Danuco
Danuco
Membro

Mensagens : 558
Localização : Rio de Janeiro

http://www.broitenta.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por allexcosta Qua Abr 21, 2010 11:51 am

Danuco escreveu:Por falar em espaçamento, alguem sabe exatamente a distancia entre o carrinho da corda G e o centro do captador da ponte nos Jazz 70 e 60?

O meu lakland DJ 4 cordas (34") tem 6,25cm ou 2 7/16 polegadas.

A distância 60's você já mediu. 70's é meia polegada menor.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por Danuco Qua Abr 21, 2010 5:49 pm

Eu estou com uma ligeira desconfiança que alguns Jazz nao seguem estes padrões.

Por exemplo, o Mexicano que tenho aqui (tambem 34"), esta distancia eh ligeiramente maior. Aproximadamente 6,7cm (2 11/16"). Seria dos anos 50? hahahahaha
Falta de padrão de qualidade? Ou isso varia muito mesmo?
Danuco
Danuco
Membro

Mensagens : 558
Localização : Rio de Janeiro

http://www.broitenta.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do cap Precision para o J do braço Empty Re: Diferença do cap Precision para o J do braço

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos